Anda di halaman 1dari 94

SIMBOLOGIA

A A B Bi Cm Cv c c cp d E g in out st Fo Fij f G g Gr h h hc hr hi he 1/hi 1/he

rea (m2 ) coeficiente de capilaridade (kg/m2 .s1/2 ) coeficiente de penetrao da gua (m/s1/2 ) nmero de Biot (adimensional) calor mssico (W/kg.K) calor volmico (W/m3 .K) calor especfico (J/kg.K) velocidade da luz (m/s) calor especfico a presso constante (J/kg.K) espessura (m) radincia ou poder emissivo (W/m2) quantidade de energia gerada (W) quantidade de energia transferida para um volume (W) quantidade de energia transferida de um volume (W) quantidade de energia armazenada num volume (W) nmero de Fourier (adimensional) factor de forma da superfcie i para a superfcie j (adim.) frequncia (Hz) irradiao (W/m) Fluxo de vapor (kg/m2 ou kg/s) nmero de Grashof (adim.) condutncia trmica (W/m2 .K) constante de Planck (6,625x10-34 J.s) condutncia trmica por conveco (W/m2.K) condutncia trmica por radiao (W/m2.K) condutncia trmica superficial interior (W/m2.C) condutncia trmica superficial exterior (W/m2 .C) resistncia trmica superficial interior (m2 .C/W) resistncia trmica superficial exterior (m2.C/W)

Hr; n J Lv l Nu Pv Pr Pv,sat q Q q' R Ra RT Re RD Rse Rsi Sc Sd Sh s T t U u V v vs Zp Zv

humidade relativa (%) radiosidade (W/m) Calor latente de evaporao (kJ/kg) comprimento (m) nmero de Nusselt (adim.) presso parcial de vapor de gua (Pa) nmero de Prandtl (adim.) presso de saturao de vapor de gua (Pa) fluxo de calor (W/m2 ) quantidade de calor (W) quantidade de energia gerada por unidade de volume (W/m3 ) resistncia trmica (m2.C/W) nmero de Raleigh (adim.) resistncia trmica total (m2.C/W) nmero de Reynolds resistncia difuso (m2 .s.Pa/kg) resistncia trmica superficial exterior (m2.C/W) resistncia trmica superficial interior (m2 .C/W) Nmero de Schmidt (adimensional) espessura da camada de ar de difuso equivalente (m) Nmero de Sherwood (adimensional) suco ou presso de suco (Pa) temperatura absoluta (K) tempo (s) coeficiente de transmisso trmica (W/m2.C) teor de humidade em massa (kg/kg) velocidade (m/s) concentrao de vapor de gua no ar (kg/m3 ) limite de saturao (kg/m3 ) resistncia superficial difuso - presso (m/s) resistncia superficial difuso - concentrao (s/m)

xar w " a $ $p $v g 2 2 2s 8 8 ef 8w 8 : : > < * */d D D F J

humidade absoluta (kg/kg) teor de humidade(kg/m3) coeficiente de absoro difusividade trmica (m2 /s) coeficiente de dilatao trmica volumtrico (1/K) coeficiente de transferncia de vapor superfcie-ar para gradiente de presso (s/m) coeficiente de transferncia de vapor superfcie-ar para gradiente de concentrao de vapor (m/s) emissividade temperatura (C) ngulo de contacto () temperatura do ponto de orvalho (C) condutibilidade trmica do material seco (W/m.K) condutibilidade trmica efectiva (W/m.K) condutibilidade trmica do material hmido (W/m.K) comprimento de onda (:m) viscosidade dinmica (N.s/m ou kg/m.s) factor de resistncia difuso de vapor (adim.) capacidade higroscpica especfica (kg/kg.n) viscosidade cinemtica (m/s) permeabilidade (kg/m.s.Pa) permencia (kg/m2.s.Pa) coeficiente de reflexo ou reflectividade massa volmica (kg/m3) constante de Stefan-Boltzmann (5,67x10-8 W/m2 .K4 ) coeficiente de transparncia ou transmissividade

Captulo 6 TRANSFERNCIAS DE HUMIDADE 6.1 - Introduo Os fenmenos de transferncia de humidade constituem um caso particular do fenmeno mais genrico designado como transferncias de massa, o qual se refere aos mecanismos de migrao atravs de um meio poroso de gases ou de lquidos. Para que estes mecanismos possam ocorrer torna-se necessrio que existam um meio poroso e uma diferena de potencial. No caso especfico dos edifcios importa sobretudo ter em conta os fenmenos de transferncia de humidade, entendida neste contexto como gua no estado lquido ou no estado de vapor, muito embora outros fenmenos de transferncia de massa sejam igualmente importantes como o caso da adsoro de CO2 por ligantes areos cuja acesso ao interior da matriz do ligante est dependente dos fenmenos que iro ser analisados. H uma distino importante entre transferncias de calor e de massa, a qual resulta do facto de no primeiro caso apenas haver alterao do estado energtico de um material em diversos pontos, enquanto no segundo ocorrem alteraes de massa o que pressupe a passagem em termos fsico de um fluido atravs de um corpo slido. Da que esta passagem esteja condicionada existncia de um meio poroso com porosidade aberta e ainda dimenso dos vrios poros que condicionaro a possibilidade de passagem do fluido atravs deles. O vapor de gua constitudo por molculas com um dimetro individual de cerca de 0,28 nm, enquanto a gua lquida resulta da juno de vrias dessas molculas constituindo conjuntos cuja dimenso mdia bastante superior. Da que um material possa ser permevel ao vapor de gua e impermevel gua no estado lquido, o que depende apenas do dimetro mdio dos seus poros. No presente captulo no so consideradas duas situaes muito correntes, designadamente a migrao de gua lquida com sais dissolvidos, que pode alterar o comportamento do material comparativamente com o que apresentaria em relao agua sem sais (sobretudo nos casos em que os sais sejam higroscpicos ou tenham molculas de dimenso aprecivel), e a aco da gua em situaes de mudana de fase lquido/slido ou mesmo no estado slido. sabido que a passagem de gua ao estado slido origina a formao de gelo, a qual acompanhada por um aumento de volume da ordem dos 10% que pode ter uma aco particularmente nefasta sobre os materiais em que se encontre.
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 193

do conhecimento geral que sempre que ocorram diferenas de concentrao de um parmetro num determinado meio existir uma tendncia natural para que essa concentrao se redistribua at atingir um equilbrio. Um exemplo corrente o que sucede quando se coloca acar num lquido, em que ocorrer naturalmente uma redistribuio originando um fluxo das zonas de maior para as de menor concentrao. Definindo como concentrao C a quantidade do parmetro em causa por unidade de volume, o fluxo que ocorrer se existir uma diferena de concentraes ser em regime linear dado pela equao (6.1)

em que k o coeficiente de difuso do parmetro no meio. Deve notar-se que esta equao genrica - no se est a falar nem de uma substncia, nem de um meio em concreto - em tudo semelhante lei de Fourier referida anteriormente (eq. 2.2). Apesar de em termos concretos existir uma diferena objectiva entre transferncias de calor e de massa, sempre possvel estabelecer ligaes se for tido em conta que existe uma relao entre massa e energia que dada pela equao de Einstein E=m.c2. Essa ligao importante na medida em que facilita a compreenso de alguns dos mecanismos da transferncia de massas, conhecidos que sejam os correspondentes das transferncias de calor. Em termos essenciais, a diferena de potencial nas transferncias de calor baseada na temperatura, enquanto nas transferncias de massa resulta das diferenas de concentrao. Caso as diferenas de temperatura ou de concentrao sejam nulas, no se verificar a existncia de fluxos. Aos trs mecanismos de transferncia de calor - conduo, conveco e radiao correspondem apenas dois nas transferncias de massa, respectivamente difuso e conveco, no existindo neste caso o correspondente radiao. A difuso obedece designada lei de Fick que pode ser expressa de diversos modos, assumindo contudo a forma genrica da equao anterior. A generalidade das equaes apresentadas anteriormente para a transmisso de calor tem uma forma semelhante s equivalentes da difuso, alterando-se apenas as variveis e as constantes. Para tal importante conhecer desde j algumas das novas grandezas que so aplicveis a estes fenmenos. Designa-se permeabilidade ao vapor de gua * de um material como sendo a quantidade de vapor de gua que passa por unidade de tempo atravs da unidade de superfcie do material de espessura unitria, quando a diferena de presso do vapor entre as duas faces unitria. Trata-se de uma grandeza determinada em termos macroscpicos, que expressa no sistema SI
194

em kg/m.s.Pa. Em certos materiais pode no fazer sentido dissociar estes valores de uma determinada espessura, como o caso por exemplo das barreiras pra-vapor com espessuras muito diminutas, razo pela qual se utiliza frequentemente a noo de permencia */d quociente da permeabilidade ao vapor de gua do material pela respectiva espessura d, expressa em kg/m.s.Pa. Ao inverso da permencia designa-se como resistncia difuso RD. Para caracterizar a permeabilidade de um material pode utilizar-se o conceito de factor de resistncia difuso : que relaciona a permeabilidade ao vapor de gua *a do ar com a permeabilidade do material *m razo pela qual adimensional. No sistema SI pode assumir-se o valor mdio da permeabilidade ao vapor de gua do ar como 1,9x10-10 kg/m.s.Pa, pelo que o factor ser dado por (6.2)

Quanto mais elevado for o valor de :, menor ser o valor da permeabilidade do material e inversamente quanto menor for :, maior ser a permeabilidade do material. Utiliza-se frequentemente a noo de espessura da camada de ar de difuso equivalente Sd, para traduzir uma grandeza prtica destinada a substituir uma camada do material com uma dada espessura por uma camada de ar de espessura tal que tenham a mesma permencia. Para unidades do Sistema Internacional pode ser calculada atravs da seguinte expresso (6.3)

Relacionando as duas grandezas anteriores pode escrever-se (6.4)

6.2 - Ar hmido O ar constitudo por uma mistura de gases - cerca de 21% em volume de oxignio, 78 % de azoto e 1 % de outros gases (CO2, SO2, etc.) - e de vapor de gua. Se o ar seco for assumido como um gs ideal, a seguinte frmula considerada como aceitvel (6.5) em que o ndice 1 relativo ao ar seco, p a presso parcial (Pa), T a temperatura (K), m a massa (kg) e R a constante dos gases para o ar seco (287,055 J/kg.K). A concentrao D1 vir
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 195

(6.6) Para o ar hmido considerado como um gs ideal a equao mantm-se vlida , mudando os ndices e os respectivos valores para a. Contudo para temperaturas inferiores a 50 C as variaes daqueles valores so pequenas, pelo que se pode assumir (6.7) Idntico raciocnio pode ser usado para o vapor de gua alterando os ndices para v e assumindo o valor da constante especfica do vapor de gua Rv = 461,52 J/kg.K (6.8) Tendo em conta que o vapor de gua no reage com os gases que constituem o ar seco, a lei de Dalton permite formular que a presso total ser igual soma das presses parciais (6.9) em que P a presso atmosfrica (101,3 kPa ao nvel do mar). 6.2.1 - Quantificao da humidade do ar A utilizao de expresses do tipo "ar seco" ou "ar hmido" corresponde a apreciaes individuais e subjectivas, resultantes da avaliao fisiolgica das condies ambientes, alis semelhantes com o que acontece com a avaliao da temperatura que, como se sabe, varivel de pessoa para pessoa. Nessas condies, torna-se necessrio utilizar processos de avaliao que permitam quantificar objectivamente o estado higrotrmico do ar. No que se refere temperatura conhecido que ela pode ser expressa em Kelvin (K), graus centgrados ( C) ou fahrenheit (F). Em relao presena de humidade as noes so menos conhecidas, sendo designadas por humidade absoluta (xar ), concentrao de vapor de gua (v), humidade relativa (n ou HR) e temperatura do ponto de orvalho. Designa-se por humidade absoluta (xar) a quantidade de vapor de gua que existe no ar,

196

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

traduzida em kg de vapor de gua por kg de ar. A mesma definio pode ser aplicada ao conceito de concentrao de vapor de gua (v) variando apenas as unidades em que expresso, j que neste caso se trata de kg de vapor de gua por unidade de volume de ar (m3). Se numa dada circunstncia v = 0,01 kg/m3 tal significa literalmente que existem 10 gramas de vapor de gua em cada m3 de ar do espao considerado. De modo semelhante, se o valor da humidade absoluta for xar = 0,01 kg/kg isso significa que existem 10 g de vapor de gua por cada quilograma de ar. A capacidade do ar absorver vapor de gua no ilimitada. Com efeito, existe um valor limite a partir do qual o ar no pode absorver mais humidade. A esse valor atribui-se a designao de limite de saturao (vs), expressando-se em g/m3 uma vez que na realidade se trata de uma concentrao de vapor de gua com a particularidade de corresponder ao valor mximo que pode ser atingido. Em consequncia, define-se limite de saturao como a quantidade mxima de vapor de gua que o ar pode conter. Se porventura se tentasse introduzir mais vapor de gua no ar esse vapor condensaria, isto passaria ao estado liquido. A definio de limite de saturao que se apresentou anteriormente no est, no entanto, completa, na medida em que a quantidade mxima de vapor de gua que o ar pode conter no constante, variando na razo directa da temperatura. Isso significa que medida que a temperatura sobe aquele limite tambm aumenta e, inversamente, diminui quando a temperatura decresce. O valor do limite de saturao pode ser determinado a partir do valor da temperatura 2 (em C) pelas expresses seguintes (norma DIN 4108):

(6.10)

para valores da temperatura obedecendo condio 0 C # t # 30 C, ou

(6.11)

para valores da temperatura entre -20 C e 0 C. O conceito de humidade relativa porventura o mais conhecido de todos os que se referem humidade do ar, embora em geral seja mal compreendido. Conforme o prprio nome indica esta humidade traduz uma relao entre grandezas e, o que talvez mais importante, configura um valor que por ser relativo varivel. Define-se humidade relativa como o quociente
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 197

da concentrao de vapor de gua pelo limite de saturao correspondente temperatura do ambiente que esteja a ser analisado, sendo expressa em percentagem. Por outras palavras, trata-se de uma relao entre a quantidade de vapor de gua que o ar realmente contm e a quantidade mxima de vapor que o ar poderia conter temperatura a que se encontra (limite de saturao). por esta razo que o conceito expresso como "relativo", isto funo de uma relao entre duas variveis, das quais uma traduz uma caracterstica prpria do ambiente (a quantidade de vapor de gua que realmente existe) e outra assume sempre o mesmo valor para uma dada temperatura (o limite de saturao). (6.12)

Quando se menciona uma humidade relativa de 70 %, por exemplo, o que se est a referir apenas que a quantidade de vapor de gua que existe no ar 70 % da quantidade mxima que esse ar podia conter temperatura em questo, no sendo possvel inferir directamente a partir daquele valor se a quantidade de vapor de gua que realmente existe muito elevada ou muito baixa. Pela mesma ordem de razo, se a humidade relativa de 100 % isso significa que existe no ar a quantidade mxima de vapor de gua que esse ar pode conter quela temperatura ou, por outras palavras, que a humidade absoluta idntica ao limite de saturao. O estado higromtrico do ar pode ainda ser referenciado em termos da temperatura do ponto de orvalho ts. Este conceito traduz de uma forma simples a noo de humidade em termos de temperaturas. Com efeito, ponto de orvalho a temperatura para a qual o ar atinge a saturao, tendo em conta a temperatura e humidade relativa a que o ar realmente se encontra. Considere-se uma massa de ar a 15 C e 53 %, a qual tem como limite de saturao 12,8 g/m3 (vd. quadro 6.1) e uma concentrao de vapor de gua de (6.13)

localizando no quadro referido a temperatura cujo limite de saturao seja 6,8 g/m3 constata-se que de 5 C, que corresponde ao ponto de orvalho da massa de ar considerada. Neste caso, esse valor significava que o ar teria que ser arrefecido at 5 C para se verificarem condies de saturao.

