Anda di halaman 1dari 105

Institucional

HOSPITAL PEQUENO PRNCIPE: UMA HISTRIA DE AMOR CRIANA O Hospital Pequeno Prncipe o maior complexo hospitalar exclusivamente peditrico do Sul do Brasil e hoje oferece atendimento a 32 especialidades de sade. Composto pelos hospitais peditricos Csar Pernetta e Pequeno Prncipe, iniciou sua histria em 1919 com a Cruz Vermelha e a partir de 1956 passou a ser gerido pela Organizao No Governamental Associao Hospitalar de Proteo Infncia Dr. Raul Carneiro. O atendimento oferecido pelo Pequeno Prncipe inclui desde atendimentos ambulatoriais at procedimentos de alta complexidade, como transplantes de rim, fgado e corao, sesses de quimioterapia e hemodilise, cirurgias cardacas para correo de problemas congnitos e cirurgias ortopdicas.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Institucional

Em 2008, o Pequeno Prncipe realizou: 294.614 atendimentos ambulatoriais; 24.555 internaes; 16.167 cirurgias; 569.271 exames; 5.844 sesses de hemodilise; 5.200 sesses de quimioterapia; 14 transplantes de fgado; 15 transplantes de rim; 2 transplantes cardacos; 99 transplantes de tecido sseo.

O Hospital referncia em: Atendimento clnico e cirrgico de Urgncia e Emergncia I; Atendimento s crianas vtimas de violncia sexual e maus tratos; Atendimento ambulatorial e/ou hospitalar sade da populao indgena; Atendimento ambulatorial de AIDS; Atendimento a osteognese imperfeita; Atendimento de recm-nascido de alto risco; Transplante de fgado; Transplante de corao; Transplante de rim; O Pequeno Prncipe oferece comunidade 340 leitos, sendo 62 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Desde o incio de sua existncia, a instituio pauta sua atuao em trs princpios bsicos: o atendimento humanizado, que reflete o amor criana,
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Institucional

o aprimoramento tcnico-cientfico, que demonstra a busca pela excelncia, e a democratizao da informao, que se traduz na multiplicao do conhecimento Estes princpios so fortemente assumidos por toda a equipe do Pequeno Prncipe, formada por mdicos, enfermeiros, psiclogas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudilogas e tcnicos, entre outros, que buscam formao permanente e atualizao cientfica, fomentando a diversificao das especialidades, a modernizao dos meios diagnsticos e a humanizao dos servios.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Guia de Antimicrobianos

Comisso de Antimicrobianos Farm. Alba Lusa Negrello Dr. Fbio de Araujo Motta Dra. Heloisa Ihle Garcia Giamberardino Dr. Ismar Strachman Dr. Paulo Ramos Davi Joo Dr. Vitor Horcio da Costa Souza Junior Dr. Waldecir Vedoato Dr. Wilmar Mendona Guimares Direo Clnica: Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

ndice

NDICE
1 - Prefcio ..................................................................................................... 9 2 - Uso racional de antimicrobianos ............................................................... 10 3 - Recomendaes para o uso prudente de vancomicina ................................ 10 4 - Passos a serem seguidos para uma escolha adequada do antimicrobiano .... 13 5 - Amplo espectro X espectro limitado .......................................................... 15 6 - Associao de antimicrobianos ................................................................. 15 7 - Antimicrobiano emprico em spsis .......................................................... 18 8 - Tempo mdio de tratamento com antimicrobiano ...................................... 19 9 - Escolha do antimicrobiano por agente etiolgico ....................................... 20 10 - Escolha do antimicrobiano pelo stio de infeco ..................................... 25 11 - Custo mdio dos antimicrobianos ........................................................... 29 12 - Controle de antimicrobianos ................................................................... 31 13 - Dose dos antimicrobianos para crianas maiores de 28 dias ..................... 32 14 - Dosagem dos antimicrobianos na pr-adolescncia e na adolescncia ........ 38 15 - Dosagem dos antimicrobianos no perodo neonatal ................................. 43 16 - Quimioprofilaxia para meningites bacterianas ........................................... 48 17 - Quimioprofilaxia para meningite meningoccica ....................................... 49 18 - Classificao dos antimicrobianos, nomes comerciais e apresentaes ...... 50 19 - Profilaxia cirrgica ................................................................................... 56 20 - Tempo de meia vida ............................................................................... 62 21 - Antibiticos na insuficincia renal ........................................................... 65 22 - Aminoglicosdeos em regime de dose nica diria ................................... 67 23 - Guia para profilaxia do ttano no manejo de ferimentos ........................... 68 24 - Penetrao liqurica dos principais antimicrobianos .................................. 70 25 - Toxicidade dos antimicrobianos para o lactente ........................................ 72 26 - Interaes medicamentosas .................................................................... 75 27 - Interao dos antimicrobianos e quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph ..................................................................... 76 28 - Conduta frente a acidente com material biolgico .................................... 86

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

ndice

29 - Bactrias multiresistentes (orientao de preveno e tratamento) ............. 88 30 - Antivirais (doses e indicaes) ................................................................ 93 31 - Antiparasitrios (doses e indicaes) ....................................................... 95 32 - Antifngicos sistmicos (doses e indicaes) ........................................... 99 33 - Referncias ........................................................................................... 103

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Prefcio

PREFCIO A 6 edio do Antimicrobianos Guia Peditrico do Hospital Pequeno Prncipe vem ampliada de 5 novos captulos: Bactrias hospitalares multirresistentes: MRSA, VRE, Pseudmonas aeruginosa, grupo AmpC CESP e bactrias produtoras de ESBL Conduta frente a acidente com material biolgico. Antiviriais Doses e Indicaes Antiparasitrios Doses e Indicaes Antifngicos Doses e Indicaes A lista de antimicrobianos foi atualizada, acrescentados novos componentes. A Comisso de Antimicrobianos cresceu com o ingresso do Dr. Victor Horcio de Souza Costa Jnior O objetivo continua sendo o de oportunizar ao Corpo Clnico do Hospital Pequeno Prncipe, um guia prtico para consulta rpida, naquelas situaes em que o uso de um antimicrobiano se impe, respeitando os princpios que norteiam a prescrio destes medicamentos: melhor escolha para o paciente com enfoque na eficcia, tolerncia, espectro de ao, efeitos colaterais, minimizao da seleo de cepas resistentes e menor custo. Esperamos que este guia seja til no atendimento aos pacientes nas unidades de internao e nos ambulatrios. Estamos receptivos a sugestes para a prxima edio.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

10

Prefcio

USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS Os antimicrobianos esto entre as drogas mais utilizadas nos ambientes hospitalar e ambulatorial. O uso indiscriminado e incorreto dos mesmos tem provocado o surgimento de microrganismos multiresistentes, falhas teraputicas, aumento da morbidade e mortalidade, riscos de superinfeces, seleo da microbiota natural do paciente e do ambiente hospitalar, alm de acarretar gastos excessivos e desnecessrios, tanto para pacientes, como para a Instituio. Portanto, buscando preservar o paciente e as Instituies, necessrio racionalizar o uso dos antimicrobianos e nos questionarmos sobre sua real indicao.

RECOMENDAES PARA O USO PRUDENTE DE VANCOMICINA A partir do aparecimento do Enterococo resistente avoncomicina (ERV) o CDC iniciou campanha sobre o uso racional da vancomicina. Apresentaremos a seguir as situaes em que o uso da vancomicina aceito e situaes em que seu uso desestimulado: Uso Aceitvel ou Apropriado da Vancomicina Tratamento de infeces srias causadas por bactrias gram-positivas resistentes aos beta-lactmicos. Alternativa para tratamento de infeces causadas por bactrias grampositivas em pacientes com hipersensibilidade grave aos beta-lactmicos.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Prefcio

11

Tratamento da colite associada ao uso de antimicrobianos, em caso de falha teraputica ao metronidazol. Profilaxia em situaes bem definidas, em procedimentos de alto risco para preveno de endocardite, em pacientes com leses altamente predisponentes. Profilaxia cirrgica em procedimentos maiores, envolvendo implante de prteses ou dispositivos, em situaes com elevada ocorrncia de estafilococos resistentes oxacilina. Neste caso, o tempo de profilaxia no deve ser superior a 24 horas. Situaes em que o Uso da Vancomicina deve ser Desestimulado Profilaxia cirrgica de rotina, em situaes no previstas nas condies anteriormente discutidas. Teraputica inicial em neutropnico febril, a no ser que haja evidncias sugestivas de infeco estafiloccica em instituio com incidncia elevada de MRSA. Tratamento de isolado nico de S. epidermidis em hemocultura (provvel contaminao) a no ser que haja evidncias de infeces causadas por este microorganismo. Uso emprico continuado em pacientes em que no se confirmam as evidncias de estafilococos resistentes. Profilaxia sistmica ou local para colonizao ou infeco relacionada a catteres.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

12

Prefcio

Descontaminao seletiva de trato gastrointestinal. Erradicao de MRSA. Tratamento primrio da colite associada a antimicrobianos. Profilaxia rotineira de recm-nascidos de baixo peso (< 1,5 kg). Profilaxia rotineira em dilise peritoneal. Tratamento (por convenincia) de infeco estafilocccica em pacientes renais. Uso tpico, em soluo ou irrigao.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Passos a Serem Seguidos para Uma Escolha Adequada do Antimicrobiano

13

PASSOS A SEREM SEGUIDOS PARA UMA ESCOLHA ADEQUADA DO ANTIMICROBIANO 1 PASSO Existe infeco? Devemos sempre analisar se a infeco viral ou bacteriana. Febre no sinnimo de infeco. 2 PASSO Onde se localiza a infeco? SNC - devem-se utilizar drogas que ultrapassem a barreira hematoenceflica. Abcessos e infeces em tecidos desvitalizados com m perfuso necessitam debridamento e drenagem, pois as drogas no atingem concentraes adequadas no local. 3 PASSO Qual o agente etiolgico provvel? Devemos analisar se a infeco comunitria, isto , a infeco com a qual o paciente foi admitido no hospital, ou se infeco nosocomial (hospitalar), adquirida aps a admisso no ambiente hospitalar. Caracterstica clnica da doena. Topografia da infeco. Condies clnicas do paciente (idade, estado nutricional, funo renal, uso prvio de antibitico, doena de base, estado geral do paciente, fatores de risco associados, catteres, drenos). Epidemiologia local.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

