Anda di halaman 1dari 17

revista bimestral da embaixada de angola em moambique - n.

2 - janeiro/fevereiro 2011

FESTA DOS 35 ANOS de Angola em Moambique

ficha tcnica

PROPRIEDADE E EDIO Embaixada de Angola em Moambique Av. Kenneth Kaunda, 783 Maputo - Moambique DIRECO Embaixador Garcia Bires ADIDO DE IMPRENSA Eduardo Sousa DIRECO EDITORIAL Helga Nunes COLABORAO Eurico Vasques Lecticia Munguambe Nina Temba Teresa Pereira Tholedo Mundau FOTOGRAFIAS Lus Muianga Embaixada de Angola em Moambique gettyimages google.com DESIGN GRFICO Rui Batista PAGINAO Benjamim Mapande PUBLICIDADE-PRODUO PUBLICAR Rua da S, Hotel Rovuma, 3 andar Maputo - Moambique IMPRESSO Brinrodd Press TIRAGEM 5.000 ex.

Antigos Combatentes: Angola e Moambique querem trabalhar juntos

08

Presidente de Angola aposta na boa governao

12

sumrio

Embaixada enaltece conquistas do Governo moambicano

14

Constituio da Repblica a afirmao da angolanidade

18

Classe poltica moambicana aplaude empenho de Angola na crise da Guin-Bissau

20

Momentos da festa da independncia de Angola em Maputo

22 28
ASSOMEL esculpe empresria angolana

JANEIro.FEVErEIro.2011

Governo Angolano prev crescimento da economia em 7%

29

No encalce dos desafios


Garcia Bires A Revista Kandando no incio do ano 2011 deseja aos seus estimados colaboradores, leitores e amigos muita sade, prosperidade e retumbantes sucessos na vida pessoal e profissional. Ao surgirmos pela primeitra vez neste novo ano propusemo-nos enfrentar outros desafios e como j nos habituou, uma vez mais contamos com o seu prestimoso apoio para podermos levar avante o desiderato de melhor e tudo fazermos para que as expectativas postas na nossa faanha tenham os resultados que todos ns ansiamos. A Revista Kandando pretende ser o caminho certo que nos leva ao que almejamos atingir e que o leitor encontre nela aquilo que pretendia ler, ver e saber. Caros Leitores, Se o ano transacto foi o da comemorao do 35 aniversrio da proclamao da Independncia nacional, neste novo ano comemoramos o 50. aniversrio do desencadeamento da luta armada para a independncia nacional, o primeiro da entrada em vigor no pas da nova Constituio da Repblica e no prximo dia 20 de Abril, os cinquenta anos da fundao da Conferncia das Organizaes Nacionalistas das Colnias Portuguesas (CONCP). Terminada vitoriosamente a luta de libertao nacional, assim como os empecilhos que dificultavam o desenvolvimento harmonioso e equilibrado do pas, e inaugurada uma nova poca. Uma vez saradas as profundas feridas das guerras e as famlias reencontradas vivem em paz, os desafios de h cinquenta anos ainda continuam a ser a melhoria das condies econmicas, sociais, culturais e a integrao do cidado na vida activa, o respeito pelos princpios consagrados na Lei Me, o fortalecimento da angolanidade, nosso orgulho nacional, para dar lugar a uma governao responsvel tranquila e virada para atender as necessidades bsicas do Povo, onde os cidados araves dos seus representantes tenham voz activa. Sem interferncia nos nossos assuntos internos, Angola poder em breve contar os ganhos da luta contra a pobreza e progressivamente, eliminar as endemias que limitam as capacidades fsicas e outros da massa trabalhadora na reconstruo nacional. Tenho a firme convico de que num futuro prximo, contando com todas as inteligncias, vontades, experincias, foras e braos, poderemos paulatinamente sair do atroz subdesenvolvimento e, num mundo cada vaz mais globalizado, participarmos da paz mundial. Nosso pas, na qualidade de membro activo da Organizao das Naes Unidas, Unio Africana, SADC, PALOP, CEEAC, CPLP, outras organizaes regionais e no s, no decurso do presente ano para alm de albergar a prxima Cimeira da SADC, manter as suas responsabilidades na conduo dos destinos da CPLP e respeitar os compromissos assumidos na ltima Cimeira dos PALOP, realizada em Luanda. Que 2011 seja um ano diferente.
Embaixador de Angola em Moambique

nota de abertura

Nosso pas, na qualidade de membro activo da Organizao das Naes Unidas, Unio Africana, SADC, PALOP, CEEAC, CPLP, outras organizaes regionais e no s, no decurso do presente ano para alm de albergar a prxima Cimeira da SADC, manter as suas responsabilidades na conduo dos destinos da CPLP e respeitar os compromissos assumidos na ltima Cimeira dos PALOP, realizada em Luanda.

JANEIro.FEVErEIro.2011

Lderes das Comisses Eleitorais da SADC trabalham em Moambique


Os presidentes das Comisses Nacionais Eleitorais dos Pases da Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral, SADC, defenderam na cidade de Maputo, em Moambique, um maior estreitamento na observncia da legislao existente nos respectivos pases de forma a conferir cada vez maior transparncia aos processos eleitorais e assim contriburem para a consolidao da democracia a nvel da SADC. O apelo foi lanado durante a reunio anual do Frum das Comisses Eleitorais (FCE) da SADC, que teve lugar nos dias 7 e 8 de Fevereiro. No encontro de Maputo, os participantes adoptaram, por consenso, novas directrizes para a observao eleitoral, cuja essncia tem a ver com o alargamento do nmero de membros das misses de observao do frum, extenso dos dias dedicados observao eleitoral e, sobretudo, o envio de equipas tcnicas para monitorarem a preparao, realizao e divulgao dos resultados eleitorais em cada pas. Este o terceiro encontro do Frum das Comisses Eleitorais da SADC, em que Moambique presidente. Neste encontro, o FEC da SADC teve ainda como finalidade avaliar as actividades desenvolvidas no ano transacto, perspectivar as actividades a serem desenvolvidas este ano, tanto a nvel das comisses eleitorais da regio, como a nvel individual dos pases; para alm de fazer uma avaliao daquilo que sero as directrizes da observao eleitoral do frum. Angola foi representada pela presidente da Comisso Nacional Eleitoral, Suzana Ingls. Integram a SADC, Angola, frica do Sul, Botswana, Repblica Democrtica do Congo, Lesotho Madagscar, Malawi, Maurcias, Moambique, Nambia, Swazilndia, Tanznia, Zmbia e Zimbabwe.
8 JANEIro.FEVErEIro.2011

Paihama anuncia reformulao de Legislao sobre antigos combatentes e veteranos da Guerra

Jornalistas angolanos em workshop em Maputo


Um grupo de jornalistas angolanos, participou em meados de Fevereiro, em Maputo, num workshop sobre a preveno do HIV entre grupos de minorias sexuais na frica Austral. Organizado pelo Instituto Panos frica Austral, (PSAf), o seminrio prope-se implementar projectos que tm como objectivo capacitar as comunidades locais a conduzirem a resposta de preveno do HIV na Regio Austral de frica. O frum proporcionou uma srie de iniciativas de comunicao para permitir uma interaco entre grupos afectados e os fazedores e decisores de polticas, de modo a garantir que as vozes dos mais afectados sejam tidas em conta no desenvolvimento de programas, polticas e projectos. Para alm de Angola, com 11 jornalistas, participam representantes de Moambique, Malawi, Lesoto, Swazilndia e Zmbia. Estes pases partilham a mesma preocupao com o HIV, apesar de que as tendncias e os factores determinantes possam ser diferentes dentro das provncias dos respectivos pases O Instituto Panos da frica Austral faz parte da famlia mundial da Panos. Tem a sua sede em Lusaka, Zmbia. Os seus principais objectivos passam por preconizar uma comunidade na frica Austral que possa conduzir o seu prprio desenvolvimento e garantir que a informao seja usada de forma efectiva para impulsionar o desenvolvimento das comunidades para formular as suas prprias agendas.

destaque

destaque

Antigos Combatentes Angola e Moambique querem trabalhar juntos


ngola e Moambique rubricaram, em Maputo, um Protocolo de Cooperao bilateral entre os Ministrios dos Antigos Combatentes e veteranos da Ptria de Angola e dos Combatentes daquele pas do ndico. O Protocolo visa estabelecer, entre si, com reciprocidade de vantagens e respeito mtuo, relaes de cooperao bilateral nos domnios da assistncia e insero social dos Antigos Combatentes e Veteranos da ptria. Outro dos objectivos do acordo prende-se com a pesquisa e divulgao da histria e do patrimnio da Luta pela independncia de ambos os pases, o reforo da capacidade institucional dos dois ministrios atravs de envio de peritos para a troca de experincias e o estudo comparado sobre matrias de interesse comum. De igual modo, as partes comprometem-se a promover aces junto das estruturas competentes dos respectivos pases para que os assuntos dos Antigos

Combatentes tenham dignidade de tratamento nas vrias cimeiras de Chefes de Estado e de Governo ou em fruns prprios a nvel da SADC e dos PALOP, Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa. Rubricaram o documento pela parte angolana, o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Ptria, Kundy Paihama, e pela parte moambicana, o ministro dos Combatentes, Oscar Kida. No cumprimento do programa da visita de cinco dias a Moambique, o ministro Kundy Paihama e a delegao que o acompanhou mantiveram encontros de cortesia com o Primeiro Ministro de Moambique, Aires Bonifcio Ali, com o secretrio geral da Frelimo, Filipe Pande, e com o secretrio geral da Associao dos Combatentes da Luta de Libertao nacional, Roque Chooly. A delegao angolana visitou ainda o Hospital Militar de Maputo e manteve um encontro com representantes de associaes de combatentes e portadores de deficincia.

ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Ptria anunciou que est em curso no pas a reformulao de toda legislao relativa aos Antigos Combatentes e Veteranos da Ptria. Kundy Paihama que falava durante as conversaes oficiais entre as delegaes de Moambique e de Angola do pelouro dos antigos combatentes, disse que a referida legislao visa conferir uma maior abrangncia, eficcia e eficincia ao regime de proteco especial reconhecido aos antigos combatentes e veteranos da ptria de Angola, por um lado e, por outro, conform-lo nova ordem constitucional. Este pacote legislativo, uma vez apro-

Kundy Paihama Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos de Angola

vado, ir introduzir no ordenamento jurdico angolano uma nova cultura jurdica, sobretudo no que diz respeito ao regime de proteco especial, ao estatuto especial, aos direitos e benefcios, a preservao, proteco e promoo dos feitos e factos histricos dos processos das lutas de libertao nacional e da defesa da ptria que visam dar dignidade aos seus beneficirios, defendeu o governante angolano. Kundy Paihama lanou ainda uma reflexo para que a problemtica dos combatentes das lutas pelas independncias africanas seja includa na agenda das Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo, quer dos pases africanos de expresso portuguesa, quer a nvel dos pases da sub-regio.

JANEIro.FEVErEIro.2011

Pas produziu mais de 590 milhes de barris em 2010


Angola produziu cerca de 590 milhes de barris de petrleo bruto, de Janeiro a Novembro de 2010, segundo anunciou o ministro dos Petrleos, Jos Maria Botelho de Vasconcelos. Segundo o titular da pasta dos Petrleos, no mesmo perodo foram igualmente produzidos seis milhes 263 mil e 792 barris de gs de cozinha (LPG). Em termos de explorao, disse o ministro, foram realizados vrios programas de aquisio de linhas ssmicas Bidimensional (2D), 3D, e 4D, respectivamente, e perfurados um total de 21 poos de explorao, dos quais seis descobertas de petrleo e duas de gs. Referiu tambm que, em 2010, foi destaque para o sector a entrada em produo dos campos petrolferos Tmbua-Lndana (Bloco14), Mafumeira (Associao de Cabinda). Os projectos de desenvolvimento Pazflor; Clov do Pipeline para o transporte de gs para a fbrica de Gs Natural Liquefeito (LNG) e o Projecto Kizomba Satlites continuam com uma normal execuo em relao ao progresso planificado. Segundo o ministro, especial ateno foi conferida execuo dos projectos estruturantes em curso, nomeadamente, a construo da nova refinaria do Lobito que ir aumentar as capacidades de produo de refinados no Pas, e ao projecto Angola LNG.

Angola o pas com maior crescimento mundial na ltima dcada


2011 e 2015, sete pases africanos devero figurar na lista dos 10 pases com maior crescimento econmico. Claro est que o crescimento do PIB no tudo. Ao fim e ao cabo, como disse uma economista, no se come o Produto Interno Bruto e se, em 1980, os africanos tinham um rendimento mdio quatro vezes maior do que os chineses, hoje os chineses so trs vezes mais ricos que os africanos. O crescimento populacional tambm afecta o crescimento real per capita do Produto Interno Bruto mas mesmo assim, diz o Economist, esse crescimento foi de trs por cento desde o ano 2000. Em termos globais h que perspectivar que a economia de frica minscula representando apenas dois por cento da produo mundial. O estudo do Economist faz no entanto notar que, devido a esse atraso, o crescimento de frica no de surpreender, tendo o que diz ser mais potencial de crescimento. O estudo faz salientar a melhor administrao das economias em muitos pases africanos que beneficiaram tambm de grandes investimentos da China e do aumento dos preos das matriasprimas. Mas, diz a mesma fonte que em vez de esbanjarem o dinheiro - como aconteceu no passado - governos como os de Moambique e Tanznia pouparam dinheiro, o que amorteceu o efeito da crise nas suas economias. Ao mesmo tempo, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) refere que as perspectivas de frica para este ano so boas. Num estudo elaborado, aquele organismo diz ainda que Cabo Verde, Moambique e So Tom esto entre os pases africanos que no perodo entre 1996 e 2008 registaram um aumento de rendimento per capita acima de dois por cento. O FMI sublinha que as necessidades de frica continuam a ser enormes. Alis, a frica subsaariana precisa de 93 mil milhes de dlares anuais em financiamento e pelo menos um tero dessa quantia no encontra financiamento.
JANEIro.FEVErEIro.2011 11

Angola

Angola

ngola foi o pas do mundo que mais cresceu economicamente na ltima dcada, segundo revela um estudo da conceituada revista britnica Economist. E o estudo refere ainda que outro pas lusfono, Moambique, se encontra na lista das 10 economias mundiais que mais cresceram durante esse mesmo perodo. Com efeito, se muito se fala do acordar dos gigantes que so a China, o Brasil, a ndia e a Rssia (os famosos BRIC, ao qual a frica do Sul parece querer juntar-se) o estudo do Econo10 JANEIro.FEVErEIro.2011

Na ltima dcada, o crescimento real do PIB de frica foi de 5,7% superior ao da Amrica Latina, com 3,3%. O Economist divulga que, entre 2011 e 2015, 7 pases africanos devero estar entre os 10 pases com maior crescimento...

mist surpreendente no s pelo facto de Angola estar posicionada no topo da tabela, mas tambm porque a lista das 10 economias de maior crescimento na ltima dcada contempla seis estados africanos. Angola aparece no topo da tabela com um crescimento, entre 2001 e 2010, de 11,1 por cento, superior China que registou no mesmo perodo um crescimento de 10,5 por cento. Moambique surge no oitavo lugar com um crescimento de 7,9 por cento, o mesmo que o registado no Chade que se encontra em stima posio.

O notvel nessa lista que ao contrrio do que se possa pensar, no so os pases asiticos que dominam a lista mas sim os africanos. Da lista das 10 economias de maior crescimento seis so do continente africano, algo que se torna mais notvel ainda se se tiver em conta que na dcada anterior apenas um pas africano (Uganda) fazia parte da lista. Na ltima dcada, o crescimento real do PIB de frica foi de 5,7 por cento superior ao da Amrica Latina, com 3,3 por cento. O Economist divulga que, entre

Moambicanos formam-se em geologia e minas


Moambique vai enviar, no decurso do corrente ano, 15 jovens que vo receber formao tcnica no ramo de geologia e minas no Instituto Nacional de Petrleos (INP) de Angola, dada a crescente demanda de quadros para esta nova realidade deste pas do ndico. Para o efeito, o INP e o Ministrio dos Recursos Minerais (MIREM) rubricaram a 17 de Fevereiro, em Maputo, um Protocolo de Cooperao Tcnica, com quatro anos de vigncia, que preconiza a formao no sector petrolfero, a nvel tcnico-profissional, naquele pas. O protocolo foi assinado pelo Secretrio Permanente do MIREM, Horcio Belenguene, e pelo director do INP, Domingos Francisco, testemunhado por quadros sniores do ministrio e pelos integrantes da delegao angolana que se encontra em Maputo. Ao abrigo do protocolo definir-se- a operacionalizao dos mecanismos de acolhimento e de formao, por parte do INP, de jovens estudantes moambicanos, com o propsito de aquisio e desenvolvimento de competncias tcnico-profissionais no sector petrolfero. Para as partes, o protocolo assinado cria assim os alicerces para a formao na rea de petrleo, bem como espelha as aces desenvolvidas entre o MIREM e o Instituto de Petrleos de Angola. O Estado moambicano est bastante optimista por acreditar que a formao a ser adquirida em Angola contribuir para o desenvolvimento do pas na componente de hidrocarbonetos. Vrias aces de prospeco e pesquisa de hidrocarbonetos esto em curso na bacia do Rovuma, norte de Moambique, bem como projectos ligados explorao de gs natural. Segundo Domingos Francisco, a instituio por ele liderada compromete-se a garantir uma boa formao aos jovens moambicanos, dotando-os de conhecimentos que permitam exercer com competncia aquilo que se espera deles. O INP vai alargar ainda este ano o leque de cursos ministrados na instituio e passar a incorporar reas de geologia e minas, perfurao e produo, refinao e instrumentao, gs no nvel superior.
12 JANEIro.FEVErEIro.2011

