Anda di halaman 1dari 10

Trabalhos a Quente

Tipo do Documento: SubTipo: N: reas/Setores de Aplicao : Status: Data do Status: PREVENO DE PERDAS Procedimento Corporativo LPT-001-0 TODAS Homologado 22/11/2002

1. OBJETIVO E RESPONSABILIDADE 1.1. Esta norma fornece orientao e procedimentos relativos a operaes de Trabalho a Quente para ajudar a prevenir incndios e reagir rapidamente na eventualidade da ocorrncia de algum. 1.2. A gerncia de cada unidade, responsvel pelas operaes de manuteno, construo e montagens e outros que exijam trabalhos a quente, tem que assegurar que este procedimento seja seguido.

2. DEFINIES 2.1. Trabalho a Quente: Qualquer operao temporria que envolva chama exposta ou que produza calor ou fasca, podendo causar a ignio de combustveis slidos, lquidos ou gasosos, incluindo corte com maarico, solda oxi-acetilnica, solda por arco, aplicao de revestimento em teto com chama aberta, lixamento, aquecimento ou cura com chama exposta ou outro tipo de servio que possa gerar fagulhas ou chamas. 2.2. Vigilante contra Incndio: Pessoa devidamente treinada que tem a responsabilidade de observar o local onde o Trabalho a Quente est sendo realizado com o objetivo de evitar a ocorrncia de algum princpio de incndio e se o mesmo ocorrer estar preparada para o combate inicial e a comunicao do mesmo. 2.3. Funcionrio autorizado para emisso de Autorizao de Trabalho a Quente: Pessoa devidamente treinada e qualificada (Bombeiro, Tcnico de Segurana ou outro) para avaliar o local e as condies onde o trabalho a quente ser realizado, definir sobre a necessidade de Vigilncia Contra Incndio e emitir uma autorizao por escrito ao executante.

3. GERAL 3.1. O sistema de autorizao para Trabalho a Quente ter que ser utilizado em todas as unidades. 3.1.1. A gerncia designar rea(s) de trabalho a quente para operaes dessa natureza e quando for prtico todo trabalho a quente ser conduzido nessa(s) rea(s). Essa(s) rea(s) ser(o) localizada(s) longe de depsitos de combustveis e de materiais inflamveis e tero necessariamente proteo contra incndio manual ou automtica adequada no local, a rea dever ser sinalizada. 3.1.2. As reas designadas devero ser homologadas pelo Depto. de Sade e Segurana do Trabalho atravs de inspeo inicial, podendo ser suspensas, caso irregularidades sejam observadas durante inspees de rotina. 3.1.3. A gerncia de Sade e Segurana do Trabalho de cada unidade responsvel por treinar e qualificar os funcionrios que sero responsveis por inspeo e emisso de autorizao de Trabalho a Quente (Bombeiro, Tcnico de Segurana ou outro) em reas fora da(s) rea(s) designada(s) para trabalho a quente. O pessoal autorizado ter necessariamente que receber treinamento e responsabilidade pela inspeo de todas as reas antes do incio do trabalho a quente. 3.1.4. A gerncia da rea envolvida com Trabalho a Quente assegurar necessariamente que todas as pessoas envolvidas em operaes de Trabalho a Quente estejam adequadamente treinadas em relao ao nvel de seu envolvimento no trabalho a quente. 3.1.5. A gerncia de compras ter que informar as empreiteiras sobre os procedimentos e sistema de autorizao de Trabalhos a Quente e exigir seu cumprimento como parte do contrato firmado para o servio. 3.2. O estabelecimento de uma Vigilncia contra Incndio em uma operao de Trabalho a Quente no substituto para a tomada de outras precaues na preveno de incndios relacionados a esse tipo de trabalho.

4. PROCEDIMENTOS DE PREVENO CONTRA INCNDIO EM TRABALHO A QUENTE 4.1. O critrio de determinao das reas onde necessrio a vigilncia contra incndio fica a cargo do funcionrio autorizado para emisso de Autorizao de Trabalho a Quente, no momento da emisso desta, desde que o mesmo no contrarie os preceitos desta norma. 4.2. A indicao de pessoal para fazer a vigilncia contra incndio dever seguir a ordem descrita abaixo, sendo que no havendo acordo entre o funcionrio autorizado para emisso de Autorizao de Trabalho a Quente e a Manuteno / Operao, o Trabalho a quente no ser realizado at uma melhor oportunidade:

