Anda di halaman 1dari 12

DOENAS CORONARIANAS So assim classificadas todas aquelas doenas que se relacionam ao corao.

Dentre elas, as mais comuns e principais causas de morte no mundo so, a angina pectoris (angina do peito) e o Infarto Agudo do Miocrdio (IAM). As cardiopatias so as principais causas de morte e incapacidade em todos os pases industrializados. A cardiopatia Isqumica, tambm conhecida como coronariopatia o nome dado a um conjunto de doenas do corao que esto intimamente relacionadas. Dependendo da velocidade de desenvolvimento e intensidade da isquemia (falta de oxigenao no tecido cardaco), pode ocorrer a manifestao de quatro diferentes doenas, que so:
o o o o

Angina Pectoris; Infarto Agudo do Miocrdio; Cardiopatia Isqumica Crnica; Morte Sbita Cardaca.

O termo cardiopatia ou coronariopatia isqumica, resulta quando o problema se relaciona com a morte de clulas do tecido cardaca, por deficincia ou falta de oxigenao correta da regio. Isto ocorre principalmente pela reduo do dimetro das artrias coronarianas (vasos sanguneos que irrigam o msculo cardaco). Essa obstruo, na maioria dos casos se d devido a arteriosclerose(prximo tema). ANGINA PECTORIS Caracterizada por dor ou desconforto torcico (no peito) causada por isquemia do miocrdio. Esta condio pode levar ao Infarto Agudo do Miocrdio ou a morte sbita cardaca. Pode se apresentar em trs diferentes padres :
o o

Angina estvel ou tpica, provocada por esforo, estresse emocional e taquicardia, aliviada por repouso. Angina de Prinzmetal ou variante. Este padro pode ocorrer mesmo em repouso e aliviado por vasodilatadores. Angina instvel, a forma mais grave com a dor mais intensa e prolongada, tambm chamada de "angina pr-infarto".

INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO (IAM) Responsvel pela maioria das mortes dentro das cardiopatias isqumicas, mata mais do que todas as formas de cncer que existem. A incidncia do IAM aumenta com a idade, sendo mais comum entre 45 e 54 anos. quatro a cinco vezes mais comum no sexo masculino. A principal causa de IAM a aterosclerose coronariana (mais de 90% dos casos). O IAM pode ocorrer em um perodo bem varivel, de alguns minutos horas. Tipicamente, o incio sbito, com dor pr-cordial intensa que pode se irradiar para o ombro esquerdo, brao ou mandbula. A dor geralmente acompanhada por sudorese, nuseas, vmitos ou dispnia.

CARDIOPATIA ISQUMICA CRNICA Tambm conhecida como "cardiomiopatia isqumica" e "cardiomiopatia coronariana". Esta doena ocorre geralmente em idosos e o resultado do desgaste lento do msculo cardaco por isquemia prolongada. O paciente geralmente apresenta quadro anterior de angina ou infarto do miocrdio.

MORTE SBITA CARDACA a morte inesperada provocada por diferentes formas de cardiopatia, no perodo de 1 a 24 horas aps o incio dos sintomas agudos (alguns autores defendem um perodo de at 1 hora). Aproximadamente 80% das vtimas apresentam quadro de arteriosclerose estenosante (estreitamento do vaso sanguneo provocada por depsitos de gordura na parede do mesmo). FATORES DE RISCO
o o o o o o o

Tabagismo lcool Sedentarismo (falta de exerccios fsicos) Hipertenso Diabetes Hipercolesterolemia (pessoas que possuem altos nveis de colesterol no sangue) Stresse fsico e emocional.

PREVENO
o o o o o

Prtica de exerccios fsicos regularmente No fumar, no beber com exagero Controlar doenas como a hipertenso, o diabetes, a hipercolesterolemia. Buscar combater o estresse fsico e emocional. Fazer exames mdicos pelo menos uma vez ao ano, principalmente se voc faz parte do grupo de risco ou de meia idade.

