Anda di halaman 1dari 46

ndice

ndice .....................................................................................................................................1 A higiene, a segurana e a sade no trabalho ...................................................................2 Conceito de acidentes de trabalho.....................................................................................4 Sinalizao de segurana...................................................................................................7 Tipos de risco e controlo..................................................................................................13 Electricidade ...............................................................................................................14 Incndio e exploso ....................................................................................................16 Substncias perigosas .................................................................................................17 Rudo............................................................................................................................18 Iluminao ...................................................................................................................19 Ambientes trmicos ....................................................................................................20 Ergonomia .......................................................................................................................22 Segurana do posto de trabalho.......................................................................................25 Segurana de mquinas....................................................................................................28 Proteco colectiva e proteco individual.....................................................................30 Movimentao manual de cargas....................................................................................33 Ambiente .........................................................................................................................34 Bibliografia .....................................................................................................................46

A higiene, a segurana e a sade no trabalho


A higiene, a segurana e a sade esto intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condies de trabalho. So capazes de manter um bom nvel de sade dos colaboradores e trabalhadores de uma organizao/empresa. A higiene do trabalho prope-se combater, dum ponto de vista no mdico, as doenas profissionais: Identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador Eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condies inseguras de trabalho que podem afectar a sade, segurana e bem estar do trabalhador). A segurana do trabalho prope-se combater, tambm dum ponto de vista no mdico, os acidentes de trabalho: Eliminando as condies inseguras do ambiente Educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas As condies de segurana, higiene e sade no Trabalho: Constituem o fundamento material de qualquer programa de preveno de riscos profissionais Contribuem, na empresa, para o aumento da competitividade com diminuio da sinistralidade. Segurana: Estudo, avaliao e controlo dos riscos de operao. Higiene: Identificar e controlar as condies de trabalho que possam prejudicar a sade do trabalhador.

Doena Profissional: Doena em que o trabalho determinante para o seu aparecimento. De acordo com a Organizao Mundial de Sade (OMS), sade o estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doena.

Conceito de acidentes de trabalho


Segundo a Lei N. 100/97, de 3 de Setembro; Todo o acidente que se verifique no local e no tempo de trabalho e que produza, directa ou indirectamente, uma leso corporal, perturbao funcional ou doena, de que resulte reduo da capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.

Extenses deste conceito: Acidentes no trajecto de ida e de regresso para e do local de trabalho, ocorridos no menor percurso; Acidentes na execuo de servios espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito econmico para a entidade empregadora; Acidentes no local de trabalho, quando no exerccio do direito de reunio ou de actividade de representantes dos trabalhadores, nos termos da lei; Acidentes no local de trabalho, quando em frequncia de curso de formao ou, fora do local de trabalho, quando exista autorizao expressa pela empresa; Acidente em actividade de procura de emprego durante o crdito de horas para tal concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessao de contrato de trabalho em curso; Acidentes fora do local ou do tempo de trabalho, quando verificado na execuo de servios determinados ou consentidos pela empresa. Elementos essenciais: O Espacial (local de trabalho); O Temporal (tempo de trabalho); O Causal (causa-efeito entre o evento e a leso);

Estes necessitam de se verificar cumulativamente. Direito reparao: Prestao em Espcie: Natureza Mdica, Cirrgica, Farmacutica, Hospitalar ou quaisquer outras, seja qual for a sua forma; Apenas as necessrias para o restabelecimento do estado de sade e da capacidade de trabalho ou de ganho do sinistrado e sua recuperao para a vida activa. Prestao em Dinheiro: Indemnizao por ITA ou ITP para o trabalho; Penso vitalcia ou capital, em caso de IPA ou IPP; Penses aos familiares e despesas do funeral, em caso de morte do sinistrado.

Consequncias do Acidente - Classificao: Morte Acidentes Mortais; Incapacidade Permanente Acidentes de que resulte para a vtima, com carcter permanente, deficincia fsica ou mental ou diminuio da capacidade de ganho. Incapacidade Temporria Acidentes de que resulte para a vtima incapacidade de, pelo menos um dia completo alm do dia em que ocorreu o acidente. Outros Casos acidentes de que resulte incapacidade para o trabalho por tempo inferior a um dia Acidentes sem Incapacidade Nomenclatura: Outros Casos - SI- Sem Incapacidade

o Acidente que provocou uma incapacidade < de 1 dia. IT - Incapacidade Temporria: o ITA Incapacidade Temporria Absoluta o Acidente que provocou pelo menos 1 dia de baixa, para alm daquele em que ocorreu o acidente. ITP Incapacidade Temporal Parcial o Acidente que provocou uma incapacidade (%), sendo a alta provisria, aps a baixa pelo mdico do seguro. IP - Incapacidade Permanente: o IPP Incapacidade Permanente Parcial o Acidente que provocou uma incapacidade (%) que permanente, aps a alta definitiva dada pelo mdico.

Princpios Gerais de Preveno Os 9 Princpios Gerais de Preveno de acordo com a Directiva 89/391/CE Primeiro: Evitar os riscos; Segundo: Avaliar os riscos que no possam ser evitados; Terceiro: Combater os riscos na origem; Quarto: Adaptar o trabalho ao homem, especialmente no que se refere concepo dos postos de trabalho, bem como escolha dos equipamentos de trabalho e dos mtodos de trabalho e de produo, tendo em vista, nomeadamente, atenuar o trabalho montono e o trabalho cadenciado e reduzir os efeitos destes sobre a sade; Quinto: Ter em conta o estdio de evoluo da tcnica; Sexto: Substituir o que perigoso pelo que isento de perigo ou menos perigoso;

Stimo: Planificar a preveno com um sistema coerente que integre a tcnica, a organizao do trabalho, as condies de trabalho, as relaes sociais e a influncia dos factores ambientais no trabalho; Oitavo: Dar prioridade s medidas de preveno colectiva em relao s medidas de proteco individual; Nono: Dar instrues adequadas aos trabalhadores.

