Anda di halaman 1dari 52

5. Bombas (Centrifugas e de Deslocamento Positivo) 5.1.

DEFINIO: So Mquinas Hidrulicas Operatrizes, isto , mquinas que recebem fora motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potncia em energia cintica (movimento) e energia de presso (fora), cedendo estas duas energias ao fludo bombeado, de forma a recircul-lo ou transport-lo de um ponto a outro. Portanto, o uso de bombas hidrulicas ocorre sempre que h a necessidade de aumentar-se a presso de trabalho de uma substncia lquida contida em um sistema, a velocidade de escoamento, ou ambas.

5.2. CLASSIFICAO: Devido a grande diversidade das bombas existentes, adotaremos uma classificao resumida, dividindo-as em dois grandes grupos: A. Bombas Centrfugas ou Turbo-Bombas, tambm conhecidas como Hidro ou Rotodinmicas; B. Bombas Volumtricas ou de Deslocamento Positivo.

5. 3. DIFERENAS BSICAS: A. Nas Bombas Centrfugas, ou Turbo-Bombas, a movimentao do fludo ocorre pela ao de foras que se desenvolvem na massa do mesmo, em conseqncia da rotao de um eixo no qual acoplado um disco (rotor, impulsor) dotado de ps (palhetas, hlice), o qual recebe o fludo pelo seu centro e o expulsa pela periferia, pela ao da fora centrfuga, da o seu nome mais usual. OBS.: Este tipo de bomba hidrulica o mais usado no mundo, principalmente para o transporte de gua.. B. Nas Bombas Volumtricas, ou de Deslocamento Positivo, a movimentao do fludo causada diretamente pela ao do rgo de impulso da bomba que obriga o fludo a executar o mesmo movimento a que est sujeito este impulsor (mbolo, engrenagens, lbulos, palhetas). D-se o nome de volumtrica porque o fludo, de forma sucessiva, ocupa e desocupa espaos no interior da bomba, com volumes conhecidos, sendo que o movimento geral deste fludo d-se na mesma direo das foras a ele transmitidas, por isso a chamamos de deslocamento positivo. 6. COMPRESSORES DE AR 6.1 Introduo Ventiladores e compressores: constituem a famlia das mquinas operatrizes de fluxo compressvel Ventiladores: so mquinas cujo objetivo e promover o escoamento de um gs. Para fins de anlise do desempenho de um ventilador, a compressibilidade do fluido normalmente desprezada, uma vez que a variao de densidade do escoamento raramente ultrapassa 7%. Isso corresponde a uma elevao de presso inferior a 0,1 atm no caso de

operao com ar apenas o suficiente para vencer as perdas de carga do sistema Ventiladores pef > 0 e da ordem de alguns centmetros de coluna de dgua; Compressores: so utilizados para proporcionar a elevao da presso de um gs ou escoamento gasoso. Nos processos industriais, a elevao de presso requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm at centenas ou milhares de atmosferas Supercompressores presso acima de 30 Kgf/cm2. H quem utilize ainda a denominao "sopradores" para designar as mquinas que operam com elevao de presso muito pequena porm superior aos limites usuais dos ventiladores. Tais mquinas possuem caractersticas de funcionamento tpicas dos compressores, mas incorporam simplificaes de projeto compatveis com a sua utilizao. Sopradores pef > 0 at cerca de 0,2 Kgf/cm2 Compressores so mquinas operatrizes que transformam trabalho mecnico em energia comunicada a um gs, preponderantemente sob forma de energia de presso. Graas a energia de presso que adquire, isto , pressurizao, o gs pode: Deslocar-se a longas distancias em tubulaes; Ser armazenado em reservatrios para ser usado quando necessrio, isto , acumular energia; Realizar trabalho mecnico, atuando sobre dispositivos, equipamentos e maquinas motrizes (motores a ar comprimido, por exemplo). Compressores presso de 0,2 a 30 Kgf/cm2 6.2 Aplicaes do Ar Comprimido Equipamentos presso de ar ou de ao fechada (comandos pneumticos distncia); Equipamentos a jato de ar ou de ao livre(pintura a pistola); Equipamentos e maquinas de percusso (marteletes ); Motores a ar comprimido (de pistes; de palhetas; de engrenagens); Bombas de injeo de concreto Mquinas ferramentas fixas e portteis de toda a sorte( aparafusadeiras, furadeiras); Automatizao de operaes industriais( Comando de vlvulas, instrumentao); Abertura e fechamentos de portas. 6.3 COMPRESSORES - CLASSIFICAO QUANTO S APLICAES As caractersticas fsicas dos compressores podem variar profundamente em funo dos tipos de aplicaes a que se destinam. Dessa forma, convm distinguir pelo menos as seguintes categorias de servios: 1) Compressores de ar para servios ordinrios; 2) Compressores de ar para servios industriais; 3) Compressores de gs ou de processo; 4) Compressores de refrigerao; 5) Compressores para servios de vcuo. 6.3.1) Os compressores de ar para servios ordinrios so fabricados em srie, visando baixo custo inicial.

Destinam-se normalmente a servios de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas mquinas pneumticas, etc.

6.3.2) Os compressores de ar para sistemas industriais Destinam-se s centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser mquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, so oferecidos em padres bsicos pelos fabricantes. Isso possvel porque as condies de operao dessas mquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, h exceo talvez da vazo.

6.3.3) Os compressores de gs ou de processo Podem ser requeridos para as mais variadas condies de operao, de modo que toda a sua sistemtica de especificao, projeto, operao, manuteno, etc.... depende fundamentalmente da aplicao. I ncluem-se nessa categoria certos sistemas de compresso de ar com caractersticas anormais. Como exemplo, citamos o soprador de ar do forno de craqueamento cataltico das refinarias de petrleo ("blower do F.C.C."). Trata-se de uma mquina de enorme vazo e potncia, que exige uma concepo anloga a de um compressor de gs. 6.3.4) Os compressores de refrigerao So mquinas desenvolvidas por certos fabricantes com vistas a essa aplicao. Operam com fluidos bastante especficos e em condies de suco e descarga pouco variveis, possibilitando a produo em srie e at mesmo o fornecimento incluindo todos os demais equipamentos do sistema de refrigerao. H casos, entretanto, em que um compressor de refrigerao tratado como um compressor de processo. Isso ocorre nos sistemas de grande porte, em que cada um dos componentes individualmente projetado. o caso, por exemplo, dos sistemas de refrigerao a propano, comuns em refinarias. 6.3.5) Os compressores para servios de vcuo (ou bombas de vcuo) So mquinas que trabalham em condies bem peculiares. A presso de suco subatmosfrica, a presso de descarga quase sempre atmosfrica e o fluido de trabalho normalmente o ar. Face anormalidade dessas condies de servio, foi desenvolvida uma tecnologia toda prpria, fazendo com que as mquinas pertencentes a essa categoria apresentem caractersticas bastante prprias. (H mesmo alguns tipos de bombas de vcuo sem paralelo no campo dos compressores.) Depressores (bombas de vcuo): pef < 0

6.4) COMPRESSORES CLASSIFICACAO QUANTO AO PRINCIPIO DE CONCEPO Dois so os princpios conceptivos no qual se fundamentam todas as espcies de compressores de uso industrial: volumtrico e dinmico 6.4.1)Compressores volumtricos ou de deslocamento positivo A elevao de presso conseguida atravs da reduo do volume ocupado pelo gs. Na operao dessas mquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gs admitida no interior de uma cmara de compresso, que ento cerrada e sofre reduo de volume. Finalmente, a cmara aberta e o gs liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compresso propriamente dita efetuada em sistema fechado, isto , sem qualquer contato com a suco e a descarga. 6.4.2)Compressores dinmicos ou turbocompressores Possuem dois rgos principais: impelidor e difusor. 0 impelidor um rgo rotativo munido de ps que transfere ao gs a energia recebida de um acionador. Essa transferencia de energia se faz em parte na forma cintica e em outra parte na forma de entalpia Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor recebido por um rgo fixo denominado difusor, cuja funo promover a transformao da energia cintica do gs em entalpia, com conseqente ganho de presso. Os compressores dinmicos efetuam o processo de compresso de maneira contnua, e portanto correspondem exatamente ao que se denomina, em termodinmica, um volume de controle. 6.4.3) Classificao dos Compressores

6.4.4)Tipos de compressores

6.5) Compressores Alternativos Esse tipo de mquina se utiliza de um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo no movimento translacional de um pisto ou embolo, como mostra a figura abaixo.

Dessa maneira, a cada rotao do acionador, o pisto efetua um percurso de ida e outro de vinda na direo do cabeote, estabelecendo um ciclo de operao. O funcionamento de um compressor alternativo est intimamente associado ao comportamento das vlvulas. Elas possuem um elemento mvel denominado obturador, que funciona como um diafragma, comparando as presses interna e externa ao cilindro. 0 obturador da vlvula de suco se abre para dentro do cilindro quando a presso na tubulao de suco supera a presso interna do cilindro, e se mantm fechado em caso contrrio. 0 obturador da vlvula de descarga se abre para fora do cilindro quando a presso interna supera a presso na tubulao de descarga, e se mantm fechado na situao inversa. Com isso, temos as etapas do ciclo de funcionamento do compressor mostradas na figura a seguir.

