Anda di halaman 1dari 4

O que HDMI?

Aprenda o que significa esta sigla e tambm algumas informaes sobre esta tecnologia.
Por Douglas Ciriaco em 30 de Maro de 2009

HDMI um acrnimo para High-Definition Multimidia Interface (Interface Multimdia de Alta Definifio). cada vez maior o desenvolvimento tecnolgico no que concerne a transmisso de udio e vdeo. Contedos digitais esto se tornando mais comuns e se voc puder pagar, poder ter udio e vdeo com qualidade de cinema em sua casa. Qualidade digital e praticidade Para colaborar com a efetividade desta tecnologia de alta definio foi que surgiu o HDMI, um sistema de conexo de alta tecnologia que capaz de transmitir udio e vdeo atravs de um nico cabo, ao invs do que acontecia anteriormente, onde cada tipo de transmisso possua cabos e entradas exclusivas nos aparelhos.

Este sistema totalmente digital, e pode ser usado, por exemplo, para conectar um aparelho de reproduo de Blu-Ray, um vdeogame ou at mesmo um reprodutor de DVD a uma televiso que possua a mesma entrada. Os resultados sero belssimas imagens de alta qualidade e definio, num padro bem superior do que quando da utilizao de um sistema analgico de conexo. Conectores HDMI Alm da qualidade das imagens, o HDMI tambm se sobressai em relao a outros formatos devido ao fato de ser mais compacto e de fcil encaixe. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B. O HDMI tipo A possui 19 pinos e o mais popularizado dos dois, pois compatvel tambm com a tecnologia DVI-D (outro tipo de conexo digital, porm inferior ao HDMI). Desta

forma, necessrio que apenas uma das pontas do cabo seja HDMI e a outra DVI. O conector HDMI tipo B destinado a resolues de altssima qualidade e trabalha no sistema dual link, dobrando a capacidade de transmisso do cabo.

Verses do sistema HDMI Desde o seu lanamento em 2003, o sistema de conexo HDMI j passou por algumas revises, trazendo melhorias aos seus usurios. Contudo, juntamente dos benefcios, estas atualizaes trouxeram consigo algumas confuses, pois cada nova verso no era compatvel com a anterior. Sua primeira verso, a HDMI 1.0, alm de toda a inovao de transmisso de udio e vdeo por um nico cabo, a uma velocidade de 4,95 Gbps (Gigabytes por segundo), esta verso permitia que seu usurio tivesse at 8 canais de udio. A primeira reviso, lanada em maio de 2004 e chamada de HDMI 1.1, trouxe o suporte ao padro DVD-udio.

Em sua verso HDMI 1.2, lanada em agosto de 2005, o sistema passou a suportar formatos de udio do tipo One Bit Audio e passava a ser utilizado tambm em computadores.

Apesar de ter havido a verso 12a, o sistema s sofre uma alterao significativa em junho de 2006, com o lanamento do HDMI 1.3. Esta nova verso suportava maior frequncia (at 340 Mhz) e numa velocidade de transmisso de 10,2 Gbps. Alm disso, ela tambm ganhava uma inovao quanto a aparelhos utilizando o sistema: agora era possvel conectar cabos HDMI a cmeras de vdeo portteis, eliminando problemas de sincronismo entre udio e vdeo. Ainda nesta verso, o sistema HDMI passou a suportar novos padres de cores, de 30, 36 e 48 bits. Depois disso ainda foram realizadas pequenas alteraes nas verses 1.3a e 1.3b, lanadas em novembro de 2006 e outubro de 2007 respectivamente. Resoluo Quem resolve procurar aparelhos com sistemas de conexo HDMI o faz, principalmente, pela questo da qualidade da imagem e do udio exibido. Assim, um fato interessante a ser esclarecido quanto a este assunto a resoluo das imagens transmitidas. Se voc j foi atrs de aparelhos do tipo, j deve ter se deparado com marcaes de resolues da seguinte maneira 480p ou ento 1080i. bastante provvel que voc tenha ficado em dvida, ou melhor, tenha se sentido um analfabeto por no fazer idia de como isso funciona. Pois saiba que nada to complicado.

A resoluo de sistemas HDMI so medidas da mesma forma que a grande maioria das imagens e vdeos: em pixels. Quanto maior for a resoluo, melhor dever ser a qualidade das imagens exibidas em sua tela. A letra que segue o nmero se refere ao tipo de mapeamento realizado pelo aparelho: p para progressive scan (mapeamento progressivo) e i para interlaced scan (mapeamento entrelaado) (leia mais sobre os tipos de mapeamento logo abaixo). Portanto, se voc encontrar uma marcao de 480p, saiba que a resoluo ser de 640x480 pixels com mapeamento progressivo. 720i indica que a resoluo mxima deste equipamento de 1280x720 pixels com mapeamento entrelaado. Outro valor bastante comum o 1080, (Full HD) ou seja, 1920x1080 pixels. Tipo de mapeamento

Como dito anteriormente, so dois os tipos de mapeamento existentes nos sistemas de conexo de interface multimdia de alta definio. No Mapeamento Progressivo, as linhas da tela so atualizadas de uma s vez. J no Mapeamento Entrelaado, primeiro so atualizadas as linhas pares e depois as linhas mpares. Deve ter ficado claro que no primeiro modo de mapeamento a qualidade de exibio ser superior a segunda. Aparelhos com sada HDMI cada vez mais comum encontrar equipamentos com suporte a este tipo de conexo. Nos consoles PlayStation 3 e Xbox 360, em leitores de Blu-Ray e de DVD, em alguns notebooks de diversas marcas, bem como em vrios modelos de cmeras fotogrficas e filmadoras portteis digitais este sistema j vigora e faz sucesso.

Leitores do Baixaki. Este foi mais um artigo da sria O que ?, que pretendeu desvendar os mistrios sobre HDMI. Depois de tanto tempo com o sistema analgico, finalmente o Brasil comea a entrar na era digital das telecomunicaes. Obviamente, devido principalmente ao fator preo, estas benesses tecnolgicas ainda esto longe de muitas pessoas, mas o simples fato de o sinal de televiso aberta estar migrando para um sistema digital j mostra a vontade do poder pblico de proporcionar um entretenimento de melhor qualidade visual a todos.

Agora a voz de vocs. Escrevam sobre o que vocs acham do sistema HDMI, se j possuem ou possuram contato com algum aparelho usurio desta tecnologia e tambm como foi esta experincia. Tenham todos uma boa semana. Um abrao desde a redao do Baixaki. Sejam felizes.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/1834-o-que-e-hdmi-.htm#ixzz21wgrt0DJ

Anda mungkin juga menyukai