Sinalizao de segurana
No interior e exterior das instalaes da Empresa, devem existir formas de aviso e informao rpida, que possam auxiliar os elementos da Empresa a actuar em conformidade com os procedimentos de segurana. Com este objectivo, existe um conjunto de smbolos e sinais especificamente criados para garantir a fcil compreenso dos riscos ou dos procedimentos a cumprir nas diversas situaes laborais que podem ocorrer no interior de uma Empresa ou em lugares pblicos. Em seguida do-se alguns exemplos do tipo de sinalizao existente e a ser aplicada nas Empresas.

Sinais de Perigo Indicam situaes de risco potencial de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc.. Tm forma triangular, o contorno e pictograma a preto e o fundo amarelo.

Atmosfera Explosiva

Baixa Temperatura

Cargas Suspensas

Forte Campo Magntico

Obstculos/ Locais Perigosos

Electrocusso

Perigos Vrios

Queda com Desnvel

Radiaes no Ionizantes

Raios Laser

Riscos Biolgicos

Substncias Comburentes

Substncias Corrosivas

Substncias Explosivas

Substncias Inflamveis ou Alta Temperatura

Substncias Nocivas ou Irritantes

Substncias Radioctivas

Substncias Txicas

Tropeamento

Veculos de Movimentao de Cargas

Sinais de Proibio Indicam comportamentos proibidos de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc.. Tm forma circular, o contorno vermelho, pictograma a preto e o fundo branco.

gua No Potvel

No Tocar

Passagem Proibida a Pees

Passagem Proibida a Veculos de Movimento de Cargas

Proibio de Apagar com gua

Proibio de Fumar

Proibida a Entrada a Pessoas No Autorizadas

Sinais de Obrigao Indicam comportamentos obrigatrios de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc.. Tm forma circular, fundo azul e pictograma a branco

Obrigaes Vrias

Passagem Obrigatria para Proteco Individual Proteco Obrigatria da Pees Obrigatria contra Quedas Cabea

Proteco Obrigatria das Proteco Obrigatria das Mos Vias Respiratrias

Proteco Obrigatria do Corpo

Proteco Obrigatria do Rosto

Proteco Obrigatria dos Proteco Obrigatria dos Proteco Obrigatria dos Olhos Ouvidos Ps

Sinais de Emergncia Fornecem informaes de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos e equipamentos, etc.. Tm forma rectangular, fundo verde e pictograma a branco.

Via/ Sada de Emergncia

Via/ Sada de Emergncia

Via/ Sada de Emergncia

Via/ Sada de Emergncia

Via/ Sada de Emergncia

Direco a Seguir

Direco a Seguir

Direco a Seguir

Direco a Seguir

Duche de Segurana

Lavagem dos Olhos

Maca

Primeiros Socorros

Telefone para Salvamento e Primeiros Socorros

Incndio

Direco a Seguir

Direco a Seguir

Direco a Seguir

Direco a Seguir

Agulheta de Incndio

Escada

Extintor

Telefone para Luta contra Incndios

Rotulagem

Amianto

Comburente (O)

Corrosivo (C)

Explosivo (E)

Facilmente Inflamvel (F) Extremamente Inflamvel (F+)

Nocivo (Xn) Irritante (Xi)

Perigoso para o Ambiente (N)

Txico (T) Muito txico (T+)

Tipos de risco e controlo


H vrios factores de risco que afectam o trabalhador no desenvolvimento das suas tarefas dirias. Alguns destes riscos atingem grupos especficos de profissionais, como o caso, dos mergulhadores, que trabalham submetidos a altas presses e a baixas temperaturas. Por esse facto, so obrigados a usar roupas especiais, para conservar a temperatura do corpo, e passam por cabines de compresso e descompresso, cada vez que mergulham ou sobem superfcie.

Outros factores de risco no escolhem profisso: agridem trabalhadores de diferentes reas e nveis ocupacionais, de maneira subtil, praticamente imperceptvel. Esses ltimos so os mais perigosos, porque so os mais ignorados. Os principais tipos de risco ambiental que afectam os trabalhadores de um modo geral, esto separados em: Riscos fsicos Riscos qumicos Riscos Biolgicos Riscos Ergonmicos Riscos fsicos Todos ns, ao desenvolvermos o nosso trabalho, gastamos uma certa quantidade de energia para produzir um determinado resultado. Em geral, quando dispomos de boas as condies fsicas do ambiente, como, por exemplo, o nvel de rudo e a temperatura so aceitveis, produzimos mais com menor esforo. Mas, quando essas condies fogem muito aos nossos limites de tolerncia, atinge-se facilmente o incmodo e a irritao determinando muitas vezes o aparecimento de cansao, a queda de produo, falta de motivao e desconcentrao.

Electricidade A electricidade a fonte de energia mais utilizada na actividade profissional; contudo, apresenta riscos muito srios, que necessrio conhecer e prever. A electrizao designa todos os tipos de acidentes elctricos resultantes do contacto com a corrente elctrica. Designa-se por electrocusso o acidente com electricidade que seja mortal. O contacto com a electricidade pode ser directo, aquele que se produz com as partes activas da instalao, ou indirecto, se feito por massas metlicas.

