Anda di halaman 1dari 16

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Cinema Portugus

1 Ano/ 2 Semestre
EDUCAO E COMUNICAO MULTIMDIA
ANTROPOLOGIA DA IMAGEM

1-06-2012

Docente: Joo Maia e Carmo Discente: Daniela Lourao

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

NDICE
Introduo .................................................................................................................................................. 2 Catulo 1 - 1 FASE Cinema Mudo ............................................................................................................ 3 1.1. Aurlio da Paz dos Reis .................................................................................................................... 3 1.2. Os primrdios .................................................................................................................................. 4 1.3. Invicta Film ....................................................................................................................................... 4 1.4. O Cinema do Estado Novo ............................................................................................................ 5 Captulo 2 - 2 Fase - Cinema Sonoro ......................................................................................................... 8 2.1 Anos 40, 50 e incio dos 60 ............................................................................................................. 10 2.1.1. Anos 40 ................................................................................................................................... 10 2.1.2. Anos 50 e incio dos 60 ........................................................................................................... 11 Concluso.................................................................................................................................................. 14 Bibliografia ................................................................................................................................................ 15

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

INTRODUO
O cinema portugus percorreu um caminho desde Paz dos Reis, passando pelas adaptaes literrias dos filmes mudos, as comdias populares urbanas das dcadas de 1930 a 1940, as histricas superprodues da dcada de 1940 at ao decair da produo cinematogrfica nas dcadas de 1950 at 1962. Durante o perodo mudo, dificilmente haveria uma ideia de criatividade, a no ser a de utilizar instrumentos modernas, como o cinema, para reinventar noes antigas. Os filmes mudos portugueses exploraram, exaustivamente, e nem sempre da melhor forma, o inmero conjunto de arte, nomeadamente, a literatura, a pintura, o teatro, a arquitectura, a msica e at mesmo a pera. Muitos dos filmes da poca do cinema mudo centram-se em temas ligado divulgao do que se entendia por povo, pequenas regies e tradies populares, destacando-se as aldeias do Minho, serras, mosteiros e festivais populares. Aparentemente pretendia-se materializar os laos culturais e edificar a ideia de povo, ideias essas que uniam todos os portugueses como membros da mesma nao. Os filmes retractavam os tempos e tocaram muitas pessoas, chegando mesmo a ser intitulado, o espirito vigente na poca, de nacionalista. Na expresso cinema etnogrco ou lme etnogrco, a palavra etnogrco tem duas conotaes distintas. A primeira a do assunto que trata - ethnos, povo, nao; graphein, escrita, desenho, representao. O lme etnogrco seria a representao de um povo atravs de um lme (Weinburger, 1994) (Ribeiro, 2004) Durante as dcadas que se seguiram, os filmes sonoros que continuaram e actualizar esta indstria cinematogrfica, baseada na premissa de que a histria portuguesa e do campo, com todas as suas tradies e supersties, foram os pilares da nacionalidade. Temas esses, j estabelecidos pelo cinema mudo, que destacou desde logo o papel crucial do rural no cinema nacional. Mas nem s de patriotismo viveu o cinema portugus, existe uma infindvel histria para contar. Este trabalho vai focar-se apenas entre os anos de 1896 e 1962. pocas controversas, mas repletas de criatividade e xitos que ficaram na histria.

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

CATULO 1 - 1 FASE CINEMA MUDO


1.1. Aurlio da Paz dos Reis
No dia 12 de Novembro de 1896, a menos de um ano de distncia da primeira sesso pblica com o cinematgrafo Lumire, um portugus, Aurlio da Paz dos Reis, conhecido e estimado comerciante portuense e grande amador fotogrfico, apresentava, por seu turno, no Teatro Prncipe Real, do Porto, os primeiros filmes portugueses. (Pina, 1978) Aurlio da Paz dos Reis permitiu que Portugal inicia-se a sua explorao cinematogrfica em 1896, graas inveno do kinetographo portuguez. Fotografo, comerciante e revolucionrio, Paz dos Reis criou filmes como: Sada do pessoal operrio da Fbrica Confiana, Feira de gado na Corujeira, Chegada de um comboio americano a Cadouos, O Z Pereira na romaria de Santo Tirso, entre outros. Apresentou estes mesmos filmes na sua cidade natal, o Porto, que acaba por abandonar e assim se dirigir para Lisboa durante alguns anos,
1 - AURLIO DA PAZ DOS REIS

com o objectivo de organizar uma indstria, objectivo falhado, uma vez que o cinema na poca era encarado como uma actividade artesanal.