14

Passos a Serem Seguidos para Uma Escolha Adequada do Antimicrobiano

4 PASSO Foram solicitadas culturas? Previamente ao incio ou mudana do antimicrobiano, devem-se solicitar culturas. Culturas positivas de lquidos estreis (sangue, lquor, lquido sinovial, urina) tm maior valor diagnstico. Culturas de secrees de feridas e cateteres devem ser avaliadas com cautela porque podem apenas demonstrar microbiota colonizante e no o verdadeiro agente etiolgico. Nos casos de culturas de pontas de cateteres, deve-se ter cuidado na interpretao, pois o mtodo qualitativo, aquele que apenas identifica o microrganismo, tem pouco ou nenhum valor. O mtodo mais recomendado para identificar infeco o mtodo quantitativo atravs da contagem do nmero de unidades formadoras de colnias (UFC). Quando maior que 15 UFC, indica infeco, caso o paciente apresente clnica sugestiva. No tratar o exame laboratorial, pois a melhora clnica sobrepe-se ao exame laboratorial, ou seja, a clnica soberana. 5 PASSO Qual a droga de escolha? Devemos considerar: Conhecimento do mecanismo de ao da droga (algumas drogas alcanam maior penetrao em determinados orgos e tecidos) Toxicidade Via de administrao Custos

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Amplo Espectro X Espectro Limitado | Associao de Antimicrobianos

15

AMPLO ESPECTRO X ESPECTRO LIMITADO De maneira geral, prefere-se usar antimicrobiano de espectro limitado, se seu uso for apropriado. Com isto procura-se proteger a microbiota do indivduo, evitando surgimento de infeces por germes multiresistentes ou fungos. Nos pacientes neutropnicos febris, mesmo que seja isolado apenas um germe nas culturas, prefere-se usar antibitico de largo espectro. Esses pacientes podem contrair infeco por outros germes durante o tratamento. ASSOCIAO DE ANTIMICROBIANOS O tratamento ideal de uma infeco bacteriana deve ser com o uso de um nico antimicrobiano. Porm, em face da gravidade de alguns casos, o mdico necessita optar por mais de um antimicrobiano para garantir a cobertura contra um agressor desconhecido. O uso combinado de antimicrobianos um assunto que apresenta opinies e resultados contraditrios. Na prtica clnica, a associao est justificada nas seguintes situaes: 1) Urgncias infecciosas: O tratamento imediato de infeces graves, que no permitem a espera da identificao etiolgica, constituem a principal indicao de associaes.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

16

Associao de Antimicrobianos

Exemplos: Meningoencefalites em crianas menores de 3 meses Pneumonias em crianas menores de 3 meses Sepse Paciente imunodeprimido 2)Uso de associaes em infeces mistas Exemplos: Peritonites por ruptura de visceras ocas Enterobactrias + Anaerbios (B. fragilis) 3) Uso de associaes visando o sinergismo Exemplos: Tuberculose (esquema RIP) Endocardite pelo Streptococcus viridans e enterococo (Penicilina + Estreptomicina e Ampicilina + Gentamicina respectivamente) Sepse por Pseudomonas aeruginosa (Ceftazidime + Gentamicina ou Amicacina) Infeces estafilocccicas Oxacilina + Aminoglicosideos OBS.: Infeces sistmicas por bacilos gram-negativos De acordo com meta-anlise publicada na revista The Lancet Infectious Disease (vol 4/Agosto 2004) sugere-se que no exista benefcio na combinao de terapia antibitica para bacteremia por Gram-negativo, exceto em situaes com suspeita de infeces por Pseudomonas aeruginosa ou outros bacilos Gram-negativos multiresistentes, quando o uso de mais de uma droga, seria desejado para garantir susceptibilidade a no mnimo um agente.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Associao de Antimicrobianos

17

Em qualquer idade: 1- Pneumonia intersticial considerar o uso de SMT-TMP e Macroldeo. 2- Nos casos em que h isquemia intestinal ou peritonite, associar Metronidazol ou Clindamicina para cobrir anaerbios. 3- Pacientes em uso de cateter central, NPT, antibitico de amplo espectro por tempo prolongado, paciente neutropnico ou plaquetopnico, lembrar a possibilidade de infeco fngica e associar Anfotericina. 4- Nos casos em que se isolar bactrias produtoras de ESBL (Extended Spectry B-lactamase), deve-se utilizar Carbapenmicos ou Ciprofloxacina, conforme o antibiograma. 5- Nos casos em que se isolar Pseudomonas aeruginosa, recomendase usar Ceftazidima + Aminoglicosideo (amicacina), mudando de acordo com sensibilidade antimicrobiana local e o antibiograma quando houver. 6- Em relao aos Carbapenmicos, quando h histria de convulso ou infeco do SNC recomenda-se utilizar Meropenen. 7- A piperacilina-tazobactan tambm uma opo para infeco hospitalar de foco respitatrio, principalmente pneumonia associada a Ventilao Mecnica e foco abdominal. A escolha inicial emprica entre cefepime e a piperacilina deve obedecer a prevalncia dos germes do local e sua sensibilidade aos antimicrobianos. 8- As quinolonas devem ser utilizadas quando o antibiograma mostra ser a escolha mais adequada em pacientes com risco de vida.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

18

Antibitico Emprico em Spsis

ANTIMICROBIANO EMPRICO EM SPSIS Faixa Etria do Hospedeiro Infeco Comunitria Foco resp. ou indeterminado Ampicilina+ Gentamicina ou Cefotaxima Infeco Comunitria Foco digestivo ou urinrio Ampicilina+ Gentamicina ou Cefotaxima Infeco Hospitalar Foco respiratrio ou indeterminado Vancomicina + Cefpime ou Amicacina Infeco Hospitalar Foco digestivo ou urinrio Gentamicina ou Amicacina + Cefepime ou Piperacilina/ Tazobactan Cefepime+ Amicacina ou Piperacilina/ Tazobactan Considerar Imipenen Cefepime+ Amicacina ou Piperacilina/ Tazobactan Considerar Imipenen Cefepime + Amicacina ou Piperacilina/ Tazobactan

RN

1m a 3m

Ampicilina ou Ceftriaxona+ Penicilina* Gentamicina + Gentamicina**

Vancomicina + Cefpime

Aps 3 meses

Ampicilina ou Penicilina* + Gentamicina**

Ceftriaxona

Vancomicina + Cefpime

Aps 7 anos

Penicilina* + Gentamicina

Ceftriaxona

Vancomicina + Cefpime

* Oxacilina se h suspeita de estafilococo

** Usar Cefalosporina de 3 gerao se h meningite

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Tempo Mdico de Tratamento com Antimicrobianos

19

TEMPO MDIO DE TRATAMENTO COM ANTIMICROBIANOS (Hospitalar + Ambulatorial) Infeces do SNC: Meningococo Haemophilus Pneumococo Estreptococo B Estafilococo Outros Gram Negativos Pnemonias sem derrame pleural Pneumonias com derrame pleural Septicemias Sinusites agudas no complicadas (ambulatorial) Otite mdia aguda (no complicada) Faringite estreptoccica 5 a 7 dias 10 a 14 dias 10 a 14 dias 14 a 21 dias 14 a 21 dias 14 a 21 dias 07 a 10 dias 14 a 21 dias 10 a 14 dias 10 a 14 dias 07 a 10 dias 10 dias

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

20

Escolha do Antimicrobiano por Agente Etiolgico mais Frequentemente Isolado em nosso meio

ESCOLHA DO ANTIMICROBIANO POR AGENTE ETIOLGICO MAIS FREQUENTEMENTE ISOLADO EM NOSSO MEIO

BACTRIA

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVA

Aeromonas hidrophila
Acinetobacter sp

Bacterodes fragilis

Fluorquinolona, Imipenem, Cefalosporina 3 Ger. Imipenem, ou Meropenem Metronidazol

Cotrimoxazol, Aminoglicosdeo Ampicilina-Sulbactam Clindamicina, Imipenem/ Meropenen, Ticarcilina-clavulanato Cotrimoxazol, Outros Macroldeos Cefotaxima Cloranfenicol Fluorquinolonas Eritromicina Fluorquinolonas, Imipenem Doxiciclina, Cefazolina Vancomicina Ticarcilina-Clavulanato ou Cipro, Imipenem, Carbenicilina + Aminoglicosdeo Vancomicina + Gentamicina Linezolida

Bordetella pertussis Borrelia burgdoferi Burkholderia cepacia Campylobacter jejuni Chlamydia pneumoniae Citrobacter freundi Clostridium perfringens Clostridim difficile Enterobacter (aerogenes, cloacae) Enterococcus faecalis Enterococcus faecium

Eritromicina Ceftriaxona, Cefuroxima axetil, Amoxicilina SMT/TMP, Imipenem, Cipro Eritromicina Eritromicina Fluorquinolonas Cefepime Penicilina G + Clindamicina Metronidazol Cefepime

Ampicilina + Gentamicina Ampicilina + Gentamicina

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Escolha do Antimicrobiano por Agente Etiolgico mais Frequentemente Isolado em nosso meio

21

BACTRIA

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVA

Enterococcus resistente Vancomicina E. Coli

Oxazolidinona,

Quinopristim-Dalfopristim

Penicilina, Cefalosporinas, Fluorquinolonas, Cotrimoxazol, Aminoglicosdeo, Nitrofurantona Imipenem. A escolha depende do stio de infeco: Ex.: meningite Cefalosporina de 3 Gerao Haemophilus influenzae Epiglotite (Cefuroxima, Ampicilina+ Cloranfenicol Ceftriaxonaou Cefotaxima) Meningite (Cefalosporina de 3 gerao) Outros (Cefuroxima, Amoxicilina- Clavulanato, Cotrimoxazol) Klebsiella pnemoniae Aminoglicosdeo, Ticarcilina(produtora ESBL) Imipinem, Ciprofloxacina Clavulanato ou AmoxiClavulanato Legionella sp Eritromicina+Rifampicina Cotrimoxazol ou Pefloxacina Listeria monocytogenes Ampicilina + Gentamicina Cotrimoxazol Moraxella catarrhalis Amoxicilina-Clavulanato Cefalosporina de 2 gerao, Cefalosporina de 3 gerao, Azitromicina, Claritromicina, Cotrimoxazol Morganella sp Cefepime Aztreonam, Amicacina Imipenem, Ciprofloxacina Mycoplasma penumoniae Eritromicina, Claritromicina ou Doxiciclina Azitromicina
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

