Anda di halaman 1dari 15

Classes de palavras

Conjunto das palavras que, por partilharem caractersticas morfolgicas, sintcticas e/ou semnticas, podem ser agrupadas numa mesma categoria. As classes de palavras no podem ser estabelecidas apenas com base em critrios morfolgicos, uma vez que h classes que no se distinguem morfologicamente, como por exemplo as preposies e as conjunes.

Itens lexicais: Palavra


Item lexical pertencente a uma determinada classe, com um significado identificvel ou com uma funo gramatical e com forma fonolgica consistente, podendo admitir variao flexional. Locuo Sequncia de palavras que funciona, sintctica e semanticamente, como uma s. Exemplos Locues adverbiais: "em breve", "com certeza"; Locues prepositivas: "em cima de", "debaixo de"; Locues conjuncionais: "assim que", "logo que", "ainda que".

Classe aberta de palavras


Classe de palavras que constituda por um nmero potencialmente ilimitado de palavras e qual a evoluo da lngua acrescenta constantemente novos membros. praticamente impossvel enumerar todos os membros de uma classe aberta de palavras num dado momento da evoluo da lngua. Exemplos So classes abertas de palavras a classe dos nomes e a classe dos verbos. Como palavras recentemente acrescentadas classe dos nomes, veja-se "telemvel", "cromo". Como palavras recentemente acrescentadas classe dos verbos, veja-se "clicar", "surfar".

Nome
Palavra pertencente a uma classe aberta de palavras, que permite variao em gnero (i), em nmero (ii) e, em alguns casos, em grau aumentativo e diminutivo (iii). O nome o ncleo do grupo nominal, podendo co-ocorrer com determinantes ou quantificadores, que o antecedem. semelhana do que acontece com os verbos, alguns nomes podem seleccionar complementos (iv). Exemplos (i) menino / menina (ii) menino / meninos (iii) co / cozinho / cozarro (iv) a invaso da Glia Notas O termo "substantivo" sinnimo de "nome".

-Classes de nomes: Nome prprio


Nome que designa um referente fixo e nico num dado contexto discursivo, pelo que completamente determinado (i-ii), no admitindo complementos ou modificadores restritivos (iii-iv) ou variao emnmero (v-vi). Exemplos (i) Portugal bonito. (ii) O Joo ganhou um prmio. (iii) *Portugal que visitmos bonito. (iv) *O Joo inteligente ganhou um prmio. (v) *Portugais so bonitos. (vi) *Os Joes ganharam um prmio. Notas Em contextos discursivos especficos, os nomes prprios podem entrar em construes tpicas dos nomes comuns: (i) O Porto que eu conheci j no existe.

Nome comum

Nome que no designa necessariamente um referente nico, pelo que no completamente determinado (i-ii), admitindo complementos ou modificadores restritivos (iii-iv) e pluralizao (v-vi). Exemplos (i) Aquela regio bonita. (ii) O rapaz ganhou um prmio. (iii) A regio que visitmos bonita. (iv) O rapaz inteligente ganhou um prmio. (v) Aquelas regies so bonitas. (vi) Os rapazes ganharam o prmio.

Nome contvel

Nomes comuns que se aplicam a objectos ou referentes que podem ser diferenciados como partes singulares ou partes plurais de um conjunto (i). Assim, podem ocorrer em construes de enumerao (ii) e a forma de plural marca uma oposio quantitativa (iii). Exemplos (i) De entre os alunos da turma, o aluno n 3 teve a melhor nota. (ii) Um [aluno] estudou muito, dois [alunos] faltaram e muitos quiseram mudar a data do teste. (iii) Um aluno / dois alunos / muitos alunos.

Nome colectivo

Nome que se aplica a um conjunto de objectos ou entidades do mesmo tipo (i). H nomes colectivoscontveis, como os exemplificados em (i), e nomes colectivos no contveis, que no aceitam plural, como os exemplificados em (ii). Os nomes colectivos tm, em alguns contextos, um comportamento semelhante a plurais, como na combinao com predicados colectivos (iii), mas distinguem-se de plurais, no podendo, por exemplo, ser antecedente de alguns pronomes recprocos. Exemplos (i) rebanho, alcateia, multido (ii) fauna, flora (iii) A alcateia reuniu-se. (iv) *O par parecido um com o outro.

Nome no-contvel

Nomes comuns que se aplicam a conjuntos de objectos ou entidades em que no possvel distinguir partes singulares de partes plurais, conforme exemplos (i) a (iii). Por esta razo, estes nomes no ocorrem, tipicamente, em construes de enumerao (iv) nem co-ocorrem com alguns quantificadorese determinantes (v). As construes de plural dos nomes no-contveis no designam uma oposio quantitativa, mas sim qualitativa (vi), excepto quando se faz uma contagem relativa a contadores no explcitos (vii). Exemplos (i) A [farinha] um ingrediente essencial dos bolos. (ii) Essa pea de [bronze] devia estar no museu. (iii) A [educao] essencial para a democracia. (iv) *Uma educao, duas educaes, (v) *Certas / vrias educaes, ... (vi) H vrias farinhas no mercado. (= existem vrias qualidades de farinha no mercado). (vii) Comprei dois sumos. (= comprei dois (pacotes de) sumo).

