Anda di halaman 1dari 10

Fsico-Qumica Experimental II

Bacharelado em Qumica Engenharia Qumica

Prof. Dr. Sergio Pilling

Prtica 12 Introduo a Polarimetria. Lei de Biot.

1) Objetivos da aula
Introduo a polarimetria. Determinao do poder rotatrio especifico de substncias quirais utilizando a lei de Biot. Estudo envolvendo solues de sacarose, acar invertido e aminocidos.

2) Introduo
Em fsica, polarizao uma propriedade de ondas eletromagnticas. Ao contrrio de ondas mais familiares como as ondas aquticas ou sonoras, as ondas eletromagnticas so tridimensionais e a polarizao uma medida da variao do vetor do campo eltrico dessas ondas com o decorrer do tempo. A Polarimetria a cincia da medio da polarizao da luz. A manifestao mais simples, para visualizao, a de uma onda plana, que uma boa aproximao para a maioria das ondas luminosas. Numa onda plana as direes dos campos magntico e eltrico esto, em qualquer ponto, perpendiculares direo de propagao. Simplesmente porque o plano bidimensional, o vetor campo eltrico no plano num dado ponto do espao pode ser decomposto em duas componentes ortogonais. Chamemos as componentes de x e y (seguindo as convenes da geometria analtica). Para uma onda harmnica, onde a amplitude do vetor do campo eltrico varia senoidalmente, as duas componentes tm exatamente a mesma frequncia. Contudo, estas duas componentes tm duas outras caractersticas que podem diferir. Em primeiro lugar, as duas componentes podem no ter a mesma amplitude. Em segundo, as duas componentes podem no ter a mesma fase, isto , podem no alcanar os seus mximos e mnimos ao mesmo tempo, no plano fixo que temos por base. Considerando a forma traada num plano fixado pelo vetor campo eltrico medida que uma onda plana o percorre, obtemos a descrio do estado de polarizao. As imagens seguintes correspondem a alguns exemplos da propagao do vetor do campo eltrico (azul) no tempo, com as suas componentes x e y (vermelha/esquerda e verde/direita, respectivamente) e a forma desenhada pelo vetor no plano (roxo):

Fig.1. Tipos de polarizao da luz. ver mais detalhes em: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/phyopt/polclas.html

Considere em primeiro lugar o caso especial (esquerda), onde as duas componentes ortogonais esto em fase. Neste caso a intensidade das duas componentes sempre igual ou proporcional a uma constante, da que a direo do vetor campo eltrico resultante (vetor que resulta da soma destas duas componentes) ir sempre
Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria. 1

redundar num segmento de reta no plano. Designamos este caso especial de polarizao linear. A direo desta linha ir depender da amplitude relativa destas duas componentes. A direo pode ser em qualquer ngulo sobre o plano. Agora considere outro caso especial (ao centro), onde as duas componentes ortogonais tm exatamente a mesma amplitude que de 90 em fase. Neste caso uma componente igual a zero quando a outra componente est na amplitude mxima ou mnima. Neste caso especial o vetor do campo eltrico no plano formado pela soma dos dois componentes vai rodar num crculo. Chamamos a este caso especial de polarizao circular. A direo de rotao ir depender da relao entre as fases. Chamemos a estes casos de polarizao circular direita e polarizao circular esquerda, dependendo da rotao do vetor. Todos os outros casos, em que as duas componentes no esto em fase nem tm a mesma amplitude e/ou no esto com 90 fora de fase, encaixam na designao de polarizao elptica!.. Com a ajuda de instrumentos ticos conhecidos como polarizadores possvel converter um feixe de luz no polarizado em num feixe de luz com qualquer polarizao. Veja o exemplo abaixo para um polarizador do tipo linear.

Se introduzirmos outro polarizador igual com um angulo de 90 graus em ralao ao anterior a luz ser completamente atenuada.

Se a luz incidente num polarizador j linearmente polarizada numa direo que forma um ngulo q com a sua direo de polarizao, a componente do campo eltrico E na direo de polarizao, que ser a transmitida, ser dada por : (1) e, conseqentemente, a intensidade transmitida (que proporcional ao quadrado da amplitude) ser dada por:

(2)

A equao (2) conhecida como lei de Malus.

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

Fig 2. Fotografia mostrando dois polarizadores um em cima do outro. O eixo de polarizao de cada polarizador mostrado. Repare que a regio de interseco entre polarizadores no possvel ler o que esta escrito abaixo do papel (nenhum fton chega ate nossos olhos vindo do papel que esta abaixo dessa regio).

