Anda di halaman 1dari 14

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010

1. CONCEITO DE CRIME HEDIONDO Eu sempre gosto de introduzir o assunto crimes hediondos com a seguinte pergunta: O que um crime hediondo? Ns temos trs sistemas rotulando o que crime hediondo: - Para se conceituar crime hediondo, preciso conhecer esses 03 sistemas, a saber:

1.1. SISTEMA LEGAL - Compete ao legislador apresentar rol taxativo dos delitos considerados hediondos.

1.2. SISTEMA JUDICIAL - Compete ao juiz, analisando o caso concreto, julgar se o delito ou no hediondo. - Aqui bastante temerrio, porque se ignora o Princpio da Taxatividade, violando a segurana jurdica.

1.3. SISTEMA MISTO - Compete ao legislador apresentar rol exemplificativo dos crimes hediondos, podendo o juiz encontrar outras hipteses na anlise do caso concreto. Esse sistema faz uso da interpretao analgica. Agrega os dois defeitos dos sistemas anteriores.

Qual o sistema adotado pelo Brasil? O Brasil adotou o sistema legal, conforme art. 5, XLIII, da CF/88. XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;

2. CRTICA AO SISTEMA LEGAL - Segundo o STF, a Lei dos Crimes Hediondos, ao adotar o sistema legal, ignora a gravidade em concreto do crime (Min. Celso de Mello).

3. SISTEMA MAIS JUSTO LUZ DO STF - O legislador apresenta rol taxativo de crimes hediondos, competindo ao juiz na anlise do caso concreto confirmar a hediondez (Sistema Misto).

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


O art.1 da Lei dos Crimes Hediondos traz um rol taxativo de delitos previstos no CP que so crimes hediondos. Mas existe algum crime que seja hediondo e no esteja previsto no CP? OBS: O nico crime hediondo que est fora do CP o genocdio.

4. CONSEQUNCIAS DA PRTICA DE CRIMES HEDIONDOS - As consequncias esto previstas no art. 2 da Lei. So elas: 4.1. PROIBIO DE CONCESSO DE GRAA E INDULTO Art. 2 Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I - anistia, graa e indulto; II - fiana. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007)

- Agora compare o artigo 2 da Lei dos Crimes Hediondos com o art. 5, XLIII, da CF/88. XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura , o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;

OBS: Perceba que a CF/88 probe para os crimes hediondos apenas a concesso da anistia e da graa. J a Lei 8.072/90, por sua vez, probe a concesso da anistia, graa e o indulto. Assim, ser que a vedao ao indulto previsto na Lei dos Crimes Hediondos inconstitucional, haja vista que a CF silencia a respeito? Divergncia doutrinria: 1 Corrente: Entende que a vedao ao indulto inconstitucional, pois as proibies trazidas pela CF so mximas, no podendo o legislador ordinrio suplant-las (LFG). 2 Corrente: Entende que a vedao ao indulto constitucional, pois: I- As proibies trazidas pela CF so mnimas, II- A CF, em seu art. 5, XLIII, traz a lei definir. III- Alm disso, a expresso graa (benefcio concedido em carter individual) abrange o indulto, que nada mais do que uma graa coletiva. Mas qual a corrente que prevalece? A segunda corrente a adotada pelo STF.

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


4.2. PROIBIO DA CONCESSO DE FIANA - A proibio da fiana deve ser analisada luz da Lei 11.464/07. LEI 11.464/07 ANTES DA LEI 11.464/07 O art. 2, II, vedava: fiana e liberdade provisria. Assim, pergunta-se: DEPOIS DA LEI 11.464/07 O art. 2, II, veda to somente a concesso da fiana.

Atualmente, cabe liberdade provisria nos crimes hediondos? Divergncia doutrinria: 1 Corrente: Entende que possvel liberdade provisria para crimes hediondos, tendo em vista o silncio da lei em sua nova redao. Alm disso, quem deve analisar o cabimento ou no da liberdade provisria o juiz (no caso concreto), e no o legislador (em abstrato), sob pena de inconstitucionalidade (Min. Celso de Mello). 2 Corrente: Entende que no possvel liberdade provisria para crime hediondo, pois a sua vedao est implcita na inafianabilidade (Min. Ellen Grace).

OBS: A questo no est consolidada no mbito do STF, por isso no poder ser objeto de 1 fase de concurso.