Entre a inveno da fotografia (Nicphore Nipce - 1896) e do aparelho reversvel, que permitia filmar e projectar e a que os seus inventores Auguste e Louis Lumire chamaram de cinematgrafo (1885), ocorreram muitas tentativas de aperfeioamento quer do suporte de registo fotogrfico quer dos processos mecnicos que permitiram a anlise do movimento e a sua sntese na projeco. (Ribeiro, 2004) Pouco se sabe sobre a mquina que Paz dos Reis utilizou para filmar e projectar filmes. Especula-se que tenha ido a Paris e assim tenha conseguido, por parte dos irmos Lumire, a venda de um cinematgrafo. Mas nem tudo o que se diz verdade. No cinematgrafo dos Lumire as pelculas tinham uma perfurao circular nas laterais de cada um dos 24 fotogramas. Os filmes de Paz dos Reis tinham quatro perfuraes quadrilongas nas laterais do fotograma. Assim, pode-se concluir que, ou Paz dos Reis viu o aparelho dos Lumire e construiu algo semelhante, ao qual deu o nome de kinetographo portuguez, ou trouxe de Paris outro cinematgrafo, como o patenteado pelos irmos Werner com o nome de cingrapho mas designado, tambm, tempos depois, por kinetgrapho. A segunda hiptese sem dvida, mais plausvel que a primeira.

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Paz dos Reis anunciou as suas projeces luminosas a luz elctrica, em tamanho natural, de fotografia animada, citando o cinematgrafo e o vitagrafo, referindo mesmo o nome de Edison como inventor do cinema. No cita, contudo, o nome dos Lumire. Porque lhe chamou kinetgrafo portugus? No se sabe. O certo que Paz dos Reis filmou e projectou os primeiros filmes portugueses em 1896, quando o cinema dava ainda passos incertos e estava pouco seguro dos caminhos que iria seguir no futuro. (Costa, 1978)

1.2. Os primrdios
Apesar dos contratempos ocorridos a Paz dos Reis, o cinema portugus no morre. Manuel Maria da Costa Veiga, residente em Algs, homem entendido em mecnica e electricidade, que comeou a sua actividade como exibidor, adquire o animatgrafo e inicia assim o incio de uma antologia de filmes baseados em figuras pblicas nomeadamente, o mais conhecido dos filmes, El-Rei D. Carlos em Cascais. Sendo posteriormente o criador da Portugal Film, que conta no seu reportrio filmes como Exerccios de artilharia no Hipdromo de Belm, Uma tourada antiga portuguesa, Paradas de bombeiros, entre muitos outros. Em 1909, criada a Portuglia Film, por Joo Freire Correia, o qual dirige um documentrio denominado Batalha de flores e filmes como O terramoto de Benavente e Cavalaria Portuguesa. J em 1911, produz Os Crimes de Diogo Alves, dirigido por Joo Tavares, o qual transmite a cadncia popular e o tom melo-dramtico que caracterizar para sempre os filmes portugueses.

1.3. Invicta Film


Os anos 20 do cinema portugus destacam-se pelas produes da Invicta Filme, criada no Porto e que vai tornar esta cidade na capital do cinema. de destacar que antes desta Invicta Film, existiu uma outra, fundada em 1910, por Alfredo Nunes de Matos. Esta dedicava-se sobretudo produo de documentrios de terras e paisagens portuguesas, reportagens e filmes de actualidades.
2 - INVICTA FILM

A segunda Invicta nasce em 1917, por iniciativa de Alfredo Nunes de Matos. Tendo como director artstico Henrique Alegria, o responsvel pelos maiores xitos da produtora. Esta tinha como objectivo criar e organizar uma empresa estvel, semelhante a outras grandes indstrias europeias, chegando a ter estdios, laboratrios e escolas de cinema.