Presidente de Angola aposta na boa governao


na famlia que se deve ensinar aos mais novos os valores fundamentais que vo orientar a sua vida de adulto. na famlia que se transmitem os ensinamentos oriundos de geraes passadas e na famlia que construmos os alicerces e os pilares da Nao. H valores que so perenes e que precisam de ser cultivados para que a vida em sociedade decorra de forma harmoniosa, sem conflitos nem sobressaltos, e para que o bem comum e a noo do colectivo possam prevalecer e prosperar mesmo na sociedade moderna que estamos a construir. Alm dos aspectos positivos das nossas tradies, temos de consolidar valores como o trabalho, a dedicao e afinco ao que se faz e produz, o amor Ptria, o esprito de sacrifcio, a solidariedade, a tolerncia e o respeito para com o semelhante. Temos de saber motivar os cidados para pensarem e agirem em prol do bem comum e em benefcio da colectividade. Se cada um fizer a parte que lhe cabe, teremos, sem dvida, um pas melhor e uma sociedade solidria capaz de amparar e proteger os mais frgeis e desfavorecidos, como as crianas, os doentes e os idosos e, tambm, capaz de promover aces em prol da melhoria da condio da mulher e da integrao social da juventude. Nesse sentido, o Parlamento aprovou este ms a Lei contra a Violncia Domstica. Essa lei vai ser um instrumento eficaz para combater os excessos e agresses que se verificam nos lares, um pouco por todo o pas e, por outro lado, vai restabelecer o respeito e a dignidade com que toda a mulher e todo o homem, devem ser tratados na sociedade e no lar. A famlia deve assumir tambm as suas responsabilidades e colaborar com o Estado no seu esforo para dissuadir o consumo exagerado de bebidas alcolicas e de substncias ilcitas, sobretudo entre os mais jovens, pois que a ingesto de tais drogas afecta o desenvolvimento pleno dos jovens, e no pouca vezes lhes tira prematuramente a vida ou traz como consequncias efeitos nocivos que se traduzem nos alarmantes ndices de violncia no trnsito e que causam luto no seio de muitas famlias. Caros Compatriotas, Vivemos num pas com um imenso potencial, onde podemos realizar plenamente as nossas aspiraes de uma vida melhor e de bem-estar e conforto material, se formos capazes de definir a agenda certa e trabalhar juntos. Com a promulgao da Constituio da Repblica, em Fevereiro deste ano, foi extinto o Sistema de Governo semi-presidencialista em que a funo administrativa e os poderes em diversos aspectos relacionados com a concepo, preparao, deciso e execuo de polticas pblicas, estavam divididos entre o Presidente da Repblica, por um lado, e o Governo, com o Primeiro-Ministro, por outro lado. A Constituio estabeleceu o Sistema de Governo Presidencialista-Parlamentar e a funo administrativa passou a ter um comando nico do Presidente da Repblica e Chefe do Executivo. Com esta alterao foi revigorado o trabalho com a dinamizao de aces com vista moralizao da actividade pblica e aplicao efectiva do princpio da boa governao e do rigor na gesto da coisa pblica. Deste modo, demos passos importantes no domnio do saneamento das finanas pblicas e da melhoria e modernizao da sua gesto. Neste mbito, iniciou-se um processo de modernizao orgnica e institucional do BNA com o reforo das suas competncias nas reas de superviso bancria e de conduo da poltica monetria e cambial, por forma a fazer-se frente questo da inflao e dos juros, baixando as suas taxas para estimular o investimento na produo de bens e servios. Na verdade, com a execuo, em 2010, de medidas multidisciplinares, conseguiu-se superar as consequncias da crise econmica e financeira de 2009 e, no prximo ano, a economia nacional vai retomar os seus ndices elevados de crescimento, gerando assim mais recursos para alocar aos sectores sociais, em 2012. Retomamos e reajustamos o programa de habitao, estando em curso a construo de cerca de 200 mil casas econmicas repartidas por todos os municpios do Pas. Em 2011 sero lanados vrios projectos no Sector Produtivo, particularmente nos domnios da agricultura, indstria ligeira, pesada, mineira e de materiais de construo, ser reajustada a Lei de Investimento Privado e Leis conexas e prestada uma ateno especial ao sector empresarial privado angolano para que aumente a sua interveno na produo de bens e servios da economia nacional. Os processos de reforma econmica, fiscal, administrativa, judiciria e do sistema de segurana nacional, que reiniciamos, vo atingir a sua velocidade cruzeiro em 2011, para aperfeioarmos o Estado Democrtico de Direito e melhorarmos o funcionamento e o desempenho da economia nacional. No prximo ano, vamos igualmente reajustar a legislao eleitoral, para viabilizar o processo eleitoral de 2012. Temos tudo para acreditar que podemos ser um pas modelo em frica e uma potncia regional que garanta, no futuro, o bem-estar a todos os cidados. Devemos mobilizar cada vez mais pessoas para a nossa causa e integrar cada vez mais gente no processo de desenvolvimento econmico e social. Desejo a todos os angolanos, estejam onde estiverem, Festas Felizes e um Novo Ano muito prspero e cheio de realizaes. VIVA ANGOLA.
JANEIro.FEVErEIro.2011 13

Angola

Angola

Mensagem de fim de ano 2010 por sua excelncia Jos Eduardo dos Santos, presidente da Repblica de Angola
Povo Angolano, Caros Compatriotas, quadra festiva sempre um tempo de esperana. o momento em que se inicia um novo ano que nos pode abrir novas perspectivas para realizarmos as nossas aspiraes e os nossos desejos. neste momento que ganha fora a convico de que cada cidado , de facto, responsvel por forjar o seu prprio destino, por aperfeioar o seu modo de estar no mundo, por melhorar a sua vida familiar e por se integrar de forma mais harmoniosa na sua comunidade e no seu meio social. Temos uma nao rica em tradies e vivncias culturais que faz de ns, angolanos, cidados orgulhosos da sua Ptria e abertos a uma convivncia pacfica. com este esprito que estamos a consolidar o clima de paz, concrdia e estabilidade que vivemos desde 2002, que no incio deste ano saiu reforado com a entrada em vigor da Constituio da Repblica, onde foram salvaguardados e ampliados os direitos e garantias dos cidados. Vivemos de facto um tempo de esperana num futuro melhor. Estamos a trabalhar com grande motivao para se alcanar um bom nvel de governao, manter um ambiente poltico e social tranquilo, seguro e ordeiro, como condio para continuarmos a construir um Pas democrtico e de justia social. No entanto, no seio da famlia que temos de encontrar, em primeiro lugar, as motivaes essenciais para a conquista do que queremos para melhorarmos as nossas vidas amanh. A famlia o centro da vida em sociedade.

Embaixada enaltece conquistas do Governo moambicano


embaixada
embaixador de Angola em Moambique, Joo Garcia Bires, enalteceu, em Maputo, os esforos do Governo moambicano em prol do bem-estar das populaes, aquando do brinde de fim de ano com o Presidente da Repblica de Moambique, Armando Guebuza. Garcia Bires disse que acompanha de perto os enormes esforos que o executivo de Armando Guebuza tem empreendido na criao de condies para o

crescimento da renda de cada moambicano e para o aumento de melhorias nas esferas econmica, social e cultural. A viso de vossa excelncia no combate pobreza enquadra-se na luta mais alargada que o nosso continente tem de assumir, tendo em vista uma nova postura e respeitar os valores histricos para fazer face actual crise financeira e econmica, no interesse da correco das regras do comrcio e da arquitectura financeira internacional, referiu o embaixador angolano.

Garcia Bires tambm fez referncia aos desafios globais da actualidade que apontam para a necessidade do contnuo aprofundamento do dilogo e da parceria entre os vrios actores sociais dos Estados sobretudo os de frica. Compartilhamos a ideia de que a frica de hoje de esperanas, de muitas possibilidades e de potencialidades agro-alimentares, industriais e minerais. essa a nova frica que pretendemos construir, que consegue produzir os alimentos suficientes para a sua populao, com perspectivas em matria de criao de emprego, na melhoria dos servios sanitrios, uma frica virada para o futuro, defendeu Garcia Bires. O embaixador angolano considerou ainda a realizao dos X Jogos Africanos em Maputo, agendados para Setembro de 2011, o maior desafio de Moambique para o ano e que a escolha do pas o resultado da capacidade tcnica e organizativa que tem demonstrado a todos os nveis. Tambm designados por Jogos Olmpicos de frica, os Jogos Africanos so a maior prova desportiva do continente e vo juntar no Pas pouco mais de 6.500 atletas de vrios pases do continente que iro competir nas 24 modalidades eleitas para esta edio.

embaixada

Praia de Mussulo Angola

Garcia Bires cr na revitalizao do turismo entre Angola e Moambique


embaixador de Angola em Moambique, Joo Garcia Bires, disse que o turismo entre os dois pases tende a sair do actual para um clssico, devido facilidade de contacto e ao aumento das relaes entre si. O diplomata apontou o aumento da frequncia de voos entre Maputo/Luanda, e vice-versa, como um dos factores que servem para impulsionar a sada do turismo actual (familiar) para um clssico. Para si, os dois povos conheciam-se mutuamente mal, mas com a abertura da linha area Maputo/Luanda, que comeou timidamente com um voo semanal, passando para dois e depois para trs voos, os interesses aumentaram dos dois lados. A terceira frequncia veio fa-

O embaixador angolano considerou ainda a realizao dos X Jogos Africanos em Maputo, agendados para Setembro de 2011, o maior desafio de Moambique para o ano
14 JANEIro.FEVErEIro.2011

cilitar ainda mais o contacto. Hoje, as pessoas podem trocar, podem sair de uma capital para outra com facilidade de frequncia. As relaes entre angolanos e moambicanos maior, com casamentos pelo meio, embora ainda no se possa falar de um turismo clssico - referiu Garcia Bires. Eu no falaria de um turismo clssico, mas da troca de impresses entre ns porque acredito que num futuro poderamos falar de excurses tursticas de angolanos em Moambique e moambicanos em Angola. H angolanos que vm c a convite de um amigo, de um familiar e de igual modo em Angola. Basicamente, sim, um turismo familiar, num futuro prximo poderemos pensar em excurses. O embaixador angolano anunciou