4.2.1. A vigilncia contra incndio poder ser feita por funcionrio treinado de empresas contratadas somente quando funcionrios destas mesmas empresas estiverem executando o Trabalho a Quente. 4.2.2. Trabalhos a Quente executados por funcionrios da unidade da International Paper somente podero ter vigilncia contra incndio com funcionrios prprios, obedecendo a seguinte ordem de prioridade e disponibilidade: Funcionrio do Depto. de Sade e Segurana do Trabalho em casos de alto risco de incndio; Funcionrio da rea de Manuteno ou de Construo e Montagem; Funcionrio da rea de Operao; 4.2.3. A vigilncia contra incndio com funcionrios prprios tem preferncia, se houver disponibilidade, na vigilncia de Trabalhos a Quente realizados por empresas contratadas. 4.3. Os procedimentos relacionados com a operao de trabalho a quente so divididos em trs fases: Pr-Operaes de Trabalho a Quente; Durante as Operaes de Trabalho a Quente; Inspeo e Acompanhamento Ps Operao de Trabalho a Quente.

4.4.

Pr-Operaes de Trabalho a Quente

4.4.1. Ao receber uma solicitao para autorizao de trabalho a quente, a pessoa responsvel pela emisso da autorizao entrar em contato com a superviso do departamento ou outras pessoas autorizadas pela rea onde o trabalho ser executado. Em conjunto eles tem que efetuar uma inspeo na rea de trabalho e, conforme for apropriado, nas reas vizinhas. Eles tem que verificar as precaues a serem tomadas antes de emitir a autorizao por escrito. 4.4.2. As precaues a serem tomadas incluem, mas no se limitam aos seguintes itens:

4.4.2.1. As operaes de trabalho a quente sero proibidas necessariamente onde sprinklers automticos ou outro sistema de proteo contra incndio esteja fora de operao e sistema alternativo seja ineficaz. Detectores de fumaa para sistemas de supresso gasosos podero ser colocados fora de servio enquanto se executa trabalho a quente para eliminar a ativao falsa desses sistemas. 4.4.2.2. Todos os combustveis tero que ser relocados para uma distncia mnima de 11 metros do local do trabalho. Se a relocao no for possvel, os materiais combustveis tero que ser protegidos cobrindo-os com material resistente ao fogo.

4.4.2.3. Se o trabalho tiver que ser executado em um equipamento, este ter que ser limpo de todo excesso de leo, poeira acumulada, lixo e combustveis de processo. As aberturas dentro do equipamento e/ou edificaes conduzindo a outros nveis do prdio ou reas adjacentes tem que ser adequadamente seladas ou cobertas e/ou manter vigilncia contra incndio nos nveis aplicveis. 4.4.2.4. Se o trabalho tiver que ser feito em um tanque, vaso, tubulao ou outro equipamento utilizado para manuseio de lquidos, gases, poeiras ou outro material combustvel, todas as precaues necessrias tero que ser tomadas para assegurar que todos os traos de vapores e poeiras inflamveis/combustveis foram purgadas do ambiente e limpos antes do incio do trabalho a quente. Leituras de concentrao de gases combustveis tem que ser tiradas para assegurar as condies de segurana. (Para complementao da segurana, consultar a Norma sobre Trabalho em Espaos Confinados de cada unidade). 4.4.2.5. Os pisos tero que ser limpos. Pisos de material combustvel devero ser molhados ou protegidos com chapas metlicas ou outra cobertura adequada. 4.4.2.6. Sistemas de dutos e transporte que possam carregar fagulhas tem que ser adequadamente protegidos e/ou fechados. Os dutos tero que ser limpos. Sacos combustveis em coletores de p tambm tero que ser removidos. 4.4.2.7. Isolamentos trmicos combustveis sobre ou dentro de dutos ou outros equipamentos tero que ser removidos ou protegidos. 4.4.2.8. Calhas de cabeamentos e instalaes de chaves seccionadoras tero que ser adequadamente protegidas por coberturas resistentes ao fogo. 4.4.2.9. Onde trabalho a quente for executado prximo de paredes, divisrias, forros ou telhados de construo combustvel, protees resistentes ao fogo tero que ser providenciadas para prevenir ignio. 4.4.2.10. O responsvel pela autorizao do Servio a Quente dever certificar se os itens abaixo esto adequados, conforme treinamento de qualificao recebido: Conjunto de solda eltrica Conjunto Oxi- Acetilnico Conjunto de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) Conjunto Argnio Sistema de Transporte de cilindros Sistema de Armazenagem de cilindros Equipamento de Proteo Individual Isolamento de rea Sistema de ventilao e exausto Proteo de isolamentos, paredes, divisrias, forros e telhados combustveis 4.4.3 Depois que as inspees estiverem concludas e todas as precaues tomadas, a autorizao para trabalho a quente ter que ser emitida pelo funcionrio autorizado.