Compressores Alternativo- Simples efeito

Compressores AlternativoDuplo efeito 6.5.1) Determinao do nmero de estgio A determinao do nmero de estgios depende do nvel de compresso exigido para o trabalho. Assim, presses at: 4 Kgf/cm2 pedem compressores de um estgio At 15 Kgf/cm2 exigem compressores de dois estgios 6.5.2) Compressores Alternativos Detalhes das etapas Na etapa de admisso o pisto se movimenta em sentido contrrio ao cabeote, fazendo com que haja uma tendncia de depresso no interior do cilindro que propicia a abertura da vlvula de suco. 0 gs ento aspirado.

Ao inverter-se o sentido de movimentao do pisto, a vlvula de suco se fecha e o gs comprimido at que a presso interna do cilindro seja suficiente para promover a abertura da vlvula de descarga. Isso caracteriza a etapa de compresso Quando a vlvula de descarga se abre, a movimentao do pisto faz com que o gs seja expulso do interior do cilindro. Essa situao corresponde etapa de descarga e dura at que o pisto encerre o seu movimento no sentido do cabeote. Ocorre, porm, que nem todo o gs anteriormente comprimido expulso do cilindro. A existncia de um espao morto ou volume morto, compreendido entre o cabeote e o pisto no ponto final do deslocamento desse, faz com que a presso no interior do cilindro no caia instantaneamente quando se inicia o curso de retorno. Nesse momento, a vlvula de descarga se fecha, mas a de admisso s se abrir quando a presso interna cair o suficiente para o permitir. Essa etapa, em que as duas vlvulas esto bloqueadas e o pisto se movimenta em sentido inverso ao do cabeote, se denomina etapa de expanso, e precede a etapa de admisso de um novo ciclo.

6.5.3) Vantagens dos compressores alternativos So facilmente controlados de acordo com a demanda do gs comprimido. Podem operar em plena carga, meia carga ou em vazio, mediante abertura automtica das vlvulas de admisso, de sorte que no h compresso durante os perodos em que no h demanda de gs comprimido. Operao econmica. Manuteno simples. Uma parcela elevada de energia fornecida ao eixo do compressor dissipada sob forma de calor e pode ser aproveitada para aquecimento de elementos de uma instalao industrial. Pode-se dizer que o tipo mais verstil para a maioria das aplicaes industriais, principalmente quando se trata de ar comprimido, sendo, por isso mesmo, o mais usado. 6.5.4 ) Concluso Podemos concluir ento que, devido ao funcionamento automtico das vlvulas, o compressor alternativo aspira e descarrega o gs respectivamente nas presses instantaneamente reinantes na tubulao de suco e na tubulao de descarga.

Em termos reais, h naturalmente uma certa diferena entre as presses interna e externa ao cilindro durante a aspirao e a descarga, em funo da perda de carga no escoamento.

6.6) Compressor Rotativo de palhetas O compressor de palhetas possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relao carcaa, conforme mostra a figura a seguir. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais so inseridas palhetas retangulares, conforme mostrado no detalhe da figura.

Consta de um rotor girando excentricamente no interior de uma carcaa. As palhetas movem-se radialmente nas ranhuras do rotor e so foradas por efeito da fora centrfuga contra as paredes internas da carcaa do compressor ou contra anis de guia, que evitam contato direto com a carcaa. Quando o rotor gira, as palhetas acompanham a parede interna da carcaa e, como o rotor est colocado excentricamente, deslizam pra dentro e para fora do rotor. Desta forma, o espao entre as palhetas variar, comprimindo o ar aprisionado entre cada duas palhetas. A partida se d sem carga, pois as palhetas s encostam no cilindro, produzindo compresso quando o numero de rotaes crescer.

O consumo especfico de energia maior do que nos compressores alternativos e de parafuso, para as presses usuais de 7 kgf/cm2 ( 100 lb/pol2). A maioria desses compressores exige lubrificao das palhetas. Existem tipos que dispensam a lubrificao, de modo que comprimem e permitem em seguida a purificao e o resfriamento do gs sem contamin-lo com lubrificantes 6.7) Compressor Rotativo de Parafuso Contem dois rotores helicoidais, um com lbulos conexos e outro com lbulos cncavos ou sulcos, denominados, respectivamente, rotor macho e rotor fmea. Geralmente o rotor macho acionado pelo motor e os rotores so sincronizados por meio de engrenagens para no atritarem um contra o outro. O gs admitido na abertura de entrada e comprimido medida que as pores engrenadas de cada parte dos lbulos se movem no sentido da extremidade de descarga Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condio de engrenamento.

A conexo do compressor com o sistema se faz atravs das aberturas de suco e descarga, diametralmente opostas. O gs penetra pela abertura de suco e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que h o engrenamento de um determinado filete, o gs nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaa. A rotao faz ento com que o ponto de engrenamento v se deslocando para a frente, reduzindo o espao disponvel para o gs e provocando a sua compresso. Finalmente, alcanada a abertura de descarga, e o gs liberado. A relao de compresso interna do compressor de parafusos depende da geometria da mquina e da natureza do gs, podendo ser diferente da relao entre as presses do sistema.

6.7.1) Limites de utilizao Compressores de parafusos Existem modelos desde 3m3/min e presso de at 10 kgf/cm2. Embora usado tambm para vazes reduzidas, considerado muito econmico para descarga livre padro de 3m3/min at 120m3/min (20000 cfm) e presso de trabalho de p 7 kgf cm-2 (100psig) a 8,8 kgf cm-2 (125psig), havendo tipos para presses da at 300 psig e vazes de at 700 m3/min. 6.8) Vantagens dos Compressores de parafusos Fornece ar (ou outro gs) isento de leo (no tipo isento de leo); Tem um mnimo de peas sujeitas a desgaste; Requer fundaes simples e pequena sala de compressores; ideal para unidades portteis devido a seu baixo peso; sua velocidade pode ser adaptada dos motores de combusto interna convenientes ao seu acionamento; O nvel de rudo baixo nos tipos lubrificados a leo: cerca de 70 a 80 decibis.

6.8.1 Definio do Compressor rotativo de Lbulos (Roots) O compressor do tipo Roots, como freqentemente denominado, consta de uma carcaa, dentro da qual giram em sentidos opostos dois rotores de dois dentes. Os rotores so sincronizados por meio de engrenagens, e no h contato entre os rotores e evidentemente entre estes e a carcaa.

Logo, estas partes no necessitam de lubrificao e o ar comprimido pode ser fornecido isento de leo. Os compressores Roots no trabalham com compresso interna elevada O ar simplesmente bombeado como numa bomba de engrenagens. Em geral trabalham numa presso da ordem de at 3kgf.cm-2, 6.9)Compressor Dinmico Possuem um ou mais rotores parecidos com os das turbo bombas e que giram com elevada rotao no interior de uma caixa. Podem ser dos seguintes tipos: Centrfugo ou turbo compressor Helico centrfugo ou helicoidal Compressor axial Compressor axial-centrfugo Compressor centrfugo Sundyne

6.9.1) Compressor Centrfugo ou turbo compressor Possui ps semelhantes as das bombas centrfugas. A unidade compressora desse tipo conhecida na pratica como uma centrfuga. Pode ser de um estgio, de dois e de mltiplos estgios, conforme o grau de presso pretendido. Existem turbocompressores de vrios estgios, montados de forma compacta e denominados do tipo barril pelo aspecto que a carcaa sugere.

Um compressor centrfugo consta de quatro partes: entrada , rotor, estator ou difusor e coletor (em alguns casos o coletor pode no existir). A entrada pode (ou no) possuir palhetas fixas que direcionem o escoamento. O rotor possui palhetas com formato caracterstico (ver slide seguinte). O estator tm por misso frear o escoamento e transformando a energia cintica em energia de estagnao. O coletor atua como um acumulador de ar pressurizado (absorve flutuaes de presso) .

Desenho dos rotores As palhetas do rotor pode ter diferentes desenhos, a sua misso a de dar energia cintica ao fludo e tambm mudar a direo do escoamento em direo perpendicular ao eixo, da a forma caracterstica destes rotores. 6.9.2) Compressor axial Possui grande numero de palhetas e proporciona um escoamento no sentido longitudinal. compressor para grandes descargas at 1000 000 m3/h, com presso de trabalho de at 6 bars Principio de Funcionamento

7. Reator qumico
7.1 Geral Numa definio genrica, reator qumico um recipiente onde ocorrem reaes qumicas, transferncias de massa e calor.

7.2 Projetos

Em engenharia qumica, reatores qumicos so vasos projetados para conter reaes qumicas de interesse e escala industrial. O projeto de um reator qumico trata com mltiplos aspectos de engenharia qumica, sobre os quais os engenheiros qumicos trabalham para obter a maximizao dos valores obtveis para a reao dada. Projetistas garantem que a reao se processa com maior eficincia para o produto de sada desejado, produzindo o mais alto rendimento do produto, mas gerando o mnimo de custos para serem comprados e operarem. As despesas normais de operao incluem uma fonte de energia, remoo (dissipao) de energia, custos de matriasprimas, trabalho humano, etc. Transferncias de energia podem vir na forma de aquecimento ou resfriamento, bombeamento para aumentar a presso, a perda de presso pelo atrito (como a queda de presso atravs de um cotovelo de 90 na tubulao ou uma placa de orifcio, agitao, etc.

