Anda di halaman 1dari 13

Estudo de Impacto de Vizinhana Complexo

Instituio Paulista Adventista de Educao e Assistncia Social


1 Objeto Enquadrar a Escola existente desde 1983, perante a legislao vigente em atendimento especial a Lei Complementar n. 561 e o Decreto n. 339. Permitir a avaliao de impactos benficos e adversos do estabelecimento no entorno de sua rea de influncia. Para obteno do alvar de funcionamento da Escola.

1.1 Identificao do empreendimento Empresa fundada em 1964. 1.2 Razo social Nome :Instituio Paulista Adventista de Educao e Assistncia Social CNPJ : 43.586.122/0072-08 Responsvel : Ednaldo Oliveira Pereira Contato : e-mail : Edvaldo.pereira@paulistadovale.org.br https:// bragancapaulista.educacaoadventista.org.br

1.3 Profissional responsvel pelo EIV / RIV Abel Correa Guimares Filho Engenheiro Civil - CREA SP n. 0600308513; Rua: Jos Temer, n. 100, Parque do Ip So Benedito Pindamonhangaba - SP; Cel. 12 3642 1991/ 12 3642 4910/ 12 8135 5600; e-mail: abelcorreaguimaraesfilho@hotmail.com

2 Caracterizao do empreendimento a. Localizao do empreendimento Avenida Padre Egidio Jos Porto n. 100, Jardim Anchieta CEP: 12912-160 Bragana Paulista - SP. Zoneamento: Estritamente Residencial, Z 4 R 1

Atividade desenvolvida: Educao escolar de primeiro e segundos graus.

Localizao da Instituio
Fonte: Google Earth

b. Descrio do empreendimento Estabelecimento de ensino funcionava anteriormente na Rua Coronel Tefilo Leme e mudou-se para a Rua Padre Egidio Jos Porto em 1983, aps receber o terreno por doao do poder publico municipal e vem realizando educao e assistncia social voltados ao ensino de primeiro e segundo graus. O terreno, local do empreendimento ocorreu dado ao reconhecimento, por parte do poder publico municipal, dos benefcios que a entidade presta a populao Bragantina, assim como propiciar um crescimento do empreendimento junto aos avanos do municpio. Existe uma previso imediata de ampliao de nmeros de salas de aulas em funo do crescimento estatstico de procura. Tal fato ocorre com naturalidade dentro do aumento populacional. Projeto relativo referida ampliao j tramita pelo departamento competente da Prefeitura Municipal, atendendo as normas de instalaes, acessibilidade, segurana, vigilncia sanitria e cdigo de edificao do municpio atendendo assim as necessidades de funcionrios e alunos. O prdio est edificado em um terreno doado pela Prefeitura Municipal integrandos com rea construda total de 1861,55m, ampliao pretendida de 370 m, em um terreno de rea total de 6.236,96 m. Conforme projeto aprovado para construo deste imvel, as edificaes foram realizadas conforme segue: As fundaes executadas com estacas moldadas in loco ou sapatas e vigas e baldrames de concreto armado. A estrutura composta de pilares, pilaretes, vigas e laje em concreto armado.

A alvenaria em blocos cimento ou blocos cermicos furados. O forro parte em laje macia e parte em laje tipo treliada e material inflamvel. As instalaes eltricas de acordo com as normas tcnicas vigentes. As Inst. hidrulicas: gua fria e esgoto em tubos de PVC, reservatrio de 40mil litros, gua e esgoto conectado rede pblica, guas pluviais lanadas na via publica. Instalaes de segurana conforme projeto de bombeiro - (18/03/11) data da ltima vistoria do corpo de Bombeiros. Cobertura com estrutura metlica e telhas de fibro cimento. O revestimento interno e externo em argamassa desempenada, nos compartimentos sanitrios e copa a barra impermevel tem 2,00m de altura. Barra lisa impermevel com pastilha colorida at a altura de 1,50m. O piso em cimentado desempenado nos corredores e ptios de recreio e cermica antiderrapante nos demais ambientes. As esquadrias so de metal. A pintura interna e externa em ltex pva e as esquadrias em esmalte sinttico. Planta da edificao - parte em fase de regularizao e parte em fase de ampliao para obteno do alvar de funcionamento.

3 Objetivo da empresa
Promover a educao e assistncia social aos alunos de primeiro e segundo graus, obedecendo s orientaes e supervises da Delegacia de Ensino com constante atualizao do corpo docente objetivando oferecer uma educao com qualidade.

