Anda di halaman 1dari 41

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

NDICE
Nesta Edio:
- EDITORIAL Mudana de mentalidade! ................................................................................................. Pgina 3; - BIOLOGIA Ensinando a pensar Por Jennifer Leo dos Santos & Helen Cristina Mximo ..................................................................................... Pgina 4; - O ANDARILHO DA SERRA Nos Gerais de Minas Por Susumu Yamaguchi .............................................................................................................................................. Pgina 6; - CALEIDOSCPIO Natureza e campanha Por Leonil Junior .......................................................................................................................................................... Pgina 9;

- SEGURANA DO TRABALHO E GESTO AMBIENTAL Proteo nas mos Por Rildo Aparecido Fonseca ..................................................................................................................................... Pgina 11; - LOUCOS PELO TEMPO O fogo e os campos de altitude Por Diego de Toledo Lima da Silva ........................................................................................................................... Pgina 13; - EDUCAO AMBIENTAL As razes da crise ambiental Por Flvio Roberto Chaddad .................................................................................................................................... Pgina 25.

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

REVISTA ELETRNICA BRAGANTINA ON LINE


Uma publicao independente, com periodicidade mensal.

Entre em contato conosco pelo e-mail: revistabragantinaon@gmail.com Acesse e curta a nossa Fanpage no Facebook: Revista Eletrnica Bragantina On Line Nossas edies so publicadas no aplicativo Scribd: (www.scribd.com)

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

EDITORIAL

MUDANA DE MENTALIDADE!

Prezados leitores! Todas estas crises (ambientais, sociais, econmicas e culturais) que vivemos so evidncias que o modelo moderno de desenvolvimento est em plena decadncia. Crises estas abordadas em dilogos coletivos e indagaes de pensadores, tentando envolver grande parte da populao na busca de solues. Mas tal processo exige uma mudana de mentalidade da forma de pensar, observar o mundo e agir construindo novas bases e expressando o tipo de desenvolvimento que queremos. A educao o alicerce deste trabalho, junto com a gerao de conhecimento e implantao de aes criativas, respeitando as diversidades locais e regionais. A Revista tem esta proposta no seu objetivo: Provocar discusses por meio de colaboradores qualificados e material de qualidade, com construo de opinies concretas, contribuindo assim para este processo de discusso/ao contrrio massificao da sociedade e da forma de pensar, alm de combater o individualismo moderno e a falta de identidade local e cultural. Faamos nossa parte na construo de um mundo melhor!

Diego de Toledo Lima da Silva (19/10/2012)

Uma boa leitura e no deixe de enviar sua opinio pelo e-mail (revistabragantinaon@gmail.com)!

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! BIOLOGIA

Jennifer Leo dos Santos & Helen Cristina Mximo Bilogas e Pesquisadoras E-mails: jenniferleao@yahoo.com.br / hl_maximo@yahoo.com.br

ENSINANDO A PENSAR

Neste ms de outubro, no dia 15 comemorado o dia do professor e dia do educador ambiental. Como homenagem a milhares de profissionais que dedicam suas vidas formao de cidados, a coluna desse ms sobre a importncia da educao, em especial o ensino das cincias naturais. O professor o principal instrumento de circulao da informao dentro da sala de aula, no se considerando o nico detentor da verdade, mas utilizando o conhecimento de seus alunos para produzir discusses e construo do conhecimento coletivo e individual, atravs da participao ativa. Eles possuem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, tendo como objetivos fazer com que os alunos, compreendam o que cidadania, quais so seus direitos e deveres; entendam que esto inseridos em um ambiente, sendo dependentes e capazes de provocar transformaes nele; aprendam a questionar e criticar de forma construtiva; conheam e valorizem a diversidade presente em nosso pas, entre outros. Dessa forma possvel perceber o quanto estes profissionais so essenciais para que ocorra o bom funcionamento da sociedade moderna. Para os professores de Cincias e Biologia, alm das responsabilidades e objetivos citados acima, eles tm a misso de revelar aos alunos os segredos da natureza, seus componentes e sua importncia para o planeta Terra, mostrar que o ser humano faz parte e no que a comanda, isso a partir da traduo da linguagem cientfica para uma linguagem acessvel aos alunos, que sem dvida um dos maiores desafios dos professores.

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! Em sntese, o ensino das cincias naturais deve fazer com que os alunos entendam que seu contedo est ligado compreenso do mundo, atravs do processo de produo do conhecimento humano. Dessa forma, levando os alunos a questionar, a aprender interpretar fenmenos da natureza, a conhecer o ser humano, a compreender as interferncias humanas na utilizao dos recursos naturais para criao de novas tecnologias e novos meios sociais, a entender a relao do ser humano e o ambiente, e a desenvolver valores e atitudes em contextos sociais, ambientais, econmicos, culturais e tecnolgicos. J o educador ambiental, que tambm se enquadra dentro da educao no formal, apresenta uma liberdade em relao aos contedos a serem trabalhados, no apresentando um currculo obrigatrio, contudo com responsabilidades e objetivos semelhantes. A cada dia a temtica da educao ambiental vem se expandindo, e seu surgimento tem sido decorrente dos problemas produzidos pelo desenvolvimento econmico, sendo assim, o papel do educador ambiental est em sensibilizar a populao, e torn-la consciente e preocupada com os problemas ambientais e sociais existentes. Esse educador tem como finalidade no apenas transmitir informaes ou instruir sobre o que ser sustentvel e ecologicamente correto, ou como devemos nos relacionar com o meio ambiente; mas tambm formar pessoas crticas e questionadoras, que repensem nos padres de consumo e de vida existentes e na capacidade de suporte do planeta, seja para atuais ou futuras geraes. Assim, motivando a populao a formular propostas e solues prticas para os problemas encontrados, trabalhando de forma compromissada, tanto individualmente quanto coletivamente, que, quando possvel, iro no apenas remediar e minimizar, mas tambm erradicar os problemas socioambientais de cada regio. Podemos assim perceber no decorrer do texto a importncia dos educadores; so eles que constroem a base da sociedade; atravs deles que somos instrudos e formados para aprender a questionar e praticar, apresentando-nos, assim, a liberdade do pensar. Por isso so peas fundamentais para que desenvolvimento humano e socioambiental prossiga de forma mais justa e correta.

Como citar: SANTOS, J. L & MXIMO, H C. Ensinando a pensar. In: Revista Eletrnica Bragantina On Line, n 12, Outubro/2012. Joanpolis, 2012. p. 4-5.

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! O ANDARILHO DA SERRA

Susumu Yamaguchi Escritor, Andarilho e morador de Joanpolis E-mail: sussayam@gmail.com

NOS GERAIS DE MINAS Vai pro Saco? A mulher me olhou e perguntou sem largar o pico, mas logo voltou a se concentrar no cascalho e me abandonou. Estava sentada com as pernas abertas em um monte de pedras e remexia a encosta de outro. Meia dzia de crianas, mulheres e homens se espalhavam por ali. No me lembrava de ter visto casas pela estrada e dali para frente tambm no se via nenhuma: de onde surgiram essas pessoas? Havia duas patrolas perto, mas sem operadores. Enquanto as pedras no eram espalhadas pela estrada, a caa aos cristais acontecia sob o sol j quente do meio da manh. Um dos homens confirmou, mas at trs dias antes eu no sabia nada a respeito. Em Lassance, algum perguntou se eu trabalhava com cristais. Surpreso por meu espanto, explicou que ali chegavam muitos orientais para comprar pedras. De fato, por esses dias fui cumulado de ofertas de cristais. Quando disse para onde ia, os garimpeiros de cascalho tiveram a certeza de eu no ser comprador: como poderia, se teria de andar com quilos de pedras na mochila at meu destino? Uma mocinha disse que se no pegasse carona no chegaria l nem de noite, mas eu sabia que minha jornada de Curvelo a Cordisburgo devia regular no mais que sete lguas. A p? Na Setur da Praa da Liberdade, em Belo Horizonte, acalmei o jovem dizendo que iria at o IBGE, fora do Contorno, com seu Fernando. S no lhe disse que com ele era assim: um pouco a p, um pouco andando. Eu viera da Praa da Rodoviria e o roteiro indicava que a 6 Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! nova etapa teria distncia equivalente. L, no encontrando os mapas que buscava, disseram para ir ao Instituto de Geocincias Aplicadas, atrs do parque municipal, o que me levaria quase ao ponto inicial dessa caminhada urbana. Voltei atravs das praas Milton Campos, Benjamim Guimares e Tiradentes. Na primeira, parei no alto pela beleza da viso da Avenida Afonso Pena; na segunda, pela curiosidade sobre esse para mim desconhecido, nome de vapor em Pirapora e de praa na capital; e na terceira, por uma broa e ch em um bar. No IGA, consegui um mapa do Traado da Estrada Real, Expedio Spix & Martius, 1999, de Diamantina a Ouro Preto. O Trecho I inclua, desde Baro de Cocais, quase todo o atual Caminho do Sabarabuu; e o Trecho II, alternativo a partir de Baro de Cocais, compunha com o Trecho I, desde Diamantina, o atual Caminho dos Diamantes. Esses Gerais em serras planas, beleza por ser tudo to grande, repondo a gente pequenino.[*] Subitamente, a voz de Riobaldo me lembrou que ainda no era hora de seguir esse caminho. Claro, eu ainda estava a caminho de Cordisburgo. Vai pro Saco?, ela tinha perguntado. Pouco antes de cruzar com os garimpeiros de cascalho eu andara lgua e meia no asfalto desde Curvelo, mas dali seria uma longa viagem em um imenso vazio de gente. Na larga estrada havia apenas carros, caminhes e nibus levantando poeira e pedriscos com velocidades de asfalto. Mas tambm tive companheiros fiis nas rvores do cerrado que me guiavam, nos pssaros que cruzavam a estrada, nas razes de um eucalipto que me acolheram para um lanche e at mesmo na caixinha de papelo vazia de Johnnie Walker; no tiziu que cantava e danava minha passagem, e no cachorro que indicava a presena de gente, mas que medida que me aproximava revelava-se um veado assustado, que corria de um lado a outro at sumir na mata. Outra presena de alento, embora s nos altos de colinas, era o magnfico perfil de uma serra que me acompanhava de longe, esquerda, e que eu bem queria que fosse a Serra do Espinhao. E outra, por fim, chegou de leve e me envolveu: primeiro ouvi sua anunciao na folhagem do eucaliptal, depois vi seu brilho na luz do sol e finalmente ela me molhou com delicadeza; foi e voltou muitas vezes, em revoadas, sem que eu ousasse tirar da mochila a capa de chuva. Na baixada, pingos caam suavemente sobre um brejo, um pouco mais de gua, alguns buritis buritis; nas encostas, caam igualmente sobre eucaliptos, eucaliptos mais eucaliptos. E caam tambm sobre mim: ali, muito alm do Saco Novo, olhos no cu, braos Nmero 12 - Outubro/2012
7

