Anda di halaman 1dari 23

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR PROSEL 2010 / PRISE SUBPROGRAMA XI 3 ETAPA

BOLETIM DE QUESTES

LEIA, COM ATENO, AS SEGUINTES INSTRUES


1. Este boletim de questes constitudo de: - Redao. - 54 questes objetivas. Confira se, alm desse boletim de questes, voc recebeu o carto-resposta destinado marcao das respostas das 54 questes objetivas e o caderno de respostas para elaborao da Redao. No CARTO-RESPOSTA: a) No caso de no coincidir seu nome e nmero de inscrio, devolva-o ao fiscal e pea-lhe o seu. Se o seu carto no for encontrado, solicite um carto virgem, o que no prejudicar a correo de sua prova. b) Aps a conferncia, assine seu nome no espao correspondente do CARTORESPOSTA, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. c) Para cada uma das questes existem 5 (cinco) alternativas, classificadas com as letras a, b, c, d, e. S uma responde corretamente ao quesito proposto. Voc deve marcar no Carto-Resposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, voc anular a questo, mesmo que uma das marcadas corresponda alternativa correta. d) O CARTO-RESPOSTA no pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado. No CADERNO DE RESPOSTAS DE REDAO: a) Confira seu nome e nmero de inscrio na parte inferior do Caderno de Respostas de Redao. b) No Caderno de Respostas de Redao use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. c) Sua redao dever conter no mnimo 15 e, no mximo 30 linhas. A redao ser anulada caso seja: - redigida fora do tema proposto; - apresentada em forma de verso; - escrita a lpis ou de forma ilegvel; - com marca que a identifique. d) Quando for entregar o Caderno de Respostas de Redao, o fiscal da sua sala lhe devolver o rodap do caderno para o seu controle. LEMBRE-SE A durao desta prova de 5 (cinco) horas, iniciando s 8 (oito) horas e terminando s 13 (treze) horas. terminantemente proibida a comunicao entre candidatos. ATENO Quando for marcar o Carto-Resposta, proceda da seguinte maneira: a) Faa uma reviso das alternativas marcadas no Boletim de Questes. b) Assinale, inicialmente, no Boletim de Questes, a alternativa que julgar correta, para depois marc-la no Carto-Resposta definitivamente. c) Marque o Carto-Resposta, usando caneta esferogrfica com tinta azul ou preta, preenchendo completamente o crculo correspondente alternativa escolhida para cada questo. d) Ao marcar a alternativa do CartoResposta, faa-o com cuidado, evitando rasg-lo ou fur-lo, tendo ateno para no ultrapassar os limites do crculo. Marque certo o seu carto como indicado: CERTO e) Alm de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, no marque nem escreva mais nada no Carto-Resposta. Releia estas instrues antes de entregar a prova. Assine a lista de presena, na linha correspondente, o seu nome, do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identidade. BOA PROVA!

2.

5. 6.

3.

7.

4.

8. 9.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

REDAO

Prezado candidato. Para elaborar sua Redao, leia atentamente os textos deste boletim de questes. Estes textos nos falam de grandes e pequenas invenes, entre elas algumas parece que ficaro para sempre entre ns e mudaro definitivamente nossas vidas. Com base nessas leituras, somadas a outras que voc j tem, escolha uma das PROPOSTAS que seguem e elabore sua Redao.

Proposta 1: NARRAO O uso da enxada, do martelo, so bem antigos, anteriores mesmo a Jesus Cristo, e, como invenes humanas, foram, tambm, quela poca, tecnologias de ponta e proporcionaram mudanas na maneira de viver das pessoas, como o foram a roda, o remo, a caravela, o canho, o motor, o automvel, o avio, a televiso, o fax, as viagens espaciais, e, como so, atualmente, a rede mundial de computadores, a pesquisa com clulas tronco, a telefonia mvel, as ferramentas em geral, entre outros exemplos. A partir dessas ideias, NARRE uma histria (real ou imaginria) da qual voc participou, ou apenas presenciou, em que foram usados apenas equipamentos no eltricos e eletrnicos.

Proposta 2: DISSERTAO H todo momento nos deparamos com discusses sobre os direitos humanos: direito de ir e vir, de liberdade, direitos constitucionais, de mercado, internacionais, etc. No final, tudo isso parece ser uma grande mentira, em funo de tecnologias produzidas, objetivando nos vigiar constantemente. Entre essas, h uma srie de equipamentos de ltima gerao que nos mantm sob constante vigilncia, invadem nossa privacidade, nos amedrontam. Veja s: celulares, grampos, rastreadores, cmaras, cybers dentre outros, sem contar os hackers da vida. A partir dessas informaes, desenvolva um texto DISSERTATIVO tomando uma posio sobre a ideia de sermos vigiados, perdermos nossa liberdade e vivermos diariamente amedrontados.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o Texto 1, para responder s questes 1, 2 e 3. Texto 1 LUGAR DE CRIANA NA INTERNET


Douglas Adams, genial autor do Guia do Mochileiro das Galxias, criou um provrbio sobre mudanas cuja traduo livre assim: Tudo o que j existia no mundo antes de nascermos absolutamente normal; tudo o que surge enquanto somos jovens uma oportunidade e, com sorte, pode at ser uma carreira a seguir; mas o que aparece depois dos 30 anormal, o fim do mundo como conhecemos... at que tenha estado a por uma dcada, quando comea a parecer normal. Pois . Com excees que justificam a regra, somos conservadores. S que o mundo muda o tempo todo e, desde sempre, cada vez mais rpido. Pense na internet. Parecia, no comeo, mquinas a servio da cincia e dos negcios, onde ns, usurios, fazamos coisas srias, como transaes bancrias. Mas era muito mais. A rede tornou possvel o relacionamento direto entre pessoas, com o lado de c (ns) participando da construo dos instrumentos que usamos para, principalmente, interagir com outros humanos. E h quem nasceu na internet. Pesquisa da Nielsen diz que as crianas (2 a 11 anos de idade) esto na rede em peso. Enquanto o nmero total de usurios cresceu 10% entre 2004 e 2009, o de crianas subiu 19%. E o nmero de horas na rede, entre a garotada, cresceu 63% no perodo, de 7 horas por ms em 2004 para mais de 11 horas em 2009, contra um aumento do nmero de horas online, como um todo, de 36%. E isso quer dizer o qu? Primeiro, que as crianas esto usando a rede como parte essencial de suas redes, como extenso da escola, conexo com familiares distantes, diverso, e por a vai. Segundo, quem nasce em rede vive em rede; como aprender a ler: tirante raros casos, ningum desaprende. No futuro, todo mundo estar em rede, em todo lugar, o tempo todo, para todas as coisas. Menos uma ou duas. Que justificaro a regra. Isso tambm quer dizer que pessoas do sc. 19, que passaram quase inclumes pelo sc. 20, vo achar que crianas na rede, no sc. 21, esse tempo todo (menos de uma hora por dia) um absurdo. Capaz de haver uma correlao com quem achava que mulheres no deveriam votar, que voto, de resto, era s pra quem tinha posses e, por sinal, pra que ler e escrever, coisa de literatos e desocupados? O futuro das crianas e dos adultos - estar online, 24 horas por dia. Daqui para frente, se voc existe, existe na rede, em tempo real e o tempo todo. Se voc sabe de algum que no est, tornese um missionrio: traga essa alma perdida para nosso convvio, na rede. Antes que seja tarde. Demais. O futuro vem das crianas, das mltiplas formas como elas esto construindo, em rede, suas relaes. E ns podemos ainda - fazer parte dele. Pois a rede, pra todo mundo, comea parecer normal.
(MEIRA, Slvio In Revista Superinteressante. n 269, setembro de 2009) UEPA

1. De acordo com o Texto 1, correto afirmar que um observador do sculo: a 19 era desocupado, j que apenas 19% teve convvio com os livros, percentual que era excessivo naquela sociedade entre as pessoas letradas, pois todos tiveram acesso aos meios escolares. b 19 acharia excessivamente redundante o uso da tecnologia de rede pelas crianas do sculo 20, em funo de somente 36% que teve seu amadurecimento e de suas habilidades on-line. c 20 veria com certa preocupao o uso dos computadores em rede em funo dos softweares do sculo 21 serem mais usados por pessoas com mais de 30 anos, j que estes estiveram em conexo com escolas, famlia, etc. d 19 relacionaria o uso de computadores em rede com o ato de votar e a necessidade de aprender a ler e a escrever como direitos de qualquer cidado, homem ou mulher, em nossa sociedade atual. e 21 acharia um absurdo uma criana fazer parte de 63% do universo de quem pode ler e escrever apenas quando estivessem em rede com uma criana do sculo 20, em funo da tecnologia de ponta ter chegado tarde demais. 2. A expresso e por a vai (4 pargrafo) est empregada como marcador: a determinado pelo verbo, indicando ideia de espao fsico, isto , em meio rede de computadores. b de modo de uso, indicando aspecto verbal, isto , um evento desprovido de durao tecnolgica. c de tempo verbal, indicando ideia futura, isto , todos estaro em rede o tempo todo. d de tempo verbal, indicando ideia passada e concluda, isto , um passado sem tecnologia. e de nmero verbal, indicando ideia de plural, isto , um variado nmero de redes de computadores. 3. O termo nasceu em E h quem nasceu na internet (3 pargrafo), est empregado de forma figurada e significa o nascimento de (a): a sistemas de negcios programados por hardwares especiais de usurios da rede de computadores, gerenciando uma nova sociedade. b bebs virtuais por obra da tecnologia virtual de ponta em pleno sculo 21, concretizando um sonho da humanidade. c gerao da atualidade sob a gide da tecnologia virtual. d uma nova tecnologia toda baseada nos computadores e nas redes de comunicao para um futuro de relaes humanas mais promissoras. e outras geraes para o futuro, empregando relaes sociais apenas por meio de rede de computadores, objetivando a normalizao da sociedade em rede.
Pg. 3

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia os textos 2 e 3 para responder s questes 4, 5 e 6. Texto 2 OS MILIONRIOS PRMIOS DA CINCIA