4 Histrico da empresa Resumo:


Anteriormente estabelecida na Rua Coronel Tefilo Leme em 1964 em prdio alugado e sem espao de crescimento, at efetivao da doao do atual terreno pela Lei Municipal n 1.779 de 23 de outubro de 1.980 e a edificao em 1983 mudou-se para o novo e atual endereo Rua Padre Egidio Jos Porto, n 100- Jardim Anchieta desde, ento desenvolvendo a educao e assistncia social aos alunos de

primeiro e segundo graus. A constante perspectiva de crescimento e evoluo do ensino ali desenvolvido implica no aumento da procura e fora a constante adequao do espao fsico. A Instituio conta hoje com 11(onze) funcionrios, 12 (doze) professores dirios trabalhando no perodo das 7:00h as 17:30h. A soma de alunos nos dois perodos de aproximadamente 725 (setecentos e vinte e cinco), sendo no perodo da manha 440 (quatrocentos e quarenta) que entram das 7:00h e contam com

duas sadas uma parte 12:30h e outra parte s 12:40h.(No prejudicando o trnsito, assim, o fluxo de veculos no fica sobrecarregado para a entrada da prxima turma s 13:00h com sada as 17:30h) e no prejudica a sua normalidade e fluxo de classificao baixa nos demais perodos.

5 Aspectos tcnico e econmicos


A Instituio tem desenvolvido seu papel assistencial e educacional e projeta seu custo voltado para uma sustentabilidade de evoluo de crescimento sem onerar a planilha e custo defendendo a economia das famlias que a procuram. Mantendo desta maneira, sua proposta estatutria e assistencial nata por excelncia, dentro do campo educacional.

6 Planos e programas
Periodicamente a Instituio exige reciclagem constante de seu corpo docente para oferecer qualidade de servio educacional e assistencial. Faz acompanhamento de toda evoluo tecnolgica colocando disposio de todos os alunos e dando provas de sua renovada responsabilidade no ramo.

7 A Sede
A nova sede da Instituio em terreno prprio veio desonerar o custo de mensalidade pela extino da planilha e custos do item aluguel, propiciando com isso uma procura maior pelos servios prestados. Fazendo com que o beneficio atinja sociedade bragantina de maneira mais acessvel. Produzindo o efeito esperado de uma metodologia educacional mais abrangente. Cumprindo assim seu papel social e assistencial j esperado pelo Poder Pblico Municipal como resposta ao gesto de doao do terreno.

8 rea de influncia do empreendimento O empreendimento est inserido num espao fsico de zoneamento que o caracteriza como estritamente residencial. Porm, o prdio da escola est edificado desde 1.983 ano da mudana Em seu entorno, j quase todo edificado impera as residncias unifamiliares, mas do seu lado direito est edificado um condomnio residencial e que tem junto divisa da escola um estacionamento que se posiciona no centro de um gramado e jardim. A edificao da escola no produz sobra parcial e temporria nesse jardim, portanto no afeta seu desenvolvimento. Alm do mais, a edificao do empreendimento anterior a data da edificao do referido condomnio. A edificao existente aproveitou a

declividade natural do terreno orgnico e seu piso em bloquetes de concreto permite a constante infiltrao de gua de chuva - o plantio de rvore na composio paisagstica torna o ambiente com efeito de sombra e provoca a queda de temperatura ambiente em 5 C fato que torna o espao propcio prtica escolar. O estacionamento existente possui 30 vagas que d comodidade aos professores, funcionrios e visitantes da escola. A ampliao contm em seu projeto o plantio de mais rvores e recuperao da rea da APP (Em projeto especifico j encaminhado ao setor do meio ambiente) que fica aos fundos do empreendimento no qual a inteno junto com os alunos fazer essa recuperao proporcionando aos alunos essa interao com o meio ambiente e neste ato ter a participao dos tcnicos do meio ambiente.

8.1 Infra-estrutura urbana existente gua, esgoto e guas pluviais :


A edificao alimentada com gua tratada, armazenada em reservatrio elevado com capacidade para 40mil litros para uso especifico das instalaes, uso nas instalaes sanitrias e refeitrio; o esgoto lanado na rede coletora publica; as guas pluviais so lanadas na galeria publica especifica.

Energia/ telefone :
As instalaes utilizam rede de energia padro trifsico, devidamente conectado a rede concessionria e as instalaes de telefonia conectadas ao sistema telefnico.

Coleta de lixo:
Os resduos slidos so coletados separadamente e acondicionados em recipientes apropriados para seu destino final no aterro sanitrio, reciclagem e incinerador.