Nome colectivo

Nome que se aplica a um conjunto de objectos ou entidades do mesmo tipo (i). H nomes colectivoscontveis, como os exemplificados em (i), e nomes colectivos no contveis, que no aceitam plural, como os exemplificados em (ii). Os nomes colectivos tm, em alguns contextos, um comportamento semelhante a plurais, como na combinao com predicados colectivos (iii), mas distinguem-se de plurais, no podendo, por exemplo, ser antecedente de alguns pronomes recprocos. Exemplos

(i) rebanho, alcateia, multido (ii) fauna, flora (iii) A alcateia reuniu-se.

Verbo
Palavra pertencente a uma classe aberta de palavras que flexiona em tempo, modo, pessoa e nmero, e que constitui o elemento principal do grupo verbal. Exemplos comer, brincar, passear, viajar

Verbo principal

Verbo que, numa frase ou orao, determina: - a ocorrncia de um sujeito e de um ou vrios complementos; - a categoria e interpretao do sujeito, dos complementos. Os verbos principais dividem-se em vrias subclasses organizadas de acordo com a possibilidade de seleccionarem sujeito ou predicativos e com a natureza categorial dos seus complementos. Um mesmo verbo pode pertencer a diferentes subclasses em funo do contexto de ocorrncia. Exemplos A natureza nominal ou preposicional do complemento, nas frases "o Pedro gosta de bolos" ou "o Pedro adora bolos", depende da presena dos verbos principais "gostar" e "adorar". Pelo contrrio, a presena de um verbo auxiliar, como nas frases "o Pedro tinha gostado do bolo" ou "o Pedro tinha adorado o bolo", no altera a natureza dos complementos. O facto de o sujeito das frases "o Joo adoeceu" e "o Joo cantou" ser interpretado de forma diferente depende, tambm, do verbo principal, na medida em que apenas na segunda frase o sujeito um agente.

-Classes de verbos estabelecidas em funo da presena e tipo de complementos: Verbo intransitivo

Verbo principal que no selecciona complementos. Exemplos (i) O Miguel desmaiou. (ii) *O Miguel desmaiou a me. (iii) A Z tossiu. (iv) *A Z tossiu o hospital.

Verbo transitivo directo

Verbo principal que selecciona um sujeito e um complemento com a funo sintctica de complemento directo (i)(iv). Exemplos (i) A Ana fechou a porta. (ii) A Ana fechou-a. (iii) *A Ana fechou. (agramatical como frase isolada) (iv) A Ana afirmou [que tinham fechado a porta]. (v) A Ana afirmou-o. (vi) *A Ana pediu. (agramatical como frase isolada)

Verbo transitivo indirecto

Verbo principal que selecciona um sujeito e um complemento indirecto (i)-(ii) ou oblquo (iv)-(v). Exemplos (i) A prenda agradou Ana. (ii) A prenda agradou-lhe. (iii) *A prenda agradou. (iv) A Margarida vai a Paris. (v) A Margarida vai l. (vi) *A Margarida vai.

Verbo transitivo directo e indirecto

Verbo principal que selecciona um sujeito e dois complementos: um com a funo sintctica decomplemento directo e outro com a de complemento indirecto (i)-(iv) ou de complemento oblquo (v) (viii). Exemplos (i) A Teresa deu o livro professora. (ii) A Teresa deu-o professora. (iii) A Teresa deu-lhe o livro. (iv) A Teresa deu-lho. (v) O Pedro ps os livros na estante. (vi) O Pedro p-los na estante. (vii) O Pedro ps os livros a. (viii) O Pedro p-los a.

Verbo transitivo-predicativo

Verbo principal Verbo principal que selecciona um sujeito, um complemento directo e um predicativo do complemento directo. Exemplos (i) A Teresa acha o Pedro feio. (ii) A Teresa acha-o feio. Notas Os verbos transitivos-predicativos conseguem distinguir-se dos verbos transitivos directos atravs da substituio do complemento directo por um pronome. Assim, observa-se que, em frases como "o Pedro leu um livro horrvel"/"o Pedro leu-o"/"*o Pedro leu-o horrvel", no h predicativo do complemento directo (no havendo, consequentemente, verbo transitivo-predicativo), enquanto em frases como "o Pedro considera o livro horrvel"/"o Pedro considera-o horrvel" a expresso "horrvel" no faz parte do complemento directo, funcionando comopredicativo do complemento directo.

Verbo auxiliar
Verbo que co-ocorre, precedendo-o, com um verbo principal ou um verbo copulativo e que no determina quais os complementos ou o sujeito que ocorrem na frase. Os verbos auxiliares so usados para a formao de tempos compostos (i), para a formao de frases passivas (ii), ou para veicular informaotemporal (iii), aspectual (iv) e modal (v). Numa mesma frase, pode haver mais do que um verbo auxiliar (vi)-(vii). Exemplos (i) A Eva tem brincado bastante. (ii) O bolo de aniversrio foi encomendado. (iii) A Eva vai brincar no jardim. (iv) A Eva est a brincar no jardim. (v) A Joana devia ir ao mdico. (vi) A Joana deve ir brincar no jardim. (vii) O problema podia ter sido explicado de outra forma.