Quer ficar rico? s criar o elevador espacial, a carne in vitro, parar o aquecimento global. Em maro de 1900, o milionrio francs Henry Deutsch anunciou que daria 100 mil francos ao inventor de uma mquina voadora capaz de percorrer um circuito de 11 quilmetros contornando a Torre Eiffel. Alberto Santos Dumont chegou a fazer vos dirios com seu N-4, dirigvel com motor de sete cavalos-vapor. Por mais de um ano dedicou-se a reformar o projeto. Em 19 de outubro de 1901, comandando os 20 cavalos-vapor do novo N-6, o brasileiro conseguiu. Conquistou o prmio Deutsch, doou parte do dinheiro aos pobres de Paris e foi viver na histria como um dos maiores aeronautas de seu tempo. Premiaes cientficas so uma forma de reconhecimento e incentivo a trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, afirma Belita Koiller, pesquisadora de fsica da UFRJ. Em 2005, ela levou US$ 100 mil do prmio LOral/Unesco por seus estudos sobre propriedades qunticas de eltrons em materiais semicondutores. O que fiz com o prmio? Nada fantstico. Visitei meu marido nos Estados Unidos algumas vezes, reformei a casa... No fim, o prestgio o que fica, tanto que estou conversando com vocs anos depois de o dinheiro acabar....
(ALVES, Breno Castro. In Revista Galileu, n 214, p. Pg. 22, maio de 2009)

4. A partir da leitura dos textos 2 e 3 correto afirmar que: a Santos Dumont, Belita Koiller, Volvo e Toshiba, apesar do espao de tempo decorrido entre as invenes de cada um, todos receberam a premiao do milionrio francs, que tem dedicado sua vida a premiar jovens cientistas, mesmo aqueles com projetos em fase de ajustes. b o sistema de reconhecimento facial que diagnostica e alerta motoristas sonolentos, bem como permite, a estes, ligar a seta com um piscar de olhos deve-se aos estudos de Belita Koiller sobre propriedades qunticas de eltrons em materiais semicondutores. c num futuro prximo, quando for integrada a um sistema avanado de assistncia ao motorista, a tecnologia permitir, por exemplo, acionar o limpador de para-brisas, levantando as sobrancelhas, e ligar a seta com um piscar de olhos, diminuindo assim o nmero de mortes no trnsito. d os avanos tecnolgicos, com todos os benefcios advindos, independente da poca, sempre objetivam a comercializao, em primeiro plano e, quem sabe, um dia a sociedade, e essa ideia os textos expressam muito bem. e o Nada fantstico, expresso pela pesquisadora, refere-se, alm da visita ao marido nos Estados Unidos, algumas vezes e da reforma da casa, aos estudos por ela desenvolvidos sobre propriedades qunticas de eltrons em materiais semicondutores.

Texto 3 T NA CARA
Desde 2007, a montadora sueca Volvo equipa alguns de seus carros com um sistema de reconhecimento facial que diagnostica e alerta motoristas sonolentos. Agora, a indstria automobilstica comea a acordar para outras possibilidades dessa tecnologia. Com um sistema de reconhecimento facial desenvolvido para seus computadores, a Toshiba lanou um modelo adaptado para carros. Como o equipamento da Volvo, o produto japons dispara alarmes com a possibilidade de cochilos e avisa quando o motorista est olhando para a direo errada ao fazer uma curva. O mais legal vem agora: num futuro prximo, quando for integrada a um sistema avanado de assistncia ao motorista (Adas, na sigla em ingls), a tecnologia permitir, por exemplo, acionar o limpador de pra-brisas levantando as sobrancelhas e ligar a seta com um piscar de olhos. E poder at fazer a seleo musical no rdio com base no semblante do motorista. O projeto est em fase de ajustes, e a empresa no tem previso de quando a tecnologia poder ser explorada comercialmente.
(Revista Galileu, n 216, p. 16, maio de 2009)

5. Com relao aos textos 2 e 3, correto afirmar que: a a relao conceitual entre eles a questo de custo-benefcio, j que relatam fatos ocorridos em lugares diferentes. b h, entre os textos, a ideia de que o inventor-cientista importante para pensar em novos equipamentos que possam ser utilizados por toda a sociedade. c a questo da inovao tecnolgica importante para a sociedade, e depende do contexto socioeconmico no qual ela est inserida. d a Volvo e a Toshiba inventaram equipamentos que no poderiam ser construdos por Santos Dumont, em razo da falta de investimento financeiro. e Santos Dumont no conseguiu, de imediato, concluir satisfatoriamente seu invento, em funo da carncia de recursos financeiros que eram incipientes naquela poca.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

6. Em relao aos textos 2 e 3, correto afirmar que: a a tecnologia vive em funo de recompensas e/ou premiaes, tal qual ocorria quando se investia em equipamentos para localizar foras da lei. b o crescimento de 7 cavalos-vapor para 20 cavalos-vapor de potncia nos motores que equiparam os aeroplanos de Santos Dumont mostra que h vrias pessoas envolvidas em pesquisas, mas somente algumas so reconhecidas. c a tecnologia automobilstica estaria transformando os motoristas em verdadeiros autmatos e, brevemente, apenas em meros contempladores do ato de dirigir. d toda tecnologia objetiva, com seus avanos e ajustes, principalmente as questes de comercializao, em funo de seus ganhadores injetarem e investirem dinheiro no mercado de capitais. e nenhuma tecnologia inovadora perigosa, por isso pode ignorar os aspectos ticos e suas consequncias avanadas da prpria pesquisa.

7. H comportamentos ingnuos e sublimes que o avano tecnolgico, associado ao surgimento das megalpolis, destruiu. Voc ler a seguir o registro de alguns comportamentos retirados dos contos O Lopo, A Confisso e Natal. Assinale a alternativa contendo a atitude da personagem que reflete o tipo de comportamento referido no incio do comando. a O Lopo, mesmo tendo perdido a causa contra Casimiro, levou a ele, pessoalmente, a notcia de sua derrota. b Bernardo, ao ouvir do Reinaldo confessara assassinato, pelo qual responsabilizado, aceitou Pe. Artur que o a autoria do fora injustamente perdo-lo.

8. Voc ler a seguir comentrios sobre o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ou que a ele podem ser associados. Analise as afirmativas neles contidas, e assinale a alternativa correta. a O comentrio de Carlos Nelson Coutinho que voc ler agora perfeitamente aplicvel ao perodo histrico em que se passa a ao do romance Vidas Secas: O esgotamento das potencialidades de nossa economia semifeudal no fora seguido por uma renovao radical, pela criao de uma nova forma moderna de economia e de relaes sociais. (COUTINHO:p.140) b A personagem Fabiano, por suas reflexes na obra, pode ser enquadrada na concepo marxista que considera o proletariado como uma classe que pretende conscientemente criar uma sociedade sem classes. c Os desejos de Sinh Vitria, intimamente associados aos bens de consumo oferecidos pela evoluo tecnolgica, atestam o grau de alienao dos sertanejos da primeira metade do sculo XX. d Fabiano, em suas anlises conjunturais da sociedade, considera a pobreza do sertanejo uma consequncia do avano tecnolgico financiado pelo Estado brasileiro. e As inovaes tecnolgicas introduzidas pelo fazendeiro no cotidiano da pecuria nordestina so responsveis pela desestabilizao econmica de vaqueiros como Fabiano. 9. As opes abaixo relacionam Vestido de Noiva, de Nlson Rodrigues, com a realidade histricosocial cultural e estilstica dos tempos modernos. Assinale a alternativa correta. a A literatura sempre mantm fortes relaes com a realidade, como aconteceu durante o Futurismo, cujas obras apresentam forte apologia dos avanos tecnolgicos da passagem do sculo XIX para o XX. Isso pode ser claramente percebido em Vestido de Noiva. b A morte de Alade s pde parecer acidental por causa dos recursos tecnolgicos sofisticados que os mecnicos usaram na sabotagem do automvel, a pedido de Pedro. c A existncia de construes mentais que escapam ao controle da razo, mas so fundamentais no direcionamento do comportamento humano, descobertas por Freud, podem ser detectadas na composio expressionista da pea Vestido de Noiva. d A crise tica da sociedade burguesa, decorrente do desemprego em massa provocado pelo avano tecnolgico, que fez a mquina substituir o homem, o tema central de Vestido de Noiva. e O choque entre a realidade tecnolgica desumana e os desejos de estabilidade da classe operria podem ser percebidos no jogo que Nlson Rodrigues faz entre os planos da alucinao, memria e realidade, em Vestido de Noiva.
Pg. 5

c O Garrinchas sentiu-se to bem acolhido pela Madona que resolveu traz-la para consoar. d O Dr. Canavarro conseguiu comover Casimiro que indenizou regiamente o Lopo pela perda da mina. e Os habitantes de Lourosa, no conto Natal, praticam a caridade com os mendigos de um modo afetuoso que no se v mais nos grandes centros urbanos.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia e compare os textos 4 e 5.

Leia o fragmento abaixo para responder Questo 11. Belm do Par


Bembelelm! Viva Belm! Belm do Par porto moderno integrado na equatorial Beleza eterna da paisagem Bembelelm! Viva Belm! [...] Belm do Par onde as avenidas se chamam estradas: Estrada de So Jernimo Estrada de Nazar [...] Bembelelm! Viva Belm! Nortista gostosa Eu te quero bem

Texto 4 Sim
Sim, sei bem Que nunca serei algum. Sei de sobra Que nunca terei uma obra. [...] Sim, mas agora, Enquanto dura esta hora, Este luar, estes ramos, Esta paz em que estamos, Deixem-me crer O que nunca poderei ser. Ricardo Reis

Texto 5 Balada
(Em memria de um poeta suicida) No conseguiu firmar o nobre pacto Entre o cosmos sangrento e a alma pura. Porm, no se dobrou perante o facto Da vitria do caos sobre a vontade Augusta de ordenar a criatura [...] Gladiador defunto mas intacto (Tanta violncia, mas tanta ternura) Mrio Faustino

10. Sobre os textos 4 e 5, correto afirmar que: a tecnicamente, ambos os fragmentos fazem opo pelo verso branco. b a explorao da sonoridade dos versos significa, tecnicamente, um abandono das tradies literrias anteriores ao modernismo. c em ambos est presente impotncia do poeta. a ideia de

11. Como evidncia da vinculao de Manuel Bandeira ao iderio modernista, o fragmento acima revela: a exclamaes futuristas em tom de exaltao da tecnologia e da velocidade do espao urbano. b um elogio vida provinciana que resiste aos impactos tecnolgicos da modernizao urbana. c o tema do cosmopolitismo associado a uma reflexo filosfica sobre tica e modernidade tecnolgica. d a crtica ao atraso cultural das metrpoles provincianas, sobretudo de Belm. e a ironia destrutiva e irreverente contra o provincianismo, presente na onomatopia Bembelelm. Leia o poema abaixo. Inscrio
Eu vi a luz em um pas perdido. A minha alma lnguida* e inerme*. Oh! Quem pudesse deslizar sem rudo! No cho sumir-se, como faz um verme...
*lnguida: sem fora, fraca, doentia *inerme: desarmada, sem defesa

d os textos tratam da alegria do poeta cuja tcnica de composio provm do sentimento de domnio sobre o tempo e a vida. e a composio potica tratada como resultado de uma atitude otimista quer diante do poema quer diante da vida.