Hoje, as pessoas podem trocar, podem sair de uma capital para outra com facilidade de frequncia. As relaes entre angolanos e moambicanos maior, com casamentos pelo meio, embora ainda no se possa falar de um turismo clssico
que, actualmente, Moambique j recebe turistas por estrada, via Joanesburgo, nomeadamente caravanas de angolanos que se deslocam de automvel e de motorizada. A seu ver, isto faz com que se conheam melhor e ir permitir que, num futuro prximo, se assista a excurses por estrada, via martima ou ferroviria, porque o mundo tende para este lugar.
JANEIro.FEVErEIro.2011 15

Desafios da diplomacia angolana so apontados


grande plano
O Presidente da Repblica, Jos Eduardo dos Santos, declarou em Luanda que um dos importantes desafios que se colocam poltica externa e diplomacia angolana o de promover e defender os interesses, o prestgio e a imagem do pas junto da Comunidade Internacional.

grande plano

realizao do Conselho Consultivo do Mirex oportuna


O Chefe de Estado angolano, Jos Eduardo dos Santos, considerou que a promoo e a proteco dos direitos do homem, da democracia, da boa governao e o desenvolvimento econmico e social devem constituir ponto imprescindvel da nossa agenda poltica.
Presidente Jos Eduardo dos Santos discursava na cerimnia de abertura do 4. Conselho Consultivo Alargado do Ministrio da Relaes Exteriores, que decorreu no Centro de Convenes de Belas, na segunda semana de Fevereiro. Eduardo dos Santos falou a propsito da necessidade de Angola ser parte activa na concertao internacional com vista tomada de medidas para diminuir a libertao de gases com efeito de estufa, o sobreaquecimento global e a desertificao. Sublinhou que as catstrofes naturais, que tm provocado um elevado nmero de vtimas humanas e enormes prejuzos materiais como resultado das alteraes climticas, exigem que tomemos parte activa na concertao internacional com vista tomada de medidas para diminuir a libertao de gases com efeito de estufa, o sobreaquecimento global e a desertificao. O Estadista acrescentou que o mundo est a viver um perodo bastante conturbado, marcado por crises de natureza poltica, militar, econmica e social em vrios pases, particularmente em frica e Mdio Oriente. Eduardo dos Santos adiantou que estas crises, algumas j antigas, resultam da incapacidade de se encontrar
16 JANEIro.FEVErEIro.2011

entendimentos polticos ou programas de Governo adequados para a sua resoluo e que se tm agravado por causa das profundas alteraes que o Mundo conheceu nas duas ltimas dcadas. Disse ainda que com o fim da Guerra Fria, se verificou a alterao da correlao de foras estabelecida depois da II Guerra Mundial, quando foram definidas as bases polticas e jurdicas em que assentam as normas e os mecanismos universais vigentes que regulam o funcionamento da Comunidade Internacional. Neste processo de transformao das Relaes Internacionais, muito contribuiu tambm o fenmeno da globalizao que teve como principais motores a mundializao da economia, o desenvolvimento das novas tecnologias de informao e da comunicao que garantem o estabelecimento de redes globais de produo e a funcionalidade dos mercados financeiros internacionais, bem como uma autntica revoluo da comunicao. A rapidez dos transportes, da circulao da informao e dos fluxos financeiros no mundo tornou os pases mais prximos e acentuou a interdependncia, em maior ou menor escala, entre os diferentes actores das relaes internacionais, impondo que a ocorrncia de um facto num pas ou numa sub-regio

possa ter impacto ou influncia noutro ponto do planeta, sublinhou. De acordo com o Presidente da Repblica, alm dos problemas que lhes so inerentes, os Estados no podem deixar de prestar a devida ateno s questes externas e de conceber programas de aco poltico-diplomtica e de cooperao internacional com objectivos claros, a curto, mdio e longo prazos. No conjunto destas questes, apontou a recente crise econmica e financeira mundial causada por polticas desajustadas, adoptadas pelos pases ocidentais mais industrializados, e que teve consequncias negativas directas ou indirectas na vida quotidiana de milhes de pessoas em todos os pases. Enquanto as economias dos pases recuperam deste nefasto fenmeno, outros problemas da actualidade dignos de meno so os conflitos intraestaduais, o terrorismo, o trfico de drogas e de seres humanos, a imigrao ilegal, a pirataria, os crimes transnacionais, as grandes endemias, a pobreza, a intolerncia (poltica, tnica e religiosa), a discriminao racial e da mulher. Para o Chefe de Estado angolano estas questes devem continuar a figurar nos nossos programas e agendas internacionais.

os Eduardo dos Santos da opinio de que se deve continuar a desenvolver aces poltico-diplomticas que conduzam ao desenvolvimento da Comisso do Golfo da Guin, da Conferncia dos Grandes Lagos e das Comunidades Econmica Sub-Regionais Africanas, nas quais o pas est inserido, nomeadamente a SADC e a CEEAC. No nos esqueamos que detemos a Presidncia da CPLP por dois anos e que nosso dever tudo fazer para que as deliberaes desta Comunidade aprovadas na Cimeira de Luanda e de outras no aplicadas, sejam implementadas com xito, sublinhou. Neste contexto, prosseguiu, temos de priorizar a concretizao do programa para a Guin-Bissau e para adopo do portugus como lngua de trabalho da Organizao das Naes Unidas. Devemos igualmente, dentro das nossas reais possibilidades, contribuir para a resoluo dos problemas globais, particularmente daqueles que afectam o nosso continente e assumirmo-nos simultaneamente como um factor de paz, segurana regional e mundial e agindo como parceiro justo disposto a partilhar interesses, a cooperar com vantagens recprocas na construo de um mundo cada vez melhor, indicou. Neste quadro, o estadista considerou ser importante reforar o papel do multilateralismo na resoluo dos problemas universais, seguindo a lgica de um novo pensamento de responsabilidades e benefcios partilhados com base no reconhecimento dos legtimos interesses de todas as partes e na sua concertao, com vista a serem encontradas solues exequveis. Jos Eduardo dos Santos observou

que hoje cada vez maior o reconhecimento geral de que as instituies criadas h mais de 60 anos atrs, ou depois da II Guerra Mundial, carecem de reformulao e adaptao s novas realidades do mundo actual. assim necessrio envolvermo-nos activamente neste processo de reforma e continuar a luta por uma participao efectiva e mais ampla de frica no Conselho de Segurana das Naes Unidas, no Fundo Monetrio Internacional e nos rgos informais como o G20, G8 e outros, defendeu. O Chefe de Estado exprimiu ainda a sua satisfao pela iniciativa da realizao do conselho consultivo alargado, cujos resultados, tero conforme anteviu efeitos positivos no futuro trabalho dos embaixadores e dos funcionrios das Relaes Exteriores. Reforma de diplomatas com mais de 60 anos na ordem do dia O Presidente da Repblica solicitou a discusso do plano de reforma para os diplomatas com mais de 60 anos de idade, criando instrumentos para reconhecer o mrito e homenagear aqueles que se tenham destacado. Jos Eduardo dos Santos disse ser uma boa ocasio para o conselho consultivo do Ministrio das Relaes Exteriores discutir, nos termos da Lei, um plano geral de reforma para os diplomatas com mais de sessenta anos, criando para j instrumentos para reconhecer o mrito e homenagear aqueles que nesta actividade se tenham destacado na prestao de servios Nao angolana. Por outro lado, incentivou a reviso do Estatuto do Diplomata, que vigora

h 18 anos, sublinhando que o mesmo (estatuto) representou para a poca um grande progresso ao consagrar e ao reconhecer direitos adquiridos. O chefe de Estado sugere que o estatuto do diplomata mantenha a mesma dimenso de direitos e privilgios universalmente consagrados para diplomatas sem perder de vista a especificidade e a realidade de Angola. Por outro lado, referiu ser necessrio avaliar o modo como so utilizados os recursos financeiros que o Estado pe disposio do sector. Pediu aos gestores das Embaixadas para que faam um esforo permanente no sentido de gerirem de forma adequada, responsvel e transparente o errio pblico, na esteira do rigor estabelecido para a execuo do Oramento Geral do Estado.

assim necessrio envolvermo-nos activamente neste processo de reforma e continuar a luta por uma participao efectiva e mais ampla de frica no Conselho de Segurana das Naes Unidas, no Fundo Monetrio Internacional e nos rgos informais como o G20, G8 e outros
JANEIro.FEVErEIro.2011 17