Sinais e sintomas de um possvel ATAQUE CARDACO (retirado do site cardiol.com.br) 1) uma presso desconfortvel no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora 2) a dor espalha-se para os ombros, pescoo ou braos. 3) A dor no peito vem acompanhado de tonturas, suor, nusea, respirao curta ou falta de ar e sensao de plenitude gstrica. Ateno: Nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque. Algumas vezes podem ir e voltar. Pea auxlio urgente sempre que isto ocorrer. Avise outras pessoas no espere, tenha mo o endereo de um Pronto-Socorro. SUGESTO : WWW.cardiol.com.br

O que infarto do miocrdio? O infarto definido como uma leso isqumica do msculo cardaco (miocrdio), que deve-se falta de oxignio e nutrientes. Os vasos sangneos que irrigam o miocrdio(artrias coronrias) podem apresentar depsito de gordura e clcio, levando a uma obstruo e comprometendo a irrigao do corao. As placas de gordura localizadas no interior das artrias podem sofrer uma fissura causada por motivos desconhecidos, formando um cogulo que obstrui a artria e deixa parte do corao sem suprimento desangue. assim que ocorre o infarto do miocrdio. Esta situao vai levar morte celular (necrose), a qual desencadeia uma reao inflamatria local.

O infarto tambm pode ocorrer em vasos coronarianos normais quando as artrias coronrias apresentam umespasmo, ou seja, uma forte contrao que determina um dficit parcial ou total no suprimento de sangue ao msculo cardaco irrigado por este vaso contrado.

Quais so os sintomas? O sintoma clssico uma dor em aperto no lado esquerdo ou no centro do peito podendo irradiar para o pescoo ou para o brao esquerdo, porm em cerca de 15% dos casos, o sintoma pode ser atpico com dor no lado direito do peito, suor, enjo, vmitos, dor no estmago, falta de ar, tonteira ou palpitaes. Esta dor tem durao maior que 10 minutos, pode ter diferentes intensidades ou ainda sumir e voltar espontaneamente. Infelizmente, nem todos os pacientes tm este sintoma. Os diabticos, por exemplo, podem ter um infartosem apresentar dor. Quais so as causas? O infarto est mais freqentemente associado a uma causa mecnica, ou seja, interrupo do fluxo sangneo para uma determinada rea, devido a obstruo completa ou parcial da artria coronria responsvel por sua irrigao. O tamanho da rea necrosada depende de vrios fatores, tais como o calibre da artria lesada, tempo de evoluo da obstruo e desenvolvimento da circulao colateral. Esta, quando bastante extensa, capaz de impedir a instalao de infarto, mesmo em casos de obstruo total da coronria. Pode tambm ocorrer por aumento do trabalho cardaco relacionado ao aumento da presso arterial. Quais so os fatores de risco associados ao infarto do miocrdio?

Colesterol alto Sedentarismo Tabagismo Hipertenso arterial Menopausa Estresse Excesso de peso Diabetes mellitus Histria familiar ou predisposiso gentica Idade Alteraes hemodinmicas: hipertenso arterial, hipotenso, choque, mal-estar, etc.

O que fazer quando estou sentindo os sintomas que podem ser de um infarto do miocrdio? Diante de uma dor suspeita, devemos nos dirigir o mais rpido possvel a um prontoatendimento - de preferncia em um pronto-socorro equipado com uma unidade coronariana - para confirmar ou excluir odiagnstico. Caso seja confirmado o infarto, quanto mais rpido o tratamento, melhor ser a recuperao do seu corao. Como feito o diagnstico? O diagnstico baseado na trade: quadro clnico, alteraes no ECG (eletrocardiograma) e na dosagem de enzimas cardacas que se alteram no infarto do miocrdio.