12. A imagem do verme, criatura que se pode analisar cientificamente atravs de mtodos e equipamentos tecnolgicos, metaforicamente empregada por Camilo Pessanha: a como representao do cientificismo que marcou sua obra. b para sugerir uma condio do mundo interior, metafsico, conflitante com o mundo exterior, marcado, na segunda metade do sc. XIX, pela racionalidade tcnicocientfica. c para fazer referncia superioridade da existncia humana dotada de racionalidade, ou seja, da capacidade de harmonizar-se com a realidade social e manipul-la por meio da tecnologia. d para sugerir o reducionismo da existncia ao gozo das investigaes cientficas. e para provocar no leitor uma viso religiosa da fragilidade humana diante da perfeio do mundo natural.
Pg. 6

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Texto 6
No aspecto puramente tcnico, a Primeira Guerra Mundial demonstrou at que ponto o aperfeioamento das armas suplantou as concepes tticas dos militares. O resultado foi um extermnio tremendo e inconcludente, que enfraqueceu muito a Europa ocidental. A situao frgil e instvel da Frana desde 1918 deve-se, em grande medida, se, herana desse derramamento de sangue.
RUSSEL, Bertrand. Histria do Pensamento Ocidental. Rio , de Janeiro: Ediouro, 2003. (p. 481)

13. No Texto 6, o filsofo Bertrand Russel destaca a superioridade das armas por meio do aperfeioamento tecnolgico em relao s tticas militares no contexto da Primeira Guerra Mundial, a chamada Grande Guerra, poca. O extenso conflito blico estipulou o precedente do extermnio de massa, que chegaria ao seu apogeu com a Segunda Guerra Mundial. Quanto aos desdobramentos blico-tecnolgicos da tecnolgicos Primeira Guerra, correto afirmar que: o a a guerra estagnou o desenvolvimento tecnolgico decorrido da expanso industrial, ao longo do sculo XIX, tendo como resultado principal o declnio scio scioeconmico dos pases industrializados europeus nas dcadas de 1920 e 1930. peus b o aumento da capacidade destrutiva das o novas tecnologias blicas foram recebidas com entusiasmo pelas elites nacionais das potncias industriais europias pelo fato de constituir recurso dissuasrio para as srio ameaas militares. c a guerra foi marcada pelo consumo em massa de equipamentos, homens e recursos naturais que se tornaram possveis pela expanso da chamada segunda revoluo industrial na Europa, nos Estados Unidos e , no Japo. d a guerra abriu espao para a industrializao das regies atrasadas do mundo que adotaram maciamente a e poltica de substituio de importao de produtos industrializados, podendo identificar esse processo como terceira revoluo industrial. e a guerra produziu um considervel declnio da mo-de-obra disponvel para o trabalho obra industrial. O reflexo deste declnio se fez ustrial. sentir na diminuio da capacidade produtiva de equipamentos militares dos pases envolvidos no conflito.

Fonte: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia M. (Orgs). Histria da Vida Privada no Brasil. So Paulo: Cia das Letras, 1998. (p. 564)

Fonte: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia M. (Orgs). Histria da Vida Privada no Brasil. So Paulo: Cia das Letras, 1998. (Encarte entre pginas 510 e 511).

14. As imagens acima nos remetem: a ao Brasil da Era Vargas, quando Getlio o Vargas, contando com o financiamento norte-americano, implanta no Brasil a indstria de produtos eltrico e eltrico-eletrnicos. b ao sonho de consumo da classe mdia o brasileira seduzida pelo discurso desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek, que tinha como lema 50 anos em 5. c popularizao de produtos eltricos na dcada de 40 do sculo passado, como efeito da participao do Brasil na II Guerra Mundial ao lado dos aliados e da entrada das indstrias norte ame americanas no centrooeste do pas. d ao incio dos anos 50, quando foram o montadas as primeiras indstrias pesadas no pas, voltada voltadas para atender s expectativas do mercado consumidor feminino, dentro da poltica vargui varguista voltada para a classe mdia. e aos chamados Anos Dourados marcados Dourados, pela implantao de um sistema bancrio que passou a financiar indstrias nacionais de aparelhos eltricos e eletrnicos, apoiados por uma rgida poltica estatal caracterstica do populismo brasileiro.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

15. O processo de expanso do controle colonial na frica e na sia pelas potncias industriais europias, na segunda metade do sculo XIX, conhecida como neocolonialismo. Sua roupagem ideolgica era o discurso da misso civilizatria, que justificava a constituio de imprios coloniais, sob o controle de pases como Inglaterra, Frana, Blgica, Alemanha, Itlia, dentre outros. Neste sentido, identificase a noo de misso civilizatria como: a a difuso dos progressos civilizatrios do capitalismo industrial e do liberalismo poltico nas regies da frica e da sia consideradas pelos europeus como atrasadas e selvagens, em troca do controle territorial, da explorao das riquezas naturais e da mo-de-obra local. b a incorporao das novas tecnologias e modelos polticos das potncias capitalistas europias, que contriburam na promoo do desenvolvimento econmico e poltico dos nascentes estados nacionais africanos e asiticos. c a promoo de projetos educacionais na frica e na sia por iniciativa dos pases europeus, tomando como base o esprito iluminista de universalizao da educao como fator determinante para o progresso material e intelectual de toda a humanidade. d a capacitao educacional da mo-de-obra nativa das regies atrasadas da frica e da sia. A difuso dos modelos educacionais europeus teria como objetivo aprimorar a capacidade produtiva dos trabalhadores africanos e asiticos nas atividades extrativas e agrcolas. e a expanso do capitalismo monopolista nas regies economicamente atrasadas da frica e da sia, de modo a incorporar essas regies no jogo concorrencial do capitalismo mundial e promover o desenvolvimento de novos polos de atividade industrial.

16. A confeco da goma elstica a partir do ltex oriundo da hevea brasiliensis, a seringueira, era conhecida pelos povos indgenas da Amaznia de longa data. A borracha veio a tornar-se um artigo na pauta de exportao brasileira, a partir de 1827, quando foram vendidas 31 toneladas para o mercado externo. Mas foi somente a partir de 1895, com a inveno do pneumtico, que a borracha veio a tornar-se o segundo mais importante produto brasileiro na pauta de exportao. Entre 1891 e 1900, a Amaznia brasileira exportou um total de 214 toneladas de borracha, abastecendo decisivamente as demandas de produo dos pases industrializados. Neste sentido, sobre a relao sistmica entre a atividade extrativa do ltex na Amaznia de fins do sculo XIX e a produo industrial europia e norte-americana de artigos de borracha e de pneumticos, correto afirmar que: a a baixa qualidade da borracha, produzida pelas tcnicas rudimentares adotadas na Amaznia do final do sculo XIX, dificultava sua absoro pelas indstrias dos pases capitalistas centrais, o que acelerou o desenvolvimento da produo de borracha sinttica. b havia uma relao de complementaridade entre as tcnicas rsticas de extrao e beneficiamento do ltex (sangramento da rvore, defumao do ltex, produo das balatas) e o moderno processo de vulcanizao de pneumticos desenvolvidos nas fbricas inglesas e norte-americanas. c os pases industrializados pressionavam o Brasil pela regulamentao do trabalho dos seringueiros, de modo a garantir melhores condies de vida e de trabalho para os extratores do ltex, o que viria a resultar no aprimoramento da qualidade do produto final da atividade extrativa. d havia interesse dos industriais europeus e americanos de fins do sculo XIX em estimular o desenvolvimento industrial na Amaznia de forma a integrar a atividade extrativa e o beneficiamento industrial na mesma regio, promovendo assim o seu desenvolvimento econmico. e as tcnicas indgenas de produo das balatas contriburam para o desenvolvimento das tcnicas industriais de beneficiamento da goma elstica nos pases industrializados.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

20 de julho de 1969. Houston, aqui a . base da tranqilidade. A guia pousou. Com essas palavras o comandante da nave norte americana Apollo 11, Neil Armstrong informou seus superiores que o homem havia chegado Lua. um pequeno passo para um homem, mas um enorme passo para a humanidade, disse Armstrong que fincou a bandeira dos EUA na Lua, alm de instalar uma cmera de tev e recolher amostras do solo. A cena da chegada do homem a Lua foi transmitida pela televiso, para centenas de espectadores.
(Fonte:BRENNER, onte:BRENNER, Jayme, Jornal do sculo XX.So Paulo: Editora Moderna, 1998. p.244)

18. O processo de (re)organizao territorial brasileiro decorrente da industrializao vem ocorrendo, principalmente, desde o final da Segunda Guerra Mundial. Tal fato tem motivado diversas transformaes no espao geogrfico brasileiro. Sobre essas transformaes correto afirmar que: a o Brasil arquiplago que surgiu a partir arquiplago, da Segunda Guerra Mundial acelerou o Mundial, processo de integrao e emancipao do territrio nacional com a intensificao da rede nacional de rodovias. b vem ocorrendo uma reduo no nmero de cidades mdias, no territrio brasileiro, devido ao processo de (re)organizao ocesso territorial ter reduzido a urbanizao, em face de a indstria ter migrado para o campo. c a localizao das microempresas, cada vez mais prximas dos fornecedores de matria-prima, tem contribudo significativamente para o desloc deslocamento das montadoras automobilsticas para o interior do pas. d a reduo do processo de desconcentrao industrial no pas encontra encontra-se centrada principalmente em duas razes: a melhoria da qualificao de mo mo-de-obra fora das grandes capitais brasileira brasileiras, em geral, de menor custo, e o est estmulo aos incentivos fiscais oferecidos pelo Estado. e apesar de a indstria brasileira contribuir para o fortalecimento da economia e ao mesmo tempo intensificar a competitividade do Brasil no cenrio internacional, ain ainda assim, o pas sofre com a carncia de infra infraestrutura de origens diversas e m distribuio de renda.