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! abertos, girando, girando nos gerais.
[*]

Grande serto: veredas Joo Guimares Rosa

Como citar: YAMAGUCHI, S. Nos Gerais de Minas. In: Revista Eletrnica Bragantina On Line, n 12, Outubro/2012. Joanpolis, 2012. p. 6-8.

PROJETO HERBRIO
FAMLIA: MYRTACEAE Nome Cientfico: Syzygium jambolanum Nome-comum: Jambolo Origem: Extica (sia, ndia)

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! CALEIDOSCPIO

Leonil Junior Estudante, Fotgrafo e Jovem Talento E-mail: leoniljunior@live.com


NATUREZA E CAMPANHA

Nmero 12 - Outubro/2012

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

Veja mais no Blog: http://leoniljr.blogspot.com.br/

Como citar: JUNIOR, L. Natureza e campanha. In: Revista Eletrnica Bragantina On Line, n 12, Outubro/2012. Joanpolis, 2012. p. 9-10. Nmero 12 - Outubro/2012
10

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! SEGURANA DO TRABALHO E GESTO AMBIENTAL

Rildo Aparecido Fonseca Tcnico de Segurana do Trabalho e Gestor Ambiental E-mail: rildoapf@ibest.com.br

PROTEO NAS MOS

A ferramenta mais importante que o trabalhador tem ao seu dispor so as mos. por meio delas que ele desenvolve suas atividades profissionais. No entanto, apesar da sua grande importncia como ferramenta de trabalho, a maioria das pessoas no atenta para a sua segurana, fato que torna as mos a regio do corpo mais lesionada por acidentes. Por isso fundamental trabalhar com ateno e conforme as recomendaes de segurana da sua atividade. - No opere nenhuma mquina antes de conhecer bem seus riscos; - Verifique se a mquina tem alguma proteo; - Em atividades com serra eltrica empregue dispositivos ao invs das mos para empurrar a madeira; - Use luvas para movimentar cargas; - Retire adornos pessoais (jias, relgios, alianas e pulseiras) antes de iniciar algumas atividades que exijam utilizar luvas de segurana; - Caso a atividade exija contato com engrenagem ou polias, nunca fazer uso de luvas alm das medidas de suas mos; - Para trabalhos com produtos qumicos, como lquidos para limpeza, cidos ou solventes, utilize luvas de borracha ou de material sinttico; - Ao pousar ou empilhar objetos pesados, tome cuidado para no esmagar as mos; - Na ocorrncia de algum corte ou leso, faa presso sobre a rea afetada com pano limpo at a realizao do atendimento mdico; Nmero 12 - Outubro/2012
11

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! - Comunique a chefia ao constatar que alguma ferramenta apresenta defeito; - Facas e estiletes representam maiores riscos para as mos e dedos. Por sua vez, uma lmina bem afiada requer menos fora do usurio, diminuindo a possibilidade de perda ou controle; - No caso de dvidas procure o seu supervisor de turno.

Como citar: FONSECA, R. A. Proteo nas mos. In: Revista Eletrnica Bragantina On Line, n 12, Outubro/2012. Joanpolis, 2012. p. 11-12.

REFLEXO
Bicho do mato, eu s queria deitar minha preguia numa rede. Eu e meu rio zombando dos perigos da cidade. (Cambada Mineira Msica Bicho do Mato)

O cansao chegou depois de muito tempo, nem sabia quanto. Havia sentido as suas vrias aproximaes e recebido insinuaes de que a corrida estava perdida. Entretanto, no se deixara abater e resistira at mesmo a seus apelos para que parasse, que se entregasse, que deixasse de sofrer. Apesar das sedues no olhava para trs, nunca. (Susumu Yamaguchi, Joanpolis/SP)

Enfim, sua grande misso de envolver o jovem no estudo, na edificao de sua vida pessoal e profissional, na formao de um cidado pleno em que o ser seja muito mais importante que o ter, e deve-se, portanto, acreditar que ensinar aprender sempre. (Marta Ap. de Oliveira Morais, Joanpolis/SP) Nmero 12 - Outubro/2012

12

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! LOUCOS PELO TEMPO

Diego de Toledo Lima da Silva Tcnico Ambiental E-mail: diegoaikidojoa@hotmail.com

O FOGO E OS CAMPOS DE ALTITUDE

Os Campos de Altitude constituem formaes que tradicionalmente foram utilizadas pelas populaes humanas, sem, contudo associar-se os riscos inerentes. Os nichos ecolgicos estabelecidos nos Campos de Altitude da Mata Atlntica so nicos. Porm, culturalmente os campos no so vistos como detentores de biodiversidade e no se considera a importncia destes ambientes como fragmentos de ambientes naturais (GOMES, 2009). A condio herbceo-arbustiva dessas formaes parece ser um dos fatores que mais influencia na equivocada interpretao dessas reas como stios de reduzida relevncia para a manuteno da biodiversidade. A proteo dos campos tem sido negligenciada, como se tivessem menor valor para conservao se comparados s florestas nativas (PILLAR et al., 2006). RAMBO (1953) e KLEIN (1960) apresentam justificativas para demonstrar que os Campos constituem a vegetao mais antiga do Planalto, como o fato de possurem vegetao reflexo dum clima de passado mais seco. A maior parte das plantas dos Campos, sobretudo as pertencentes s famlias Asteraceae, Fabaceae (subfamlia Mimosoideae) e Poaceae, por exemplo, possuem adaptaes para perodos mais secos (KLEIN, 1960). Dentre as caractersticas mais importantes para tais consideraes, KLEIN (1984) cita a presena de xilopdios, estruturas que permitem o acmulo de reservas nutritivas para uma poca desfavorvel, bem como para oferecer mais resistncia s secas e ao do fogo. Segundo GOMES (2009), outro exemplo de adaptaes a climas secos so os caules alados de Nmero 12 - Outubro/2012
13

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! espcie de Baccharis, que atualmente ocupam ambientes midos e nebulosos nos Campos de Altitude. SAFFORD (2001) aponta que o fogo o maior fator abitico atuante na histria e ecologia dos Campos de Altitude. Ainda segundo o pesquisador, somente recentemente explicaes climticas e edficas para estes padres puderam dar pistas de que na verdade elas so, na maioria dos casos, campos induzidos pelo fogo. O autor avalia a heterogeneidade ambiental da paisagem levando em considerao a avaliao dos efeitos ecolgicos do fogo. Um dos distrbios ambientais mais frequentes na natureza e que so responsveis por imprimir grandes transformaes imediatas na paisagem e adaptaes e tolerncias ao longo do tempo nas espcies o fogo (HAUCK, 2009). As espcies florestais so afetadas por queimadas descontroladas e frequentes, e, so favorecidas espcies helifitas e especialmente as campestres mais tolerantes ao fogo (FALKENBERG, 2003). O conhecimento da origem dos campos de suma importncia para sua conservao e manejo. Se, por um lado, os mosaicos de campo e floresta so consequncia humana, causados por desmatamento, ento um trabalho de manejo da vegetao deveria ser focado na reposio completa da vegetao florestal. Porm, se os campos so originais e tm prevalecido desde o passado devido a diferentes regimes climticos, ento um alto valor deveria se atribudo a tais relictos naturais, com a sua alta biodiversidade e tambm suas formas de manejo tradicionais. Informaes pr-histricas e histricas, que envolvam o conhecimento sobre a intensidade do fogo e a frequncia de queimadas, bem como os efeitos de ambas sobre a vegetao, tambm poderiam ser aplicadas na criao de planos de manejo sustentvel a longo prazo e trabalhos de monitoramento (BEHLING et al., 2009). Na ausncia da interferncia humana, esta poderia ser a condio natural da expresso local, considerando-se tambm o avano da floresta sobre os campos. Porm a existncia de desmatamento, queimadas e pastoreio influenciam na delimitao das comunidades vegetais. As transies campos e florestas so geralmente abruptas. Estas foram consideradas durante muito tempo uma caracterstica intrnseca destas paisagens, assim como os capes entre os campos (GOMES, 2009).

Nmero 12 - Outubro/2012

14

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

Figura 1 Campos de Altitude da Serra do Lopo, setor sul da Serra da Mantiqueira (SP). (Foto: Extrado de YAMAMOTO, 2009.)

