Anda di halaman 1dari 6

O QUE GEOPOLTICA A palavra geopoltica no uma simples contrao de geografia poltica, mas sim algo que diz respeito

ito s disputas de poder no espao mundial e que, como a noo de PODER j o diz (poder implica em dominao, via Estado ou no, em relaes de assimetria enfim, que podem ser culturais, sexuais, econmicas, repressivas e/ou militares, etc.), no exclusivo da geografia. A expresso geografia poltica existe h sculos. H inmeros livros dos sculos XVII, XVIII e XIX com esse ttulo. Geografia poltica moderna como um estudo geogrfico da poltica, ou como o estudo das relaes entre espao e poder -- nasceu com a obra Politische Geographie [Geografia Poltica], de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Ratzel, no criou o rtulo "geografia poltica"; ela apenas redefiniu o seu contedo. Ratzel mostrou que o estudo da geografia poltica s vai se preocupar com o meio ambiente - as caractersticas "naturais" do territrio, por exemplo (localizao, formato, proximidade do mar, etc.) - desde que isso tenha relaes com a vida poltica. Esse gegrafo alemo no foi o primeiro autor a empregar esse rtulo, geografia poltica, nem mesmo o primeiro a escrever sobre o assunto. Essa anlise a respeito da dimenso geogrfica ou espacial da poltica bastante antiga. Podemos encontr-la em Aristteles, em Maquiavel, em Montesquieu e em inmeros outros filsofos da antiguidade, da Idade Mdia ou da poca moderna. Com Ratzel inicia-se um estudo sistemtico da dimenso geogrfica da poltica, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupaes. A palavra geopoltica, por sua vez, foi criada no incio do sculo XX, mais precisamente em 1905, num artigo denominado "As grandes potncias", escrito pelo jurista sueco Rudolf KJELLN. A palavra geopoltica que foi criada por Kjelln, pois no h dvida que essa temtica bem mais antiga, ou seja, as grandes preocupaes geopolticas no surgiram no incio do sculo XX (preocupaes sobre o que e quem uma potncia mundial, como se d a disputa mundial pelo poder

entre os Estados, que estratgias seriam adequadas para tal ou qual Estado tornar-se a potncia regional nesta ou naquela parte do globo, etc.). Nas obras sobre "histria da geopoltica os geopolticos clssicos, ou os "grandes nomes da geopoltica", foram: Halford J. MacKinder (gegrafo ingls- teoria corao da terra, a Terra como uma grande ilha, quem dominar A Europa Oriental, ter o domnio terrestre). A.T. Mahan (almirante norte-americano que defendeu a teria do domnio martimo para o desenvolvimento de uma grande potncia). Rudolf Kjelln (jurista sueco, o primeiro a usar o termo geopoltica em sua obra O estado como uma forma de vida 1917). Karl Haushofer (general alemo que influenciou o Instituto de Munique que divulgava o pensamento geopoltico da Alemanha Nazista). Desses quatro nomes, dois deles (o gegrafo ingls Mackinder e o almirante norte-americano Mahan) tiveram as suas principais obras publicadas antes da criao dessa palavra geopoltica por Kjelln. O outro autor, o general alemo Karl Haushofer, foi na realidade quem popularizou a geopoltica, devido s circunstncias (ligaes, embora problemticas, com o nazismo e possvel contribuio indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 40, em especial atravs da sua Revista de Geopoltica [Zeitschrift fr Geopolitik], editada em Munique de 1924 a 44 e com uma tiragem mensal que comeou com 3 mil e chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, algo bastante expressivo para a poca. A geopoltica, conheceu um perodo de grande expanso no pr-guerra, na primeira metade do sculo XX, tendo ficado no ostracismo -- depois de 1945. Ela sempre se preocupou com a chamada escala macro ou continental/planetria: a questo da disputa do poder mundial, que Estado (e por qu) uma grande potncia, qual a melhor estratgia espacial para se atingir esse status, etc. Existiram "escolas (nacionais) de geopoltica", em especial dos anos 1920 at os anos 1970, em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil. A geopoltica brasileira, ela consistiu principalmente no desenvolvimento de um projeto ("Brasil, grande potncia")

que se expressa como uma estratgia (geo)poltica e militar com uma clara dimenso espacial. A natureza pragmtica, utilitarista (e para o Estado, nico agente visto como legtimo) ou de "saber aplicvel" sempre foi uma tnica marcante na geopoltica. Ela nunca se preocupou em firmar-se como um (mero?) "conhecimento" da realidade e sim como um "instrumento de ao", um guia para a atuao de tal ou qual Estado. A partir de meados dos anos 1970 a geopoltica volta a ser novamente estudada (a bem a verdade, ela nunca deixou de ser, mas de 1945 at por volta de 1975 esteve confinada em pequenos crculos, em especial militares). Ela cada vez mais entendida como "um campo de estudos", uma rea interdisciplinar enfim (tal como, por exemplo, a questo ambiental). Em vrias partes do globo criaram-se -ou esto sendo criados -- institutos de estudos geopolticos e/ou estratgicos, que via de regra congregam inmeros especialistas: cientistas polticos, gegrafos, historiadores, militares ou tericos estrategistas, socilogos e, como no podia deixar de ser (na medida em que a "guerra" tecnolgica-comercial hoje mais importante que a militar) at mesmo economistas.