198

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Em consequncia, quanto menor for a temperatura do ponto de orvalho mais longe o ar se encontra de condies de saturao. No exemplo anterior se para as condies referidas a humidade relativa fosse 73 % o ponto de orvalho j seria de 10 C. A temperatura de ponto de orvalho 2s pode ser calculada numericamente a partir dos valores da temperatura do ar 2 (em C) e da humidade relativa n (valores expressos em centsimas) a partir da equao seguinte

(6.14)

mas se for considerado um factor * tal que (6.15)

a equao pode ser escrita da forma simplificada (6.16)

A temperatura do ponto de orvalho tambm pode ser calculada a partir do conhecimento das condies de saturao, expressas pelo conceito de presso de saturao, como se ver adiante nas equaes 6.23 e 6.24. Algumas publicaes apresentam valores de diferenas entre as temperaturas do ar e do ponto de orvalho, o que constitui um outro modo de fornecer a mesma informao sobre o estado higromtrico do ar. Veja-se nos exemplos anteriores que no primeiro caso este diferencial seria de 10 C, enquanto no segundo de apenas 5 C. Usando este conceito verifica-se que quanto maior for o diferencial de temperaturas mais longe nos encontramos das condies de saturao. Como se referiu anteriormente, o limite de saturao funo directa da temperatura, dando origem a que qualquer mudana deste parmetro tenha como consequncia uma correspondente alterao do limite de saturao. Ora isso significa que se num ambiente com uma certa humidade absoluta (ou concentrao de vapor) a temperatura aumentar, o respectivo limite de saturao aumenta tambm. Como, por definio, a humidade relativa traduzida pelo
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 199

quociente entre aqueles dois valores, torna-se claro que nestas circunstncias o seu valor decresce. Fenmeno inverso se verificaria se a temperatura diminusse mantendo-se constante a concentrao de vapor. Veja-se um exemplo numrico para melhor compreender o conceito. Imagine-se que num dado ambiente a concentrao de vapor de 12 g/m3 e que a temperatura de 20 C, para a qual o limite de saturao vs de 17,3 g/m3. De acordo com a expresso anterior a humidade relativa ser dada por (6.17)

Se a temperatura baixar para 15 C o limite de saturao passar a ser 12,8 g/m3, logo a nova humidade relativa ser (6.18)

Se, pelo contrrio, a temperatura tivesse aumentado para 25 C o limite de saturao seria nesse caso 23 g/m3 e a humidade relativa (6.19)

Este facto de extrema importncia, na medida em que mostra que a humidade relativa pode variar quando a temperatura aumenta ou diminui sem que haja qualquer variao da concentrao de vapor de gua que existe de facto no ar, ou seja mantendo-se constante a humidade absoluta. A referncia a um ambiente "muito hmido" ou "muito seco" no configura a emisso de um juzo sobre a quantidade de vapor de gua que existe no ar. De facto, a avaliao que se pode fazer da humidade no ar resultante da interpretao fisiolgica sobre a maior ou menor facilidade de evaporao da transpirao que constitui o mecanismo de regulao natural da temperatura do corpo humano. Ora quanto maior for a humidade relativa menor ser a capacidade do ar para propiciar essa evaporao, uma vez que se encontra mais perto do seu limite de saturao, atingindo um ponto em que essa evaporao invivel, o que sucede quando se alcanam os 100 %. Inversamente, medida que a humidade relativa baixa mais fcil ser a evaporao, porque se est mais longe do limite de saturao e, consequentemente, maior o

200

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

potencial de absoro de humidade. O decrscimo desse diferencial pode atingir nveis to baixos em que a evaporao no suficiente para propiciar a diminuio da temperatura superficial do corpo, provocando desconforto por esse facto. portanto errada a noo corrente de que ambientes "muito hmidos", por exemplo, correspondam a situaes com elevada quantidade de gua no ar. Em climas como o nosso tal no verdade, na medida em que essas ocorrncias esto associados a situaes de temperaturas baixas. Veja-se novamente um exemplo numrico, imaginando dois ambientes, um a 10 C e 90% e outro a 25 C e 45 %, dos quais o primeiro ser qualificado naturalmente como de "muito hmido" e o segundo como "muito seco". Os limites de saturao para as temperaturas indicadas so, respectivamente, 9,4 e 23 g/m3. Como no primeiro caso a humidade relativa 90 % isso significa que a concentrao de vapor de gua 90 % do limite de saturao (vd. equao 6.12) ou seja 8,5 g/m3. Pela mesma ordem de razo, no segundo caso o valor 45 % do limite de saturao correspondente, ou seja 10,4 g/m3. Verifica-se, pois, que o ambiente considerado como seco tem uma quantidade de vapor de gua bem superior do ambiente tido como hmido. Esse fenmeno no tem, contudo, grande importncia em si mesmo, na medida em que os materiais de construo reagem da mesma forma que os seres humanos, ou seja so sensveis humidade relativa e no ao valor da concentrao de vapor de gua. Como se viu, em condies correntes existe sempre uma certa quantidade de vapor de gua no ar, traduzida quer pela respectiva humidade absoluta, quer pela concentrao de vapor de gua. Ora esse vapor exerce uma dada presso, a qual tanto mais elevada quanto maior for a quantidade existente. Define-se presso parcial Pv do vapor de gua no ar como a presso que esse vapor teria se ocupasse sozinho o volume ocupado pela respectiva massa de ar (expressa em Pa), que pode ser calculada a partir do valor da concentrao de vapor de gua (em kg/m3) atravs da expresso (6.20) As presses correspondentes ao limite de saturao so designadas presses de saturao Pv,sat podendo ser calculadas a partir do valor da temperatura (em C) por uma das equaes seguintes (norma EN ISO 13788): (6.21) para t > 0 C, ou

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

201

(6.22) para t # 0C. As equaes anteriores podem ser invertidas, permitindo calcular as temperaturas correspondentes a presses de saturao, ou seja as temperaturas de ponto de orvalho 2s. Estas equaes assumem as formas seguintes para os intervalos de presso indicados

(6.23)

ou

(6.24)

Os conceitos que foram apresentados anteriormente permitem compreender globalmente os mecanismos do ar hmido e analisar qualquer situao real a partir do conhecimento de alguns dados base. Esses dados so a temperatura, a humidade relativa, o limite de saturao e a presso de saturao correspondentes temperatura existente, os quais podem ser facilmente obtidos a partir dos valores tabelados do quadro 6.1. Como o conceito de humidade relativa tambm pode ser expresso em termos das presses de vapor de gua, o clculo do valor da presso parcial a uma dada temperatura pode ser efectuado atravs da expresso seguinte, partindo do valor do limite de saturao retirado do quadro 6.1 (6.25)

202

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Quadro 6.1 - Valores do limite de saturao vs e presso de saturao Pv,sat


Temp. (C) -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 vs (g/m3 ) 3,4 3,7 3,9 4,2 4,5 4,8 5,2 5,6 6 6,4 6,8 7,3 7,8 8,3 8,8 9,4 10,0 10,7 11,4 12,1 12,8 Pv,sat (Pa) 420 454 489 527 568 611 657 706 759 814 873 936 1003 1074 1149 1229 1314 1404 1499 1600 1706 Temp. (C) 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 vs (g/m3) 13,6 14,5 15,4 16,3 17,3 18,3 19,4 20,6 21,8 23,0 24,3 25,7 27,2 28,7 30,3 32,0 33,8 35,6 37,5 39,5 41,6 Pv,sat (Pa) 1819 1938 2065 2198 2338 2487 2643 2809 2983 3164 3360 3563 3778 4003 4240 4490 4752 5028 5317 5619 5940

A determinao do estado higromtrico do ar em geral efectuada atravs de equipamentos designados como psicrmetros que utilizam dois termmetros muito sensveis em que um mede a temperatura do ar (termmetro de bolbo seco) e outro a temperatura resultante do arrefecimento provocado pela evaporao de gua numa gaze que envolve o reservatrio do termmetro (termmetro de bolbo hmido). Este arrefecimento ser tanto maior quanto melhores forem as condies de evaporao, ou seja quanto menor a humidade relativa. Os psicrmetros

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

203

vm geralmente acompanhados por uma tabela que permite conhecer os valores da humidade relativa a partir das temperaturas dos dois termmetros, os quais so obtidos atravs de expresses empricas do tipo da seguinte (6.26)

em que os ndices s e h significam respectivamente seca e hmida e Ps(2h) e Ps(2h) so as presses de saturao das temperaturas indicadas. 6.3 - Transferncia de gua lquida 6.3.1 - Capilaridade Os movimentos da gua em meios porosos, contrariando frequentemente a aco da gravidade, so devidos a fenmenos designados genericamente por capilaridade, que se traduzem na ocorrncia de foras de suco que possibilitam esses movimentos. Os fenmenos de capilaridade dependem da forma como o lquido molha a superfcie, o que significa que so condicionados simultaneamente pelas caractersticas do lquido, em termos da sua tenso superficial F, e da superfcie, atravs do ngulo de contacto 2. Os mecanismos da tenso superficial podem ser facilmente compreendidos se for tido em conta que todas as molculas da gua se atraem entre si e que para uma molcula de gua integralmente envolta noutras, as foras de atraco entre as molculas se anulam entre si. Contudo, se a molcula se encontrar perto da superfcie uma parte das foras de atraco (das molculas na zona inferior) no ser compensada, de que resulta uma fora perpendicular superfcie e no sentido da massa de gua. Facilmente se compreende que quanto mais perto da superfcie estiver a molcula, maior ser o desequilibrio das foras de atraco, de que resulta uma fora maior (fig. 6.1). No caso da gua a tenso superficial (em N/m) pode ser determinada em funo da temperatura T (em C) pela equao (6.27) Nas zonas de proximidade do fluido com as paredes do poro verificam-se foras de atraco diferentes, traduzidas atravs do conceito de ngulo de contacto 2, determinado pela inclinao da tangente a uma gota do lquido sobre a superfcie em causa (fig. 6.2). Nos casos

204

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 6.1 - Mecanismo de formao da tenso superficial

Fig. 6.2 - ngulo de contacto

em que as foras de atraco do lquido s paredes do poro forem maiores do que as de atraco entre o lquido e o ar, o ngulo de contacto 2 < 90 e o menisco concavo. Neste caso o material das paredes do poro designa-se como tendo comportamento hidrfilo. Nos casos contrrios, isto se as foras de atraco do lquido s paredes do poro forem menores do que as de atraco entre o lquido e o ar, o ngulo de contacto 2 > 90 o menisco convexo e o material designa-se como tendo comportamento hidrfobo (fig. 6.3).

Fig. 6.3 - Meniscos cncavo e convexo

importante ter em conta que este comportamento pode ter a ver com as caractersticas dos materiais ou apenas com as das superfcies. Vejam-se os seguintes exemplos. A gua em contacto com materiais sintticos tem em geral 2 > 90 enquanto que sobre materiais de construo correntes, por exemplo argamassas, tem 2 < 90. Contudo, se for aplicado um hidrfugo de
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 205

superfcie (por exemplo um material da famlia dos silicones) sobre uma argamassa o valor passa a ser 2 > 90 e o ngulo ser tanto maior quanto mais eficaz for o hidrfugo aplicado. Na generalidade dos casos de gua sobre materiais de construo correntes sem tratamento superficial pode considerar-se um valor do ngulo de contacto de 2 = 0. Considere-se um lquido cujo menisco tenha uma curvatura mdia C. A diferena de presso capilar )p na interface entre o lquido e o ar pode ser descrita em termos da tenso superficial F do lquido pela equao de Young-Laplace na forma (6.28) tendo em conta que a curvatura mdia o valor mdio da curvatura do menisco em cada uma de duas direces ortogonais e que cada uma destas curvaturas dada pelo inverso do raio do menisco na direco considerada, tem-se

(6.29)

No caso de um tubo capilar o menisco assume uma curvatura de raio R que depende do raio do tubo r e do ngulo 2 que o lquido assume na zona de contacto com a superfcie do tubo (vd. fig. 6.4). Por simples observao geomtrica obtm-se a seguinte relao (6.30) ora tendo em conta que no caso de um tubo circular os raios do menisco so iguais em ambas as direces ortogonais, a eq.6.29 pode ser simplificada na forma (6.31) ou, considerando a relao entre r e R (6.32) Para manter o equilbrio hidrosttico, a presso tem que ser compensada por uma dada altura h do lquido, a qual positiva para valores do ngulo de contacto 2 < 90 e negativa no caso contrrio. O equilbrio pode ser escrito na forma (6.33)
206 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

em que D a massa volmica do lquido e g a acelerao da gravidade. Simplificadamente (6.34)

Fig. 6.4 - Relaes geomtricas da gua no interior de um poro

6.3.2 - Lei de Poiseuille Os movimentos de gua na forma lquida em corpos porosos so determinados pelas diferenas de presso existentes, as quais resultam das suces que existam. O movimento da gua nos poros ocorre sempre em regime laminar dado que o nmero de Reynolds neste caso bastante inferior ao valor limite de transio para regime turbulento. Com efeito, considerando a gua com temperatura de 5 C tem-se (6.35)

em que < a viscosidade cinemtica da gua, V a velocidade e dH o dimetro hidrulico do poro1. A viscosidade dinmica da gua pode ser determinada a partir da temperatura (em kelvin) atravs da expresso seguinte (6.36)

No caso de seces irregulares o dimetro hidrulico dado pelo quociente de 4 vezes a rea pelo permetro (4A/P), o que no caso da seco circular reconstitui o valor do dimetro.
1

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

207

a partir da qual fcil calcular a viscosidade cinemtica, conhecida a massa volmica da gua Dw em funo da temperatura (6.37) Dado que se considera haver regime laminar at valores de Re menores do que 2000 (6.38) pelo que, por exemplo, para um poro com dimetro de 2 :m a velocidade teria que ser maior do que 1500 m/s para que o regime fosse turbulento. No fluxo laminar de gua num poro circular considera-se que a velocidade nula junto superfcie do material, aumentando progressivamente at atingir a velocidade de escoamento mxima na zona central. Cada zona de igual velocidade pode ser considerada como um cilindro dentro do qual existem outros com raios progressivamente menores (fig. 6.5). O equilbrio entre as diferenas de presso dPw e a variao das foras de viscosidade ao longo do permetro dada por (6.39) Integrando entre V e 0 nas velocidades e r e R nos raios tem-se (6.40)

pelo que o dbito volumtrico de gua nos poros (6.41)

pelo que o fluxo, considerado como o dbito a dividir pela seco, ser (6.42)

Tendo em conta que no caso de uma seco circular o dimetro d igual ao dimetro hidrulico dH tem-se a expresso geral da lei de Poiseuille

208

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

(6.43)

Fig. 6.5 - Variaes de velocidade de um lquido num meio poroso

6.3.3 - Absoro capilar Considere-se um poro cilndrico com raio r e comprimento L com uma inclinao " em relao vertical e contendo ar no seu interior. Quando o poro contacta com gua inicia-se o processo de ascenso capilar, mobilizando as seguintes foras: - gravidade (para uma altura de gua l com massa volmica Dw): (6.44) - suco capilar (com Fw a tenso superficial da gua e 2 o ngulo de contacto) (6.45) - atrito da gua (6.46)

- atrito do ar na zona superior do poro (:a viscosidade do ar) (6.47)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

209

O somatrio das vrias foras deve estar em equilbrio, pelo que se pode escrever a equao seguinte (6.48) em que no termo da direita DB r2l a massa da coluna de gua e d2l/dt2 a acelerao. Substituindo os vrios termos do somatrio e simplificando obtm-se (6.49)

