Anda di halaman 1dari 8

Centro de Formao Profissional de Setbal Instalao e Manuteno de Sistemas Informticos 003 CLC5 Cultura, Lngua e Comunicao Isabel Moraes

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho


21-06-2012

DR3 - Meios de Comunicao Social Mass Media

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

Proposta de Trabalho
Texto A Meios de Comunicao Social "Mass Media"
"Mass media" uma palavra inglesa que significa intermedirio ou suporte de massas. "Os "mass media" so ao mesmo tempo canais de difuso e meios de expresso que se dirigem no a um indivduo personalizado mas a um "pblico-alvo" definido por caractersticas scio-econmicas e culturais, em que todos os receptores so annimos." (A. Moles, La Communication et les mass media, Grard-Marabout, 1971.) O telefone no entra na categoria dos "mass media", o cinema, a rdio, a televiso, a imprensa, o livro (com algumas reservas), a publicidade mural so "mass media". O teatro, na sua forma social corrente, -o sob fortes reservas: no existe nele um carcter de amplificao devido ao medium em si, nem ao anonimato do pblico-alvo.
Marc Angenot, Glossrio da crtica contempornea

PARA UMA LEITURA DO TEXTO COMPREENSO DA MENSAGEM 1. Por palavras tuas, define mass media. Mass Media o conjunto de meios de comunicao massiva (televiso, rdio, imprensa escrita, cinema, publicidade), que informam uma populao-alvo abrangente, atravs de mensagens polticas, recreativas, culturais e comerciais, cujos destinatrios so annimos. 2. Identifica e caracterize os receptores dos meios de comunicao social. Os recetores dos Mass Media so uma populao-alvo massiva e annima. 3. Enumera os meios de comunicao social. So considerados meios de comunicao social a televiso, rdio, jornais, revistas, cinemas e publicidade mural.
Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

4. Que meio de comunicao actual no mencionado neste texto? A Internet, um meio de comunicao social a que o texto no faz referncia.

Texto B Comunicao Social Arma Secreta


A comunicao social enche as nossas casas, impede-nos o caminho, ocupa-nos o tempo de lazer ou serve-nos de companhia ao longo da viagem. J no somos capazes de viver sem os mass media! J no conseguimos passar sem o noticirio, as imagens da televiso ou os comentrios jornalsticos! A imprensa escrita, a radiodifuso, a televiso e o cinema tornaram-se indispensveis vida do homem. Com a inveno dos satlites de telecomunicaes e com a expanso da informtica, os media transformaram-se em foras poderosas que no se limitam ao campo meramente informativo, mas tendem a modificar a mentalidade, a cultura e o comportamento do homem. Chegam de todo o lado, invadem o espao e impem as suas ideologias e os seus modelos culturais. Por vezes, cortam ou relegam para segundo plano o dilogo entre as pessoas. Como diz F. Nietzsche, quando se conhece o leitor, j nada se faz pelo leitor. E o perigo dos media reside no facto de conhecer o leitor apenas como ser facilmente influencivel, a quem se deve oferecer tudo o que ele deseja sem qualquer preocupao. Inventam-se novos valores, despertam-se novos interesses, criam-se imagens de bem-estar. Por isso, a comunicao social comea a levantar problemas ao homem e s prprias instituies. Pelo seu enorme poder e a sua capacidade persuasiva comea a transformar-se na arma secreta de todos aqueles que conseguem ter nas mos os principais meios de comunicao escrita ou audiovisual. Compreender o mundo que nos oferecido pelos meios de comunicao social extremamente importante para que continuemos a ser homens individuais, criadores e dotados de uma personalidade prpria.

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

PARA UMA LEITURA DO TEXTO COMPREENSO DA MENSAGEM 1. A mensagem obedece a uma determinada estrutura das ideias. 1.1. Divide o texto nos seus momentos principais. 1 Momento: A comunicao social indispensveis vida do homem.; 2 Momento: Com a inveno dos satlites escrita ou audiovisual.; 3 Momento: Compreender o mundo personalidade prpria..

1.2. Identifica a ideia de cada um desses momentos. O primeiro pargrafo diz-nos que a comunicao social est omnipresente nas nossas vidas e j no conseguimos viver sem eles. O segundo e terceiro pargrafo alerta para o poder manipulativo de mentalidades e comportamentos, impondo-nos ideologias e modelos culturais, relegando para um plano secundrio o dilogo entre as pessoas, e a sua expresso. Menosprezando o receptor, influenciando e persuadindo a favor dos interesses de quem controla os meios de comunicao, criando um discurso oficial. O quarto pargrafo diz-nos que perceber o poder da comunicao social fundamental para que possamos continuar a ser pessoas autnomas com opinio e vontade prprias.

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

2. "J no somos capazes de viver sem os mass media." 2.1. Mostra a importncia dos meios de comunicao social na vida dos homens. So fundamentais para que no fiquemos isolados do resto do mundo. So eles que trazem at ns informaes sobre tudo o que se passa exterior nossa realidade pessoal e local. So eles que nos informam dos avanos da medicina e tecnologia, actualidade poltica, econmica, desportiva e outras, sejam nacionais ou internacionais; fazendo com que estejamos

permanentemente em contacto com informao actualizada sobre tudo e todos. So instrumentos perigosssimos, pois podem facilmente manipular a opinio colectiva. Mas sem eles viveramos nas trevas. Da que seja importante no nos focarmos numa nica fonte de informao, mas sim em vrias, que atravs do nosso prprio raciocnio e lgica saibamos formar a nossa prpria opinio sobre os assuntos. 2.2. Distingue os benefcios e malefcios da dependncia da comunicao social. Benefcios: Tem o papel de informar, educar e entreter; Ajuda-nos a intervir, regular aces, articular iniciativas e a desenvolver comportamentos adequados; Informao rpida, diversificada, abrangente e actualizada.

