Anda di halaman 1dari 4

1/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06919/06

Origem: Prefeitura Municipal de Itabaiana Natureza: Inspeo Especial Responsvel: Eurdice Moreira da Silva Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes INSPEO ESPECIAL. Municpio de Itabaiana. Exame de contrataes temporrias por excepcional interesse pblico. Profissionais da rea de sade. Perenidade de programas. Descaracterizao da excepcionalidade. Irregularidade das contrataes. Assinao de prazo para restabelecimento da legalidade. ACRDO AC2 TC 01715/12 RELATRIO Cuida-se de matria examinada sob a forma de inspeo especial, cujo teor se iniciou a partir de informao enviada a esta Corte de Contas pela Procuradoria Regional do Trabalho da 13 Regio. Em apertada sntese, cuida-se da anlise de contrataes temporrias por excepcional interesse pblico de profissionais da rea de sade firmadas pelo Municpio de Itabaiana. Segundo apurou a Auditoria (fls. 48/51), em consulta folha de pagamento da municipalidade, informada junto ao Sistema Sagres, relativamente ao ms de maio/2011, existiam 74 profissionais da rea de sade contratados de forma precria, muito embora as atividades por eles desenvolvidas se refiram s de cargos de natureza efetiva. Tal situao descaracterizaria a contratao por tempo determinado, luz do que exps o rgo Tcnico. A despeito de ter sido estabelecido o contraditrio e oportunizada a ampla defesa, a gestora interessada quedou-se inerte, sem apresentar quaisquer esclarecimentos. Instado a se manifestar, o Ministrio Pblico, em parecer da lavra da Procuradora-Geral Isabella Barbosa Marinha Falco, pugnou pela fixao de prazo para

2/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06919/06

que a gestora restabelea a legalidade quanto s contrataes temporrias, sob pena de aplicao de multa. Seguidamente, agendou-se o processo para a presente sesso, efetuando-se as intimaes de estilo.

VOTO DO RELATOR Consoante decorre do texto constitucional, a prvia aprovao em concurso pblico , como regra, condio do ingresso no servio pblico. Preceitua a Carta Magna, em seu art. 37, II, que a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. Nesse mesmo dispositivo, encontra-se a exceo regra do concurso pblico, que consiste nas nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Alm disso, a Carta Magna vigente, abrandando a determinao contida no dispositivo supra, permite que a Unio, os Estados e os Municpios efetuem contrataes, em carter temporrio, para atender a excepcional interesse pblico, conforme se observa da dico do inciso IX do art. 37, in verbis: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: [...] IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; Conclui-se, a partir da leitura deste inciso IX, pela necessidade de existncia de prvia lei para regulamentar os casos de contratao temporria em cada uma das esferas da pessoa de direito pblico interno. No caso dos autos, no h informaes de que

3/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06919/06

exista o comando normativo municipal nesse sentido. No obstante, assiste razo d. Auditoria desta Corte de Contas, ao apontar como irregularidade a permanncia de contrataes precrias, eis que tal circunstncia descaracteriza a excepcionalidade dos servios. De fato, havendo necessidade permanente da execuo dos servios contratados, como acontece no caso do Programa de Sade da Famlia, deve a gesto municipal realizar concurso pblico para preenchimento dos cargos existentes no quadro de servidores da municipalidade. Em pesquisa relao de servidores constantes do Sistema Sagres, possvel observar que, ainda no presente exerccio - consulta relativa ao perodo de agosto/2012, existem 69 servidores contratados por excepcional interesse pblico em diversas funes. No resta dvida, pois, que o mandamento constitucional de acessibilidade aos cargos pblicos somente mediante a aprovao em concurso pblico no est sendo observado pela gesto municipal de Itabaiana. ANTE O EXPOSTO, e por tudo mais que dos autos consta, VOTO no sentido de que esta egrgia Cmara: 1. JULGUE IRREGULARES os contratos temporrios, ante a ausncia do carter excepcional das contrataes; 2. ASSINE PRAZO, com trmino em 31/12/2012, Prefeita do Municpio de Itabaiana, Sra. EURDCE MOREIRA DA SILVA, para o restabelecimento da legalidade, atravs da admisso de pessoal, pela regra do concurso pblico, utilizando a excepcionalidade da contratao por tempo determinado nas estritas hipteses previstas em lei; 3. DETERMINE d. Auditoria a verificao do cumprimento do item 2, desta deciso, no processo de prestao de contas do Municpio relativo ao exerccio de 2012.

4/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 06919/06

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 06919/06, referentes inspeo especial sobre a gesto de pessoal no Municpio de Itabaiana, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2CAM/TCE-PB), unanimidade, nesta data, conforme voto do Relator, em: I. JULGAR IRREGULARES os contratos temporrios realizados pela Prefeitura de Itabainana, ante a ausncia do carter excepcional das contrataes; II. ASSINAR PRAZO, com trmino em 31/12/2012, Prefeita do Municpio de Itabaiana, Sra. EURDCE MOREIRA DA SILVA, para o restabelecimento da legalidade, atravs da admisso de pessoal, pela regra do concurso pblico, utilizando a excepcionalidade da contratao por tempo determinado nas estritas hipteses previstas em lei, de tudo fazendo prova a este Tribunal; III. DETERMINAR d. Auditoria a verificao do cumprimento do item 2, desta deciso, no processo de prestao de contas do Municpio relativo ao exerccio de 2012. Registre-se, publique-se e cumpra-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 09 de outubro de 2012.

Conselheiro Arnbio Alves Viana Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Subprocuradora-Geral Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB

Anda mungkin juga menyukai