Esta equao no pode ser resolvida analiticamente. No entanto, o factor acelerao desprezvel logo aps o incio da absoro, pelo que a equao pode ser re-escrita numa forma simplificada (e vlida para a larga maioria de situaes) (6.50) Nesta equao podem verificar-se algumas constataes importantes, designadamente o facto de existir um comprimento mximo de suco lmax no qual a velocidade de absoro nula. Com efeito esse comprimento mximo pode ser definido como (6.51) como se pode ver (zona direita da eq. 6.50) quando l = lmax esse termo resulta nulo, pelo que a velocidade se torna nula. O termo com a viscosidade da gua e do ar pode ser considerado como sendo uma viscosidade varivel, cujos valores vo de 4 no incio (quando l = 0) at se aproximar da viscosidade da gua. A soluo geral da equao 6.50 pode ser escrita na forma (6.52) que tem a particularidade de apresentar o tempo em funo do comprimento da frente hmida. A altura mxima atingida pela gua - conceito importante quando se trata de situaes de humidade ascendente em paredes - pode ser obtida atravs da equao

(6.53)
210 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

6.3.4 - Migrao horizontal No caso de migrao de gua ao longo de paredes, isto considerando o poro como sendo exclusivamente horizontal, as equaes simplificam-se j que o valor da inclinao do poro " = 90 pelo que o respectivo cosseno vem nulo. Da que a equao 6.50 se possa re-escrever na forma (6.54) com uma soluo quadrtica (6.55) e a raiz positiva

(6.56)

No presente caso a distncia at frente hmida depende do comprimento e do raio do poro e ainda do tempo. A forma geral da equao permite verificar que quanto maior e mais estreito for o poro, menor ser a velocidade de absoro. Esta constatao particularmente importante em termos prticos no que se refere ao tipo de micro-estrutura porosa adequada para os materiais de revestimento de fachada. Comprova-se que quanto mais espessa for a camada e menor a porometria mdia, menor vai ser a velocidade de absoro de gua da chuva. O efeito do atrito do ar pode ser desprezado pelo que a equao anterior pode ser simplificada (6.57)

em que B o coeficiente de penetrao da gua (expresso em m/s1/2) que traduz a velocidade de migrao da gua. Multiplicando ambos os termos da equao anterior pela massa volmica da gua, obtm-se (6.58)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

211

em que A o coeficiente de capilaridade (em kg/m2.s1/2) e mw a quantidade de gua absorvida (em kg/m2). Atravs das equaes 6.56 na forma geral ou 6.57 no modo simplificado constata-se que a migrao horizontal da gua s cessa quando atinge o limite do poro, j que depende apenas do efeito de suco. Se for considerada uma parede com uma espessura l constituda por um poro contnuo de raio r sujeita aco da gua da chuva, constata-se que a migrao vai ocorrer at ao limite da distncia l. A chegada, o menisco da gua perde a sua curvatura tornando-se plano, o ngulo de contacto aproxima-se de 90 e a suco cessa. Pode ento verificar-se que a gua atinge o limite do poro mas no transborda, pelo que se limitar a formar manchas. 6.3.5 - Situao de associaes de poros de seco varivel Os conceitos apresentados anteriormente para a situao de poros com seco constante podem ser facilmente extensveis a outras situaes em que poros de dimenses diferentes estejam conectados entre si. A situao de dois poros de caractersticas diferentes ligados entre si pode ser modelada considerando um sistema em srie. Considere-se que esses poros so caracterizados por (respectivamente) raios r1 e r2, comprimentos l1 e l2 e ngulos de contacto F1 e F2 e assuma-se a simplificao de no considerar o efeito da reteno de ar nos poros. A migrao da gua no poro 1 prossegue at se atingir o poro 2. Nesse ponto o menisco adequa-se seco do novo poro, passando a ser este o responsvel pela suco e funcionando o anterior como uma resistncia hidrulica. Nesta situao o atrito da gua pode ser escrito na forma

(6.59)

em que x a distncia da frente hmida no poro 2. Tendo em conta que a fora de atrito deve ser equivalente fora de suco tem-se a equao diferencial

(6.60)

212

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

cuja soluo

(6.61)

e que tem como raiz positiva

(6.62) de onde se conclui que o avano da frente hmida no segundo poro (x) tanto menor quanto maior for a relao l1.r22/r12 ou seja quanto mais espessa e de poros mais finos for a camada inicial e a dimenso do segundo poro for maior. Se a aco do ar retido nos poros for considerada necessrio estabelecer um equilbrio entre a suco e o somatrio das foras de atrito da gua e do ar Fc = Faw + Faa de que resulta a seguinte soluo da equao geral

(6.63)

em que d1 e d2 so as espessuras das camadas 1 e 2. 6.3.6 - Migrao vertical No caso de poros verticais os conceitos anteriores mantm-se vlidos, tendo em conta no entanto que cos " = 1, pelo que a eq. 6.50 assumir a forma simplificada seguinte para uma altura de ascenso de gua z (6.64) da qual se conclui que a ascenso de gua cessa - ou seja que a velocidade se torna zero - para uma altura mxima tal que z seja dado por (6.65)
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 213

Esta equao permite perceber que a ascenso de gua por capilaridade ser tanto maior quanto mais baixos forem os valores do ngulo de contacto e do raio dos poros, pelo que qualquer alterao da superfcie dos poros que aumente o valor do ngulo de contacto conduzir a uma menor altura de ascenso. 6.3.7 - Migrao de gua nos poros aps interrupo do contacto com a gua Aps ter sido interrompido o contacto do material poroso com a gua, o que poder ocorrer por vria razes, a gua j absorvida permanece no interior da estrutura porosa, podendo sofrer migraes internas em diversas circunstncias. Nesses casos a interrupo do abastecimento d origem formao de zonas de gua intercaladas com outras em que apenas existe ar. Em ambas as extremidades dessas zonas a gua adoptar a forma de meniscos que dependem de vrios factores e que em condies isotrmicas originam as seguintes situaes: - Seco dos poros e ngulo de contacto constantes Se ambos os factores so constantes ao longo de um poro horizontal, os meniscos tm a mesma configurao, as foras de suco sero iguais compensando-se e anulando qualquer movimentao. Se, contudo, o poro for inclinado a aco da gravidade tender a tornar o menisco inferior menos cncavo e o superior mais cncavo. Logo a suco na zona superior ser maior do que na zona inferior e o movimento decorrer nesse sentido. - Seco dos poros varivel e ngulo de contacto constante Neste caso os valores da suco sero diferentes, maior na zona de menor raio e menor na outra, pelo que o movimento ocorrer no sentido dos menores raios (fig. 6.6) e manter-se- at que a gua atinja uma zona em que ambas as seces sejam iguais. Nos termos da lei de Poiseuille (vd. eq. 6.43), o fluxo aumenta quando a quantidade de gua menor e a diferena de suces, ou seja quando o respectivo gradiente, aumenta (6.66)

- Seco dos poros constante e ngulo de contacto varivel Como o valor da suco depende do ngulo de contacto 2 (vd. eq. 6.32), quanto menor

214

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

for esse valor maior ser a suco, pelo que o fluxo ocorrer no sentido dos menores valores do ngulo de contacto.

Fig. 6.6 - Migrao da gua entre zonas de seco diferente

- Seco dos poros e ngulo de contacto variveis O fluxo deslocar-se- no sentido das maiores suces, as quais neste caso dependero do quociente cos 2 / r assumido valores maiores quando essa relao tambm for maior. - Seco dos poros e ngulo de contacto constantes - regime no-isotrmico Se as temperaturas variarem entre pontos diferentes da estrutura porosa, os valores de tenso superficial da gua tambm variaro, pelo que as suces sero distintas. Tendo em conta que a tenso superficial da gua pode ser calculada em funo da temperatura 2 e de um valor base de tenso superficial Fwo a partir da expresso seguinte (6.67) os valores das suces s em dois pontos distintos estaro relacionados atravs da expresso (6.68)

pelo que substituindo a eq. 6.67 nesta se obtm (6.69)

ou em termos de gradientes (6.70)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

215

6.4 - Adsoro de vapor de gua 6.4.1 - Descrio dos fenmenos Um corpo poroso colocado num ambiente com vapor de gua, qualquer que seja a humidade relativa, retm alguma dessa gua sob a forma lquida. Designa-se por adsoro a adeso de molculas de gua superfcie dos poros. Este conceito no deve ser confundido com absoro que corresponde migrao de gua lquida no interior dos poros. Um material poroso de construo tpico apresenta uma adsoro progressivamente maior medida em que a humidade relativa for aumentando. Este efeito potenciado de forma drstica se o material tiver sais higroscpicos no seu interior, tais como cloretos ou nitratos, os quais tm a capacidade de adsorver grandes quantidades de vapor de gua, alterando por esse facto o comportamento tpico do material em que se encontrem. Se as quantidades de gua adsorvida forem colocadas num grfico em funo da humidade relativa, o grfico respectivo apresenta uma forma de S (fig. 6.7) com uma zona inicial convexa correspondente ao intervalo 0 a 40% de humidade relativa, seguida de outra cncava entre 40 e 98% e uma terceira quase linear de grande acrscimo acima dos 98%.

Fig. 6.7 - Grfico tipo dos fenmenos de adsoro

A primeira designa-se zona de adsoro molecular e a segunda zona de condensao capilar, correspondendo ambas fase em que o acrscimo de gua se deve a mecanismos de adsoro. Na terceira zona, designada por zona de saturao, os fenmenos de higroscopicidade ainda esto presentes mas a determinao das quantidades de gua torna-se difcil de avaliar com os mtodos correntes, quer por falta de rigor, quer pela existncia de bolsas de ar no interior da
216 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

porosidade que impedem ou dificultam acrscimos de teor de gua. A fase de adsoro molecular inclui duas sub-fases distintas. Primeiramente verifica-se a adsoro monomolecular, tipicamente at aos 20% de humidade relativa, ou seja a deposio de uma nica camada de molculas de gua sobre a superfcie dos poros e posteriormente a adsoro pluri-molecular entre 20 e 40 %. Na fase inicial o teor de humidade higroscpico wh pode ser obtido atravs da equao de Langmuir

(6.71)

em que Mw a massa de uma mole de gua (0,018016 kg), Aw a rea de uma molcula de gua (11,4 x 10-20 m2), N o nmero de Avogadro (6,023 x 10-23 molculas/mole), Ap a superfcie especfica dos poros do material (m2/m3), n a humidade relativa e c as trocas de energia entre uma molcula de gua e o material do poro (J/kg). Este ltimo parmetro pode ser calculado atravs da equao (6.72) em que k a constante de adsoro, la e le so respectivamente o calor de adsoro e de evaporao (J/kg), R a constante especfica do vapor de gua e T a temperatura (K). Na zona pluri-molecular o teor de humidade higroscpica wh calculado a partir do modelo BET de acordo com a equao (6.73)

em que n o nmero de camadas moleculares. A anlise das equaes anteriores permite perceber que o teor higroscpico funo da superfcie especfica dos poros, o que significa que quanto maior for a percentagem de poros de pequenas dimenses, maior ser o valor da superfcie especfica e, consequentemente maior o teor de humidade higroscpica. A fase de condensao capilar inicia-se quando as vrias camadas de gua adsorvida se tocam entre si, o que ocorre inicialmente nos poros de menores dimenses. Por efeito das foras de atraco as molculas arranjam-se numa forma mais estvel e a tenso superficial determina que nas extremidades se formem meniscos. A forma desses meniscos vai determinar a presso,
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 217

nos termos da equao de Young-Laplace (eq.6.29). Verifica-se que para meniscos cncavos em geral a presso de saturao no poro - que determina a ocorrncia de condensaes - menor do que a que ocorreria numa zona em que a superfcie do lquido fosse plana. Em consequncia deste facto, ocorrero condensaes para humidades relativas menores do que 100% o que justifica a designao de condensao capilar. No caso de meniscos convexos a situao ser inversa, ou seja s ocorrero condensaes capilares para valores de humidade relativa acima de 100%. O fenmeno pode ser expresso em termos da equao de Gibbs-Thomson

(6.74)

em que p'sat e psat so as presses e saturao, respectivamente, sobre o menisco e sobre uma superfcie de lquido plana, Dw a massa volmica da gua , 2 o ngulo de contacto e r1 e r2 os raios do poro nas duas direces ortogonais. Assumindo o poro como circular com um raio r a expresso pode ser simplificada na forma

(6.75) considerando a humidade relativa n como o quociente das presses tem-se a designada lei de Kelvin (6.76)

e tendo em conta que a suco s pode ser expressa pela equao (6.77) a lei de Kelvin pode ento ser escrita tambm na forma

(6.78)

218

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

A lei de Kelvin permite relacionar duas entidades que partida pareceriam distintas: os raios dos poros e o valor da humidade relativa para o qual ocorre a saturao. Na fig. 6.8 aqueles dois parmetros esto relacionados, para uma temperatura de 20 C, sendo visvel que quanto maior for a dimenso dos poros tanto maior ter que ser a humidade relativa necessria para ocorrer condensao capilar.

Fig. 6.8 - Raios dos poros e valor da humidade relativa em que ocorre a saturao (lei de Kelvin)

O processo pode ser compreendido de forma simplificada do seguinte modo, considerando os raios e os valores da humidade relativa para os quais ocorre saturao r(n): - para valores de r < r(n): condies de saturao dos poros - para valores de r > 2.r(n): adsoro pluri-molecular (em camadas) - para valores de r(n) < r < 2.r(n): condensao capilar Na zona acima de 95% de humidade relativa na qual o teor de humidade higroscpica aumenta drasticamente. Contudo, quando se entra na designada zona de saturao (correspondente a 98% de humidade relativa) j no possvel aos mecanismos de condensao capilar preencherem em condies normais a totalidade do espao poroso. Tal deve-se sobretudo ao facto de existirem bolsas de ar nesses poros que impedem a normal progresso da frente hmida. Para se atingirem estados de saturao total necessrio sujeitar os materiais ao vcuo para retirar o ar existente na porosidade - antes de os sujeitas ao processo de adsoro. Contudo, em condies correntes, se a gua permanecer durante um perodo de tempo suficientemente
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 219

longo em contacto com as referidas bolsas de ar pode dissolve-las e atingir nveis de saturao impossveis de alcanar sem o recurso saturao em vcuo. Os fenmenos de adsoro so naturalmente complementados por fenmenos inversos, de perda de gua quando a humidade relativa diminui, designados por desadsoro. Em condies ideais a desadsoro deveria apresentar uma boa correspondncia com a adsoro. Contudo tal no se verifica para muitos materiais de construo correntes, em que a desadsoro bastante mais lenta do que a adsoro. Verifica-se assim uma diferena de comportamento entre estas fases, designada como histeresis. Na generalidade dos materiais com base em ligantes minerais, como por exemplo os betes e as argamassas, a histerese bastante acentuada como se mostra na fig. 6.9. Deve notar-se que a histerese destes materiais depende do teor de humidade higroscpico do material, pelo que para diferentes valores mximos dos teores higroscpicos as respectivas curvas de desadsoro sero diferentes, como se ilustra na fig. 6.10.