17. Tendo como base a conjuntura geopoltica em que se inscreveu o evento acima, afirma afirma-se que: a a corrida espacial assinalada pela chegada dos astronautas americanos na Lua representou, naquele contexto, contexto a supremacia dos Estados Unidos da Amrica no campo das tecnologias e a manuteno das disputas ideolgicas entre este pas e a URSS. b a conquista espacial inaugurada pela a chegada dos norte americanos na Lua serviu para reafirmar o domnio dos EUA na Amrica Latina que, naquele contexto contexto, encontrava-se alinhado ideologicamente URSS, ameaando deste modo o avano tecnolgico da Amrica do Norte. a c as s disputas pelo domnio espacial inauguradas ainda no contexto da primeira guerra mundial tiveram seu declnio com a chegada dos norte americano no solo lunar, pois este evento consolidou em definitivo o poderio tecnolgico dos EUA. d a guerra fria inaugurada com a corrida espacial se acirrou ainda mais com a chegada dos astronautas norte americano americanos Lua, em virtude do poderio tcnico tcnicocientfico exibido pelos EUA na conquista divulgada pela televiso. e a projeo da imagem da conquista da lua pela televiso tornou-se o smbolo do se poderio blico norte-americano que a partir americano que, da, alinhou-se com os pases de tecnologias se avanadas como o Japo e Alemanha Alemanha, detentores de igual tecnologia.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Em discurso transmitido s 20 horas de 10 de novembro de 1937 Getlio Vargas afirmou em rede afirmou, nacional de rdio, o seguinte: Contrastando com as Contrastando diretrizes governamentais, inspiradas sempre no sentido construtivo e propulsor das atividades gerais, os quadros polticos permaneciam adstritos ao simples processo de aliciamento eleitoral. Tanto os velhos partidos como os novos, em q que os velhos se transformaram sob novos rtulos, nada exprimiam ideologicamente, mantendo mantendo-se sombra de ambies pessoais ou de predomnios localistas em torno de objetivos subalternos.
BRENER., Jaime. Jornal do sculo XX. So Paulo: Editora Moderna, 1998. p.145
NOVAES, Fernando e SCHWARCZ, Lilian.. (orgs.). Histria da Vida Privada no Brasil: Contrastes da intimidade contempornea. So Paulo: Cia das letras, 1998. P. 539

19. No campo das tecnologias, nos tempos de Getlio, o r dio representou o que hav de mais moderno na rdio havia poca. Famlias inteiras se reuniam para ouvir as notcias do Brasil e do mundo. Assim sendo, os diferentes contextos polticos destacados, acima, revelam: a a exaltao do processo eleitoral pelo qual Getlio Vargas chegou ao poder e meados dos anos 30 e em na dcada de 50, destacando-se o carter democrtico nestes pleitos, nos quais o rdio se fez presente -se como elemento formador da opinio pblica em favor do bom velhinho. b a utilizao positiva de elementos da comunicao em massa nos processos eleitorais ocorridos no Brasil, nas dcadas de 30 a 50 graas ao dispositivo legal defendido pela Constituio Varguista que 50, garantia a liberdade de Imprensa e o direito de livre expresso a todos os segmentos sociais. c o controle do estado autoritrio sob a tutela de Getlio Vargas na dcada de 30 bem como o o 30, estabelecimento de instrumentos de censura que impediram a veiculao da campanha democrtica de censura, Getlio Vargas nos anos 50, diferente do perodo estado novista em que o presidente u estado-novista utilizou-se de forma macia do rdio. d a difuso imediata das notcias polticas que beneficiavam a imagem do presidente Getlio Vargas em detrimento divulgao das m sicas populares, das modinhas e marchas carnavalescas, pelo fato d msicas de estas expresses culturais no fazerem parte do programa de governo varguista tanto nos anos 30 lturais arguista quanto nos anos 50. e os discursos articulados em prol do Estado que nos anos 30 se caracterizou como sendo um estado s Estado, autoritrio e no segundo como um estado democrtico, projetando deste modo o papel exercido pelos projetando meios de comunicao de massa em favor da formao da opinio pblica no pas.

____________________________________________________________________________________
20. A ao da poltica energtica no Brasil, especialmente na Amaznia, tem a particularidade de no produzir somente energia eltrica; produz tambm impactos ambientais
FREIRE, Franklin. Uma leitura crtica das hidreltricas. Revista Conhecimento Prtico Geografia. So Paulo: Escala Educacional, n26, 2009, p 35 -36. 26,

Sobre as alteraes no meio natural e social provocado pela presena das hidreltricas correto afirmar hidreltricas, que o (a): a Usina de Balbina (AM) considerada um empreendimento modelo, j que a sua construo preservou totalmente a floresta, e reduziu os impactos scio ambientais, alm de gerar energia suficiente para ta, scio-ambientais, abastecer Manaus. hidreltrica de Tucuru considerada como a nica represa de energia limpa, pois seu projeto privilegiou a manuteno da floresta, da mata nativa, territrio e valores culturais das comunidades territrio locais, em detrimento da construo do lago artificial. construo do lago artificial da hidreltrica de Itaipu no rio Paran, promoveu uma grande alterao Itaipu, ambiental, porm preservou o Salto das Sete Quedas, devido rentabilidade turstica que essa devido paisagem natural possui. desvio de parte do rio Xingu (PA) para a construo do mega empreendimento hidreltrico - Usina de Belo Monte em Altamira (PA) - ser responsvel por significativos danos scio scio-ambientais, a exemplo do remanejamento de comunidades ribeirinhas e indgenas e alterao do regime do rio. recriao de modos de vidas, a apropriao da natureza e as alteraes nas relaes sociais so mudanas que ocorrem a partir da construo de usinas hidreltricas e que beneficiam, principalmente, as classes sociais menos favorecidas em detrimento das classes privilegiadas.
UEPA PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI Pg. 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

21. Em todo o mundo cresce a cada ano redes de comunicao, a exemplo da internet, que no Brasil tambm se intensifica chegando em 2007 a cerca de 34% da populao com acesso rede, segundo dados do IBGE.
Adaptado de Atualidades Vestibular 2010. Ed Abril.2009, p 183-184

22. A revoluo tecnolgica, iniciada na segunda metade do sculo XX, imprimiu uma nova dinmica na organizao do espao rural e urbano, ao mesmo tempo em que redefiniu o papel dos diversos atores sociais. Sobre os problemas agrrios e urbanos presentes nas regies geoeconmicas brasileiras, correto afirmar que: a a partir da segunda metade do sculo XX, ocorre a expanso da infraestrutura de transportes e telecomunicaes pelo pas, mas a tendncia a concentrao das atividades urbano-industriais na regio Centro-Sul atraiu um enorme contingente populacional, principalmente para as cidades do Rio de Janeiro e So Paulo que, por no atenderem as demandas de investimentos em infraestrutura, tornaramse caticas neste aspecto. b a terra, no complexo econmico regional amaznico, passou nos ltimos anos a ser o centro das atenes, levando ao aumento dos conflitos entre posseiros e grileiros, ao mesmo tempo em que a presena de novos produtores na regio gerou novos conflitos e melhoria da produo agrcola para o mercado interno, com reflexos positivos populao local. c uma das caractersticas econmicas de fins do sculo XX a distribuio homognea da atividade industrial nas trs regies geoeconmicas do Brasil, fruto do processo de desconcentrao industrial ocorrido no contexto do neoliberalismo. Tal processo resultou no desenvolvimento socioeconmico equilibrado entre estas regies. d a forte penetrao de interesses urbanoindustriais no campo, atravs da introduo de produtos como adubos, agrotxicos, colheitadeiras, pivs para irrigao e outros, tem provocado no complexo econmico regional da Amaznia a expulso dos camponeses da terra e a sua fcil insero em atividades industriais-urbanas. e o meio rural brasileiro convive com problemas e questes variadas. Algumas delas remontam ao passado distante e outras so mais recentes, relacionadas ao processo de modernizao das atividades agrrias. No Nordeste, este processo fomentou a diminuio dos movimentos sociais, que vem alterando significativamente a estrutura fundiria da regio.

Fonte: IBGE .Atlas geogrfico escolar 2 edio,2004, p 152.

A partir da anlise e interpretao do mapa acima, que representa a distribuio dos municpios com acesso internet no Brasil, em 1999, e utilizando conhecimentos geogrficos atualizados, verdadeiro concluir que: a no perodo citado, havia pouca diferenciao entre o percentual de usurios de Internet considerando os municpios da Amaznia e do Centrosul, evidenciando um grau de homogeneidade dessas regies no atual perodo tcnico-cientfico-informacional. b apesar do elevado grau de dinamismo econmico que os estados da Regio Centrosul apresentam, desde o advento da industrializao no pas, com forte concentrao atual de atividades neste setor, os mesmos possuam reduzida densidade informacional com baixo percentual de acesso Internet, no s no perodo mencionado como tambm nos dias atuais. c os estados da Regio Centro-sul, que nos dias atuais possuem maior dinamismo econmico e elevado grau de urbanizao no contexto nacional, so os que apresentavam, no perodo em questo, maior nmero de usurios de Internet, a exemplo de So Paulo, estado que apresenta atualmente os principais tecnoplos do pas. d o dinamismo econmico e o desenvolvimento tcnico-cientfico-informacional, que os estados brasileiros apresentam, pouco influenciam nas condies de acessibilidade aos meios de comunicao mais avanados, a exemplo da internet, uma vez que estados como o Amap e Piau, que no final da dcada de 1990 apresentavam fraco dinamismo econmico, porm possuam significativo acesso ao meio de comunicao citado. e no final da dcada de 1990, a maior concentrao de usurios de internet concentravam-se na Regio Nordeste, particularmente no litoral, fato relacionado a fatores econmicos, uma vez que nesta sub regio concentram-se as principais indstrias de equipamentos eletrnicos, fato que influencia consideravelmente no acesso aos meios informacionais.
UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