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

A Invicta iniciou os seus trabalhos com adaptaes de obras, como Frei Bonifcio de Jlio Dantas, A Rosa do Adro de Manuel de Maria Rodrigues, O comissrio da polcia de Gervsio Lobato, Os fidalgos da casa mourisca de Jlio Dinis, Amor de Perdio de Camilo Castelo Branco e O Primo Baslio de Ea de Queirs. Em 1923 a produtora sente necessidade de superar a evoluo apressada do cinema da poca, sofrendo algumas alteraes como aumento de capital, reapetrechamento tcnico e um olho noutros mercados, que se sups, ser possvel interessar contratando uma artista francesa. Contudo, esforos como a contratao da actriz francesa Francine Mussey no resolveram os problemas financeiros, e em vias de acabar, a Invicta conserva apenas alguns trabalhos de comdias ligeiras e dramas mundanos. A escassez do mercado nacional, os condicionalismos derivados das regras estritas praticadas pelos distribuidores, que colocavam os filmes estrangeiros em primeiro lugar, a valorizao da produo em detrimento da difuso do produto, ou porventura o excessivo custo dos filmes1, foram os factores que acabaram com a actividade da Invicta, no ano de 1925.

1.4. O Cinema do Estado Novo


No dia 28 de Maio de 1926 Gomes da Costa proclamava o triunfo no movimento de oficiais que acabara de derrubar o poder institudo, ou seja, a Repblica Democrtica, levando o Pas ao regime de ditadura militar depois substituda pelo Estado Novo com a Constituio de 1933. (Pina, 1978) O cinema desta poca marcado por imagens da queda de Portugal, queda essa marcada por uma ideologia fascista por parte do Estado Novo e caracterizada pelo desacreditar do regime democrtico e pelo nascimento de um novo cinema portugus, verdadeiro, autntico e real, um cinema moderno, criado por jovens como Rino Lupo e Reinaldo Ferreira. Uma gerao nova em idade, disposta a encontrar
3 - AS PUPILAS DO SR. REITOR Raul de Cadevilla, 1994

uma maneira artstica de fazer cinema, um cinema despido de retrica literria, documental, humano, verdadeiro, imaginativo. (Escudeiro, 1971)

Os anos 20 no so apenas marcados pelo cinema da Invicta Film, mas tambm pela criao da Caldevilla Film, em 1922, por Raul de Cadevilla. Esta produtora conta com produes de xito como As pupilas do Sr. Reitor.
1

In Histria do Cinema Portugus de Lus de Pina

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Apesar do xito dos filmes, a Caldevilla Film fechou as portas por incompreenso dos scios capitalistas, pouco ou nada vocacionados para o negcio do cinema. (Pina L. , 1986) Em 1921 chega Rino Lupo, com conhecimentos referentes ao cinema europeu. Sabendo isso, Georges Pallu aceita Lupo como realizador, comeando desde logo a trabalhar no filme Mulheres da Beira. Com um estilo livre, destacava-se dos fundos naturais, o grande plano surgia com naturalidade, a Natureza tornava-se estado de alma. Em 1923, Lupo funda a Iberia Film, uma estrutura financeira mnima que permitiu rodar imediatamente um filme 2 , o muito conhecido Os Lobos, filme que acabaria por arruinar Lupo financeiramente e por no cativar o pblico. Lupo teve uma grande importncia histrica, no que diz respeito preservao em vdeo de acontecimentos religiosos em Portugal, nomeadamente as peregrinaes a Ftima em 1927. Preferiu obras de oportunismo,
4 - MULHERES DA BEIRA Rino Lupo, 1921

explorando crenas populares como exemplifica o filme Ftima Milagrosa. Um tema que ser abordado no cinema nacional pelo menos mais duas vezes. igualmente importante referir as produes da
5 - FTIMA MILAGROSA Rino Lupo, 1928

Reprter X Film, criada no Porto, pelo jornalista Reinaldo Ferreira, mais conhecido por Reprter X e por realizar o primeiro e raro filme policial portugus, baseado no homicdio da actriz Maria Alves, O Txi 9297.