Fig. 6.9 - Exemplo de histerese em materiais de origem mineral

Em materiais de outros tipos, tais como as madeiras e certos tipos de pedras, o efeito da histerese praticamente nulo e como tal negligencivel (fig. 6.11). A diferena de comportamento entre as fases de adsoro e desadsoro explicvel por vrios mecanismos dos quais o relativo ao formato dos poros particularmente claro. Em materiais base de ligantes hidrulicos predominam os poros largos e com uma zona estreita de ligao ao poro adjacente, correntemente designados como tipo "tinteiro" cuja configurao dificulta a evaporao da gua, de que resulta um decrscimo do teor de humidade higroscpica bastante mais lento.
220 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 6.10 - Histerese em funo do teor de humidade inicial

Fig. 6.11 - Histerese negligencivel (rocha calcria)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

221

A caracterizao global do comportamento dos materiais na adsoro pode ser feita com base em diversas expresses matemticas existentes na bibliografia. Uma delas vlida para humidade relativas at 95 % (6.79)

em que aH, bH e cH so constantes de cada material, variveis para a adsoro e desadsoro. Outra expresso de uso muito corrente, aplicvel para humidades relativas entre 20% e 100% a seguinte (6.80)

em que wc o teor de gua na fase de absoro capilar e b e c so constantes do material. Apresentam-se no quadro 6.2 os valores destes factores determinados experimentalmente para alguns materiais de construo nacionais. A partir das curvas de adsoro possvel determinar a designada capacidade higroscpica especfica > que traduz a quantidade de humidade que o material adsorve ou liberta por unidade de massa e de humidade relativa. Esta grandeza obtida pela taxa de variao do teor de humidade em massa uH (kg/kg.n) em funo da humidade relativa (6.81) e tem um significado semelhante ao da noo de calor especfico (referida nos fenmenos de transmisso de calor). Define-se como teor higroscpico especfico o produto da capacidade higroscpica especfica pela massa volmica do material D.> (expresso em kg/m3.n), o qual pode ser obtido a partir da derivada de qualquer das duas equaes anteriores, nas formas (6.82) ou

(6.83)

222

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Quadro 6.2 - Valores de constantes para a determinao do teor de humidade higroscpico para materiais nacionais
Adsoro Beto corrente a = 91,002 b = 17,248 c = 0,0363 wc = 42,773 b = 3,444 c = 0,1287 wc = 54,809 b = 0,0703 c = 1,771 wc = 243,554 b = 3,444 c = 1,731 wc = 134,787 b = 0,319 c = 0,957 wc = 10,319 b = 0,0811 c = 1,461 wc = 192,93 b = 0,0687 c = 1,567 Desadsoro wc = 94,017 b = 1,911 c = 0,864 wc = 201,89 b = 0,00069 c = 2,86 wc = 55,213 b = 7,294 c = 0,41

Argila expandida (blocos)

Argamassa

Tijolo cermico

Madeira de pinho

Calcrio

6.4.2 - Transferncias de vapor no interior dos poros No interior da estrutura porosa de um material ocorrem frequentemente situaes de descontinuidade da frente hmida, traduzida na presena de bolsas de ar entre zonas preenchidas por gua. Nesses casos ocorrero transferncias de vapor de gua que resultam da existncia de valores diferentes de presso entre as vrias zonas preenchidas por gua lquida em consequncia de variaes de temperatura ou do raio dos poros. Como se viu anteriormente atravs da equao de Gibbs-Thomson (eq. 6.74), a presso de saturao sobre um menisco cncavo diminui em funo do raio do poro (vd. fig. 6.8), dependendo tambm da temperatura. Assim, a migrao de vapor de gua em condies isotrmicas ou no-isotrmicas regulada da forma seguinte, considerando o valor do ngulo de contacto como constante. - Condies isotrmicas Se a seco dos vrios poros se mantiver constante o valor das respectivas suces tambm o ser e, consequentemente, as presses sero idnticas em todos os pontos. Em
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 223

consequncia no haver transferncias de vapor entre essas zonas dos poros com bolsas de gua, o que no inviabiliza que possam existir transferncias para o ambiente exterior desde que haja contacto directo e um gradiente de presso. Nas situaes mais correntes em que os valores da seco dos vrios poros so diferentes, os meniscos nas diversas zonas sero diversos e as respectivas suces conduziro a valores distintos de presso. O fluxo de vapor ocorrer dos maiores para as menores raios (fig. 6.12) e ser funo dos gradientes de presso que se formem (6.84)

em que D so as massas volmicas do vapor de gua e da gua lquida, s a suco e *a a permeabilidade ao vapor de gua do ar. O mesmo efeito sucede se o factor de variao for o ngulo de contacto.

Fig. 6.12 - Fluxo de vapor entre bolsas de gua

- Condies no-isotrmicas Neste caso as variaes de temperatura 2 vo determinar alteraes nos valores da presso de saturao psat correspondentes a uma superfcie de lquido plana, pelo que o fluxo de vapor depender dos gradientes de temperatura que existam e pode ser escrito de modo simplificado na forma (6.85)

em que n a humidade relativa. 6.4.3 - Resistncias superficiais na difuso de vapor Nos mecanismos de transferncia de calor verifica-se a existncia de uma camada de ar estvel junto superfcie de um corpo, a qual contribui por vezes de modo muito significativo
224 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

para a contabilizao dos mecanismos de transferncia de calor entre o corpo e a envolvente, funcionando como uma resistncia trmica. A existncia dessa camada estvel tem tambm repercusses nos mecanismos de difuso, a qual como se ver diferente consoante o modo como for considerada. Nas perdas trmicas os mecanismos envolvidos eram a conduo de calor e a radiao atravs da camada de ar estvel e fenmenos de radiao e conveco entre os limites da camada e o ambiente envolvente. No caso das transferncias de massa, ocorrem mecanismos de difuso ao longo da camada estvel e de conveco para alm desses limites. As trocas de vapor de gua entre um corpo e o ambiente podem ser expressas de um modo semelhante ao expresso nos captulos anteriores para as transferncias de calor, atravs da equao (6.86) em que Pv e Pv,sup so, respectivamente, as presses de vapor de gua no ambiente e junto superfcie e $p o coeficiente de transferncia de vapor superfcie-ar para gradiente de presso, expresso em s/m. O inverso deste coeficiente designado como resistncia superficial difuso Zp, expressa em m/s (6.87) O clculo dos valores do coeficiente de transferncia de vapor superfcie-ar para gradiente de presso efectuado do mesmo modo que adoptado para a condutncia trmica superficial por conveco, adoptando-se contudo alguns nmeros adimensionais diferentes dos usados na transmisso de calor, designadamente os seguintes: - nmero de Sherwood Sh (substitui o nmero de Nusselt) (6.88) em que *a a permeabilidade do ar ao vapor de gua. - nmero de Schmidt Sc (substitui o nmero de Prandtl) (6.89)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

225

em que R a constante dos gases, T a temperatura e V a velocidade do ar. O nmero de Reynolds Re mantm-se na forma seguinte (6.90) em que < a viscosidade cinemtica. semelhana com a equao 3.20 pode estabelecer-se a seguinte relao entre aqueles trs nmeros (6.91) Assumindo a semelhana com as condies de transferncia trmica e simplificando para condies atmosfricas normais correspondes situao corrente em edifcios, tem-se (6.92) em que 8 a a condutibilidade trmica do ar (. 0,025 W/m.C), N uma constante de difuso (.5,4 x 109 s-1) e hc a condutncia trmica superficial por conveco. Em condies correntes podem ser adoptados os seguintes valores convencionais para paramentos interiores e exteriores: - paramentos interiores $p = 18,5 x 10-9 s/m Zp = 54 x 106 m/s - paramentos exteriores $p = 140 x 10-9 s/m Zp = 7,2 x 106 m/s A contabilizao do fluxo de vapor g de um elemento construtivo corrente pode ser efectuada a partir da equao 6.86 adoptando a relao entre $p e Zp da equao 6.87 e tendo em conta que a resistncia difuso a adoptar resulta do somatrio das duas resistncias superficiais com a resistncia interna do elemento construtivo (noo em tudo equivalente usada na trmica). Adoptando os ndices i, e, T, respectivamente com os significados de interior, exterior e total, tem-se (6.93)

226

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

A contabilizao das resistncias difuso pouco significativa no caso de gradientes de presso, como visvel no exemplo numrico seguinte. Considere uma parede que separe um ambiente interior de outro exterior constituda por vrios materiais cuja resistncia trmica seja RT = 0,80 m2.C/W e cuja resistncia difuso seja ZT = 8,0 x 109 m/s. A determinao das duas resistncias conduz aos seguintes valores: - resistncia trmica (6.94) - resistncia difuso (6.95) No caso da resistncia trmica a contabilizao das resistncias superficiais conduziu a um acrscimo de 21% no exemplo efectuado, na resistncia difuso esse acrscimo foi apenas de 0,7%, o que negligencivel. por esse facto que nos clculos de difuso efectuados a partir de presses de vapor se ignoram em geral as resistncias superficiais. importante ter em conta que a afirmao anterior sobre o pouco significado das resistncias superficiais apenas vlido no caso de presses de vapor. Se a anlise for efectuada em termos de quantidades a situao altera-se e as resistncias passam a assumir valores muito significativos. O fluxo de vapor em massa g (kg/m2.s) entre a superfcie de um corpo e o ambiente pode ser expresso de um modo semelhante ao referido anteriormente, atravs da equao (6.96) em que va e vsup so, respectivamente, as concentraes de vapor de gua (kg/m ) no ambiente e junto superfcie e $v o coeficiente de transferncia de vapor superfcie-ar para gradiente de concentrao de vapor, expresso em m/s. Tal como no caso anterior, existe uma resistncia superficial difuso para concentrao de vapor Zv, expressa em s/m. Os valores de $v dependem da velocidade do ar junto superfcie, podendo ser correntemente expressos em funo da condutncia trmica superficial por conveco hc atravs da equao
3

(6.97)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

227

em que Da massa volmica do ar e cpa o calor especfico. Assumindo os valores destas grandezas para uma temperatura de 20 C, a equao anterior pode ser simplificada para (6.98) ou, adoptando as expresses empricas correntes para determinao de hc a partir da velocidade do vento, os valores de $v podem ser retirados directamente do grfico da fig. 6.13 em funo da velocidade do vento.

Fig. 6.13 - Valores de $ v em funo da velocidade do vento

6.5 - Transferncia de vapor de gua no ar 6.5.1 - Mecanismos gerais As transferncias de vapor de gua no ar decorrem do conjunto de dois mecanismos distintos, a difuso e a conveco. Considere-se que a concentrao de vapor de gua no ar hmido Dv e de ar seco no ar hmido Ds so obtidas na forma (6.99) em que m so as massas e V o volume de ar hmido. A concentrao do ar hmido ser (6.100)

228

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Considerando que uma dada massa de ar hmido se move com uma velocidade Va razovel assumir que as velocidades do vapor de gua Vv e do ar seco Vs possam ser diferentes. A relao entre elas ser dada por (6.101) se os fluxos de vapor de gua gv de ar seco gs e de ar hmido ga forem (6.102) a relao entre eles ser (6.103) Considerando os dois mecanismos de transferncia de vapor de gua em separado, no caso da conveco o fluxo de vapor de gua depende da sua concentrao e da velocidade do ar hmido (6.104) de igual modo para o ar seco (6.105) A difuso de ar hmido depende da existncia de variaes da relao entre vapor de gua e ar seco. Sempre que existam diferenas nessa relao entre duas zonas distintas, ocorrero fenmenos de difuso. Considerando a lei de Fick em regime unidireccional tem-se: - para o vapor de gua (6.106) - para o ar seco (6.107)

em que Dvs o coeficiente de difuso do vapor de gua no ar seco (expresso em m2/s) que pode ser obtido pela equao de Schirmer que para a presso atmosfrica normal assume a forma seguinte (temperatura em Kelvin) (6.108)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

229

Combinando as duas formas de transferncia de vapor, obtm-se (6.109) tendo em conta a lei dos gases perfeitos (6.110) em que os smbolos tm os significados conhecidos. A partir da equao 6.102 pode escrever-se (6.111) pelo que substituindo no termo da conveco da equao 6.109 (6.112)

Tomando agora o termo da difuso na equao 6.109, tendo em conta a lei dos gases perfeitos e combinando-a com a equao 6.100 obtm-se (6.113)

logo esse termo pode ser re-escrito na forma

(6.114)

combinando de novo os dois termos e simplificando, obtm-se a equao que descreve as transferncias de vapor de gua em funo da presso Pv (6.115)

Em condies correntes verificam-se duas situaes distintas que interessa quantificar. A primeira tem a ver com o caso em que a difuso e a conveco tm o mesmo sentido, no

230

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

existindo fluxo de ar seco. Um exemplo claro desta situao a evaporao de gua a partir duma superfcie. A equao 6.115 pode ser re-escrita na forma (6.116) O segundo caso diz respeito difuso pura sem conveco, caso em que o fluxo de ar nulo. Para o caso do vapor de gua o fluxo ser (6.117) Designa-se como permeabilidade do ar ao vapor de gua *a (expresso em kg/m.s.Pa) o quociente (6.118)

Introduzindo esta grandeza nas equaes anteriores relativas ao caso geral e aos dois casos particulares considerados, obtm-se no caso geral (6.119)

para a difuso e conveco com o mesmo sentido e sem fluxo de ar seco (6.120)

e para a difuso pura (6.121) interessante verificar que no caso da difuso pura (equao anterior) a expresso em tudo similar lei de Fourier (vd. eq. 2.2), tendo em conta que o gradiente ser em termos de temperatura e a constante a condutibilidade. 6.5.2 - Efeitos da condensao ou secagem de uma superfcie Na condensao ou na evaporao de vapor de gua de uma superfcie verifica-se um processo de mudana de fase - do estado gasoso para o lquido, no primeiro caso, e inversamente para o segundo - que acompanhado por libertao ou absoro de energia. Tal significa que
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 231

quando ocorrem condensaes sobre uma superfcie libertada energia que a aquece localmente, em virtude da reaco ser exotrmica, enquanto que pelo contrrio no processo de secagem necessrio fornecer energia (reaco endotrmica) o que significa que a temperatura da superfcie vai diminuir. O fluxo de vapor condensado ou evaporado g depende do coeficiente de transferncia de vapor superfcie-ar para gradiente de concentrao de vapor $v (em m/s) e da concentrao de vapor de gua (em kg/m3) do ar va e de saturao correspondente temperatura da superfcie va de acordo com as equaes seguintes: - condensao (6.122) - secagem (6.123) Deve ter-se em conta que o coeficiente $v obtido em funo da condutncia trmica superficial, a qual depende da velocidade do vento, o que permite ter em conta a inflncia da movimentao do ar no clculo do fluxo de vapor. O fluxo de calor q decorrente da condensao ou da evaporao funo do fluxo de vapor e do calor latente de evaporao da gua Lv (2501 kJ/kg), segundo a equao (6.124)

6.6 - Ventilao A ventilao dos espaos um processo imprescindvel renovao do ar interior, que permite diminuir a concentrao dos poluentes normais das actividades que decorram nesses espaos, bem como diminuir a concentrao de vapor de gua que resulta da presena de seres vivos ou das actividades domsticas. A ventilao natural, ou seja a que independente do uso de quaisquer dispositivos mecnicos, decorre do efeito isolado ou cumulativo de dois mecanismos distintos: a aco do vento e a conveco natural decorrente dos diferenciais de temperatura.