23. Entre as muitas consequncias espaciais do processo de incorporao do Par ligadas reestruturao da Amaznia da 2 metade do sculo XX destaca-se, dentre outros, a abertura e/ou asfaltamento de rodovias, a exemplo da BR-163. Das alteraes espaciais ocorridas no Par, face ao conjunto de polticas pblicas projetadas no perodo citado, destaca-se o (a): a reoordenamento espacial ocorrido no Sudeste do Par, em virtude da criao do Programa Grande Carajs-PGC, (articula mina, estrada de ferro, as siderrgicas e a Hidreltrica de Tucuru) que alterou significativamente a vida das comunidades tradicionais e indgenas beneficiadas por incentivos da Vale, que garantiam a preservao do territrio e da cultura. b melhoria da infraestrutura urbana no Estado atravs da implantao de redes de transportes, eletrificao rural, sade da famlia, dentre outros, garantindo significativas melhorias na qualidade de vida das populaes das cidades, principalmente quelas localizadas nos espaos e seus entornos atingidos por essas polticas. c poltica de assentamentos rurais implantada no estado, pressionada pelos movimentos de luta pela posse da terra, que se intensificaram no perodo de transio democrtica, garantindo acesso terra a trabalhadores rurais, principalmente nordestinos oriundos de antigos projetos de colonizao e trabalhadores das periferias urbanas. d Projeto Integrado de Colonizao (PIC), no qual o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) assentou colonos, prestou assistncia tcnica e social por meio de agrnomos e assistentes sociais, concedendo emprstimos financeiros que permitiram a plena fixao destas famlias no campo. e confronto de territorialidades que marcam a dinmica da organizao espacial do Estado do Par. De um lado, os grandes produtores e o avano do agronegcio, em especial da soja no Oeste e Sudoeste paraense e, de outro, o fracionamento do territrio capitalista pela agricultura familiar e sua produo em larga escala destinada ao mercado externo.

24. Nas ltimas dcadas, a Amaznia tem desempenhado o triplo papel de fronteira demogrfica, econmica e geopoltica, atraindo investimentos, interesses e um grande nmero de pessoas de outras reas do Brasil. Esses aspectos tm provocado um contnuo processo de reorganizao do espao regional e local. Considerando a dinmica da circulao espacial, este processo pode ser dividido em dois perodos: a fase anterior e a posterior s rodovias. Neste contexto, verdadeiro afirmar que, quanto rede urbana, na segunda fase, ocorreu: a a diminuio da importncia de cidades localizadas s margens das vias fluviais e distantes das rodovias, com a implantao destas, houve uma certa retrao de centros urbanos tradicionais, dependentes unicamente da circulao fluvial e situados em espaos pouco influenciados pela dinmica econmica recente do estado a exemplo de Santarm, que dependia e ainda depende exclusivamente da circulao atravs dos rios da bacia do Tapajs. b o surgimento e crescimento de cidades ao longo das rodovias, novos espaos de circulao de grande importncia intraregional e, por outro lado, ncleos urbanos j existentes se consolidaram pelo papel que passaram a exercer com suas atividades econmicas e tambm por se tornarem espaos de apoio mo-de-obra mvel e polivalente, necessria nova realidade do estado, a exemplo de Marab, uma das mdias cidades importantes do Par. c uma reconfigurao, antes estruturada principalmente em funo das vias fluviais, no chamado padro vrzea-rio, passou a ter uma nova configurao, surgindo cidades intermedirias e de porte mdio, que se consolidaram a partir dos fluxos rodovirios, que substituram totalmente, mesmo nos lugares mais interioranos, a circulao antes restrita aos rios e igaraps. d intensa retrao demogrfica e econmica em cidades mais antigas com predomnio da prtica de atividades tradicionais, basicamente o extrativismo vegetal, a exemplo da maioria dos ncleos urbanos do arquiplago do Maraj, que tinham como sustentculo econmico a explorao da seringueira (hvea brasiliensis), atividade prspera at a fase de implantao dos eixos rodovirios de integrao nacional. e uma multiplicao de pequenos ncleos urbanos que, alm de estarem localizados s margens de importantes rodovias, tinham/tm sustentao econmica baseada na atividade garimpeira, tendo estes ncleos surgido a partir de acampamentos de garimpeiros, como o caso de Curionoplis, Eldorado do Carajs e Ourilndia do Norte, que possuem destaque nacional na produo aurfera.
Pg. 12

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

25. O grfico linear utilizado em laboratrios de pesquisas mdicas, com bastante frequncia, para a descrio de certos fenmenos. Os valores analisados por este tipo de grfico devem ser espaados igualmente, ao longo dos eixos coordenados, e qualquer limite desses valores pode ser usado ao longo de um eixo, desde que os valores sejam distribudos uniformemente. A figura abaixo ilustra a variao linear da concentrao de duas substncias.

26. Uma das mximas utilizadas nas pesquisas para o desenvolvimento do produto perfeito que ele deve possuir o menor nmero de componentes, de tal modo que possa conseguir um justo equilbrio entre forma, produo e custo. Uma fbrica de leite em p investe na produo de duas embalagens para a comercializao de um novo lanamento. O modelo A um cilindro reto de raio R e o modelo B um prisma reto de base quadrada cujo lado mede L.
Fonte: Limites do design, Dijon de Moraes 2 ed., So Paulo, Studio Nobel, 1999.Texto adaptado.

Sabendo-se que os dois modelos devem ter o mesmo volume e que a altura do modelo B duas vezes a altura de A, ento, a razo R/L, nessas condies, : a b c d e

Fonte: Matemtica de laboratrio: aplicaes mdicas e biolgicas; Campbell, Joe Bill, So Paulo, Roca, 1986. Texto adaptado.

Observando os dados fornecidos pela figura na perspectiva da geometria analtica e adotando as coordenadas do eixo horizontal de X e as do eixo vertical de Y, afirma-se que:

a se

o menor ngulo formado pelas retas = 0,025.

C1 e C2, ento tg

b a equao da reta simtrica C2 em relao a C1 .

27. Um empresrio do ramo da informtica comprou para sua loja 40 memrias dos tipos: DDR2/2GB/800MHz/PC e DDR2/1GB/667MHz/ PC. Sabendo-se que as memrias custaram, cada uma, respectivamente, R$80,00 e R$50,00, e que o valor total gasto com elas foi de R$2.750,00, a quantidade de memrias do tipo DDR2/2GB/800MHz/PC igual a: a 10 b 12 c 18 d 20 e 25

c C1 a bissetriz dos quadrantes pares. d o coeficiente angular da reta C1 .

e o coeficiente angular da reta C2 menor que 1.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

28. A larga experincia tem levado profissionais ligados s diversas reas de produo de conhecimento tecnolgico a escreverem manuais tcnicos com a finalidade de orientar estudantes, projetistas de mquinas e professores de cursos tcnicos. A figura abaixo ilustra o desenho tcnico planificado de uma pea que ser produzida em escala industrial.

29. A linha de produo tecnolgica de uma famosa fbrica de bicicletas na sia, utiliza em suas pesquisas modelos matemticos que visam ao aprimoramento do desempenho de seus produtos. A figura abaixo ilustra uma dessas pesquisas que busca aperfeioar as relaes entre as duas engrenagens utilizadas para movimentar uma bicicleta. A engrenagem E1, representada pela circunferncia menor, est centrada no sistema de coordenadas cartesianas e tem raio r. A engrenagem E2, representada pela circunferncia maior, est deslocada direita e tem raio R. Sabendo que a medida do segmento AB vale d e que o dimetro de E2 d+r, a equao da circunferncia que representa E2 :

Fonte: Elementos de mquina, Sarkis Melconian edio atualizada e revisada, So Paulo: rica, 2000.

Com base nessa figura, a rea delimitada pelo desenho planificado da pea : a b c d e unidades de rea. a (x + 2R)2 + y2 = R2 unidades de rea. unidades de rea. unidades de rea. unidades de rea. b (x R)2 + y2 = R2 c (x + 3R)2 + y2 = R2 d (x 3R)2 + y2 = R2 e (x 2R)2 + y2 = R2

_____________________________________________________________________________________ Leia o Texto 7, para resolver a Questo 30. Texto 7


O senador Tom Harkin, do estado norteamericano de Iowa, autorizou uma investigao sobre a suposta relao entre o uso de telefones celulares e diversos tipos de cnceres. Harkin afirmou que est preocupado com o fato de que ningum comprovou se os celulares, efetivamente, causam cncer ou no. Aparelhos celulares, cujo uso abrange 275 milhes de pessoas nos Estados Unidos e 4 bilhes no mundo, utilizam ondas de rdio no seu funcionamento.
Folha Online, Cincia e Sade, 15/09/2009, (com adaptaes).

30. Os cientistas afirmam que os aparelhos celulares no provocam cncer porque as ondas de rdio: a apresentam comprimento de onda menor do que os raios X. b apresentam frequncia maior do que a radiao visvel. c no transportam energia eletromagntica suficiente para ionizar a matria. d se propagam com velocidades menores do que os raios gama em um mesmo meio. e esto na faixa do infravermelho, somente aquecem a matria. e, portanto,

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

31. A criptografia pode ser compreendida como a arte ou cincia de escrever mensagens em cdigos. Para decodificar uma mensagem, utiliza-se a identidade matricial X=A-1.B em que as matrizes inversas representam as chaves para essa decodificao. Considerando que Henrique enviou uma mensagem codificada para o seu amigo Norberto, com a seguinte sequncia: 1 11 21 -7 15 -15, cuja representao matricial dada por:
1 B= 11 21 7 15 15

33. Um aluno coloca-se entre dois grandes espelhos planos verticais, no ponto O, conforme esquematizado na figura abaixo. Um fotgrafo, no ponto A, com uma cmera, registra a situao, obtendo a fotografia mostrada.

O A

Para decodificar a mensagem, Norberto utilizou a seguinte matriz inversa: Analise as seguintes afirmaes:
0 1 A = 1 1 Em seguida, traduziu para a lngua materna com base na tabela abaixo, que relaciona os elementos da matriz X com o alfabeto do Portugus brasileiro.
1
# 0 A 1 B 2 .... .... J 10 K 11 L 12 ... ... V 22 W 23 X 24 Y 25 Z 26

I.

Para obter a fotografia, o ngulo entre os dois espelhos planos verticais deve valer 60. As imagens observadas nos espelhos pelo aluno so todas virtuais.

II.

III. Se o ngulo entre os dois espelhos for igual a 180, a imagem observada ser enantiomorfa. IV. As alturas das imagens formadas nos espelhos dependem do ngulo entre eles. A alternativa corretas a: que s contm afirmativas

Fonte: Coleo Explorando o ensino, volume 3. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2004.