Verbo copulativo
Verbo que ocorre numa frase em que existe um constituinte com a funo sintctica de sujeito e outro com a funo sintctica de predicativo do sujeito. Exemplos Costumam listar-se como verbos copulativos os seguintes: ser, estar, ficar, parecer (como em "parecer doente"), permanecer, continuar (como em "continuar calado"), tornar-se e revelar-se. (i) A Teresa est doente. (ii) A Ana veterinria. (iii) A Margarida ficou calada. (iv) A Margarida continua em Lisboa.

Adjectivo
Palavra pertencente a uma classe aberta de palavras que, tipicamente, permite variao em gnero (i), emnmero (ii) e em grau (iii).

O adjectivo o ncleo do grupo adjectival e pode ser precedido por advrbios de quantidade e grau (iv) e seleccionar grupos preposicionais (v) e oraes como seus complementos (vi). Exemplos Belo / bela (ii) Belo / belos / bela / belas (iii) muito bela / belssima (iv) Isso demasiado caro. (v) Ele est contente com o seu trabalho. (vi) Ele est cansado de trabalhar.

-Classes de adjectivos: Adjectivo relacional


Adjectivo que deriva de uma base nominal e que, tipicamente, instancia uma relao de agente ou posse relativamente ao nome. Estes adjectivos no ocorrem em posio pr nominal nem variam em grau. Exemplos Em "a invaso americana" ou "amor maternal", os adjectivos "americana" e "maternal" so relacionais.

Adjectivo qualificativo

Adjectivo que exprime tipicamente a qualidade, i.e., um atributo do nome. Tipicamente, a posio dos adjectivos qualificativos ps-nominal. Uma subclasse de adjectivos qualificativos ocorre direita e esquerda do nome, correspondendo esta ordem a interpretaes diferentes, conforme (i) e (ii). Alguns adjectivos qualificativos tm uma posio ps-nominal obrigatria, como (iii). Exemplos (i) Um falso presidente fez o discurso de inaugurao (=uma pessoa que no era presidente fez o discurso de inaugurao). (ii) Um presidente falso fez o discurso de inaugurao (=um presidente que no honesto fez o discurso de inaugurao). (iii) Os olhos azuis so bonitos. / *Os azuis olhos so bonitos.

Adjectivo numeral

Adjectivo que pertence classe tradicional dos numerais ordinais, como (i), expressando ordem ou sucesso. Os adjectivos numerais ocorrem geralmente em posio pr-nominal, antecedidos por artigos oudemonstrativos (ii) e, eventualmente, por possessivos (iii). Exemplos (i) Primeiro, segundo, terceiro, ... (ii) (a) O [segundo] filho sempre mais calmo. (b) *O filho [segundo] sempre mais calmo. (iii) (a) O meu [segundo] filho mais calmo. (b) Esse teu [segundo] filho parecido com o av.

Advrbio

Palavra invarivel em gnero e nmero. A classe dos advrbios inclui elementos com caractersticas bastante heterogneas do ponto de vista morfolgico (i), sintctico (ii) e semntico (iii). No obstante, qualquer advrbio ( excepo do advrbio de negao "no") pode, geralmente, ser substitudo por um outro advrbio formado com o sufixo "-mente". Na maior parte dos casos, os advrbios desempenham a funo sintctica de modificadores de frase(iv), modificadores do grupo verbal (v) ou a funo sintctica de complemento oblquo (vi) ou predicativo do sujeito (vii). Alguns advrbios podem, ainda, modificar grupos preposicionais (viii), grupos adjectivais(ix) ou grupos nominais (x). Exemplos (i) (a) A Joana faz anos [hoje]. (b) A Joana faz [facilmente] essa prova. (b') A Joana faz [facilimamente] essa prova.

(Em (i) (a), o advrbio invarivel, enquanto em (b) o advrbio pode ser sujeito a variao em grau, conforme (b')). (ii) (a) A Joana canta pessimamente. (a') *A Joana pessimamente canta. (b) A Joana hoje canta. (b') A Joana canta hoje. (Em (ii), observa-se que um advrbio como "hoje" tem uma posio menos fixa do que um advrbio como "pessimamente"). (iii) (a) A Joana canta mal. (b) A Joana, felizmente, cantou. (c) A Joana antigamente cantava. (Os advrbios presentes nas frases listadas em (iii) tm significados bastante distintos). (iv) Provavelmente, vai chover. (v) Choveu ontem. (vi) A Joana portou-se mal. (vii) A Ana est aqui. (viii) A Joana deu presentes exclusivamente aos seus amigos. (ix) A Joana demasiado rpida. (x) Somente a Joana teria pacincia para aquilo.

-Classes de advrbios: Advrbio de predicado

Advrbio com diferentes valores semnticos (i), que ocorre internamente ao grupo verbal, quer com funo de complemento oblquo, quer como modificador do grupo verbal (e, mais raramente, como predicativo do sujeito), podendo ser afectado pela negao (ii) ou por estruturas interrogativas como as ilustradas em (iii). Exemplos Advrbios de predicado: (i) a. Os rapazes dormem ali. - Valor locativo b. Os rapazes chegaram recentemente. - Valor temporal c. Os rapazes cantam agradavelmente. - Valor de modo (ii) a. A escola dos teus filhos no fica [ali], fica na outra rua. b. Os rapazes no dormem [ali], mas no outro quarto. (iii) a. [ali] que fica a escola dos teus filhos? b. [ali] que dormem os rapazes?