Constituio da Repblica a afirmao da angolanidade


A lei magna foi elaborada por uma comisso de 60 deputados, assessorada por um grupo tcnico, que aprovou por consenso 228 artigos dos 244, sendo que a maioria recebeu ajustamentos pontuais sugeridos por instituies e cidados durante a fase da consulta pblica
trs projectos de constituio, Presidencialista, Parlamentar e Parlamentar-Presidencial, sendo notrio o envolvimento da sociedade, apresentando as suas contribuies. A lei magna foi elaborada por uma comisso de 60 deputados, assessorada por um grupo tcnico, que aprovou por consenso 228 artigos dos 244, sendo que a maioria recebeu ajustamentos pontuais sugeridos por instituies e cidados durante a fase da consulta pblica. Depois da sua aprovao parlamentar, no dia 21 de Janeiro de 2010, o Tribunal Constitucional fez recuar a sua aprovao para que se rectificassem os pontos 1 e 4 do artigo 134 e o artigo 109. Finalmente, o texto constitucional voltou a ser aprovado, e consentido pelo Tribunal, a 3 de Fevereiro, com a assinatura final do presidente da Assembleia Constituinte, na altura, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Assim, a Constituio entrou legalmente em vigor a 5 de Fevereiro, data da sua promulgao, pelo Presidente Jos Eduardo dos Santos, que remeteu para publicao em Dirio da Repblica de Angola, dando incio terceira Repblica. CARtA MAgnA AlteRA vidA dos CidAdos A Carta Magna alterou o modo de funcionamento das instituies do estado, em primeira instncia, e a vida dos cidados, num plano mais restrito. Muitos aspectos positivos so realados na Constituio, por entidades nacionais e estrangeiras, afirmando, vezes sem conta, ser esta uma lei moderna, que demonstra o esprito de oportunidade do legislador. Por fora dos seus artigos, o Presidente da Repblica profere todos os anos um discurso sobre o Estado da Nao no Parlamento, por ocasio da abertura do ano legislativo, e o Executivo faz um balano da sua actividade, trimestralmente. Com a entrada em vigor da Constituio, findava o perodo de transio constitucional, reforando-se o Estado Democrtico e de Direito, onde as grandes conquistas anteriores foram a democracia multipartidria, no incio dos anos 90, e a paz definitiva em 2002. O pas ganhava uma constituio equilibrada, que vem concorrer para a estabilidade poltica social e econmica, assim como promover o seu desenvolvimento, advogaram os proponentes. O ento presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, reconheceu que a misso de elaborar e aprovar a Constituio foi a mais rdua e estimulante tarefa desde o incio da legislatura 2008-2012, e que o maior desafio preservar o legado para que, em momento de maior exigncia, seja fonte inspiradora para as mais importantes conquistas do pas. O documento reforou a democracia, clarificou o sistema de governo, delimitou os poderes dos rgos de soberania e definiu os deveres e os direitos de todos angolanos, bem como criou uma nova ordem social, econmica, poltica, e cultural. Com a aprovao da nova Lei Me, a Assembleia Nacional iniciou o trabalho aturado de adequar a legislao avulsa ao texto. Nalguns casos foram feitas alteraes pontuais aos princpios que contrastavam com a Constituio, e outras modificaes profundas, pois h diplomas que j no se adequam ao novo figurino poltico, social e econmico do pas, uma actividade que continuar em 2011.
JANEIro.FEVErEIro.2011 19

constituio

embaixada

www.eMbAixAdAdeAngolAeMMoz.CoM

Embaixada de Angola j tem website


gora, o leitor j pode aceder a informaes da Embaixada atravs do link http://www.embaixadadeangolaemmoz.com/. Trata-se de um website que foi concebido o ano passado e lanado aquando das comemoraes dos 35 Anos da Independncia de Angola. Atravs da sua homepage, o navegador poder consultar dados sobre o pas, como a sua geografia e histria, o Governo e os feriados nacionais distncia de um mero clique. A propsito disso, fica a lembrana aos mais desatentos de que 8 de Maro o Dia Internacional da Mulher. O site, de forma rpida e intuitiva, permite ao utilizador navegar por quadrantes de informao que abrangem temas como Angola e Embaixada, Negcios e Investimentos, Cultura e Mdia, Turismo e Educao e Cincia. Se, por ventura, estiver interessado em saber quem faz parte do elenco da Embaixada, e que funes desempenha,
18 JANEIro.FEVErEIro.2011

bastar para tal aceder ao boto Embaixada, mas se se encontra mais voltado para o mundo dos negcios, ento clique no link respectivo e leia uma breve apresentao das potecialidades de Angola, que apresentada como um territrio dos mais ricos do continente africano, com petrleo, diamantes, minerais estratgicos, madeiras, peixe, terras frteis para culturas de climas temperados e tropicais, recursos hdricos. Por outro lado, e na rubrica sobre Como Investir, uma especial ateno dever ser conferida informao sobre os elementos bsicos contidos na Lei do Investimento Estrangeiro, focando igualmente os direitos, garantias e obrigaes bem como o Regime fiscal, o recurso ao crdito e contas bancrias. Contudo, o website da Embaixada de Angola em Moambique vai mais alm. Em matria de Cultura, Mdia e Turismo, o mesmo oferece uma srie de dicas preciosas para quem pensar conhecer o pas de uma forma mais relaxada e para quem pode precisar, a plataforma digi-

Na rubrica sobre Como Investir, uma especial ateno dever ser conferida informao sobre os elementos bsicos contidos na Lei do Investimento Estrangeiro, focando igualmente os direitos, garantias e obrigaes bem como o Regime fiscal, o recurso ao crdito...

tal proporciona tambm dados sobre o sector da Educao e Cincia. Com um grafismo vivo e sugestivo, o website procura proporcionar aos seus utilizadores uma informao actualizada sobre Angola, a Cooperao encetada com Moambique e os servios disponibilizados pela Embaixada.

5 de Fevereiro de 2010 marcou indelevelmente a memria dos angolanos, um marco de referncia obrigatria e de reflexo sobre a capacidade de empreendedorismo daqueles que com esprito de sacrifcio e mestria elaboraram a primeira Constituio da Repblica, de matriz essencialmente angolana. Faz um ano de vigncia da Constituio da Repblica, um documento, que mais do que suprir uma exigncia do ponto de vista legislativo, veio realar o orgulho dos angolanos em escolherem o seu prprio destino. Ao debate pblico, foram submetidos

Angola/Moambique

Garcia Bires espera pelo fortalecimento da cooperao


embaixador de Angola em Moambique, Joo Garcia Bires, antev para os prximos tempos o fortalecimento da cooperao entre os dois pases, como sequncia do que tem sido feito neste sentido, obedecendo s orientaes dos presidentes Jos Eduardo dos Santos e Armando Guebuza. Joo Garcia Bires adiantou que o provvel evoluir das relaes bilaterais sero o reflexo do que j foi feito. Estamos bem em matria de cooperao e creio que num futuro prximo podemos alargar a rea de cooperao em outras tcnicas. Para si, reas como transportes e telecomunicaes, agricultura, pecuria e investigao cientfica, em que Moambique est mais avanado que Angola, com muita literatura traduzida em portugus, podero ser as prioritrias. Recordou as reas em que j se coopera de facto, tais como petrleos, onde Angola tem mais tem experincia, administrao de Estado, rea onde Moambique possui mais traquejo, e educao. Neste sentido, disse que embora no haja protocolos entre as universidades Agostinho Neto e Eduardo Mondlane, h parcerias entre as duas instituies no domnio do direito. Num futuro prximo, espera que se reate uma cooperao entre as faculdades de Cincias Agrrias de Angola e a Faculdade de Agronomia da Universidade Eduardo Mondlane. A esse propsito, adiantou que se encontram em estgio em Moambique seis estudantes da Faculdade de Economia de Angola e a nvel da sade tem havido intercmbio em cuidados materno-infantis. Revelou igualmente existir uma inteno de moambicanos irem para Angola de modo a que possam trabalhar no ramo da cardiologia com os seus

cooperao

diPloMACiA

Classe poltica moambicana aplaude empenho de Angola na crise da Guin-Bissau


embaixador de Angola em Moambique, Joo Garcia Bires, afirmou que a classe poltica moambicana e o corpo diplomtico naquele pas v com agrado o empenho de Angola para a resoluo da situao na Guin-Bissau. A propsito, o embaixador adiantou que dos contactos que tem mantido com os dirigentes dos partidos polticos, como tambm a nvel do governo, a opinio de agrado. Para o embaixador, este posicionamento tem a ver com o dinamismo de Angola ao se empenhar em ajudar, isto , f-lo com todo o cuidado e respeito. Esta vontade de Angola tem sido apreciada dentro da comunidade moambicana e por outros embaixadores com quem troco informaes sobre a situao de frica em geral, adiantou o
20 JANEIro.FEVErEIro.2011

diplomata. O embaixador angolano explicou que a actuao de Angola na GuinBissau decorre do facto de estar a presidir a CPLP, que, por sua vez, se prope como uma das metas a atingir pacificar aquele pas em conjunto com os irmos guineenses. Elogiou as qualidades do Chefe de Estado angolano, Jos Eduardo dos Santos, como presidente da CPLP, para a resoluo do problema da Guin-Bissau. O Presidente Jos Eduardo Santos no poupa esforos para que, a nvel dos PALOP, CPLP e outros organismos prximos da Guin-Bissau, se encontre uma soluo vivel para se resolver o problema. Na sua opinio, o empenho de Angola resulta tambm da proximidade histrica entre os dois pases, pois o

dirigente mximo da Guin-Bissau, na altura, o engenheiro Amlcar Cabral foi um dos antigos militantes em Angola nos anos 50, facto que nas suas palavras: Animou o nacionalismo no nosso pas, e um dos expoentes na configurao daquilo que mais tarde se viria a chamar MPLA. Esta ligao que vem dos anos 50, ou mesmo antes, faz com que tenhamos uma ateno (reaco) especial com a GuinBissau, mesmo com So Tom, justificou Joo Garcia Bires, para quem todos estes factores fizeram o Presidente Jos Eduardo dos Santos colocar frente da misso diplomtica de Angola naquele pas o embaixador Brito Sozinho, um antigo combatente que conhece muito bem os combatentes daquele pas.