7.3 Classificao Existem vrios tipos de reatores qumicos e vrias maneiras de classific-los. Quanto ao vaso (o formato mais bsico do espao fsico onde se do as reao), existem dois tipos principais bsicos: Reatores em tanques Reatores em tubos

Ambos os tipos podem ser usado como reatores contnuos ou de bateladas. Mais comumente, reatores operam em estado estacionrio, mas podem tambm ser operados em um estado transiente. Quando primeiramente trazido operao novamente (aps uma manuteno ou inoperao) seria considerado em um estado transitrio, onde as variveis-chave do processo mudam com o tempo. Ambos os tipos de reatores tambm pode acomodar um ou mais slidos (reagentes, catalisador ou material inerte), mas os reagentes e os produtos so normalmente lquidos e gases. Os reatores reais so verses imperfeitas de alguns reatores ideais, sendo que existem trs modelos bsicos utilizados para estimar as variveis de processo mais importantes de diferentes reatores qumicos: Reator em batelada, em ingls batch reactor, de aplicao bastante geral na indstria qumica mas limitada para processos industriais pesados, pois no permite produo contnua. Reator perfeitamente agitado (RPA) ou reator tanque agitado contnuo (CSTR, de continuous stirred-tank reactor model), e Reator de fluxo em pisto (PFR, plug flow reactor model), ou simplesmente reator pisto (RP). Na prtica, os diversos reatores operam em regimes intermedirios entre estes dois ltimos tipos bsicos.[1] Alm disso, reatores catalticos requerem tratamento separado, se eles so reatores em batelada, RPA ou RP, muitas das suposies dos modelos mais simples no so vlidas. Ver artigo principal: Reator perfeitamente agitado

Um reator RPA. Verificao das condies do vaso.. Em um RPA, um ou mais fluidos reagentes so introduzidos em um reator tanque com um agitador enquanto o efluente do reator removido. O agitador agita os reagentes para garantir a mistura adequada. Simplesmente dividindo o volume do tanque pela vazo volumtrica mdia atravs do tanque resulta no tempo de residncia, ou a quantidade mdia de tempo na qual uma quantidade discreta de reagente passa dentro do tanque. Reatores RPA/CSTR tambm so chamados de reatores de concentrao uniforme.
[2]

Usando cintica qumica, a realizao completa da reao esperada em porcentagem pode ser calculada. Alguns aspectos importantes do RPA: Em estado estacionrio, a taxa de fluxo de entrada quase igual a taxa de fluxo de massa de sada, do contrrio, o tanque transbordaria ou ficaria vazio (estado transiente). Enquanto o reator est em um

estado transiente a equao do modelo deve ser derivada da massa diferencial e balanos energticos. A reao ocorre na velocidade de reao associada concentrao final (de sada). Frequentemente, economicamente benfico operar diversos reatores RPA em srie. Isto permite, por exemplo, que o primeiro RPA opere em uma concentrao de reagente mais alta e consequentemente numa mais alta taxa de reao. Nestes casos, os tamanhos dos reatores podem variar de maneira a minimizar o capital de investimento requerido para implementar o processo. Pode ser visto que um nmero infinito de infinitamente pequenos reatores RPA operando em srie seria equivalente a um reator RP. O comportamento de um RPA frequentemente aproximado ou modelado por aquele que seria um reator tanque idealmente agitado contnuo, ou reator tanque agitado contnuo ideal (CISTR, Continuous Ideally Stirred-Tank Reactor), que podemos tratar pela sigla RTACI. Todos os clculos realizados com RTACI assumem mistura perfeita. Se o tempo de residncia 5 a 10 vezes o tempo de mistura, esta aproximao vlida para os propsitos de engenharia. O modelo RTACI frequentemente usado para simplificar clculos de engenharia e pode ser uado para descrever reatores de pesquisa. Na prtica pode-se somente realizar aproximaes, em particular nos reatores de escala industrial. Em um RFP, um ou mais reagentes fluidos so bombeados atravs de uma tubulao que o prprrio reator. A reao qumica ocorre na medida em que os reagentes viajam atravs do RFP. Neste tipo de reator, a taxa de reao cria um cria um gradiente em relao distncia percorrida; na entrada do RFP, a taxa muito alta, mas como as concentraes dos reagentes diminuem e a concentrao do produto aumenta (ou as concentraes dos produtos aumentam) a taxa de reao diminui. Alguns aspectos importantes dos reatores do tipo RFP: Todos os clculos realizados com reatores RFP supe no haver mistura das correntes de montante e jusante, como implicado no termo "fluxo em pisto". Reagentes podem ser introduzidos no RFP em posies no reator que no seja o de entrada. Desta forma, uma maior eficincia pode ser obtida, ou o tamanho e o custo do reator RFP podem ser reduzidos. Um reator RFP normalmente tem uma eficincia mais alta que um reator RPA do mesmo volume. Isto , dado o mesmo espao-tempo, uma reao ir ocorrer a uma maior taxa de completao em um RFP que num RPA. Para a maioria das reaes qumicas, impossvel alcanar-se 100% de completao. A taxa da reao decai a medida que a completao aumenta at um ponto onde o sistema alcana um equilbrio dinmico (nenhuma reao no balano, ou mudana em espcies qumicas ocorre). O ponto de equilbrio para a maioria dos sistemas menos que 100% completo. Por esta razo um processo de separao, tal cmo destilao, frequentemente posterior a um reator quico de maneira a separar qualquer reagentes remanescentes ou subprodutos do produto desejado. Estes reagentes podem algumas vezes ser reautilizados no incio do processo, tal como no processo Haber. Reator de fluxo oscilatrio (RFO), oscillatory flow reactor (OFR), algumas vezes chamado de reator compartimentado oscilatrio ou reator oscilatrio compartimentado (ROC), oscillatory baffled reactor (OBR), so reatores tubulares com estrutura interna provida de chicanas que geram o movimento

oscilatrio dos fluidos em reao aumentando seu tempo de residncia e sua capacidade de mistura com consequente melhora da performance reacional. So reatores que intensificam processos, sendo capazes de processar de forma contnua reaes que so processadas normalmente de forma descontnua, pois necessitam de longos tempos de residncia. So pesquisados, por exemplo, para a produo de biodiesel.[3][4] Reator compartimentado oscilatrio contnuo (RCOC), continuous oscillatory baffled reactor (COBR) um reator de fluxo em pisto tubular. A mistura em um reator RCOC alcanada pela combinao de oscilao de fluido e defletores em orifcios, permitindo o fluxo em pisto a ser alcanado sob condies de regime laminar com o nmero de Reynolds do fluxo de balano de apenas aproximadamente 100. Reator semi-batelada Um reator semi-batelada ou semi-contnuo operado tanto com entradas e sadas em bateladas. Um fermentador, por exemplo, carregado com uma batelada, que constantemente produz dixido de carbono, que tem que ser removido de forma contnua. Analogamente, conduzir uma reao de gs com um lquido geralmente difcil, pois h perdas do gs em bolhas. Portanto, uma alimentao contnua de gs injetada na batelada de um lquido. Um exemplo de uma reao destas a clorao. Reator cataltico Embora reatores catalticos sejam frequentemente implementados como reatores de fluxo em pisto, sua anlise requer tratamento mais complexo. A taxa de uma reao cataltica proporcional a quantidade de catalisador com os quais os reagentes entram em contato. Com um catalisador de fase slida e reagentes de fase fluida, isto proporcional a rea exposta, ou rea de contato, eficincia de difuso dos reagentes nele e sada dos produtos, e mistura turbulenta ou falta dela. Mistura perfeita no pode ser suposta. Alm disso, uma marcha de uma reao cataltica frequentemente multi-etapas com intermedirios que so quimicamente ligadas ao catalisador; e como a ligao qumica ao catalisador pe tambm uma reao qumica, isto pode afetar a cintica. O comportamento do catalisador tambm algo a ser considerado. Particularmente em processos petroqumicos a alta temperatura, catalisadores so desativados por sinterizao, coqueificao e processos similares. Um exemplo comum de uma reao cataltica a converso cataltica posterior a um motor de combusto interna, para os gases de exausto.

8. Misturadores ( Para lquidos, slidos e slidos granulares)


8.1 Introduo Consiste, de uma forma simples, na incorporao de uma fase em outra produzindo, atravs de agitao, uma mistura homognea . A mistura, tambm chamada de homogeneizao, envolvendo sistemas slidos , invariavelmente, mais difcil de realizar comparando-se com sistemas fluidos; O processo de mistura extremamente utilizado, isoladamente ou conjugado com processos de moagem e transporte. H uma diversidade muito grande de modelos deste equipamento, alguns no so conhecidos como misturadores, tais como o transportador helicoidal e o moinho de bolas.

8.2 Diviso Os equipamentos podem ser operados em batelada enquanto outros so contnuos, basicamente divididos como: a)Ba tela da - Usados para materiais viscosos, plsticos e slidos. So pontos importantes. - Tempo para obteno do resultado desejado. - Facilidade e rapidez de descarga e limpeza. - Consumo de energia. b)Co ntnuo s - Para gases, lquidos de baixa viscosidade e suspenses. O projeto de um misturador envolve clculos empricos para a medio de fatores como grau e ndice de uniformidade, mas o meio mais utilizado ainda a realizao de planta piloto em escala para confirmao dos dados; 8.3 Fatores importantes na mistura de slidos Destas observaes pode-se entender que existem trs fatores importantes na mistura de slidos: - Conveco movimentao de grupos de partculas - Difuso movimentao de partculas isolada Cisalhamento movimentao de planos de escorregamento

8.4 Objetivos da misturao Os principais objetivos so: Misturar lquidos miscveis; Disperso de lquidos imiscveis;

- Dispersar um gs num lquido - aerao; - Promoo de transferncia de calor; - Promoo de transferncia de massa; - Reduo de aglomerado de partculas; - Acelerar reaes qumicas. - Obter materiais com propriedades diferentes daquelas do material originrio; - Aquecimento e resfriamento de solues.