232

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

6.6.1 - Aco do vento A presso exercida pelo vento Pv sobre uma superfcie vertical pode ser obtida a partir da equao de Bernoulli e escrita na forma (6.125) em que Cp o coeficiente de presso, Da a massa volmica do ar e v a velocidade do vento. O coeficiente de presso a utilizar depende da contabilizao de dois factores, o coeficiente de presso exterior Cpe que depende fundamentalmente da geometria do edifcio e da direco e sentido de actuao do vento e o coeficiente de presso interior Cpi que resulta da existncia de aberturas na envolvente da construo (6.126) em que os valores de cada coeficiente podem ser positivos no caso de ocorrncia de presses e negativos para as suces. Tipicamente os coeficientes de presso exterior so positivos nas fachadas que esto de frente para o vento, negativos nas opostas e variveis nas faces laterais2. Conhecido o coeficiente de presso resultante da soma dos coeficientes exterior e interior pode determinar-se o caudal Q que atravessa aberturas de rea equivalente A atravs da equao (6.127)

6.6.2 - Diferenciais de temperatura As diferenas de temperatura do ar conduzem a valores distintos de massa volmica, que como se sabe diminui com o aumento da temperatura, os quais induzem fenmenos tpicos de conveco natural que do origem ao designado efeito de chamin. Considerando o efeito das temperaturas T variveis e de composies distintas do ar Ra, as diferenas de presso entre dois pontos com alturas h1 e h2 so dadas pela expresso (6.128)

Os valores dos coeficientes de presso podem ser encontrados no Regulamento de Segurana e Aces para Estruturas de Edifcios e Pontes, Decreto-Lei n 235/83 de 31 de Maro.
2

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

233

em que g a acelerao da gravidade e o ndice ho significa a altura mdia no intervalo h2-h1. O efeito de chamin entre dois pontos com temperaturas T1 e T2 considerando que a composio do ar a mesma dado por (6.129)

em que $ coeficiente de dilatao trmica volumtrico do ar ($ = 1/Tm12). No caso de a temperatura se manter constante e de o ar apresentar composies diferentes, a equao ser (6.130)

6.6.3 - Efeito da ventilao no estado higromtrico do ar interior A utilizao corrente dos espaos interiores de edifcios acompanhada pela libertao de vapor de gua proveniente de vrias fontes, designadamente pelos seres vivos e pelas actividades domsticas correntes. Esse vapor de gua vai aumentar a concentrao de vapor de gua, o que se traduz no aumento do risco de ocorrncia de anomalias, tais como condensaes e desenvolvimento de bolores. Num compartimento em que se considere no existirem superfcies que propiciem fenmenos de adsoro, tem que existir um equilbrio entre todas as trocas de vapor de gua transportado pelo ar ou libertado de qualquer modo. Assim, de acordo com o princpio da conservao de massa, a soma do vapor de gua que entra do exterior com o que produzido ou removido por secagem no compartimento e com o que condensa ou se evapora das superfcies tem que ser igual soma do vapor de gua removido pela ventilao e/ou por difuso atravs dos elementos construtivos com o vapor que permanece no ar interior. Se nos fluxos de vapor g (em kg/s) se utilizarem os ndices a para ar, vp para vapor produzido e vc para vapor condensado e nos teores de humidade em massa u (em kg/kg) se usarem os ndices e, i respectivamente para exterior e interior, o conceito anterior pode ser expresso de modo mais claro na forma (6.131) em que ma a massa do ar no interior do compartimento (Da .V). Considerando o caso em que no ocorram condensaes, tem-se a partir da lei geral dos gases

234

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

(6.132)

(6.133)

(6.134) em que n o nmero de renovaes por hora, ou seja o nmero de vezes em que o ar interior substitudo por ar exterior ao longo de uma hora, Pi e Pe so as presses de vapor interior e exterior, Ti a temperatura interior em kelvin e R a constante especfica do vapor de gua. Tendo em conta que o ar exterior quando entra no compartimento tem a sua temperatura alterada de Te para Ti a equao 6.132 pode ser re-escrita na forma (6.135)

Combinando as equaes anteriores obtm-se a seguinte equao diferencial (6.136)

cuja soluo em regime permanente (dPi/dt=0) e assumindo como constantes os valores de n, Pe, gvp ser

(6.137)

Atravs desta equao conclui-se que a presso de vapor interior nunca pode descer abaixo do valor da presso exterior e que depende directamente da produo de vapor e inversamente da taxa de renovao do ar. O efeito da renovao do ar pode ser visto na fig. 6.14 para o caso de um compartimento de 50 m3, condies ambientes exteriores 5 C e 80% (Pe=698 Pa), temperatura interior 18 C e 0,3 kg/h de produo de vapor de gua, onde se nota que para taxas de renovao do ar ocorrem condies de saturao e que medida que o nmero de
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 235

renovaes aumenta, a presso interior vai entrando em patamar, aproximando-se dos valores da presso exterior.

Fig. 6.14 - Efeito da renovao do ar (compartimento de 50 m3 ; exterior: 5 C-80%; interior 18 C; 0,3 kg/h de produo de vapor)

Em regime transiente podem ocorrer vrias situaes que conduzem a solues diferentes da equao diferencial 6.136, de que se destacam as seguintes: 1) Aumento sbito da produo de vapor de gua interior (com a presso exterior e o nmero de renovaes constante) Considerando como condies - para t=0 produo de vapor gv1 e presso Pi0 - para t>0 produo de vapor gv2 e presso Pip (presso em regime permanente - eq. 6.137) a soluo da eq 6.136 ser (6.138) O efeito da variao do nmero de renovaes do ar na presso interior em funo do tempo pode ser visto na fig. 6.15 para o caso de um compartimento de 50 m3, condies ambientes exteriores 5 C e 80% (Pe=698 Pa), temperatura interior 18 C e 0,3 kg/h de produo de vapor de gua.

236

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 6.15 - Efeito da variao do nmero de renovaes do ar na presso interior em funo do tempo

Fig. 6.16 - Efeito da variao do nmero de renovaes do ar na presso interior em funo do tempo (com variao das condies exteriores)

2) Aumento sbito da presso de vapor exterior (sem variaes na produo de vapor e no nmero de renovaes) Considerando como condies - para t=0 presso exterior Pe1 - para t>0 presso exterior Pe2 Neste caso a soluo ser a mesma da equao 6.138 com as particularidades seguintes: - a presso Pi0 a presso interior no instante inicial - a presso Pip presso em regime permanente (eq 6.137) para a presso exterior Pe2
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 237

O efeito da variao do nmero de renovaes do ar na presso interior em funo do tempo pode ser visto na fig. 6.16 para o caso de um compartimento de 50 m3, condies ambientes exteriores iniciais de 5 C e 80% (Pe=698 Pa) e finais 5 C e 100% (Pe=872 Pa), temperatura interior 18 C e 0,3 kg/h de produo de vapor de gua. Comparando o grfico com o da fig. 6.15 pode verificar-se o modo como o aumento da presso exterior condiciona o comportamento da presso interior. 6.6.4 - Efeito da ocorrncia de condensaes No caso em que ocorram condensaes a equao 6.131 assume a forma da equao diferencial seguinte (6.139) cuja soluo em regime permanente (dPi/dt=0) e assumindo como constantes os valores de n, Pe, gvp ser (6.140) ou, definindo um valor C tal que (6.141)

assumir a forma (6.142)

em que Pio a presso interior no caso de no ocorrerem condensaes (eq. 6.137) e Psa a presso de saturao correspondente temperatura da superfcie onde ocorram condensaes (cuja rea A). O facto de ocorrerem condensaes determina que a presso interior seja menor do que aquela que se verificaria caso elas no existissem, sendo esse efeito funo da rea das superfcies em que ocorram as condensaes e da respectiva temperatura. Quanto maior o valor da rea e menor a temperatura superficial, mais acentuada ser a diminuio da presso de vapor interior.

238

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Captulo 7 APLICAES DOS MECANISMOS DE TRANSFERNCIA DE HUMIDADE

7.1 - Introduo No captulo anterior foram apresentados os conceitos fundamentais dos mecanismos de transferncia de humidade no contexto dos edifcios. A generalidade desses conceito no , contudo, passvel de uma aplicao expedita em termos da estimativa do comportamento de elementos de construo ou das prprias construes como um todo, encontrando a sua aplicao prtica na formulao de software muito sofisticado que actualmente j existe. Independentemente do interesse que resulta do conhecimento dos mecanismos fundamentais como nica forma de se poder percepcionar de modo satisfatrio os fenmenos envolvidos no comportamento higrotrmico, importa muitas vezes utilizar ferramentas ou conceitos de anlise simplificados que permitam, atravs de anlises expeditas, estimar o comportamento previsvel dos edifcios. So esses conceitos e anlises simplificadas que se apresentam neste captulo. 7.2 - Variaes do estado higromtrico do ar As relaes existentes entre a concentrao de vapor de gua, a humidade relativa e a temperatura do ar podem ser expressas atravs de um diagrama especfico, designado por diagrama psicromtrico, do qual se apresenta numa verso simplificada na fig. 7.1. Este diagrama permite entender mais facilmente os conceitos referidos no captulo anterior, apresentando em abcissas os valores da temperatura do ar (em C), em ordenadas os valores da concentrao de vapor de gua (em g/m3) e da presso de saturao (em Pa) e um conjunto de curvas de humidade relativa (em %). O funcionamento do diagrama psicromtrico bastante simples, embora muito eficaz como auxiliar da compreenso das variaes do estado higromtrico do ar. As linhas horizontais representam pontos com igual concentrao de vapor de gua e as verticais pontos com igual temperatura; cada uma das curvas do diagrama constituda por pontos de igual humidade relativa. Atente-se no diagrama da fig. 7.2. Os pontos A e B tm a mesma concentrao de vapor de gua (9 g/m3) na medida em que se situam na mesma linha horizontal, temperaturas diferentes
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 239

Fig. 7.1 - Diagrama psicromtrico

Fig. 7.2 - Modo de utilizao do diagrama psicromtrico

(12 e 20 C, respectivamente) e humidades relativas tambm diferentes (90 e 52 %). J os pontos B e C tm a mesma temperatura de 20 C porque se situam na mesma linha vertical, mas
240 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

concentraes de vapor de gua diferentes (9 e 15,2 g/m3, respectivamente) e humidades relativas tambm diversas (52 e 90 %). Por outro lado, os pontos A e C tm temperaturas e concentraes de vapor de gua diferentes, mas traduzem idnticas humidades relativas, na medida em que situam numa mesma curva. A traduo no diagrama de variaes de temperatura deve ser expressa atravs de rectas horizontais e as variaes da concentrao de vapor por recta verticais. Apresentam-se de seguida alguns exemplos que permitem demonstrar o funcionamento do diagrama psicromtrico. Exemplo 7.1 Considere-se uma massa de ar temperatura de 20C com n = 80%. Determine as condies higrotrmicas desse ar nos casos da temperatura diminuir para 10 C ou aumentar para 25 C. SOLUO Para as condies referidas, a concentrao de vapor de gua pode ser determinada a partir da equao 6.12, na qual o limite de saturao dado pelo quadro 6.1 (ou pelas equaes 6.10 e 6.11)

Como para a temperatura de 10 C o limite de saturao de 9,4 g/m3, o vapor em excesso (13,8 - 9,4 = 4,4 g/m3) condensar. Repare-se alis que nas condies iniciais referidas ocorrero condensaes a partir do momento em que o arrefecimento atinja os 16C. Utilizando o diagrama da fig. 7.3.a traa-se a partir do ponto que traduz 20C - 80% uma linha horizontal at interceptar a curva dos 100%, verificando-se que a temperatura correspondente a esse ponto de 16 C. Se, inversamente, o ar fosse aquecido para 25 C mantendo-se constante o valor da concentrao de vapor de gua, a humidade relativa poderia ser calculada atravs da expresso

A mesma determinao pode ser efectuada com o diagrama psicromtrico (fig. 7.3.b), onde se traa a partir do ponto que traduz 20C - 80% uma linha horizontal, dado que a concentrao de vapor de gua se mantm constante, at se cruzar com a recta correspondente aos 25 C, verificando-se que esse ponto coincide com a curva dos 60 % de humidade relativa.

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

241

Fig. 7.3 - Exemplos de aplicao do diagrama psicromtrico

Exemplo 7.2 Considere-se a situao de uma sala que se encontre temperatura de 20 C e com uma humidade relativa de 60 %. Determine as condies higrotrmicas se a sala estiver fechada e no seu interior se encontrar um grupo de pessoas, assumindo-se que nesse caso a temperatura aumenta para 25 C e a concentrao de vapor de gua para 14 g/m3 (acrscimos motivados pela presena de pessoas num espao fechado). SOLUO: Utilizando o diagrama psicromtrico da fig. 7.3.c, traa-se a partir do ponto correspondente a 20C - 60% uma linha vertical at ao ponto correspondente a 14 g/m3 de concentrao de vapor de gua e deste uma linha horizontal at ao ponto correspondente aos 25 C, constatando-se que neste ponto a humidade relativa de 60 %. Note-se que a humidade relativa final equivalente inicial, muito embora tenha havido um acrscimo de vapor de gua, o qual foi compensado pelo aumento de temperatura verificado. O mesmo resultado pode ser obtido atravs das expresses de clculo, procedendo-se da forma seguinte: - clculo do limite de saturao para 2 = 20 C (eq. 6.10): vs = 17,3 g/m3
242 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

- clculo da concentrao de vapor de gua para 20 C- 60% (eq. 6.12): v = 10,4 g/m3 - clculo do limite de saturao para 2 = 25 C (eq. 6.10): vs = 23,0 g/m3 - clculo da humidade relativa para 25 C e 14 g/m3 (eq. 6.12): n = 60 % Exemplo 7.3 Analise a situao de que uma massa de ar temperatura de 0 C com 100 % de humidade relativa que seja aquecida a 20 C. SOLUO Traa-se a partir do ponto 0 C - 100% uma linha horizontal at interceptar a linha vertical correspondente a 20 C e l-se o valor da curva de humidade relativa que passa por esse ponto (vd. fig. 7.3.d), o qual corresponde a 28%. Este exemplo particularmente interessante porque mostra como possvel obter um ar extremamente seco a partir de condies de humidade relativa mxima por simples elevao de temperatura. um mecanismo deste tipo que justifica a ventilao dos espaos em condies de Inverno, mesmo nos casos em que o ar exterior seja aparentemente desfavorvel para o fim em vista. O mesmo resultado pode ser obtido atravs das expresses de clculo, procedendo da forma seguinte: - clculo da humidade relativa para 0 C - 100%, que o mesmo que determinar o limite de saturao para t = 0 C (eq. 6.10): vs = 4,8 g/m3 - clculo do limite de saturao para t = 20 C (eq. 6.10): vs = 17,3 g/m3 - clculo da humidade relativa para t = 20 C com v = 4,8 g/m3 (eq. 6.12): n = 28 % Viu-se anteriormente a forma de relacionamento entre a temperatura e a humidade do ar, expressa atravs dos conceitos de humidade absoluta (ou concentrao de vapor de gua) e humidade relativa. Se para o caso da temperatura, e por extenso para a humidade relativa, bem conhecido o tipo de variao que pode sofrer ao longo de um dia, o mesmo no se poder dizer em termos da concentrao de vapor de gua. Com efeito, importa perceber de que forma ela pode variar. Em geral a concentrao de vapor de gua no exterior de um edifcio razoavelmente constante ao longo do dia. Nessas circunstncias, o mesmo se deveria passar num espao interior se no existissem quaisquer acrscimos de vapor de gua. Verifica-se, contudo, que isso no verdadeiro para espaos habitados. Com efeito, as actividades humanas so sempre caracterizadas pela libertao de vapor de gua, a qual varia em funo das condies ambientes e do tipo de actividade, sendo considerado que um adulto mdio libertar entre 45 g/h e 110 g/h
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 243

respectivamente em condies de repouso ou de trabalho leve, a uma temperatura de 20C. Paralelamente, as actividades domsticas correntes, como por exemplo as lavagens, promovem a libertao de quantidades muito significativas de vapor de gua. importante referir que os aquecimentos mveis a gs de tipo no-ligado a uma conduta de exausto, de utilizao corrente em muitos espaos, libertam quantidades muito significativas de vapor de gua que podem exceder os 300 g/h. Em condies normais o ar ambiente de uma habitao sofrer no decorrer de um dia corrente variaes por vezes considerveis, resultantes da produo de vapor de gua que decorre da presena de seres vivos e da sua eventual remoo atravs da ventilao. Ora essas trocas de vapor de gua vo influenciar a concentrao de vapor de gua e, em consequncia, a humidade relativa, como se viu anteriormente. Imagine-se, por exemplo, uma sala de reunies com um volume de 60 m3. Considere-se que a sala estava a ser ocupada por vinte pessoas e que as condies ambientes iniciais eram 20C e 65 % de humidade relativa, a que corresponde uma concentrao de vapor de gua de 11 g/m3 (vd. diagrama psicromtrico da fig. 7.1). Admitindo que a produo de vapor de gua por cada pessoa de 50 g/h, para o conjunto dos ocupantes a produo total de vapor de gua ser de 1000 g/h; tendo em conta o volume da sala, essa produo, expressa em g/m3 (por hora), ser