4.4.4 Uma autorizao para trabalho a quente semelhante ao modelo no anexo 1 ter que ser usada e ser emitida em 2 vias, ficando uma de posse do executante, no local do servio, e outra de posse do emitente. O modelo apresentado no anexo 1 uma sugesto e o prprio carto da seguradora ou outro que contenha no mnimo estas informaes tambm pode ser usado pela unidade. 4.4.5 A autorizao para trabalho a quente ter que ser preenchida totalmente e assinada pelas pessoas responsveis depois que as precaues adequadas tiverem sido tomadas. A autorizao ser necessariamente dada ao executante do servio, que ter que assin-la tambm. O executante ficar com essa autorizao em sua posse, ou no local do servio, durante o tempo que durar sua execuo e ter que apresent-la se for solicitada. A durao mxima de uma autorizao de Trabalho a Quente dever estar especificada no campo (Horrio em que expira) da autorizao. Uma autorizao ter que ser emitida para cada servio de trabalho a quente exceto se muitos deles com caractersticas semalhantes forem ser executados no mesmo local e pelo mesmo executante. Cada executante ter que receber autorizaes individuais.

4.5

Durante as Operaes de Trabalho a Quente

Uma vigilncia contra incndio adequadamente treinada ter que ser estabelecida durante todas as operaes de trabalho a quente fora das reas designadas para Trabalho a Quente. A vigilncia contra incndio ter que ser provida de extintores portteis apropriados para o tipo de incndio que possa provavelmente ocorrer. Mangueiras de incndio so requeridas para reas de alto risco, conforme definido pelo funcionrio autorizado para emisso de Autorizao de Trabalho a Quente. A vigilncia contra incndio ter que ser treinada sobre o que vigiar durante as operaes de trabalho a quente, bem como ser treinada no uso correto de equipamentos de extino de incndio. Ter tambm que conhecer o mtodo usado para solicitar assistncia na eventualidade de um incndio (telefone mais prximo, rdios de comunicao, etc.). Todo o treinamento ter que ser documentado. A rea do Trabalho a quente no poder ficar sem a presena de um Vigilante Contra Incndio antes do encerramento da autorizao emitida. Isso se aplica a final de expediente, horrio de refeio ou qualquer interrupo do trabalho, exceto em caso de fuga de emergncia. Se um trabalho a quente tiver que ser executado em reas de alto risco, incluindo a armazenagem, construes combustveis, etc., linhas de mangueiras de incndio pressurizadas tero que estar posicionadas para uso imediato. Se no houver postos de mangueiras internos disponveis, linhas de outras reas ou hidrantes externos tero que ser providenciadas. 4.5.3 Todas as precaues tomadas tero que ser deixadas no local durante toda a execuo das operaes de trabalho a quente.

4.5.4 Se as condies mudarem e precaues adicionais se tornarem necessrias, as operaes de trabalho a quente tero que ser interrompidas, a rea inspecionada e uma nova autorizao emitida. 4.6 Inspeo e Acompanhamento Ps-Trabalho

Depois que o trabalho a quente estiver terminado, o executante e a vigilncia contra incndio devem verificar a rea quanto a possveis fagulhas ocultas que possam causar um incndio mais tarde. Em seguida a essa verificao, o executante assinar o encerramento da autorizao para trabalho a quente e devolver a quem emitiu ou outro funcionrio autorizado para emisso de Autorizao de Trabalho a Quente. A vigilncia contra incndio ter que permanecer no local por um mnimo de 30 minutos aps o trmino do trabalho para detectar quaisquer focos de combusto lenta. Quando apropriado, a rea acima e abaixo do local do servio ou em salas adjacentes tambm ter que ser verificada durante esse perodo. Em reas de alto risco de incndio, durante 2 horas aps o trmino do trabalho, a rea dever ser fiscalizada por funcionrio autorizado a emitir autorizao ou por quem vier a substitu-lo.