8.5 Classificao de Impulsores: a) Escoamento axial - So aqueles cujas ps fazem um ngulo menor que 90 com o plano de rotao do impulsor. Ex: hlices, turbinas de ps inclinadas.

b) Escoamento radial. - Tem suas ps paralelas ao eixo de rotao. Este fluxo perpendicular a parede do tanque. Ex: turbina, ps, ncora, grade.

8.6 ) Escoamento do fluido O tipo de escoamento depende: - do tipo de lmina utilizada; - do tamanho do tanque; - das caractersticas do fluido; - dos dificultores; - do impulsor utilizado. 8.7 A velocidade do fluido num tanque agitado apresenta trs componentes: a) Componente radial : atua na direo perpendicular ao eixo da haste. b) Componente longitudinal : atua na direo paralela ao eixo. c) Componente tangencial : atua na direo tangente haste. Responsvel pela formao do vrtice. Deve ser evitada. 8.8) Formao do Vrtice Produzido pela ao da fora centrfuga que age no lquido em rotao, devido componente tangencial da velocidade do fluido. - Geralmente ocorre para lquidos de baixa viscosidade (com agitao central). 8.9) Maneiras de evitar o vrtice: - descentralizar o agitador; - inclinar o agitador de 15 em relao ao centro do tanque; - colocar o agitador na horizontal; - usar dificultores. a) Prximo parede para lquidos de baixa viscosidade. b) Afastados da parede para lquidos de viscosidade moderada. c) Afastados da parede e inclinados para lquidos de alta viscosidade 8.10) Misturadores e agitadores

A mistura de um produto pode ser definida como uma operao durante a qual se efetua a combinao uniforme de vrios componentes de uma formulao. A eficincia do processo de mistura depende do tipo adequado do misturador utilizado e dos equipamentos auxiliares de controle do processo de mistura a ele acoplado, que far a obteno de uma boa homogeneizao dos componentes de formulao. Vrios so modelos de agitadores, destinando cada um para um determinado produto, como pode ser visto na figura a seguir

Os equipamentos para mistura de um produto de pequena viscosidade so dotados de agitadores com hlice. Consiste em uma ou mais hlice fixas em um eixo giratrio que cria uma corrente de agitao em todo o recipiente, sem permitir que o produto circule junto com a hlice. Este estado de turbulncia propicia um cisalhamento na interfase do produto misturado, o que provocar uma boa homogeneizao do produto. Os misturadores de hlice de paletas giram normalmente a velocidade baixa, ou seja, entre 40 a 150 rpm; o comprimento das paletas de 50 a 80% do dimetro do tanque e, sendo a altura da mesma 1/6 a 1/10 deste comprimento.

A figura abaixo ilustra este tipo de misturador.

A uma velocidade muito baixa, o agitador produz um movimento suave ao produto e, a potncia que pode ser absorvida pelo mesmo muito limitada. A velocidade do giro, pode dar lugar a formao de um vrtice na superfcie do produto, sendo cada vez mais profundo a medida que se aumenta a velocidade de rotao do agitador. Este vrtice poder provocar arraste de ar que ir incorporar ao produto. Pode-se resolver este tipo de problema, com a instalao de placas defletoras fixas ao tanque de mistura para quebrar a formao do vrtice. 8.10.1 Misturadores e Agitadores de Hlice So agitadores em formato de hlice e medem geralmente menos de 1/4 do dimetro do tanque de mistura, e giram a uma grande velocidade (acima de 1000 rpm). Este tipo de agitador relativamente pequeno, so bastante efetivo em tanques grandes. Devido a natureza predominante longitudinal dos fluxos de corrente do produto, as hlices no so muito efetiva se forem montadas no centro do tanque verticalmente, sendo recomendado a sua instalao descentralizadas com o eixo, formando certo ngulo com a vertical do tanque. Os misturadores de hlice so bastante utilizados na mistura de produtos de pouca viscosidade; como as hlices cortam e cisalham as substncias do produto, so utilizados tambm para dispersar slidos e nos preparos de emulses.

Os dispersores so batedores especiais utilizados para homogeneizar produtos pastosos, deixando um aspecto cremoso ao produto. Este tipo de batedor efetua o cisalhamento dos slidos quebrando em partculas extremamente minsculas. Veja um modelo de dispersos e o movimento por ele executado.

8.10.2 Misturadores para produtos de grande viscosidade A mistura de alimentos de grande viscosidade tais como molhos, extratos e massas um processo bastante difcil, pois, as suas propriedades fsicas so muito diferentes e, em muitos casos estas propriedades variam durante a operao de mistura. Muitos dos equipamentos de mistura so especficos para certos produtos no podendo ser utilizados de uma forma genrica isto , um misturador para xarope de acar por exemplo, no pode ser utilizado para misturar molhos de tomate ou doce de leite. Em regra geral, quanto maior for a consistncia (viscosidade) do produto a ser misturado, maior ser o dimetro da hlice e menor a rotao da mesma. 8.10.3 Misturadores de Bandeja Neste tipo de misturador, os alimentos a serem misturados se movem ao longo de uma trajetria planetria, agitando e misturando todas as partes do recipiente fazendo com que as paletas do recipientes giratrio se movam tambm. Pode-se tambm girar as paletas de mistura rente as paredes do recipiente. Os batedores misturadores variam no formato conforme a sua aplicao, a fim de se obter um movimento vertical da mistura. Os misturadores batedores podem ser placas planas ou em forma de gancho, so bastante utilizados para mistura de alimentos que tenham em sua formulao farinhas, leos, acar, e sua aparncia final formar uma massa homognea. Veja a figura abaixo que ilustra estes tipos de batedores.

Misturador e batedor Planetria e os vrios formatos de batedor Outro modelo de batedor misturador conhecido tambm para este fim de alimento, o misturador horizontal que, possui dois batedores em forma de " Z ", sendo que no geral estes batedores giram com velocidades diferentes. Este tipo de misturador pode ser dotado de camisa, onde funciona como resfriador ou tambm com injeo de vapor na camisa para aquecimento do produto, enquanto efetuado a mistura.

8.10.4 MISTURADORES PARA ALIMENTOS SLIDOS SECOS A mistura deste tipo de produto bastante irregular, a probabilidade de se obter uma distribuio ordenada das partculas praticamente nula. Nas indstrias alimentcias, a mistura de certos produtos deve ser tal que, a mesma satisfaa os requisitos padronizados a cerca de sua formulao. Para tanto dotado mtodo de controle, afim de periodicamente ser verificado a granulometria da mistura. A mistura de produtos slidos se considera em geral como produzida por uma ou mais de trs mecanismos bsico: conveco, ou seja, transporte das partculas ou grupo de partculas de um ponto a outro; difuso que , a transmisso de partculas individuais de um ponto a outro. Como conseqncia do movimento das partculas, pode resultar uma segregao devido a diferena em duas propriedades. As propriedades de maior influncia da mistura so, o tamanho, a forma e a densidade das partculas. Quanto mais prximas so as formas, tamanho e densidade da mistura, mais fcil a operao de mistura dos componentes da formulao e, mais homogneo ser o produto final. 8.10.5 Misturadores Rotativos

Como o prprio nome diz, funciona girando e misturando o alimento. As formas dos misturadores rotativos, so variados, ou seja: Duplo Cone, em forma de Y e V, como pode ser observado nas figuras a seguir:

8.10.6 Duplo Cone Este tipo de misturador corresponde a dois cones unidos por uma peque seo cilndrica. Este equipamento tende a superar a pequena ao de mistura na horizontal que o tambor rotativo oferece. Com a rotao do mesmo, acontece uma boa ao de rolagem dos slidos e devido a variao da seo transversal do tanque obtm-se um bom fluxo transversal. Podemos observar na figura o movimento executado pelo mesmo.

8.10.7 Misturadores em "Y" e "V" Estes tipos de misturadores, consiste de dois cilindros colocados em um angulo que forma a letra "Y" ou "V". Proporciona uma mistura no simtrica ao redor do seu eixo proporcionando uma ao de mistura muito efetiva para uma boa variedade de produtos. Tanto misturadores duplo cone, e em forma de Y ou V, so bastante utilizados nas industrias farmacutica e na produo de alimentos em p como gelatinas, refrescos em p, flans, etc.
8.10.8 Misturadores Ribbon Blender conhecido como misturador de cintas. formado por um canal horizontal com um eixo central e um agitador de cintas helicoidais. Estas cintas helicoidais so montadas de tal forma que as mesmas atuam em direes contraria sobre um nico eixo ou seja, uma move-se lentamente o produto em uma direo e a outra move-se rapidamente o produto em direo contrria. A mistura do produto feita por "turbulncia", que produzida pelas cintas agitadoras que trabalham em sentido contrrio uma da outra levando e trazendo o produto, num movimento de vai e vem da mistura, como mostra a figura a seguir

Este tipo de misturador pode funcionar de forma contnua isto , o produto a ser misturado introduzido no misturador e efetua-se a sua mistura at que o mesmo esteja completamente homogeneizado. Estes misturadores de cintas so eficazes para mistura de produtos pastosos de densidade elevada e, produtos alimentcios em p (refrescos p, achocolatado, chocolate, gelatinas, etc.). A capacidade deste modelo de misturador variado, podendo at chagar a ser misturado com boa eficincia 30.000 litro e/ou kilos de produtos obtendo-se uma boa homogeneizao do produto final. As figuras abaixo, mostra os vrios modelos de cintas de misturas usados nos Ribbon Blender.