Queimadas naturais ou causadas pelo homem? FALKENBERG (2003) relata que a periodicidade das queimadas realizadas pelo homem, anual ou mais de uma vez ao ano, tem limitado o avano da vegetao arbrea e arbustiva sobre os Campos. Assim, as reas ocupadas por vegetao campestre ou vassourais tm sido ampliadas, bem como tem destrudo a grande maioria das Matinhas Nebulares planaltinas associadas aos Campos. Quanto ao comportamento do fogo, este muda tanto em funo dos gradientes do solo como do relevo. A umidade define climas localizados e diferenas de composio do solo, profundidade e fertilidade. Topograficamente depende de fatores tais como radiao, vento e temperatura do ar. Estes fatores definem o tipo de vegetao que pode existir numa determinada unidade de paisagem, e influenciam na intensidade e frequncia do fogo, e padres de resposta de regenerao no ps-fogo. A presena de vales midos, por exemplo, limita o espectro de abrangncia do fogo, influenciando no mosaico resultante das queimadas (SAFFORD, 2001).

Nmero 12 - Outubro/2012

15

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! Conforme GOMES (2009), ao contrrio do que acontece nos ecossistemas condicionados ao fogo, queimadas naturais nos Campos de Altitude so raras. A ocorrncia do fogo por influncia antrpica pode datar de muito mais tempo do que a referncia da chegada dos colonizadores europeus. Na regio de ocorrncia de Campos em Cambar do Sul, Rio Grande do Sul, a incidncia de fogo por causas naturais foi rara durante o final da ltima glaciao mxima (10.000 anos Antes do Presente). Mas o fogo se tornou frequente a partir de 7.400 anos Antes do Presente, o que provavelmente relaciona-se com as atividades do homem, pois para o mesmo perodo so registradas as primeiras ocupaes humanas nas reas mais altas do sul do Brasil (BEHLING et al., 2004). Os registros da Serra dos Campos Gerais, no Paran, e de So Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, demonstram que o fogo era absolutamente raro durante pocas glaciais e tiveram pouco efeito sobre os campos nesse perodo (BEHLING, 1997; BEHLING et al., 2004). Um claro aumento na frequncia de fogo nos dois testemunhos foi encontrado a partir do incio do Holoceno (BEHLING et al., 2009). A relativamente baixa quantidade de partculas carbonizadas no detalhado testemunho de Cambar do Sul tambm documenta que fogo de origem natural sobre os campos era raro durante perodos glaciais (entre 42.840 anos Carbono 14 at 11.500 anos calibrados Antes do Presente). Neste testemunho, o fogo comeou a surgir com mais frequncia h aproximadamente 7.400 anos calibrados Antes do Presente e no no incio do Holoceno, como foi o caso dos registros da Serra dos Campos Gerais e de So Francisco de Assis. Esse fato deve-se, provavelmente, ao incio da ocupao atravs de amerndios (DILLEHAY et al., 1992) os quais poderiam ter feito uso do fogo para auxiliar nas caadas (LEONEL, 2000). O aumento na quantidade de carvo durante o Holoceno indica fogo causado, seguramente, por aes antrpicas: primeiro causadas por amerndios e posteriormente por colonos europeus (BEHLING et al., 2009). Alm disso, uma correlao significativa entre a concentrao de carvo e txons polnicos encontrados no registro do Morro Santana (BEHLING et al., 2007), a qual foi negativa para txons que caracterizam a invaso de arbustos e elementos florestais sobre o campo e positiva para txons que caracterizam o contrrio, sugere que as partculas de carvo so originrias, principalmente, de queimadas sobre o campo e no de queimadas aps desmatamento ou de reas queimadas para agricultura. Se este fosse o caso, ento no haveria correlao entre as partculas de carvo e os txons polnicos (BEHLING et al., 2009). Nmero 12 - Outubro/2012
16

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! ARAJO et al. (2005) citado por SAIA (2006) em estudo sobre a relao da ocupao humana e paleoclimas mais secos, inferiram que o sul do estado de So Paulo e estados do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram mais midos e quentes durante o Holoceno, propiciando uma ocupao humana mais efetiva do que no resto do Brasil. Fora isso, o aumento de partculas de carvo coincidiu com a reduo da diversidade vegetal nos campos (BEHLING & PILLAR, 2007), mas se isso pode ser relacionado ainda no est claro; alteraes climticas e a extino de grandes mamferos pastadores so fatores importantes que poderiam ter afetado a diversidade. Os dados palinolgicos mostram que a expanso tardia da Floresta com Araucria foi possvel ou poderia ter sido facilitada apesar da alta frequncia de fogo, e que o fogo tornou-se praticamente ausente nas reas circunvizinhas ao local de estudo em Cambar do Sul, devido expanso da floresta. Registros de outras localidades, onde uma vegetao em forma de mosaico de campos e floresta encontrada, ainda apontam a ocorrncia de queimadas frequentes (BEHLING et al., 2009). A anlise de plen de turfeira do Morro de Itapeva (SP) mostrou que entre 35.000 e 17.000 anos Antes do Presente a paisagem regional do planalto de Campos do Jordo estava desarborizada, com Campos de Altitude refletindo um clima frio e seco. Entre 17.000 e 10.000 anos Antes do Presente espcies da floresta de Araucaria, manchas de floresta e floresta tropical Atlntica foram raras e provavelmente cresceram somente em elevaes mais baixas, sugerindo um clima mais quente. Durante o Holoceno inferior e mdio o desenvolvimento da mancha de floresta indicou um clima quente e mido nas vertentes, mas um clima mais seco no planalto, evidenciado pela rara presena de Araucaria e Podocarpus. Somente no Holoceno superior, quando a Araucaria e Podocarpus tornaram-se mais abundantes, as condies climticas tornaram-se mais midas tambm no planalto. Registrouse uma umidade crescente de 4.560 anos Antes do Presente at os dias atuais, com uma fase mais acentuada entre 2.750 e 500 anos Antes do Presente. A porcentagem de partculas carbonizadas apresentou-se maior durante o perodo do ltimo glacial do que durante o Holoceno, indicando maior frequncia de queimadas no perodo mais antigo (BEHLING, 1997 apud SAIA, 2006).

Manejar ou suprimir o fogo nos Campos de Altitude? Consequncias na supresso de pastoreio e de fogo em reas de conservao atuais no Planalto Sul-Brasileiro, onde ainda domina uma paisagem em forma de mosaico campoNmero 12 - Outubro/2012
17

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! floresta, deveriam ser cuidadosamente consideradas. Os resultados mostram que com a supresso do gado e do fogo um ativo processo de expanso florestal, o qual tem sido historicamente reprimido atravs de distrbios humanos, ser assim re-estabelecido. Se esse tipo de manejo for mantido, ento em poucas dcadas os campos nessas reas de conservao iro encolher e, finalmente, desaparecer atravs da expanso da floresta (BEHLING et al., 2009). BEHLING et al. (2009) apresentam como ponto de vista que os campos merecem ser conservados e no ser condenados extino, simplesmente porque so ecossistemas que no correspondem ao clima atual e, por isso, dependem de interveno humana para serem mantidos. Alm disso, a supresso de gado e do fogo produz uma grande acumulao de biomassa inflamvel aumentando, assim, o risco de queimadas catastrficas e incontrolveis, com consequncias imprevisveis para a biodiversidade. Pela legislao, as queimadas sobre o campo em fazendas, com propsitos de manejo, esto proibidas. Porm, uma maneira de se manter os campos poderia ser atravs de atividades de pastoreio com o gado. O nmero limitado de cabeas de gado poderia ser uma boa alternativa para o manejo dos campos, o que seria mais apropriado do que frequentes queimadas com efeitos negativos, tais como a degradao do solo, poluio do ar e o risco de fogo incontrolvel. Os grandes mamferos que viviam nos campos no sul do Brasil at o incio do Holoceno poderiam ter tido um papel importante na manuteno da alta diversidade da vegetao de campo, similar ao gado em tempos modernos. AXIMOFF (2011) descreve que questes dogmticas relativas a uma srie de aspectos dos incndios precisam ser esclarecidas. Algumas destas se referem s crenas importadas de ambientes em que o fogo de origem natural mais comum, como por exemplo, no Cerrado. Para os Campos de Altitude, no se pode afirmar que a supresso do fogo produz grande acumulao de biomassa inflamvel aumentando, assim, o risco de queimadas catastrficas e incontrolveis. Outro aspecto que merece destaque relativo ao processo de conservao destes ecossistemas naturais. Diferentemente do que tem sido sugerido para os campos do sul do Brasil (PILLAR & VLEZ, 2010), no possvel dizer que o fogo o processo que mantm a existncia dos Campos de Altitude, considerando que na maior parte das vezes este distrbio de origem humana (AXIMOFF, 2011). Segundo o autor, no existe dvida que o fogo vem modelando os Campos de Altitude h mais de uma centena de anos, isto fica evidente com a cada vez maior restrio de habitat para espcies no tolerantes a este distrbio. No entanto, os dados Nmero 12 - Outubro/2012
18