O cinema afastava-se do tradicional melodrama portugus e adoptava um novo estilo, uma nova forma de ver o cinema, sem a habitual adaptao literria, uma modalidade narrativa, tcnica e imagtica. Exemplos disso so trabalhos como Rito ou Rita?, sobre a mudana de sexo, Vigrio Football Club e Hipnotismo ao domiclio.

In Histria do Cinema Portugus de Lus de Pina

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

No deve estranhar-se, por isso, que Reprter X, cuja vida foi um verdadeiro romance, incluindo a sua destruio fsica pelo abuso da droga forte, tenha despertado o interesse da gerao mais jovem do cinema portugus, tambm romntica e cinfila, pela figura deste mestre de jornalismo. (Pina L. , 1986) Outro dos entusiastas cinematogrficos desta poca, caracterizada pela distanciao tcnica e narrativa, foi Leito de Barros, conhecido sobretudo pelos seus documentrios dramticos sobre a Nazar. Alguns dos mais conhecidos foram Nazar, Praia de Pescadores, Nazar e a sua primeira longa-metragem Maria do Mar, um documentrio ligado ao povo e vida dos pescadores daquela praia. Este realizador permitiu assim, pr em evidncia o povo e a vida dos trabalhadores da beira-mar. Leito de Barros criou um estilo de cinema inovador e que se explorado devidamente na poca, poderia ter sido muito enriquecedor para Portugal. Em 1930, o estilo documental de Leito Barros utilizado por Joo de Almeida e S, em Alfama, Gente do Mar, por Lopes Ribeiro, em Bailando ao Sol, por Anibal Catreiros, em Vida de Um Soldado, por Antnio Leito, em Castel das Berlengas, por Chianca de Garcia, em Ver e Amar e, por fim, por Maurice Mariaud em Nua. nesta poca que surge o primeiro filme de animao, A Lenda da Miragaia (1931), de Raul Faria da Fonseca e Antnio da Cunha. Realizado em trs meses, com base no Romanceiro, de Almeida Garrett, este filme de animao desconhecido por muitos, principalmente devido ao facto de s se ter voltado a fazer animao em Portugal quarenta anos depois. Antes do aparecimento do cinema sonoro, surge Manuel de Oliveira, desconhecido na poca na rea do cinema. O jovem desportista, acompanhado de uma Kinamo e com a ajuda de Antnio Mendes, realiza um poema visual3 do rio que beija a cidade: Douro, Faina Fluvial4. De excepcional qualidade plstica, alternando o expressionismo das coisas com o realismo das pessoas, num todo de grande beleza simblica, em que o velho farol transfigura o rio, ao acender-se na noite, o filme representa um alto momento de cinema e aponta outra vez um caminho certo. (Escudeiro, 1971)
6 A LENDA DA MIRAGAIA Raul Faria da Fonseca e Antnio da Cunha, 1931

Poesia visual um tipo de poesia em que as imagens e os smbolos esto distribudos para que o elemento visual possa assumir a principal funo da obra, no dependendo da existncia de smbolos de escrita para a sua caracterizao como poesia, embora no os excluindo. 4 In Breve histria do cinema portugus 1896-1962 de Alves Costa
Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

CAPTULO 2 - 2 FASE - CINEMA SONORO


O primeiro filme sonoro foi A Severa, em 1931, por Leito Barros. Todavia, segundo Lus Pina no livro Panorama do cinema portugus, o som de A Severa foi feito em Paris, o que faz com que A Cano de Lisboa seja o primeiro filme sonoro totalmente feito em Portugal. A Cano de Lisboa e foi feito, com outros nomes jovens da nossa cultura: (Gomes Ferreira, Carlos Botelho, por exemplo) pelo arquitecto Cottinelli Telmo, que deu sua histria de estudante e da costureira tradicionais de Lisboa e apresentava esses enormes actores que foram Vasco Santana e Antnio Silva, respectivamente namorado e pai de uma Beatriz Costa irresistvel. (Pina L. d., 1978) O sucesso de A Severa permitiu uma nova etapa no cinema portugus, onde se destacam produtoras como: Invicta-Cine, Cinfilo, Imagem, Kino e as Produes Antnio Lopes Ribeiro. Esta ltima, criada nos anos 40 por Antnio Lopes Ribeiro, realizador de filmes polticos, orientado pelo Secretariado de Propaganda Nacional (SPN) e pelo Secretariado Nacional de Informao (SNI), ou seja, documentrios oficiais do regime vigente na poca, como A Revoluo de Maio5, um combate subverso vermelha, o Feitio do imprio e ainda um filme de fico baseado nos territrios de frica. O cinema, portanto, serve os fins do Estado Novo. Mas o cinema fica tambm catalogado como elemento de cultura popular, enquanto ficam ligadas alta cultura as outras artes e as outras cincias, as outras letras. Imprensa, rdio, cinema e o tetro, juntamente com o bailado, as artes populares e o folclore ficam dependentes do organismo criado para a propaganda do Estado Novo, ficam reservadas poltica
8 - A CANO DE LISBOA Cottinelli Telmo, 1934 7 - A SEVERA Leito Barros, 1931