Advrbio de frase

Advrbio com diferentes valores semnticos (i), que modifica a frase, no sendo afectado pela negaofrsica (ii) ou por estruturas interrogativas como as ilustradas em (iii). Exemplos Advrbios de frase: (i) a. Os rapazes dormem, provavelmente. - Valor modal b. Os rapazes dormem, felizmente - Valor de orientao para o falante c. Matematicamente, esse facto impossvel. - Valor de orientao para o domnio. (ii) a. A escola dos teus filhos no est fechada, provavelmente. (no se est a negar a probabilidade de a escola estar fechada) b. Honestamente, tu s vezes no raciocinas. (no se est a negar "honestamente") (iii) a. *Foi [provavelmente] que a escola dos teus filhos fechou? b. *Foi [infelizmente] que tu adoeceste? 1. O mesmo item adverbial pode pertencer a duas subclasses diferentes. Em (i), "naturalmente" um advrbio de predicado, de acordo com (ii) e (iii), com uma interpretao de modo (iv), enquanto em (v) pertence subclasse dos advrbios de frase, conforme (vi) e (vii), com valor afirmativo (viii). (i) Ele comeou a falar naturalmente. (ii) Foi naturalmente que ele comeou a falar? (iii) Ele comeou a falar no naturalmente, mas pouco vontade. (iv) Ele comeou a falar de modo natural. (v) Naturalmente, ele comeou a falar. (vi) *Foi naturalmente ou possivelmente que ele comeou a falar? (vii) *No naturalmente, mas possivelmente, ele comeou a falar. (viii) Obviamente, ele comeou a falar.

Advrbio conectivo

Advrbio cuja funo o estabelecimento de nexos entre frases (i) ou constituintes da frase (ii), como por exemplo relaes de consequncia (iii), de contraste (iv) ou ordenao (v). Tal como os advrbios de frase, os advrbios conectivos no so afectados pela negao frsica (vi) ou por estruturasinterrogativas como as ilustradas em (vii). Os advrbios conectivos distinguem-se de conjunes com valor idntico por poderem, por exemplo, ocorrer entre o sujeito e o predicado (viii). Exemplos (i) O Pedro falou com a Maria. [Seguidamente], foi para casa. (ii) Alguns alunos desta turma, [designadamente] o Pedro e o Joo, esto de parabns. (iii) O professor caiu. [Consequentemente], partiu uma perna. (iv) Est frio. O Joo, [contudo], vestiu uns cales. (v) [Primeiro] batem-se os ovos com o acar, [seguidamente] deita-se o leite e a farinha, [finalmente] leva-se tudo ao forno. (vi) Hoje h greve de funcionrios. A escola dos teus filhos no est fechada, contudo. (a negao frsica no est a negar o advrbio "contudo") (vii) *Foi [consequentemente] que a escola dos teus filhos fechou? (viii) a. Est frio, mas o Joo fica na praia. /*Est frio. O Joo, mas, fica na praia. ("mas" uma conjuno) b. Est frio. Porm, o Joo fica na praia. /Est frio. O Joo, porm, fica na praia. ("porm" um advrbio conectivo)

Advrbio de negao

Advrbio cujo significado contribui para reverter o valor de verdade de uma frase afirmativa ou para negar um constituinte. Este advrbio pode ser um modificador do grupo verbal ou de um constituinte do grupo verbal. A tradio gramatical considera "no" o nico advrbio de negao. Em construes de negao frsica (i), a distribuio do advrbio bastante restrita (ii). Neste caso, "no" ocorre sempre em posio de adjacncia esquerda do verbo). Quando o advrbio nega um constituinte da frase, modifica apenas esse constituinte e ocorre sua esquerda (iii)-(v). Exemplos Negao frsica: (i) O Joo [no] comprou flores Ana. (ii) (a) *No o Joo comprou flores Ana. (b) *O Joo comprou no flores Ana. (c) *O Joo comprou flores no Ana. (d) *O Joo comprou flores Ana no. Negao de constituinte: (iii) O Joo [comprou Ana ontem [no flores]], mas livros. (modifica o grupo nominal complemento directo) (iv) O Joo [comprou flores ontem [no Ana]], mas Raquel. (modifica o grupo preposicional complemento indirecto) (v) O Joo [comprou flores Ana [no ontem]], mas hoje. (modifica o grupo adverbial modificador) Notas Os advrbios "nunca" e "jamais", apesar de serem palavras negativas, no so advrbios de negao, uma vez que, em frases como "Eu no estive l nunca", "nunca" no a palavra responsvel pelo valor afirmativo ou negativo da frase. Comportam-se, assim, como palavras que, excepto em posio pr-verbal, precisam de co-ocorrer com um advrbio de negao.

Advrbio de afirmao

Advrbio utilizado em respostas a interrogativas totais (i) ou como modificador de um constituinte (ii) cujosignificado contribui para asserir ou reforar o valor afirmativo de um enunciado. Exemplos (i) Vais praia? Sim. (ii) A Ana no comprou livros, mas sim flores.

Advrbio de quantidade e grau

Advrbio que contribui com informao sobre grau ou quantidade, que pode ocorrer internamente aopredicado (i) ou como modificador de grupos adjectivais (ii) ou adverbiais (iii). Alguns destes advrbios so utilizados para a formao do grau dos adjectivos e advrbios (iv). Exemplos (i) Os rapazes comeram muito. (ii) Tu ests [demasiado cansada]. (iii) Tu corres [excessivamente depressa]. (iv) Ele mais alto do que tu.