A polarimetria a cincia da medio da polarizao da luz. Um feixe de luz polarizada ao passar atravs de uma molcula sofre quase sempre uma pequenina rotao no respectivo plano devido interao com as partculas carregadas eletricamente da molcula. Dependendo da molcula pode haver um desvio do plano de rotao da luz polarizada. Numa amostra pura de um nico enantimero nenhuma molcula pode servir de imagem da outra; no se produz, portanto, a anulao de rotaes de molculas individuais e o resultado o aparecimento de uma certa rotao. Na maioria dos compostos, dada a distribuio aleatria do imenso nmero de molculas e por cada molcula que a luz encontra existe outra molcula que, pela sua orientao, se apresenta como imagem da primeira num espelho plano, e cujo efeito sobre o feixe luminoso anula exatamente o efeito da primeira molcula resultando numa rotao nula. O equipamento utilizado para fazer essa medio conhecido como polarmetro.

3) Atividade tica (rotao especfica)


Quando um feixe de luz plano-polarizada e monocromtico atravessa uma coluna de comprimento L (em unidade de dm) de uma soluo, contendo uma substncia oticamente ativa (substncia capaz de girar o plano da luz polarizada) de concentrao c (em unidade de g/mL ou g/cm3), a rotao do plano de polarizao da luz dada pela lei de Biot:

[ ]t L c,

(3)

t onde o ngulo de rotao e [] uma constante chamada de poder rotatrio especfico, caracterstico da substncia oticamente ativa. Esta constante depende do comprimento de onda e da temperatura t. As

vezes [] encontrado na literatura como []20D onde "20" a temperatura da medio em graus centgrados, "D" a linha D do espectro de emisso do sdio (598 nm). Usando essa frmula possvel calcular a concentrao ou a atividade tica e eventualmente identificar o tipo de ismero. - Exemplo 1: a molcula conhecida, porm no a sua concentrao: Se temos sacarose, sua []20D= + 66,5 e a medio mostra + 10,1, ento temos: 10,1 = 66,5 1 dm c g/mL, logo a concentrao ser: 0,152 g/mL, ou 152 mg/mL.

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

- Exemplo 2: se sei a concentrao da amostra "pura", por exemplo 0,25 g/mL e meo a atividade tica, digamos 19 graus, ento teremos: 19,0 = [a]20D 1 dm 0,25 g/mL, e podemos calcular a rotao especfica como sendo de 76,0o. Tendo uma tabela podemos concluir a respeito da identidade do ismero ou se trata de uma mistura de ismeros. Lembre que a atividade tica uma medida experimental, e no confunda com as designaes "D" e "L" da conveno de Fischer!

O ngulo de rotao pode ser medido em um polarmetro, cujo esquema mostrado a seguir.

Fig 3 - Fotografia de um polarmetro de disco (esquerda). Esquema interno de um polarmetro (direita).

O aparelho formado por uma fonte de luz (1), um filtro polarizador fixo (2), um tubo (3) contendo a amostra (4) e um filtro polarizador para anlise (6), que ao ser girado registra o sentido levgiro (-) ou dextrgiro (+) e o ngulo em graus (de 0 a 180). Observe na figura o desvio do plano ao sair a luz do compartimento da amostra (5). O analisador pode girar em torno do eixo longitudinal do instrumento, enquanto o prisma polarizador fixo. Quando o tubo polarimtrico contiver uma substncia que no possuir atividade tica (gua, por exemplo) e o analisador estiver cruzado com o polarizador, nenhuma luz passar e o campo visual do instrumento apresentar-se- escuro. Esta ser a situao correspondente ao zero gravado no limbo do instrumento. Se o tubo estiver uma substncia oticamente ativa, o feixe luminoso, ao atravess-lo, sofrer um desvio no seu plano de polarizao - para que o campo visual volte a ficar escuro ser necessrio girar o analisador at cruz-lo com a nova direo da polarizao da luz. Este desvio poder ser lido no limbo do instrumento e constituir o ngulo desvio da luz polarizada. O polarmetro tem um dispositivo auxiliar que torna a medida do ngulo de rotao mais precisa. Graas a ele (prisma de Nicol auxiliar) o campo visual do instrumento fica dividido em duas metades, uma clara e outra escura, quando o analisador est um pouco antes da posio cruzada; um pouco alm, a situao se inverte: a metade do campo que estava escura torna-se clara e a outra fica clara. Uma posio intermediria, em que as duas metades do campo visual fiquem igualmente pouco iluminadas, corresponde posio de leitura do ngulo . Maiores detalhes sobre o aparato experimental utilizado nesta pratica pode ser visto no documento em anexo. 4) Levgiro(L) x Dextrogiro(D) Molculas que desviam a luz para a direita so chamadas dextrgiras(D); quando o desvio para a esquerda, as molculas so chamadas levgiras(L). A importncia disso reside no fato de que uma molcula
Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria. 4