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! apresentados por BEHLING (1997) citado por SAIA (2006) indicam maior frequncia de queimadas no perodo do ltimo mximo glacial do que durante o Holoceno no planalto de Campos do Jordo, na Serra da Mantiqueira. Como qualquer fator de distrbio em um ambiente natural, os efeitos do fogo sobre a biodiversidade dependero da frequncia, amplitude e poca de ocorrncia. A cada incndio, tanto a cobertura vegetal quanto grande parte da fauna desaparecem da rea atingida nos Campos de Altitude (AXIMOFF, 2011). Espcies da fauna de menor mobilidade so as mais comumente afetadas (ABREU et al., 2004; KOPROSKI et al., 2006; VASCONCELLOS & RODRIGUES, 2010; AXIMOFF & RODRIGUES, 2011 citados por AXIMOFF, 2011). As espcies que apresentam as gemas de crescimento protegidas, por exemplo, por folhas em formas de rosetas, ou mesmo rgos de crescimento subterrneos, so aquelas que melhor conseguem tolerar a passagem do fogo (SAFFORD, 2001; RIBEIRO et al., 2007). H espcies com estas caractersticas tanto entre as que dominam a fisionomia campestre-graminide dos Campos de Altitude, das famlias Cyperaceae e Poaceae, como entre as menos abundantes, raras ou mesmo ameaadas (AXIMOFF, 2011). Mesmo muitas das espcies com adaptaes a distrbios, com populaes que respondem positivamente ao fogo, apresentando, por exemplo, um maior nmero de indivduos e maior capacidade reprodutiva (FIDELIS et al., 2008) podem no conseguir sobreviver em reas com frequncia de incndios anuais (AXIMOFF, 2011). Por exemplo, para a sempre-viva Actinocephalus polyanthus (Eriocaulaceae), cujas populaes florescem intensamente com a passagem do fogo, e tendem a desaparecer localmente quando o regime torna-se muito intenso (FIGUEIRA et al., 2002). Segundo SAFFORD (2001), em Campos de Altitude queimados nos Parques Nacionais do Capara, no Esprito Santo, e da Serra dos rgos, no Rio de Janeiro, as espcies do estrato herbceo, como as gramneas, so aquelas que mais rapidamente se restabelecem e dominam o ambiente ps-fogo em detrimento de outras espcies de crescimento lento, que podem ter tido uma distribuio mais ampla e mais abundante sobre a matriz campestre quando os incndios eram menos frequentes (BEHLING & PILLAR, 2007). A Rubiaceae Hindsia glabra, espcie outrora comum aos campos do Itatiaia (BRADE, 1956), atualmente rara e restrita a poucos refgios protegidos do fogo (AXIMOFF, 2011). Assim o homem, atravs do fogo, vem modelando e provocando mudanas sutis nas comunidades vegetais, inclusive nas reas no atingidas diretamente (RIBEIRO et al., 2007),

Nmero 12 - Outubro/2012

19

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! causando impactos negativos para as espcies no tolerantes e que ainda encontram-se em meio a matriz campestre (AXIMOFF, 2011). SAFFORD (2001) concluiu que era impossvel estabelecer um plano de manejo adequado desses ecossistemas nicos e ameaados, os Campos de Altitude, sem uma compreenso detalhada do regime de fogo e do papel que incndios desempenham na estruturao de comunidades biticas. AXIMOFF (2011) apresenta de maneira detalhada o regime atual do fogo neste ambiente e tambm o papel negativo deste sobre as espcies ameaadas. Para o autor, a supresso do fogo nos Campos de Altitude deve figurar entre as aes prioritrias nos processos de manejo destes ecossistemas.

Consideraes finais Para os planos de manejo e conservao dos campos, deve-se considerar o fato de que o fogo de origem antrpica teve um papel importante durante o Holoceno e que certamente mudou a composio florstica. Para OVERBECK et al. (2005), algumas plantas e comunidades vegetais atuais poderiam ter se adaptado ao fogo. Atualmente no Parque Nacional de Itatiaia, Rio de Janeiro, AXIMOFF (2011) relata que algumas espcies ameaadas e no tolerantes ao fogo esto com populaes reduzidas por conta do impacto deste distrbio, causado quase que totalmente pelo homem, responsvel por 97% dos incndios com agente causador conhecido. Apenas 0,5% das ocorrncias so tidas como de origens naturais. Os impactos do fogo sobre a biota ameaada de extino e que no tolera o fogo no pode continuar. Portanto, disciplinar, estudar e monitorar o uso do fogo com objetivos claros de proteo e conservao dos Campos de Altitude vinculados a aes proativas de uma gama de atores a serem envolvidos so fundamentais e comparativamente mais baratos do que o combate propriamente dito. Alm disso, a busca de alternativas que conciliem as demandas de conservao e de desenvolvimento econmico da sociedade, principalmente em reas vizinhas s Unidades de Conservao, so fundamentais para o sucesso do trabalho preventivo. A cada incndio nos Campos de Altitude, perdemos parte de sua biodiversidade (AXIMOFF, 2011). Diferentemente do proposto para os Campos Sulinos do Brasil, para os Campos de Altitude da Serra da Mantiqueira no podemos afirmar que o fogo o processo que mantm a existncia destes ecossistemas.

Nmero 12 - Outubro/2012

20

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AXIMOFF, I. O que perdemos com passagem do fogo pelos campos de altitude do Estado do Rio de Janeiro? Biodiversidade Brasileira, Ano I, N 2, 180-200, 2011.

BEHLING H. Late Quaternary vegetation, climate and fire history in the Araucaria forest and campos region from Serra Campos Gerais (Paran), S Brazil. Review of Palaeobotany and Palynology, 97: 109-121, 1997.

BEHLING, H.; PILLAR, V. D.; ORLCI, L. & BAUERMANN, S. G. Late Quaternary Araucaria forest, grassland (Campos), fire and climate dynamics, studied by high-resolution pollen, charcoal and multivariate analysis of Cambar do Sul core in southern Brazil. Paleogeografy, Paleoclimatology, Paleoecology, 203. p. 277-297, 2004.

BEHLING H. & PILLAR V. D. Late Quaternary vegetation, biodiversity and fire dynamics on the southern Brazilian highland and their implication for conservation and management of modern Araucaria forest and grassland ecosystems. Philosophical Transactions of the Royal Society of London Series B Biological Sciences, 362: 243251, 2007.

BEHLING H.; PILLAR V. D.; MLLER S. C. & OVERBECK G. E. Late-Holocene fire history in a forest-grassland mosaic in southern Brazil: Implications for conservation. Applied Vegetation Science, 10: 81-90, 2007.

BEHLING, H.; JESKE-PIERUSCHKA, V.; SCHLER, L. & PILLAR, V. P. Dinmica dos campos no sul do Brasil durante o Quaternrio Tardio. In: PILLAR, V. P.; MLLER, S. C.; CASTILHOS, Z. M. S. & JACQUES, A. V. A. (editores) Campos Sulinos conservao e uso sustentvel da biodiversidade. Braslia: MMA, 2009. 403p.

BRADE, A. C. A flora do Parque Nacional do Itatiaia. Boletim do Parque Nacional do Itatiaia, 5: 1-114, 1956.

DILLEHAY D. T.; CALDERN G. A.; POLITIS G. & BELTRO M. C. D. Earliest hunters and gatherers of South America. Journal of World Prehistory, 6: 145-204, 1992. Nmero 12 - Outubro/2012
21

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

FALKENBERG, D. B. Matinhas nebulares e vegetao rupcola dos Aparados da Serra Geral (SC/RS), sul do Brasil. Tese (Doutorado). Campinas: UNICAMP/Instituto de Biologia, 2003.

FIDELIS A.; OVERBECK G.E.; PILLAR V.D. & PFADENHAUER J. Effects of disturbance on population biology of the rosette species Eryngium horridum Malme in grasslands in southern Brazil. Plant Ecology, 195: 55-67, 2008.

FIGUEIRA, J. E. C; MIRANDA, C. A. K & SANTOS, F. A. M. Effects of change in the fire regime at the Parque Nacional da Serra do Cip on the populations of Paepalanthus polyanthus (Eriocaulaceae). International Association for Vegetation Science, 45 (1): 39, 2002.

GOMES, M. A. M. Caracterizao da vegetao de campos de altitude em unidades de paisagem na regio do Campo dos Padres, Bom Retiro/Urubici, SC. Dissertao (Mestrado). Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

HAUCK, P. A. S. Cerrados, campos e araucrias: A teoria dos refgios florestais e o significado paleogeogrfico da paisagem do Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa Paran. Dissertao (Mestrado). Curitiba: Universidade Federal do Paran, 2009. 146p.

KLEIN, R. M. O aspecto dinmico do pinheiro brasileiro. Sellowia n12, p.17-47, 1960.

KLEIN, R. M. Aspectos dinmicos da vegetao do sul do Brasil. Sellowia n36, p.5-54, 1984.

LEONEL, M. O uso do fogo: o manejo indgena e a piromania da monocultura. Estudos Avanados, 14: 231-250, 2000.

Nmero 12 - Outubro/2012

22

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! OVERBECK G. E.; MLLER S. C.; PILLAR V. D. & PFADENHAUER J. Fine-scale postfire dynamics in southern Brazilian subtropical grassland. Journal of Vegetation Science, 16: 655-664, 2005.

PILLAR, V. P.; BOLDRINI, I. I.; HASENACK, H.; JACQUES, A. V. A. & BOTH, R. (coordenadores). Workshop Estado atual e desafios para a conservao dos campos. UFRGS, 2006.

PILLAR, V. P. & VLEZ, E. Extino dos Campos Sulinos em Unidades de Conservao: um fenmeno natural ou um problema tico? Natureza & Conservao, 8 (1): 84-86, 2010.

RAMBO, B. Histria da Flora do Planalto Riograndense. Anais Botnicos do Herbrio Barbosa Rodrigues. n5, p.185-232, 1953.

RIBEIRO, K. T.; MEDINA, B. M. O. & SCARANO, F. R. Species Composition and Biogeographic Relations of the Rock Outcrop Flora on the High Plateau of Itatiaia, SE-Brazil. Revista Brasileira de Botnica, 30 (4): 623-639, 2007.