22

Escolha do Antimicrobiano por Agente Etiolgico mais Frequentemente Isolado em nosso meio

BACTRIA

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVA

Neisseria meningitidis Pasteurella multicida

Penicilina G Penicilina G

Proteus Mirabilis Indol -

Ampicilina

Ceftriaxona, Cefotaxima, Cloranfenicol Amoxicilina-Clavulanato, Cefalosporina de 2 gerao, Ceftriaxona Cotrimoxazol, Penicilinas sintticas penicilinase resistentes
ALTERNATIVA

BACILOS GRAM NEGATIVOS

PRIMEIRA ESCOLHA

Proteus Vulgaris Indol +

Cefepime ou Fluorquinolonas Pseudomonas aeruginosa Ceftazidima, Imipenem, Meropenem, Carbenicilina + Aminoglicosdeo Providencia sp Cefepime

Salmonella Serratia sp

Ceftriaxona, Ciprofloxacina Cefepime

Shigella

Cefalosporina de 3 gerao, Cotrimoxazol, Ciprofloxacina

Amiglicosdeos, Imipenem, Aztreonam Ciprofloxacina, Cefalosporina de 4 gerao, Aztreonam, Ticarcilina/Clavulanato Cotrimoxazol, Carbenicilina + Amicacina, Imipenem, Ciprofloxacina Cloranfenicol, Cotrimoxazol Amoxicilina Aminoglicosdeo, Ciprofloxacina Ticarcilina/Clavulanato, Imipinem Cefalosporina de 4 gerao, cido Nalidxico

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Escolha do Antimicrobiano por Agente Etiolgico mais Frequentemente Isolado em nosso meio

23

BACILOS GRAM NEGATIVOS

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVA

Staphylococcus aureus sensvel Oxacilina

Oxacilina

Staphylococcus aureus resistente Oxacilina Staphylococcus epidermidis

Vancomicina Vancomicina

Stenotrophomonas maltophilia Streptococus anaerbio (Peptostreptococcus) Streptococcus pneumoniae resistente Penicilina Streptococcus pyogenes (grupo A,B,C,G,F)

Cotrimoxazol

Penicilina G Vancomicina

Vibrio cholerae Yersinia enterocoltica

Penicilina G ou V (alguns acrescentam Gentamicina para infeces mais graves por estrep. B) Doxiciclina, Ciprofloxacina Cotrimoxazol, Aminoglicosdeo

Cefalosporina de 1 gerao, Vancomicina, Clindamicina, Eritromicina, AmoxicilinaClavulanato Teicoplamina, Rifampicina + Cotrimoxazol, cido Fusdico Vancomicina + Rifampicina Cefalosporina de 1 gerao, ou outra Penicilina resistente Penicilinase, caso seja sensvel, mas 75% so resistentes Ticarcilina-Clavulanato, Ciprofloxacina, Ceftazidima, Minociclina Clindamicina, Eritromicina, Doxiciclina, Vancomicina Cefalosporina de 3 gerao, Cefalosporina de 4 gerao, Imipenem, Cloranfenicol Todos os beta-lactmicos, Eritromicina

SMT-TMP Cefalosporina de 3 gerao, Ciprofloxacina

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

24

Escolha do Antimicrobiano por Agente Etiolgico mais Frequentemente Isolado em nosso meio

VIRUS

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVA

Citomegalovrus Hepatite A ou B Herpes simples Varicella zoster Vrus sincicial respiratrio


VIRUS

Ganciclovir Interferon Alfa 2A ou 2B Aciclovir Aciclovir Ribavirina


PRIMEIRA ESCOLHA

Foscarnet Foscarnet Foscarnet ALTERNATIVA

Candida albicans Pneumocystis carinii

Anfotericina B SMT-TMP

Fluconazol Pentamidina

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Escolha do Antimicrobiano pelo Stio de Infeco

25

ESCOLHA DO ANTIMICROBIANO PELO STIO DE INFECO

VIAS AREAS SUPERIORES

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVAS

Faringite bacteriana exudativa Amigdalite purulenta

Amoxicilina

Traquete (quadro txico) Laringite - Viral Laringite - Bacteriana

Oxacilina Tratamento sintomtico Amoxicilina + c. clavulnico

Penicilina Benzatina Penicilina V oral Eritromicina Claritromicina Cefalosporina de 1 gerao Cefalosporina de 1 gerao Vancomicina Ampicilina+Sulbactam Cefaclor Cefuroxime Cefprozil Amoxicilina + c.clavulnico Ampicilina + Cloranfenicol Cefaclor Cefuroxime Cefprozil Claritromicina/Ceftriaxona Ceftriaxona

Epiglotite

Ceftriaxona

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

26

Escolha do Antimicrobiano pelo Stio de Infeco

VIAS AREAS SUPERIORES

PRIMEIRA ESCOLHA

ALTERNATIVAS

Otite Mdia Aguda

Amoxicilina

Sinusite

Amoxicilina

Ampicilina+Sulbactam Amoxicilina + c.clavulnico Cefaclor Cefuroxime Cefprozil Azitromicina Claritromicina Ampicilina+Sulbactam Amoxicilina + c.clavulnico Cefaclor Cefuroxime Cefprozil Azitromicina Claritromicina

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Escolha do Antimicrobiano pelo Stio de Infeco

27

TRATO RESPIRAT. INFERIOR

PRIMEIRA OPO

ALTERNATIVA

Pneumonia - Traqueobronquite At 30 dias de vida Ampicilina + Gentamicina

30 dias 2 meses

Penicilina G + Gentamicina

> 2meses 5 anos

Penicilina G Cristalina

Adolescentes Pneumonia com derrame pleural

Penicilina G Cristalina Penicilina G Cristalina Oxacilina + Genta (Se S. aureus)

APARELHO LOCOMOTOR PRIMEIRA OPO Osteomielite / Artrite sptica 0 a 6 meses Oxacilina +Gentamicina

Oxacilina + Amicacina Vancomicina (S. aureus resist./ Pneumococo resist.) Cefotaxime Oxacilina + Amicacina Ceftriaxona (H. influenza) Vancomicina (S. aureus resist./Pneumococo resist.) Oxacilina + Amicacina Ceftriaxona (H. influenza) Vancomicina (S. aureus resist./Pneumococo resist.) Macroldeo (Mycoplasma) Cefalosporina de 3 Ger. Vancomicina (S. aureus resist./ Pneumococo resist.) ALTERNATIVA Cefalosporina de 3 Ger. ou Vancomicina + Amicacina, Teicoplanina Cefalosporina de 1 Ger. ou Vancomicina, Teicoplanina
ALTERNATIVA

> 6 meses
TRATO URINRIO

Oxacilina
PRIMEIRA OPO

Infeco Urinria recorrente SMT- TMP

Cefalexina ou cido nalidxico Gentamicina

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

28

Escolha do Antimicrobiano pelo Stio de Infeco

Infeco Urinria baixa ou Pielonefrite (tratamento ambulatorial)

Cefalexina ou Ac. Nalidxico

Ceftriaxona ou Infeco Urinria complicada (internamento) Gentamicina OBS: Verificar antibiograma


TRATO GASTRO INTESTINAL PRIMEIRA OPO

Gentamicina Amoxicilina + Ac. Clavulnico Cefalotina + Gentamicina Ampicilina + Sulbactam Cefotaxime Cefotaxime

ALTERNATIVA

Peritonite Espontnea

Cefalosporina 3 gerao

GECA Bacteriana (Bactria enteropatognica)

Ac. Nalidxico ou SMT+TMP (tratamento ambulatorial) Ceftriaxona OBS.: GECA Bacteriana na maioria dos casos auto-limitada e no necessita de antimicrobiano
SNC (MENINGITES) PRIMEIRA ESCOLHA

Clindamicina Ticarcilina/clavulanato Imipenem Gentamicina

Eritromicina (Compilobacter pilori)


ALTERNATIVAS

Neisseria meningitides Streptococcus pneumoniae Haemophylus influenza

Penicilina G Cristalina Penicilina G Cristalina Ceftriaxona

Ceftriaxona Ceftriaxona Vancomicina Ampicilina + Cloranfenicol

MENINGITES, QUANDO NO H AGENTE ETIOLGICO IDENTIFICADO

TRATAMENTO EMPRICO
FAIXA ETRIA TRATAMENTO

0 - 4 semanas 4 semanas - 3 meses

Ampicilina + Cefotaxime Ceftriaxona Cefotaxime


ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Custo Mdio dos Antimicrobianos

29

3 meses - 5 anos > 5 anos

Ceftriaxona Ampicilina Ceftriaxona


CUSTO MDIO DOS ANTIMICROBIANOS

NOME QUMICO Aciclovir 250 mg inj Amicacina 500mg inj Amoxicilina + c. clavulnico 250 mg Amoxicilina 250 mg Ampicilina 1 g inj Anfotericina b 50 mg compl. lipdico Anfotericina b 50 mg compl.lipdico Anfotericina b 50 mg inj Anfotericina b 50 mg lipossomal Aztreonam 1 g inj Caspofungina 50 mg inj Cefalexina 250 mg Cefalotina 1 g inj Cefazolina 1 g inj Cefepima 1 g inj Cefotaxima 1 g inj Ceftazidima 1 g inj Ceftriaxona i v 1 g inj Ciprofloxacina 200 mg inj Clindamicina 300mg inj Fluconazol 150 mg inj Gentamicina 80 mg inj