dextrgira e uma levgira da mesma substncia so imagens especulares uma da outra. Como em bioqumica, a disposio dos tomos crucial na determinao da atividade biolgica, a mesma substncia com distinta quiralidade pode no apresentar efeito biolgico. Por exemplo: os aminocidos biologicamente ativos so sempre levgiros(L). Os aminoacidos dextrgiros (D) no tm ao biolgica. O acar de cozinha uma molcula do tipo dextrgira, sendo seu principal constituinte a molcula de D-sacarose ([]=+65,5). A seguir temos o teor de sacarose em alguns vegetais: pssego (7%); abric (5,8%); beterraba (6,11%); cenoura (4,2%) melo (5,7%) e cana de acar (de 14 a 24%). Um outro tipo de aucar encontrado nas frutas a frutose. Os acares de um modo geral so substncias quirais (a molcula tem um tomo de carbono assimtrico ou seja est ligada a 4 grupos diferentes), isto fazem rodar o plano de polarizao da luz polarizada. Como vimos, a rotao especifica uma constante fsico-qumica, que medida com um polarmetro, sendo importante para caracterizao das substncias quirais. O termo quiral um termo usado em Qumica, para definir objetos no sobreponveis sua prpria imagem no espelho. Estes objetos usualmente so molculas e o estudo da quiralidade est associado a um fenmeno cada vez mais atual. Por conseguinte, uma molcula quiral quando no sobreponvel sua imagem no espelho. A quiralidade das molculas de grande importncia na estereoqumica.

Fig. 4 Dois enantimeros de um aminocido


Mais detalhes sobre a quiralidade pode ser obtido em http://www.spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_103_056_09.pdf

O acar invertido um ingrediente utilizado pela indstria alimentcia e consiste em um xarope quimicamente produzido a partir do acar comum (D-Sacarose). usado principalmente na fabricao de rebuados/balas, doces e sorvetes, para evitar que o acar cristalize e d ao produto final uma desagradvel consistncia arenosa. Alm de conferir textura adequada aos produtos em que utilizado como matria prima, o acar invertido tambm auxilia na formao de cor e de aroma. A inverso do acar provoca a quebra da sacarose em dois acares que formam a sua molcula: D-glicose e L-frutose. A molcula de glicose formada dextrgira ([]=+52,5) mas a molcula de frutose formada muito levgira ([]=-92,5).

(D)

(D)

(L)

Uma substncia natural com caractersticas semelhantes ao acar invertido industrialmente produzido o mel de abelhas. As abelhas secretam a enzima invertase, que transforma grande parte da sacarose contida no nctar proveniente dos vegetais em glicose (D) e frutose (L). O mel constitudo por quantidades variveis de sacarose e acares redutores, com predominncia de L-frutose (~38%) e D-glicose (31%), dessa forma ele apresenta uma atividade tica predominantemente levgira.

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

5) Como usar o polarmetro:


a) Encha o tubo do polarmetro de cerca de 2 decmetros de comprimento com o lquido sob investigao e coloque-o no instrumento. Tenha o cuidado de no deixar bolhas de ar no interior do tubo e de limpar e secar as superfcies externas dos oprculos que fecham o tubo em suas extremidades; b) Acenda a lmpada e ajuste a ocular do polarmetro de modo a enxergar com nitidez as metades clara e escura do campo visual. c) Gire o dial do instrumento at observar que a metade que no incio era escura fica clara e a que era clara torna-se escura. Retorne um pouco com o dial (ateno!!!... aps inverter a situao de claro/escuro, basta retornar o dial um pouco mesmo) e procure a posio em que as duas metades ficam igualmente pouco iluminadas. Determine cuidadosamente este ponto de igual penumbra para as duas metades do campo visual, na posio em que o claro/escuro inverte, e anote em graus o ngulo desvio correspondente. O dcimo de grau do ngulo desvio deve ser lido com o vernier; Observao: A situao de igual luminosidade para as duas metades do campo visual e, portanto, o ngulo desvio que se mede se repetiro se girarmos o dial de 1800. Deve-se, no entanto, adotar como ngulo desvio o de menor valor.