SAIA, S. E. M. G. Reconstruo paleoambiental (vegetao e clima) no Quaternrio tardio com base em estudo multi/interdisciplinar no Vale do Ribeira (sul do estado de So Paulo). Tese (Doutorado). Piracicaba: CENA/USP, 2006.

SAFFORD, H. D. Brazilian Pramos III. Patterns and rates of postfire regeneration in the campos de altitude. Biotropica. 33(2), p. 282-302, 2001.

YAMAMOTO, L. F. Florstica e fitossociologia de espcies arbreas ao longo de um gradiente altitudinal no extremo sul da Serra da Mantiqueira (Serra do Lopo) MG/SP. Tese (Doutorado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, 2009. 156p.

Como citar: DA SILVA, D. T. L. O fogo e os campos de altitude. In: Revista Eletrnica Bragantina On Line, n 12, Outubro/2012. Joanpolis, 2012. p. 13-23. Nmero 12 - Outubro/2012
23

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

PROJETO HERBRIO
FAMLIA: MELIACEAE Nome Cientfico: Cedrella fissilis Nome-comum: Cedro; Cedro-rosa Origem: Nativa

Nmero 12 - Outubro/2012

24

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! EDUCAO AMBIENTAL

Flvio Roberto Chaddad Graduado em Engenharia Agronmica e Cincias Biolgicas; Especialista em Educao Ambiental; Especializando em Gesto da Educao Bsica e Ambiental; e Mestre em Educao E-mail: frchaddad@gmail.com

AS RAZES DA CRISE AMBIENTAL

1. Introduo

Hoje estamos nos deparando com uma crise sem precedentes em toda humanidade. Temos poluio e contaminao dos rios, dos solos, dos aquferos, aquecimento global - que est mudando o clima do Planeta - destruio da biodiversidade e a explorao do homem pelo homem. Toda esta crise no apenas fruto do processo de acumulao capitalista, que a produz para a realizao da mais valia, mas tambm tm as suas razes no como o homem veio construindo seu estar no mundo desde seus primrdios at hoje em dia, que se caracterizou pela depleo do homem e da natureza. Como fruto do processo de se situar e estar no mundo impresso pelo homem durante toda a sua trajetria histrica se destacam dois sistemas que, juntos, contriburam e contribuem sobremaneira para que o homem se enxergasse e se enxergue superior a natureza, contribuindo para a desvalorizao da res extensa: o monotesmo judaico cristo e o sistema cartesiano que sero discutidos neste texto. Mas, de antemo, ambos os sistemas colocam a

Nmero 12 - Outubro/2012

25

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! natureza a merc do ser humano, em um nvel inferior. No h uma identidade entre o homem e a natureza, o que abre espao para que ela seja explorada e expropriada pelo homem. Diante do exposto, muito se fala desta crise ambiental e as propostas para a soluo da mesma se avolumam. Uma delas, sem dvida nenhuma, a do desenvolvimento sustentvel. Na tica da proposta do desenvolvimento sustentvel que vem sendo cunhado desde 1987 pela Organizao das Naes Unidas (ONU), a soluo da crise est no controle da natalidade das mulheres do terceiro mundo, em ajustes financeiros e em tcnicas de produo mais limpa. Ou seja, um dos principais agentes da crise ambiental no questionado, ou seja, o processo de acumulao capitalista. O objetivo deste texto , em um primeiro momento, discutir um pouco mais o processo de degradao ambiental movido pelo ser humano. Logo aps, encontrar as bases histricas as idias - que colaboraram para a reificao do homem, ou seja, a transformao do ser humano em uma coisa, um objeto, um mero instrumento nas mos de outros homens, que o utilizam para auferir lucros cada vez maiores. Em um terceiro item, discutir-se-o as idias que fazem com que o monotesmo judaico-cristo e o sistema cartesiano sejam tambm responsveis por esta crise ambiental. Por fim, ser apresentada uma breve discusso da impossibilidade do desenvolvimento sustentvel em sanar a crise ambiental vigente e as consideraes finais.

2. A degradao ambiental

As ltimas trs dcadas vm registrando um momento crtico e sem precedentes em toda a histria da humanidade. Esta ao destruidora do homem sobre a biosfera no se manifesta apenas sobre o ambiente natural. Mas, atravs de um sistema predatrio e exploratrio, o capitalista, que empurra milhes de pessoas para a misria e a alienao, suas razes tambm so as responsveis pela deteriorao das relaes sociais (ambiente exterior) e da subjetividade humana (ambiente psquico ou interior). Como produto desta lgica funcional que coisificou o homem e a natureza, destituindo-os de toda sua pessoalidade, exacerba-se pelo mundo uma variada gama de situaes limites, que se no forem remediadas a tempo, ameaam as condies de vida em sua superfcie. Hoje, h na terra um estoque de armas nucleares capazes de destru-la centenas de vezes. Apesar do desmantelamento da Repblica Socialista Sovitica, o perigo de uma Nmero 12 - Outubro/2012
26

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! catstrofe nuclear permanece mais evidente do que nunca. Aliado falta de condies financeiras para a manuteno deste arsenal blico e da possibilidade deste material ser comercializado com organizaes e pases que financiam o terror, suas usinas esto em progressivo processo de sucateamento. Mas, no somente o que sobrou da ex-URSS representa uma iminente catstrofe nuclear. Pelo contrrio, outros pases, inclusive pases do terceiro mundo e que esto em constantes conflitos, como a ndia e o Paquisto, possuem a tecnologia da fabricao de armas nucleares. Por sua vez, milhares de hectares de composies florestais, morada de inmeras espcies animais, vegetais e de uma srie de populaes nativas, esto sendo destrudos anualmente em todo mundo. No Brasil, segundo as estimativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), de um total de 1,3 milho de quilmetros quadrados de Mata Atlntica primitiva, restaram apenas cerca de 50 mil km 2, menos de 5% da rea original. A destruio da Amaznia, a maior das florestas primrias remanescentes do mundo tambm assustadora. Somente nos ltimos quatro anos mais de 77 mil km2, uma rea um pouco maior do que os Estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos, foram devastados (CHADDAD, 2004). Dentre as prticas mais utilizadas no mundo pelos agricultores e fazendeiros para devastar uma determinada rea, a principal continua sendo a queimada. Esta, alm de ocasionar perdas irreparveis para a biodiversidade local, altera sobremaneira a composio do solo e do clima da regio, liberando, devido s caractersticas dos compostos orgnicos que compem a madeira, uma grande quantidade de dixido de carbono. Este gs, juntamente com o metano, xido nitroso, perfluorcarbono, hidrofluorcarbono e o hexafluoreto de enxofre, formam os principais gases responsveis pelo efeito estufa. Os problemas advindos deste progressivo aumento da temperatura na terra so complexos e incalculveis. Alm de provocar o degelo das calotas polares, aumentando o nvel do mar, a alterao drstica do clima do planeta responder por mudanas violentas em todo ciclo vital das espcies vegetais e animais. Consequentemente, dada a relao de cooperao e dependncia que uma espcie estabelece com uma srie de outras espcies, uma enorme quantidade poder ser extinta, principalmente, nos nveis de organizaes mais complexos. Porm, nem s a radiao a responsvel direta por causar doenas degenerativas. Em outras instncias, toneladas de produtos qumicos vm sendo depositadas diariamente e diretamente na natureza, sem qualquer fiscalizao. Estes produtos poluem e contaminam o ar, a gua e o solo, intoxicam e matam as plantas e os animais, inclusive o prprio homem. Nmero 12 - Outubro/2012
27

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! Muitos deles so altamente perigosos e mutagnicos. Provocam doenas como cncer, anomalias e morte em organismos e uma srie de outras enfermidades. Conforme afirma Capra (1999):

Nos

Estados

Unidos,

aditivos

alimentares

sintticos,

pesticidas,

agrotxicos, plsticos e outros produtos qumicos so comercializados numa proporo atualmente avaliada em mais de mil novos compostos qumicos por ano. Assim, o envenenamento qumico passa a fazer parte, cada vez mais, de nossa vida. Alm disso, as ameaas nossa sade atravs da poluio do ar, da gua e dos alimentos constituem meros efeitos diretos e bvios da tecnologia humana sobre o meio ambiente natural (p.21).

Destes, uma enorme quantidade so agroqumicos, mais conhecidos pela designao ingnua de defensivos agrcolas. Muitos destes produtos, como, por exemplo, a classe dos organoclorados, recentemente proibidos no Brasil, foram muito tempo utilizados neste pas, principalmente, nas dcadas de 60 e 70. Alm de provocar todo tipo de enfermidade, esta classe possui a caracterstica de se acumular no solo e na cadeia alimentar, ficando um grande perodo de tempo ativo, devido em sua molcula estar presente o elemento qumico Cloro. Segundo Barbosa (2000:46), a mudana no padro da dinmica agrcola brasileira possibilitou um aumento da qualidade e quantidade da produo, embora tenha tornado o pas o quarto maior consumidor de agrotxicos do mundo. O resultado da aplicao indiscriminada e excessiva de produtos contaminantes e altamente txicos na produo agrcola do pas a elevadssima taxa de veneno no sangue da populao brasileira, haja vista que os dados encontrados mostram uma diferena brutal entre alguns pases e o Brasil. Em conjuno com a ao destruidora do homem sobre o meio natural, milhares de pessoas imprestveis para a razo funcional, balizadora do processo de acumulao capitalista, so descartadas e empurradas para a misria, a alienao e para o esquecimento. A consequncia desta progressiva degenerao dos modos de vida humanos, individuais e coletivos, manifesta-se, sobretudo, atravs da fragmentao da subjetividade (singularidade ou alteridade), ou seja, daquilo que confere ao homem, segundo Guattari (2001), a sua aspereza, a conscincia do seu estar dentro de sua comunidade e do planeta - na linguagem de Capra (2001): o seu pertencer ao universo.