colegas. No direito, a parceria recente e h necessidade de se encontrar algumas reas com denominador comum: Estamos numa frica onde existe uma tendncia, a nvel do direito, continental e outra saxnica. Ns procuramos tirar proveito com pases que tm o direito, basicamente, continental europeu, para ver o que que de comum existe entre ns e como podermos implementar. A seu ver, Moambique melhorou alguns aspectos processuais. Ns estamos a trabalhar neste sentido. Estamos a colher experincia noutras reas do direito onde Moambique j tem uma certa prtica devido ao longo perodo de paz que o pas vive. neste mbito que procuramos escolher alguma experincia moambicana. Das actividades realizadas em 2010, destacou as deslocaes a Moambique do presidente da Assembleia Nacional, Paulo Cassoma, onde se reuniu com o seu homlogo moambicano, e da ministra do Planeamento de Angola, Ana Dias Lourenco, que chefiou a comisso mista que trabalhou com o ministro das finanas moambicano. Reportou a estada em Moambique dos ministros dos Antigos Combatentes e Veteranos da Ptria, Kundi Paihama, e da Defesa Nacional, Cndido Van-Dnem, para quem simboliza a existncia de uma cooperao permanente. Ao analisar o progresso nas relaes, disse ser positivo e que isto se deve paz nos dois pases e s orientaes dos nossos dois chefes de Estado, o que ns temos procurado executar. Portanto, hoje j se assiste a uma gama de reas em que os nossos dois pases podem cooperar e h avanos significativos, sublinhou o diplomata Joo Garcia Bires, que o decano dos embaixadores em servio em Moambique.

cooperao
A seu ver, Moambique melhorou alguns aspectos processuais. Ns estamos a trabalhar neste sentido. Estamos a colher experincia noutras reas do direito onde Moambique j tem uma certa prtica devido ao longo perodo de paz que o pas vive. neste mbito que procuramos escolher alguma experincia moambicana.
JANEIro.FEVErEIro.2011 21

independncia

Momentos da Festa da Independncia em Maputo


esmael da Purificao (texto)

celebrao dos 35 Anos da Independncia de Angola em Moambique registou dois grandes momentos: Um jantar de Gala oferecido pela Embaixada angolana neste pas comunidade residente, diplomatas, amigos moambicanos e outras pessoas, assim como inaugurao de dois empreendimentos de um empresrio angolano. No intrito do jantar, enquanto o embaixador Joo Garcia Bires e sua

esposa recebiam os convidados, como manda a etiqueta, um documentrio sobre os grandes momentos de Angola era passado em tela gigante. A proclamao da Independncia, poderio das foras de segurana, reconstruo do pas, desenvolvimento econmico, extraco petrolfera, em suma, todos os aspectos que desenvolvem Angola foram apresentados, o que fez o poltico Marcelino dos Santos reportar-se a eles para formular parte do

juzo do seu discurso de agradecimento ao tributo prestado a si pela Fundao Antnio Agostinho Neto. Pelo meio, foram ouvidos os hinos dos dois pases. Aps este momento, seguiu-se a homenagem a trs grandes nomes da histria moambicana e dos PALOP, Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frelimo, morto por uma carta bomba das foras dos servios de inteligncia colonial, em Dar Es Salam, Tanznia; Samora Machel, primeiro Presidente

da Repblica de Moambique, falecido num acidente areo, e Marcelino dos Santos, ainda vivo e a transmitir boa sade. A homenagem destas trs grandes figuras do nacionalismo moambicano e da poltica africana de liberdade teve a ver com o facto de sempre estarem ao lado do povo angolano e do patrono da Fundao Agostinho Neto, do qual foram contemporneos. Para receber o certificado e outras lembranas, estiveram no local a viva de Eduardo Mondlane, Janet Mondlane, e Samora Machel Jnior, filho do presidente Samora Machel. Com msica de fundo angolana, os convivas foram degustando comida de Angola confeccionada por um Chef que se deslocou a propsito a Maputo, onde apresentou mais de 15 iguarias. Macunde, feijo manteiga, carne seca com quiteta (provide), quiabos, peito alto, cabea de garoupa seca e ovos cozidos com molho de escabeche, cabidela, kizaka, catato, moambas, funge de bomb e de milho, e outros pratos que no vem memria. Os moambicanos estavam ansiosos em provar os pratos angolanos, sobretudo a kizaka e o funge (matapa e xima, respectivamente, na lngua local) e depois de o fazer no se sentiram defraudados. As Linhas Areas de Moambique e a Embaixada aproveitaram o momento para incentivar a deslocao a Angola, realizando um sorteio que contemplou quatro viagens a Luanda, curiosamente ganhos s por mulheres.

A msica de fundo foi substituda pelo canto do Duo Canhoto que foram uns heris. Sem parar, em perto de duas horas, executaram temas do seu repertrio e do alheio. O momento maior da sua interveno foi quando dedilhavam uma composio cubana e duas individualidades do corpo diplomtico de Cuba no se contiveram e pegaram os microfones (e o Sebem ainda diz que microfone no para todos, anda enganado) e cantaram, cantaram a tal ponto de a sala tmida comear a agitar-se: primeiro cubano com cubana, depois ningum sabia mais quem eram os danantes. Muito aplaudidos, os diplomatas cantores finalizaram a sua actuao improvisada e deram lugar ao dj contratado. At ser obrigado a parar perto da uma e pouco da manh locais (meianoite e pouco em Angola) por ser j madrugada de sexta-feira, o rapaz tocou exclusivamente msica angolana. Os convidados corresponderam. Outro momento da celebrao da Independncia de Angola em Maputo registou-se no perodo da tarde do dia 11. O empresrio angolano Francisco Dias dos Santos, Kito, convidou o embaixador Joo Garcia Bires a inaugurar o seu Guest House de oito suites, restaurantes e outros servios de lazer, assim como uma agncia de viagens e um Rent-a-Car. Ao todo, estas duas estruturas absorvem uma fora de trabalho de 18 funcionrios, todos moambicanos, alis, trata-se de um dos propsitos confessos do empresrio, alegando ser uma das

A proclamao da Independncia, poderio das foras de segurana, reconstruo do pas, desenvolvimento econmico, extraco petrolfera, em suma, todos os aspectos que desenvolvem Angola foram apresentados, o que fez o poltico Marcelino dos Santos reportar-se a eles para formular parte do juzo do seu discurso de agradecimento ao tributo prestado a si pela Fundao Antnio Agostinho Neto. Pelo meio foram ouvidos os hinos dos dois pases.

independncia

maneiras de ajudar os moambicanos a acabar com o desemprego e a fome, recrutando a fora de trabalho local. No prosseguimento das inauguraes, o embaixador solicitou ao empresrio que desperte outros seus compatriotas a investir em Moambique, por ser um pas de oportunidades para homens com esprito empreendedor. O empresrio que se gabou de ter a maior empresa no domnio alimentar em Angola, com uns 10 mil funcionrios, garantiu que este s o comeo de um longo caminho que se props percorrer no ramo empresarial em Moambique. Os dois momentos no foram apoteticos, mas serviram para deixar marcas em Moambique, de tal sorte que o 11 de Novembro seja lembrado nestas paragens sem muito esforo mental. Daqui em diante, creio, mais moambicanos vo-se interessar pela histria comum. A Fundao Antnio Agostinho Neto comeou a obra, a Embaixada incentivou e o empresrio Kito l vai com os primeiros passos para os milhares de passos da longa estrada por percorrer rumo ao desenvolvimento.
JANEIro.FEVErEIro.2011 23

22

JANEIro.FEVErEIro.2011

comunidade opinio

carncia surpreende Kito dos Santos, em Luanda, durante os duros anos do psIndependncia do pas, numa poca em que o mesmo era ainda muito jovem. Mas o esprito pr-activo levou-o a lanar-se no mundo empresarial, e a explorar a rea de alojamento. O facto verificou-se em 1995, na cidade de Luanda e com apenas quatro trabalhadores. Estes, inspirados no esprito de trabalho abnegado do seu lder contriburam ento para que os negcios florescessem, o que resultou na necessidade de contratar mais 10.650 funcionrios, s a nvel de Angola. A rpida evoluo dos negcios de Kito trouxe uma nova autoconfiana ao empresrio e o solo ptrio j se assumia pequeno face envergadura dos seus projectos. Uma situao que naturalmente o levou a explorar novas fronteiras e a procurar novos mercados. E foi esta invaso de fronteiras que o trouxe a terras de Moambique, onde j explora um empreendimento de Rent-a-Car e uma Guest House, onde emprega actualmente mais de 30 trabalhadores. A irmandade entre Moambique e Angola

Kito: o mwangol dos negcios sem fronteiras


Kito segue o mesmo inconformismo e as ilhas Maurcias sero o prximo destino dos seus investimentos. O empresrio conta explorar o sector do turismo na mesma perspectiva dos empreendimentos encetados em Moambique.
24 JANEIro.FEVErEIro.2011

