Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CINCIAS CONTBEIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

GLEIDSON BARBOSA PINHEIRO RA 380320 HAURA CRISTINA MOREIRA DOS SANTOS RA 378454 MOACIR MIRANDA DOS SANTOS RA 378261 SEBASTIO MOISS ALVES MATOS RA 351212 NGELA MARIA DA SILVA SOUZA RA 358243

MANAUS-AM 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CINCIAS CONTBEIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Trabalho apresentado para anlise na Faculdade de Cincias Contbeis da Universidade

Anhanguera, como requisito obteno de nota do Curso de Cincias Contbeis sob a orientao do (a) professor (a) Mestre Cristiane Vinholi de Brito. GLEIDSON BARBOSA PINHEIRO RA 380320 HAURA CRISTINA MOREIRA DOS SANTOS RA 378454 MOACIR MIRANDA DOS SANTOS RA 378261 SEBASTIO MOISS ALVES MATOS RA 351212 NGELA MARIA DA SILVA SOUZA RA 358243

MANAUS-AM 2012

SUMRIO

1 INTRODUO......................................................................................................................4 2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.......................................................................5 3 INOVAO...........................................................................................................................6 4 EQUIPE E LIDERANA...................................................................................................... 6 5 PERCEPO E COMUNICAO.......................................................................................7 6 CONCLUSO........................................................................................................................8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.....................................................................................9

1. INTRODUO Chegado o terceiro milnio, a humanidade ainda passa por constantes estudos a seu respeito. Um desses estudos diz respeito ao comportamento humano e suas relaes, que tem por finalidade entender suas atitudes, e dispor com isso, uma melhor maneira para seu entendimento. Pois, o comportamento humano muito complexo, tendo em vista as variaes e evolues das organizaes e do mundo de um modo geral. Este trabalho foi elaborado com base em definies de autores e estudiosos na rea do comportamento humano. destinado tanto para estudantes, como para todos aqueles que de certa forma, necessitam de conceitos relacionados aos diversos aspectos do comportamento humano e suas relaes. Em que, se necessita utilizar de habilidades conceituais de perceber e de definir situaes, para equacionar meios de aes adequadas e eficazes, em detrimento ao comportamento organizacional. No entanto, com a forte demanda de diferenciao por parte das organizaes, empregar com sabedoria os seus recursos humanos, enfatizar a melhor maneira eficiente e eficaz na realizao de suas atividades. Posto que, o ser humano que detm a capacidade de planejar, dirigir, organizar e controlar todos os bens produtivos, e assim alcanar um melhor desempenho com uma menor quantidade de recursos aos seus objetivos. Nesse sentido, o comportamento humano uma disciplina orientadora do comportamento profissional e pessoal, para proporcionar condies favorveis de sucesso em qualquer organizao. Pois fornece mecanismos para se melhor pensar, conceituar, e assim, criar e inovar para melhorar sempre e sempre.

2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Consiste em atuar no estudo das relaes humanas, com base nas aes e atitudes desenvolvidas a partir do contato entre pessoas e grupos dentro das organizaes, bem como detectar e avaliar os impactos de tais comportamentos, a fim de promover o bem estar organizacional e social da organizao. Com isso, as organizaes tem a necessidade de melhorar junto as variveis que s integram, os recursos humanos no sentido ambiental, interdisciplinar, motivacional, e outros elementos estruturais como as tecnolgicas, informativas, etc. Sendo crucial para sua sobrevivncia no mundo. Comportamento Organizacional o estudo da dinmica das organizaes e como os grupos e indivduos se comportam dentro delas. uma cincia interdisciplinar (Idalberto Chiavenato, Teoria Geral da Administrao-7 Edio). Ainda, o Comportamento Organizacional o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas (John A. Wagner III, Comportamento Organizacional). Os gestores das organizaes devem se ater aos estudos sobre comportamento humano, pois, trata-se de uma ferramenta de apoio para suas decises, para com isso, aperfeioar as atividades no contexto geral da organizao onde esto inseridos. No quadro comparativo a seguir, podem-se analisar tipos de sistemas com base em comportamento humano, a saber; Sistema Fechado Caractersticas Processo decisrio Autoritrio coercitivo. Sistema Aberto Participativo. delegadas aos

Centralizado na cpula da Decises organizao.

nveis organizacionais. Fluem em todos os sentidos e a organizao investe em informao.

Sistema de Comunicaes

As pessoas no so solicitadas a gerar informaes.

Relacionamento interpessoal Recompensas e punies

Evita, coibi, veda uma organizao informal.

Incentiva a participao e o envolvimento grupal. nas recompensas

nfase nas punies e nas nfase medidas disciplinares,

para simblicas e sociais, embora sejam omitidas s

executarem a risca s regras e no regulamentos internos.

matrias e salariais.

Fonte: Teoria Geral da Administrao 7 Ed. Idalberto Chiavenato

3 INOVAO A inovao vista por muitos como a arte de criar novas ideias, mas tambm capacidade de colocar essas novas ideias em prtica. A inovao pode ser dita como a chave para a implementao de um produto (bem ou servio) novo ou melhorado. O mundo contemporneo apresentando um quadro gradativo de mudanas, tais como tecnolgicos, polticos, sociais e econmicos, tem-se na inovao um critrio de diferenciao no mundo de acesso fcil as informaes e da competitividade entre as organizaes. Inovao tornar o processo mais capaz, inserindo recursos atualmente no disponveis na organizao (Djalma de Pinho Rebouas de Oliveira, Teoria Geral da Administrao).
Inovao o fator relacionado com a criao e experimentao de novas ideias. A inovao um aspecto-chave do trabalho em equipe e envolve a maneira como as coisas so feitas (Idalberto Chiavenato, pg 401).