4.3. REGIME DE CUMPRIMENTO DE PENA - Est previsto no art. 2, 1, da Lei, com redao dada pela Lei 11.464/07. 1o A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007)

- Aqui, tambm, ser necessrio o estudo da aplicao da Lei 11.464/07 no tempo. ANTES DA LEI 11.464/07 - Segundo o antigo art. 2, II, o regime era INTEGRALMENTE fechado. OBS: Em 2006 (antes da Lei 11.464/07) o STF julgou inconstitucional o regime integralmente fechado, permitindo progresso desde que cumprido 1/6 da pena. DEPOIS DA LEI DA LEI 11.464/07 - O art. 2, 1, prev o regime INICIALMENTE fechado, permitindo progresso. - A progresso ser de 2/5 da pena se o ru for primrio e 3/5 da pena se o ru for reincidente.

Se a prtica do crime hediondo ocorreu antes da Lei 11.464/07, mas a execuo penal somente comeou aps a Lei 11.464/07. O ru nesse caso faz jus progresso? Qual o percentual?

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


Sim, aplicando-se o percentual de 1/6, ou seja, significa que a Lei 11.464/07 nesse caso irretroativa, haja vista se tratar de lei malfica quando comparada com o entendimento do STF poca (1/6 da pena). Vide Smula Vinculante 26. Smula Vinculante 26 Para efeito de progresso de regime no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juzo da execuo observar a inconstitucionalidade do art. 2 da Lei n. 8.072, de 25 de julho de 1990, sem prejuzo de avaliar se o condenado preenche, ou no, os requisitos objetivos e subjetivos do benefcio, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realizao de exame criminolgico. 4.4. RECURSO EM LIBERDADE - Sobre o recurso em liberdade, vide art. 2, 3, da Lei. 3o Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007)

- O STF entende que o ru processado: I- Preso - Dever recorrer preso, salvo se desaparecerem os fundamentos da preventiva; II- Solto Dever recorrer solto, salvo se aparecerem os motivos da priso preventiva.

OBS: Tanto num caso como no outro, o juiz dever fundamentar sempre a sua deciso.

4.5. DURAO DA PRISO TEMPORRIA NOS CRIMES HEDIONDOS - A respeito da durao da priso temporria nos crimes hediondos vide art. 2, 4, da Lei: 4o A priso temporria, sobre a qual dispe a Lei no 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, ter o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. (Includo pela Lei n 11.464, de 2007) (QUESTO DELEGADO TO/08)

4.5.1 REQUISITOS PARA A PRISO TEMPORRIA - Breve incurso na Lei da Priso Temporria: - So requisitos para a decretao da priso temporria:

a) Necessidade para a investigao; b) Indiciado sem residncia fixa ou identidade segura;

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


c) Rol de crimes que autorizam a priso temporria.

Estes requisitos so cumulativos ou alternativos? Prevalece na jurisprudncia que basta a presena do Inciso I ou II, combinado sempre com o inciso III. Os requisitos no so cumulativos (Vide Aula de priso).

OBS: O prazo dessa priso temporria de 05 dias prorrogvel por mais 05 dias. Porm, quando se tratar de crime hediondo, o prazo ser de 30 dias, prorrogvel por mais trinta.

A priso temporria pode ser decretada de ofcio pelo juiz? O juiz jamais poder decretar a priso temporria de ofcio. Somente mediante representao da autoridade policial ou requerimento do MP que o juiz poder decretar a priso temporria.

OBS: A Lei 8.072/90, em seu art. 2, 4, no somente alterou o prazo da priso temporria para crimes hediondos e equiparados (de trinta dias, prorrogvel por mais 30 dias), como tambm ampliou o rol dos delitos que admitem essa espcie de priso, acrescentando os arts. 217-A do CP (estupro de vulnervel), art. 273 do CP e a tortura.

5. LIVRAMENTO CONDICIONAL - Est previsto no art. 5 da Lei e art. 83, V, do CP. - Trata-se de uma liberdade antecipada. V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. (Includo pela Lei n 8.072, de 25.7.1990)

5.1. REQUISITOS TEMPORAIS a) Tratando-se de condenado primrio + Bons antecedentes Dever cumprir MAIS de 1/3 da pena. metade da pena b) Tratando-se de condenado reincidente Deve cumprir MAIS de

c) Tratando-se de condenado por crime hediondo ou equiparado Deve cumprir MAIS de 2/3, SE NO FOR REINCIDENTE ESPECFICO.