Nmero 12 - Outubro/2012

28

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! Desta forma, este momento crtico reflete a deteriorao da articulao inseparvel entre os trs registros ecolgicos: o natural, o das relaes sociais e o da subjetividade humana. Esta maneira de conhecer e de transformar o mundo vem sendo balizada por uma tica funcional ou utilitarista, que no permite a reflexo das consequncias de seus atos, mas que foi e continua sendo motivadora de uma progressiva desvalorizao dos processos integrativos em prol de uma gritante racionalizao decompositora de todos os processos subjetivos, sociais e naturais. Conforme Hinkelammert (2000), o sujeito investido pela razo funcional ou por esta tica utilitarista o indivduo calculista que age sempre em funo de seus interesses materiais, de sua satisfao pessoal. o indivduo da alta produtividade obtida s expensas da explorao e expropriao do homem e da natureza. No capaz de pensar em si mesmo como ser vivente, muito menos em seus iguais enfim, na totalidade da qual faz parte. Imerso neste sistema, se utiliza todas as formas para atingir seus objetivos, mesmo que estes afetem diretamente e provoquem a destruio dos sistemas ecolgicos e a sua prpria destruio. Se desde os sculos XVI e XVII o mundo vem experimentando, em ritmo e escala cada vez maiores, uma variada gama de mutaes tcnico-cientficas, que poderiam, dado o contnuo desenvolvimento do trabalho maqunico redobrado pela revoluo da informtica e do consequente aumento na disponibilidade de tempo, promover o florescimento de todo potencial humano, submetidas que esto a um mercado mundial extremamente competitivo, expropriador e explorador, que apenas visa ao aumento exorbitante do lucro, em detrimento do bem estar do homem e da natureza, s podem ocasionar situaes cada vez mais conflituosas e crticas. Ao invs de proporcionarem o espao para a cultura, para a criao, a pesquisa, a re-inveno do ambiente e o enriquecimento dos modos de vida e de sensibilidade, promovendo a re-singularizao do homem e a reconstruo de sua pessoalidade, esto cada vez mais exacerbando os fenmenos de desequilbrios ecolgicos que, se no forem remediados, no limite, ameaam a vida na superfcie da terra (GUATTARI, 2001). Como se percebe, a definio de ambiente engloba a unidade natural, o homem em suas relaes sociais e, por fim, em sua subjetividade. Portanto, perde a conotao de uma definio de ambiente simplista que Reigota (2002) e Oliveira e Novicki (2004) denominaram como naturalstica ou reducionista. Esta definio de ambiente, numa viso ingnua, alm de associar o ambiente apenas e somente aos aspectos naturais, como por exemplo: a fauna; a flora; aos fatores climticos e aos acidentes geogrficos, pode tambm representar, segundo Oliveira e Novicki (2004), os interesses de foras conservadoras da sociedade. Para estes Nmero 12 - Outubro/2012
29

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! autores, na medida em que o homem aparece como elemento separado da natureza, esta representao pode dar a iluso de uma independncia e, consequentemente, de uma falsa superioridade. Esta falsa superioridade, advinda da suposta iluso de independncia do homem em relao natureza, faz com que ele seja capaz de explorar, modificar e dominar a natureza atravs da cultura e da tecnologia, refletindo, desta forma, o dualismo cartesiano, baseado, sobretudo, na razo. Ou seja, a separao entre sujeito e objeto, mente e corpo, seres humanos e natureza e, por fim, homem e mundo. Alm disso, esta concepo ou representao de ambiente faz com que o homem tambm no seja entendido em toda a sua complexidade, ou seja, em suas relaes sociais e em sua subjetividade. Neste sentido, em no compreendendo o mundo como um todo integrado (viso holstica) e interdependente (viso ecolgica), onde no h a separao entre os trs registros ecolgicos, cria-se um amplo espao para a germinao, enraizamento e edificao de um individualismo sem escrpulos, uma das principais caractersticas do sistema neoliberal. Portanto, este individualismo ir reforar as aes que causam a degradao ambiental: a tentativa de dominao da natureza, a explorao dos recursos naturais e a dominao do homem pelo homem em nome do desenvolvimento econmico e tecnolgico. Desta maneira, a problemtica ambiental torna-se complexa e multidimensional, onde, como num crculo vicioso, estas trs unidades vo se articulando e se potencializando na degradao ambiental que vem se manifestando atravs da inoperncia do paradigma vigente. Mas, onde esto as causas desta crise ambiental? Como dito acima, na introduo, as causas desta crise esto em trs pilares: no processo de reificao do ser humano, que tem suas origens no como o homem se situou historicamente no mundo e no com o mundo. Aqui no h uma relao de respeito e de amorosidade entre o homem e os outros homens e nem entre o homem e a natureza, o que prevalece o mais puro e ptrido individualismo; no monotesmo judaico-cristo e no sistema cartesiano e, por fim, no processo de acumulao capitalista. Este trs pilares sero analisados a seguir.

3. Produo da desigualdade e a reificao do homem pela histria

Este item tem por objetivo analisar historicamente, e de forma sucinta, como se procedeu a produo da desigualdade e inferiorizao do homem perante os outros homens, o que abre espao para que se justifique a sua explorao expropriao pelos donos do capital, Nmero 12 - Outubro/2012
30

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! que at os dias de hoje est mais do que nunca arraigado em nossa sociedade e na sociedade mundial. Assim, desde a antiguidade o homem foi submetido ao jugo do outro. Este incio de dominao foi explicitado atravs de uma Tese de Engels (1995): A origem da famlia, da propriedade privada e do estado. Apesar deste fato histrico ainda ser uma tese, a produo da riqueza, baseada na domesticao de animais, num momento, e no outro, na escravizao dos homens pelas dvidas ou guerras, ele parece que est nas bases culturais da civilizao ocidental. Estes dois processos de subjugao do outro ou produo da inferioridade foi observado em todas as sociedades antigas, principalmente, na civilizao grega e romana, onde a classe dos homens livres, os aristi, aqueles que pertenciam aristocracia e eram os virtuosos, dominavam mulheres, os estrangeiros, os escravos e as crianas. Estes ltimos no tinham nenhuma participao na vida poltica destas sociedades, eram, conforme o termo grego, considerados idiotas - no participativos da vida poltica. Esta forma de dominao, de produo da inferioridade e, consequentemente, do preconceito, est baseada em Plato, conforme afirma Cardoso (2009):

Plato, por exemplo, via a realidade metafsica como outro mundo, onde residiam as essncias puras de todos os seres que existiam no mundo material. So formas ou modelos perfeitos e imutveis, das quais os seres materiais deste mundo so cpias, uma mais e outras menos perfeitas. Assim, h seres humanos que se aproximam mais do modelo prefeito e outros no (p.16).

O mito dos metais, exposto na Repblica de Plato (2001), encerra esta ideologia de que apenas alguns so aptos a serem dirigentes e educados, pois estes pertencem classe ouro, j nascem prontos. Da porque esta filosofia platnica denominada inatista, ou seja, o homem quando nasce j recebe como dom divino o conhecimento, j est pronto. A educao se resume em retirar aquilo que o educando traz em seu interior de conhecimento, atravs da dialtica socrtica. uma filosofia que praticamente legaliza a ao de uma classe - os mais abastados - sobre uma grande maioria, os pobres e excludos. Conforme afirma Plato (2001):

Nmero 12 - Outubro/2012

31

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!


Mas o deus que vos modelou, queles dentre vs que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro em sua composio, motivo porque so mais preciosos; aos auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais artfices. Uma vez que sois todos parentes, na maior parte dos casos gerars filhos semelhantes a vs, mas pode acontecer que do ouro nasa uma prole argntea, e da prata, uma urea, e assim todos os restantes, uns dos outros. Por isso, o deus recomenda aos chefes, em primeiro lugar e acima de tudo, que aquilo em que devem ser melhores guardies e exercer mais aturada vigilncia sobre as crianas, sobre a mistura que entra na composio das suas almas, e, se a sua prpria descendncia tiver qualquer poro de bronze e ferro, de modo algum se compadeam, mas lhes atribuam a honra que compete sua conformao, atirando com eles para artfices ou lavradores; e se, por sua vez, nascer destes alguma criana com uma parte de ouro ou prata, que lhes dem as devidas honras, elevando-se uns a guardies, outros a auxiliares, como se houvesse um orculo segundo qual a cidade seria destruda quando um guardio de ferro ou bronze a defendesse (p.109-110)

Na filosofia de Plato (2001), cada qual tem um lugar pr-definido desde seu nascimento. Mais uma vez, uma filosofia inatista e elitista, em que o homem j nasce pronto e acabado, recebendo o conhecimento como dom divino. A construo histrica do conhecimento e o prprio ambiente cultural por onde se dar a aprendizagem pelos indivduos, junto com seus pares e com a natureza - pois o homem um ser que aprende continuamente durante toda a sua vida - so abandonados por esta filosofia platnica. Assim, se adotarmos esta filosofia como uma verdade, julgarmos um ser humano apenas por uma parte de sua vida ou etapa de sua vida, no melhorando a qualidade do ambiente social e cultural de cada indivduo, o topo da sociedade sempre ser ocupada pelos filhos das famlias mais abastadas, que tem melhores condies ambientais: sociais, econmicas, culturais e de sade. Outro filsofo a contribuir com estas idias sobre produo da desigualdade e do preconceito foi Aristteles. Aristteles (1996) afirma que o escravo escravo porque tem alma de escravo, sendo destitudo por completo de alma notica, parte da alma capaz de fazer cincia e filosofia e que desvenda o sentido e a finalidade ltima das coisas. Segundo Santos (2009), esta teoria de Aristteles contribuiu muito para legalizar a expropriao e Nmero 12 - Outubro/2012
32