Advrbio de incluso e excluso

Advrbio que permite realar o constituinte que modifica, contribuindo com informao sobre, por exemplo, o seu carcter exaustivo (i) ou a sua participao ou no num determinado conjunto (ii). Estes advrbios podem ocorrer internamente ao predicado (iii) ou como modificadores de grupos adjectivais (iv), adverbiais(v), nominais (vi) ou preposicionais (vii). Exemplos (i) a. [S a Maria] faltou aula. b. Ele fala [apenas de assuntos estranhos]. (ii) a. [At a Maria] faltou aula. b. Como tudo, [excepto endvias]. (iii) O Joo [riu mesmo]. (iv) Ele [apenas aborrecido]. (v) [S ontem] que sa do hospital. (vi) Vi [at aqueles filmes]. (vii) Gosto [at de bolachas].

Advrbio interrogativo

Advrbio que identifica o constituinte interrogado numa construo interrogativa e que substituvel por umgrupo adverbial ou preposicional. Exemplos Em (i), as palavras onde, quando e porqu so advrbios interrogativos: (i) Onde moras? Quando chegaste? Fizeste isso porqu?

Advrbio relativo

Advrbio que identifica o constituinte relativizado numa orao relativa e que substituvel por um grupo adverbial ou preposicional. Exemplos Em (i), a palavra onde um advrbio relativo: (i) A rua onde moro bonita.

Interjeio
Palavra invarivel que pertence a uma classe aberta. Uma interjeio no estabelece relaes sintcticas com outras palavras e tem uma funo exclusivamente emotiva. O valor de cada interjeio depende docontexto de enunciao e corresponde a uma atitude do falante ou enunciador. A tradio gramatical luso-brasileira classifica semanticamente as interjeies, conforme os exemplos (i) a (xi). Exemplos (i) De alegria: ah!, oh!, ... (ii) De animao: eia!, vamos!, ... (iii) De aplauso: bravo!, viva!, ... (iv) De desejo: oh!, oxal!, ... (v) De dor: ai!, ui!, ... (vi) De espanto ou surpresa: ah!, hi!, ... (vii) De impacincia: irra!, hem!, ... (viii) De invocao: !, pst!, ...

(ix) De silncio: psiu!, silncio!, ... (x) De suspenso: alto!, basta!, ... (xi) De terror: ui!, uh!, ...

Classe fechada de palavras


Classe de palavras que constituda por um nmero limitado (normalmente pequeno) de palavras e qual a evoluo da lngua s muito raramente acrescenta novos membros. normalmente fcil enumerar todos os membros de uma classe fechada de palavras.
Exemplos So classes fechadas de palavras, por exemplo, a classe das conjunes e a classe das preposies.

Pronome
Palavra pertencente a uma classe fechada de palavras que, em alguns casos, permite variao em gneroe nmero, noutros em pessoa, gnero e nmero e noutros permite variao em caso. Ao contrrio do que acontece com o determinante, o pronome no pode preceder um nome (a menos que sejam separados por uma pausa). Exemplos (i) ele - Ele vai a casa. (ii) este - Este o melhor. (iii) meu - O meu o melhor. Impossibilidade de co-ocorrncia de nomes e pronomes: (iv) *Ele Miguel bonito. (v) O meu carro o melhor. (neste caso, a co-ocorrncia s possvel porque "meu" um determinante e no um pronome)

-Classes de pronomes: Pronome pessoal


Pronome que admite variao em caso, pessoa, gnero e nmero e que se refere, geralmente, aos participantes do discurso. O pronome pessoal tem formas tnicas e formas tonas. So formas tonas as formas do pronome pessoal que ocorrem sistematicamente adjacentes ao verbo ( esquerda do verbo - em prclise - ou direita - em nclise -, ou ainda no interior das formas de futuro e condicional - em mesclise); so formas tnicas as restantes formas. As formas da variante tona do pronome pessoal cuja terceira pessoa "se" podem assumir diferentes valores, funcionando como marcadores de reflexividade (i) e reciprocidade (ii). Podem ainda ocorrer como marcadores de indefinio do sujeito (valor impessoal ocorrendo exclusivamente na terceira pessoa) (iii), de uma estratgia de passivizao (valor passivo ocorrendo exclusivamente na terceira pessoa) (iv) ou como parte integrante do verbo com que se combinam (valor inerente) (v). Exemplos Pronomes pessoais tnicos: eu, tu, voc, ele / ela, ns, vs, vocs, eles / elas; mim, ti, si. Pronomes pessoais tonos: me, te, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes, se. (i) O Joo viu-se no espelho. (ii) O Joo e a Maria encontraram-se na rua. (iii) Dorme-se bem neste colcho. (iv) Dizem-se coisas estranhas neste pas. (v) A Maria porta-se mal. Notas 1. So formas de contraco do pronome pessoal tnico com a preposio "com" as seguintes formas: comigo, contigo, connosco, convosco, consigo. 2. So formas de contraco de dois pronomes pessoais as formas "mo(s)"/"ma(s)" (contraco de "me" e "o(s)"/"a(s)"), "to(s)"/"ta(s)" (contraco de "te" e "o(s)"/"a(s)"), "lho(s)"/"lha(s)" (contraco de "lhe" e "o(s)"/"a(s)").