Como inicialmente a concentrao de vapor de gua j era de 11 g/m3, a nova concentrao ao fim de uma hora seria caso no existisse ventilao

que ultrapassa claramente o limite de saturao para a temperatura inicial, o qual era de 17,3 g/m3, originando uma situao de saturao do ar. Note-se que o mesmo efeito de saturao poderia ser alcanado com duas pessoas e um aquecedor a gs que produzisse 300 g/h de vapor de gua. Nesse caso, o total de vapor de gua era de 400 g/h, ou seja para o volume da sala em questo 6,7 g/m3, o qual adicionado concentrao de vapor de gua inicial ultrapassaria o limite de saturao referido (11 + 6,7 = 17,7 g/m3). Os exemplos anteriores so importante na medida em que permitem perceber a forma como se podem atingir rapidamente condies de saturao num ambiente com ventilao

244

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

deficiente. A ventilao dos espaos assume, portanto, uma grande relevncia. Ver-se- de seguida de modo simplificado a sua forma de actuao. Considere-se uma sala com duas pessoas e um aquecedor a gs e admita-se que se tratava de um dia de primavera em que as condies ambientes eram iguais no interior e no exterior (20 C, 65 %) e que a ventilao se processava a um ritmo de 0,5 renovaes por hora1. Nessas condies, ao fim de uma hora metade do ar existente teria dado lugar a ar proveniente do exterior (v = 11 g/m3), o que em termos de concentrao de vapor de gua seria

Verifica-se que nestas circunstncias o ar se encontraria abaixo do seu limite de saturao, tendo como humidade relativa

Considere-se agora para o exemplo anterior o caso mais complexo, e mais perto da realidade, em que o ar exterior se encontra mais frio e com maior humidade relativa, por exemplo a 0 C e 100 % (o que corresponde a uma situao de nevoeiro). O ar exterior tem nessas condies uma concentrao de vapor de gua de 4,8 g/m3, pelo que, assumindo a mesma taxa de ventilao, a concentrao final ser

e a humidade relativa

ou seja substancialmente inferior da situao anterior. Verifica-se assim um aparente contrasenso: quando a ventilao efectuada com ar muito frio e hmido os resultados so melhores do que se o ar for quente e mais seco. A explicao para este facto j foi dada anteriormente. O ar frio aquecido quando transportado para o interior at estabilizar temperatura ambiente

O que significa que em cada 2 horas a totalidade do ar da sala substituda por ar novo. 245

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

(20 C neste caso), assumindo nessas condies uma humidade relativa de 28% (vd. exemplo da figura 7.3.d). Naturalmente este efeito apenas ocorre se a temperatura interior no diminuir, o que pressupe em condies normais a existncia de um qualquer tipo de aquecimento. Para alm das noes bsicas anteriores sobre o ar hmido e o modo como a ocupao dos espaos condiciona a concentrao de vapor de gua, interessante analisar o funcionamento padro de um espao genrico ao longo de um perodo de 24 horas. Considere-se uma sala de aula que apresente em condies de Inverno 7,5 g/m3 de concentrao de vapor de gua e uma temperatura de 10 C s 8 horas da manh, altura em que o aquecimento ligado. Neste ponto a humidade relativa ser 80 %2. Admitindo que o nvel de aquecimento suficiente, uma hora mais tarde a temperatura estabilizar nos 20 C, o que conduz a uma humidade relativa de 43 %, mantendo-se constante a concentrao de vapor de gua. Considere-se que nessa altura se procede lavagem do pavimento com gua, a qual ao evaporar aumenta a concentrao de vapor de gua para, por exemplo, 12 g/m3. Nestas condies a humidade relativa aumenta para 69 %. Admita-se que se iniciam as aulas, com grupos sucessivos de alunos, os quais libertariam vapor de gua a um ritmo superior ao da ventilao, conduzindo a um aumento da concentrao de vapor de gua para 14 g/m3. Mantendo-se a temperatura constante nos 20 C, a humidade relativa seria agora de 80%. Ao fim do dia, aps se ter desligado o aquecimento, a temperatura comearia gradualmente a baixar. Considere-se que numa primeira fase a concentrao de vapor de gua se mantinha ainda em 14 g/m3 e que a temperatura j tinha descido para 17 C. Nesse caso a humidade relativa atingiria a saturao. Mas nesta fase a concentrao de vapor de gua comea tambm a baixar por efeito conjunto da ventilao e da inexistncia de produo de vapor de gua. Se ao incio da noite a temperatura fosse de 12 C e a concentrao de vapor de gua de 11 g/m3 a humidade relativa continuaria nos 100 %. Da mesma forma, continuariam a verificar-se condies de saturao do ar se a temperatura baixasse para os 10 C iniciais e a humidade absoluta para 10 g/m3. No decorrer da noite e com a continuao da ventilao, a humidade absoluta acabaria finalmente por voltar s suas condies originais (7,5 g/m3), restabelecendo-se as condies que existiam no incio do exemplo. Outro dia se iniciaria e com ele um ciclo em tudo semelhante ao descrito anteriormente. Apresentam-se no quadro 7.1 os vrios passos da evoluo das condies ambientes descritas no exemplo considerado, as quais esto representadas graficamente na fig. 7.4.

Veja-se ao longo deste exemplo o diagrama psicromtrico da fig. 7.1. Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

246

Fig. 7.4 - Condies higrotrmicas numa sala imaginria

O exemplo apresentado ilustra uma situao muito comum em ambientes com aquecimento apenas durante o dia e ventilao reduzida, que poder corresponder a muitos casos correntes em Portugal em condies de Inverno: os problemas mais graves iniciam-se quando se fecha a luz, ou seja no perodo ps-laboral quando o edifcio encerrado e no existe qualquer possibilidade de controlo sobre as condies ambientes.
Quadro 7.1 - Evoluo das condies ambientes numa sala imaginria Ponto A B C D E F G H 2 (C) 10 20 20 20 17 12 10 10 n (%) 80 43 69 80 100 100 100 80 v (g/m3) 7,5 7,5 12 14 14 11 10 7,5 8 9 10 11 20 1 3 8 Incio do aquecimento Temperatura estabilizada Lavagem do pavimento Aulas Aquecimento desligado Horas Observ.

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

247

Como se viu anteriormente existem dois factores condicionantes do estado higrotrmico do ar: a humidade absoluta e a temperatura. Qualquer variao de um desses factores implica alteraes do estado higrotrmico, as quais se sintetizam de seguida. a) Alterao da humidade absoluta (mantendo a temperatura constante) - acrscimo da humidade absoluta: aumento da humidade relativa - decrscimo da humidade absoluta: diminuio da humidade relativa b) Alterao da temperatura (mantendo constante a humidade absoluta) - acrscimo da temperatura: diminuio da humidade relativa - decrscimo da temperatura: aumento da humidade relativa c) Situaes mistas (variao simultnea de temperatura e humidade relativa) c.1) Variaes em sentido oposto - acrscimo da humidade absoluta e decrscimo da temperatura: aumento da humidade relativa - decrscimo da humidade absoluta e acrscimo de temperatura: diminuio da humidade relativa c.2) Variaes no mesmo sentido - as variaes no mesmo sentido, por exemplo acrscimo de ambos os factores, tm efeitos opostos, pelo que o estado final depende dos valores das variaes individuais dos factores 7.3 - Condensaes superficiais O arrefecimento duma massa de ar, mantendo-se constante a humidade absoluta, tem como consequncia um aumento da humidade relativa que pode atingir a saturao. Nesses casos verificam-se condensaes de vapor de gua, que se designam como superficiais quando ocorrem nos paramentos de paredes, tectos ou pavimentos. No caso do interior das edificaes o arrefecimento do ar ocorre duma forma localizada junto aos paramentos dos elementos construtivos exteriores que em condies de inverso se encontram a uma temperatura inferior do ar ambiente. importante ter em conta que mesmo no caso de elementos com isolamento trmico suficiente, a humidade relativa do ar junto ao seu paramento interior mais elevada em condies de inverno do que a da restante massa de ar que
248 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

se encontre afastada dessa superfcie. Esse facto decorre, como se viu, do simples abaixamento da temperatura que o ar sofre em contacto com uma zona mais fria. Os problemas tornam-se mais agudos nas zonas de pontes trmicas, como o caso da generalidade dos elementos estruturais. A temperatura superficial interior de um elemento construtivo exterior3 2si pode ser calculada em regime permanente atravs da equao 5.15, a qual permite compreender que para uma dada gama de temperaturas do ar exterior e interior quanto maior for o isolamento trmico (ou seja quanto menores forem os valores de U) mais elevada ser a sua temperatura superficial interior e, consequentemente, menor ser o risco de ocorrncia de condensaes. Considere-se como exemplo uma construo cujos elementos tenham os valores de U indicados no quadro 7.2, no qual tambm se incluem as respectivas temperaturas superficiais interiores e os valores da humidade relativa assumindo como condies base 0 C no exterior e 17 C e 75 % de humidade relativa no interior.
Quadro 7.2 - Humidade relativa em diversas zonas de um edifcio Elemento Parede Ponte trmica Tecto U 0,7 1,8 0,5 2 si 13,2 11,4 13,8 Hr 88 100 84 Condensaes Obs.

O quadro mostra como numa situao aparentemente sem problemas ocorrero condensaes em zonas localizadas (refira-se que os valores de U indicados cumprem os regulamentos em vigor) e permite tambm ver a importncia do isolamento trmico. importante ter em conta o comportamento especfico das edificaes com inrcia trmica muito forte, como por exemplo os edifcios antigos com paredes de grande espessura, nas quais existe um desfasamento importante entre as variaes da temperatura do ar no exterior e no interior ao longo das estaes climticas, que leva a que, sem qualquer correco, a temperatura interior dessas edificaes seja consideravelmente maior que a exterior no Inverno e menor no Vero.

Estas designaes causam frequentemente confuso. Um elemento construtivo exterior (parede, cobertura, pavimento) aquele que separa um ambiente interior do exterior (por oposio a um elemento construtivo interior que separa dois ambientes interiores). Um elemento construtivo exterior tem dois paramentos: o exterior e o interior.
3

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

249

Quando a temperatura exterior comea a aumentar, em geral na Primavera, esse acrscimo no acompanhado no interior onde as temperaturas do ar ambiente e das superfcies se mantm nos valores que tinham anteriormente. Como nesse perodo do ano se verifica em geral um acrscimo da humidade absoluta, o risco de ocorrncia de condensaes superficiais aumenta consideravelmente. Os fenmenos de condensao superficial propiciam o desenvolvimento de bolores que constituem um dos sintomas caractersticos desse tipo de anomalias. Com efeito, os esporos de vrios tipos de micro-organismos existem correntemente no ar, nomeadamente no interior das edificaes. Sempre que sejam criadas as condies necessrias para o seu desenvolvimento, em particular uma humidade relativa superior a 75-80 %, os micro-organismos proliferam e do origem formao de manchas de bolor. possvel estimar as condies ideais para a ocorrncia de bolores mediante a utilizao de expresses que permitem determinar a humidade relativa ptima para cada temperatura, como a seguinte relativa ao fungo Aspergillus Versicolor (7.1) cuja representao grfica se apresenta na fig. 7.5. medida que as condies ambientes se aproximam da isopleta representada o risco de desenvolvimento dos bolores aumenta, enquanto que acima dos valores da isopleta essas condies diminuem4.

Fig. 7.5 - Isopleta de desenvolvimento do fungo Aspergillus Versicolor

Deve notar-se que as temperaturas referidas no so necessariamente as do ar ambiente, mas antes as que ocorram na vizinhana de elementos construtivos - da a influncia do isolamento trmico.
4

250

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Exemplo 7.4 - Determine qual a espessura de poliestireno expandido moldado a utilizar como reforo de isolamento trmico de uma parede de beto armado com 0,16 m, de modo a evitar condensaes superficiais nas condies interior 18C e 80% e exterior 0 C. Considere que na soluo construtiva se adoptam placas de gesso cartonado com 0,0125 m colocadas directamente sobre o isolante. SOLUO: Atravs do quadro 6.1 verifica-se que a presso de saturao correspondente temperatura de 18 C Pv,sat = 2065, pelo que atravs da eq. 6.25 se pode determinar a presso parcial

recorrendo eq. 6.21 pode escrever-se

de onde se determina 2 = 14,5 C que corresponde temperatura do ponto de orvalho. Logo esse valor corresponder temperatura superficial interior superficial interior que origina condensaes, pelo que a eq. 5.15 pode ser escrita na forma

A resistncia trmica total ser RT > 1/1,49 > 0,67 W/m.C e a resistncia dos elementos construtivos R > 0,67 - (0,04 + 0,13) > 0,50 a resistncia trmica do beto e das placas de gesso ser

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

251

d beto gesso cartonado 0,16 0,0125

8 2,0 0,25

R=d/8 0,08 0,05 0,13

pelo que a resistncia do poliestireno ter que ser R > 0,50 - 0,13 > 0,37 de onde se conclui que a espessura d dever obedecer condio

pelo que as placas de poliestireno a utilizar devero ter pelo menos 2 cm (5) 7.4 - Condensaes internas Os mecanismos que propiciam a ocorrncia de condensaes superficiais podem tambm conduzir a condensaes no interior das paredes, situao correntemente designada como condensaes internas6. Na anlise destes casos frequente o uso do designado mtodo de Glaser, utilizando os valores das presses de vapor de gua em vez das humidades absolutas como nas condensaes superficiais. Sempre que num dado ponto do interior do elemento construtivo a presso parcial do vapor de gua que atravessa a parede por difuso iguala a presso de saturao correspondente temperatura nesse ponto a humidade relativa atinge 100% e ocorrem condensaes. A situao facilmente compreensvel no caso mais simples duma parede homognea como a representada na fig. 7.6 em corte num diagrama cartesiano com espessuras em abcissas e temperaturas e presses de vapor de gua em ordenadas. Conhecidas as temperaturas exterior e interior dos ambientes em contacto com a parede e o seu coeficiente de transmisso trmica, determinam-se facilmente as temperaturas superficiais de cada uma das faces da parede em regime permanente utilizando as equaes 5.14 e 5.15. Como a parede homognea a variao da temperatura no interior linear entre aqueles dois valores superficiais. Conhecidos os valores da
5

Note que as espessuras das placas de poliestireno aumentam em geral razo de 1 cm.