O empreendedor afirma que, tanto em Moambique como em Angola, se sente no bero materno. A forte ligao histrica entre Moambique e Angola deixa alguns traos indisfarveis na forma como Kito dos Santos empreende. O facto de ter empreendimentos tursticos na frica do Sul com um staff inteiramente dominado por moambicanos (14) e angolanos (cinco) denuncia a influncia da irmandade entre os

dois pases, sabiamente aproveitada pelo empresrio. Alis, foram os prprios moambicanos que labutam na KDD Empreendimentos, na frica do Sul, que influenciaram o corao grande do empresrio para que este investisse em Moambique e deste modo possibilitasse emprego aos seus familiares. Na ala familiar, quase todos apanham um susto quando Kito dos Santos afirma ter 26 filhos. Muito poucas vezes, o empreendedor aprofunda a questo e especifica que do referido nmero de filhos, 16 so adoptivos. A infncia difcil pela qual o empresrio passou levou a que decidisse adoptar meninos carenciados, na sua maioria resgatados na rua. Com a referida deciso, Kito dos Santos sente que retribui mo divina, a avaliar o actual sucesso dos seus negcios. O empresrio no deixa de esboar um sorriso franco ao recordar que o actual crescimento dos seus negcios propiciado pela paz que se vive tanto em Moambique como em Angola. O mesmo no consegue descrever a emoo que o facto proporciona ao seu esprito dominado pela cultura de perdo. O clima de paz que se vive em Moambique e Angola, dois pases irmos, constitui uma riqueza enorme, o que ajuda a esquecer facilmente todo o passado dos conflitos, descreve. O empresrio descreve de forma animada a actual Angola: Um pas com nveis de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a rondar os 8.3 por cento, uma cifra elevada no actual cenrio da crise financeira. Por outro lado, Kito emociona-se ao observar o semblante alegre das gentes locais, e espanta-se

com o crescimento a uma velocidade invejvel das infraestruturas. Alis, o ambiente em Angola torna-se um espao insuficiente para a ambio do empresariado local, cujo mrito do seu empreendedorismo em Portugal , cada vez mais, reconhecido. Kito segue o mesmo inconformismo e as ilhas Maurcias sero o prximo destino dos seus investimentos. O empresrio conta explorar o sector do turismo na mesma perspectiva dos empreendimentos encetados em Moambique. O desafio constitui, assim, um complemento de idnticos projectos j implementados em Portugal, na Blgica e na frica do Sul.

comunidade

empresrio Kito Dias dos Santos estabeleceu-se no mercado moambicano atravs da sua empresa KDD Investimentos e abriu desta forma um novo espao, no actual cenrio de exportao de capitais angolanos, os quais em Portugal j ultrapassam a fasquia dos dois mil milhes de euros. O investimento do empresrio (que prefere no falar dos capitais envolvidos) compreende os servios da Guest House, composta por 10 quartos na primeira fase, e espera que o empreendimento venha a conhecer um aumento considervel em termos de alojamento, caso o

mercado assim o exija. Para completar o servio, o empresrio investiu ainda numa Agncia de Viagens e em servios de Rent-a-Car, os quais compreendem mais de 29 automveis ao servio dos clientes, e na sua maioria destinados classe executiva. Os menos atentos colocam sempre de lado a possibilidade do empresrio ter passado por necessidades, ao longo da sua vida. Mas este empreendedor de mo-cheia afirma conhecer muito bem a experincia de sentir a falta do bsico para a sobrevivncia e no sente vergonha em partilhar esse facto com ningum. A dura realidade de viver na

O investimento do empresrio (que prefere no falar dos capitais envolvidos) compreende os servios da Guest House, composta por 10 quartos na primeira fase, e espera que o empreendimento venha a conhecer um aumento considervel em termos de alojamento, caso o mercado assim o exija. Para completar o servio, o empresrio investiu ainda numa Agncia de Viagens e em servios de Rent-a-Car, os quais compreendem mais de 29 automveis ao servio dos clientes, e na sua maioria destinados classe executiva.
JANEIro.FEVErEIro.2011 25

Os angolanos esto a perder os bons costumes


Angola, conta-nos na sua sala de trabalho na Sal & Caldeira. Mas as coisas comearam a correr para o melhor quando, atravs de um familiar que residia em Angola e que trabalhava na Mabor, conseguiu o contacto dos gestores da Mabor Moambique, a conhecida fbrica de pneus que, tal como no nosso pas, est hoje parada e votada ao abandono. Depois de submetida a testes de admisso, foi admitida na empresa como auxiliar administrativa. O director dos Recursos Humanos no ficou muito satisfeito com a minha admisso, por no ser moambicana, e s entrei por interferncia dos administradores. Em Maro de 1982 comea a trabalhar na Mabor. Fui para a secretariageral carimbar cartas e enviar telexes, mas depois passei a secretria do auditor da empresa. Seguiu-se uma transferncia para o secretariado do Conselho de Administrao e acabei por ficar l 23 anos, at ao fecho da empresa. Em 1996 teve um momento alto na sua carreira profissional: foi eleita a melhor secretria de Moambique. Alis, Rosa Dias membro da Associao das Secretrias de Moambique. Tantos anos longe da ptria, como que mata a saudade, perguntmos a esta angolana. Tenho tido contactos com a comunidade residente, que no numerosa. Sou a presidente da mesa da Assembleia Geral da Casa de Angola em Moambique, respondeu-nos Rosa Dias. E como que v Angola 29 anos depois de sair da me-ptria? A resposta de Rosita, como tambm tratada: Depois de 29 anos em Moambique, este pas parte da minha vida. Mas fico feliz com os sucessos de Angola, quer sejam na economia como no desporto. Mas tambm fico triste quando se fala em alta corrupo. E acrescenta: Sinto que se est a perder a moral e os bons costumes, uma coisa que os angolanos tanto preservavam. Quando vejo a TPA noto que estamos a ser colonizados culturalmente pelo Brasil. Estamos a copiar muita coisa dos brasileiros e nem sempre as melhores. Rosa Dias afirma que no est de fora a possibilidade de um dia regressar a Angola, pas que sempre lhe d muita saudade, sobretudo da famlia e dos amigos. Por isso, no quis terminar a conversa sem lembrar a me, a Dona Albertina, os irmos um deles o comandante Atansio Dias, da TAAG e a sua irm afectiva, Titina de Carvalho.
In Mutamba, caderno do Novo Jornal

figura

figura

PeRFil

Uma paixo resultante de amor primeira vista levou-a a trocar Angola por Moambique, j l vo 29 anos. Rosa Dias vive hoje em Maputo, onde trabalha como gestora administrativa do conceituado escritrio de advogados e consultores Sal & Caldeira. H 13 anos, foi eleita a melhor secretria de Moambique.
udo comeou no ltimo dia do ano de 1975, o tal que especial para os angolanos. H 34 anos, numa noite de fim de ano, Rosa Dias conheceu um cidado moambicano, de seu nome Jos Muianga. Este tinha acabado de vencer a primeira So Silvestre do ps-independncia, a tradicional corrida que Luanda acolhe anualmente no dia 31 de Dezembro.
26 JANEIro.FEVErEIro.2011

A partir daquele momento, esta secretria que j foi eleita uma vez a melhor na sua funo em Moambique, iniciaria um romance com Jos Muianga que viria a ser consolidado cinco anos depois com o enlace matrimonial. Mas antes ainda trabalhou no antigo Centro do Livro Brasileiro, uma das melhores livrarias que Angola j teve e que funcionava no mesmo edifcio onde hoje a TAAG tem a sua sede. L, Rosa Dias funcionou na rea adminis-

trativa, mais concretamente na gesto do armazm e nos contactos com os editores portugueses e brasileiros. Mas o amor viria a mudar completamente a sua vida. Conhecia Moambique apenas dos livros escolares. Mudada para Maputo, o casamento mudar-lhe-ia tambm os hbitos. Tive problemas de adaptao devido mudana de costumes alimentares e culturais. Foi difcil arranjar emprego e cheguei mesmo a pensar em regressar a

Fui para a secretariageral carimbar cartas e enviar telexes, mas depois passei a secretria do auditor da empresa. Seguiuse uma transferncia para o secretariado do Conselho de Administrao e acabei por ficar l 23 anos, at ao fecho da empresa. Em 1996 teve um momento alto na sua carreira profissional: foi eleita a melhor secretria de Moambique. Alis, Rosa Dias membro da Associao das Secretrias de Moambique.

ROSA DIAS Secretria


Rosa Flix Dias casada, me de dois filhos, um arquelogo e outro a estudar medicina. Tem como hobbies a msica, a leitura e o cinema. Adora os pratos tpicos angolanos, sobretudo o feijo de leo de palma para um bom mufete. Antes mandava vir a fuba de Angola, para o funje de sbado, mas agora j compra este artigo em Maputo. Mas se a vida tem bons momentos, tambm h aqueles menos felizes. Diz-nos esta angolana que a sua maior dor aconteceu em 2001, quando perdeu uma filha, nascida em Angola, j formada em Veterinria. A.F.