Podem evitar-se os contactos directos afastando os cabos e ligaes das zonas de passagem e de trabalho, colocando protectores e cobrindo as partes em tenso com material isolador. As tenses inferiores a 25 volts evitam por norma contactos directos. Os contactos indirectos podem ser prevenidos efectuando a ligao terra, por fios terra e por um disjuntor diferencial (aparelho de grande preciso que corta a corrente quase instantaneamente assim que produzida uma corrente elctrica defeituosa. A passagem de corrente elctrica pelo corpo humano pode produzir queimaduras graves Morte por asfixia Queimaduras graves Paragem cardaca

Medidas de preveno do risco elctrico: No devemos realizar trabalhos de electricidade se no estivermos devidamente certificados ( isto , se no possuirmos habilitaes para tal); Devemos manter sempre uma distncia de segurana aos fios elctricos; Devemos usar sempre equipamentos e meios de proteco individual certificados; Nos locais molhados ou metlicos devemos usar sempre aparelhos elctricos portteis de tenso inferior ou igual a 24 volts e protegidos durante a sua utilizao por disjuntores diferenciais; Os cabos de alimentao devem ter isolamento e estar em bom estado de conservao; As ligaes devem ser feitas com materiais conectores normalizados; Devem ser monitorizadas, periodicamente, as ligaes e comprovar-se que as proteces se encontram em boas condies de funcionamento; Os aparelhos elctricos devem ser desligados depois de utilizados ou quando se faz uma pausa;

Nunca se deve puxar pelo cabo de alimentao para se desligar as ferramentas elctricas; As mquinas elctricas devem ser desligadas da corrente elctrica para serem limpas, reguladas ou mantidas; A reviso peridica dos disjuntores diferenciais deve ser realizada por pessoal responsvel.

Incndio e exploso Os incndios e as exploses so acidentes que causam danos irreparveis. Os incndios s ocorrem se estiverem criadas algumas condies. Existncia de um combustvel qualquer substncia que seja capaz de arder (pode ser slida, lquida ou gasosa); Existncia de um comburente por norma, o ar, que contm cerca de 21% de oxignio; Existncia de energia os focos de energia mais comuns so os cigarros, as fascas, a electricidade esttica, sol, etc. Existem algumas normas de preveno de incndio, nomeadamente: Armazenar os produtos inflamveis em locais adequados (isolados e afastados das zonas de trabalho); Utilizar recipientes fechados hermeticamente, no armazenamento, transporte e depsito de resduos; Proibio de fumar e de utilizar utenslios susceptveis de gerar chamas ou fascas; No misturar substncias qumicas cuja reaco se desconhea.

Meios de extino dos incndios MEDIDAS DE PRIMEIRA INTERVENO: Bocas de incndios Extintores

MEDIDAS DE SEGUNDA INTERVENO: Ex: bombeiros

A proteco contra incndio reside no conjunto de medidas tendentes a minimizar as consequncias de um incndio. Est normalmente associada a um bom sistema de deteco, extino e alarme. A existncia de extintores (equipamentos que contm uma substncia extintora que projectada sobre o fogo) constitui uma medida de proteco obrigatria por lei.

Substncias perigosas Em alguns locais de trabalho existem substncias qumicas perigosas, nomeadamente hospitais, laboratrios, industrias, entre outras. A sua perigosidade est relacionada com a possibilidade de provocarem incndios e serem nocivos para a sade do indivduo. Para alm das regras colectivas anteriormente referidas (contra incndio e exploso), existem algumas regras de preveno individual, como sejam: Uso de mscara e luvas; Conhecimento das regras e smbolos de segurana; Ler sempre os rtulos; Verificar o prazo de validade; Saber como actuar em caso de acidente.

Rudo Rudo define-se como som indesejado e incmodo. A unidade de medida do rudo o decibel (dB) e medido por um aparelho designado de sonmetro. Quando um de ns se encontra num ambiente de trabalho e no consegue ouvir perfeitamente a fala das pessoas no mesmo recinto, isso uma primeira indicao de que o local demasiado ruidoso. Os especialistas no assunto definem o rudo como todo som que causa sensao desagradvel ao homem. As perdas de audio so derivadas da frequncia e intensidade do rudo. A fadiga evidencia-se por uma menor acuidade auditiva. As ondas sonoras transmitem-se tanto pelo ar como por materiais slidos. Quanto maior for a densidade do meio condutor, menor ser a velocidade de propagao do rudo. O rudo pois um agente fsico que pode afectar de modo significativo a qualidade de vida. Para 8 horas dirias de trabalho, o limite mximo de rudo estabelecido de 85 decibis. O rudo emitido por uma britadeira equivalente a 100 decibis. O limite mximo de exposio contnua do trabalhador a esse rudo, sem proteco auditiva, de 1 hora. Sem medidas de controlo ou proteco, o excesso de intensidade do rudo, acaba por afectar o crebro e o sistema nervoso. Em condies de exposio prolongada ao rudo por parte do aparelho auditivo, os efeitos podem resultar na surdez profissional cuja cura impossvel, deixando o trabalhador com dificuldades para se relacionar com os colegas e famlia, assim como dificuldades acrescidas em se aperceber da movimentao de veculos ou mquinas, agravando as suas condies de risco por acidente fsico. Podemos utilizar algumas regras de segurana:

Usar protectores auditivos; Fazer reviso das mquinas e equipamentos, para reajustar apertos dos seus componentes, Tapar as partes ruidosas das mquinas.