8.10.9 MISTURADOR E AGITADOR DE ROSCA So misturadores que so colocados em recipientes cilndricos ou semicilindricos. Podem ser instalados no centro do tanque ou deslocados. Possuem um ou mais elemento giratrio de mistura, conhecido como rosca sem fim. Geralmente utilizado para produtos lquidos ou molhos condimentado, de densidade no muita elevada. A rosca empurra o produto para cima e quando atingem o topo da rosca, so lanados para o centro do tanque que retornam para o fundo do recipiente, reiniciando o processo de mistura novamente.

8.10.10 MISTURADORES TIPO EMULSIFICADOR A emulso dos alimentos pode ser definida como a operao de lquidos que normalmente no so miscveis uns ao outro, onde ocorre a disperso em forma de pequenas gotas na mistura. Na maioria das emulsificaes dos lquidos, so utilizados gua e leo ou azeito, para esta operao raramente se utilizando em separado.

Para se obter uma emulso, deve-se empregar agitao sobre o sistema, a fim de superar a resistncia e a criao de nova superfcie emulsificado. Teoricamente, esta agitao de emulsificao o resultado entre a nova superfcie criada e a tenso interfacial, pois, uma emulsificao sempre tende a formar pequenas gotas no lquido. Em geral, para que no ocorra isto, submete-se a mistura a agitao violenta com o objetivo de provocar a quebra destas gotas grandes e obter uma mistura mais dispersa. Se as condies forem adequadas, a pelcula protetora do agente emulsificante, se absorve e a interfase se forma e obtm uma emulsificao estvel do lquido. Para a obteno da emulso so empregados geralmente os moinhos coloidais, que consiste de um elemento esttico de forma tronco-cnico e outro rotativo com a mesma forma, gerando sobre um eixo horizontal. A passagem do produto emulsificado feita atravs de aberturas que podem variar de 50 a 150 m. A velocidade de rotao do moinho coloidal da ordem de 3.000 a 15.000 rpm e, o objetivo da emulso fazer com que o produto ganhe "corpo" isto , textura. So bastante utilizados em produtos de maionese, molhos cremosos a base de leo, cremes para recheio, pastas e pats em geral.

Os moinhos coloidais so em geral mais eficientes do que os homogeneizadores de presso, para produtos de elevada viscosidade. 8.10.11 MISTURA DE POLMEROS A mistura da resina plsticas com os aditivos devem ser realizadas em um misturador de alta velocidade, que consiste basicamente de uma cmara cilndrica em cujo fundo so instalados hlices ou ps de mistura. As hlices so movimentadas por motores eltricos potentes, capazes de faz-las girar em altas velocidades, necessrias para efetiva agitao do sistema e mistura dos componentes. O misturador tem em sua tampa aberturas pelas quais os aditivos podem ser inseridos conforme a seqncia de mistura desejada. As paredes das cmaras e as hlices de mistura e demais componentes metlicos que entram em contato com a resina devem ser cromadas para reduzir ao mmico a tendncia de adeso de ingredientes da formulao Representao esquemtica de um misturador intensivo utilizado na preparao de composto de PVC.

Realizado a pesagem de todos os aditivos (resina, estabilizante, lubrificante, auxiliar de fluxo, modificador de impacto), todos foram adicionados no misturador no inicio da mistura em alta velocidade at a temperatura de 120C, condio essa necessria para que os componentes da formulao sofram fuso, revestindo por completo as partculas de resina. Na seqncia do processo, o composto plstico deve ser descarregado no resfriador e onde o composto ficou homogeneizando at temperatura em torno de 60 - 70C. O resfriamento foi realizado em um resfriador vertical com encamisamento para circulao de gua gelada, para a troca de calor mais eficiente entre o composto e a parede do resfriador. A figura abaixo mostra esquematicamente o misturador mencionado.

Representao esquemtica de um misturador intensivo/resfriador vertical utilizado na preparao de composto de PVC. Mistura de Borracha Um dos equipamentos mais utilizados para a mistura de borracha so os cilindros abertos ou Calandras

Quando os materiais de borracha so adicionados seguem algumas orientaes

9. ARMAZENAMENTO DE LQUIDOS

A necessidade de armazenamento surge por vrios motivos: Reservar a matria-prima, slida ou fluida, recebida do fornecedor, muitas vezes em grandes quantidades; Armazenar o produto antes da venda; Possivelmente como uma etapa intermediria objetivando dar flego s outras etapas do processo, tais como transporte, embalagem, entre outras. Os recipientes que realizam este armazenamento chamam-se tanques so especificados por normas apesar de serem equipamentos mais simples. O armazenamento de lquidos pode ser realizado, basicamente, em duas condies distintas: Armazenamento de lquidos a temperatura ambiente e presso atmosfrica; Armazenamento de lquidos a temperatura ambiente e presso acima da atmosfrica
9.2 ARMAZENAMENTO DE GASES

Os recipientes que realizam este armazenamento chamam-se vasos ou cilindros. Os vasos na maioria das vezes so cilndricos horizontais ou verticais, dependendo da necessidade. A forma com a qual o gs pode ser armazenado no depende somente do tipo do gs, mas das condies em que ele se encontra. Uma das propriedades que mais podem interferir no tipo de armazenamento de gases a TEMP ERATURA CRTICA DO GS , ou seja, a temperatura acima da qual o gs no pode ser liquefeito, pois o gs liquefeito consegue ser armazenado em uma quantidade muito maior em massa do que no estado gasoso. Desta forma os gases podem ser armazenados nas seguintes condies: Armazenamento de gases a temperatura ambiente e alta presso, sob a forma de gs; Armazenamento de gases liquefeitos a temperatura ambiente e alta presso; Armazenamento de gases liquefeitos a temperatura criognica e alta presso. 9 .3 ARMAZENAMENT O DE SLI DOS Armazenamento do material slido revela algumas caractersticas especficas quando se analisa o material granular a granel, so elas: - Deformao; - Presso; - Cisalhamento; - Densidade. No armazenamento de slidos existem trs fatores de influncia a serem considerados: - O coeficiente de atrito; - O ngulo de queda; - O ngulo de repouso. O coeficiente de atrito , por definio, a tangente do ngulo de equilbrio, no depende do peso do corpo, somente dos materiais e do estado das superfcies; O ngulo de queda o ngulo com o qual o corpo comea a cair,considerado o infinitsimo maior que o ngulo de equilbrio;

O ngulo de repouso o ngulo que um corpo particulado forma quando cai livremente sobre o cho ou uma superfcie qualquer. O contedo da umidade influencia diretamente no valor do ngulo de repouso, alterando-o conforme sua intensidade.

9.3Tipos de armazenamento de slidos 9.3.1Armazenamento em PILHAS Armazenam-se em pilhas quando a quantidade do material muito grande, e inviabiliza economicamente a utilizao de silos, ou quando o material armazenado no pode ser confinado, pois cujo p, em presena de ar, forma uma mistura explosiva, exigindo o armazenamento em ambientes abertos; Amplamente utilizada na indstria de minerao, fertilizantes, etc... A pilha pode ser cnica, quando a quantidade de material estocado relativamente pequena, ou prismtica quando a quantidade de material muito grande

9.3.2 Armazenamento em SILOS Amplamente utilizada na indstria de gros, cimentos etc... Os silos so utilizados para volumes menores de material, ou tambm quando o material armazenado por sofrerem deteriorao gros, ou serem sensveis umidade - cimentos. Podem ser feitos de concreto ou de ao,com formato redondo, quadrado ou retangular, depende do critrio ou da necessidade do projetista, porm o fundo deve ser cnico ou piramidal. O ngulo do fundo deve ser MAIOR que o ngulo de queda do material armazenado.

Alguns materiais granulares ou em p no pode ser armazenados em silos pois formam , em contato com o ar, uma mistura explosiva, que na presena de algum tipo de ignio pode gerar grandes prejuzos, como pode ser constatado na figura a seguir:

9.3.4 Problemas de armazenamento em SILOS

Na armazenagem por silos, um dos fatores mais importantes no funcionamento a escoabilidade do material.

