Anda di halaman 1dari 3

Aps o acidente de Fukushima apenas trs das 54 usinas nucleares do Japo esto ativas e por isso que a terceira

a maior economia do mundo precisa resumir consumo de energia e buscar meio alternativos de produzi - l. Ainda no se pode chegar ao consenso sobre uma estratgia energtica que possa substituir as fontes de energia nucleares e tambm no foi decidido se o Japo ir realmente abandonar a energia nuclear j que dentre as energia limpas essa a mais vivel. Para compensar a falta de energia nuclear, as companhias japonesas usar principalmente de usinar termoeltricas base de carvo, porm ela tem um preo alto para as empresas o que consequentemente aumenta o custo de seu servio, mas esse no o nico problema, devido ao acrscimo da queima de carvo e petrleo o Japo dificilmente ir alcanar seus objetivos relacionados ao Protocolo de Kyoto, no podemos esquecer que como a falta de recursos naturais, o pas importa carvo e petrleo a preos altssimos.

Novas fontes
Energia elica Na regio de Fukushima existem planos de construir um grande parque para capturar energia elica, porm acreditam que no um plano muito vivel, pois mesmo que a costa do Japo seja extensa ela em grande parte muito ngreme, e as direes do vento mudam com muita frequncia e tambm tufes por todo o ano. A Universidade de Kyushu, no Japo, desenvolveu uma turbina elica que promete produzir trs vezes mais energia do que as atuais. Chamada de lente elica, alguns prottipos j esto em fase de testes no centro acadmico. O modelo consiste em um anel e circunscreve a rea das ps dos geradores, que tm a funo de acelerar o fluxo de ar nas lminas. Com este processo, o sistema gera de duas a trs vezes mais energia do que as turbinas comuns. Toda a estrutura soma 112 metros de dimetro. O design do produto foi criado na Exibio Internacional de Energias Renovveis de Yokohama, em 2010. Esses modelos novos produzem menos barulhos do que os modelos criados anteriormente, outra vantagem que essas turbinas pelo fato de produzirem o triplo de energia reduz custos.

Mas tambm existem contras j que para a instalao dessas turbinas necessria uma rea muito grande para sua construo, a fim de fazer gerar eletricidade que compense as gastos e os feitos. Apesar disso existem grandes planos para o uso de energia elica como caso de grandes empresas como o projeto da Kyocera, da IHI e do Mizuho Corporate Bank visa construo de uma fazenda solar de 70 megawatt (MW) na cidade japonesa de Kagoshima, no sul do pas. O acordo entre as trs empresas prev o fornecimento dos mdulos solares pela Kyocera, enquanto a IHI forneceria o terreno e o banco desenvolveria o plano financeiro do projeto.

Energia solar Conhecida como Terra do sol Nascente, as esperanas pelo uso de energia solar tambm existe, mas essa fonte considerada cara e ineficiente. Apesar de a energia elica no poluir e de os painis centrais necessitarem de manuteno mnima, seus gastos e pouca produo de eletricidade se comparada a rea de instalao das mesmas, seu uso ainda no muito vivel, ainda levando em considerao que sua produo no ocorre no ano inteiro j que temos vrias de clima que por conseguinte ocorre a diminuio de incidncia de luz solar. Energia Geotrmica Essa fonte de energia, por enquanto, a mais vivel. O Japo estende-se ao longo do nomeado Crculo de Fogo do Pacfico, por conta dessa caracterstica alm do dia a dia Japons ser marcado por terremotos de furaces, h fontes de gua quente por todo o pas, que alm de servir para maravilhosos banhos relaxantes, servem para usinar geotrmicas. Essa energia ainda no foi amplamente usada pois acreditava-se que a energia nuclear por ser mais barata seria muito mais valiosa e tambm porque as reas onde seria mais vivel a instalao de usinar geotrmicas esto normalmente em reas de proteo ambiental. Tambm acredita-se que a derivao de aquferos aquecidos pelos vulces do Japo podem arruinar as fontes termais, principalmente com a poluio. Trs empresas japonesas Toshiba, Mitsubishi e Fuji Eletric controlam mais da metade do mercado mundial das turbinas de energia geotrmica, mas o prprio Japo s recebe apenas 0,3% de sua energia.

Formas de diminuio do consumo A poca em que mais se consume energia no calor quando empresas e domiclios decidem ligar seus ares condicionados, foi pensando nisso que medidas simples, porm considerveis como a flexibilizao das vestimentas nas empresas, no vero os escritrios so mantidos a 28C, em compensao os funcionrios no so obrigados a usar ternos e sim roupas mais leves, campanha feita pela Cool Biz. O uso de iluminao mais fraca em rgos publicas e empresas grandes como a Toyota tambm foi uma forma eficaz de reduzir o gasto de energia. Essas mesmas empresas tambm colocam seus funcionrios para trabalharem de sbado, e permitindo dois dias folgas durante a semana. Por ser um pas de recursos escassos o Japo no permitir ser basicamente dependente de combustveis fsseis como carvo e petrleo. E se ele continuar apostando em energia nuclear, deve-se fazer uma fiscalizao mais rigorosa das centrais atmicas. Alguns especialistas acreditam que para o Japo acelerar o processo do uso de energias renovveis, o mesmo deveria procurar ajudar em outros pases, como a Islndia que gera a mesma quantidade de energia geotrmica que as terras nipnicas, embora o Japo tenha uma maior populao. O especialista Hirofumi Muraoka, afirma "ns poderiamos alm de gerar eletricidade, poderamos utilizar a gua quente das nascentes para aquecer as casas, como a Islndia faz.

Anda mungkin juga menyukai