Iluminao A iluminao uma das condies importantes nos locais de trabalho para um bom rendimento. Na maior parte do desempenho da actividade profissional utiliza-se a iluminao artificial. No deve ser nem de grande nem de pequena intensidade. Uma iluminao adequada tem de ter em ateno: A limitao do encadeamento; A distribuio convenientes das lmpadas; A harmonia da cor da luz com as cores predominantes do local.

Existem dois tipos de Lmpadas: As incandescentes (as comuns, reflectoras de halogneo) As fluorescentes (por descarga gasosa) Preveno de riscos A rede de iluminao nos locais de trabalho deve ser planeada (adequada as tarefas da actividade profissional); Devem-se limpar as lmpadas; Devem-se utilizar proteces, difusores ou outros dispositivos que permitam regular a luz e impeam de ver o foco luminoso; Os locais de trabalho devem ser ventilados. Devido aos contrastes, deve tambm ter-se em ateno a adequao do mobilirio s cores das paredes. Por exemplo, devem-se evitar paredes brancas brilhantes em soalhos escuros ou tampos de mesa reflectores.

conveniente utilizar materiais com acabamentos e pinturas baas e evitar objectos muito polidos ou brilhantes.

Ambientes trmicos A temperatura um ponto que deve merecer o maior cuidado, quando se procuram criar as condies ambientais adequadas para o trabalho. H temperaturas que nos do uma sensao de conforto, enquanto outras tornam-se desagradveis e at prejudiciais sade. Se a temperatura do local de trabalho se agrava para um dos extremos frio ou calor o corpo humano reage de forma desfavorvel ou at perigosa. Temperaturas muitos altas

NOCIVIDADE

MEDIDAS DE PROTECO

Aumento de sudao (suor)

Vesturio adequado

Desequilbrio mineral e hdrico

Alimentao que compense a perda de gua e sal

Cibras musculares

Eliminar fontes de calor intil

Diminuio da produtividade

Diminuir as horas de trabalho

Aumento da temperatura corporal

Aumentar as pausas

Temperaturas muitos baixas

NOCIVIDADE

MEDIDAS DE PROTECO

Reduz a capacidade motora

Vesturio adequado

Diminui a sensibilidade tctil

Aquecimento em intervalos regulares

Torna os movimentos mais lentos

Alimentao rica em calorias e gorduras

Como controlar o ambiente trmico

Ambientes quentes Utilizao de ventilao geral e climatizao. Limitao do tempo de exposio. Utilizao de equipamento de proteco individual. Ambientes frios Fornecer calor s reas frias. Limitar do tempo de exposio. Utilizao de equipamentos de proteco individual.

Ergonomia
Ergonomia a cincia adapta os equipamentos/mquinas s caractersticas fsicas e psicolgicas dos trabalhadores.

Esta permite: Aumentar a eficcia do trabalho; Prevenir a fadiga; Diminuir o nmero de acidentes de trabalho; Diminuir a incidncia de doenas profissionais.

Gestos e posturas

O mobilirio tem de estar adaptado ao trabalhador e tarefa que desenvolve no mbito da sua actividade profissional (seja de p, seja sentado).

A postura tem de ser cuidada, pois pode provocar: Fadiga, dores lombares e cibras; Problemas permanentes na coluna.

Estes problemas podem ser evitados com: Assentos mais adequados a cada tipo de funo; Dimenses do assento adequadas ao utilizador, permitindo variaes de postura; Assento e mesa, num conjunto integrado.

No trabalho de p o trabalhador deve (se possvel): Sentar-se durante as interrupes de trabalho; Nos maiores intervalos, colocar as pernas numa posio elevada; Executar o trabalho sentado sempre que possvel.

A melhor arma, como sempre, a preveno, o que pode ser conseguido a partir de: Rotao do Pessoal Intervalos mais frequentes Exerccios compensatrios frequentes para trabalhos repetitivos

Exames mdicos peridicos Evitar esforos superiores a 25 kg para homens e 12 kg para mulheres Postura correcta sentado, em p, ou carregando e levantando pesos

Esforo esttico Uma cadeira deve fornecer vrios pontos de apoio no corpo humano. Altura do assento regulvel.

A cadeira deve ter 5 apoios no cho. Deve ter apoio para os ps sempre que necessrio,

Rampas e Escadas Para rampas a inclinao deve ser entre 0 e 20 . Para escadas a inclinao deve ser entre 20 e 50. Altura mnima do degrau entre 13 e 20 Cm. Largura mnima do degrau de 51 Cm.

Portas e Tectos Altura mnima de uma porta de 200 Cm. Altura mnima de um tecto de 200 Cm. Corredor com passagem para 3 pessoas deve ter largura mnima de 152 Cm.

Segurana do posto de trabalho


Significado e importncia da preveno A Preveno certamente o melhor processo de reduzir ou eliminar as possibilidades de ocorrerem problemas de segurana com o Trabalhador. A preveno consiste na adopo de um conjunto de medidas de proteco, na previso de que a segurana fsica do operador possa ser colocada em risco durante a realizao do seu trabalho. Nestes termos, pode-se acrescentar que as medidas a tomar no domnio da higiene industrial no diferem das usadas na preveno dos acidentes de trabalho. Como princpios de preveno na rea da Higiene e Segurana industrial , poderemos apresentar os seguintes : 1. Tal como se verifica no domnio da segurana, a preveno mais eficaz em matria de higiene industrial exerce-se, tambm, no momento da concepo do edifcio, das instalaes e dos processos de trabalho, pois todo o melhoramento ou alterao posterior j no ter a eficcia desejada para proteger a sade dos trabalhadores e ser certamente muito mais dispendiosa.