Nessas condies, a mensagem decodificada por Norberto, que obedece sequncia x11 x21 x12 x22 x13 x23, : a PROSEL b ALAMAR c ALUNO d ALUADO e PRISE

a I e II b I e III c II e III d II e IV e III e IV 34. As descargas eltricas atmosfricas so fenmenos naturais que acontecem com muita frequncia em nossa regio e liberam uma grande potncia eltrica num curto intervalo de tempo. Na tabela abaixo, esto listados alguns valores tpicos, observados nesse tipo de descarga.
Intensidade de corrente Tenso eltrica Durao Carga eltrica da nuvem 2000 a 200.000 A 100 a 1.000.000 kV 70 a 200 s 20 a 50 C

32. Num procedimento de raios X, um paciente submetido a uma radiao de comprimento de onda de 0,1 nm. Esse tipo de radiao, ao penetrar no corpo humano, pode interagir com a matria por efeito foteltrico. Considere que o produto da constante de Planck h pela velocidade da luz c igual a 1240 nm.eV, sendo a carga do eltron igual a 1,6 x 10-19 C.

Sobre este efeito, correto afirmar que:


a o fton incidente no apresenta massa de repouso e sua energia igual a 124 eV. b a energia cintica do eltron emitido depende da intensidade luminosa e da frequncia da radiao incidente. c se o fton incidente atingir um eltron do tomo de clcio, cuja funo trabalho de 4,0 keV, ento a energia do foteltron ser igual a 6,4 keV. d os raios X no apresentam carga eltrica, e por isso so considerados como radiao no-ionizante. e se o fton incidente atingir um eltron do tomo de alumnio, cuja funo trabalho de 1,5 keV, o potencial de corte ser igual a 10,9 kV.
UEPA

Fonte: KINDERMANN, G. Descargas atmosfricas. Florianpolis: Ed. Sagra Luzzatto.

Uma residncia de classe mdia consome aproximadamente 200 kWh por ms de energia eltrica. Se fosse possvel aproveitar a mxima energia eltrica produzida por uma dessas descargas, ela conseguiria alimentar, por ms, um nmero de residncias aproximadamente igual a:

a 25 b 55 c 85 d 550 e 1100
Pg. 15

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

35. Quando acionamos uma lmpada fluorescente, mos estabelece-se entre seus eletrodos uma tenso eltrica que fora eltrons a se moverem atravs do gs baixa presso armazenado no tubo de vidro. No caminho de um e eletrodo ao outro esses eltrons colidem com os tomos do gs. Essas colises excitam os eltrons dos tomos. Nesse sentido, so feitas as seguintes . afirmativas:
I. Quando os eltrons excitados retornam para seus nveis de energia o originais, eles emitem radiao eletromagntica em todas as frequncias do espectro. II. A energia dos eltrons excitados inteiramente transformada em energia ransformada cintica translacional dos tomos do gs contido no tubo de vidro. III. A frequncia da radiao emitida pelos eltrons excitados depende dos valores de energia desses eltrons antes e depois da emisso. IV. A lmpada fluorescente considera considerada uma lmpada fria porque no emite radiao infravermelha e, portanto, no se aquece. A alternativa que s contm afirmativa afirmativa(s) correta(s) a:

Leia o Texto 8 para responder Questo 37 37.

Texto 8
A certeza da presena de CFC na estratosfera, em 1974, levou Mario Molina e Sherwood Rowland a propor um mecanismo detalhando a destruio do oznio pelo CFC. Duas etapas do mecanismo de formao do cloro livre e ataque ao oznio esto representadas pelas equaes 1 e 2.

CF2Cl2 + UV Cl + O3

Cl + CF2Cl (equao 1) ClO + O2 (equao 2)

Extrado e adaptado de: QMCWEB. Fora CFC. Disponvel em http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/ exemplar 26.html, acessado em: 03/10/09.

37. Com relao ao mecanismo de destruio da camada de oznio por CFC proposto por Molina e Rowland correto afirmar que: a a radiao UV destri as molculas de oznio. b a formao do radical Cl ocorre por ciso homoltica. c a formao do radical Cl ocorre por ciso heteroltica. d na ciso homoltica do CF2Cl2 ocorre a formao de ons. e os ons formados na ciso heteroltica do CF2Cl2 destroem a camada de oznio. 38. A santonina, estrutura representada abaixo, uma substncia extrada da planta Artemisia absinthium e utilizada no combate verminose conhecida como lombriga.

a I d III e IV

b I e II e IV

c III

36. Os sistemas de vigilncia formados por cmeras instaladas nos semforos so disparados por bobinas (fios condutores enrolados em forma de loop) enterradas sob o asfalto e ligadas a uma fonte de energia eltrica e a um medidor de induo magntica. A passagem de corrente pelo fio eltrico gera um campo magntico que afeta no apenas os objetos ao redor do fio, mas tambm o prprio fio. Nesse sentido, afirma-se que:
I. Quando um automvel passa sobre a bobina, ele modifica o fluxo magntico que atravessa a mesma, induzindo uma fora eletromotriz na bobina. II. A corrente eltrica induzida no automvel tem a mesma intensidade que a corrente eltrica que atravessa a bobina. III. Quando um automvel est em movimento na regio da bobina, a fora eletromotriz induzida no automvel proporcional sua velocidade velocidade. IV. A variao do fluxo magntico que atravessa o automvel a responsvel pelo surgimento de uma corrente induzida atravs das suas peas metlicas. A alternativa que contm apenas afirmativas corretas a:

O O O

Sobre a estrutura da santonina correto santonina, afirmar que:

a b c d e

apresenta frmula molecular C15H13O3. nta apresenta quatro carbonos primrios. apresenta trs ligaes (pi). no apresenta carbonos tercirios. apresenta anel aromtico.

39. O petrleo bruto no apresenta praticamente nenhum valor comercial. Entretanto, quando fracionado, produz a gasolina, que uma mistura de hidrocarbonetos com cerca de 5 a 12 tomos de carbono. Na destilao fracionada de uma amostra de gasolina, a primeira substncia a ser coletada dentre as apresentadas abaixo, ser: a b c d e
2,2,4-trimetil-hexa hexano. 2,2,3-trimetil-pentano. pentano. 2,3,4-trimetil-pentano pentano. 2,3-dimetil-hexano. hexano. 2,4-dimetil-penta pentano.

a b c d e

I e II II e III III e IV I, III e IV I e IV


UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 16

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Texto 9
Para proteger estruturas metlicas submersas como dutos, tanques, navios e plataformas foi criada uma tcnica conhecida como proteo catdica. Em navios ocorre o emprego de proteo catdica por anodos de zinco, onde h a formao de uma pilha na qual, em funo de sua maior tendncia em sofrer oxidao, o zinco protege o ferro do casco do navio, resguardando sua estrutura.
Extrado e adaptado de: Rev. Qumica nova na escola n 19, maio 2004.

Leia o Texto 10 para responder s questes 41 e 42

Texto 10
A indstria qumica utiliza substncias simples para a obteno de substncias mais complexas que sero empregadas como medicamentos, aditivos de alimentos, fragrncias, etc. O conhecimento das reaes de sntese orgnica fundamental para atingir esses objetivos. No esquema abaixo, a substncia A sofre reao de oxidao enrgica, formando a substncia B (caminho 1), e reao de desidratao, formando a substncia C mais gua (caminho 2).
(1) B

40. Em relao ao Texto 9, analise as seguintes afirmativas sobre a tcnica de proteo catdica.
I. Por sofrer oxidao, o zinco ganha eltrons do ferro, resguardando a estrutura do casco do navio.
2+ 2+

CH2OH A (2) C + H2O

II. A pilha formada representada por: Zn(s)/ Zn


(aq)

//Fe

(aq)/

Fe(s)

III. Por sofrer reduo, o ferro ganha eltrons do zinco, resguardando a estrutura do casco do navio. IV. A semi-clula de oxidao do representada por Zn2+(aq)/Zn(s) zinco

41. Com relao ao Texto 10, correto afirmar que: a a substncia B o 3-metil-pentanal. b a substncia C 2-metil-pent-2-eno. c a substncia butanico. e a substncia pentanico. B
o cido 1-metil-1-

V. A diferena de potencial produzida pela pilha, proveniente da tcnica de proteo catdica +0,32 V. Dados:
Potenciais padro de reduo Zn
2+

d a substncia C 2-metil-pent-1-eno. B
o cido 1-metil-

(aq)

+ 2e

Zn

(s)

-0,76 V -0,44 V

42. Com relao s substncias presentes na sntese apresentada no Texto 10, correto afirmar que: a a substncia B desvia o plano da luz polarizada.
acima, a

Fe2+(aq) + 2e

Fe0(s)

De acordo com as alternativa correta :

afirmativas

b a substncia geomtrica.

apresenta

isomeria

a I, II, III, IV e V b II, III, IV e V c II, III e V d III e IV e I e II

c as substncias A e C so oticamente ativas. d a substncia C desvia o plano da luz polarizada. e as substncias B e C apresentam isomeria geomtrica.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 17

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Texto 11
O gnero Cecropia, rene plantas popularmente conhecidas como imbaba, as quais destacam-se pelas relaes estabelecidas com formigas1, e, por suas folhas servirem de alimento para muitos vertebrados, como as preguias2. Tambm, so utilizadas como medicamento para o tratamento da asma3.
(Fonte: Inocncio Gorayeb, Encarte Jornal O Liberal, Srie Amaznia, 2009.)

Texto 12
As cianobactrias despertam interesse quanto produo de toxinas que podem se acumular em moluscos comestveis que, quando consumidos, causam srios problemas sade. A ao destas toxinas compromete a circulao de sangue no fgado resultando em hemorragias. Tambm a citotoxina das cianobactrias pode afetar os rins e o fgado de mamferos.