JANEIro.FEVErEIro.2011

27

ASSOMEL esculpe empresria angolana


erca de 35 mulheres angolanas que pretendem lanar-se na rea empresarial beneficiaram de formao nas reas de culinria, decorao para eventos, artesanato e costura. O programa levado a cabo pela Associao da Mulher Empresria de Luanda (ASSOMEL) e pelo Centro de Formao (CENFOR) e visa lanar a mulher angolana no panorama empresarial local, dando particular destaque para a mulher carenciada. As futuras empresrias podero beneficiar de emprstimos de at 20 mil dlares americanos no final do curso de modo a investirem nos seus projectos, segundo assegurou Meuri Silva, empresria na rea de culinria e coordenadora da ASSOMEL. O montante disponibilizado pelo banco Sol de Angola, um dos parceiros do projecto de formao que conta ainda com contribuies provenientes dos empreendimentos das empresrias j firmadas no mercado angolano. O projecto lanado em Junho de 2010 decorre na capital angolana (Luanda) e aps lanar ao mercado as primeiras 35 aspirantes rea empresarial perspectiva trazer mais formaes no sector de empreendedorismo no presente ano. A questo cultural constitui o principal calcanhar de Aquiles para o projecto, na medida em que a mulher lhe barrada a possibilidade de trilhar pela educao, trabalho ou mesmo na rea empresarial. O fenmeno ainda persiste por parte de muitos extractos sociais africanos que reduzem o papel da mulher para a tarefa de apenas cuidar da casa e filhos. Sobre o referido aspecto, Meuri Silva afirma que a ASSOMEL vem desenvolvendo um trabalho de sensibilizao comunitria de modo a mostrar o impacto scio econmico de uma sociedade na qual a mulher tem possibilidade de gerar renda familiar. Nos ltimos tempos, o empresariado feminino angolano vem ganhando um considervel espao no mercado local.

Governo angolano prev crescimento da economia em 7%


Governo angolano, afirmou, continuar a canalizar recursos para o relanamento da agricultura e fomento da agro-indstria e da indstria transformadora. O ministro angolano da Economia, Abrao Gourgel, anunciou, na provncia da Hula, que a previso da acelerao do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) ser de sete por cento para 2011 e 15 por cento para 2012, com maior recuperao dos demais sectores produtivos. Ao discursar na abertura do Primeiro Conselho Consultivo Alargado do Ministrio da Geologia e Minas e Indstria, o governante apontou como premissas para o alcance desta meta a diversificao da economia por meio de uma estratgia virada para o mercado interno, executada na perspectiva de substituio de importaes. Em seu entender, a estratgia de diversificao virada para o mercado interno executada atravs de uma poltica racional de substituio de importaes, tendo em conta a elevada dependncia das importaes no consumo final, no intermedirio e nos investimentos. De acordo com o ministro, a via das
28 JANEIro.FEVErEIro.2011

exportaes, alm de produzir as divisas necessrias para as importaes de bens e servios e para o lanamento da produo interna, cria rendimentos e empregos economia nacional, enquanto se estabelece polticas de fortalecimento empresarial atravs do seu fomento e valorizao da mo-de-obra nacional. O Governo angolano, afirmou, continuar a canalizar recursos para o relanamento da agricultura e fomento da agro-indstria e da indstria transformadora, no intuito de potenciar e consolidar o processo de diversificao da economia nacional. O executivo pretende tambm dignificar o sector da agricultura, onde se emprega 60 porcento da populao angolana, como fonte de rendimento para as famlias de baixa renda, e cuja contribuio para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional apenas de oito porcento, considerados ainda insuficientes. No domnio da agro-indstria, avanou, existem vrios projectos como o Agro-Industrial de Kibala, os j iniciados programas de construo e reablitao de permetro irrigados com grandes investimentos, cujo objectivo elevar os nveis de produo agrcola, pecuria e florestal. Em seu entender, estes projectos

devero facilitar a implementao da estratgia de substituio das importaes, promoo de exportaes, criao de oportunidades para o surgimento de novas indstrias fornecedores de equipamentos, materiais e utenslios agrcolas, bem como industriais. No corrente ano, referiu, o cronograma do Governo prev a promoo industrial e apoio a pequenas e mdias empresas industriais, com actualizao de seus cadastros, arrolamento de empresas competitivas passveis de recuperao e a maximizao e alargamento de infra-estruturas de apoio industrial O arranque do Programa Nacional Alargado de Prospeco Mineira, com desenvolvimento da cartografia geolgica nacional na ptica da diversificao, para tornar possvel o inventrio e o cadastro do potencial de recursos minerais, conhecer as reservas reais do pas e o seu valor econmico, foram tambm apontados. O Executivo perspectiva tambm a criao de novas oportunidades para a indstria extractiva e o fortalecimento de cadeias de suporte para a indstria transformadora, atravs do fortalecimento da cadeia de valores, bem como considerar a possibilidade de explorao de minerais satlites do diamante.

Meuri Silva confessa que para o seu caso concreto inspira-se na empresria Isabel dos Santos que actualmente j soma aces no BCP, na Sonagol, Zon Multimdia e outras empresas. Esta considera a rea de culinria e catering (a que explora) como bastante competitiva num mercado que cresce a olhos vistos mas que ainda relativamente limitado considerando as ambies comuns da classe empresarial. As referidas ambies compreendem uma maior lucratividade impulsionada pelo crescente nmero de eventos que representam potenciais consumidores dos servios de catering. Actualmente, o mercado angolano de negcios respira um orgulho resultante de uma relativa abertura da banca para atender um empresariado que cresce explorando todos os sectores econmicos. Para o caso especfico do empresariado feminino, os servios bancrios disponibilizam uma ateno especial, o que encoraja uma crescente aproximao aos referidos servios por parte das empreendedoras. Segundo uma pesquisa do Banco Mundial (BM), 54 por cento das mulheres empresrias angolanas manifestam interesse em solicitar emprstimo junto ao sector bancrio com a finalidade de aplicar em projectos de investimento micro -financeiro. Para o caso das empresrias que pretendem fazer uma compra de equipamento, as cifras so calculadas em 22 por cento.

economia

A questo cultural constitui o principal calcanhar de Aquiles para o projecto, na medida em que a mulher lhe barrada a possibilidade de trilhar pela educao, trabalho ou mesmo na rea empresarial.

mercado

O apoio da ASSOMEL nos negcios das empresrias representa um peso de 32 por cento na rea de formao enquanto no aconselhamento faz se sentir em 22 por cento. Na rea de Marketing (Criao de Website e Brochuras) os esforos da ASSOMEL representam 4 por cento na viso das empresrias que participaram da pesquisa do BM. Nas reas de Assistncia Tcnica e apoio no acesso ao micro crdito, o esforo da entidade faz-se sentir menos, cifrando-se em 10 e 3 por cento respectivamente.

Finalidade do emprstimo a ser solicitado pelas empresrias


rea Projectos de investimento Compra de mercadoria Formao Fundo de Maneio Compra de equipamento Compra de matria-prima Outras finalidades Percentagem 54 6 1 10 22 4 3

JANEIro.FEVErEIro.2011

29

Futebol Clube de Luanda procura scios


O Futebol Clube de Luanda, agremiao desportiva e instituio de utilidade pblica, a quem tanta gente e em especial os Maisvelhos Andrades tanto deram de si, est numa situao econmicofinanceira muito difcil, colocando em causa a sua continuao. Este clube que em tempos foi o maior de Angola, actualmente apenas disputa o Campeonato de Futebol Provincial de Luanda nas categorias Iniciados e Juvenis. Lutando com tremendas dificuldades para conseguir a sua inscrio na prxima temporada que se inicia em Maro de 2011. Para ultrapassar esta situao, est em curso uma campanha de angariao de novos scios cujo objectivo ser conseguir reunir pelo menos 250 novos scios, no primeiro trimestre de 2011. Assim agradeo que faam circular esta mensagem pelos V/ relacionamentos apelando sua inscrio como scios deste clube cuja Ficha de Inscrio anexamos e poder ser impressa, preenchida e depois devolvida. A quota mensal de AKZ 1.000,00; USD10,50; Eur 8,00. Neste primeiro ano pede-se, um esforo adicional aos novos scios, para que o pagamento seja anual afim de fazer face s desesperantes necessidades financeiras. Ou seja o pagamento a efectuar seria de AKZ 12.000,00; USD 126,00; Eur 96,00; propondo-se que preferencialmente seja realizado por transferncia bancria para a conta Conta n: 30383898/32/001 junto do Banco BIC em Luanda-Angola. Aproveitamos para desejar que 2011 traga muita Prosperidade e Sucessos, pessoais e profissionais aos leitores da Kandando.
Miguel Andrade, Scio do FCL

cultura

Cabo Snoop traz Windeck para Moambique


discoteca Coconuts Live foi o local escolhido pelo artista angolano Cabo Snoop para o primeiro concerto em Moambique Esta a primeira vez que o artista angolano actua na capital moambicana. Num espectculo que teve lotao esgotada, o msico partilhou o palco com alguns artistas convidados, como foi o caso de Miss Zave, Ziqo, VJ, Ace Nails que se juntaram festa do rei do Windeck na discoteca Coconuts Live. Cabo Snoop, disse sentir-se feliz por estar em Moambique e de poder desta forma criar intercmbio com msicos moambicanos. Tmido mas muito atento, Cabo

Snoop revelou alguns projectos para 2011 e contou tambm como se sente com toda a fama que est a viver depois que se juntou aos Power House. O msico angolano, vencedor do prmio de melhor artista africano de lngua portuguesa do canal televisivo sul-africano MTV Base, em 2010, vai ainda em 2011 promover uma edio especial do disco Bluetooth para satisfazer a procura da obra no mercado Os prmios MTV Base tiveram lugar em Lagos, Nigria, no passado dia 11 de Novembro e Cabo Snoop foi quem fez a abertura do evento. Alm de ter ganho o MTV Base, na categoria de expresso portuguesa, o artista concorreu ainda em mais trs categorias.

30

JANEIro.FEVErEIro.2011

JANEIro.FEVErEIro.2011

31

32

JANEIro.FEVErEIro.2011

Anda mungkin juga menyukai