Escolha sempre um mdico da sua confiana para tratar os seus sintomas e para lhe auxiliar na preveno dedoenas cardiovasculares. Quais as opes de tratamento disponveis? Qualquer que seja o tratamento escolhido pelo mdico que vai prestar assistncia ao paciente infartado, o ideal que ele comece dentro das primeiras 6 horas aps o incio da dor. Quanto mais precoce, maior a chance de ser restabelecido o fluxo sangneo e de oxignio nas artrias coronrias, evitando as complicaes decorrentes da necrose do msculo cardaco. Pontos importantes do tratamento so: alvio da dor, repouso para reduzir o trabalho cardaco e administrao de agentes trombolticos para melhorar o fluxo sangneo. A administrao de oxignio em fluxo contnuo nas primeiras seis horas, reduz a dor associada baixa concentrao de oxignio circulante. O uso de drogas que reduzem o uso de oxignio pelo corao faz com que o msculo cardaco sofra menos isquemia (ausncia de sangue). A permanncia na Unidade Coronariana deve se restringir ao perodo crtico, no mnimo 72 horas, pois aincidncia de complicaes neste perodo justifica a monitorizao contnua. Superada esta fase, o paciente encaminhado a um quarto privativo, restringindo-se o nmero de visitas. Progressivamente, ele pode sentar-se durante breves perodos, comea a deambular por volta do quarto ou quinto dia. Esta mobilizao precoce melhora sensivelmente o bem-estar, alm de reduzir a incidncia de tromboembolia. Mas o paciente deve ser acompanhado de perto para detectar possveis alteraes conseqentes a esta atividade fsica. A dieta ser liberada medida que as condies clnicas permitirem, devendo ser hipocalrica e hipossdica (com pouco sal). As evacuaes no devem significar esforo para o paciente, usando, se necessrio, laxantes suaves. Os tranqilizantes podem ser utilizados para amenizar a angstia de alguns pacientes, mas com muito critrio, j que esses medicamentos podem aumentar a freqncia cardaca e a presso sistlica. Quais so as complicaes da doena? As principais complicaes do infarto so: arritmia cardaca, choque cardiognico, insuficincia respiratria,insuficincia renal ou parada cardiorespiratria. As complicaes mais letais so as arritmias, que podem ocorrer, mais comumente, nas primeiras 24 horas aps o infarto. Por isso, importante que, idealmente por pelo menos 72 horas, os pacientes fiquem sob cuidados mdicos em unidades de tratamento intensivo coronariano, l eles recebem todos os cuidados necessrios para detectar precocemente e tratar essas arritmias, atravs de uma monitorizao contnua das complicaes do infarto. Quais as opes para prevenir esta doena? Um estilo de vida saudvel ajuda a diminuir a mortalidade nos casos de infarto. Alguns pontos importantes na preveno:

Ter uma dieta equilibrada, reduzindo a ingesto de gorduras saturadas e aumentando as fibras, frutas, vegetais e cereais. Prtica regular de atividades fsicas. Manter o peso ideal, com ndice de massa corporal abaixo de 25 kg/m, evitando a obesidade e seus danos sade. Dosar os nveis de colesterol e triglicrides pelo menos a cada 5 anos a partir dos 35 anos. Acompanhar a glicemia nas pessoas com mais de 45 anos, para deteco precoce de diabetes mellitus. Medir a presso arterial a cada 2 anos ou em todas as consultas mdicas para evitar os danos causados pela hipertenso arterial no controlada. Abandonar o cigarro para prevenir o infarto do miocrdio e outras doenas como o cncer de pulmo e a doena pulmonar obstrutiva crnica. Procurar reduzir o estresse com massagens, ioga, exerccios fsicos em geral e meditao.

SINAIS ELETROCARDIOGRFICOS DO INFARTO DO MIOCRDIO A interrupo ou decrescimo acentuado da irrigao de uma rea qualquer do corao, ocasiona, como vimos, acentuado decrscimo do potencial de repouso e distrbios locais de conduo. Esta situao se verifica no caso de leses obstrutivas da circulao coronariana (como por exemplo no infarto do miocrdio).

Alm do importante problema mecnico de deficincia de bombeamento observado num infarto extenso, uma leso mesmo pequena representa um risco como foco arritmognico. Primeiro, a diminuio do potencial de repouso conduz ao aparecimento de fadiga e bloqueio de conduo unidirecional. Esses eventos facilitam a instalao de focos ectpicos rpidos de "reentrada", conforme visto anteriormente. Em segundo lugar, devido s propriedades do acoplamento intercelular no miocrdio, a existncia de uma rea de potencial de repouso reduzido em continuidade com o tecido normal gera um fluxo local e permanente de corrente ("corrente de injria") entre a regio infartada e a sua vizinhana. Essa corrente, que exerce efeito despolarizante fraco sobre o tecido normal circundante, ocasiona exacerbao da ritmicidade intrnseca de marcapassos latentes porventura existentes na periferia da leso (como por exemplo os ramos terminais do sistema (His/Purkinje). A hipxia localizada e o infarto do miocrdio ventricular podem no mais das vezes ser detectados no ECG. A alterao mais precoce de achatamento ou inverso da onda T, devido a uma alterao da ordem de repolarizao ventricular. (A regio afetada tem potenciais de ao mais curtos; por ela se inicia a repolarizao ventricular) Se a perda de potencial de repouso intensa e afeta uma rea suficiente, a "corrente de injria" resultante altera o segmento ST, fazendo com que se desloque do nvel isopotencial (desnivelamento de ST). No infarto instalado, alteraes decorrentes de uma rea cuja invaso pela onda de atividade anmala podem ser notadas no QRS, aparecendo um muitos casos uma onda Q acentuada. Abaixo pode ser visualizado o registro de infarto em trs diferentes situaes (A, B e C). As derivaes esto divididas em dois grupos (uma contendo as derivaes D1, D2 e D3 e outra as derivaes aVF, aVRe aVL). Clique nas imagens para alternar entre as situaes. Note as diferenas do perfil das ondas. A: Infarto do miocrdio aps fase aguda. Observa-se necrose da parede anterior do ventrculo esquerdo (ausncia de onda T em V1 e V2, onda Q em V3 e V4) e supradesnivelamento do segmento ST nas derivaes precordiais.