Mas o que vem a ser o reincidente especfico? Divergncia doutrinria:

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


1 Corrente: Entende que reincidente especfico o reincidente em crimes hediondos ou equiparados. Esse reincidente no faz jus ao livramento condicional. 2 Corrente: Entende que reincidente especfico o reincidente em crimes hediondos ou equiparados que tutelam o mesmo bem jurdico. Nesse caso, o ru faz jus ao livramento condicional. 3 Corrente: Entende que reincidente especfico o reincidente em crimes hediondos ou equiparados previstos no mesmo tipo penal.

Qual a corrente prevalece? Prevalece a 1 corrente.


Livramento condicional Liberdade antecipada mediante certas condies Direito subjetivo do acusado, quando preenchidos os seguintes requisitos Desdobramento do sistema progressivo

Incidente na execuo

Requisitos objetivos A pena imposta deve SER IGUAL OU SUPERIOR a 02 anos

Requisitos subjetivos Comportamen to carcerrio satisfatrio Bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo Aptido para prover a prpria subsistncia mediante trabalho honesto No caso de crime praticado com violncia ou grave ameaa pessoa, constatao de que o condenado no voltar a delinquir

Pena privativa de liberdade

Requisito temporal

Reparao do dano

se primrio, dever cumprir MAIS de 1/3 se reincidente, MAIS de metade Se crime hediondo, MAIS de 2/3

6. QUADRILHA OU BANDO E CRIMES HEDIONDOS - Encontra previso no art. 8 da Lei. Art. 8 Ser de trs a seis anos de recluso a pena prevista no art. 288 do Cdigo Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo.

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


Pargrafo nico. O participante e o associado que denunciar autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento, ter a pena reduzida de um a dois teros.

- O crime de quadrilha ou bando previsto no art. 288 caput possui pena de 1 a 03 anos. Portanto, trata-se de infrao de mdio potencial ofensivo, permitindo a suspenso do processo. - A pena ser de 03 a 06 anos (crime de grande potencial ofensivo) se os crimes visados pela quadrilha forem: I- hediondos; II- trfico (no se aplica esse dispositivo, haja vista a supervenincia do art. 35 da Lei 11.343/06, o qual exige 02 pessoas); III- tortura; e IV- terrorismo.

7. ANLISE DO ART. 9 DA LEI - Deve se analisar o art. 9 a partir da aplicao da Lei 12.015/09 no tempo. ANTES DA LEI 12.015/09 Nos crimes de latrocnio, extorso mediante sequestro, extorso qualificada pela morte, estupro e atentado violento ao pudor, a pena era aumentada de metade quando a vtima: I- No fosse maior de 14 anos; II- Fosse alienada mental; IIINo pudesse oferecer resistncia. DEPOIS DA LEI 12.015/09 O art. 224 do CP foi revogado. QUESTO DA DEFENSORIA PBLICA DA BAHIA 2010

- Assim, se o art. 224 do CP foi revogado, implicitamente o art. 9 da Lei 8.072/90 tambm foi revogado. Essa mudana ser retroativa, haja vista se tratar de lei mais benfica para o acusado.

8. CABIMENTO DE SURSIS EM CRIMES HEDIONDOS Cabe sursis em crime hediondo? Divergncia: 1 Corrente: Entende que a gravidade do delito incompatvel com o benefcio do sursis.

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


2 Corrente: Entende que no existindo proibio expressa, admite-se o sursis desde que preenchidos os requisitos legais para a sua concesso. Existem julgados no STF admitindo sursis (da lavra do Min. Marco Aurlio).

9. CABIMENTO DE RESTRITIVAS DE DIREITO EM CRIMES HEDIONDOS Admite-se restritiva de direitos em crimes hediondos? Divergncia doutrinria: 1 Corrente: Entende que a gravidade do delito incompatvel com o benefcio. 2 Corrente: Entende que admissvel a pena restritiva de direitos em crimes hediondos, haja vista a ausncia de proibio legal expressa (ex: estupro de vulnervel).

10. CABIMENTO DE REMIO EM CRIMES HEDIONDOS possvel remio em crime hediondo? perfeitamente possvel, pois a lei no veda a remio.

11. CRIMES HEDIONDOS EM ESPCIE (ART. 1 DA LEI)

11.1. HOMICDIO PRATICADO EM ATIVIDADE TPICA DE GRUPO DE EXTERMNIO - Esse homicdio praticado em atividade tpica de grupo de extermnio ser hediondo, ainda que praticado na forma simples do caput. Trata-se do chamado homicdio condicionado, haja vista a necessidade da presena da condio atividade tpica de grupo de extermnio.