MARCA REFERNCIA Zovirax Novamin Clavulin Amoxil Amplacilina Abelcet Amphocil Fungizon Ambisome Azactam Cancidas Keflex Keflin Kefazol Maxcef Claforan Fortaz Rocefin Cipro Dalacin Zoltec Garamicina

R$ / FR 88,62 22,35 50,53 39,47 9,32 2.140,20 908,03 23,91 1.395,83 140,54 2.401,09 54,78 5,76 12,34 64,49 58,85 56,56 44,79 107,52 8,89 210,29 11,81

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

30

Custo Mdio dos Antimicrobianos

NOME QUMICO Imipenem 500 mg inj Linezolida 600 mg inj Meropenen 1 g inj Oxacilina 500 mg inj Pen. G Benzatina 1.200.000 UI inj Pen. G Cristalina 5.000.000 UI inj Pen.G Procana 400.000 UI inj Piperacilina+tazobactan 2,25 g Quinupristina+dalfopristina 150+350 Sulbactam+ampicilina 1,5 g inj Teicoplanina 200 mg inj Ticarc.+c. clavulnico 3,1 g inj Vancomicina 500 mg inj Voriconazol 200mg inj

MARCA REFERNCIA Tienan Zyvox Meronen Staficilin Benzetacil Benzil.Penic.Potssica Despacilina Tazocin Synercid Unasyn Targocid Timentin Vancocina Vfend

R$ / FR 116,17 258,31 240,14 8,47 10,13 6,70 6,51 75,75 342,86 29,81 263,28 51,08 31,82 981,41

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Controle de Antimicrobianos

31

CONTROLE DE ANTIMICROBIANOS

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

32

Dose dos Antimicrobianos para Crianas Maiores de 28 dias

DOSE DOS ANTIMICROBIANOS PARA CRIANAS MAIORES DE 28 DIAS FUNES HEPTICA E RENAL NORMAIS

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Aciclovir < 1 ano 30mg/kg/dia 8/8h I.V Aciclovir > 1 ano 750mg/m2/dia 1.800mg/dia 8/8h I.V Aciclovir > 1 ano 10-20mg/kg/dia 800mg/dia 5x ao dia V.O cido Nalidxico 55mg/kg/dia 4.000mg/dia 6/6 V.O Amicacina p/ meningite e Fibrose Cstica 20-30mg/kg/dia 1.500mg/dia 12/12 ou 24/24 I.V /I.M para outras ind. 15mg/kg/dia 1.500mg/dia infuso 60 min. Amoxicilina 30-50mg/kg/dia 3.000mg/dia 8/8h-12/12h V.O Amoxicilina 75-90mg/kg/dia 3.000mg/dia 8/8h-12/12h V.O Doses maiores para infeces graves ou causadas por pneumococo pouco sensvel penicilina Amoxicilina + 30-40mg/kg/dia 1.500mg/dia 8/8h V.O ou 12/12h Ac. Clavulnico V.O (Amoxicilina) Amoxicilina + 90mg/kg/dia 1212h V.O Ac. Clavulnico ES 600 Amoxicilina + 90-120mg//kg/dia 3.000mg/dia 6/6h ou 8/8h I.V Ac. Clavulnico I.V (Amoxicilina) Amoxicilina Sulbactam 50mg/kg/dia 1.500mg/dia 8/8h V.O 60-150mg/kg/dia 4.500mg/dia 8/8h I.M./I.V. Amoxicilina 25-45mg/kg/dia 1.750mg/dia 12/12h V.O Clavulanato BD (Amoxicilina) Ampicilina p/ meningite 400mg/kg/dia 12.000mg/dia 4/4h ou 6/6h I.V para outras ind. 100-200mg/kg/dia 12.000mg/dia 4/4h ou 6/6h I.V 50-100mg/kg/dia 4.000mg/dia 6/6h V.O Ampicilina - Sulbactam 100-150mg/kg/dia 12.000mg/dia 6/6h I.V 25-50mg/kg/dia 12/12h V.O
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Dose dos Antimicrobianos para Crianas Maiores de 28 dias

33

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Anfotericina B

0,25-1mg/kg/dia

Anfotericina B + 1 a 4mg/kg/dia Complexo Colesteril Sulfato (disperso Coloidal) Amphocil Anfotericina B + 5mg/kg/dia infundidos em 2h I.V. Complexo Lipdico (Abelcet) Anfotericina B 1 a 5mg/kg/dia infundidos em 1-2h I.V. Lipossomal (Ambisome) Anidulafungina (Ecalta) A partir de 2 anos Dose de ataque 1,5 a 3mg/kg/dia 200mg dose nica I.V. Dose de manuteno: 0,75 a 1,5mg/kg/dia 100mg c/24h I.V. Diluio para uma concentrao de 3,33mg/ml em Soro Fisiolgico ou S. Glicosado 5% Perfuso: 1,1mg/minuto Azitromicina 10mg/kg/dia 500mg/dia 24/24h V.O Aztreonam (Em Fibrose 90-200mg/kg/dia 4.000mg/dia 6/6 ou 8/8h E.V Cstica usar dose mxima) Caspofungina 1mg/kg/dia ou I.V (Cancidas) 50mg/m2/dia: O FDA no liberou o uso em crianas, mas existem trabalhos publicados em que se usou em crianas febris com neutropenia, a partir de 02 anos de idade Cefaclor 20-40mg/kg/dia 4.000mg/dia 8/8h V.O Cefadroxil 30mg/kg/dia 2.000mg/dia 12/12h V.O Cefalexina 25-100mg/kg/dia 4.000mg/dia 6/6h V.O Cefalotina 80-160mg/kg/dia 12.000mg/dia 4/4 ou 6/6h I.V Cefazolina 25-100mg/kg/dia 6.000mg/dia 6/6 ou 8/8h I.V / I.M
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

2 a 4g (dose total 24/24h I.V no tratamento) infuso 2 a 6 horas em infuso de 1mg/k/h I.V

34

Dose dos Antimicrobianos para Crianas Maiores de 28 dias

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Cefepime (Maxcef) Cefotaxima p/ Meningite para outras ind. Cefoxitina Cefprozil Ceftazidima em Fibrose Cstica Ceftriaxona p/ Meningite

100-150mg/kg/dia 6.000mg/dia 8/8 ou 12/12h I.V/I.M 200mg/kg/dia 12.000mg/dia 4/4 ou 6/6h I.V 50-180mg/kg/dia 12.000mg/kg 4/4 ou 6/6h I.V/I.M 80-160mg/kg/dia 12.000mg/dia 4/4 ou 6/6h I.V/I.M 30mg/kg/dia 1.000mg/dia 12/12h V.O 100-150mg/kg/dia 6.000mg/dia 8/8h I.V ou I.M 200mg/kg/dia 6.000mg/dia 6/6h I.V ou I.M 75mg/kg/ dose ataque 100mg/kg/dia manunten. 4.000mg/dia 12/12h I.V/I.M para outras ind. 50-100mg/kg/dia 2.000mg/dia c/ 12 ou 24h I.M/I.V Cefuroxima (Zinacef) 50-240mg/kg/dia 9.000mg/dia 6/6 ou 8/8h I.V Cefuroxima-axetil 30-40mg/kg/dia 500mg/dia 12/12h V.O (Zinnat) <2 anos 125mg 250mg/dia 12/12h V.O >2 anos 250mg 500mg/dia 12/12h V.O Cetoconazol <2 anos 3,3 a 6,6mg/kg/dia 200mg/dia 24/24h V.O >2 anos 5-10mg/kg/dia 400mg/dia c/ 12 ou 24h V.O Ciprofloxacina 30-45mg/kg/dia 8/8h E.V/V.O *Obs. usar aps esgotadas outras alternativas Claritromicina 15mg/kg/dia 1.000mg/dia 12/12h V.O Clindamicina 10-40mg/kg/dia 5.000mg/dia 6/6 ou 8/8h I.V/I.M 8-30mg/kg/dia 5.000mg/dia 6/6 ou 8/8h V.O Eritromicina 30-50mg/kg/dia 2.000mg/dia 6/6h V.O Ertapenem (Invanz) A partir de 3 meses 30mg/kg/dia 1g/dia 12/12h I.V. Diluio em SF 09%, no mximo 20mg/ml Infuso em 30min

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Dose dos Antimicrobianos para Crianas Maiores de 28 dias

35

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Espiramicina (Rovamicina) para Toxoplasmose Flucitosina (Ancotil) Fluconazol (Zoltec) Ganciclovir Induo Manuteno

50mg/kg/dia 100mg/kg/dia 100 a 150/kg/dia 3-12mg/kg/dia 10mg/kg/dia (14 a 21dias) 5mg/kg/dia (suspender tratamento c/neutrfilos <500/ml) 5-7,5mg/kg/dia 7-10mg/kg/dia 60-100mg/kg/dia usar dose mxima 30mg/kg/dia 60 a 120mg/kg/dia

2.000mg/dia 4.000mg/dia 400mg/dia

6/6 ou 8/8h V.O 6/6 8/8 12/12h V.O 06/06h V.O 24/24h I.V ou V.O infuso 60 a 120 min. 8/8 ou 12/12h I.V 24/24h I.V infuso em 60 min.