do esprito. Toma o Estado conta, afinal, da orientao, da difuso e do estmulo daquilo a que hoje se chama, grosso modo, os meios de comunicao social. (Pina L. d., 1978)

A Revoluo de 28 de Maio de 1926 foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar que ps termo Primeira Repblica Portuguesa, levando implantao da Ditadura Militar, depois denominada Ditadura Nacional e por fim transformada, aps a aprovao da Constituio de 1933, em Estado Novo, regime que se em Portugal at Revoluo dos Cravos de 25 de Abril de1974.
Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Entretanto, nascem, em 1934, os primeiros filmes sonoros totalmente feitos em Portugal, nomeadamente a j referida A Cano de Lisboa, de Cottinelli Telmo, Uma comdia musical portuguesa, que apresenta ao pblico o fabuloso actor Antnio Silva ao lado da famosa Beatriz Costa; e Gado Bravo, por Antnio Lopes Ribeiro e com a ajuda do alemo Max Nossek. Este ltimo, apesar de ser uma histria inventada por um estrangeiro, desconhecedor dos costumes e tradies portuguesas, consegue ter algumas das mais belas imagens do Ribatejo, contudo acaba por ser uma salganhada de folhetim sentimental, em que os campinos so apenas a nota folclrica6. Posteriormente destaca-se Jorge Brum do Canto ao lado de Leito de Barros, na segunda produo do romance As Pupilas do Sr. Reitor, de Jlio Dinis. Esta segunda produo, mais uma vez, retratada tal e qual a obra de Jlio Dinis, sem qualquer inspirao ou tentativa para moldar histria e assim torna-la nica cinematograficamente. Esta segunda verso das Pupilas ainda uma ilustrao da obra literria, com algumas variantes e fugazes momentos de investigao plstica. (Costa, 1978) Outro nome interessante desta poca Chianca de Garcia, muito devido aos filmes Aldeia da Roupa Branca (1938), com Beatriz Costa, Ver e Amar e O Trevo de 4 Folhas. Estes filmes com um estilo musicado e cantado tornaram-se famosos na poca. Apesar de algumas influncias americanas, Aldeia da Roupa Branca, tinha um razovel desembarao narrativo e uma certa frescura sacudida pelo dramatismo da corrida de carroas7. Algum tempo depois, Antnio Lopes Ribeiro, com um estilo diferente de cinema, a comdia satrica, acaba por adoptar o estilo tradicional do cinema portugus, as adaptaes literrias de escritores como Camilo Castelo Branco, Ea de Queiroz e Andr Brun. Alguns dos filmes adaptados foram Amor de Perdio (1943) e O Primo Baslio (1959), filmes esses com pouca imaginao recriadora e ainda menor densidade humana, social e psicolgica, isto devido centralizao dos realizadores na configurao fsica dos personagens e no no aspecto psicolgico das mesmas. Por vezes com um s filme de longa-metragem por ano, por vezes com trs ou quatro, o cinema portugus l vai andando, p aqui, p ali, inseguro do futuro que o espera, sem rumo certo a que aproar. (Costa, 1978)
6 7

9 - ALDEIA DA ROUPA BRANCA Chianca de Garcia, 1938

In Histria do cinema portugus de Lus de Pina In Breve histria do cinema portugus 1896 1962 de Alves Costa

Educao e Comunicao Multimdia

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Em 1938, realizado o filme A Cano da Terra, por Brum do Canto, cujo lirismo e pureza de meios a tornaram uma pelcula memorvel8. Brum do Canto concebe um estilo centrado no povo portugus, numa realidade bem portuguesa. Mas este tipo de estilo no perdurou, devido ao abandono, por parte dos realizadores de qualidades como o impulso, o entusiasmo e as boas faculdades na realizao. O cinema deixa assim de ser sonhador e ingnuo e passa a ser prudente, prtico e com um intuito lucrativo.