Internas no sentido de ocorrerem no interior dos elementos construtivos, no devendo ser confundidas com as condensaes superficiais que ocorram em paredes interiores (ver nota 4).
6

252

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 7.6 - Mecanismos de difuso numa parede homognea

temperatura em cada ponto do interior da parede fcil determinar as respectivas presses de saturao do vapor de gua (vd. eq. 6.21 e 6.22) e traar a curva das presses de saturao Pv,sat. Com base nas condies ambientes exterior e interior - temperaturas e humidades relativas - possvel determinar as respectivas presses parciais e traar a recta que una aqueles dois valores e representa a variao de presso no interior da parede. Se esta recta interceptar nalgum ponto a curva das presses de saturao Pv,sat isso significa que ocorrero condensaes nesse local na medida em que por definio Pv # Pv,sat. No caso de paredes heterogneas o raciocnio anterior mantm-se globalmente vlido, sendo no entanto necessrio ter em conta as caractersticas de permeabilidade ao vapor de gua das vrias camadas que a constituam. Considere-se uma parede heterognea constituda por n camadas homogneas com espessuras d1, d2,...,dn, condutibilidades trmicas 81, 82,..., 8n e permeabilidades ao vapor de gua *1, *2,...,*n. Em regime permanente unidireccional o fluxo de calor q que atravessa as vrias camadas constante (vd. eq. 2.21) e pode ser escrito na forma

(7.2)

ou ainda

(7.3)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

253

O mesmo sucede com o fluxo de vapor nas diversas camadas, que assume a forma seguinte (7.4)

em que P1, P2,...,Pn so as presses nas faces das vrias camadas e Pi e Pe as presses parciais interior e exterior, respectivamente, ou seja

(7.5)

Com base nesta expresso possvel calcular os valores das presses no interior das paredes, obtendo-se dessa forma uma linha quebrada se se adoptar uma representao grfica do tipo da ilustrada na fig. 7.7.

Fig. 7.7 - Variaes de presso parcial numa parede homognea

Se, pelo contrrio, se utilizarem as espessuras da camada de ar de difuso equivalente de cada camada e no as suas espessuras reais, obter-se-o variaes lineares da presso parcial do vapor de gua no interior da parede, como se mostra na fig. 7.8. Este facto deve-se a que no uso desse conceito se substituem as diversas camadas reais por camadas de ar cuja permeabilidade ao vapor de gua semelhante. Em consequncia o material desse elemento construtivo passar a ser apenas ar, razo pela qual as variaes das presses parciais so lineares no seu interior. A localizao das diferentes camadas duma parede heterognea influencia decisivamente o risco de ocorrncia de condensaes internas.

254

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 7.7 - Variaes de presso parcial numa parede em termos de Sd

O mtodo de Glaser tem vrios condicionantes que devem ser conhecidos e dos quais se destacam os seguintes: - os elementos construtivos tm que ser constitudos por camadas paralelas entre si - assume apenas a existncia de vapor de gua, no considerando os efeitos da higroscopicidade - assume valores constantes de permeabilidade ao vapor de gua - no considera os efeitos da inrcia trmica Exemplo 7.5 - Considere um painel prefabricado com a composio (do interior para o exterior) do quadro seguinte. Verifique se ocorrem condensaes internas quando as condies de temperatura e humidade relativa forem 20 C; 75 % no interior e 0 C; 90 % no exterior.

d (cm) beto celular autocl. poliestireno expand. beto SOLUO: Coeficiente de transmisso trmica beto celular poliestireno beto d 0,07 0.03 0.15 7 3 15

8 (W/m.C) 0,19 0,045 1,65

* (kg/m.s.Pa) 41,6x10-12 3,12x10-12 6,24x10-12

8 0,19 0,045 1,65

R=d/8 0,37 0,67 0,09 1,13


255

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

RT = 1,13 + (0,04 + 0,13) = 1,30 U = 0,77 W/m.C Condies ambientes (ver eq. 6.21 para determinar os valores de Pv,sat) P = Pv,sat . Hr / 100 Interior: 20 C - 75 % ---> Pi = 1754 Pa Exterior: 0 C - 90 % ---> Pe = 550 Pa Temperaturas superficiais Temperatura superficial interior 2si 2si = 2i - 1/hi . U . (2i - 2e) 2si = 20 - 0,13 x 0,77 x (20 - 0) 2si = 18,0 C Temperatura superficial exterior 2se 2se = 2e + 1/he . U . (2i - 2e) 2se = 0 + 0,04 x 0,77 x (20 - 0) 2se = 0,6 C

Resistncia difuso beto celular poliestireno beto d 0.075 0.03 0.15 * 41,6x10-12 3,12x10-12 6,24x10-12 d/* 0,18x1010 0,96x1010 2,40x1010 3,54x1010

Temperaturas interiores 2 x

256

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Clculo de q

Clculo de 21

Clculo de 22

Verificao de 2se

Presses interiores Px

Clculo de g

Clculo de P1

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

257

Clculo de P2

Verificao de Pe

Presses de saturao Pv,sat As presses de saturao so determinadas para a temperatura em cada ponto do interior da parede a partir da equao 6.21. Representao grfica As representaes grficas das temperaturas e das presses de vapor de gua so apresentadas na fig. 7.9, em funo da espessura de cada camada. Neste grfico as temperaturas esto assinaladas a vermelho, as presses de saturao a azul e as presses parciais a verde; cada camada surge identificada por linhas vermelhas verticais. visvel que para as condies ambientes definidas ocorrero condensaes internas ao longo da maior parte da parede. Como o eixo das abcissas se refere ao valor das espessuras de cada camada, fcil determinar as coordenadas dos pontos entre os quais as condensaes se verificam (desde os 3 cm, a contar do paramento interior, at aos 23 cm). Clculo atravs das espessuras da camada de ar de difuso equivalente Sd

- beto: Sd = 4,56 m - poliestireno : Sd = 1,82 m - beto celular : Sd = 0,34 m

258

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 7.9 - Representao grfica do exemplo 7.5

O quadro seguinte contm os valores que permitem traar o grfico respectivo. Todas as variaes so lineares entre os valores indicados, com excepo das presses de saturao (vd. eq. 6.21). d 25,5 10,5 7,5 0 Sd 6,7 2,1 0,3 0 2 0,6 2,0 12,2 18,1 Ps 638 705 1420 2076 1754 Px 550

O grfico correspondente ao clculo por este meio apresentado na fig. 7.10 no qual as temperaturas esto assinaladas a vermelho, as presses de saturao a azul e as presses parciais a verde; cada camada surge identificada por linhas vermelhas verticais. Nesse grfico visvel que ocorrem condensaes e a partir dos clculos efectuados pode determinar-se que ocorrem entre os valores de Sd = 0,15 m e Sd = 6,16 m. Recorrendo equao anterior pode determinar-se os valores das espessuras a partir das quais h condensaes; como no primeiro caso Sd = 0,15 < Sd = 0,34 esse ponto est includo na camada de beto celular (note-se que o valor de * que se usa o desse material)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

259

para Sd = 6,16 > Sd = 2,16 est-se na camada de beto (o valor de * que se usa o desse material). importante ter em conta que o valor de difuso equivalente do beto Sd que se usa deve ser 4,00 m correspondente a 6,16-2,16 o que significa 4,00 m dentro da espessura da camada de ar de

o valor obtido para d no o valor final, mas apenas a espessura de beto correspondente ao valor de Sd = 4,00 m; logo esse ponto corresponde a uma espessura total de 23 cm (7 do beto celular + 3 do poliestireno + 13 do beto).

Fig. 7.10 - Representao grfica do exemplo 7.5 em termos de Sd

Exemplo 7.6 - Considere um painel prefabricado com a mesma composio referida no exemplo anterior mas com as camadas posicionadas na ordem inversa (do interior para o exterior) como se refere no quadro seguinte. Verifique se ocorrem condensaes internas quando as condies de temperatura e humidade relativa forem 20 C; 75 % no interior e 0 C; 90 % no exterior. d (cm) beto poliestireno expand. beto celular autocl. 15 3 7 8 (W/m.C) 1,65 0,045 0,19 * (kg/m.s.Pa) 6,24x10-12 3,12x10-12 41,6x10-12

260

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

SOLUO: Coeficiente de transmisso trmica - idntico ao determinado no exemplo anterior Condies ambientes - idnticas s determinadas no exemplo anterior Temperaturas superficiais - idnticas s determinadas no exemplo anterior Resistncia difuso - idntica determinada no exemplo anterior Temperaturas interiores 2 x

Clculo de q

Clculo de 21

Clculo de 22

Verificao de 2se

Nota: neste caso os valores so diferentes porque a ordem das camadas (e as respectivas resistncias trmicas) a inversa.

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

261

Presses interiores Px

Clculo de g

Clculo de P1

Clculo de P2

Verificao de Pe

Presses de saturao Pv,sat As presses de saturao so determinadas para a temperatura em cada ponto do interior da parede a partir da eq. 6.21. Deve notar-se que como os valores das temperaturas internas se alteraram neste exemplo em comparao com o anterior, os valores das presses de saturao sero tambm diferentes. Representao grfica A representao grfica das temperaturas e das presses de vapor de gua so apresentadas na fig. 7.11, em funo da espessura de cada camada. Neste grfico as temperaturas esto assinaladas a vermelho, as presses de saturao a azul e as presses parciais a verde; cada camada surge identificada por linhas vermelhas verticais.
262 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Dado que a linha das presses parciais se mantm sempre afastada da correspondente s presses de saturao, tal significa que no ocorrem condensaes internas para as condies analisadas. Note-se como o facto de a posio das camadas se ter alterado deu origem a uma situao sem risco de ocorrncia de condensaes internas. Importa reter o modo como a permeabilidade ao vapor de gua de cada camada influencia o resultado final. Neste exemplo o material com menor permeabilidade ficou junto ao ambiente interior e o de maior permeabilidade junto ao exterior, tendo como consequncia a ausncia de condensaes. No exemplo anterior a colocao era inversa e as condensaes ocorriam. Daqui resulta como regra genrica que os materiais mais impermeveis ao vapor de gua devem ser colocados o mais perto possvel do ambiente interior.

Fig. 7.11 - Representao grfica do exemplo 7.6

Exemplo 7.7 - Considere um painel prefabricado de madeira com a constituio em superfcie corrente (do exterior para o interior) referida no quadro seguinte. Verifique se ocorrem condensaes internas quando as condies de temperatura e humidade relativa forem 20 C; 80 % no interior e 5 C; 95 % no exterior.

d (cm) contraplacado l mineral aglomerado partic. 1 4 1

8 (W/m.C) 0,17 0,040 0,14

* (kg/m.s.Pa) 3,12x10-12 1,46x10-10 3,74x10-12


263

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

SOLUO: Coeficiente de transmisso trmica contraplacado l mineral aglomerado d 0.01 0.04 0.01 8 17 40 14 R=d/8 0,06 1 0,07 1,13

RT = 1,13 + (0,04 + 0,13) = 1,30 U = 0,75 W/m.C Condies ambientes (ver eq. 6.21 para determinar os valores de Pv,sat) P = Pv,sat . Hr / 100 Interior: 20 C - 80 % ---> Pi = 1870 Pa Exterior: 5 C - 95 % ---> Pe = 829 Pa Temperaturas superficiais Temperatura superficial interior 2si 2si = 2i - 1/hi . U . (2i - 2e) 2si = 20 - 0,13 x 0,75 x (20 - 5) 2si = 18,5 C Temperatura superficial exterior 2se 2se = 2e + 1/he . U . (2i - 2e) 2se = 0 + 0,04 x 0,75 x (20 - 5) 2se = 5,5 C Resistncia difuso contraplacado l mineral aglomerado d 0.01 0.04 0.01 * 3,12x10-12 1,46x10-10 3,74x10-12 d/* 3,21x109 2,74x108 2,67x109 6,15x109

264

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Temperaturas interiores 2 x

Clculo de q

Clculo de 21

Clculo de 22

Verificao de 2se

Presses interiores Px

Clculo de g

Clculo de P1

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

265

Clculo de P2

Verificao de Pe

Presses de saturao Pv,sat As presses de saturao so determinadas para a temperatura em cada ponto do interior da parede a partir da eq. 6.21. Representao grfica As representaes grficas das temperaturas e das presses de vapor de gua esto feitas na fig. 7.12, em funo da espessura de cada camada. Neste grfico as temperaturas esto assinaladas a vermelho, as presses de saturao a azul e as presses parciais a verde; cada camada surge identificada por linhas vermelhas verticais.

Fig. 7.12 - Representao grfica do exemplo 7.7

266

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Exemplo 7.8 - Considere um painel prefabricado de madeira com a constituio em superfcie corrente (do exterior para o interior) referida no quadro seguinte. Verifique se ocorrem condensaes internas quando as condies de temperatura e humidade relativa forem 20 C; 80 % no interior e 5 C; 95 % no exterior. Note que a constituio do painel idntica do exemplo anterior, apenas se distinguindo pela adio de um pra-vapor. d (cm) contraplacado l mineral folha polietileno aglomerado partic. SOLUO: Coeficiente de transmisso trmica contraplacado l mineral aglomerado d 0.01 0.04 0.01 8 17 40 14 R=d/8 0,06 1 0,07 113 1 4 0,01 1 8 (W/m.C) 0,17 0,040 0,14 * (kg/m.s.Pa) 3,12x10-12 1,46x10-10 3,74x10-12 e/* (m2.s.Pa/kg) 2,40x1011 -

RT = 1,13 + (0,04 + 0,13) = 1,30 U = 0,75 W/m.C Nota: a espessura extremamente reduzida da folha de polietileno implica que a resistncia trmica desse material seja negligencivel. Condies ambientes (ver eq. 6.21 para determinar os valores de Pv,sat) P = Pv,sat . Hr / 100 Interior: 20 C - 80 % ---> Pi = 1870 Pa Exterior: 5 C - 95 % ---> Pe = 829 Pa Temperaturas superficiais Temperatura superficial interior 2si 2si = 2i - 1/hi . U . (2i - 2e)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

267

2si = 20 - 0,13 x 0,75 x (20 - 5) 2si = 18,5 C Temperatura superficial exterior 2se 2se = 2e + 1/he . U . (2i - 2e) 2se = 0 + 0,04 x 0,75 x (20 - 5) 2se = 5,5 C Resistncia difuso contraplacado l mineral folha poliet. aglomerado Temperaturas interiores 2 x d 0.01 0.04 0.01 * 3,12x10-12 1,46x10-10 3,74x10-12 e/* 3,21x109 2,74x108 2,40x1011 2,67x109 246,15x109

Clculo de q

Clculo de 21

Clculo de 22

Verificao de 2se

268

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Presses interiores Px Clculo de g

Clculo de P1

Clculo de P2

Clculo de P3

Verificao de Pe

Presses de saturao Pv,sat As presses de saturao so determinadas para a temperatura em cada ponto do interior da parede a partir da eq. 6.21. Representao grfica As representaes grficas das temperaturas e das presses de vapor de gua esto feitas na fig. 7.13, em funo da espessura de cada camada. Neste grfico as temperaturas esto assinaladas a vermelho, as presses de saturao a azul e as presses parciais a verde; cada camada surge identificada por linhas vermelhas verticais.

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

269

Fig. 7.13 - Representao grfica do exemplo 7.8

7.5 - Influncia do teor de gua na condutibilidade trmica A condutibilidade trmica dos materiais porosos depende do teor de gua que contenham. Essa dependncia ser tanto maior quanto mais elevada for a sua percentagem de porosidade aberta e quanto maior for o valor do teor de gua. Este fenmeno facilmente compreensvel se for tido em conta que a condutibilidade trmica da gua 24 vezes maior do que a do ar (8 = 0,6 W/m.C e 8 = 0,025 W/m.C). Em termos gerais, um material tanto mais isolante trmico quanto maior for a sua porosidade, ou seja quanto mais elevada for a quantidade de ar no interior da sua porosidade. Se parte desse ar for substitudo por gua - o que pode suceder no caso da porosidade aberta - o resultado final ser um acrscimo da condutibilidade trmica (ou seja uma diminuio do isolamento trmico). Em condies correntes a determinao da condutibilidade feita com os materiais previamente condicionados em ambientes a 23 C e 50% de humidade relativa at atingirem o equilbrio. Isso significa que em diversas situaes de edifcios podem ocorrer alteraes significativas do teor de gua e, consequentemente da condutibilidade. Essas variaes so visveis na fig. 7.14, na qual se mostram os valores de condutibilidade de trs tipos de argamassas de utilizao corrente7: cimento e areia (trao 1:4) e cimento cal e areia (traos 1:1:6 e 1:2:9) todas com relaes gua/ligante de 0,8 e na fig. 7.15 relativa ao comportamento da l mineral (sem aglutinante), neste caso em funo da humidade relativa.