Gentamicina em Fibrose Cstica Imipenem-Cilastatina em Fibrose Cstica Linezolida (Zyvox) Meropenem (Meronem)

300mg/dia 300mg/kg/dia 4.000mg/dia 1.200mg/dia

12/12 I.V ou I.M 12/12 ou 24/24 I.V/I.M infuso 60 min. 6/6h I.V 8/8h I.V/V.O 08/08h I.V usar dose mxima para Meningite 8/8h V.O 8/8hV.O 6/6h I.V 8/8h V.O 6/6h V.O 4/4 ou 6/6h I.V

Metronidazol p/Giardase p/Amebase p/Infec.sistem. Miocamicina Nitrofurantona Oxacilina

15-35mg/kg/dia 35-50mg/kg/dia 30mg/kg/dia 30-40mg/kg/dia 5-7mg/kg/dia 50-200mg/kg/dia

750mg/dia 1.250mg/dia 4.000mg/dia 1.800mg/dia 400mg/dia 8.000mg/dia

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

36

Dose dos Antimicrobianos para Crianas Maiores de 28 dias

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Penicilina G Benzatina

50.000 U/Kg/dia <10Kg: 300.000U >25Kg: 1.200.000U

2.400.000U/dia dose nica I.M 10-25Kg: 600.000U

Penicilina G Cristalina para Meningite 200.000-400.000U/kg/dia 20.000.000U/dia 4/4 ou 6/6h I.V para outras ind. 100.000-200.000U/kg/dia 20.000.000U/dia 44/ ou 6/6h I.V Penicilina G Procana 25.000-50.000U/Kg/dia 4.800.000U/dia 12/12 ou 24/24h I.M Penicilina V 25.000-100.000U/Kg/dia 6.000.000U/dia 4/4 6/6 ou 8/8h V.O Piperacilina+Tazobactam (Tazocin) frasco-ampola de 2,25g e 4,5g (2g e 4g de Piperacilina e 0,25 e 0,50 de Tazobactam respectiv.) 100-300mg/kg/dia de Piperacilina 4 a 6h I.V Polimixina B Abaixo de 2 anos 25 a 40.000 U/kg/dia 2.000.000 U/dia 6/6h I.M. 15 a 45.000 U/kg/dia Infuso contnua ou 12/12h I.V. 20.000 U/dia 3 a 4 dias, depois 25.000 U em dias alternados at 2 semanas aps negativao da cultura do LCR Intra-tecal 2 anos ou mais 25 a 30.000 U/kg/dia 2.000.000 U/dia 6/6h I.M. 15 a 25.000 U/kg/dia Infuso contnua ou 12/12h 50.000 U/dia 3 a 4 dia, depois em dias alternados at 2 semanas aps negativao da dultura do LCR Intra-tecal 20 a 25.000 U/kg/dia mximo de 100.000 U/ml Inalatria 6/6h Quinupristina7,5mg/kg/dose 08/08h I.V Dalfopristina (Synercid) Rifampicina 10-20mg/kg/dia 600mg/dia 12/12 ou 24/24h V.O Roxitromicina 5mg/kg/dia 300mg/dia 12/12h V.O Sulfadiazina 100-150mg/kg/dia 6.000mg/dia 4/4 ou 6/6h V.O Sulfadiazina-Trimetoprim 20,5mg/kg/dia de Sulfa 820mg/dia 12/12 ou 24/24h V.O
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Dosagem dos Antimicrobianos na Pr-Adolescncia e na Adolescncia

37

SulfametoxazolTrimetoprim Teicoplanina Ticarcilina-Clavulanato

em Fibrose Cstica 24.000mg/dia 4/4 ou 6/6h I.V Vancomicina 2.000mg/dia 6/6h I.V/ V.O em Fibrose Cstica Infuso em 60 min. usar dose mxima 2.000mg/dia Voriconazol (Vfend) somente para maiores de 12 anos. I.V: dose inicial de 6mg/kg e 12h depois, manuteno com 3mg/kg cada 12h, para infeces graves por Cndida e 4mg/kg cada 12h, para infeces graves outros fungos. > 40kg dose inicial de 400mg e 12h depois: 200mg de 12/12h Oral: < 40kg dose inicial de 200mg e 12h depois: 100mg de 12/12h OBS.: Os antimicrobianos includos nesta tabela no esto necessariamente padronizados no Hospital Pequeno Prncipe. Conferir com Guia de Medicamentos Padronizados do Hospital Pequeno Prncipe.

40mg/kg/dia VO de Sulfa 100mg/kg/dia EV de Sulfa 5-10mg/kg/dose 1 4 dias aps 4 dias 5-10mg/kg/dose 200-300mg/kg/dia (Ticarcilina) 250-450mg/kg/dia 40-60mg/kg/dia

800mg/dia 24.000mg/dia

12/12h V.O (>2m.) 6/6h I.V (>2m.) 12/12h I.M ou I.V 24/24h I.M ou I.V 4/4 ou 6/6h I.V

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

38

Dosagem dos Antimicrobianos na Pr-Adolescncia e na Adolescncia

DOSAGEM DOS ANTIMICROBIANOS NA PR-ADOLESCNCIA E NA ADOLESCNCIA (>30 KG) FUNES HEPTICA E RENAL NORMAIS

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

cido nalidxico Aciclovir

cido pipemdico Amicacina

Amoxicilina 3g/dia Amoxacilina BD 1750mg Amoxacilina ES 3g/dia Amoxicilina1500mg Clavulanato Amoxicilina875mg 1750mg 12/12h V.O Clavulanato BD Amoxicilina+ac. 90mg/kg/dia (at36kg) 12/12h V.O Clavulnico ES Obs.: No existe experincia clnica, at o momento, para cas > 40kg e adultos Amoxicilina Sulbactam 500mg 3g/dia 8/8h V.O Ampicilina 1-4g/dia 12g/dia 6/6h ou 4/4h infeces graves = at 12g/dia Obs. Cada 1g de ampicilina contm 3mEq de Sdio Ampicilina Sulbactam 1,5 a 3g 12g I.V c/ 6 a 8h 375 a 750mg V.O 12/12h Anfotericina B 0,5-1mg/kg/dia 2-4g/dose total 1x/dia E.V no tratamento infuso 2 a 6 horas
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

0,5-1g 15mg/kg/dose E.V 30-45mg/kg/dose E.V 200mg V.O 5x/dia 800mg/dia 15mg/kg/dia *Fibrose Cstica 30-40mg/kg/dia 1.500mg/dia 875mg 1.750mg 1.500mg/dia

4g/dia 4-6g/dia

1,5g/dia

6/6h V.O 8/8h E.V (herpes simples) 8/8h E.V (herpes zooster) herpes simples mucotneo 12/12h V.O ou c/ 24h c/ 24h infuso 60 minutos ou IM 1x /dia 8/8h V.O ou 12/12h 12/12h V.O 8/8h ou 12/12h 8/8h V.O ou 12/12h

Dosagem dos Antimicrobianos na Pr-Adolescncia e na Adolescncia

39

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Anfotericina B+ Complexo colesteril Sulfato (Amphocil) Anfotericina B Lipossomal (Ambisome) Anfotericina Complexo lipdicol (Abelcet) Azitromicina Aztreonam Caspofungina

1-4mg/kg/dia

1x/dia

1-5mg/kg infundir em 30 5mg/kg/dia

1x/dia

1x/dia

Cefaclor Cefadroxil Cefalexina Cefalotina Cefazolina Cefepime Cefixime Cefotaxime Cefoxitina

1 dia 500mg 500mg Aps 250mg/dia 1-2g 8g/dia 700mg EV no 1 dia aps 50mg/dia/EV (Somente para crianas > 12 anos) 10-15mg/kg/dia 4g/dia 500mg a 1g 2g/dia 500mg 4g/dia 0,5-2g 12g/dia 0,5 a 1,5g 6g/dia 1-2g 6g/dia infec. graves 2g 8/8h 200mg 400mg/dia 1-2g 12g/dia infeces graves = 2g 1-2g 12g/dia

1x/dia V.O durante 5 dias 6/6h ou 8/8h E.V 1x/dia

8/8h V.O 12/12h V.O 6/6h V.O 4/4 ou 6/6h E.V 6/6h E.V 12/12h E.V ou I.M 12/12 ou 24/24h V.O 6/6 ou 8/8h E.V ou I.M 4/4h E.V 6/6 ou 8/8h E.V ou I.M

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

40

Dosagem dos Antimicrobianos na Pr-Adolescncia e na Adolescncia

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Ceftazidima Ceftriaxona Cefuroxima Cefuroxima-Axetil Ciprofloxacina Claritromicina Clindamicina Cloranfenicol Cetoconazol Ertapenen Eritromicina Fluconazol Gentamicina

0,5-2g 0,5-2g 0,5-1,5g 250-750mg 250-750mg 400-500mg 250 500mg V.O 150 a 450mg EV 1800 a 2700mg/dia 250mg V.O 500mg E.V 200-800mg/dia 1g 250mg 500mg 50-400mg 3-5mg/kg/dia

6g/dia 4g/dia 9g/dia 1.500mg 1.500mg 1g/dia 4,8g/dia 2g/dia 400mg/dia 300mg/dia 4g/dia

Imipenem-Cilastina 0,5-1g 6/6h E.V Lincomicina 500mg 600mg Linezolida 400-600mg/dia Meropenen 0,5 a 1g EV

8/8h E.V Fibrose cstica 6/6h 12/12 ou 24/24h E.V ou I.M 6/6 ou 8/8h E.V 12/12h V.O V.O 12/12h E.V 12/12h 12/12h V.O 6/6h 6/6h ou 8/8h 6/6h V.O 6/6h E.V Dose nica-diria V.O 24h/IM/EV 6/6h V.O 1x dia E.V ou V.O infuso 60 a 120 min 12/12 ou 24/24 EV ou I.M infuso 60 min. 6/6 ou 8/8h E.V 8/8h V.O 12/12h I.M EV ou VO 12/12h EV 8/8h

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Dosagem dos Antimicrobianos na Pr-Adolescncia e na Adolescncia

41

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Metronidazol

dose ataque 15mg/kg/dose 4g/dia 6/6h I.V aps =7,5mg/kg/dose Nitrofurantona 50-100mg 400mg/dia 6/6h V.O Oxacilina 4-12g/dia 12g 4/4 ou 6/6h E.V Penicilina Benzatina Faringite/amigdalite 2.400.000U/dia Dose nica I.M estreptoccica=1.200.000U Sfilis = 2.400.000U Penicilina G - Cristalina 6-20 milhes/dia 20 milhes 4/4 ou 6/6h E.V * Obs. Cada 1 milho de unidades contm 1,7 mEq de Potssio Penicilina G - Procana 400.000U/ dia 4.800.000U/dia 12/12h I.M Penicilina V 500.000U 6.000.000U 4/4 ou 6/6h V.O Piperacilina 2,25 a 4,5g/dia EV 6/6h ou 8/8h Tazobactam Polimixina B 15 a 25.000 U/kg/dia 2.000.000 U 12h/12h EV Quinupristina 7,5mg/kg/dose EV 8/8h Dalfopristina Roxitromicina 150mg 300mg/dia 12/12h V.O Sulfadiazina 2-4g/dia 6g/dia 6/6h V.O Sulfadiazina + 500mg 1g/dia 12/12h V.O ou Trimetroprin 24/24 h Sulfametoxazol + 800mg V.O (sulfa) 12/12h V.O Trimetroprin 75-100mg/kg/dia (sulfa) 6/6h E.V (pneumocistis) Teicoplanina 200-400mg/dia 800mg/dia 12/12h I.M ou E.V *infeces graves aps 4 dia 24/ 800mg/dia 24 E.V Ticarcilina3g/dose 24g/dia 4/4 ou 6/6h E.V Clavulanato
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