2.1 Anos 40, 50 e incio dos 60

2.1.1. ANOS 40
Os anos 40 so marcados pelo humor no cinema. Foram muitos os factores que incentivaram a comdia nesta poca, mas os mais importantes foram as dificuldades econmicas (as comdias eram menos dispendiosas) e o agrado do pblico pela revista e a comdia de costumes. Em 1941, as Produes Antnio Lopes Ribeiro criam a comdia O Pai Tirano, recebida com grande entusiasmo. Verdeiro mecanismo de relojoaria, com invulgar preciso de efeitos e perfeita sequncia de momentos cmicos, o filme mostra, numa segunda leitura, um tecido curioso de relaes e de smbolos, sempre referidos ao conceito de representao. (Pina L.
10 - O PAI TIRANO Antnio Lopes Ribeiro, 1941

, 1986)

J em 1942, a mesma produtora de O Pai Tirano, realiza o filme O Ptio das Cantigas, mas este est longe de alcanar a graa constante de O Pai Tirano. Contudo, de salientar que O Ptio das Cantigas possui igualmente alguns dos melhores momentos de humor do nosso cinema9 bem como a presena do famoso Vasco Santana. Simbolicamente, O Ptio das Cantigas, como, alis, qualquer ptio lisboeta, um verdadeiro microcosmos portugus, com as suas personagens a represent-lo. A estrutura da aco, com os diversos episdios permanentemente ligados em montagem paralela, leva o cinema a dinamizar uma possvel tentao cnica, multiplicando os pontos de vista do interior e do exterior do ptio, fazendo alternar as diversas cenas de cada grupo humano. (Pina L. , 1986)

8 9

In Breve histria do cinema portugus 1896 1962 de Alves Costa In Histria do cinema portugus de Lus de Pina

Educao e Comunicao Multimdia

10

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Existem mais duas comdias que vo completar esta poca de comdia nacional, uma dirigida por Antnio Lopes Ribeiro, A Vizinha do Lado, e outra dirigida pelo espanhol Alexandre Perla, Vizinhos do Rs-do-cho. A comdia acaba em 1960 de uma forma inexplicvel. Os anos 40 so tambm marcados pela tendncia histrico-literrio-melodramtica. Esse estilo residia num deixar fazer vigiado, sem oportunidade para crtica ou para oposio, com discreta ajuda do Estado e aposta plena na iniciativa privada, segundo a frmula dos teros: um tero do capitalista, um tero do laboratrio, um tero do distribuidor10. Assim, sero feitos filmes como Fado (1947), de Perdigo Queiroga, Um Homem do Ribatejo (1946), de Henrique Campos, Ins de Castro (1944), de Leito de Barros, Amor de Perdio e Frei Lus de Sousa (1949) de Lopes Ribeiro. Neste incio do sonoro que termina no final da dcada de 40, com a entrada em vigor da lei de proteco e, paradoxalmente, com a sada do homem que fora responsvel pela poltica de cinema, Antnio Ferro, a ideia mais saliente a de uma progressiva centralizao do cinema, de uma progressiva intromisso do Estado na gerncia do filme portugus. (Pina L. , 1986)
11 - O PTIO DAS CANTIGAS Francisco Ribeiro, 1942

2.1.2. ANOS 50 E INCIO DOS 60


Em 1949 entra em vigor a Lei n 2027 para o auxlio do cinema nacional, que defendia o seguinte: A fim de proteger, coordenar e estimular a produo do cinema nacional e tendo em ateno a sua funo social e educativa, assim como os seus aspectos artstico e cultural, criado o Fundo do cinema nacional. (Costa, 1978) Neste perodo experimenta-se um enfraquecimento do cinema, muito devido a factores como a extrema vigilncia e censura das produes por parte do Estado e pela qualidade baixa dos filmes. Todavia, este enfraquecimento cinematogrfico vai permitir o recrutamento de novos cineastas, o que significa, em 1958, um renovado interesse pelo cinema portugus, nomeadamente no que se refere aos documentrios, cuja produo sobe de sessenta filmes em 1950 para cento e nove em 196211.