B: Ocluso coronariana aguda extensa. Infradesnivelamento de ST em D1, aVL e precordiais (de V2 a V6). Acentuado supradesnivelamento de ST em D2, D3 e aVF. C: Infarto antigo da parede diafragmtica do ventrculo esquerdo. Presena de onda Q em D2, D3 e aVF sem disnevelamento do segmento ST. AS derivaes precordiais apresentam morfologia normal. Definio a necrose da clula miocrdica resultante da oferta inadequada de oxignio ao msculo cardaco Etiologia Pode ser secundrio a Aterosclerose ou Espasmo coronariano. Diagnstico Para a Organizao Mundial de Sade o infarto agudo do miocrdio ser diagnosticado se o paciente apresentar duas das alteraes abaixo: Histria tpica de dor precordial Alteraes eletrocardiogrficas Elevao enzimtica Quadro Clnico Dor precordial, retroesternal, constrictiva, no pleurtica, com durao superior a 30 minutos, irradiada para ombros ou mento e no aliviada pelo repouso ou uso de nitratos. A dor pode ser acompanhada pelos seguintes sintomas: Nauseas Vmitos Sudosere Fraqueza muscular generalizada O Infarto agudo do miocrdio pode se assintomtico em at 12% dos pacientes ou se apresentar com quadros atpicos de dor ou desconforto em braos, dorso, mandbula ou ter como sintoma bsico: sncope, palpitaes, ortopnia ou agravamento da insuficincia cardaca. No exame fsico do paciente infartado podemos encontrar: Facies de angustia. Diaforese, Palidez cutnea, Taquifisgmia, as vezes com frequncia de pulso irregular e febre. Na disfuno do ventrculo esquerdo podemos encontrar: hipotenso, taquicardia, crepitaes pulmonares e galope de VE. Na disfuno do ventrculo direito pode ser constatado: hipotenso, turgncia venosa jugular e hepatomegalia. O Achado auscultatrio mais comum o aparecimento de B4. Pode ser ainda auscultado atrito pericrdico e surgimento de sopros, secundrio a disfuno ou ruptura do msculo papilar, insuficincia mitral por dilatao mitral, formao de comunicao atrio-ventricular e insuficincia tricspide.

Eletrocardiograma: Pode falhar no diagnstico em 50 a 70% dos pacientes infartados, quando realizado um nico eletrocardiograma, o exame seriado reduz o erro diagnstico para 10 a 20%. Fases do Infarto agudo do miocrdio Superaguda: Ondas T aumentadas, lembrando hipercalemia Aguda: Elevao do ST, dimuio de T e apareciemnto e Q Subaguda: T invertida, ST retorna a linha de base Crnica: Ondas Q e elevao de ST Atualmente no se classifica o infarto em transmural e subendocrdico.

Inferior - D2, V3 e AVF Posterior - V7 e V8 e em espelho em V1 e V2 Septal - V1 e V2 Anterior extenso - V1 a V6, D1 e AVL Antero-lateral D1, AVL, V3 a V6 Antero-septal V1 a V4 Anterior V3 a V4 Lateral D1, AVL, V5 e V6 Lateral basixo - V5 e V6 Lateral alto - D1 e AVL

Infarto de VD sugerido pela elevao do segmento ST em V1, V4R, principalmente na presena de infarto inferior. O diagnstico eletrocardiogrfico extremamente difcil na presena de bloqueio de ramo esquerdo, os sinais descritos: onda Q maior que 3 mm em D1, AVL, V5 e V6, regresso do R de V1 a V4, sinal de Cabrera, tm boa especificidade, porm a sensibilidade inferior a 40%. Ecocardiograma reas de hipocinesias Dilatao ventricular Alteraes vasculares Derrame pericrdico Trombo ventricular