2. As operaes perigosas (as que originam a poluio do meio ambiente ou causam rudo ou vibraes) e as substncias nocivas, susceptveis de contaminar a atmosfera do local de trabalho, devem ser substitudas por operaes e substncias inofensivas ou menos nocivas. 3. Quando se torna impossvel instalar um equipamento de segurana colectivo, necessrio recorrer a medidas complementares de organizao do trabalho, que, em certos casos, podem comportar a reduo dos tempos de exposio ao risco. 4. Quando as medidas tcnicas colectivas e as medidas administrativas no so suficientes para reduzir a exposio a um nvel aceitvel, dever fornecerse aos trabalhadores um equipamento de proteco individual (EPI) apropriado. 5. Salvo casos excepcionais ou especficos de trabalho, no deve considerarse o equipamento de proteco individual como o mtodo de segurana fundamental, no s por razes fisiolgicas mas tambm por princpio, porque o trabalhador pode, por diversas razes, deixar de utilizar o seu equipamento. Um qualquer posto de trabalho representa o ponto onde se juntam os diversos meios de produo (Homem, Mquina, Energia , Matria-prima , etc) que iro dar origem a uma operao de transformao , da resultando um produto ou um servio . Para a devida avaliao das condies de segurana de um Posto de Trabalho necessrio considerar um conjunto de factores de produo e ambientais em que se insere esse mesmo posto de trabalho. Para que a actividade de um operador decorra com o mnimo de risco, tm que se criar diferentes condies passivas ou activas de preveno da sua segurana. Com a reduo dos acidentes podero ser eliminados problemas que afectam o homem e a produo. Para que isso acontea, necessrio que tanto os empresrios (que tm por obrigao fornecer um local de trabalho com boas condies de segurana e higiene, maquinaria segura e equipamentos adequados) como os trabalhadores (aos quais cabe a responsabilidade de desempenhar o seu dever

com menor perigo possvel para si e para os companheiros) estejam comprometidos com uma mentalidade de Preveno de Acidentes O efeito domin e os acidentes de trabalho H muito tempo, que especialistas se vm a dedicar ao estudo dos acidentes e de suas causas e um dos factos j comprovados que, quando um acidente acontece, vrios factores entraram em aco anteriormente por forma a permitir o acidente. Um acidente laboral, pode muitas vezes ser comparado com o que acontece quando enfileiramos pedras de um domin e depois damos um empurrozinho numa uma delas. Em resultado, as pedras acabam por se derrubarem umas s outras , at que a ultima pedra caia por terra. Podemos imaginar que algo semelhante acontece quando um acidente ocorre, considerando que se podem conjugar r cinco factores que se complementam da seguinte forma: Ambiente social Causa pessoal Causa mecnica Acidente Leso

Ambiente Social do trabalhador relaciona-se com dois factores principais a saber: Hereditariedade e Influencia Social. As caractersticas fsicas e psicolgicas do individuo so determinadas pela hereditariedade transmitida

pelos Pais. Por outro lado o comportamento de cada um muitas vezes influenciado pelo ambiente social em que cada um vive. A causa pessoal est relacionada com o conjunto de conhecimentos e habilidades que cada um possui para desempenhar uma tarefa num dado momento. A probabilidade de envolvimento em acidentes aumenta quando as condies psicolgicas no so as melhores (depresso), ou quando no existe preparao e treino suficiente.

A causa mecnica diz respeito s falhas materiais existentes no ambiente de trabalho. Quando o equipamento no apresenta proteco para o trabalhador, quando a iluminao do ambiente de trabalho deficiente ou quando no h boa manuteno do equipamento, os riscos de acidente aumentam consideravelmente. Quando um ou mais dos factores anteriores se manifestam, ocorre o acidente que pode provocar ou no leso no trabalhador.

Segurana de mquinas
Muitos processos produtivos dependem da utilizao de mquinas, pelo que importante a existncia e o cumprimento dos requisitos de segurana em mquinas industriais ou a sua implementao no terreno de modo a garantir a maior segurana aos operadores. Mquina: Todo o equipamento, (inclusive acessrios e equipamentos de segurana), com movimento, (engrenagens), e com fonte de energia que no a humana.

Os Requisitos de segurana de uma mquina podem ser identificados , nomeadamente o que diz respeito ao seu accionamento a partir de Comandos: Devem estar visveis e acessveis a partir do posto de trabalho Normal Devem estar devidamente identificados em portugus ou ento por smbolos O COMANDO DE ARRANQUE: a mquina s entra em funcionamento quando se acciona este comando, no devendo arrancar sozinho quando volta a corrente O COMANDO DE PARAGEM: deve sempre sobrepor-se ao comando de arranque STOP DE EMERGNCIA: corta a energia, pode ter um aspecto de barra boto ou cabo. Dispositivos de Proteco Protectores Fixos: os mais vulgarmente utilizados so as guardas. So estruturas metlicas aparafusadas estrutura da mquina e devem impedir o acesso aos rgos de transmisso. O acesso s para aces de manuteno. Protectores Mveis: neste caso as guardas so fixadas estrutura por dobradias ou calhas o que as torna amovveis. A abertura da proteco deve levar paragem automtica do movimento perigoso, (pode-se recorrer a um sistema de encravamento elctrico). Comando Bi-Manual: para uma determinada operao, em vez de uma s betoneira existem duas que devem ser pressionadas em simultneo. Isto obriga a que o trabalhador mantenha as duas mos ocupadas evitando cortes e esmagamentos (Guilhotinas , Prensas)~ Barreiras pticas: Dispositivo constitudo por duas colunas, uma emissora e a outra receptora, entre elas existe uma cortina de raios infra-vermelhos. Quando algum ou algum objecto atravessa esta

cortina surge uma interrupo de sinalo que leva paragem de movimentos mecnicos perigosos. Distncias de Segurana: Define-se distncia de segurana, a distncia necessria que impea que os membros superiores alcancem zonas perigosas do equipamento.