O Brasil tem um grande potencial inovador com o seu capital intelectual, centro de pesquisas, matria-prima, etc. Mas, ainda apresenta deficincia nas polticas e sistemas que poderiam facilitar a conduo das atividades inovadoras. Deveramos ter recursos humanos explorando o conhecimento adquirido em pases onde a inovao tem resultado. Seguindo parmetros prprios e no copiados, pois se trata de um pas com uma vasta adversidade de riquezas e at mesmo desconhecido.

4 EQUIPE E LIDERANA O conceito de equipe d-se de um conjunto de pessoas unidas para um determinado fim ou resultado, composta por pessoas de diferentes personalidades, habilidades e experincias, porm todos com o mesmo propsito. Caracterizam-se pela confiana mtua e recproca, e pelo desejo de ajudar uns aos outros. Ainda, todos os membros assumem responsabilidades frente aos objetivos da equipe.
Equipes so grupos de pessoas com habilidades complementares que trabalham juntas para alcanar um propsito comum pelo qual se ajudam mutuamente e se tornam coletivamente responsveis(Idalberto Chiavenato, pg 407).

Para que as equipes obtenham bons resultados, ser necessria uma comunicao comum entre todos, pois na falta dela, poder acarretar no desentendimento de foco e assim prejudicar o alcance das metas. Outro fator importante a capacidade do lder, pois este deve
6

ter em suas habilidades tcnicas o conhecimento em controlar, dirigir, organizar e planejar. Alm do mais, o lder deve ser dotado de carisma, compreensivo, humilde, preocupado com o todo, e composto por outros valores morais e comportamentais.
Liderana a influncia interpessoal exercida em uma situao e dirigida por meio do processo da comunicao humana para a consecuo de um determinado objetivo (Idalberto Chiavenato, pg 144).

O lder que no se importar com as necessidades da equipe, com certeza no alcanar bons resultados. Ainda, a falta de motivao por parte da liderana, far com que o comprometimento para a realizao das metas propostas pela organizao, fique sujeita ao fracasso. Ou seja, a unio e o respeito entre todos, do lder at os subordinados, far a diferena no comportamento da equipe em busca do alcance dos objetivos.

5 PERCEPO E COMUNICAO A Percepo por meio da viso consiste na captao de diferentes elementos a seu alcance, com isso, a estruturao e organizao dos dados captados de forma natural, leva a interpretao pelas suas semelhanas e proximidades. Utilizando-se ainda, de complexos fatores fisiolgicos e fatores ambientais, para se chegar a uma concluso adequada de realidade. Vale ressaltar, que a atribuio de significados inadequados de realidade, pode causar em certos casos distrbios perceptivos. No entanto, a percepo funciona como uma condutora para a comunicao, o bom funcionamento da percepo transforma em informaes, sendo formulada e utilizada na comunicao, pois esta tem a funo de transmitir e absolver tudo quilo que foi processado pela percepo. Ainda, a comunicao fundamenta-se na boa emisso e recepo de dados ou informao.
Comunicao a troca de informaes entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informao. Constitui um dos processos fundamentais da experincia humana e da organizao social (Idalberto Chiavenato, pg 128).

Para tanto, a comunicao necessita de dois pontos fundamentais no procedimento comunicativo, sendo, um bom emissor que transmita com clareza as informaes e, um receptor, que deve ter um bom entendimento para o assunto que est sendo transmitido. A comunicao importante no relacionamento entre as pessoas e na explicao aos participantes das razes das orientaes tomadas, dentro das organizaes e no meio em que esto inseridas.

6 CONCLUSO No mundo organizacional cada vez mais competitivo, saber gerenciar o capital intelectual uma tarefa muito difcil. Muitos gestores adotam prticas gerenciais contraditrias as reais necessidades e exigncias das organizaes. No entanto, o campo do comportamento organizacional proporciona a esses gestores, um vasto contedo de anlises comportamentais, para assim, objetivar o alcance das metas como tambm a satisfao no trabalho por parte das pessoas. Este trabalho tem a inteno de disponibilizar alguns aspectos relacionados aos estudos comportamentais, para uma avaliao conceitual de como se comportar perante situaes adversas, junto ao comportamento individual das pessoas. Pois, no se segue uma regra pr-definida para entendimento das mesmas, contudo, torna-se necessrio esses estudos em prol das organizaes e acima de tudo, no grau de satisfao por parte dos seus colaboradores dentro das organizaes. Diante do exposto, elaborar solues para adequar as teorias comportamentais dentro da praticidade cotidiana das instituies, importante ressaltar que, sem a participao direta ou indiretamente de todo o corpo organizacional, dificilmente suas propostas e solues sero concludas. Ainda, todos devem assumir para si suas responsabilidades, e serem comprometidos com o coletivo, podendo prolongar suas vidas teis e manter a organizao forte no propsito da direo de seus objetivos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CHIAVENATO, Idalberto - Introduo Teoria Geral da Administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes / Idalberto Chiavenato 7. Ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 12 Reimpresso. WAGNER III, John A. Comportamento Organizacional / John A. Wagner III, John R. Hollenbeck; traduo Cid Knipel; reviso tcnica Laura Zaccarelli. So Paulo: Saraiva, 2006. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de Teoria Geral da Administrao: uma abordagem prtica / Djalma de Pinho Rebouas de Oliveira. So Paulo: Atlas, 2008. CHIAVENATO, Idalberto Gesto de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizaes / Idalberto Chiavenato 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Anda mungkin juga menyukai