Pronome demonstrativo

Pronome que admite variao em gnero e nmero e que tem um valor dectico ou anafrico, estabelecendo a sua referncia tendo em conta a sua relao de proximidade ou distncia com, por exemplo, um participante do discurso ou um antecedente textual.

Exemplos Pronomes demonstrativos: a) Formas tnicas - este(s), esta(s), isto - esse(s), essa(s), isso - aquele(s), aquela(s), aquilo b) Forma tona -o (i) [Isto] incomoda-me. (ii) Ele disse-[o] (= ele disse isso / ele disse que ...) (iii) Este rapaz um palerma e *aquele+ tambm

Pronome possessivo

Pronome que admite variao em pessoa, gnero e nmero e que tem um valor dectico ou anafrico, referindo-se, tipicamente, a um participante do discurso ou a um antecedente tomado como possuidor. Os pronomes possessivos so geralmente precedidos de artigo definido. Exemplos Pronomes possessivos: Um possuidor: - meu, minha, meus, minhas - teu, tua, teus, tuas - seu, sua, seus, suas Vrios possuidores: - nosso, nossa, nossos, nossas - vosso, vossa, vossos, vossas - seu, sua, seus, suas Na frase seguinte, "teus" um pronome possessivo: (i) Os filhos da Maria esto ptimos! E os teus? Notas Nem sempre os pronomes possessivos expressam uma relao de posse. Por exemplo, num contexto como "Esta a minha fotografia, aquela a tua", h trs interpretaes possveis para o pronome "tua": a) a fotografia que tu possuis (posse); b) a fotografia que tu tiraste (agente); c) a fotografia que te tiraram (objecto).

Pronome indefinido

Pronome que admite variao em gnero e nmero, correspondente ao uso pronominal de umquantificador ou de um determinante indefinido. Exemplos (i) [Algum] bateu porta. Ele comeu [tudo]. [Ningum] lhe telefonou. (ii) [Todos] vieram festa. Tu compraste muitos livros, mas eu s comprei [alguns].

Pronome relativo

Pronome que ocorre no incio das oraes relativas. Exemplos So pronomes relativos: Variveis: - o qual, os quais, a qual, as quais Invariveis: - que - quem (i) Encontrei o livro [de que me falaste]. (ii) Conheo [quem te pode ajudar]. Notas

1. Note-se que o pronome relativo tem uma funo dupla na orao adjectiva ou substantiva em que ocorre, na medida em que: (i) sendo um pronome, desempenha uma funo sintctica; (ii) serve de conector ou elemento de ligao entre a orao subordinada e o nome ou grupo nominal que modifica. 2. Como o exemplo (i) mostra, quando o pronome relativo faz parte de um grupo preposicional, todo o grupo preposicional ocorre em posio inicial da orao relativa. 3. Nem todas as palavras que introduzem oraes relativas pertencem classe dos pronomes, como o caso dos advrbios relativos "onde", "como", dos quantificadores relativos "quanto(s)/quanta(s)" e do determinanterelativo "cujo(s)/cuja(s)".

Pronome interrogativo

Pronome que identifica o constituinte interrogado em frases interrogativas parciais (i)-(iii). Exemplos So pronomes interrogativos: - o que, o qu - quem - que (i) Quem encontraste? (ii) Fizeste o qu? (iii) Quantas encontraste? Notas Nem todas as palavras que identificam o constituinte interrogado em frases interrogativas parciais so pronomes. Assim, quando uma palavra interrogativa precede um nome, trata-se de um determinante interrogativo, como "que" em "que livro leste?"; se precede um nome e tem valor quantificacional, trata-se de um quantificador interrogativo, como "quanto(s)/quanta(s)" em quantos livros leste?; se no de natureza nominal, trata-se de um advrbiointerrogativo, como "onde", como e "porque/porqu".

Determinante
Palavra pertencente a uma classe fechada que geralmente precede o nome, contribuindo para a construo do seu valor referencial. Os determinantes incluem as seguintes subclasses: artigos (i),determinantes demonstrativos (ii), determinantes possessivos (iii), determinantes indefinidos (iv),determinantes interrogativos (v) e determinantes relativos (vi). Exemplos (i) (a) So artigos definidos: o / os / a / as (b) So artigos indefinidos: um / uns / uma / umas (ii) So determinantes demonstrativos: este / estes / esta / estas esse / esses / essa / essas / aquele / aqueles / aquela / aquelas (iii) So determinantes possessivos: Um possuidor: - meu, minha, meus, minhas - teu, tua, teus, tuas - seu, sua, seus, suas Vrios possuidores: - nosso, nossa, nossos, nossas - vosso, vossa, vossos, vossas - seu, sua, seus, suas (iv) So determinantes indefinidos: - certo(s) / certa(s) - outro(s) / outra(s) (v) So determinantes interrogativos: - que, qual, quais (vi) So determinantes relativos: - cujo, cuja, cujos, cujas

Artigo
Determinante que utilizado para indicar o grau de definitude ou especificidade do nome que precede.