Os principais problemas de escoamento pelos silos so expostos nas figuras a seguir:

9.3.5 Solues para problemas de armazenamento em SILOS Das solues mais primitivas surgiram mtodos de eliminao ou, pelo menos, formas de minimizar os efeitos da falta de escoabilidade dos slidos armazenados a granel

Atualmente, a utilizao de martelos de borracha, para golpes na parte cnica do silo, ou meios de desestabilizar o material que se aglomerou dentro do silo, ainda so utilizadas com freqncia porm, podem ser substitudos por mecanismos mais precisos, tais como:

VIBRADORES: Utilizados na parte cnica do silo. Consiste em aparelhos que vibram, impedindo a acomodao do material na parede do silo;

ATIVADORES DE SILOS : Utilizados na parte INTERNA cnica do silo com a funo de impedir que o material aglomere e forme arcadas impedindo o escoamento. Consiste em um equipamento que obriga o material armazenado a descer pelas paredes do silo

FLUIDIFICADORES: Consiste em injetar ar dentro do silo com a finalidade de fluidificar o slido, eliminando o atrito com as paredes e entre si

Como normalmente os slidos pulverizados so estocados, removidos e Inventariados? Slidos pulverizados como enxofre e carvo so normalmente estocados ao ar livre em grandes pilhas, no protegidas do tempo, e onde grande quantidade utilizada. Este o nico mtodo econmico. Os slidos so removidos da pilha por escavadeiras ou tratores e so lanados no processo ou num transportador para serem transferidos para local de utilizao. O inventrio feito pela estimao do volume da pilha e multiplicandoo pelo peso especifico do material Porque alguns slidos no podem ser estocados ao ar livre? Uma pilha de slidos finamente divididos est sujeita evaso pelo vento e chuva, e este mtodo de estocagem no o adequado, sendo apenas para materiais grosseiros insolveis na gua.

Substncias como sal-gema, so estocadas num tanque profundo, que colhe gua da chuva com a quantidade de material dissolvido. A gua pode ser circulada atravs e sob tal pilha de sal para formar uma soluo que bombeada para o processo. Slidos que so valiosos ou muito solveis para se exporem em pilhas ao ar livre, so estocados em depsitos, alimentadores ou silos, que so recipientes cilndricos ou retangulares de concreto, metal ou de plstico. 9.3.6 Qual a diferena entre silo e depsito e como so carregados e descarregados? Um silo alto e relativamente pequeno de dimetro; um depsito no to alto e normalmente um pouco largo; um alimentador um pequeno depsito com um fundo inclinado, para estocagem temporria antes de alimentar os processos. Todos estes recipientes so carregados pelo topo, por alguma espcie de elevador, e a descarga normalmente pelo fundo. Os slidos tendem a descarregar por qualquer abertura prxima do fundo de um depsito, mas so mais bem descarregadas atravs de uma abertura no fundo. Uma sada no fundo; e menos provvel de entupir e no traz presses altas anormais nas paredes em nenhum ponto. O que se devem preocupar quando os slidos so estocados em caixas, e como acontece? Caixas, tambores e outras unidades slidas grandes so estocados internamente ou externamente, sobre pisos de suficiente fora para suportar seu peso. Com a maioria dos materiais a estocagem ao nvel do cho. Quando vrios produtos so estocados numa sala , isto no um problema simples. Deve-se prever facilidade de manuseio, acessos largo e bastante luz, bem como a incompatibilidade que existem entre eles, evitando riscos de reaes.

Porque se usa estocar slidos em Pallets Sistemas de pallets permitem que vrias unidades possam ser estocadas uma sobre a outra, aumentado a quantidade de produtos estocados por rea. Isto feito colocando-se vrios tambores ou caixas numa pequena plataforma mvel e movendo-a junto com a carga com um carro elevador ou empilhadeiras. As plataformas aumentam a estabilidade das pilhas, que assim podem ser mais altas do que quando no usadas. Isto traz uso mais efetivo da rea do armazenamento. Porque se movimenta tanto material em uma industria? Numa fbrica, a movimentao de materiais cumpre uma funo fundamental. Essa funo engloba todas as operaes bsicas que envolvem movimentao de qualquer tipo de material por qualquer meio - da recepo da matria-prima at a expedio e distribuio do produto acabado.

9.4 Armazenagem de leo combustvel 9.4.1Recomendaes Gerais Por especificao, os leos combustveis apresentam pontos de fulgor maiores ou iguais a 66 C. Todos os sistemas de armazenamento de leo combustvel devem seguir o prescrito pela Resoluo CNP N 08/71, de Instrues Gerais para Armazenamento de Petrleo e seus Derivados Lquidos e a Norma Brasileira NB-216 da ABNT, referente ao mesmo assunto. 9.4.2 Materiais Os seguintes materiais no devem ser utilizados em contato com leos combustveis: - Metais amarelos, incluindo ligas de baixa qualidade de cobre e zinco - Chumbo e zinco - Cdmio - Metais galvanizados - Borracha natural Em geral, materiais termoplsticos no so apropriados utilizao com leos combustveis, embora nilon e outros sejam satisfatrios para vlvulas, selos e propsitos similares. Algumas borrachas sintticas, resistentes aos leos combustveis, so disponveis e adequadas para selos e junes. Se for considerado o uso de componentes plsticos, os fabricantes destes produtos devero ser consultados, considerando-os apropriados ou no utilizao com o leo combustvel em anlise, em suas condies operacionais. 9.4.3 Linhas de trabalho Para linhas operando com presses de at 10,0 kgf/cm2, os materiais dos tubos devem seguir o apresentado na Tabela 1. Tabela 1

9.4.4Tanques de Armazenagem Existem dois tipos bsicos de tanques de armazenagem areos: a) tanques cilndricos horizontais; b) tanques cilndricos verticais. Os tanques horizontais so utilizados na maioria das aplicaes onde o consumo pequeno (como apresentado nas Figuras 1 e 2). J os tanques verticais so utilizados para consumos mais elevados e onde so desejados estoques operacionais maiores Figura 1 - Tanque horizontal: elevao, incluindo bero e bacia de conteno

Figura 2 - Tanque horizontal: detalhe de aquecimento-serpentinas)

A capacidade dos tanques de armazenagem das instalaes industriais muito importante. Normalmente a capacidade de armazenamento calculada atravs de um volume que possibilite um estoque operacional desde quatro dias (quando a unidade consumidora est prxima de uma base de distribuio) at quinze dias (quando existem muitas dificuldades de acesso, logstica etc., unidade consumidora). Em muitos casos interessante ter mais de um tanque, possuindo capacidade unitria suficiente para pelo menos, a recepo de uma entrega. Isso possibilitar o armazenamento do leo combustvel antes da sua utilizao, facilitando a liberao de qualquer ar retido no mesmo e permitindo que a gua e os sedimentos se depositem no fundo para drenagem. Nestes casos, os tanques devem ter linhas de recepo separadas. No entanto, se eles estiverem situados muito prximos, uma linha de recepo comum poder ser utilizada, desde que os tanques recebam o mesmo tipo de combustvel. Dever ser prevista tambm a incluso de vlvulas que permitam o enchimento separado de cada tanque. Quando tipos diferentes de produto so armazenados separadamente num mesmo parque de tanques, devem ser previstas linhas de enchimento individuais para cada tipo. Cada linha de enchimento dever conter uma marcao no bocal de enchimento, destacando o tipo correto de combustvel.

9.4.5 Tanques de servio Estes so os tanques auxiliares de pequena capacidade, localizados entre o tanque de armazenagem e o equipamento de queima do combustvel. A principal razo de se instalar um tanque de servio a de proporcionar uma reserva limitada de combustvel prxima ao ponto de consumo, quando o tanque de armazenagem estiver muito distante. 9.4.6Construo e instalao de tanques Os tanques de armazenagem horizontais devem ser construdos conforme a NB-190 (Fabricao e Instalao de Tanques Subterrneos para Postos de Servio de Distribuio de Combustveis Lquidos) da ABNT e os verticais conforme a NB-89 (Tanques Soldados para Armazenamento de Petrleo e Derivados) tambm da ABNT. Os tanques de armazenagem, quando instalados acima do solo, devem ser cercados por uma mureta protetora de vazamentos (bacia de conteno), como mostra a Figura 5 e o item especfico adiante. Qualquer alterao em tanques ou retirada de acessrios, tais como resistncias eltricas e serpentinas, s deve ser realizado aps consulta e autorizao de um corpo tcnico especializado. 9.4.7Tanques subterrneos Os tanques de armazenagem no devem ser enterrados diretamente no solo porque no ser possvel vistoriar o mesmo, para preveno da corroso e outras falhas subsequentes que possam contaminar o meio ambiente. Onde for necessria a instalao de um tanque subterrneo, recomenda-se observar normas quanto ao atendimento de medidas de conservao ambiental. 9.4.8 Suporte para tanques Os tanques cilndricos horizontais devem ser instalados sobre tijolos ou sobre beros de concreto armado, com uma inclinao de 1%, em relao ao seu comprimento, no sentido da vlvula de drenagem, como mostra a Figura 5. Os beros devem ser construdos em fundaes adequadas ao tipo de solo, para que a carga seja suportada. Vigas de concreto reforadas, de espessura adequada para suportar a carga, so normalmente suficientes para quase todos os tipos de solo. Os beros no devem ser feitos sob juntas ou costuras das chapas do tanque, devendo ser colocada uma camada de asfalto ou manta de borracha entre o bero e o tanque. A altura dos suportes para tanques deve proporcionar um espao de, pelo menos 600 mm, medidos entre a parte inferior do tanque e o nvel do cho, permitindo acesso para a sua pintura ou drenagem. Todos os tanques de armazenagem devem ser corretamente aterrados eletricamente, independente do tipo de leo combustvel a ser armazenado. 9.4.9Tanques verticais Os tanques cilndricos verticais devem ser montados sobre uma base API, com as chapas da base apoiadas sobre uma mistura de asfalto e areia. Em determinados casos, pode-se tambm montar o tanque diretamente sobre uma base de concreto armado. Neste caso, a base do tanque deve possuir uma selagem feita com asfalto, para evitar a penetrao de gua entre o fundo do tanque e o concreto. Antes da construo da base, deve ser feita a sondagem do terreno onde o tanque ser apoiado, para o dimensionamento da fundao adequada, que dever suportar a carga mxima exercida do tanque (cheio de produto) sobre o solo.