Reduo dos riscos de acidente Como j vimos, os acidentes so evitados com a aplicao de medidas especficas de segurana, seleccionadas de forma a estabelecer maior eficcia na preveno da segurana. As prioridades so: Eliminao do risco: significa torn-lo definitivamente inexistente. (exemplo: uma escada com piso escorregadio apresenta um srio risco de acidente. Esse risco poder ser eliminado com um piso antiderrapante) Neutralizao do risco: o risco existe, mas est controlado. Esta opo utilizada na impossibilidade temporria ou definitiva da eliminao de um risco. (exemplo: as partes mveis de uma mquina como polias, engrenagens, correias etc. - devem ser neutralizadas com anteparos de proteco, uma vez que essas peas das mquinas no podem ser simplesmente eliminadas. Sinalizao do risco: a medida que deve ser tomada quando no for possvel eliminar ou isolar o risco. (exemplo mquinas em manuteno devem ser sinalizadas com placas de advertncia; locais onde proibido fumar devem ser devidamente sinalizados.

Proteco colectiva e proteco individual

As medidas de proteco colectiva, atravs dos equipamentos de proteco colectiva (EPC), devem ter prioridade, conforme determina a legislao. uma vez que beneficiam todos os trabalhadores, indistintamente Os EPCs devem ser mantidos nas condies que os especialistas em segurana estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer deficincia. Vejamos alguns exemplos de aplicao de EPCs: sistema de exausto que elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes do local de trabalho; enclausuramento de mquina ruidosa para livrar o ambientendo rudo excessivo; comando bimanual, que mantm as mos ocupadas, fora da zona de perigo, durante o ciclo de uma mquina; cabo de segurana para conter equipamentos suspensos sujeitos a esforos, caso venham a se desprender. Quando no for possvel adoptar medidas de segurana de ordem geral, para garantir a proteco contra os riscos de acidentes e doenas profissionais, devem-se utilizar os equipamentos de proteco individual, conhecidos pela sigla EPI. So considerados equipamentos de proteco individual todos os dispositivos de uso pessoal destinados a proteger a integridade fsica e a sade do trabalhador Os EPIs no evitam os acidentes, como acontece de forma eficaz com a proteco colectiva. Apenas diminuem ou evitam leses que podem decorrer de acidentes. Existem EPIs para proteco de praticamente todas as partes do corpo. Veja alguns exemplos: Cabea e crnio: capacete de segurana contra impactos, perfuraes, aco dos agentes meteorolgicos etc.

Olhos: culos contra impactos, que evita a cegueira total ou parcial e a conjuntivite. utilizado em trabalhos onde existe o risco de impacto de estilhaos e limalhas.

Vias respiratrias: protector respiratrio, que previne problemas pulmonares e das vias respiratrias, e deve ser utilizado em ambientes com poeiras, gases, vapores ou fumos nocivos.

Face: mscara de solda, que protege contra impacto de partculas, respingos de produtos qumicos, radiao (infravermelha e ultravioleta) e ofuscamento.

Ouvidos: Auriculares, que previne a surdez, o cansao, a irritao e outros problemas psicolgicos. Deve ser usada sempre que o ambiente apresentar nveis de rudo superiores aos aceitveis, de acordo com a norma regulamentadora. Mos e braos: luvas, que evitam problemas de pele, choque elctrico, queimaduras, cortes e raspes e devem ser usadas em trabalhos com solda elctrica, produtos qumicos, materiais cortantes, speros, pesados e quentes. Pernas e ps: botas de borracha, que proporcionam isolamento contra electricidade e humidade. Devem ser utilizadas em ambientes hmidos e em trabalhos que exigem contacto com produtos qumicos. Tronco: aventais de couro, que protegem de impactos, gotas de produtos qumicos, choque elctrico, queimaduras e cortes. Devem ser usados em trabalhos de soldagem elctrica, oxiacetilnica, corte a quente A lei determina que os EPIs sejam aprovados pelo Ministrio do Trabalho, mediante certificados de aprovao (CA). As empresas devem fornecer os EPIs gratuitamente aos trabalhadores que deles necessitarem. A lei estabelece tambm que obrigao dos empregados usar os equipamentos de proteco individual onde houver risco, assim como os demais meios destinados a sua segurana.

Movimentao manual de cargas


A movimentao manual de cargas na actividade laboral um factor de grande risco, da que tenha de ser prevenida. O Decreto-Lei n 330/93 de 25 de Setembro, contempla uma srie de artigos que definem normas de preveno, nomeadamente de doenas profissionais que afectam particularmente a regio dorso-lombar. Para alm das doenas profissionais relacionadas com a regio dorso-lombar, podem ainda resultar dores nas costas e musculares e varizes nas pernas. Sempre que manuseamos cargas na nossa actividade profissional, devemos: Apoiar firmemente as pernas; Manter uma distncia entre os ps de cerca de 50 cm; Dobrar as ancas e os joelhos para pegar na carga; Pegar na carga com as duas mos, mantendo-a o mais prximo possvel do corpo; Levantar a carga gradualmente; Manter as costas direitas e cabea levantada; Evitar, quando manejar cargas, dar risadas, espirrar ou tossir; Evitar movimentos de toro em torno do eixo vertical do corpo.