Mas o que vem a ser grupo de extermnio? A doutrina critica essa expresso tendo vista se tratar de expresso bastante porosa, que fere o Princpio da Taxatividade. Mas o entendimento predominante no sentido de que atividade tpica de grupo de extermnio a aquela atividade que tem como objetivo a chacina de pessoas.

Mas o que caracteriza um grupo?

Divergncia: 1 Corrente: Entende que grupo no se confunde com par (02 pessoas), bem como no se confunde com o bando (04 pessoas). Logo, grupo ser composto por 03 pessoas. 2 Corrente: Entende que o grupo apesar de no se confundir com par (02 pessoas), significa a mesma coisa que bando (04 pessoas).

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010

Mas o fato de o homicdio ter sido praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, h necessidade de se formular quesito especfico submetendo anlise do jurado? O fato de o homicdio ter sido praticado em atividade tpica de grupo de extermnio no constitui circunstncia elementar do tipo, nem agrava, majora ou qualifica o crime, trazendo como nica consequncia a aplicao da Lei dos Crimes Hediondos. Logo, tal quesito no ser apreciado pelos jurados, ficando a critrio do juiz essa anlise.

11.2. HOMICDIO QUALIFICADO - um crime hediondo sempre, pouco importando a qualificadora. - Esse homicdio tambm conhecido como homicdio hbrido.

possvel homicdio qualificado-privilegiado? PRIVILGIOS - Motivo de valor moral (SUBJETIVA). - Motivo de valor social (SUBJETIVA). - Violenta emoo (SUBJETIVA). QUALIFICADORAS - Motivo torpe (SUBJETIVA). - Motivo Ftil (SUBJETIVA). - Meio Cruel (OBJETIVA). - Surpresa (OBJETIVA). - Fim especfico (SUBJETIVA).

Resposta: possvel homicdio privilegiado-qualificado, desde que as qualificadoras sejam objetivas (MEIO CRUEL + SURPRESA).

Mas e no caso de existir qualificadora subjetiva no homicdio privilegiado quem prevalece o privilgio ou a qualificadora? Prevalece o privilgio.

Mas o homicdio qualificado-privilegiado crime hediondo? Divergncia doutrinria: 1 Corrente: Entende que a Lei 8.072/90 no faz qualquer referncia ao privilgio. Logo, no hediondo. 2 Corrente: Entende que no se trata de crime hediondo por conta da analogia do art. 67 do CP, preponderando o privilgio sobre a qualificadora por ser subjetivo. 3 Corrente: Entende que se trata de crime hediondo, pois basta ser qualificado para receber tal rotulao.

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


Mas qual a corrente que prevalece? O STF e o STJ entendem que o homicdio qualificado-privilegiado no se trata de crime hediondo (1 e 2 correntes).

11.3. LATROCNIO (ART, 157, 3, IN FINE, DO CP) - o roubo qualificado pela morte (trata-se de crime contra o patrimnio qualificado pela morte). 3 Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de sete a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

- A respeito, vide smula 603 do STF. Smula 603 do STF A competncia para o processo e julgamento de latrocnio do juiz singular e no do Tribunal do Jri. - Somente com resultado morte que o crime ser considerado latrocnio.

OBS: O resultado morte pode ser doloso ou culposo, no desnaturando o latrocnio, permanecendo hediondo nas duas hipteses.

OBS: O resultado morte deve decorrer de violncia fsica, no configurando latrocnio, se consequncia da grave ameaa (QUESTO DO MP/SP).

OBS: Para haver latrocnio imprescindvel o nexo fsico e um nexo temporal entre a violncia e o assalto. A violncia deve ser empregada durante o assalto (fator tempo) e em razo do assalto (fator fsico). Se um dos fatores estiver ausente, no existe latrocnio.

OBS: Se a inteno inicial do agente era apenas a morte da vtima, mas aps a consumao do crime de homicdio, resolve subtrair seus bens, no h latrocnio, mas homicdio em concurso material com furto.

OBS: Entendem nossos tribunais no haver latrocnio quando um dos assaltantes mata o outro para, por exemplo, ficar com o proveito do crime. Nesse caso, responder o agente pelo crime de roubo em concurso com homicdio qualificado pela torpeza.

- Vide smula 610 do STF. Smula 610 do STF

10

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


H crime de latrocnio, quando o homicdio se consuma, ainda que no se realize o agente a subtrao de bens da vtima.

- VIDE CRTICA SMULA EM ROGRIO GRECO.