Exemplos (i) (a) So artigos definidos: o / os a /as (b) So artigos indefinidos: um / uns uma / umas

o Artigo definido
Artigo utilizado, tipicamente, em contextos em que se assume que o referente do nome que precede corresponde a informao partilhada pelos participantes do discurso. Exemplos (i) [O] rapaz comeu [o] bolo.

o Artigo indefinido
Artigo utilizado, tipicamente, em contextos em que se assume que o referente do nome que precede no corresponde a informao dada ou previamente identificada.
Exemplos (i) Ando procura de [um] carro novo, mas ainda no decidi qual vou comprar.

Determinante demonstrativo

Determinante varivel em gnero e nmero que tem um valor dectico ou anafrico, contribuindo para a construo da referncia do nome que precede tendo em conta a sua relao de proximidade ou distncia com, por exemplo, um participante do discurso ou um antecedente textual. O determinante demonstrativo no pode co-ocorrer com o artigo, conforme (ii), e, em caso de co-ocorrncia com o determinante possessivo, precede-o obrigatoriamente (iii). Os determinantes demonstrativos podem ser precedidos de certos quantificadores (iv). Exemplos (i) So determinantes demonstrativos: este(s), estas(s) esse(s), essa(s) aquele(s), aquela(s) (ii) (a) Este carro azul. (b) *O este carro azul. (iii) (a) Este meu aluno chega sempre atrasado. (b) *Meu este aluno chega sempre atrasado. (iv) Todos estes alunos chegaram atrasados.

Determinante possessivo

Determinante varivel em pessoa, gnero e nmero e que tem um valor dectico ou anafrico, contribuindo para a construo da referncia do nome que precede atravs do estabelecimento de uma relao de posse entre o nome e, por exemplo, um participante do discurso (ii) ou um antecedente textual (iii). Em contextos definidos, o determinante possessivo obrigatoriamente precedido pelo artigo definido ou pelo demonstrativo (iv), excepto em contextos em que o grupo nominal em que se encontra tem a funo de vocativo (v) ou de modificador apositivo (vi). Os determinantes possessivos podem ser precedidos de certos quantificadores (vii). Em contextos indefinidos, o determinante possessivo ocorre em posio ps-nominal (viii)-(ix). Exemplos (i) So determinantes possessivos: Um possuidor: - meu, minha, meus, minhas - teu, tua, teus, tuas - seu, sua, seus, suas Vrios possuidores: - nosso, nossa, nossos, nossas - vosso, vossa, vossos, vossas - seu, sua, seus, suas

(ii) O [meu] carro o melhor. (iii) Todos os pais pegaram nos [seus] filhos e saram. (iv) (a) {Este / O} [meu] aluno chega sempre atrasado. (b) *[Meu] {este / O} aluno chega sempre atrasado. (v) [Meu] filho, vem comer a sopa. (vi) ...a D. Afonso Henriques, D. Sancho I, [seu] filho primognito, sucedeu-lhe. (vii) Todos {estes / os } [meus] alunos chegaram atrasados. (viii) Um amigo meu mora ali. (ix) Alunos meus no fariam isso. Notas Nem sempre os determinantes possessivos expressam uma relao de posse. Por exemplo, num contexto como "a minha fotografia", h trs interpretaes possveis: a) a fotografia que eu possuo (posse); b) a fotografia que eu tirei (agente); c) a fotografia que me tiraram (objecto).

Determinante indefinido

Determinante varivel em gnero e nmero tipicamente utilizado em contextos em que se assume que o referente do nome que precede no corresponde a informao especfica ou identificada. Distingue-se doartigo indefinido por poder co-ocorrer com este (ii). Exemplos (i) So determinantes indefinidos: certo(s), certa(s) outro(s), outra(s) (ii) (a) Certos professores andam contentes. (b) Uns certos professores andam contentes. Notas Quando o determinante indefinido co-ocorre com artigos definidos ou indefinidos ou com determinantes demonstrativos, o valor definido ou indefinido da expresso nominal o veiculado pelo artigo ou pelo determinante demonstrativo.

Determinante relativo

Determinante que ocorre com um nome no incio das oraes relativas. Exemplos Em (i), a palavra cujos um determinante relativo: (i) Os alunos cujos textos foram premiados ganharam uma viagem.

Determinante interrogativo

Determinante que ocorre com um nome em construes interrogativas, permitindo a identificao do constituinte interrogado. Exemplos Em (i), a palavra que um determinante interrogativo: (i) Que livros compraste?

Quantificador
Palavra ou locuo que contribui para a construo do valor referencial de um nome com que se combina e cujo significado expressa informao relacionada com nmero, quantidade ou parte do seu referente, independentemente da sua definitude (i). Os quantificadores podem ser ainda usados para expressar informao de natureza quantitativa sobre expresses que no denotam entidades, mas sim situaes (ii) Exemplos (i) a. Todos os livros foram vendidos. (o quantificador todos indica que, tomando como referente um conjunto de livros, a totalidade desse conjunto foi vendida) b. A maioria dos livros foi vendida. c. Comprei um litro de leite. (a expresso um litro de quantifica sobre o nome leite, fazendo uma medio) (ii) Fumo poucas vezes.

Quantificador universal

Quantificador que induz uma leitura do grupo nominal relativa a todos os elementos de um conjunto. Exemplos So quantificadores universais: todo(s), toda(s), ambos, cada, qualquer e nenhum(a)/ nenhuns(mas). (1) Todo o homem mortal. (= Para todo o homem, verifica-se que ele mortal.) (2) Qualquer animal selvagem sabe procurar comida. (= Para todo o animal selvagem, verifica-se que ele sabe procurar comida.)