43. Leia o Texto 11 e relacione cada palavra enumerada a uma afirmativa a seguir. a. Obstruo completa dos bronquolos, com inflamao dos ossos da face. b. Podem ser monicos ou dicos, com fecundao externa na qual os vulos produzidos so fecundados ao passarem pela espermateca. c. O desenvolvimento embrionrio do tipo aplacentrio, com filhotes que completam seu desenvolvimento no interior do tero materno. d. Diminuio do calibre dos bronquolos, prejudicando a oxigenao do sangue e podendo levar a cianose. e. Apresentam dentes diferenciados, respiram por meio de pulmes, so diicos e possuem desenvolvimento embrionrio placentrio. f.
A classe a que pertence o nmero 1 conhecida como hexpoda, a qual rene os nicos invertebrados com capacidade de voo. afirmativas acima, a

(Fonte: Scientific American Brasil Oceanos: Origens, transformaes e o futuro n 4, 2009 modificado)

44. Analise cada palavra destacada no Texto 12 procurando relacion-la a uma das afirmativas abaixo. Identifique as corretas.
I. O sangue venoso vem da cabea e do corpo para o corao pelos dois pares de veias pulmonares, que chegam no trio direito.

II. Armazena e metaboliza glicose atua na emulsificao de gorduras do processo da digesto secretando a bile como produto final. III. Possui uma cpsula fibrosa, que protege o crtex e a medula e suas unidades excretoras, os nfrons, esto localizados na regio renal. IV. considerada a maior glndula do corpo humano, constituda por clulas denominadas hepatcitos. A alternativa corretas a: que s contm afirmativas

a I e II b I e III c I, III e IV d II, III e IV e I, II, III e IV

De acordo com as alternativa correta :

a 1b, 2a, 3d b 1f, 2a, 3c c 1f, 2e, 3d d 1b, 2e, 3c e 1b, 2a, 3c

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 18

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Texto 13
A partir de meados de abril deste ano os meios de comunicao deram nfase a uma nova gripe que, segundo a Organizao Mundial de Sade-OMS, foi considerada uma pandemia. Trata-se da gripe A, tambm conhecida como gripe suna, uma vez que seu agente causador um vrus que foi isolado pela primeira vez num porco, em 1930.
Fonte: texto criado com informaes do artigo Vrus da gripe suna foi isolado pela 1 vez em 1930, estadao.com.br de 27/04/2009. www.estadao.com.br/noticias

Texto 15
Pesquisas sobre a biodiversidade amaznica encontram-se em constante desenvolvimento, medida que novas espcies vegetais e animais so descobertas, gerando conhecimento bsico de inmeras formas de vida, como peixes1, aves2, insetos, rpteis3, anfbios4 e mamferos.
(Fonte: http://www.cpafac.embrapa.br/noticias /amzontech %20procitropicos.htm, acessado em 28/09/2009, modificado)

45. Quanto palavra em destaque, no Texto 13, correto afirmar que: I. So morfologicamente simples, formados por uma cpsula protica, que envolve o material gentico. II. O HIV e o vrus da gripe so retrovrus que contm uma cadeia simples de DNA associada transcriptase reversa. III. A reproduo do bacterifago ocorre somente atravs do ciclo ltico, na bactria lisognica. IV. No caso da hepatite B podem ser transmitidos pelo sangue, saliva, leite materno e smen contaminados. V. Transmitida por um inseto, a Arbovirose Dengue, em uma de suas variedades, pode ocasionar hemorragias que, nos casos mais graves, levam morte.
De acordo com as alternativa correta : afirmativas acima, a

a b c d e

I, II e IV I, IV e V II, III e IV II, IV e V I, II, III, IV e V.

47. Com relao aos seres vivos em destaque no Texto 15, pode-se indicar como caractersticas gerais: I. Em 1, da classe osteichthyes, as aberturas branquiais se abrem numa cmara comum, coberta por um oprculo. II. Em 2, a glndula uropigiana da maioria das espcies produz uma secreo gordurosa utilizado na impermeabilizao das penas. III. Em 3, a camada epidrmica queratinizada forma placas ou escamas crneas. IV. Em 4, a pele muito vascularizada, apresentando brnquias, nas primeiras fases do desenvolvimento, e pulmes quando adultos, tendo tambm as salamandras como representantes. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a I, II e III b I, III e IV c II, III e IV d I, II e IV e I, II, III e IV Texto 16
O desenvolvimento das plantas florferas1 h 130 milhes de anos atrs, transformou a montona vida na Terra num buqu de cores. Hoje em dia, estes representantes so mais numerosos que samambaias2 e conferas3, j bem estabelecidas h pelo menos 200 milhes de anos.
(Revista National Geographic, julho/2002; por Michael Klesius. Com modificaes)

Texto 14
Atravs dos avanos tecnolgicos da microscopia foi possvel conhecer a diferenciao celular que ocorre durante o desenvolvimento embrionrio, a qual gera inmeros tecidos do nosso corpo.
(Fonte: Bio Volume nico: Snia Lopes: Capitulo 32, modificado)

46. Quanto palavra em destaque no Texto 14, correto afirmar: a no tipo epitelial, a epiderme humana refeita continuamente por mitose das clulas de Langerhans. b as fibras elsticas dos msculos so formadas por protenas fibrosas associadas elastina, ao colgeno e s fibras reticulares. c no tipo conjuntivo, fibrcitos, fibroblastos e clulas de Langerhans constituem as principais clulas. d como parte do sistema nervoso perifrico, os nervos ligados ao encfalo so chamados nervos raquidianos. e o conjuntivo frouxo apoia e nutre clulas epiteliais, envolvendo nervos, msculos, vasos sanguneos e linfticos.
UEPA

48. Sobre os termos enumerados no Texto 16, correto afirmar: I. No nmero 1, os anterdios formam os anterozides que, por serem dotados de flagelos, nadam at a estrutura reprodutiva feminina. II. A dependncia do meio aqutico para transportar gametas masculinos so caractersticas encontradas no nmero 2. III. O nmero 2 se caracteriza por no formar sementes e por apresentar presena de xilema com traquedes e floema com clulas crivadas. IV. No ciclo de vida do nmero 3, microsporcitos presentes nos microsporngios dividem-se, formando quatro micrsporos haplides. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a I e III b II e IV c I, III e IV d II, III e IV e I, II, III, e IV
Pg. 19

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o texto abaixo para responder s questes 49 a 54. Aprender a pensar? Jvenes, educacin y medios de comunicacin
Por Maria Florencia Rossaro

El siglo XXI trajo aparejado consigo el desarrollo de nuevas tecnologas, sobre todo, en el campo de los medios de comunicacin masivos. A los ya tradicionales como la prensa, la radio, el cine y la televisin, ahora se suman internet y el perfeccionamiento de aqullos, as como los medios de comunicacin interpersonal como la telefona celular, los sistemas inalmbricos, el correo electrnico, entre otros. Todo ello, sumido en un proceso de globalizacin que disemina fronteras, que hace que todo est al alcance de la mano, dicho en trminos de Friedman, el mundo ya no es redondo, sino que es plano. Ya no hay fronteras, no hay lmites definidos, las relaciones se dan en cualquier tiempo y espacio. En tal sentido, convivimos inmersos en un proceso de constante cambio, de fluidez y aceleracin de las relaciones interculturales e interpersonales, donde la diversidad se impregna en lo cotidiano, donde se brega por valores universales, por un multiculturalismo que se hace sentir abogando por el respeto a las distintas costumbres, pensamientos, un mundo donde se pretende lograr una convivencia entre distintos, sin que nadie vea limitadas sus libertades. Como se ha mencionado anteriormente, los desarrollos tecnolgicos vinieron de la mano con un incremento en cantidad y calidad- de los medios de comunicacin y, a su vez, stos tomaron una relevancia mayor en los distintos aspectos de la vida. Su funcin ya no es la de meros comunicadores, sino, tal y como se los suele denominar, son formadores de opinin. Son varios y diversos los estudios acerca de los efectos de los medios en el pblico. A partir de lo establecido, nos interesa reflexionar acerca de cmo se vinculan los jvenes con los medios, con los mensajes y con la informacin que stos transmiten. Es sabido que las nuevas generaciones prcticamente conviven desde su nacimiento con el televisor, la computadora, el telfono celular, etc. Las nuevas tecnologas y los medios de comunicacin nos permiten acceder a una mayor cantidad de informacin sin importar las distancias. Favorecen poseer un material actualizado, obtener mayor cantidad de versiones acerca de un determinado tema, entre otros tantos beneficios. En tal sentido, a la hora de educar, no deben desconocerse estas herramientas, sino todo lo contrario. Debera fomentarse su buen uso para permitir a los jvenes pensar y llegar a sus propias conclusiones, formar sus propias opiniones. En suma, los medios actualmente, sobre todo internet, permiten compartir y buscar adeptos a nuestras ideas. De este modo, debera incentivarse a los jvenes a formular ideas creativas, proyectos, los cuales puedan compartir y enriquecer aprovechando las ventajas y las posibilidades tecnolgicas con las que cuentan. As, las nuevas tecnologas y los medios de comunicacin no son los herejes de la educacin, sino por el contrario, son complementos que contribuyen a enriquecer y mejorar la misma. Los jvenes y las nuevas generaciones que prcticamente nacieron con ellos, los incorporan como algo natural, cotidiano, casi como si siempre hubiera habido telfono, internet, etc. Cabe decir entonces, que al momento de educar, no debe descuidarse esta realidad y debera hacerse hincapi, no slo en los programas de lecciones bsicos, sino en el hecho de que lo que se necesitan formar son jvenes pensantes con capacidad crtica para hacer frente a ese aluvin de mensajes e informacin que reciben a diario.
http://idebate.org/es/aprender-a-pensar-jovenes-educacion / 05-03-08 (adaptado)

49. De acordo com Maria Florencia Rossaro, o sculo XXI: a levou os meios de comunicao ao campo para todas as pessoas. b chegou e trouxe pronto o desenvolvimento de novas tecnologias. c trouxe um processo de globalizao no pertinente s fronteiras. d apresenta o mundo redondo e no plano com limites muito bem definidos. e surge disseminando fronteiras que limitam a comunicao entre os homens. 50. O texto apresenta o trecho el campo de los medios de comunicacin masivos. A los ya tradicionales como [], ahora se suman internet y el perfeccionamiento de aqullos,, e nele, o vocbulo em destaque refere-se: a imprensa, rdio e internet. b internet e telefone celular. c aos campos de meios de comunicao. d aos tradicionais meios de comunicao em massa. e a todos os meios de comunicao interpessoal. 51. O fragmento do texto ... donde se brega por valores universales,... pode ser interpretado como: a b c d e
onde h briga pelo multiculturalismo. um baile com valores humansticos. onde se luta por valores universais. uma ironia aos costumes e pensamentos. a luta intercultural e interpessoal cotidiana.