Transporte:
Acesso ao local por transportes coletivo, autos e motocicletas particulares.

Sistema Virio:

A ampliao elevar de 440 alunos atuais para aproximadamente 725 (setecentos e vinte e cinco) alunos que entram as 7:00h e contam com duas sadas: uma parte as 12:30h e outra parte s 12:40h no sobrecarregado para a entrada da prxima turma s 13:00h com sada as 17:30h) e nem prejudica a sua normalidade nos demais perodos.(No prejudicando o trnsito nas ruas do entorno que se compem de ruas secundrias e tercirias e fluxo de classificao baixo). As avenidas que servem o

Jardim Anchieta so largas e oferecem um escoamento rpido para o trnsito localizado e propicia segurana e fluidez sem provocar congestionamento.

Rua Dois( Rotatria de acesso a Avenida Padre Egidio Jos Porto e Rua Joaquim de Moraes

Vista da Rua Joaquim de Moraes

Avenida Padre Egidio Jos Porto sentido Avenida Jos Adriano Marrey Junior e pela Avenida Doutor Fernando Costa

Avenida Padre Egidio Jos Porto Frente escola Caladas largas, faixas pedestres, sinalizao de rea escolar

Frente escola Faixa pedestre calada larga os pais deixam e pegam os alunos com segurana

Avenida Padre Egidio Jos Porto sentido Rua Dois faixa pedestre, sinalizao escolar, os pais deixam os alunos sem prejudicar o andamento do transito no local.

Mapa da Regio

rea Estritamente Residencial A construo anterior a 2007.

9 Identificao e avaliao dos impactos na rea de vizinhana durante o funcionamento Medidas mitigadoras, compatibilizadoras e compensatrias 9.1 Impacto Arquitetnico A edificao da Instituio j compe o dia a dia das pessoas e tido pela populao como um educandrio renomado servindo a sociedade. Desta maneira os fatos caractersticos de uso so tidos como normais e logicamente pertence ao cenrio arquitetnico existente h duas dcadas. Sua presena no causa notoriedade especial. 9.2 Impacto Acstico O rudo produzido no ambiente normal no chegando a atingir ndices prprios de escolas como o caso. Esse pico atingido dentro do espao destinado ao recreio, porm a propagao tridimensional da onda acstica fica confinada entre paredes e propagam verticalmente sem efeito lateral e dentro de parmetros considerados normais e por tal mitigao fsica no se propaga a ponto de atingir o sossego vizinho, alm disso, h disciplina entre alunos para que os rudos no sejam produzidos em excesso. Relativo questo do rudo provocado pelo trnsito na entrada e sada de alunos da escola, no h um fluxo que concentre um rudo continuo. fator fsico intermitente que no prejudica alm do rudo normal ali localizado pelo fluxo j monitorado do local e no atingindo ndices que meream

maior ateno por parte da CETESB. Mesmo assim, o Departamento do Meio ambiente j solicitou que a Instituio protocole estudos de licena junto ao referido rgo fiscalizador que medir e fornecer tais ndices.

9.3 Impacto na Infra Estrutura Urbana e Ambiental Os consumos de gua tratada, energia eltrica e o lanamento de esgotos sanitrios no colaboram para sobrecarregar os sistemas pblicos existentes. Em termos ambientais, nada foi observado como alterao na qualidade ambiental, restringindo-se a gerao de lixo comum retirado pela coleta normal diria e os resduos pela Instituio ser outro item a ser aferido pela CETESB para posterior comprovao. 9.4 Impacto no Sistema Virio A Avenida onde est localizada a Instituio possui um fluxo considerado baixo e no ser alterado com o aumento de contingente discente na entrada e sada dos alunos. A avenida possui dimenses que favorecem o transito com

estacionamento em ambos os lados e ainda sobra faixa rolante nos dois sentidos, mas tal fato no tem ocorrido. Todo o trabalho de carga e descarga para a instituio
realizado em espao apropriado no ptio da escola. noite, o transito reduz

consideravelmente logo, as ruas do entorno permanecem vazias valendo lembrar que a Instituio no possui funcionamento no perodo noturno