Para Nelson Werneck Sodr (Livro Introduo geografia), a geopoltica oriunda da geografia da etapa imperialista, por isso mais ideolgica do que cientfica. A Disputa imperialista por uma nova repartio do mundo levada a extremos com a ascenso germnica, proporcionou as condies para que se efetivasse a passagem do campo da geografia para a geopoltica, desenvolvendo um esforo para revestir de carter cientfico aquilo que no passaria segundo Sodr de espoliao colonialista e imperialista. Vesentini-"A geopoltica seria ideolgica (um instrumento do nazi-fascismo ou dos Estados totalitrios) e a geografia poltica seria uma cincia". Esta foi a interpretao de alguns poucos gegrafos nos anos 1930 e 40 e da quase totalidade deles (e tambm de inmeros outros cientistas sociais) no ps-guerra. Um nome bastante representativo desta viso foi Pierre George, talvez o gegrafo francs mais conhecido dos anos 50 aos 70, que afirmava que a geopoltica seria uma "pseudo-cincia", uma caricatura da geografia poltica.

Para Nelson Wernek Sodr (Livro Introduo geografia) o determinismo geogrfico um dos traos mais caractersticos da geografia da poca imperialista. Ratzel desenvolveu duas bases para a geografia : uam cientfica e outra ideolgica. (determinismo geogrfico, foi representante engajado de um projeto estatal, legitimando o expansionismo do Imprio Alemo). Doutrina de Ratzel defendeu uma concepo autoritria e imperialista de Estado, como um corpo que precisa alimentase de espao para acomodar seu crescimento. Ratzel no um geopoltico, mas percussor da doutrina que empolgou alguns alemes. Rudolf Kjelln (jurista sueco, o primeiro a usar o termo geopoltica em sua obra O estado como uma forma de vida 1917), radicalizou as idias organizadas por Ratzel que foram amplamente utilizadas para a expanso dO Estado Alemo. Influncia de Ratzel no pensamento de Kjelln: estado vitalmente forte, com rea de soberania limitado, ampliao do territrio pela colonizao, unio com outros Estados ou conquista de diferentes espcies. O imperialismo colocado como expanso natural e justa. O contexto histrico do final do sculo XIX , com o fim de uma ordem monopolar, da Inglaterra como potncia mundial, fizeram os embates pela hegemonia mundial de ampliarem no final do sculo XIX e incio do sculo XX. Este cenrio histrico de disputa proporcionou o desenvolvimento das teorias de geopoltica que buscava entender o equilbrio de foras no espao mundial e as condies pelas quais um Estado se torna uma grande potncia. Para os tericos da geopoltica clssica para se tornar uma grande potncia era fundamental ter: uma quantidade de recursos, mercados, povos (mo de obra, soldados), solos agricultveis, minrios, espaos geogrficos. A geopoltica clssica estudava as estratgias de determinados territrios, sua necessidade de expanso territorial, seu controle (rotas martimas ou reas geoestratgicas) para se tornar uma grande potncia.

A influncia do Instituto de Munique

O Instituto adaptou as ideias Kjelln s necessidades do II Reich. O nacionalismo aliado ao segregacionismo racial do Reich teve seu correspondente no general geopoltico Karl Haushofer com sua teria sangue e solo, que pretendia evitar que os alemes fossem contaminados pelo cosmopolitismo, considerado como uma forma perigosa de decadncia. A Revista de Geopoltica tornou um espao de divulgao da geopoltica do nazismo. A geopoltica expansionista nazista era divulgada na Revista mostrando que: Existiam inmeros territrios que eram naturalmentegermnicos, embora no oficial (pedidos na primeira Guerra Mundial), mapas mostrando estes territrios, a ordem mundial era injusta devido pouca presena da Alemanha que era uma candidata natural devido a superiodade da raa, destinada a comandar o mundo e ser uma grande potncia mundial. A revista divulgou as ideias de superiodade racial e a necessidade de espao vital para o futuro da Alemanha. Para Karl Haushofer a geopoltica a cincia dos fundamentos territoriais e raciais que determinam o desenvolvimento dos novos Estados.

De acordo com o gegrafo Marcelo Escolar, a geopoltica apresenta 3 fases:

1)geopoltica da ao 1815-1870:

-Expanso colonizadora.

A violncia da colonizao e justificada e vista como uma ao civilizadora de alguns pases sobre outros. (darwinismo social).

2) Geopoltica clssica 1870-1945: Naturalizao da poltica internacional.

Naturalizao do poder do Estado, visto como uma entidade natural biolgica (o mais forte domina o mais fraco).

Estados como entidades geogrficas.

3) Geopoltica ideolgica ps-1945 (Guerra Fria): Saiu da naturalizao biolgica do poder do Estado para o ideolgico.

- Orientao ideolgica marcada pelos blocos comunistas, capitalistas, pases desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Anda mungkin juga menyukai