Ambiente
Consumo sustentvel Ao longo do sculo XX a populao mundial passou de 2 para 6 milhes de pessoas! Daqui por 50 anos, de acordo com as estimativas seremos 9 milhes de pessoas que necessitam de alimentos e gua, fora: As necessidades bsicas: stios para viver (habitao, trabalho e lazer); Transportes cada vez mais rpidos para se deslocarem; Novas fbricas, reas comerciais e campos agrcolas. Para satisfao das necessidades e desejos desta crescente populao ser necessrio produzir mais, para dar resposta a um consumo cada vez maior. A produo crescente de bens e servios, a sua utilizao e os resduos que originam so as actividades que mais desequilibram o nosso planeta. Para esse desequilbrio contribuiu o consumo pouco sustentvel de grande parte dos recursos naturais. Alguns dos recursos de que o Homem dispe no so renovveis ou, pelo menos, no se renovam com a rapidez necessria, para alm de que estas actividades constituem um importante meio de degradao do ambiente. Temos vindo a modificar profundamente a natureza e a comprometer seriamente os recursos naturais, utilizando padres de produo e de distribuio que asseguram o estilo de vida consumista dos pases desenvolvidos, mas que descuram a preservao do Meio Ambiente. Os preos, as marcas, as presses sociais, pesam mais nas decises de compra do que a sustentabilidade.

Compramos a mais, deitamos fora o que ainda podia ser usado, deixamos estragar alimentos porque no soubemos gerir, deterioramos a qualidade do ambiente.

Recursos Naturais
No Renovveis Carvo Gs natural Petrleo Renovveis gua Sol Vento Ondas e Mars Recursos Naturais Renovao Lenta Biomassa Solo e subsolo Fauna e Flora Consumir sem destruir A modificao dos padres de consumo e comportamento pro-ambientais um dos maiores desafios para a sociedade do sc. XXI As alteraes de consumo so urgentes

Reciclagem

Enquanto consumidor pode contribuir diariamente com pequenos gestos: Reduza Escolha produtos eficientes que utilizem menos recursos e menos energia, produzindo menos resduos. Reutilize Opte por produtos reciclados ou reutilizveis. Recicle Participe activamente na recolha selectiva de resduos organizada pelos municpios. Atravs das nossas opes de consumo, influenciamos o mercado! A compra de um produto um voto para o fabricante, por isso exija produtos com: Elevada eficincia; Maior durao dos materiais; Maior prazo de garantia; Possibilidade de reparao. Implemente os seguintes conselhos: Feche a torneira enquanto ensaboa ou lava os dentes; Use autoclismos com sistemas de dupla recarga ou com interrupo voluntria de caudal (funo stop); Tome duche em vez de banho de imerso; Prefira electrodomsticos de elevada eficincia (classe A ou B nas etiquetas energticas); Use a carga mxima das mquinas de lavar roupa e lavar loia; Prefira as embalagens simples, familiares e recuse produtos com excesso de embalagens; Use Lmpadas fluorescentes compactas e desligue-as quando no esto a ser utilizadas;

Desligue a televiso quando no est a ser usada; Escolha tecnologia simples, funcional e desligue-a quando no for utilizada; Isole as portas e janelas j que modera a energia, o frio e o uso de sistemas de aquecimento/ arrefecimento; Use menos o automvel e mais os transportes pblicos; Reutilizar bens de consumo: Usar e voltar a usar at por fim se gastar Por detrs de cada produto h um pedao de natureza Se o deitarmos fora perde-se. preciso: Reparar Dar novo uso Oferecer a quem precisa Os objectos tm quase sempre a possibilidade de uma utilizao mltipla, ou de serem utilizados em diferentes contextos. uma questo de criatividade

Separar para melhor reciclar A reciclagem a transformao dos resduos das embalagens e dos materiais j usados papel, carto, vidro, plsticos e metais em novos produtos ou embalagens. Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada Os jornais j so, em grande parte, produzidos a partir de papel reciclado Muitas garrafas de vidro so recicladas A reciclagem de produtos em fim de vida permite:

Diminuir a quantidade de resduos e poluio;

Tratar de modo adequado os resduos mais perigosos; Evitar a extraco de mais recursos da natureza; Utilizar menos energia; Preservar o ambiente A reciclagem um processo que depende do envolvimento de todos os consumidores e s funciona se houver por parte destes o cuidado em separar correctamente as embalagens e os desperdcios em casa e coloc-los no respectivo ecoponto ou ecocentro. Dados Nos pases desenvolvidos, cada pessoa produz em mdia 1Kg de lixo/dia. Na Europa todos os anos so produzidos 2 000 milhes de toneladas de lixo dos quais 40 milhes de toneladas so lixo perigoso. A recolha selectiva na Europa j permite reciclar: 18% de embalagens de plstico; 50 % de embalagem de ao; 60% das embalagens de vidro; 40 % das embalagens de alumnio; 60 % das embalagens de papel. Ciclo de reciclagem A reciclagem um ciclo interminvel que: prolonga a vida dos materiais; poupa os recursos e ajuda o nosso planeta. O tempo para a decomposio de materiais: Plsticos 4500 anos

