Anda di halaman 1dari 4

Perodo Pr Colonial

Pr-colonial o perodo da Histria do Brasil que vai da chegada da esquadra de Pedro lvares Cabral em 1500, at o incio da colonizao do Brasil com a expedio de Martim Afonso de Souza em 1530.

Portugal no colonizou o brasil logo que o descobriu, logo no inicio eles no acharam oque procuravam (ouro, prata, pedras preciosas, especiarias). Eles no podiam fazer comrcio como nas ndias.

Caracterstica

Durante esse perodo Portugal limitou-se a enviar para o Brasil expedies de reconhecimento e de defesa e iniciou a extrao do pau-brasil.

Expedies

Foram duas: Exploradoras( Reconhecimento e mapeamento do territrio) e Guarda Costas( Proteger as referidas terras de possveis investidas de exploradores de outras nacionalidades)

* 1 Expedio exploradora - 1501 - Comandada por Gaspar de Lemos; - Verificou que o Brasil no era uma ilha, e passou a cham-la de terra de santa cruz; - Descobriu a existncia do Pau - Brasil ; - Deu nome a Acidentes Geogrficos ( Cabo Frio, Cabo So roque, etc); - Foi acompanhado por Amrico Vespcio

* 2 Expedio Exploradora - 1503

- Comandada por Gonalo Coelho - Tentava encontrar riquezas, mas no encontrou ouro e metais preciosos; - Criou feitorias( deposito para mercadorias principalmente pau - brasil)

* Expedies Guarda - Costas 1516 e 1526

- Comandadas por Critvo Jacques; - Foram organizadas para combater os franceses( e holandeses) que faziam contrabando de pau - brasil do nosso litoral. - Tinham carter militar, pois sua misso era aprisionar os navios franceses

* Expedio Colonizadora - 1530

- Veio para iniciar a colonizao do brasil; - Iniciou as plantaes de cana - de - aucar; - Fundou a vila de So Vicente (1532); - Trouxe sementes de plantas, animais, domsticos, ferramentas; - Trouxe pessoas para fundarem cidades, cultivarem a terra e defendla franceses e holandeses.

EXPLORAO DO PAU-BRASIL: Utilizavam mo de obra indgena.

- primeira atividade econmica portuguesa no Brasil: explorao e comrcio da madeira de tinturaria. - atividade extrativa, assistemtica e predatria. - estanco: monoplio rgio uma limitao ao exerccio de uma atividade econmica, salvo o seu desempenho pela Coroa ou a quem esta delegasse. - escambo: tipo de relao de trabalho onde h troca de servio/mercadoria por outra mercadoria o corte e o transporte da madeira eram feitos pelos indgenas, que, em troca, recebiam bugigangas. - feitorias: eram os depsitos que armazenavam as toras de pau-brasil, serviam de fortaleza contra os concorrentes.

Processo de colonizao
A Ameaa estrangeira no litoral brasileiro era significativa. A coroa teve de tomar posse das terras, se no outras naes europias o fariam. Mas isso se processou em um momento difcil para Portugal. Empobrecido e endividado, o reino sofria perdas na rota de ndia, vitima dos piratas e da concorrncia de outros reinos e os preos das especiarias estavam em queda( vai se interessar pelo brasil pois ficou sem riqueza das especiarias - Portugal) * Martim Afonso de Souza A Colonizao da Amrica no esteve nos planos portugueses, entretanto havia um grande interesse em garantir o domnio de riquezas minerais exploradas pelos Incas fortaleciam esse propsito. Em 1530, uma grande expedio comandada por Martim Afonso de Souza acabou se tornando um marco desse processo de colonizao

Primeira Missa do brasil


A primeira missa brasileira foi realizada no mesmo ano da descoberta de nossas terras por portugueses. Cinco dias aps a data do descobrimento do Brasil, num banco de areia de praia vermela (atual Porto Seguro), o Frei Henrique de Coimbra e seus assistentes, tratou de realizar a primeira missa daquele que futuramente seria o maior pas catlico do mundo.

A realizao da missa fora relativamente fcil, segundo relatos que podem ser comprovados pelo escrivo Pero Vaz de Caminha. Neste trecho de carta enviada ao ento rei de Portugal, o autor descreve:

E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em p, com as mos levantadas, eles (os ndios) se levantaram conosco e alaram as mos, ficando assim, at ser acabado: e ento tornaram-se a assentar como ns e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoo. Os ndios que eram muito ligado a atos de ritualizao falicitaram para que a realizao da missa fosse bem sucedida, e at mesmo colaboraram para a efetivao do ritual. Desta maneira, Caminha at mesmo, chegou mesmo a dizer sobre a possvel evangelizao dos ndigenas que um par de bons padres resolveria o problema. No que tange a realizao propriamente dita da primeira missa realiza, h poucos relatos disponveis de detalhamento do ato. Um belo exemplo corrente do que foi este tranquilo ritual vm sendo ilustrado atravs deste quadro de Victor Meirelles, onde mostra os ndios demonstrando grande curiosidade e interesse pelo ocorrido Conta-se que ao vrem os portugueses talharem a madeira com cortantes ferramenta de ferro, os ndios sentiam-se extremamente surpreendidos (assim como fora surpreendidos com espelhos e outras quinquilharias que depois serviram como moeda de troca). Mais tarde viu-se que com as misses jesutas que a catequisao indgena tornou-se extremamente complicada por diversos fatores relacionados a polticas e interesses relacionados a Coroa. Alm disso algumas tribos eram rebeldes a evangelizao.

Anda mungkin juga menyukai