42

Dosagem dos Antimicrobianos na Pr-Adolescncia e na Adolescncia

ANTIMICROBIANO

DOSE USUAL

DOSE MXIMA

INTERVALO E VIA

Vancomicina

500mg 1g/dose

4g/dia

Voriconazol dose ataque = 6mg/kg/dose (1dia) (Vfend) aps = 3-4mg/kg/dose Obs.: dose varia conforme o tipo de infeco fngica

6/6h E.V infuso em 60 min. EV 12/12h

Obs.: Os antimicrobianos includos nesta tabela no esto necessariamente padronizados no Hospital Pequeno Prncipe. Conferir com o Guia de Medicamentos Padronizados do Hospital Pequeno Prncipe.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Dosagem dos Antimicrobianos no Perodo Neonatal

43

DOSAGEM DOS ANTIMICROBIANOS NO PERODO NEONATAL FUNES RENAL E HEPTICA NORMAIS

ANTIMICROBIANO

DOSE (mg/kg/dose)

IDADE PS CONCEPC. (semanas)

IDADE PS DOSE INTERVALO NATAL (dias) (mg/kg/dose) (horas)

Ampicilina (E.V)

< 29 30 - 36 37 - 44 > 45 I Gest semanas < 27 28-30 31-33 >34

Amicacina (E.V) Infundir em 60 minutos

1 Semana de Vida

Aps 1 Semana de Vida <2000g >2000g Aztreonam (E.V) < 29 30 - 36 37 - 44 > 45

0-28 25-100 12/12 > 28 25-100 8/8 0-14 25-100 12/12 > 14 25-100 8/8 0-7 25-100 12/12 >7 25-100 8/8 Todos 25-100 6/6 Dose Intervalo (mg/kg/dose)EV horas 18 48 18 36 16 36 15 24 (mg/kg/dia) 15 12/12 ou 24/24 EV 20 12/12 ou 24/24 EV 0 - 28 30 12/12 > 28 30 8/8 0 - 14 30 12/12 > 14 30 8/8 0-7 30 12/12 Todos 30 6/6

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

44

Dosagem dos Antimicrobianos no Perodo Neonatal

ANTIMICROBIANO

DOSE (mg/kg/dose)

IDADE PS CONCEPC. (semanas)

IDADE PS DOSE INTERVALO NATAL (dias) (mg/kg/dose) (horas)

Anfotericina B (E.V)

Dose Inicial 0,25-0,5mg Infundir em 2 a 6 horas - Dose Manunteno = 0,5 - 1mg Cefazolina (E.V) < 29 0 - 28 > 28 30 - 36 0 - 14 > 14 37 - 44 0-7 >7 > 45 Todos Cefepime 150mg/kg/dia Cefotaxime < 29 0 - 28 * Infundir em 30 > 28 minutos EV ou I.M 30 - 36 0 - 14 > 14 37 - 44 0-7 >7 > 45 Todos Ceftazidime <29 0-28 *Infundir EV em > 28 30 minutos 30 - 36 0 - 14 > 14 37 - 44 0-7 >7 > 45 Todos
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

12-48 24-48 12/12 8/8 12/12 8/8 12/12 8/8 6/6 8/8 E.V 12/12 8/8 12/12 8/8 12/12 8/8 6/6 12/12 8/8 12/12 8/8 12/12 8/8 8/8

25 25 25 25 25 25 25 50 50 50 50 50 50 50 30 30 30 30 30 30 30

Dosagem dos Antimicrobianos no Perodo Neonatal

45

ANTIMICROBIANO

DOSE (mg/kg/dose)

IDADE PS CONCEPC. (semanas)

IDADE PS DOSE INTERVALO NATAL (dias) (mg/kg/dose) (horas)

Ceftriaxone Spsis 50mg/kg * Infundir EV em Meningite ataque= 30 minutos 100mg/kg/dose Aps =80mg/kg/dia Ciprofloxacina 30-45mg/kg/dia Cloranfenicol 20mg/kg Clindamicina (E.V)

24/24

<29 30-36 37 - 44

0-28 >28 0-14 >14 0-7 >7 Todos -

> 45 10mg/kg/dose Pertussis 12,5mg/kg/dose (14 dias) Gentamicina (E.V) 1 Semana de Vida I Gest Infundir em 60 minutos semanas < 29 30-33 34-37 >38 Aps 1 Semana de Vida Eritromicina (V.O)

24/24 8/8 ou 12/12 EV 12/12 5 - 7,5 12/12 5 - 7,5 8/8 5 - 7,5 12/12 5 - 7,5 8/8 5 - 7,5 8/8 5 - 7,5 6/6 5 - 7,5 6/6 6/6

Imipenem/Cilastina (E.V)20 - 25 mg/kg/dose

Dose Intervalo (mg/kg/dose) horas 5 48 4,5 48 4 36 4 24 (mg/kg/dia) 5 12/12 ou 24/24h 6 12/12 Infuso em 30 minutos

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

46

Dosagem dos Antimicrobianos no Perodo Neonatal

ANTIMICROBIANO

DOSE (mg/kg/dose)

IDADE PS CONCEPC. (semanas)

IDADE PS DOSE INTERVALO NATAL (dias) (mg/kg/dose) (horas)

Metronidazol (E.V) Dose inicial=15mg/kg Infundir em Manut.=7,5mg/kg 60 minutos

< 29 30 - 36 37 - 44 > 45 < 29 30 - 36 37 - 44 > 45 < 29 30 - 36 37 - 44 > 45

Oxacilina

25 - 50mg/kg/dose EV

Penicilina G (E.V) Meningite: 75.000 100.000 U/kg/dose Estreptococco Grupo B: 200.000 400.000 U/kg/dia Sfilis congnita: 50.000 U/kg/dose (14 dias)

0 - 28 > 28 0 - 14 > 14 0-7 >7 Todos 0 - 28 > 28 0 - 14 >14 0-7 >7 Todos 0 - 28 > 28 0 - 14 > 14 0-7 >7 Todos

7,5 48/48 7,5 24/24 7,5 24/24 7,5 12/12 7,5 24/24 7,5 12/12 7,5 12/12 8/8 25 - 50 12/12 25 - 50 8/8 25 - 50 12/12 25 - 50 8/8 25 - 50 12/12 25 - 50 8/8 25 - 50 6/6 Dose conforme 12/12 patologia 8/8 Dose conforme 12/12 patologia 8/8 Dose conforme 12/12 patologia 8/8 Dose conforme 6/6 patologia

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Dosagem dos Antimicrobianos no Perodo Neonatal

47

ANTIMICROBIANO

DOSE (mg/kg/dose)

IDADE PS CONCEPC. (semanas)

IDADE PS DOSE INTERVALO NATAL (dias) (mg/kg/dose) (horas)

Vancomicina EV

I Gest semanas < 29 30-33 34-37 38-44 >45

Dose (mg/kg/dose) 20 20 20 15 10

Intervalo horas 24 18 12 8 6

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

48

Quimioprofilaxia para Meningites Bacterianas

QUIMIOPROFILAXIA PARA MENINGITES BACTERIANAS

Recomendaes aos Profissionais de Sade para o atendimento de pacientes com suspeita ou diagnstico de meningite Utilizar mscara. Puno lombar - Paramentao: avental + mscara + gorro + luvas estreis e culos de proteo. Evitar contato com secrees respiratrias do paciente. Ex.: tosse, perdigotos, espirros, etc. Medidas de controle para contatos de caso - ndice de meningite meningoccica e por Haemophilus inflluenza tipo b Indicaes para Quimioprofilaxia: Contatos intradomiciliares, escolares e de creche, ou seja, pessoas que permaneceram por cerca de 4 h/dia durante 5 a 7 dias com o doente, no perodo da incubao da doena. Profissionais de sade que participaram de manobras de reanimao ou receberam secrees respiratrias do paciente em suas mucosas antes do incio da antibioticoterapia efetiva. Paciente: to logo possa receber medicao V.O, com objetivo de descolonizar orofaringe, exceto se fizer uso de Ceftriaxona. No se recomenda quimioprofilaxia indiscriminadamente para todas as pessoas, que atenderam o paciente, a fim de evitar-se o desenvolvimento de cepas resistentes de Meningococos sp e Haemophilus sp.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Meningite Meningoccica/Infeco Invasiva Meningoccica

49

QUIMIOPROFILAXIA PARA MENINGITE HIB/INFECO INVASIVA HIB

FAIXA ETRIA Rifampicina Menores de 1 ms 1 ms 12 anos Adultos

DOSE 10mg/kg/dia 20mg/kg/dia 600mg/dia

DURAO 4 dias 4 dias 4 dias

QUIMIOPROFILAXIA PARA MENINGITE MENINGOCCICA/INFECO INVASIVA MENINGOCCICA

FAIXA ETRIA

DOSE

DURAO

EFICCIA %

PRECAUES

Rifampicina* <1 ms > 1 ms

5mg/kg VO 12/12 horas 10mg/kg VO 12/12h 600mg VO 12/12 horas

2 dias 2 dias 72-90 Pode interferir na eficcia de anticoncepcionais orais e alguns medicamentos como: para preveno de crises convulsivas e anticoagulantes. Pode tingir lentes de contato gelatinosas.

Adultos

Ceftriaxona < 12 anos

125mg IM

Dose nica Dose nica Dose nica

97

> 12 anos 250mg IM Ciprofloxacino* >18 anos 500mg VO

90-95

No recomendado para gestantes.