6) Procedimento experimental:
EXPERIMENTO 1 - Angulo de desvio de diferentes solues de sacarose.

a) Pese em um bquer 40g de sacarose e junte gua apenas o suficiente para a completa dissoluo do acar. Transfira a soluo obtida para um balo volumtrico de 200ml, complete o volume com gua destilada, agite bem e obtenha, assim, uma soluo de 20% (massa/volume) ou a 0,20 g/mL de sacarose. OBS. O comprimento dos portas-amostras cilndricos do polarmetro so: L=10cm=1dm (pequeno) e L=20cm=2dm (grande).

b) A partir dessa primeira soluo, usando pipetas e bales volumtricos de 100mL, prepare as outras solues da seguinte maneira: - soluo a 15% (ou a 0,15g/mL): tome 75mL da soluo a 20% e complete at 100mL com gua; - soluo a 10% (ou a 0,10g/mL): tome 50mL da soluo a 20% e complete at 100mL com gua; - soluo a 5% (ou a 0,05g/mL): tome 50mL da soluo a 10% e complete at 100mL com gua; - soluo a 2,5% (ou a 0,025g/mL): tome 50mL da soluo a 5% e complete at 100mL com gua. Aps preparar cada soluo e antes de obter a seguinte, homogenize-a com boa agitao. Anote a temperatura em que realizou as medidas c) Mea com o polarmetro (veja a seguir como usar o instrumento) os ngulos desvios () da gua pura e das cinco solues anteriormente preparadas; Organize os resultados obtidos em uma tabela cujo modelo o seguinte: SOLUES AQUOSAS DE SACAROSE 0,000 0,025 0,050 0,100

Concentrao (g/ml) ngulo de desvio ()

0,150

0,200
6

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

d) Com os dados da tabela acima, construa o grfico de versus L c. Verifique a linearidade dos pontos experimentais no grfico e determine o coeficiente angular da melhor reta de ajuste. Calcule ento, pela lei de Biot, o poder rotatrio especfico da sacarose pela expresso:

[ ]t (coeficiente angular) =
e) Utilizando o grfico do item estime qual seria o valor do ngulo de desvio para concentraes de 0,07 g/ml e 0,30 g/mL. f) Limpe todo o material usado e deixe-o em ordem.

EXPERIMENTO 2 - Determinando o teor de acar (sacarose) em refrigerantes e gua de coco.


OBS. Neste experimento consideramos que a nica substancia que possui atividade tica nestes refrigerantes a sacarose. a) Determine o ngulo de desvio da luz dos refrigerantes abaixo. Produto Coca-cola ( 25%) Coca-zero ( 25%) Guaran ( 25%) Fanta ( 25%) gua de coco ( 25%) Obs. Neste experimento utilize o tubo cilndrico de comprimento L=10cm=1dm.
t b) Utilizando o poder rotatrio especifico da sacarose [ ] determinado no experimento 1 e a eq. (3) calcule a concentrao de sacarose nos produtos do item a.

Angulo do desvio medido

Angulo calculado para as soluo puras (100%)

Produto Coca-cola Coca-zero Guaran Fanta gua de coco

Concentrao de sacarose

c) Determine qual dos produtos apresenta a maior concentrao de acar e qual apresenta a menor concentrao. d) discuta os resultados encontrados. e) Limpe todo o material usado e deixe-o em ordem.

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

EXPERIMENTO 3 - Medies do poder rotatrio do acar invertido.