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! explorao a que foram submetidos os ndios e os escravos na Amrica Portuguesa e Espanhola. Nos sculos XVII e XVIII, o mundo passa por grandes transformaes de ordem poltica, econmica, cientfica e tecnolgica. Na esteira destas transformaes surgem os filsofos iluministas que querem, atravs de seus postulados, de igualdade, direito propriedade, etc., privilegiar o homem, o ser humano - quem no conhece o lema da Revoluo Francesa: Igualdade, liberdade e fraternidade. Porm, a defesa destes direitos, contraditoriamente, era apenas para legalizar o estado burgus nascente em detrimento do antigo regime. Portanto, estas idias acabam no papel, tanto em relao s polticas sociais desenvolvidas pelos pases europeus em relao as suas populaes, quanto expropriao e explorao movida por este continente no sculo XIX, que ficou conhecida como partilha da frica e da sia. Assim, mais uma vez, estas teorias: platnica e aristotlica, juntamente, com as idias de Herbert Spencer e de Darwin, foram utilizadas para legalizar o domnio dos mais fortes, os mais aptos, sobre uma grande maioria, os menos aptos ou os escravos naturais, na linguagem de Aristteles (1996). Porm, um filsofo muito importante para se entender como se originou os fundamentos do liberalismo econmico e como estes fundamentos, juntamente com as idias de Plato (2001), esto no cerne de todo o processo de produo da inferioridade e da desigualdade. Ele pode ser considerado o seu grande articulador ou idelogo, pois aplicou as idias de Newton apud Capra (1999), do movimento dos tomos, sociedade. Este filsofo foi Locke apud Capra (1999). Segundo Capra (1999), quando Locke aplicou sua teoria da natureza humana aos fenmenos sociais, foi guiado pela crena de que existem leis da natureza que governam a sociedade humana, leis semelhantes s que governam o universo fsico. Tal como os tomos de um gs estabelecem um estado de equilbrio, tambm os indivduos humanos se estabilizariam numa sociedade num estado de natureza. Assim, segundo Locke apud Capra (1999) essas leis naturais incluiriam a liberdade e a igualdade entre todos os indivduos, como o direito propriedade, que representava os frutos do trabalho de cada um, formando a base de como ficou conhecido o sistema liberal ou liberalismo econmico necessrio entender este sistema filosfico e econmico como uma base para a realizao da classe burguesa, que queria angariar o poder poltico, para a realizao de suas atividades mercantis. As questes histricas de como se dava apropriao, expropriao e explorao, capitalista no era considerada por Locke. A desigualdade social e econmica era tratada ideologicamente, como Nmero 12 - Outubro/2012
33

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! se fizesse parte do carter e da inteligncia de cada um. As idias de Locke como, por exemplo, do individualismo, do direito propriedade, dos mercados livres e do governo representativo foram essenciais para o desenvolvimento do liberalismo e, com isso, se agravou ainda mais a explorao e expropriao do homem e da natureza. Foram destas idias, aqui expostas, que surgiram os pressupostos que fizeram e que ainda fazem que alguns poucos dominem uma grande maioria os escravos naturais, transformando-os em bens de utilidade para auferirem lucros cada vez maiores, ou seja, no estgio atual do capitalismo para a realizao da mais valia. Agora, fazendo parte do terceiro item deste texto, procurar-se- discutir um pouco sobre as origens histricas da dessacralizao e do massacre que praticado natureza e encontra grande respaldo em grande parte da (des) humanidade nos dias de hoje.

4. O massacre da natureza: o monotesmo judaico-cristo e a exacerbao da razo

em um passado longnquo que foram edificadas as bases filosficas para que, entre os seres humanos, se disseminasse a idia de que a natureza, os animais e as plantas passassem a ser consideradas como simples mquinas animadas, como objetos para a ao dos homens. Entre alguns fatores para que estes fatos acontecessem, esto a edificao do monotesmo judaico-cristo e a exacerbao da razo como a nica forma vlida de conhecer. Ao estudar os primeiros filsofos gregos Tales e Herclito - percebe-se que eram filsofos pantestas, ou seja, aqueles que pensam que a matria viva, que todas as coisas esto cheias de deuses, de poder de criao e que o mundo est em constante fluxo e transformao. Neste sentido, para estes filsofos existia uma relao de respeito do homem para com outros seres, eles eram considerados divinos Deus se identificava com a matria, portanto Deus no estava acima da montanha como diz a Bblia. Outra questo estava relacionada com a razo. No existia apenas uma forma de conhecimento vlida - a razo. O conhecimento era dado pelo conjunto sentidos e razo (CAPRA, 2001; 2007). Porm, este processo foi modificado pela filosofia de Pitgoras de Samos, Parmnides, Scrates, Plato, num primeiro momento, e logo depois com Toms de Aquino com a escolstica. Interessante em Toms de Aquino notar que ele atribua a origem e manuteno de tudo que existe a Deus, desprezando a capacidade intrnseca que a natureza tem de se autoprover e auto-criar-se. Estes filsofos, de uma forma geral, contriburam sobremaneira para a edificao do cristianismo com as idias da existncia de um Deus diferente da natureza, do Nmero 12 - Outubro/2012
34

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! homem como sendo sua imagem e semelhana, com a falcia da existncia de uma alma intelectiva, da criao do reino dos cus, apropriada atravs do mundo das idias de Plato, e para que a razo, somente ela, fosse considerada a nica maneira de se chegar verdade, desprezando os sentidos, a res extensa e tudo o que advm da natureza (PLATO, 2001; CHADDAD, 2010). Portanto, o cristianismo carrega a idia de que o homem, imagem e semelhana de Deus, possuidor de uma alma intelectiva, vive uma vida efmera na Terra, e nela se prepara para viver a vida eterna no reino dos cus, junto a Deus. A natureza, a desalmada, em um nvel inferior ao ser humano, por no possuir alma, seria apenas um objeto, o meio do homem manter sua parte imperfeita funcionando durante seu trajeto na Terra. No h no cristianismo a identidade, uma igualdade, entre homem e natureza. No h uma teoria da dependncia entre o homem e a natureza, algo novo, que os iguale. O homem sempre aparece como um ser superior, imagem do seu Criador. Como Espinoza dizia: no h uma filosofia do corpo que complemente uma filosofia da mente, como existia atravs dos primeiros pr-socrticos aqui mencionados (ALMEIDA et al., 1993; DELEUZE, 2002). A outra categoria, a razo, a abstrao, sempre foi colocada acima do conhecimento emanado pela res extensa. A natureza possui um conhecimento que emana das relaes que cada espcie estabelece com outras espcies e com os fatores abiticos. Desta relao que se verifica o movimento, a transformao e a capacidade de produo de eventos inesperados, criativos, que so intrnsecos a ela, e que ns, seres humanos, somos dependentes. Fico imaginando o que seria o mundo sem o papel de polinizadores que as abelhas e outros organismos realizam. Praticamente no haveria alimentos para ns seres humanos! Ou ento sem a produo de oxignio por parte do bacterioplncton e fitoplncton. No existiria a vida como a conhecemos e nem ns seres humanos! Porm, neste processo histrico, que culminou na exacerbao da razo atravs das idias dos cientistas do sculo XVI e XVII, principalmente, de Bacon e Descartes, a natureza foi dessacralizada por completo, agora no apenas como a desalmada, do cristianismo, mas tambm como o irracional. Para Bacon, pai do indutismo, a natureza tinha que ser acossada em seus descaminhos, obrigada a servir e escravizada. Devia ser reduzida obedincia, e o objetivo dos cientistas era extrair da natureza, sob tortura, todos os seus segredos. Esta frase tambm revela a outra faceta de Bacon, a de que ele participava diretamente no tribunal do julgamento do que se convencionou a chamar de bruxas, mas que

Nmero 12 - Outubro/2012

35

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! eram pessoas que, atravs da alquimia, estabeleciam uma relao de respeito com a natureza (CAPRA, 1999). Outro filsofo, Ren Descartes, atravs de sua mxima: Penso, logo existo atribuiu existncia somente a aquilo que pensa, ou seja, ao homem. Os outros organismos eram considerados como mquinas animadas. ai que me lembro de uma passagem da Insustentvel Leveza do Ser de Milan Kundera, mais especificamente do capitulo O Sorriso de karenin. Este autor conta que Nietzsche, ao final de sua vida, ao sair de um hotel em Turin, viu um cavalo que apanhava de seu condutor. Nietzsche, ento, correu para o cavalo e abraando-o pediu desculpas por Descartes. Foi ai que Nietzsche, para o mundo, passou a ser considerado um louco. Mas este fato mostra a sua extrema sensibilidade e um grande conhecimento filosfico e histrico. A este perdo de Nietzsche, acrescento um outro perdo, pelo cristianismo, aos animais e a natureza (KUNDERA, 1995; HINKELAMMERT, 2000; DESCARTES, 2001). Assim, o monotesmo judaico-cristo e a exacerbao da razo como as nicas formas vlidas de se situar no mundo criaram um amplo espao para que a natureza fosse subjugada pelos seres humanos, contribuindo decisivamente para seu massacre e seu ocaso. de se perguntar: Viveremos sem a natureza? Claro que no! Ns dependemos diretamente dos servios dos ecossistemas para sobrevivermos. Estes dois fatores acima discutidos as origens dos pressupostos que mantm vivos a expropriao e explorao do homem pelo sistema capitalista e o monotesmo judaico-cristo aliado razo que contribui decisivamente para a criao de uma falsa superioridade do homem sobre a natureza - criaram o grande substrato por onde o capital germinou e costurou as suas razes, que se ver agora.