*A Utilizao por grvidas no recomendada

A profilaxia (bloqueio) dos contatos no hospitalares dever ser realizada pela Vigilncia Epidemiolgica/S.M.S.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

50

Classificao dos Antimicrobianos, Nomes comerciais e Apresentaes

CLASSIFICAO DOS ANTIMICROBIANOS, NOMES COMERCIAIS E APRESENTAES

NOME CIENTFICO

NOME COMERCIAl

APRESENTAO

DERIVADOS DA PENICILINA

Amoxicilina

Amoxil, Amoxi-ped, Hiconcil, Novocillin *Amoxil BD

Amoxicilina BD

Amoxicilina + cido clavulnico Amoxicilina + cido clavulnico BD Amoxicilina + cido clavulnico ES Amoxicilina Sulbactam Ampicilina

Clavulin, Novamox *Clavulin BD, Novamox 2x (400) Clavulin ES Trifamox IBL Amplacilina

125mg/5 ml 250mg/5 ml - 500mg/5 ml 500mg/cp 5ml/200mg 5ml/400mg 875mg/cp 125mg/5 ml 250mg/5 ml - 500mg/ cp 5ml/200 ml 5ml/400mg 875mg/cp 600mg 250 e 500mg p/ 5ml 500 e 1000mg p/ comp. 250mg/5 ml 500mg/cap 500mg/cp 1,5g/frasco 3g/frasco comp. 375mg - susp. 250mg/5ml 500mg/frasco-ampola 600.000 U/frasco-ampola 1.200.000 U/frasco-ampola 2.400.000 U/frasco-ampola

Ampicilina Sulbactam Oxacilina Penicilina G. benzatina

Unasyn Staficilin N Benzetacil, Longacilin

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Classificao dos Antimicrobianos, Nomes comerciais e Apresentaes

51

NOME CIENTFICO

NOME COMERCIAl

APRESENTAO

Penicilina G cristalina Penicilina G procana Penicilina V (fenoximetilpenicilina potssica) Piperacilina+Tazobactam Ticarcilina+cido clavulnico

Penicilina G Cristalina Despacilina Pen-Ve-Oral Tazocin *Timentin

5.000.000 U/frasco-ampola 400.000 U/frasco-ampola 400.000 U/5 ml 500.000 U/cp 2,25g / 4,5 g frasco-ampola 3g ticarcilina + 100mg c. Clav. frasco-ampola 250mg/5 ml 500mg/cp 100mg/ml (gotas) 250mg/5ml 500mg/drg 1g/frasco-ampola 250 - 500mg/frasco-ampola 125mg/5ml 250mg/5ml - 375mg/5ml 250mg/cap. 500mg/cap. 1 g/frasco-ampola 125 mg/5ml e 250mg/5ml 125 - 250 - 500mg/cap. 750 mg/frasco-ampola 250mg/5ml

CEFALOSPORINAS DE 1 GERAO

Cefadroxil Cefalexina

*Cefamox Keflex

Cefalotina Cefazolina Cefaclor

Keflin Kefazol Ceclor, *Faclor

CEFALOSPORINAS DE 2 GERAO

Cefoxitina Cefuroxima axetil Cefuroxima sdica Cefprozil

Mefoxin *Zinnat *Zinacef *Cefzil

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

52

Classificao dos Antimicrobianos, Nomes comerciais e Apresentaes

NOME CIENTFICO

NOME COMERCIAl

APRESENTAO

CEFALOSPORINAS DE 3 GERAO

Cefotaxima Ceftazidima Ceftriaxona

Claforan Fortaz, Kefadim Rocefin

500mg - 1g/frasco-ampola 1g/frasco-ampola 250 - 500mg/frasco-ampola 1g/frasco-ampola 1g/frasco 500mg/1g/2g/ frasco-ampola 500mg - 1g/frasco-ampola 1g/frasco-ampola 500mg/frasco-ampola 0,5g/frasco-ampola 1g/frasco-ampola 100mg/ampola 250mg/ampola 500mg/ampola 1g/ampola 10 -20 - 40 - 60 - 80 120 - 160 - 280mg/ampola 200mg/5ml (600mg/900mg) 250mg/cap

CEFALOSPORINAS DE 4 GERAO **

Cefepime Cefepime
MONOBACTMICO

*Maxcef Maxcef *Azactam Ivanz Tienam Meronem

Aztreonam
CARBAPENMICOS

Ertapenem Imipenem - Cilastatina Meropenem


AMINOGLICOSDEOS

Amicacina

Novamin

Gentamicina
MACROLDEOS

Garamicina, Gentamicina

Azitromicina

*Zitromax,*Novatrex *Azitromin

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Classificao dos Antimicrobianos, Nomes comerciais e Apresentaes

53

NOME CIENTFICO

NOME COMERCIAl

APRESENTAO

Claritromicina

*Klaricid

Eritromicina

Estearato: Pantomicina Estolato: Eritrex, Ilosone Rotran/Rulid

Roxitromicina
QUINOLONAS

125mg/5ml 250mg/5ml 250mg/cp 500g/frasco-ampola 125mg/5ml 250mg/5ml 250g/drg - 500mg/cp 500mg/100mg/150mg 300mg/cp 200mg/frasco-ampola 250 e 500mg/cp 250mg/5 ml 500mg/cp 200 - 400mg/cpsula Susp. 200mg/ 5ml 500mg/ frasco-ampola 20mg/ml 600mg/cp

Ciprofloxacina cido nalidxico cido pipemdico


STREPTOGRAMINAS

Cipro Procin Wintomylon Balurol, Pipram, Pipurol

Quinupristina+ Dalfopritina Oxazolidinonas Linezolida


SULFONAMIDAS

Synercid Zyvox

Sulfadiazina - Trimetoprima Sulfametoxazol-Trimetoprim (Cotrimoxazol)

*Triglobe Bactrim, Infectrim, Assepium, Trimexazol, Espectrin

45mg-Trimetoprima 205mg - Sulfadiazina/5ml 40 mg - TMP 200mg - SMZ / 5ml 400mg/cp - 800mg/cp

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

54

Classificao dos Antimicrobianos, Nomes comerciais e Apresentaes

GLICOPEPTDEOS

Vancomicina Teicoplanina
OUTROS

Vancocina *Targocid Dalacin C Sintomicetina Flagyl

500mg/frasco-ampola 200 - 400mg/frasco-ampola 300mg/cp 300-600mg/ frasco-ampola 1g frasco-ampola 40mg/ml 250mg/cp 400mg/cp 300mg/cp 100mg/5ml23 100mg/cpsula susp. 5mg/iml 500.000 U (50mg) frasco/ampola 50mg/frasco-ampola 100mg/ frasco-ampola 50mg/ frasco-ampola 50mg frasco-ampola 100mg/ frasco-ampola 50 mg/ injetvel 70mg/ frasco-ampola 200 mg/ cp 50 - 100 - 150mg/cap 2mg/ml (EV) 5ml/50ml (VO)

Clindamicina

Metronidazol

Rifampicina Nitrofurantona Polimixina B (Proteger da luz)


ANTIFNGICOS

Rifaldin Macrodantina Hantina Polimixina

Anfotericina B

Fungizon Abelcet Ambisome Amphocil Cancidas Nizoral Zoltec

Caspofungina Cetoconazol Fluconazol

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Classificao dos Antimicrobianos, Nomes comerciais e Apresentaes

55

NOME CIENTFICO

NOME COMERCIAl

APRESENTAO

Voriconazol

Vfend

50 mg/ cp 200mg/cp 200mg/frasco-ampola

ANTIVIRAIS

Aciclovir Ganciclovir Zidovudina - AZT

Zovirax 250mg/ frasco-ampola *Ganciclovir / Cymevene 500mg/frasco-ampola 500mg/frasco-ampola *Retrovir 10mg/ml (Sol. Oral)

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

56

Profilaxia Cirrgica

PROFILAXIA CIRRGICA A profilaxia antimicrobiana em cirurgia, embora tenha aspectos controversos em determinados tipos de procedimentos, deve quando utilizada, seguir alguns princpios. Deve ser inciada trinta minutos antes da inciso cirrgica, isto , na induo anestsica, em dose suficiente para atingir concentrao plasmtica adequada durante e aps o procedimento. A seguir alguns princpios bsicos: a) ESPECTRO: visa a microbiota bacteriana encontrada em cada stio anatmico. b) TOXICIDADE: deve ser considerada no momento da profilaxia, em caso de alergia s cefalosporinas, uma opo seria a associao de aminoglicosdeo e glicopeptideo. c) RISCO DE ALTERAR A MICROBIOTA BACTERIANA: esta a principal condio que favorece a resistncia bacteriana. Indicam-se antibiticos de primeira linha. d)FARMACOCINTICA: devemos levar em considerao a concentrao inibitria mnima, meia vida, metabolizao, vias de excreo e dose inicial. O intervalo para repetio de doses durante o ato cirrgico deve ser de uma a duas vezes a meia vida da droga, assim sendo, manteremos nvel mximo de antimicrobiano durante o trauma cirrgico. e) DURAO: o tempo mximo de 24 - 48 horas. O antibitico ineficaz quando utilizado trs horas aps o incio da cirurgia.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Profilaxia Cirrgica