a) Pese em um bquer 40g de acar invertido e junte gua apenas o suficiente para a completa dissoluo do acar. Transfira a soluo obtida para um balo volumtrico de 200ml, complete o volume com gua destilada, agite bem e obtenha, assim, uma soluo de 20% (massa/volume) ou a 0,20 g/mL de sacarose. b) A partir dessa primeira soluo, usando pipetas e bales volumtricos de 100ml, prepare as outras solues da seguinte maneira: - soluo a 15% (ou a 0,15g/mL): tome 75ml da soluo a 20% e complete at 100mL com gua; - soluo a 10% (ou a 0,10g/mL): tome 50ml da soluo a 20% e complete at 100mL com gua; - soluo a 5% (ou a 0,05g/mL): tome 50ml da soluo a 10% e complete at 100mL com gua; - soluo a 2,5% (ou a 0,025g/mL): tome 50ml da soluo a 5% e complete at 100mL com gua. Aps preparar cada soluo e antes de obter a seguinte, homogenize-a com boa agitao. Anote a temperatura em que realizou as medidas c) Mea com o polarmetro (veja a seguir como usar o instrumento) os ngulos desvios () da gua pura e das cinco solues anteriormente preparadas; Organize os resultados obtidos em uma tabela cujo modelo o seguinte: SOLUES AQUOSAS DE ACAR INVERTIDO Concentrao (g/mL) 0,000 0,025 0,050 0,100 0,150 ngulo de desvio ()

0,200

d) Com os dados da tabela acima, construa o grfico de versus L c. Verifique a linearidade dos pontos experimentais no grfico e determine o coeficiente angular da melhor reta de ajuste. Calcule ento, pela lei de Biot, o poder rotatrio especfico da sacarose pela expresso:

[ ]t (coeficiente angular) =
e) Utilizando o grfico do item estime qual seria o valor do angulo de desvia para concentraes de 0,07 g/mL e 0,30 g/mL. f) Limpe todo o material usado e deixe-o em ordem.

EXPERIMENTO 4 - Medies do poder rotatrio do acar invertido no mel (L-frutose).


O mel constitudo por quantidades variveis de sacarose e acares redutores, com predominncia de frutose (~38%) e glicose (~31%). A frutose do mel um acar do com atividade tica do tipo levgira, ou seja, desvia o plano da luz polarizada no sentido anti-horrio (esquerda). Propriedades do mel http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/mel.htm a) Mea com o polarmetro os ngulos desvios () de uma soluo de mel e discuta os resultados encontrados. b) Limpe todo o material usado e deixe-o em ordem.

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

EXPERIMENTO 5 - Inverso da sacarose (OPCIONAL)

A molcula de glicose formada dextrgira ([]=+52,5) mas a molcula de frutose formada muito levgira ([]=-92,5).

Materiais e Reagentes: - Soluo de Sacarose: 40g de D-sacarose em 200 mL de gua destilada. - Soluo cida: 50 mL de HCl (1 M). Obs. Para o frasco com ttulo de 36-37% a concentrao de ~12Molar. - Soluo bsica: 50 mL de HCl (1 M). Experimentos Propostos: a) Soluo original temperatura ambiente. Determine o angulo de desvio da soluo original de D-sacarose temperatura ambiente usando o polarmetro. Anote o valor da temperatura ambiente.

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

b) Soluo original na presena de catalisador (meio cido) temperatura ambiente. Separe 50 mL da soluo original e adicione 10 mL da soluo de HCl (1 M). Aguarde 10 minutos e adicione 10 mL da soluo de NaOH (1 M) para neutralizar. Em seguida resfrie a soluo temperatura ambiente e determine o angulo de desvio da soluo usando o polarmetro. c) Soluo original aquecida ~100C por 10min. Separe 50 ml da soluo original e aquea-a 100C por 10min. Apos resfriar a soluo temperatura ambiente determine a angulo de desvio da soluo usando o polarmetro. d) Soluo original na presena de catalisador (meio cido) ~100C por 10min. Separe 50 ml da soluo original, adicione 10 mL da soluo de HCl (1 M) e aquea-a 100C por 10min. Apos desligar a chama, adicione 10 mL da soluo de NaOH (1 M) para neutralizar e resfria soluo temperatura ambiente. Em seguida determine a angulo de desvio da soluo usando o polarmetro. e) discuta os resultados encontrados f) Limpe todo o material usado e deixe-o em ordem.

EXPERIMENTO 6 - Angulo de desvio de soluo de aminocidos D, L e DL. (OPCIONAL) Repetir procedimento do experimento 1 com aminocidos D, L e uma mistura de igual partes.

7) Referncias e links on-line:


Rotao da luz por molculas quirais: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a07.pdf Inverso da sacarose: http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T2389-2.pdf http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2141976/pdf/695.pdf http://www.esalq.usp.br/departamentos/lan/pdf/Mono%20e%20Dissacarideos%20%20Propriedades%20dos%20Acucares.pdf

Fs.-Qui. Exp. 2 Prtica 12: Polarimetria.

10

Anda mungkin juga menyukai