5. O sistema capitalista e a impossibilidade do desenvolvimento sustentvel

Assim, verifica-se que o capitalismo, durante toda sua histria, se comportou como um gangster, um sistema econmico que no busca a preservao e conservao da natureza e o bem estar do homem, sua histria e sua filosofia mostra que se trata de um sistema que, desde o seu nascimento at hoje em dia, sempre se mostrou expropriador e explorador, um sistema lapidador. Isto pode ser observado tanto durante o domnio portugus e espanhol pelo mundo, a partilha da frica e da sia no sculo XIX, da transformao dos homens em simples objetos ou instrumentos em seu territrio de origem, como, por exemplo, nas minas de carvo da Frana situao exposta, jornalstica e poeticamente, por Emile Zola, em seu livro Nmero 12 - Outubro/2012
36

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! Germinal, da necessidade das grandes guerras para poder se manter gerar o consumo e o subconsumo, da expanso capitalista movida pelos EUA na dcada de 60, responsvel pela derrubada de governos e implantao de ditaduras, como ocorrido em quase todos pases latino-americanos, inclusive no Brasil, e da expanso capitalista de meados da dcada de 80, conhecida como neoliberalismo, onde se aprofundou, sobremaneira, a excluso social de grande parte da populao mundial (CHADDAD, 2010). Ou seja, se mostrou e se mostra um sistema que sempre viveu custa da explorao e expropriao do homem e da natureza. Hoje muito se fala em desenvolvimento sustentvel. Ou seja, produzir respeitando a capacidade de suporte e renovao de recursos pela Terra. Mas, ser possvel este tipo de desenvolvimento? Ser que este tipo de desenvolvimento pode ser uma realidade? Levando-se em conta o nosso sistema de produo, o capitalista, no meu ponto de vista esta seria uma empreitada impossvel. O capitalismo vive do lucro, da realizao da mais valia. Sem a alta taxa de lucro no seria possvel ele sobreviver. E como ele consegue obter esta taxa de lucro? A resposta est no consumo. Atravs da propaganda macia da mdia que cria necessidades nas pessoas, fazendo-as se compararem com a mercadoria, o capitalismo se mantm e, atravs da descoberta de novas tecnologias, ele se renova constantemente. Para manter este ciclo produtivo ele consome muitos hectares de terra e gua e uma infinidade de matrias primas, que mais conhecida como pegada ecolgica. A pegada ecolgica que a Terra consegue manter-se gira entorno de 1,7. Hoje, o mundo est sinalizando uma pegada ecolgica de 2,1. Ou seja, muito maior do que a capacidade suporte do planeta Terra. Um dado importante que a primeira vista impressiona muito, neste aspecto, a pegada ecolgica dos EUA (Estados Unidos da Amrica) que gira entorno de 9,5. Ou seja, se todos os pases do mundo atingissem o mesmo desenvolvimento econmico e industrial dos EUA necessitaramos de 5 planetas Terra. Um absurdo!!! Se por outro lado, os consumidores, por algum motivo, como a conscientizao, parassem de consumir o capitalismo no teria mais razo de ser, pois o capitalismo vive do lucro constante, da produo de mais valia. Assim, como produto desta conscincia ambiental, muitas pessoas perderiam os empregos, pois vivem da atividade industrial e de servios. Seria praticamente um caos social. Onde, ento, reside possibilidade do desenvolvimento sustentvel? Dentro do sistema capitalista impossvel de ser atingido o desenvolvimento sustentvel, uma economia solidria com a vida, e, mais que isto, no h matria prima para todos. Por isso, acredito que os pases emergentes ou em desenvolvimento Nmero 12 - Outubro/2012
37

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! nunca iro atingir o desenvolvimento sustentvel no interior do processo capitalista. Seria necessrio um sistema mais solidrio com a vida, um sistema que no visse o lucro constante como seu principal objetivo, um sistema que olhasse para as pessoas e a natureza no como objetos, mas como entidades de singular importncia para a vida na Terra. Hoje, como produto do sistema capitalista, temos uma variada gama de situaes problemas que se no forem remediadas a tempo, tendem a acelerar o momento catico em que estamos atravessando, como, por exemplo, crimes de toda natureza, pobreza/misria generalizadas, guerras, mortes, perda macia da biodiversidade (conjunto de plantas e animais que habitam determinadas regies do globo), perda de solo, assoreamento de cursos e reservatrios de gua, aquecimento do planeta, que ir ainda mais acirrar esta situao catica, destruio da camada de oznio, chuva cida, e assim por diante.... Em vistas disso, uma pergunta se faz necessria: como se desenvolver industrialmente sem destruir o meio ambiente? Este o grande entrave do desenvolvimento sustentvel: como produzir e resguardar a qualidade de vida para a atual gerao e os recursos do planeta Terra para as futuras geraes (homem e natureza). Se for no interior do capitalismo no acredito que isto seja conseguido.

6. Consideraes finais

Estes, o monotesmo judaico-cristo e a exacerbao da razo como a nica forma de conhecer, juntamente com o processo capitalista, so os grandes responsveis pela desvalorizao da res extensa, do corpo, ou da natureza e, consequentemente, os grandes precursores da crise ambiental que o mundo se encontra mergulhado. Neste sentido, vejo que h lacunas que devem ser preenchidas atravs de um outro sentido de religio, que remeta aos primeiros sbios pr-socrticos, um outro sentido de razo e um outro sentido de desenvolvimento, no capitalismo atual, do fundamentalismo de mercado que se instaurou no mundo depois de meados de 80. E acrescento, tambm, necessitamos de um outro sentido para o desenvolvimento sustentvel do que aquele que vem sendo proposto pela ONU, pois no h meios de manter crescimento econmico com preservao e conservao da natureza. Desta forma, estas categorias aqui expostas devem ser pensadas, discutidas e acrescentadas a qualquer proposta de educao, em seu espectro maior, da educao ambiental, para que seja resgatado ou construdo o elo, perdido ou jamais alcanando, entre o homem e os demais seres vivos e elementos da paisagem. Termino, aqui, com uma frase Nmero 12 - Outubro/2012
38

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES! daquele que foi um arauto da liberdade, e que entregou a sua prpria vida causa revolucionria: Ernesto Che Guevara s o conhecimento nos faz responsveis. Assim, preciso sempre estudar, caminhar pelos longos percursos da cultura filosfica, dolorosos e saborosos, para que possamos compreender a realidade em sua totalidade a fim de transformla. Esta minha luta: pesquisar a relao histrica e dialtica entre homem e natureza a fim de entender e provocar discusses democrticas, por que no revolucionrias, na sociedade.

7. Referncias Bibliogrficas

ALMEIDA et al. Planejamento ambiental. Rio de Janeiro: Thex Editora, 1993.

ARISTTELES. Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996.

BARBOSA, Snia Regina da Cal Seixas. Desenvolvimento e ambiente: questes fundamentais da sociologia contempornea. Revista Humanitas. PUC-Campinas, Instituto de Cincias Humanas. Campinas, 3(2):39-53, agosto/dezembro de 2000.

CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1999.

CAPRA, F. O tao da fsica. So Paulo: Cultrix, 2001.

CAPRA, F. A teia da vida. 14 ed. So Paulo: Cultrix, 2007.

CARDOSO, C. M. Fundamentos para educao na diversidade. Bauru: Faculdade de Cincias de Bauru - UNESP, 2009. (Circulao Interna).

CHADDAD, F. R. Necessidades Atuais Para a Educao Ambiental: Sero Possibilidades? Enciclopdia Biosfera, v.6, n.9, p. 1-12, Janeiro de 2010.

CHADDAD, F. R. Pequeno Esboo Histrico do Sistema Capitalista: A Reificao do Homem e da Natureza. Enciclopdia Biosfera, v.6, n.11, p.1-32, Dezembro 2010.

DESCARTES, R. Discurso do mtodo. So Paulo: Martin Claret, 2001. Nmero 12 - Outubro/2012


39

BRAGANTINA ON LINE JOANPOLIS/SP DISCUTINDO IDIAS, CONSTRUINDO OPINIES!

ENGELS, F. A origem da famlia, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

GUATTARI, F. As trs ecologias. Campinas: Papirus, 2001.

HINKELAMMERT, F. A volta do sujeito reprimido frente a estratgia da globalizao. Cadernos do IFAN. Universidade So Francisco. So Paulo: Bragana Paulista, n.26, p.6780, 2000.

KUNDERA, M. A insustentvel leveza do ser. So Paulo: Editora Record, 1995.

PLATO. A Repblica. So Paulo: Martin Claret, 2001.

SANTOS, B. S. O fim das descobertas imperiais. Notcias do Milnio, Lisboa, 8 jul de 2009.

Como citar: CHADDAD, F. R. As razes da crise ambiental. In: Revista Eletrnica Bragantina On Line, n 12, Outubro/2012. Joanpolis, 2012. p. 25-40.

REFLEXO
A vida circense sofrida e cheia de surpresas, mas nesse aspecto que vem o prazer e a alegria de cada um dos artistas. (Diego Alves Torres, Joanpolis/SP)

um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade. (Ricardo Nascimento Bragana Paulista/SP, em homenagem ao astronauta norte-americano Neil Armstrong)

O tempo entre o surgimento dos sintomas e o atendimento um dos fatores determinantes para as possveis consequncias do AVC. (Rildo Aparecido Fonseca, Bragana Paulista/SP) Nmero 12 - Outubro/2012

40

Anda mungkin juga menyukai