Figura 3 - Tanque vertical: detalhe da base do tanque

Detalhe - 1

9.4.10 Pintura Os tanques de armazenagem de leos combustveis normalmente so fornecidos com suas superfcies externas pintadas com um primer inibidor de corroso e com tinta de acabamento de esmalte alqudico na cor preta fosca. No caso de tanques verticais, por segurana, seu corrimo guarda corpo e face visvel dos degraus da escada acabada com tinta de esmalte elqudico na cor amarela e as superfcies internas no precisam de proteo, exceto as estruturas e chapas do teto, que so pintadas com um primer inibidor de corroso e com tinta de acabamento de esmalte alqudico na cor branca. 9.4.11 Acessrios para Tanques de Armazenagem e Proteo ao Meio Ambiente a) Bacia de Conteno Transbordamentos ou furo de um tanque contribuem com o risco de incndio, causam danos propriedade e contaminam o meio ambiente. Assim, uma bacia de conteno do produto dever ser construda em volta do(s) tanque(s). Esta deve ser de tijolo ou concreto, com revestimento impermevel ao leo. A capacidade volumtrica de uma bacia de conteno deve ser, no mnimo, igual capacidade do maior tanque, mais 10% (dez por cento) da soma das capacidades dos demais tanques encerrados nessa bacia. As paredes da bacia de conteno devem ser resistentes ao leo combustvel e devem ser capazes de suportar uma presso considervel do lquido, para o caso de um transbordamento ou outra emergncia. Uma vlvula de drenagem deve ser incorporada ao lado externo da bacia de conteno, devendo ser manualmente controlada, estando normalmente fechada, evitando-se assim, possveis contaminaes ao meio ambiente. Observe que qualquer leo presente na bacia de conteno pode permanecer sobre a gua contida na bacia ou abaixo dela, dependendo da densidade do leo armazenado. Assim, tambm deve ser prevista a incluso de caixa separadora de leo, bem como sua frequente limpeza de resduos, para a correta drenagem da bacia de contaminao.

b) Indicadores do nvel de leo Uma rgua de medio metlica graduada recomendada como um meio seguro de determinao do contedo de um tanque de armazenagem cilndrico horizontal. Em tanques verticais, um indicador de nvel usualmente fornecido. A arqueao do tanque deve ser realizada pela INMETRO e sua escala pelo seu usurio. Em instalaes com vrios tanques, as rguas de medio devem ser identificadas com o tanque ao qual se destinam. Quando uma rgua de medio utilizada num tanque contendo leo combustvel, alguns cuidados devem ser tomados, limpando-se a rgua com um pano, antes e depois de cada leitura. Em muitos casos no conveniente usar uma rgua de medio devido posio ou localizao do tanque, mas existem vrios meios diretos e indiretos disponveis de indicadores. Estes tipos de indicadores incluem sistemas de bia e peso, braos de bia e oscilao, bia e indicador etc. Certos cuidados devem ser tomados na seleo do indicador mais apropriado para cada instalao, estando certo de que este seja localizado na posio mais conveniente, de leitura fcil, particularmente durante as entregas de combustveis. c) Espao vazio (cmara de expanso) O espao entre o nvel de leo armazenado no tanque e o teto do mesmo conhecido como espao vazio. Sempre deve se existir um pequeno espao vazio quando o indicador de nvel marcar tanque cheio. Isto previne a sada de leo pelo respiro, devido expanso trmica, bem como por formao de espuma ou ondas do lquido, durante a entrega. O espao vazio deve ser equivalente a aproximadamente 5% da capacidade mxima do tanque, para tanques at 2.000 litros e, at 3% da capacidade mxima do tanque, para tanques maiores. d) Tubulaes de enchimento As tubulaes de enchimento devem ser to curtas quanto possvel e livres de curvas. A conexo deve estar numa posio conveniente, que permita um fcil engate mangueira do veculo, sendo que a distncia do tanque conexo de enchimento de aproximadamente 0,5m acima do nvel do solo, como apresentado na Figura 4. A conexo da tubulao de enchimento deve ser mantida livre de obstrues e, para prevenir qualquer gotejamento de leo, usual colocar-se uma caixa coletora embaixo da conexo.

Figura 4 - Bocal de descarga e sua altura

Uma tampa no ferrosa deve ser providenciada para fechar a tubulao e proteger a linha, quando a mesma no estiver em uso. Preferencialmente, as tubulaes de enchimento devem ser auto-drenantes. Onde isso no for possvel, devero ser aplicados o tracejamento para aquecimento e o isolamento trmico, sendo estas medidas particularmente importantes nos pontos expostos baixas temperaturas ambientais. Isso ir assegurar que qualquer leo remanescente na tubulao de enchimento esteja em viscosidade adequada de bombeamento quando a prxima entrega for realizada. Nos tanques de armazenagem horizontais, as tubulaes de enchimento devem entrar pela parte superior do costado atravs de um tubo, localizado internamente e instalado na posio vertical, com aberturas intercaladas, tendo a finalidade de evitar a queda livre do produto, reduzindo a formao de eletricidade esttica e de entrada de ar. Nos tanques de armazenagem verticais, pode-se utilizar a entrada de produto por baixo, no costado, reduzindo o grau de solicitao do conjunto motobomba, responsvel pelo deslocamento do produto. Neste caso, uma vlvula de reteno deve ser fixada na tubulao de enchimento, o mais prximo possvel do tanque. A posio de entrada da tubulao de enchimento no tanque, em relao posio de sada de produto, deve ser escolhida cuidadosamente para evitar a entrada de ar e contaminantes no sistema de manuseio do combustvel. Onde os caminhes-tanque no tem acesso as proximidades da rea de armazenagem, deve-se construir uma tubulao de enchimento maior, do tanque posio onde o caminho tanque possa estacionar em segurana. Nos casos em que o comprimento desta tubulao exceda a 30m, deve-se ter ateno especial com as necessidades de drenagem. Onde as linhas no tm auto drenagem, deve-se instalar uma vlvula de drenagem no ponto mais baixo da seo e deve-se colocar uma vlvula na conexo da linha de enchimento, de forma a evitar possveis vazamentos de leo e contaminaes ao meio ambiente. O aquecimento (tracejamento) e isolao trmica de toda a linha de enchimento, bem como o uso do dimetro correto de tubulao, tambm no devem ser esquecidos.

Quando o tanque de armazenagem no for visvel do local de enchimento, dever ser instalado um alarme de nvel mximo do tanque e o responsvel dever estar atento ao mesmo em todas as descargas. e) Respiros O respiro deve ser colocado no ponto mais alto do tanque de armazenagem. Sempre que for possvel, o respiro deve ser visvel pelo ponto de enchimento e deve terminar em rea aberta, numa posio em que qualquer vapor do combustvel seja dispersado e, no caso de um transbordamento, no haja danos propriedade, riscos de incndio, contaminao do solo ou cursos de gua. O dimetro do respiro deve ser igual ao maior que o dimetro do tubo de enchimento e nunca menor que 50 mm. O respiro deve ser o mais curto possvel e livre de curvas. Ele deve terminar numa curva de raio longo, gancho ou capuz de ventilao com uma tela de arame, para fins protetivos (nunca dever ser utilizada uma tela fina para este propsito). A tela de arame deve ser mantida limpa atravs de manuteno programada e no deve ser pintada. No caso de tanques contendo leos combustveis ultra-viscosos, o respiro no dever possuir a tela de arame. Isso evitar o entupimento do respiro, devido possibilidade de condensao dos vapores desprendidos pelo produto. f) Conexo de sada A conexo de sada de produto para o sistema de queima do leo combustvel deve estar instalada na parte inferior da calota, no caso de tanques horizontais, ou na parte inferior do costado, no caso de tanques verticais. O ponto mais baixo da conexo de sada dever contemplar um lastro de produto para conteno de acmulo de gua e sedimentos e suas drenagens. Em tanques com sistema de aquecimento, essencial que o aquecimento esteja sempre localizado abaixo do nvel da conexo de sada, de forma a permanecer sempre imerso no lastro formado. Para permitir que o contedo do tanque seja isolado do sistema, uma vlvula deve ser instalada prximo conexo de sada, como mostrado na Figura 5. g) Vlvula de dreno Uma vlvula de dreno deve ser instalada em todos os tanques de armazenagem, no ponto mais baixo, permitindo as drenagens necessrias. A vlvula deve ser facilmente acessvel, existindo um espao livre abaixo dela, facilitando o seu uso. Se possvel, devem ser evitadas tubulaes extensas para dreno, mas onde isto necessrio, a tubulao dever ser revestida e aquecida atravs de tracejamento, para assegurar que o leo combustvel flua durante condies adversas de tempo. As vlvulas e seus tubos de extenso podem ser adaptadas a um pino de segurana ou cadeado para prevenir descargas inadvertidas do contedo do tanque. Os tanques contendo leos combustveis requerem drenagens regulares para remoo da pequena quantidade de gua que acumula-se no decorrer do tempo. A quantidade de gua formada depender das condies de umidade relativa, da ventilao do local e do tempo concedido para depositar-se. recomendado que o seguinte procedimento seja adotado para a verificao de tanques: 1) Remover o pino de segurana ou cadeado da vlvula de dreno; 2) Colocar um balde ou recipiente embaixo do dreno para coletar qualquer gua ou sedimentos;