Alumnio 500 anos

Metais 450 anos Ao 100 anos Papel 6 meses. O consumo das TIC (Tecnologias de Informao e Comunicao) Ajudam? Economia de recursos e de energia vrias funes num s aparelho. Telemvel O telemvel pode dispor de : agenda, atendedor de chamadas, relgio, despertador, mquina fotogrfica, ligao internet e consulta de email. Podendo evitar a aquisio separada destes aparelhos. A TV por cabo Permite alugar filmes, podendo dispensar os suportes como CD, as embalagens e as deslocaes para comprar ou alugar Suportes digitais Livros electrnicos, discos rgidos, mp4, permitem usar menos papel e exigem menos espaos. Mas as TIC podem ser prejudiciais? As novas tecnologias evoluem e rapidamente os modelos desactualizam e surgem no mercado outros mais eficientes. Os computadores, por exemplo, duplicam a sua capacidade permanentemente. O que a reciclagem? Conjunto de processos que permitem aproveitar materiais usados sem utilidade resduos - para fabricar produtos completamente novos. Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma Lavoisier (17431794)

Principais tipos de resduos urbanos Vidro Papeis e carto Metais Matrias orgnicas Matrias plsticas Diversos

Equipamentos de Recolha de Resduos Urbanos Ecopontos

Contentor verde vidro Contentor amarelo embalagens vazias de plstico e metal Contentor azul papel e carto Contentor vermelho pilhas usadas Ecocentros Parques vedados, com contentores maiores para recolha separativa de resduos em maior quantidade ou de maiores dimenses

Sistema de recolha porta-a-porta Sistema de separao voluntria no interior das habitaes particulares. E depois dos resduos separados? So recolhidos por viaturas prprias e conduzidos at s estaes de triagem, onde so despejados em passadeiras rolantes e vrias pessoas de forma manual, vo fazendo uma separao mais cuidadosa. No fim de correctamente separados vo entrar nos diferentes processos de reciclagem. Benefcios da reciclagem poupana de recursos naturais e energticos, pois poupa-se na matria-prima; Diminuio da poluio do solo, da gua e tambm do ar, pois os resduos no so depositados no meio natural, mas sim reaproveitados; Reduo da quantidade de resduos nos aterros sanitrios; Melhoria da qualidade de vida; Criao de novos postos de trabalho. Seja um adepto da poltica 4Rs Recuperar Resduos que no tm forma de serem valorizados pela reciclagem so recuperados e transformados em energia elctrica. Reciclar Transformar os materiais inteis em novos produtos ou matrias-primas.

Reutilizao Reutilizar objectos do quotidiano e no os acumular (imaginao).

Reduo Reduzir os resduos produzidos. Saiba o que fazer: Evite comprar produtos que no necessita. No deite as pilhas usadas no lixo, existem locais prprios onde as pode depositar (ecopontos pilho). As embalagens devem ser limpas, escorridas e espalmadas antes de as depositar nos sitios apropriados. Saiba que: o papel de jornal incorpora em muitos casos 70% de fibras recicladas qualidade Por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 15 a 20 rvores de mdio porte 84% do lixo domstico pode ser reciclado No herdamos a Terra dos nossos Pas, mas pedimo-la emprestada aos nossos filhos.

Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada sem perda de

Energias renovveis
Energia no renovvel efeito de estufa A energia que utilizamos tem sido obtida sobretudo a partir de combustveis fsseis, como gs natural, petrleo e carvo.

Energias renovveis Falar de energias renovveis falar de energias disponveis, mais limpas, como o: Sol (solar) Vento (elica) Oceanos (ondas) Biomassa (floresta) Estas energias so uma resposta alternativa actual dependncia das fontes provenientes de combustveis slidos, como o petrleo, o carvo e o gs natural.

Energia solar O aproveitamento da energia gerada pelo sol, hoje, sem dvida, uma das alternativas energticas mais promissoras para enfrentar os desafios futuros. Os equipamentos solares poupam energia e simultaneamente protegem o meio ambiente. No vero, quando as temperaturas exteriores so mais elevadas, o aquecimento da gua poder ser 100% garantido pela energia solar. Energia elica Energia criada a partir dos ventos. A EU totaliza 73% da produo de energia elica a nvel mundial, a Alemanha representa quase metade desta produo. Portugal um pas onde mais tem crescido a produo de energia elica. Biomassa/bioenergia

Abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustveis ou para a sua produo. A biomassa utilizada na produo de energia a partir de processos como a combusto de material orgnico produzida e acumulada em um ecossistema. Existem trs grandes tipos de utilizao, da biomassa: Biocombustveis Convertem biomassa em combustveis lquidos para transportes.

Bioenergia Queimar directamente biomassa, ou converte-la em gases ou lquido queimando de forma mais eficiente, para produzir electricidade. Bioprodutos Converter biomassa em qumicos para produzir plsticos e outros produtos derivados tpicos do petrleo.

Energia geotrmica Aproveitamento deste calor para aquecimento do ambiente, processos industriais. Fonte: interior do planeta, transmitida para a crosta terrestre sobretudo por conduo. Converso: Altas temperaturas (+ 150C) actividade vulcnica, ssmica ou magmtica produo de energia elctrica. Baixa temperatura (-100 C) circulao de gua, gua residente em rochas porosas a grande profundidade. Energia das mars/ondas de guas ou

Recursos energticos dos oceanos. Consiste no aproveitamento dos desnveis de gua que resultam da subida e descida das mars. Energia hdrica A energia hdrica utiliza a fora cintica das guas de um rio e converte-a em energia elctrica pela rotao de uma turbina hidrulica.

Bibliografia
Miguel, A. S.; Manual de Higiene e de Segurana no Trabalho 8 edio, Porto Editora. Correia, G.P.; Pereira, M. N. ; Manual de Higiene e Segurana do Trabalho CEF Cursos de Educao e Formao 8 edio, Porto Editora.

Anda mungkin juga menyukai