5 AUDITORIAS DE PROGRAMA 5.1 Uma auditoria no processo e na documentao do Programa de Trabalho a Quente tem que ser executada pelo menos uma vez a cada seis meses pela Gerncia de Sade e Segurana do Trabalho. 6 TREINAMENTO 6.1 As pessoas envolvidas com operaes de Trabalho a Quente tero que receber treinamento especfico, conforme contedo programtico descrito no item 6.4. Devero ser treinados no mnimo as pessoas autorizadas a emitir autorizaes de Trabalho a Quente, os executantes e seus ajudantes, os Brigatistas e os Vigilntes Contra Incndio. 6.2 Vigilantes contra Incndio de prestadores de servio devero ser treinados por empresas homologadas pelo Depto. de Sade e Segurana do Trabalho de cada unidade. 6.3 Todo treinamento ter que ser documentado e reciclagem de conhecimento dever ser realizada a cada ano. 6.4 Contedo programtico para o curso com carga horria aproximada de 4 horas: Definies e reconhecimento de Trabalhos a Quente; Dados estatsticos de perdas por tipo de incndios; O Tringulo do Fogo; Sistemas de combate a incndios; Monitoramento e inspeo de rea de trabalho a quente; A regra dos 11 metros; Sistema de Autorizao para Trabalho a Quente;

Responsabilidades da Vigilncia Contra Incndio; Treinamento prtico de uso de extintores.

7 RETENO DE REGISTROS 7. 1 Todas as Autorizaes e documentos de autorizao para trabalho a quente tm que ser retidos no Depto. de Sade e Segurana do Trabalho por pelo menos um ano ou at que um engenheiro da companhia de seguros tenha a oportunidade de rever tais registros. O tempo mximo de reteno no pode ser maior que dois anos.

Anexo 1 MODELO DE AUTORIZAO DE TRABALHO A QUENTE Frente lado esquerdo

Autorizao para Trabalho a Quente


Antes de iniciar qualquer Trabalho a Quente, verifique se esse trabalho pode ser evitado e se h maneira mais segura de faze-lo. Verifique as precaues indicadas direita. Data: ____/___/_____ Local:_____________________ Natureza do Trabalho
Solda Horrio que expira Horrio de Incio Horrio de Encerramento

____:____
Maarico

____:____
Lixamento

____:___
Aquecimento

Outro: _____________________________________

Execuo por

Funcionrio

Contratado

Necessita de Sim No Vigilncia Contra Incndio Responsvel pela Emisso da Autorizao Nome:________________________________________ Executante Nome:________________________________________ Vigilante contra incndio Nome:________________________________________ Dever permanecer por no mnimo 30 minutos no local aps encerrado o Trabalho a Quente Superviso da rea ou Manuteno Nome:________________________________________ Responsvel pelo encerramento desta Autorizao Nome:________________________________________ Aps o encerramento a rea dever ser fiscalizada

Chapa _______ Chapa _______ Chapa _______

Chapa _______ Chapa _______

Frente lado direito Relao de Precaues Necessrias


Os sprinklers, hidrantes e extintores de incndio disponveis esto funcionando. Os equipamentos de Trabalho a Quente esto em boas condies e fora do alcance de centelhas. Precaues a serem tomadas num raio de 11m da rea onde ser efetuado o trabalho a quente Lquidos inflamveis, ps combustveis e depsitos oleosos foram removidos. Atmosfera explosiva na rea foi eliminada. Pisos foram varridos. Pisos combustveis foram molhados, cobertos com areia mida ou lonas resistentes a fogo. Outros combustveis foram removidos, se possvel. Caso contrrio, foram protegidos com lonas resistentes a fogo ou protetores de metal. Todas as aberturas de parede e piso foram cobertas. Lonas resistentes a fogo foram estendidas abaixo do trabalho. Calhas de cabos e fiaes foram protegidos Trabalho em paredes ou tetos Construo no combustvel e no possui revestimento ou impermeabilizao combustvel. Combustveis do outro lado de parede foram removidos. Trabalho em equipamentos enclausurados Equipamentos enclausurados esto livres de todos os combustveis. Recipientes esto purgados de lquidos ou vapores inflamveis. Vigilncia contra Incndio e fiscalizao na rea de Trabalho a Quente Vigilncia de Incndio presente durante e por mais 30 minutos aps o trmino do trabalho, incluindo qualquer intervalo para lanche ou almoo Vigilncia de incndio est provida de extintores e, quando prtico, mangueira de incndio Vigilncia de incndio est treinada para utilizar esses equipamentos e para comunicar emergncias Vigilncia de incndio pode ser acionada para atuar nas reas adjacentes, acima e abaixo Fiscalizao do Trabalho a Quente aps a concluso do trabalho Outras Precaues tomadas Isolamento da rea Bloqueio de equipamentos de acordo com a norma de carto vermelho Uso de acendedor adequado para maarico (saci)

Verso Centralizado

ATENO TRABALHO A QUENTE SENDO EXECUTADO CUIDADO COM FOGO!


Em caso de Emergncia comunique imediatamente pelo telefone _______

Anda mungkin juga menyukai