10 11

In Histria do cinema portugus de Lus de Pina In Histria do cinema portugus de Lus de Pina

Educao e Comunicao Multimdia

11

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

O cinema portugus viver seis anos difceis, at 1955. Devido esmola12 do Estado, da qual depende, mas que condicionava os filmes a uma perspectiva ortodoxa ideolgica ou de uma criatividade incua13. No que diz respeito ao ano de 1955, este passou a ser intitulado de ano zero, uma vez que no foram produzidos quaisquer filmes neste ano. Esta diminuio das produes deveu-se ao pouco apoio financeiro por parte do Estado, que tinha na poca como preocupao principal, a Televiso, que por coincidncia, ou no, apareceu no ano zero da filmografia portuguesa. A Televiso sujeitou o cinema a uma crise preocupante, isto porque, deixou muitos cineastas em ms condies financeiras para ir buscar Emissora Nacional e a outras entidades os realizadores e os tcnicos de que precisava14. Os cineastas passaram assim a contar com uma quantidade mnima de profissionais para auxiliar nas produes cinematogrficas, como realizadores e tcnicos, e por
12 CAPAS NEGRAS Armando de Miranda, 1947

conseguinte passaram a produzir um nmero muito menor de filmes.

Os filmes produzidos de 1950 a 1962 traduzem os gostos e as tendncias das produes anteriores, como Cano de Lisboa, Aldeia da Roupa Branca, Fado, Capas Negras, sendo que os quarenta filmes produzidos nesta poca, apesar de semelhantes em alguns aspectos aos filmes anteriormente produzidos, no igualam o saber, o entusiasmo, a prpria intuio flmica dos cineastas mais velhos15, como Jos Cottinelli Telmo, Chianca de Garcia e Armando de Miranda. A Rdio Televiso Portuguesa (RTP) volta as costas ao cinema, e em 1956, o responsvel pelo cinema e pela televiso nacional, o futuro presidente do Conselho e professor de direito Marcelo Caetano, admite a crise do cinema nacional e chega a afirmar que muitos vo ser aqueles que se voltaram para o Estado de forma a continuar viver do cinema. Nada de novo em relao a este discurso, na realidade, muitos cineastas renunciaram qualidade para obter o sustento. A censura estava em alta, e em 1957 foi proibido exibir livremente curtas-metragens, filmes crticos e de oposio. Aqueles que no cumprissem a lei corriam o risco da proibio total da exibio.

12 13

O estado concedia uma quantia mnima para incentivar as produes cinematogrficas. In Histria do cinema portugus de Lus de Pina 14 In Histria do cinema portugus de Lus de Pina 15 In Histria do cinema portugus de Lus de Pina
Educao e Comunicao Multimdia

12

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

No final dos anos cinquenta e incio dos sessenta, renascem temas da poca dos filmes mudos, mas sem qualidade, como o cinema em geral na poca. Alguns gneros vigentes na altura foram: o humor com filmes como Dois dias no paraso, O noivo das Caldas, Perdeu-se um marido e Tarzan do 5 esquerdo; o drama rural com filmes como O homem do dia, Sangue de toureiro, este ltimo com Amlia; a cano com filmes como A costureira da S, Passarinho da ribeira e O cantor e a brasileira. Os nicos filmes, nos anos cinquenta, que retrato a realidade do povo portugus pertencem a Manuel Guimares, filmes neo-realista populares, denominados Nazar (1952) e Vidas sem rumo (1956). So exibidos cenrios como a vida de pescadores da Nazar, o simbolismo de condio humana e mesmo um certo erotismo, eram postos em tela com honestidade, enquanto a histria de Vidas sem rumo, um pouco mais miserabilista, tinha aceitvel interpretao de Jacinto Ramos e mostrava-nos uma Lisboa de certo modo inslita.
13 NAZAR Armando de Miranda, 1947

