Anda di halaman 1dari 2

Carlinhos explica sobre as denncias que levaram ao pedido de impugnao da candidatura de Jac

Em entrevista a rdio prefeito Carlinhos de Tio explica sobre o pedido de impugnao da candidatura de Jac e sobre o andamento do processo.
Lamartinne Miranda |Queimadas-PB| 20 Out 2012| 10h00

Prefeito Carlinhos de Tio

O Atual prefeito Carlinhos de Tio, em entrevista ao programa radiofnico Queimadas Notcia, veculado nesta sexta na rdio Queimadas FM, explicou sobre o processo que pede a impugnao da candidatura de Jac Maciel e disse ainda que o recurso est prestes a ser julgado pelo ministro Marco Aurlio e caso a deciso seja monocrtica e desfavorvel, sua coligao vai recorrer mais uma vez para que processo v a corte do TSE.

Confira o trecho da entrevista em audio


no Soundcloud)

(clique para ouvir no youtube ou

YouTube SoundCloud

Entenda o caso
Todo aquele que pretenda disputar mandato eletivo deve obrigatoriamente se submeter aos procedimentos estabelecidos pela legislao eleitoral e constitucional. Assim, deve o candidato, ao solicitar seu pedido de registro de candidatura, apresentar, no ato do pedido, todos os documentos exigidos pela lei, dentre eles a certido de quitao eleitoral e certido de antecedentes criminais. A certido de quitao eleitoral o documento pblico que atesta que o cidado se encontra quite com suas obrigaes, isto , se encontra em pleno do gozo dos direitos polticos, apto ao regular exerccio do voto. A quitao exigida no apenas para certificar a obrigatria presena dos eleitores nas urnas para votar nos pleitos eleitorais, mas, tambm, utilizada para aferir se o cidado, enquanto candidato, se encontra quite com suas obrigaes financeiras junto a Justia Eleitoral at o momento do pedido de registro, isto , se ele quitou as multas referentes as condenaes impostas pela justia especializada. Nesta nova denncia, o entendimento que o ex-deputado no tinha quitao eleitoral no momento em que solicitou o registro de candidatura. Joc tinha multas eleitorais, referente a outros pleitos, a pagar. A procuradora Sandra Cureau quer que a deciso do Tribunal Regional Eleitoral TER_PB, que deferiu a candidatura de Jac Maciel, seja desconsiderada e que Jac tenha o registro cassado. Restou incontroverso nos autos que o recorrido possua multas eleitorais no pagas no momento da formalizao do pedido de registro de candidatura, argumenta o MPE para justificar o pedido de impugnao da candidatura do prefeito eleito. A procuradora acatou o recurso da Coligao Unidos pelo Crescimento que tem os advogados Demtrio Almeida e o campinense Jos Mariz na bancada jurdica. De acordo com os advogados, o ministro Marco Aurlio pode levar o processo 27268 ao plenrio a qualquer momento. Sendo Assim, o ex-deputado estadual Jac Maciel (PSD), pode no assumir o mandato de prefeito de Queimadas, caso o Tribunal Superior Eleitoral TSE acate o pedido de impugnao do registro de candidatura feito pelo Ministrio Pblico Eleitoral nesta tera-feira (16). O processo est na mo do ministro Marco Aurlio e pode seguir ao plenrio a qualquer momento. A deciso do MPE encaminhada ao ministro do TSE foi adotada nesta terafeira (16).

Anda mungkin juga menyukai