52. De acordo com o texto, a funo dos meios de comunicao, : a criar formadores de opinio. b dar mais qualidade comunicao. c formar simples expectadores que se comuniquem. d colocar os jovens diante da tecnologia. e desenvolver tecnicamente uma parte da sociedade. 53. No trecho debera incentivarse a los jvenes a formular ideas creativas, proyectos, los cuales puedan compartir y enriquecer aprovechando las ventajas y las posibilidades tecnolgicas a palavra em destaque corresponde a: a jovens e projetos. b projetos e tecnologia. c jovens e ideias criativas. d vantagens e possibilidades. e ideias criativas e projetos. 54. Com base no texto, analise e julgue se as afirmativas abaixo so verdadeiras ou falsas. ( ) Friedman afirmou que tudo est ao alcance das mos. ( ) Com os novos meios de comunicao no importa a distancia. ( )O desenvolvimento tecnolgico no incrementa a comunicao. ( ) Para a autora do texto o homem vive em constante mudana. ( ) No que tange educao, no importante conhecer tecnologia. A sequncia correta, : a V-VFVF b FVVFV c V-FFVF d FVFFV e VFVVF
Pg. 20

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o texto abaixo para responder s questes 49 a 54. Computer Skills for Senior Citizens
by Adam S My aunt Blanche had an old Apple computer and often during my visits, she would ask me to show her how to use the computer. I found myself really wanting to work with senior citizens and so I asked myself, What am I good at and what can I do to make their lives a little better? With some research I realized that there are many resources available to senior citizens on the web, and even more importantly, computers could help them remain vital and connected to a broader community. It appeared the obvious answer to my question would be to teach computer skills, but I was somewhat skeptical that this would be a popular pastime for seniors. [] For my generation knowing how to use a computer is an essential part of daily life. We are a technogeneration. I expected many seniors would have limited exposure to computers. Nevertheless, I decided to take on the challenge and visited several local assisted living communities to solicit interest in a computer class. [] Initially, only a few people attended my weekly Saturday class. After a few weeks, when word of my class had spread, more and more people joined. I began to realize my preconceptions about my students ability and willingness to learn were wrong. The people in my class were eager to move into the computer age and become internet literate. We started with the basics such as what a mouse is and how it is used; how to use Explorer to get to the internet; and explaining what are Google, Yahoo and email. [] I have had a very rich and full experience teaching this class. I have had the pleasure of meeting a variety of people and have found that they each bring to the class their own distinct personalities and experiences. The older generation is often seen as having little in common with my generation; separated by barriers of pop culture, mannerisms, values, and technology. My experience has shown me that the gap is really not as enormous as it first appears. I have been able to form a connection with my students. Sometimes we simply talk about the impact of new technology and other times we discuss how the world has changed during their lifetime. They have helped me appreciate that teachers learn from students, as well as the other way around. I started my class with the idea of wanting to help senior citizens, but have learned as much about life from my students as I have taught them about computers. We have come together to share common interests, bridge our differences and develop a deep mutual respect. For me, this experience is what community service should be all about.
(Fonte:http://www.speakuppress.org/downloads/stories/ acesso em 24/09/2009)

51. Com relao ao desenvolvimento do curso, analise e julgue as afirmativas apresentadas em verdadeiras(V) ou falsas(F). I. ( ) Todos os alunos iniciaram o curso na mesma data. II. ( ) A turma era composta por alunos jovens e adultos. III. ( ) O curso foi direcionado a pessoas da melhor idade. IV. ( ) Alm das noes bsicas, os alunos aprenderam a usar a Internet. V. ( ) As aulas aconteciam uma vez por semana, aos sbados. A alternativa que apresenta a sequncia correta : a FFVVF b VFVFV c VVFFV d VFVFF e FFVVV 52. No fragmento: We have come together to share common interests, bridge our differences and develop a deep mutual respect, a palavra em destaque significa: a apontar b conhecer c reduzir d entender e quebrar 53. O autor relaciona as diversas barreiras existentes entre as geraes. Suas concepes foram reformuladas, quando ele observou que: a necessrio divulgar os avanos das novas tecnologias. b a tecnologia a maior barreira existente entre geraes. c os idosos tm poucas coisas em comum com os jovens. d possvel o compartilhamento de interesses e assuntos comuns entre geraes. e a internet o melhor meio para aproximar essas geraes. 54. Adam argumenta que houve uma grande troca de aprendizado entre ele e seus alunos. Nesse sentido, o autor concluiu que: a o trabalho comunitrio deve ser baseado em respeito mtuo, troca de experincias e compartilhamento de interesses. b importante discutir com a comunidade sobre as mudanas ocorridas no mundo ao longo dos tempos. c o trabalho comunitrio faz com que os alunos valorizem o trabalho do professor. d a diferena de conhecimento tecnolgico entre as geraes superada em trabalhos comunitrios. e todo trabalho comunitrio desenvolvido de acordo necessidades dos alunos.
deve com ser as

49. O texto Computer Skills for Senior Citizens, de Adam S, divulga: a uma entrevista. b um relato de viagem. c um treinamento de adolescentes. d um relato de experincia. e um curso de informtica para jovens. 50. Ao planejar o curso, Adam percebeu que: a sua tia tinha interesse em frequent-lo. b poderia utilizar seus conhecimentos para ajudar a melhorar a vida dos seus alunos. c o curso seria um timo passatempo para seus alunos. d o uso de computador seria vital para seus alunos. e havia poucos recursos na web para a faixa etria de seus alunos.
UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 21

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o texto abaixo para responder s questes 49 a 54.

Multizappeurs mais bons rien


Crdits photo : Michel GAILLARD/REA

Ordinateur, tlphone portable, tlvision, iPod il est tout fait possible et trs tentant d'utiliser ces appareils en mme temps. On peut lire ses courriels et en envoyer tout en rpondant au tlphone pendant qu'on coute un CD et qu'on cherche sur Google le nom du prochain film qu'on aimerait bien aller voir, et tout cela sans pouvoir s'empcher de lire son dernier SMS et de regarder la tl Usain Bolt battre le record du monde du 100 mtres Berlin. Certains ne supportent pas cet clatement, ils peuvent parfois mme en souffrir. D'autres, au contraire, s'y complaisent. En anglais, on les appelle les multitaskers (multitcheurs), un terme driv de l'informatique o un ordinateur est dit multitche quand il est capable d'effectuer plusieurs programmes en parallle. Ce nouveau type de comportement se rencontre de plus en plus souvent et pas seulement chez les jeunes. Faut-il s'en inquiter ? Peut-tre, car faire plusieurs choses la fois pourrait avoir la longue des effets ngatifs sur les performances cognitives de ceux qui s'y adonnent. C'est ce que montre une tude conduite par une quipe de chercheurs pilote par Eyal Ophir, psychologue de l'Universit de Stanford, en Californie, publie dans les Comptes rendus de l'Acadmie des sciences amricaine (Pnas, 24 aot 2009). Selon ses auteurs, il s'agit de la premire tude consacre aux multitcheurs chroniques. Des dtails insignifiants Les chercheurs de Stanford ont d'abord dfini un seuil partir duquel une personne peut tre considre comme un authentique multitcheur. partir de l, ils ont recrut une centaine d'tudiants, comprenant pour moiti des multizappeurs invtrs et de l'autre des jeunes beaucoup moins accros de l'cran et du tlphone portable. Les deux groupes ont subi ensuite trois tests diffrents. Dans le premier exercice, destin mesurer l'attention et la facult bien reprer les changements significatifs (des figures gomtriques de couleur prsentes dans des dispositions diffrentes), les rsultats des multizappeurs n'ont pas t bons du tout par rapport ceux de l'autre groupe. Mme chose dans le deuxime test destin comparer les capacits de mmorisation (des suites de lettres de l'alphabet dont quelques-unes rptes plusieurs reprises). Plus on a introduit un grand nombre de lettres, plus les multitcheurs ont t mauvais, souligne Eyal Ophir. Plus surprenant encore, les multizappeurs ont eu de mauvais rsultats au troisime test, destin valuer les capacits passer d'une activit l'autre (des chiffres et des lettres diffrentes prsentes plusieurs reprises avec une attention porte tantt sur les unes ou sur les autres). Nous cherchions en quoi les multitcheurs taient meilleurs, mais nous n'avons pas trouv, rsume Eyal Ophir. Ils courent toujours aprs des dtails insignifiants, renchrit Clifford Nass, l'un des professeurs qui a particip l'tude. Les chercheurs ne vont pas en rester l. Ils se demandent maintenant pourquoi il existe un tel cart entre les deux groupes. Les multitcheurs ont-ils des difficults se concentrer parce qu'ils zappent trop ou sont-ils ns comme a ?
Fonte: Yves Miserey 26/08/2009 http://www.lefigaro.fr/sciences

49. A inteno do autor do artigo - Yves Miserey ao afirmar no ttulo:Multizappeurs mais bons rien foi sugerir que estes: a so multifuncionais. b so ruins em qualquer atividade de raciocnio lgico. c passam com muita facilidade de uma atividade a outra. d so bons em atividades tecnolgicas, mas ruins em atividades cognitivas. e so bons em atividades cognitivas, mas ruins em atividades tecnolgicas. 50. Realizar vrias tarefas ao mesmo tempo, no mundo tecnolgico, considerado pelo autor: a aceitvel. b saudvel. c prejudicial. d impossvel. e recomendvel. 51. O comportamento face s novas tecnologias apresentado no texto no considerado uma raridade e afeta, principalmente: a jovens. b adultos. c crianas. d jovens e adultos. e crianas e jovens.

52. Durante o primeiro exerccio do teste proposto, os multizappeurs demonstraram: a total eficincia. b falta de ateno. c falha na memria. d ateno muito boa. e dificuldade de concentrao. 53. O trecho Ils courent toujours aprs des dtails insignifiants indica que os multizappeurs: a so detalhistas. b valorizam aquilo que no essencial. c esto atentos a cada mudana de atividade. d concentram-se em uma atividade de cada vez. e podem fazer vrias atividades ao mesmo tempo. 54. De acordo com o texto, correto afirmar que os multizappeurs so pessoas: a viciadas. b superdotadas. c descontroladas. d desconcentradas. e pouco inteligentes.

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 22

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

RASCUNHO

UEPA

PROSEL 2010 3 Etapa / PRISE - Subprograma XI

Pg. 23

Anda mungkin juga menyukai