A crise cinematogrfica fez com que os responsveis da rea tentassem a revogao da proteco e das disposies legais que limitavam a expanso do cinema. Assim, no final de 1959, o Governo adopta medidas protectoras, como a permisso para a construo de cinemas e edifcios mistos e a nomeao de novos responsveis do cinema. Os cineclubes (que aparecem em 1948) comeam a organizar seces de cinema experimental e cursos de formao, constituindo-se, em 1959, a Cooperativa do Espectador, para reproduzir o filme Dom Roberto, de Ernesto de Sousa. (Escudeiro, 1971) Em 1962, o caminho para o nascimento de um novo cinema est traado. Estreia nesse ano Dom Roberto, um filme que representa uma das primeiras tentativas de fazer um cinema diferente e actual. O filme caracteriza-se por ser tosco e diferente, bem como sincero, ao mostrar a perspectiva dos pobres e dos oprimidos, no deixando, no entanto, de exprimir uma mensagem de esperana, muito necessria nesta poca marcada pela ditadura.
14 DOM ROBERTO Ernesto de Sousa, 1962

Educao e Comunicao Multimdia

13

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

CONCLUSO
O cinema portugus um tema vasto e de grande interesse para os entusiastas da rea. Pelo trabalho desenvolvido, possvel entender que entre 1896 e 1962 o cinema passou por uma transformao excepcional, por vezes num mau sentido, no que toca diminuio da qualidade dos filmes com o erguer do Estado Novo, por outras num excelente sentido, como o entusiasmo e criatividade dos cineastas bem como os excelentes filmes de humor dos anos 40. O incio foi repleto de entusiastas sinceros na arte que produziam, escolhendo temas nacionalistas, baseados nas tradies e no lavor de algumas regies tradicionais de Portugal, como a Nazar, filmes esses que incutiam no povo o esprito patriota. Mas tirando essa temtica patritica e as ms adaptaes de obras literrias, de escritores como Ea de Queiroz e Jlio Dinis, estilo excessivamente implementado em Portugal, em que as obras ou eram produzidas tal qual como os livros ou produzidas sem qualquer semelhana aos mesmos, no nos podemos esquecer dos documentrios, das excelentes longas-metragens da dcada de quarenta e claro as excepcionais comdias. Foram muitas as curiosidades, sobre o cinema nacional, descobertas ao longo da elaborao da pesquisa, entre as quais de destacar os filmes de animao, que apesar da sua simplicidade, j exploravam uma temtica que fugia as normas e encantava o pblico. Nas dcadas de 50 a 60 o cinema portugus experimentou um declnio assombroso, que levou em 1955 ao cessar completo da produo. Foram vrios os factores que levaram a este declnio cinematogrfico, mas o regime poltico vigente na poca no permitiu as capacidades financeiras, nem a liberdade de expresso suficiente para a produo de filmes de qualidade e em quantidade, por parte dos realizadores. O cinema portugus, nas suas variantes, alegremente descuidado, histrico, melodramtico, cor-derosa, toureiro ou fadista, foi e um cinema digno de tal nome, uma vez que, apesar de todas os sobressaltos por que passou continua a ser conhecido como um excelente cinema, repleto de excelentes profissionais, quer na rea de produo cinematogrfica, quer no que toca a actores.

Educao e Comunicao Multimdia

14

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

BIBLIOGRAFIA
Costa, A. (1978). Breve histria do cinema portugus 1896-1962. 1 edio, Biblioteca Breve. Lisboa. Escudeiro, G. (1971). Vamos falar de cinema. 1 edio, Editorial Verbo. Lisboa Pina, L. (1978). Panorama do cinema portugus. 2 edio, Terra Livre. Lisboa Pina, L. (1986). Histria do cinema portugus. 1 edio, Publicaes Europa-Amrica. Lisboa.

Silva, R. (2004). Antropologia Visual - Da mincia do olhar ao olhar distanciado. 1 edio, Edies Afrontamento. Porto. Silva, R. (2004). Jean Rouch - Filme etnogrco e Antropologia Visual. CEMRI - Laboratrio de Antropologia Visual, Universidade Aberta

Educao e Comunicao Multimdia

15

Anda mungkin juga menyukai