11.4. EXTORSO QUALIFICADA PELA MORTE - Est prevista no art. 158, 2, do CP 2 - Aplica-se extorso praticada mediante violncia o disposto no 3 do artigo anterior. Vide Lei n 8.072, de 25.7.90

- Este crime recebe o mesmo tratamento do latrocnio.

11.4.1. SEQUESTRO RELMPAGO - Antes da Lei 11.923/09. ANTES DA LEI 11.923/09 Art. 157 do CP - Subtrair com violncia. - A colaborao da vtima dispensvel. - Se houvesse privao da liberdade, gerava causa de aumento de pena. Art.158 do CP - Constranger com violncia. - A colaborao da vtima indispensvel. - Se houvesse privao de liberdade, como no havia previso legal, caracterizava-se como circunstncia judicial desfavorvel (art. 59) elevando a pena-base Crime com resultado morte era considerado hediondo. Art. 159 do CP - Sequestrar. - A colaborao de terceiro indispensvel. Se houvesse privao da liberdade era elementar do tipo.

- Crime com resultado morte era considerado hediondo.

O crime ser sempre hediondo, pouco importando se com resultado morte ou no.

OBS: Com o advento da Lei 11.923/09 a privao da liberdade no art. 158 do CP (extorso), deixou de ser circunstncia judicial, para ser uma qualificadora prevista no 3, do art. 158 do CP. 3o Se o crime cometido mediante a restrio da liberdade da vtima, e essa condio necessria para a obteno da vantagem econmica, a pena de recluso, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, alm da multa; se resulta leso corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, 2o e 3o, respectivamente. (Includo pela Lei n 11.923, de 2009)

11

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010

Agora, com o advento da Lei 11.923/09 o sequestro relmpago crime hediondo? Divergncia: 1 Corrente: Entende o art. 158, 3, do CP, com resultado morte, no hediondo por falta de previso legal (Nucci). 2 Corrente: Entende que o tipo penal do 3 no autnomo, ao contrrio, derivado e meramente explicativo de uma forma de extorso. A nova qualificadora (com resultado morte) j estava contida no pargrafo anterior ( 2), especificando-se com a Lei 11.923/09, um meio de execuo prprio. Permanece hediondo. Posio de LFG e Rogrio Sanches. Qual a corrente que prevalece? Prevalece a 1 corrente.

11.5. ESTUPRO E ESTUPRO DE VULNERVEL O estupro simples crime hediondo? Antes, deve ser analisada a aplicao da Lei 12.015/09 no tempo. LEI 12.015/09 ANTES DA LEI Divergncia: 1 Corrente: S estupro qualificado era hediondo; 2 Corrente: Toda e qualquer forma de estupro, simples ou qualificada, era hedionda (STF/STJ a adotavam). DEPOIS DA LEI - O estupro simples (caput) ou qualificado crime hediondo. Trata-se de norma malfica e, portanto, irretroativa.

O estupro de vulnervel sem violncia hediondo? Antes, deve ser analisada a aplicao da Lei 12.015/09 no tempo:

ANTES DA LEI Divergncia: 1 Corrente: entendia que estupro com violncia presumida no era hediondo. 2 Corrente: entendia que estupro com violncia presumida era hediondo.

DEPOIS DA LEI O art. 217-A prev o estupro de vulnervel como hediondo, pouco importando se COM ou SEM violncia. Portanto, o estupro de vulnervel ser sempre hediondo. - Para quem adotava a 2 corrente, houve uma mudana de roupagem, em homenagem ao Princpio da Continuidade Normativo-Tpica, no havendo que se falar em irretroatividade da lei. - Quem adotava a 1 corrente, a lei 12.015/09 se trata de Lex Gravior, sendo irretroativa

12

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


(entendimento recente da 6 turma do STJ, HC 88664). STJ HC 88664 ESTUPRO MEDIANTE VIOLNCIA PRESUMIDA. VTIMA COM 13 ANOS E 11 MESES DE IDADE. INTERPRETAO ABRANGENTE DE TODO O ARCABOUO JURDICO, INCLUINDO O ECA. MENOR A PARTIR DOS 12 ANOS PODE SOFRER MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. HABEAS CORPUS COMO INSTRUMENTO IDNEO PARA DESCONSTITUIR SENTENA CONDENATRIA. DESCARACTERIZAO DA VIOLNCIA E, POIS, DO ESTUPRO. ORDEM CONCEDIDA. 1. Se o ECA aplica medidas socioeducativas a menores a partir dos 12 anos, no se concebe que menor com 13 anos seja protegida com a presuno de violncia. 2. Habeas corpus em que os fatos imputados sejam incontroversos remdio hbil a desconstituir sentena condenatria. 3. Ordem concedida.