9.5 Impacto de Vizinhana


O prdio da Instituio com duas dcadas de idade mais velho que muitas casas construdas mais contemporaneamente e valorizadas pela existncia da Instituio no local. Assim, a escola trouxe valorizao para o entorno, alm de ser considerado um cone de referncia. Sua atividade reflete positivamente dentro do espao fsico a que pertence e tira a monotonia de todo seu entorno residencial. 9.6 Lei 561/07 art. 5 a. O adensamento populacional do entorno no sofreu acrscimo significativo pela existncia da Instituio no local, seus funcionrios em parte reside prximo a Escola e parte em outros bairros da cidade; b. A Instituio estava instalada em outro bairro at 1983 quando transferiu definitivamente para o espao doado pelo poder pblico municipal e trazendo os benefcios educacional e assistencial para o qual se prope.

c. A instituio existe no local atual desde 1983 como j foi dito e foi edificada com implantao totalmente orgnica respeitando a declividade do terreno.

d. A edificao seguiu as normas vigentes e respeitou restries do Cdigo Sanitrio Estadual, portanto, no traz problemas de ventilao e iluminao para outros imveis contguos. e. No enfoque da paisagem urbana e do patrimnio natural/cultural a Instituio manteve um estilo padro sem comprometer a naturalidade praticada no municpiono oferecendo destaque destoante com as demais edificaes. f. A prtica assistencial e educacional praticadas pela Instituio no emite qualquer tipo de atividade que emita fumaa ou odor que possa comprometer a qualidade o ar em todo o seu entorno. g. A Instituio no interfere e no afeta nenhum espcie de vegetao e rvores e muito pelo contrrio promove plantios e defende a natureza dentro de seu currculo mnimo.

10 Medidas mitigadoras, compatibilizadoras e compensatrias A Instituio promove periodicamente sua adequao em instalaes atendendo exigncias ergonmicas assim como a exigncias de ordem ambiental, trabalhista e tecnolgicas, sempre em busca do conforto, da segurana do usurio/ funcionrio e
a melhoria do meio ambiental. 11 Objetivos alcanados, comentrios necessrios

A existncia da Instituio desde 1964, por si s j traduz a eficincia daquilo que ela prope a promover, levando a populao o conceito mais elevado de assistncia e educao que se Poe oferecer. Tal fato espelha sua eficincia pelo nome e conceito obtido dentro da sociedade a que serve.

Bragana Paulista, 12 Janeiro de 2012.

--------------------------------------Ednaldo Oliveira Pereira Responsvel pela Instituio

------------------------------------------Abel Corra Guimares Filho Engenheiro Civil-CREA SP 0600308513 ART SP n. 92221220120042914

Relatrio de Impacto de Vizinhana Complexo


Instituio Paulista Adventista de Educao e Assistncia Social

1 Objetivo :
Refletir as concluses do EIV, apresentar relatrio das influncias, a compatibilidade de permanncia da Instituio no local.

Resultado do diagnstico de Impacto na rea de influncia do estabelecimento:

Infra-estrutura urbana
Sobre a infra-estrutura em geral, a permanncia da Instituio no trar nenhum tipo de prejuzo ou dificuldade aos demais moradores da regio. Conclumos pela inexistncia de qualquer impacto neste setor.

Meio Ambiente
No foi verificado impacto atuando na regio, j sanado com as adequaes exigidas pela CETESB.

Social / educativo
Participao da Instituio em atividades de cunho educacional, social e ambiental em toda a comunidade, incentivo para a no degradao do meio ambiente.

Sistema virio
Os fluxos de veculos gerados pelos alunos e funcionrios da Instituio so de ordem irrelevante, quando comparado com o deslocamento pela regio de veculos para as avenidas prximas.

3 Caracterizao da qualidade ambiental existente na rea de influncia :


No afetada.

4 Descrio do resultado esperado das medidas :


O resultado do diagnostico apresentado, j demonstra que as condies existentes so adequadas para a manuteno da Instituio.

5 Concluses e comentrios Conclumos que a permanncia da Instituio no local, no tem capacidade, por si s, de agravar os impactos j existentes na regio alm dos que j existem. A regio como toda cidade, teve crescimento acelerado devido s ampliaes pela qual passaram as construes de condomnios residenciais, e residncias unifamiliares. Portanto, no vemos a Instituio como gerador de trfego, ou degradante do meio ambiente, uma vez que as atividades assistenciais e educacionais so sempre realizadas nos perodos matutino e vespertino. E a Escola est inserida de forma positiva naquele local.

Bragana Paulista, 12 de Janeiro de 2012.

--------------------------------------Ednaldo Oliveira Pereira Responsvel pela Instituio

------------------------------------------Abel Corra Guimares Filho Engenheiro Civil-CREA SP 0600308513 ART SP n. 92221220120042914

Anda mungkin juga menyukai