Angiografia: Dever ser realizada na fase aguda do IAM, em carter emergencial dos pacientes com Insuficincia contrtil Choque Anormalidades do septo interventricular Ruptura de msculos papilares Isquemia persistente ou recorrente Pacientes que pode se beneficiar do estudo das coronrias antes da alta hospitalar Episdios recorrentes de dor torcica Insuficincia mitral aguda, ruptura do septo interventricular com insuficincia cardaca Suspeita de ruptura cardaca sub-aguda Choque cardiognico Taquicardia e fibrilao ventricular recorrente No devero ser submetidos a angiografia pacientes Para controle de tratamento tromboltico sem intercorrncia IAM sem complicaces e com boa evoluo IAM terminado sem complicao em qual no se considera o tratamento cirrgico Classificao de Killip Classe Achados Clnicos I II III IV Sem sinais de ICC ICC discreta Edema agudo de pulmo Choque cardiognico Mortalidade 06% 17% 38% 81%

TRATAMENTO CLINICO DO I.A.M. Medidas Gerais Internamento em U.C. com monitorizao continua, O2 sob cateter nasal 3/4 l/min, manter sempre linha venosa de "bom" calibre. Repouso por completo no leito, tanto fsico como mental. Visitas restritas ate estabilizar o quadro clinico.

A dieta deve ser : Liquida nas primeiras 24 horas, seguida de pastosa e branda, hipossdica (2g de sal), com o mximo de 1.500 calorias e dividida em vrios intervalos durante o dia. Depois dieta pobre em colesterol e gorduras em geral (saturadas). A cafena deve ser evitada. Usar laxativos se necessrio. Controle da dor com soluo de dolantina (1 ampola p/8 ml H2O ), de 02/03 cc via I.V. Sedao - deve ser sempre feita usando-se diazepnicos por via oral, Diazepan 5 mg, a cada 8/8 horas ou 6/6 horas. Anticoagulantes - usar sempre a HEPARINA, na dosagem de 5.000 UI "bolus" I.V. seguida de uma infuso I.V. continua de 5.000 UI/100 ml de S.G. 5%, em microgotas, cada 6/6 horas. Antiagregantes plaquetrios - normalmente usamos s o AAS na dose de 100 mg/dia. Preveno das Arritmias: Esta dever ser feita com xilocaina em bolus de 75 a 100mg, com intervalo de 15 minutos seguido de infuso contnua I.V. de xilocaina a 2% -> 50 ml em S.G. 5% 450 ml; com gotejamento de 10 gts/min ( = 1 mg/min ). Tromblise qumica - dever ser efetuada em casos selecionados e seguindo sempre o protocolo prestabelecido ( ver anexo ). Tratamento dos distrbios hemodinmicos: Subgrupos Normal - B-bloqueador, iniciando com 60/80 mg por dia de propranolol, ou 100-200 mg de metoprolol ( seloken ). Havendo alguma contra-indicao deve-se usar bloqueadores dos canais de clcio ( nifedipina ou diltiazen ). Hiperdinmico - drogas B-bloqueadores. Baixo dbito cardaco - volume (dextran) e drogas vasoativas (dopamina/dobutami-na/adrenalina ). Falncia de V.E. - Usar diurticos, vasodilatadores: (nipride/nitratos) e drogas vasoativas. Pode-se usar digital se a rea cardaca estiver aumentada. Choque cardiognico - drogas vaso-ativas + vasodilatadores + digitalicos, etc. Preservao de rea isqumica: utilizando Beta bloqueadores Metoprolol - dose de 5 mg por via I.V. ate 3 vezes com intervalos de 5 minutos; observar resposta por FC, TA, ECG, alivio de dor, etc e Manuteno: 200 mg ao dia - 100 mg de 12/12 h. Propranolol - dose de 0,1 mg/Kg dose, ate 3 vezes e com intervalo de 5 minutos entre cada dose. Controle similar acima e Manuteno : 80 a 120 mg, VO / dia. Critrios de alta Hospitalar I.A.M. Inferior: Sem complicaes : 8 a 10 dias. Com complicaes : de acordo com hemodinmica. I.A.M. Anterior:

Sem complicaes : 10 a 12 dias. Com complicaes : de acordo com hemodinmica. Exames Complementares - O cateterismo cardaco e o ecocardiograma devero ser efetuados, de preferncia, com o paciente internado com o objetivo de, alm da confirmao diagnostica, se avaliar funo do ventrculo e possvel indicao de cirurgia para revascularizao. PROTOCOLO DE ESTREPTOQUINASE. TRATAMENTO CLINICO DO I.A.M. 1. Critrios de Incluso : Idade inferior a 75 anos. Dor tpica e persistente, com mais de 30 minutos de durao. Elevao do segmento ST-T , maior que 2 mm em duas derivaes, de preferncia com imagem de necrose (raramente presente). Ausncia de resposta ao uso de nitratos via sublingual em "b" e c". Quadro de I.A.M. Anterior, ou Inferior sob alto risco, IAM prvio ou extenso, evidenciado por depresso do segmento ST em V1 a V3 Todo I.A.M. com : Disfuno de bomba; bloqueio A-V de 2 e 3 graus; e bloqueio intraventricular. Quadro clinico em fase aguda com ate 4-6 horas de inicio, sendo prefervel com menos de 3 horas. 2. Critrios de excluso : ABSOLUTAS Fenmenos hemorrgicos ativos. Suspeita de disseco artica aguda PCR traumtica ou prolongada Traumatismo craniano recente Neoplasia intracraniana diagnosticada Retinopatia diabtica ou outra leso retiniana hemorrgica Gestao Reao alrgica a estreptoquinase ou APSAC Presso arterial maior que 200/120 mmHg AVC comprovadamente hemorrgico Traumatismo ou cirurgia com menos de 2 semanas RELATIVAS Traumatismo ou cirurgia com mais de 2 semanas Hipertenso crnica grave com ou sem tratamento

Ulcera pptica em atividade Historia de AVC Ditese hemorrgica Disfuno heptica importante Exposio previa a estreptoquinase ou APSAC 3. Metodologia Administrar 15.000 a 20.000 U.I./min como teste para avaliar alergia. A dose ideal e de 1.500.000 U.I., com gotejamento para 30 - 60 minutos; normalmente o gotejamento e feito em mede-mede aps diluio em 100 ml de sol. glicosada a 5%. Em seguida a infuso da estreptoquinase faz-se heparina em bolus na dose de 40 U/Kg, com manuteno dose de 15 U/Kg/hora, sendo a dose ideal controlada pelo T.T.Pa. que deve ficar entre 2,0 a 3,0 vezes o valor normal. Manter o mesmo esquema teraputico usado no protocolo do I.A.M. (xilocaina, nitratos, B-bloqueadores, sedativos fazer, sempre que possvel, o Diltiazen na dose de 90 a 180 mg / dia principalmente nos casos em que houver sinal de reperfuso. Oxigenioterapia por cateter nasal continuo a 3 l / min. 4. Notas importantes Evitar linha arterial, injees via IM, cateterizao venosa central [caso ne-cessrio dissecar uma veia ]. A dissoluo ocorre em 45% dos pacientes tratados, e a reocluso em 9-29%, sendo a ltima mais por inter-rupo da anticoagulao ou por este-noses residuais graves. A reocluso, na maioria dos casos, passa despercebida. 5. Exames de Controle E.C.G. a cada 30 minutos nas primeiras 2 horas. Em seguida de 6/6 horas ate 24 horas. Depois de 24 horas ECG dirio como rotina. CPK-MB na admisso ( antes da infuso de SK ), com 4 - 16 e 24 ho-ras aps a SK.Obs. Pico antes das 24 horas = recanalizao; pico aps 36 h = no houve recanalizao. Hemograma completo com VSH; Coagulograma completo (TTPa/pla-quetas/TS/TC/TPAE, etc ); Classificao sangunea com reserva de 2 l de sangue total; Outros exames de rotina: glicose, uria, creatinina e ionograma. Avaliao da necessidade da Cine de acordo com a gravidade dos casos. 6. Sinais indiretos de reperfuso

Clinico: melhora da precordialgia e outros sintomas Eletrocardiogrfico: Normalizao progressiva e rpida do ST, aparecimento ou acentuao da onda "Q", desaparecimentos de bloqueios atrio-ventriculares ou intraventriculares e aparecimento ou elevao na frequncia de arritmias: Extrassis-tolia, taquicardia ventricular, fibrilao ventricular, bradicardia Ecocardiogrfico: Aumento da frao de ejeo de VE Enzimtico: Elevao precoce dos valores de CK-MB, menos de 06 horas, pico at 24 h Fonte: www.ufpe.br

Anda mungkin juga menyukai