11.6. EPIDEMIA COM RESULTADO MORTE - Leva-se em considerao que somente a propagao de doena humana que configura o crime, j que em se tratando de enfermidade que atinja plantas ou animais, o crime ser o do art. 61 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais, cujos delitos no so etiquetados como hediondos). ESQUEMAS:
ROL DE CRIMES HEDIONDOS X ROL DE CRIMES DA LEI DE PRISO TEMPORRIA
CRIMES HEDIONDOS 1- Homicdio quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio. 2- Homicdio qualificado. 3- Latrocnio. 4- Extorso qualificada pela morte. 5- Extorso mediante sequestro e qualificada. 6- Estupro. 7- Estupro de vulnervel. 8- Epidemia com resultado morte. 9- Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais 10- Genocdio tentado ou consumado. 11- Tortura*. 12- Trfico de drogas*. 13- Terrorismo*. LEI DA PRISO TEMPORRIA (CRIMES) 1- Homicdio DOLOSO. 2- Sequestro e crcere privado. 3- Roubo (inclusive o latrocnio). 4- Extorso. 5- Extorso mediante sequestro e forma qualificada. 6- Estupro. 7- Estupro de vulnervel. 8- Epidemia com resultado morte. 9- Envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte. 10- Quadrilha ou bando. 11-Genocdio. 12- Trfico de drogas. 13- Crimes contra o sistema financeiro.

SURSIS X LIVRAMENTO CONDICIONAL SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO 1- Pena mnima igual ou inferior a 01 ano. 2- No estar sendo processado ou ter sido condenado por outro crime. 3- No ser reincidente. LIVRAMENTO CONDICIONAL 1- Pena privativa de liberdade. 2- Pena igual ou superior a dois anos. 3- Requisito temporal: 3.1. Ru primrio + bons antecedentes Mais de 1/3; 3.2. Ru reincidente Mais de . 3.3. Ru primrio + maus antecedentes Mais de 1/3 3.4. Crime hediondo Mais de 2/3

13

LEI DOS CRIMES HEDIONDOS AULA EM 21/08/2010


4- A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social, a personalidade do agente, os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio . 4- Reparao do dano.

5- Requisito subjetivo: 5.1. Comportamento satisfatrio; 5.2. Bom desempenho no trabalho; 5.3. Aptido para prover a prpria subsistncia mediante trabalho honesto; 5.4. Exame criminolgico, no caso de crime com violncia e grave ameaa pessoa.

VEJA A QUESTO QUE CAIU NO CONCURSO DELEGADO AP/2010:


De acordo com a Lei 8.072/90, assinale a alternativa que no apresenta um crime considerado hediondo. (A) latrocnio (art. 157, 3o, in fine); extorso qualificada pela morte (art. 158, 2 o) e envenenamento de gua potvel ou de substncia alimentcia ou medicinal (art. 270). (B) epidemia com resultado morte (art. 267, 1o); homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V) e extorso qualificada pela morte (art. 158, 2o). (C) latrocnio (art. 157, 3o, in fine); epidemia com resultado morte (art. 267, 1o); e homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V). (D) latrocnio (art. 157, 3o, in fine); falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1o, 1o-A e 1o-B; e homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V). (E) latrocnio (art. 157, 3o, in fine); epidemia com resultado morte (art. 267, 1 o); falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1o, 1o-A e 1o-B e homicdio qualificado (art. 121, 2o, I, II, III, IV e V).

DELEGADO RJ/09: Quatro indivduos compunham um grupo de extermnio procurado havia


tempo pela polcia. Em certo momento, um dos integrantes do grupo dirigiu-se polcia e, voluntariamente, forneceu informaes e provas que possibilitaram a priso do grupo. Nessa situao, de acordo com a Lei dos Crimes Hediondos, o associado que denunciar autoridade o bando ou quadrilha dever ser denunciado e processado, mas dever ficar isento de pena, ao ser sentenciado. DELEGADO RJ/09: De acordo com a doutrina, os sistemas de definio dos crimes hediondos so o legal, o misto e o judicial, sendo certo que o ordenamento jurdico brasileiro adotou o sistema legal.

14

Anda mungkin juga menyukai