Quantificador existencial

Quantificador utilizado para asserir a existncia da entidade designada pelo nome com que se combina sem remeter para a totalidade dos elementos de um conjunto (i) ou para expressar uma quantidade no precisa (ii) ou relativa a um valor considerado como ponto de referncia (iii). Exemplos So quantificadores existenciais: algum / alguns bastante(s) pouco(s) tanto(s) vrios / vrias (i) Alguns alunos faltaram ao teste. (do conjunto de alunos considerados s uma parte faltou ao teste) (ii) Vrios alunos faltaram ao teste. (uma quantidade no precisa de alunos faltou ao teste) (iii) Muitos alunos faltaram ao teste. (o nmero de alunos que faltou ao teste superior quantidade mdia)

Quantificador numeral

Quantificador que expressa uma quantidade numrica inteira precisa (numeral cardinal) (i), um mltiplo de uma quantidade (numeral multiplicativo) (ii), ou uma fraco precisa de uma quantidade (numeral fraccionrio). Os quantificadores numerais fraccionrios e multiplicativos so, muitas vezes, locues(metade de, dobro de, etc). Exemplos (i) Comprei trs livros. (ii) Comprei o triplo dos livros. (iii) Comprei metade dos livros. Notas Muitas outras expresses de quantidade e medida, como uma poro de, um litro de, etc. funcionam sintctica e semanticamente de forma semelhante aos quantificadores numerais fraccionrios, podendo ser designados de expresses partitivas.

Quantificador interrogativo

Quantificador que, numa construo interrogativa, identifica o constituinte interrogado, sendo substitudo na resposta por um quantificador. Exemplos Em (i), a palavra quantos um quantificador interrogativo: (i) Quantos livros leste? R: Muitos./ Trs. / Alguns.

Quantificador relativo

Quantificador que, numa orao relativa, identifica o constituinte relativizado e tem como antecedente umgrupo nominal introduzido por quantificador. Exemplos Em (i), as palavras quanto e quantas so quantificadores relativos: (i) a. Comi tudo quanto havia na festa. b. Fiz tantas mudanas quantas pude fazer.

Preposio
Palavra invarivel, pertencente a uma classe fechada de palavras, que pode ter como complemento queroraes, quer grupos nominais, quer advrbios, obrigando qualquer pronome contido num grupo nominal que ocorra como seu complemento a apresentar caso oblquo ((i), (ii)). Exemplos (i) Ele quer jogar [contra mim]. (ii) *Ele quer jogar [contra eu]. O seguinte conjunto de palavras normalmente listado como constituindo o conjunto das preposies em Portugus: a, ante, aps, at, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, segundo, sem, sob, sobre, trs.

Conjuno
Palavra invarivel, pertencente a uma classe fechada de palavras, que introduz oraes (i) e constituintescoordenados (ii) e oraes subordinadas completivas e adverbiais (iii-iv). Exemplos (i) Tu foste para casa [e] eu fiquei na escola. (ii) O Joo [e] a Maria foram para casa. (iii) O Pedro disse [que] foi para casa. (iv) [Quando] chegaste, fui-me embora.

Conjuno coordenativa

Conjuno que introduz um constituinte coordenado ou uma orao coordenada. As subclasses de conjuno coordenativa estabelecem-se em funo do tipo de estrutura coordenada ou orao coordenada que introduzem, sendo tradicionalmente listadas as conjunes coordenativas copulativas (i), disjuntivas (ii), conclusivas (iii), adversativas (iv) e explicativas (v). Exemplos (i) O Joo saiu [e] eu fiquei em casa. (ii) Vais sair [ou] vais ficar em casa? (iii) Penso, [logo] existo. (iv) Natal, [mas] estou triste. (v) O Z tem febre, [pois] constipou-se. Notas Algumas conjunes coordenativas so correlativas, podendo ocorrer precedendo cada um dos elementos coordenados. So exemplo de conjunes correlativas: "ouou", "nemnem", "querquer".

Conjuno subordinativa

Conjuno que introduz uma orao subordinada completiva ou adverbial. As subclasses de conjuno subordinativa estabelecem-se em funo do tipo de orao que introduzem, sendo tradicionalmente listadas as conjunes subordinativas completivas (i), causais (ii), finais (iii), temporais (iv), concessivas (v), condicionais (vi), comparativas (vii) e consecutivas (viii). Muitas conjunes subordinativas que introduzem oraes subordinadas adverbiais so locues (ix). Exemplos (i) a. Diz-se [que] vai chover. b. Perguntei [se] ests contente. c. Pedi [para] te calares. (ii) O Z tem febre, [porque] se constipou. (iii) O Z ficou em casa, [para] ver o jogo. (iv) O Z constipou-se, [quando] apanhou chuva. (v) [Embora] esteja doente, vou trabalhar. (vi) [Se] chover, fico em casa. (vii) Falo mais [do que] trabalho. (viii) Ele to alto [que] bate com a cabea na ombreira da porta. (ix) a. [Ainda que] no te cales, no desisto. b. [Sempre que] chove, fico contente.

Anda mungkin juga menyukai