Valores meramente indicativos retirados de uma dissertao experimental recente (vd. Azevedo 2011) Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

270

Fig. 7.14 - Condutibilidade trmica em funo do teor de gua (argamassas)

Fig. 7.15 - Condutibilidade trmica em funo da humidade relativa (l mineral)

Em qualquer dos casos so visveis variaes significativas entre os valores mnimos e os mximos, pelo que facilmente se compreende que o comportamento real dos materiais porosos pode ser bastante diferente do estimado pelo mtodo de Glaser ou pela anlise simples das condensaes superficiais. Esta constatao vlida na situao bvia em que qualquer dos materiais que constituam as camadas de um elemento construtivo absorva gua por capilaridade, como poder ser o caso do reboco exterior de uma parede sujeita aco da chuva, mas
Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 271

tambm real no caso menos evidente, mas no menos importante, dos materiais com comportamento higroscpico. Como se viu no captulo anterior (vd. 6.4) a generalidade dos materiais porosos com porosidade aberta apresenta um comportamento higroscpico, pelo que adsorvem vapor de gua do ar em funo das condies higrotrmicas existentes. A fig. 7.16 mostra o grfico do mtodo de Glaser relativo ao exemplo 7.6, sem a indicao das temperaturas mas com a incluso dos valores de humidade relativa obtidos a partir dos valores das presses parciais e de saturao em cada ponto (vd. eq. 6.25). visvel que em nenhuma circunstncia ocorrem condensaes, mas devem notar-se os valores elevados de humidade relativa na generalidade dos pontos do interior. Tendo em conta que a humidade relativa influencia a condutibilidade trmica dos materiais higroscpicos, fcil perceber que o valor da resistncia trmica da parede ser menor do que o considerado e que em certas circunstncias podero ocorrer condensaes superficiais ou internas em consequncia da simples difuso de vapor de gua atravs de um elemento construtivo.

Fig. 7.16 - Variaes de humidade relativa no interior da parede do exemplo 7.6

7.6 - Absoro de gua por capilaridade A determinao dos parmetros que permitem caracterizar este factor efectuada em laboratrio segundo procedimentos que variam em questes de detalhe em funo do procedimento de ensaio adoptado. Contudo, os ensaios obedecem a um princpio genrico comum. Os provetes so colocados em contacto com gua que ascende por efeito da capilaridade na vertical at atingirem o limite superior. Tipicamente as faces laterais encontram-se em

272

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

condies que limitam ou impedem a evaporao atravs delas, o que tem como consequncia forar a migrao de gua at face superior do provete. Quando um material poroso de porosidade aberta colocado em contacto com gua, o fluxo absorvido por capilaridade g (expresso em kg/m2) dado por (7.6)

em que A o coeficiente de capilaridade (em kg/m2.s1/2). A quantidade total de gua absorvida pelo material durante um intervalo de tempo t obtida por integrao da equao anterior (7.7) A evoluo da frente hmida no decurso do processo de absoro por capilaridade est relacionada com o designado coeficiente de penetrao de gua B (em m/s1/2) atravs da equao (7.8) Quando a frente hmida atinge o limite superior do provete o regime de absoro diminui, o que se traduz por uma nova linha com um declive muito perto de zero (fig. 7.17). Este facto deve-se a que nessas circunstncias a absoro feita apenas por difuso de vapor e dissoluo das bolsas de ar que tenham ficado retidas na porosidade. O ponto de encontro com a linha inicial marca o designado teor de gua capilar wc (em kg/m3) que define uma caracterstica do material e pode ser obtido de modo aproximado atravs da relao (7.9)

Tendo em conta que a quantidade de gua absorvida por capilaridade por um provete com altura d dada pela equao 7.8, o teor de gua capilar poder ser calculado substituindo o valor de B na eq. 7.9, o que conduz expresso (7.10)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

273

Fig. 7.17 - Exemplo tipo dos resultados dum ensaio de absoro por capilaridade

Uma forma expedita de clculo do coeficiente de penetrao de gua B indirectamente a partir do valor do teor de gua capilar, sendo no entanto necessrio assegurar que a absoro de gua por capilaridade atingiu a totalidade da altura do provete de ensaio (7.11)

Quanto maior for o valor do coeficiente de penetrao de gua B, mais capilar o material; quanto maior o valor do teor de gua capilar wc de um material mais quantidade de gua pode armazenar. O coeficiente de capilaridade A indica o grau de facilidade com que o material absorve gua. Na generalidade dos materiais no homogneos a curva de absoro afasta-se do comportamento ideal de uma recta, situao que tanto mais evidente quanto mais alto for o provete e menor forem as dimenses dos poros, caso em que a curva se inclina para o eixo do tempo assumindo uma forma parablica. 7.7 - Ventilao O excesso de vapor de gua ou de outros poluentes no interior dos edifcios pode conduzir ocorrncia de problemas significativos, razo pela qual a ventilao dos espaos se torna uma necessidade premente. Os seres vivos libertam vapor de gua em consequncia do seu metabolismo, ao qual se podem juntar outras quantidades significativas resultantes das actividades
274 Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

domsticas correntes tais como banhos, lavagens, confeco de alimentos, etc. No caso dos seres humanos as quantidades libertadas so funo do tipo de actividade, por exemplo as quantidades libertadas em repouso ou em exerccio fsico intenso so muito diferentes, e das condies higromtricas existentes. Na fig. 7.18 apresenta-se um grfico que mostra as quantidades de vapor de gua libertadas por pessoa em funo do metabolismo, para condies de respirao simples e de transpirao e neste caso tambm em funo da presso parcial de vapor de gua do ar, onde visvel que em determinadas circunstncias uma s pessoa pode libertar mais do que 100 g/h de vapor de gua.

Fig. 7.18 - Metabolismo humano

Facilmente se compreende que essas quantidades libertadas espaos com caractersticas diferentes pode ter consequncias diversas, dependendo do volume do espao e das condies higrotrmicas existentes. A quantidade de 100 g/h libertada num compartimento com 30 m3 de volume corresponde a uma produo de 3,3 g/m3, enquanto essa mesma quantidade libertada num outro de 90 m3 corresponder apenas a 1,1 g/m3. Se ambos os compartimentos se encontrassem a 18 C e 80%, no primeiro caso a quantidade libertada provocaria a saturao (no considerando qualquer ventilao - vd. diagrama psicromtrico). Torna-se assim clara a importncia da existncia de uma ventilao adequada que permita substituir o ar interior com excesso de vapor

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

275

de gua ou de outros poluentes, por ar exterior cuja humidade absoluta na generalidade dos casos bastante mais baixa8. Os sistemas de ventilao passiva ou natural, ou seja aqueles que no recorrem ao uso de equipamentos mecnicos, so baseados nos mecanismos de tiragem trmica ou de diferenas de presso entre o interior e o exterior e obedecem ao princpio genrico de que em condies de inverno as quantidades de ar necessrias para substituir a totalidade do volume dos compartimentos principais (sala e quartos, no caso das habitaes) devem ser admitidas directamente em cada um deles atravs de dispositivos adequados, devem poder circular entre esses compartimentos e os de servio (cozinha e instalaes sanitrias) mesmo quando as portas de comunicao estejam fechadas e serem conduzidas ao exterior apenas nos compartimentos de servio de modo independente de qualquer aco dos utilizadores, o que pressupe a existncia de condutas de exausto nesses locais que conduzam o ar viciado ao exterior. Para o correcto dimensionamento das diversas aberturas que sejam necessrias para assegurar a entrada do ar exterior e a sua evacuao do interior dos espaos para o exterior necessrio ter em conta os caudais volmicos que devem ser satisfeitos, considerando os dois mecanismos disponveis para assegurar esses movimentos, em particular as diferenas de temperatura interior/exterior e as diferenas de presso induzidas pela aco do vento. 7.7.1 - Ventilao por aco do vento A ventilao por aco do vento considera as diferenas de presso entre pontos diversos da construo, sejam aberturas praticadas em fachadas opostas ocorrendo nesse caso a ventilao transversal muito importante em condies de vero, ou entre pontos de uma conduta situados a cotas diferentes. O caudal volmico Q (m3/s) de uma abertura depende da rea equivalente da abertura (em m2), do coeficiente de vazo das aberturas Cd (que se assume o valor geral de 0,6) e do coeficiente de presso (entendido como a diferena entre os coeficientes de presso exterior e interior) ou das diferenas de presso P entre o interior e o exterior, podendo ser calculado atravs de uma das equaes seguintes

importante ter em conta que em condies tpicas de inverno a quantidade de vapor de gua existente no ar est sujeita ao limite de saturao correspondente temperatura do ar. Por esse facto o ar exterior, cuja humidade relativa pode at ser de 100%, ao entrar para o interior dos edifcios aquece por contacto com os diversos elementos construtivos por onde passe, o limite de saturao aumenta para os valores correspondentes s novas temperaturas do ar e, em consequncia, a humidade relativa baixa de modo por vezes muito considervel, tornando-o num ar seco ou mesmo muito seco. Quanto mais baixa for a temperatura do ar exterior ou quanto maior o diferencial de temperaturas entre o interior e o exterior, mais seco vai ficar o ar usado na ventilao.
8

276

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

(7.12)

em que v a velocidade do vento (m/s) e D a massa volmica do ar. A determinao da velocidade do vento depende de uma adequada identificao das caractersticas aerodinmicas do edifcio e do terreno em que se localize, tal como se indica seguidamente9. a) Zonamento do territrio - zona A: todos os locais no compreendidos na zona B - zona B: regies autnomas dos Aores e da Madeira e as regies do litoral do continente numa faixa costeira de 5 km ou a altitudes superiores a 600 m b) Rugosidade aerodinmica - tipo I: zonas urbanas com edifcios de mdio ou grande porte - tipo II: restantes locais (excepto os de tipo III) - tipo III: zonas planas com pouca vegetao ou zonas rurais na proximidade de extensos planos de gua c) Altura acima do solo Altura medida desde o nvel do solo para terrenos com pendente at 15 ou medida a partir das linhas a tracejado da fig. 7.19 para inclinaes do terreno de 15 a 60 e da fig. 7.20 para inclinaes maiores do que 60.

Fig. 7.19 - Medio da altura para inclinaes do terreno de 15 a 60

Veja-se sobre o assunto a publicao VIEGAS 1995. 277

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 7.19 - Medio da altura para inclinaes do terreno maiores do que 60

Conhecidos os valores dos trs parmetros referidos, a velocidade do vento pode ser obtida atravs do quadro 7.3 e os coeficientes de presso exterior na fig. 7.21. Na contabilizao do diferencial entre os coeficientes de presso assumem-se de modo genrico os valores de Cpi do quadro 7.4.
Quadro 7.3 - Velocidade do vento em edifcios (m/s) Altura < 10 m 10 a 18 m 18 a 28 m 28 a 60 m 60 a 80 m Zona A I 3,6 3,6 4,0 5,6 5,6 II 4,0 4,0 5,6 6,9 6,9 III 5,6 5,6 6,9 6,9 6,9 I 3,6 4,0 4,0 5,6 6,9 Zona B II 4,0 5,6 5,6 6,9 6,9 III 5,6 6,9 6,9 6,9 6,9

Quadro 7.4 - Coeficientes de presso interior

Cpi
Vento normal s fachadas permeveis Vento normal s fachadas impermeveis Todas as fachadas com permeabilidade semelhante

0,2 - 0,3 - 0,3

278

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig 7.21 - Coeficientes de presso exterior

Nas situaes de ventilao transversal entre aberturas situadas em fachadas distintas podem ocorrer duas situaes distintas que determinam formas distintas de clculo das reas equivalentes A dessas aberturas - entrada de ar numa fachada e sada noutra (vd. fig. 7.22)

(7.13)

Fig. 7.22 - Entradas e sadas de ar na mesma fachada


Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios 279

- entrada e sadas de ar em ambas as fachadas (vd. fig. 7.23)

(7.14)

Fig. 7.23 - Entradas e sadas de ar em fachadas opostas

7.7.2 - Ventilao por tiragem trmica As variaes de presso originadas por diferenciais de temperatura podem ser calculadas, assumindo a composio do ar como constante, atravs da eq. 6.129 (7.15) o que permite o clculo dos caudais com a eq. 7.12 apresentada anteriormente. Nos casos em que existam aberturas a dois nveis diferentes no mesmo compartimento, de modo a que o ar mais frio penetre pela abertura inferior e o ar mais quente saia pela superior, o valor do caudal pode determinar-se atravs da equao seguinte (vd. fig. 7.24)

(7.16)

280

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

Fig. 7.24 - Entradas e sadas de ar em alturas diferentes em que g a acelerao da gravidade (9,81 m/s2), h a distncia entre as linhas mdias das aberturas, A a soma das rea das aberturas, Ti e Te as temperaturas interior e exterior, Tm a temperatura mdia (em kelvin) Exemplo 7.9 - Determine a presso de efeito de chamin que se verifica num edifcio de 10 andares para os casos de uma abertura de ventilao no 1 andar (cota 7 m) e outra no 10 andar (cota 34 m) em relao abertura da chamin de ventilao que se situa cota de 37 m. Considere que as temperaturas do ar exterior e interior so, respectivamente, 0 C e 20 C e assuma que a massa volmica do ar 1,2 kg/m3 e a acelerao da gravidade 9,81 m/s2. SOLUO No caso do 1 andar a altura a considerar a diferena de cotas entre a abertura e o topo da chamin h1=37-7=30 m, enquanto para o 10 ser h1=37-34=3 m. No presente caso o coeficiente de dilatao trmica volumtrico do ar $ = 1/273, pelo que atravs da equao 6.129 se determina - 1 piso

- 10 piso

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

281

Comentrio: note-se como a presso de efeito de chamin aumenta em funo da altura de coluna de ar, o que explica que a tiragem trmica seja muito mais eficiente para os andares mais baixos do que para os mais altos. 7.8 - Secagem de uma superfcie A secagem de uma superfcie implica a ocorrncia de evaporao de gua, a qual como se viu no captulo anterior acompanhada por uma diminuio de temperatura, o que se traduz num acrscimo das perdas trmicas. Considere-se um elemento de construo no caso mais simples de condies de regime permanente unidireccional. As trocas trmicas entre os ambientes interior e exterior podem ser definidas nos termos expressos nas equaes 5.1 a 5.7 (vd. captulo 5) para as situaes ambiente interior/elemento de construo e no interior do elemento de construo. Para a ltima situao elemento construtivo/ambiente interior a equao 5.9 deve ser reescrita na forma seguinte tendo em conta as perdas trmicas decorrentes da evaporao de gua (7.17) em que qev o fluxo de calor resultante da evaporao, calculado de acordo com a eq. 6.124. A equao pode ser re-escrita na forma

(7.18)

Tendo em conta que uma fraco que tenha por numerador e denominador as somas dos numeradores e denominadores de fraces iguais tambm igual a elas, podem combinar-se a equao anterior com as equaes 5.5 e 5.7

(7.19)

282

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

ou, considerando a definio de coeficiente de transmisso trmica U

(7.20)

Como o fluxo de calor que atravessa o elemento construtivo , nas condies definidas, constante, podem igualar-se as equaes 5.5 e 7.20, obtendo-se deste modo uma nova expresso de clculo da temperatura superficial interior tendo em conta o efeito da evaporao exterior

(7.21)

ou

(7.22)

Fernando M. A. Henriques - Comportamento Higrotrmico de Edifcios

283

Anda mungkin juga menyukai