3) Abrir a vlvula do dreno gradualmente at que um pequeno fluxo se inicie; 4) Permitir que haja tempo para que o leo contido no corpo da vlvula tubo despeje. Se aparecer gua, a vlvula dever ser mantida aberta; 5) Quando o leo comear a sair novamente, fechar a vlvula. Repetir os passos n 3 e 4 depois de alguns minutos at que nenhuma gua aparea; 6) Desfazer-se da gua/sedimentos atravs da caixa separadora de leo; 7) Recolocar o pino de segurana ou cadeado de vlvula de dreno. Em tanques de armazenagem que so abastecidos pela parte inferior do costado (tanques verticais), a agitao proveniente do leo que entra carregar qualquer gua, que normalmente seria drenada, para o sistema de manuseio do leo combustvel. Qualquer mistura de gua e leo deve ser drenada num recipiente apropriado e depois removida para um separador (caixa separadora). Se grandes quantidades de gua foram drenadas, as serpentinas de aquecimento a vapor devero ser testadas com presso, para a verificao de possveis vazamentos, j que esta a origem mais comum de contaminao com gua. 9.4.12) Requisitos para Aquecimento de Tanques de Armazenagem de leos Combustveis Os sistemas de aquecimento so necessrios para todos os leos combustveis residuais. A Tabela 3 nos d orientao da temperatura mnima de armazenagem operacional, para a manuteno de viscosidade de 5.000 SSU (normalmente considerada como viscosidade limite de bombeamento) para os diversos tipos de leos combustveis especficas.

Tabela 3 - Temperatura mnima de armazenagem e manuseio dos leos combustveis

Onde o leo combustvel mantido em temperaturas inferiores mnima de armazenagem operacional, ser necessrio um aquecedor na sada do tanque para elevao da temperatura requerida para seu bombeamento (manuseio). No boa prtica armazenar leos combustveis em temperaturas elevadas e, temperaturas acima da mnima de armazenagem e manuseio no devero exceder a 10C s da Tabela 3. Em nenhuma circunstncia a temperatura de armazenagem do leo combustvel deve exceder o seu mnimo ponto de fulgor tpico. Perdas tpicas de calor em tanques de armazenagem podem ser determinadas pela Figura 5. Conhecendo-se o calor latente do vapor utilizado nas serpentinas de aquecimento, atravs de sua presso, pode-se traduzir estas perdas de calor como a mxima vazo de consumo de vapor (dividindose as perdas pelo calor latente). O arranjo do aquecimento dos tanques deve permitir a manuteno da temperatura correta de armazenagem operacional do leo combustvel, levando em conta a faixa apropriada de perdas de calor. Outro ponto importante a necessidade ocasional de aquecimento do leo combustvel da temperatura ambiente operacional. Dependendo do tempo mnimo requerido para o aquecimento do produto e do arranjo do aquecimento, ser necessrio uma potncia muitas vezes maior que a consumida para o suprimento das dissipaes trmicas (manuteno da temperatura de armazenagem operacional). Assim, o arranjo do sistema de aquecimento deve tambm ser projetado de acordo com esta necessidade. Deve-se observar que no recomendado que a razo de elevao da temperatura seja maior que 1C por hora, evitando-se o risco de craqueamento do leo combustvel. Maiores informaes sobre os mtodos de aquecimento so dadas no prximo item.

Figura 5 - Perdas de calor em tanques de armazenagem

9.4.13 Mtodos de aquecimento Os tanques de armazenagem podem ser aquecidos por meio de acessrios termostaticamente controlados, tais como serpentinas de vapor, de gua quanto ou de fluido trmico, aquecedores eltricos ou combinaes destes. Os elementos de aquecimento e seus termostatos sempre devem ser posicionados abaixo do nvel da linha de sada do leo, para que eles nunca fiquem descobertos durante a operao normal, caso contrrio existir o perigo de exploso e incndio. O elemento sensor de temperatura do termostato deve estar sempre posicionado acima de um dos lados do elemento de aquecimento. Os elementos de aquecimento devem estar espaados uniformemente acima do fundo do tanque ou concentrados na sada de produto do tanque, quando da utilizao de produtos mais leves, de baixo ponto de fluidez. A combinao de aquecimento a vapor eltrico deve ser utilizada em instalaes onde o vapor no disponvel continuamente. Os elementos de aquecimento devem ser facilmente removveis para reparos, se necessrio, e consequentemente, deve-se tomar alguns cuidados para que no existam obstrues externas a esta operao. O vapor para suprimento

das serpentinas de aquecimento deve ser saturado seco e, geralmente no necessrio que a presso exceda a 4,0 kgf/cm2 para leos combustveis convencionais. A recomendao que o sistema de aquecimento possua uma densidade de fluxo de potncia no superior a 12 kW/m2 (1,2 W/cm2) para leos combustveis convencionais e no superior a 6kW/m2 (0,6 W/cm2) para os tipos ultra-viscosos. As serpentinas de vapor, de gua quente e de fluido trmico devem ser construdas em tubos de ao carbone, sem costura de schedule 80. Onde juntas forem inevitveis, estas devero ser soldadas. As serpentinas devem escoar livremente, de sua entrada sada e, normalmente, deve existir um purgador na sada. O condensado do vapor das serpentinas deve ser drenado, exceto em grandes parques de armazenagem de leo combustvel, onde pode ser economicamente vivel instalar um sistema de recuperao do condensado. Tal sistema deve incluir facilidades para detectar-se possveis quantidades de leo combustvel presentes no condensado, decorrentes de furos e vazamentos pelas serpentinas. O condensado contaminado deve ser desviado para uma caixa separadora de leo adequada, de forma a evitar contaminaes ao sistema de reaproveitamento de condensado e ao meio ambiente. Onde o parque de tanques compreender vrios tanques, o contedo dos tanques de reserva pode (para determinados tipos de leos combustveis de baixo ponto de fluidez) permanecer sem estar aquecido. Neste caso, os sistemas de aquecimento devem ser capazes de elevar a temperatura dos tanques reservas de leo combustvel at a operacional. A potncia requerida exclusivamente para aquecer o leo combustvel contido num tanque pode ser calculada pela frmula a seguir:

onde: P = Potncia para aquecimento (W) m = Capacidade do tanque (kg) c = Calor especfico do leo combustvel (0,5 kcal/kgC) t = Razo de aumento de temperatura (C/h) F = Fator de converso de kcal/h para W = 0,8598 kcal/Wh Observaes: No esquecer de considerar tambm perdas de calor (dissipao trmica) do tanque de armazenagem, estimadas pela Figura 9, no clculo da potncia total instalada no aquecimento. A razo de aumento da temperatura depender das circunstncias particulares da instalao e da necessidade do produto do tanque estar em temperatura operacional. Geralmente a razo mxima de aumento de temperatura deve estar entre 0,5 e 1,0C por hora, em tanques de capacidade at 50 m3. Acima desta capacidade, o aumento de temperatura recomendado de 0,25 a 0,5C 9.4.14 leos combustveis ultra-viscosos Devido s temperaturas de recepo, armazenagem e manuseio dos leos combustveis ultra-viscosos serem superiores de vaporizao da gua para os leos combustveis a partir do tipo 5 A/B, conforme Tabela 3, o contato dela em fase lquida com estes produtos poder provocar o fenmeno conhecido por "ebulio turbilhonar", que se caracteriza por uma expanso instantnea e no controlada do volume de combustvel existente no interior de tanques de armazenagem. Para evitar este fenmeno, as seguintes recomendaes devem ser observadas:

A rea de recepo dos produtos deve ter cobertura estrutural, abrangendo tanto os equipamentos quanto o caminho-tanque. Tal medida visa evitar a contaminao pela gua acumulada no bocal de enchimento do caminho tanque do consumidor. Quando o vapor for utilizado como fluido de aquecimento dos tanques de armazenagem, certificar-se da ausncia de vazamentos nas serpentinas, atravs de inspees frequentes. Os combustveis tipo 4 A/B ou abaixo, de viscosidades inferiores, podem conter gua ou diluentes de baixos pontos de ebulio. Quando utilizados na mesma unidade industrial, devem ser cuidadosamente manuseados para evitar que contaminem os combustveis ultraviscosos 5 A/B ou acima. 9.4.15 Isolamento Trmico Vrios tipos de materiais isolantes so disponveis. O uso de qualquer um deles resulta em considervel reduo das perdas de calor nos tanques e tubulaes. Estes isolantes podem proporcionar uma economia de aproximadamente 75%. Todo o isolamento deve ser reforado com telas de arame, incorporadas nas mantas ou seguras por pinos na superfcie do tanque. Finalmente, deve ser aplicado ao isolamento um acabamento superficial prova de tempo. Este pode ser de camadas betuminosas, folhas de alumnio ou ao galvanizado, com juntas seladas. A temperatura do combustvel, na entrega/transferncia ao tanque de armazenagem do consumidor, depender do tempo em trnsito do caminhotanque. No caso de leos combustveis utra-viscosas, esta temperatura depender tambm do pr-aquecimento transferido ao leo no caminhotanque e do isolamento trmico deste.

Anda mungkin juga menyukai