Malefcios: Domnio dos poderes econmicos e polticos; Manipulao de factos e opinies; Condiciona a pluralidade de ideias.

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

3. Justifica a expresso de que a comunicao social "comea a transformar-se na arma secreta". Os meios de comunicao, ou 3 Poder, como alguns preferem chamar-lhe, esto nas mos dos poderes polticos e econmicos que condicionam a discusso e pluralidade de ideias, apenas circula a temtica que lhes interessa. Precisam de dar lucros, publicam a informao que vende, dependem do investimento em publicidade, acabam por ter um papel persuasivo, criando novos hbitos e necessidades de consumo. O poder poltico exerce uma influncia de censura e ocultao de informao, fazendo circular apenas a informao que lhe convm. Uma excelente arma que est cada vez mais a tornar-se numa droga de alienao, onde se pretende diluir a individualidade dos cidados, condicionando a agenda e temticas das notcias, influenciando a forma como pensamos sobre os assuntos, enfraquecendo o debate pblico, base da formao da Opinio Pblica. Deixou de existir o contributo dos media para a formao de uma conscincia crtica, democrtica e participativa dos cidados. Pretende-se que sejamos pessoas melhor informadas acerca de uma pluralidade de assuntos (poltica, economia, tecnologia, ambiente, etc,) e conhecedoras dos seus direitos e deveres. Aptos a participar activamente na sociedade de forma autnoma e consciente. 4. Diz algumas medidas que devem ser tomadas para que a comunicao social seja sempre positiva para o homem. Existe uma Entidade Reguladora para a Comunicao Social (ERC) a quem compete a superviso da comunicao social, assegurando o respeito pelos direitos e deveres constitucional e legalmente consagrados, entre outros, a liberdade de imprensa, o direito informao, a independncia face aos poderes poltico e econmico e o confronto das diversas correntes de opinio. A ERC , em teoria, um dos garantes do respeito e proteco do pblico (em particular o mais jovem e vulnervel), dos direitos, liberdades e garantias pessoais e do rigor, iseno e

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

transparncia na rea da comunicao social. Isto seria suficiente para garantir que a comunicao social tivesse sempre uma influncia positiva para o homem. Apostar numa informao sria e independente, incentivar o debate plural de ideias, fornecendo informao fundamental que contribua para a tomada de decises, que viabilize a participao activa em polticas e campanhas ambientais. Que mude mentalidades e comportamentos por forma a tornarmo-nos pessoas mais despertas pelo que nos rodeia, e a agir em conformidade com um ideal de bem colectivo. Que forme cidados activos que participem de forma interessada e responsvel na vida em sociedade contribuindo para a comunidade. Mas sinceramente, a nica arma disponvel que nos permite obter informao, por enquanto, de forma livre, e lutar contra o domnio manipulador dos meios de comunicao tradicionais a internet. Um meio de comunicao global, onde pudemos obter qualquer tipo de informao junto da prpria fonte, sem intermedirios e participar numa discusso directa, cruzando informaes e desta forma ficarmos realmente informados sobre os assuntos.

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

CLC5 - Meios de Comunicao Mass Media

Actividade Individual Tendo em conta a tua prpria experincia como consumidor de televiso comenta a seguinte afirmao: "Tem magia, a televiso. o mundo em nossa casa." Fernando Namora Uma caixa mgica, que a qualquer hora, nos permite viajar pelo mundo, fazer uma breve recolha das principais temticas da actualidade. Permite-nos relaxar vendo todo o tipo de filmes; aprender um pouco mais sobre os mais diversos assuntos, acompanhando aventuras e descobertas, avanos tecnolgicos, histria e apreender uma multiplicidade de conhecimentos em canais temticos; programar a gravao dos programas favoritos quando ausentes de casa, e mais tarde visiona-los. Transporta-nos virtualmente para qualquer lugar, faz-nos pensar, diverte-nos, provoca-nos risos e lgrimas, faz-nos sonhar, e , tantas vezes, a nica companhia em momentos de solido, que nos conforta numa noite de inverno chuvosa, enroscados no sof, ou nos faz agarrar num calo e dar uma caminhada ou um mergulho na praia. Interpela-nos ao ouvir algum que nos alerta para algo que at j sabamos e preferimos ignorar. Faz-nos sentir responsveis e informados nas nossas opinies. Consegue agregar no mundo inteiro milhes de espectadores frente aos televisores para assistir a eventos desportivos, culturais, polticos, fazendo sentir emoes fortes numa partilha massiva escala global. Todos ao mesmo tempo, em lugares distintos, vivem o mesmo momento de emoo como se estivessem todos presentes no mesmo lugar.

Jorge Manuel Alves Carrilho Coelho - IMSI003

Anda mungkin juga menyukai