57

f) CUSTO: no se deve levar em considerao o preo da medicao profiltica; no entanto deve-se optar por medicamentos de menor custo em esquemas de eficcia semelhante. A dosagem em profilaxia cirrgica a mesma da teraputica. A droga de escolha para a profilaxia cirrgica a cefazolina, que propicia cobertura antimicrobiana para cirurgias de at trs horas de durao, podendo ser repetida quando exceder este perodo; sua meia vida de duas horas, seu espectro amplo, atingindo bactrias de interesse cirrgico; uma nova administrao feita trs horas aps o incio do ato cirrgico. A cefalotina apresenta efeito similar, mas sua meia vida curta de 28 minutos, obriga-nos a aumentar o nmero de doses a cada hora, elevando o custo. A sua indicao seria para os tratamentos prolongados de infeces cirrgicas ou clnicas. O metronidazol indicado em associao, na presena de anaerbios. A cefoxitina tem sua indicao principal na profilaxia de processos que envolvem bactrias gram-negativas associadas a anaerbios. O cloranfenicol no deve ser utilizado para profilaxia, pois sua mais grave complicao (aplasia medular) no dose dependente, e seu custo similar aos de outras drogas de menor toxicidade. NOTAS: 1. A droga selecionada para profilaxia no deve ser recomendada para o tratamento das infeces estabelecidas. 2. A utilizao inadequada do antibitico profiltico eleva o ndice de infeco e induz a um custo desnecessrio. 3. Cirurgias laparoscpicas: recomenda-se o mesmo esquema de antibioticoprofilaxia utilizado para cirurgias convencionais.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

58

Profilaxia Cirrgica

4. A utlizao de antibiticos profilticos nas cirurgias limpas ou potencialmente contaminadas no diminui a taxa de infeco da ferida cirrgica. Os critrios da indicao de antibiticos profilticos so os seguintes: a) Cirurgias limpas e potencialmente contaminadas, em que o risco de infeco da ferida cirrgica de 5% e 10%, respectivamente, no h indicao do uso de antibiticos profilticos, exceto nas seguintes situaes: paciente acima de 70 anos; desnutridos; imunodeprimidos; urgncia; implante de prtese; esplenectomia (hipertenso porta); pacientes portadores de doena reumtica, diabetes descompensado, obesidade mrbida, hrnia multirrecidivadas, radioterapia prvia, uremia, hepatopatia, pneumopatias; hernioplastia incisional. b) O uso de antimicrobiano fica reservado para as cirurgias contaminadas e infectadas, cujo risco de infeco de 20 e 40%, respectivamente. Contudo, no indicamos o uso de antibitico em cirurgias proctolgicas orificiais em pacientes clinicamente estveis, submetidos a drenagens de abcessos nicos, bem definidos, mesmo de localizao intraperitonial. c) Outra situao, que no necessita do uso de antibitico, a cirurgia eletiva conservadora do estmago em pacientes com lcera duodenal, pois a hiper-acidez gstrica diminui de maneira significativa a densidade bacteriana.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Profilaxia Cirrgica

59

d) Nas cirurgias infectadas o uso de antimicroniano (preemptivo teraputico) e no profiltico. Notas: nota I: Um dos erros freqentes a utilizao de drogas de ltima gerao, acreditando ser de um espectro mais amplo para cobrir germes improvveis em determinadas situaes clnico-cirrgicas para conferir maior proteo ao paciente. Isto no ocorre e leva a um maior risco com possibilidade de efeitos colaterais e seleo da microbiota NOTA II: A eficcia da droga profiltica sua utilizao antes da inciso da pele via intravenosa (na induo anestsica) para que a droga esteja no pico no momento da inciso. NOTA III: Quando a cirurgia for prolongada (mais de quatro horas), em caso de grande perda sangunea ou quando for usado um agente antimicrobiano com meia-vida curta, so aconselhveis uma ou mais doses de antibitico profiltico durante o procedimento.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

60

Profilaxia Cirrgica

CIRURGIAS

RECOMENDADO

DOSES

DURAO

ALTERNATIVA

Neurocirurgia limpas s/ prtese Cefazolina com acesso por mucosas derivao liqurica Cirurgia Cardaca Clindamicina + Gentamicina Cefazolina (taxa IH>5%) Cefazolina

20mg/kg

dose nica

Clinda - 10mg/kg 1 dia Genta - 2,5mg/kg 20mg/kg 3 doses 20mg/kg 6 doses

Cefalotina ou Vancomicina Cefazolina + Metronidazol Cotrimoxazol Cefalotina ou Vancomicina Gentamicina

Cirurgia Ortopdica limpa Cefazolina fratura exposta Cefazolina amputao Cabea e pescoo Clindamicina + Gentamicina Cefazolina

20mg/kg 20mg/kg teraputico Clinda - 10mg/kg Genta - 2,5mg/kg 20mg/kg

3 doses Cefalotina 2-10 dias Clindamicina + Gentamicina 2 dias Cefoxitina Dose nica Cefalotina ou Clinamicina + Gentamicina Cefalotina ou Cefoxitina

Cirurgia torcica

Cefazolina

20mg/kg

3 doses

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Profilaxia Cirrgica

61

CIRURGIAS

RECOMENDADO

DOSES

DURAO

ALTERNATIVA

Cirurgia urolgica urina estril no Cefazolina pr-operatrio com abertura de Clindamicina + vscera oca Gentamicina urina no estril AB teraputico 05 dias pr-operatrio (antibiograma) + profilaxia 48h no ps-operatrio Cirurgia gastro Cefazolina duodenal-biliar Cirurgia de clon Eletiva

20mg/kg

3 doses

Cefalotina

Clinda - 10mg/kg 3 doses Genta- 2,5mg/kg 1 dia

20mg/kg

Emergncia

Preparo mecnico: VO Neomicina +Eritromicina + Gentamicina + Metronidazol E.V Gentamicina + Genta-2,5mg/kg Metronidazol E.V Metro-10mg/kg Cefazolina Gentamicina + Metronidazol 20mg/kg Genta-2,5mg/kg Metro-10mg/kg

Dose nica Cefalotina ou (mximo 3 doses) 3 doses Clindamicina + Gentamicina ou Cefoxitina 3 doses 3 doses dose nica 3-5 dias tratamento Clindamicina + Gentamicina ou Cefoxitina Cefalotina+ Cefoxitina Cefoxitina + Gentamicina ou Clindamicina +Gentamicina

Apendicectomia no supurada Apendicite supurada complicada

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

62

Tempo de Meia Vida

CIRURGIAS

RECOMENDADO

DOSES

DURAO

ALTERNATIVA

Traumatismo Abdominal Perfurante

Clindamicina + Gentamicina

Clinda- 10mg/kg Genta-2,5mg/kg

Cefoxitina+ Cefalotina tratamento Gentamicina + Metronidazol

3 a 7 dias

TEMPO DE MEIA VIDA

ANTIMICROBIANO NORMAL

MEIA VIDA INS. RENAL HORAS

Aciclovir cido clavulnico cido nalidixico Amicacina Amoxacilina Ampicilina Anfotericina Azitromicina Aztreonan Ceflacor Cefadoxil Cefalexina Cefalotina Cefazolina Cefepime Cefotaxima

1 6 1,4 a 23 0,9 a 23 20,8 a 1,5 24 10 a 6,0 1,7 a 2,9 1 1,4 a 22 0,7 0,5 a 1 1,4 a 1,8 2,2 1 1
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

34 21 1,7 a 150 5 a 20 7 a 20 inalterada no h dados clnicos 6a8 3 1,4 a 2,2 16 3 a 18 18 a 36 18 15 13 a 23

Tempo de Meia Vida

63

ANTIMICROBIANO NORMAL

MEIA VIDA INS. RENAL HORAS

Cefoxitina Cefprozil Ceftazidima Ceftriaxona Cefuroxina axetil Cetoconazol Ciprofloxacin Claritromicina Clindamicina Clorafenical Eritromicina Fluconazol Ganciclovir Gentamicina Imipenem Lincomicina Meropenem Metronidazol Netilmicina Nedmicina Nitrofurantoina Oxacilina Penicilina G Piperocilina Tazobactan
* Referncia em adultos

1,7 1,2 7a9 1,2 1,5 a 3,3 3a6 2,3 a 6 2a4 1,6 a 3,3 1,4 22 3,6 1,8 1,5-3 4a5 1,1 6 a 14 6 a 14 1a3 2,5 0,5 0,5 0,5 1-1,5
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

6 13 a 25 12 a 24 17 3,3 6a9 no ha dados clnicos 3a5 3a7 5a6 desconhecida 30 20 a 60 50-70* 4 10 a 20 6a8 7 a 21 35 a 72 110 1 0,5 a 1 6 a 20 2-6

64

Tempo de Meia Vida

ANTIMICROBIANO NORMAL

MEIA VIDA INS. RENAL HORAS

Rifampicina Sulbactam Sulfadiazina Sulfatometoxazol Teicoplanina Ticarcilina Vancomicina Vidarasina Ticarcilina Zidovudina (AZT)

1,5 a 5 1 17 10 33 a 190 1,2 6a8 1,5 1,2 1,1 a 1,4

1,8 a 11 10 a 21 34 20 a 50 62 a 230 11 a 14 200 a 500 desconhecida 11 a 16 1,4 a 3

Observaes: Vrios antimicrobianos possuem diferentes valores de tempo de meia vida conforme a faixa etria. (Farmcia Clnica HPP)

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Antibiticos na Insuficincia Renal

65

ANTIBITICOS NA INSUFICINCIA RENAL

ANTIBITICOS

AJUSTE DAS DOSES DE ACORDO COM O CLEARANCE DE CREATININA (ml/min)

> 50 Dose/Dia

I*

10 - 50 Dose/Dia

<10 I* Dose/Dia I*

Aminoglicosdeos Amicacina 60-90% Gentamicina 60-90% Tobramicina Netilmicina 50-90%


CEFALOSPORINAS

12h 8-12h 8-12h 6h 8h 8h 8h 8h 24h 6h 4-6H 4-6h 4-8h 12h 24h

30-80% 30-70% 20-60% 100% 70% 70% 70% 35% 100% 100% 75% 50% 50% 50-75% 50%

12-18h 12h 12h 6h 12h 12h 12h 24-48h 24h 6h 4-6h 8h 8h 12h 24h

20-30% 20-30% 10-20% 75% 35% 35% 35% 35% 100% 50% 20-50% 35% 35% 50% 25-50%

24-48h 24-48h 24-48h 8h 24-48h 24h 24-48h 48h 24h 12h 4-6h 12h 12h 12h 24h

Cefalotina Cefazolina Cefotaxima Cefoxitina Ceftazidime Ceftriaxone


PENICILINAS

100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

Ampicilina Penicilina G Piperacilina Ticarcilina


QUINOLONAS

Ciprofloxacin Ofloxacin

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO 51

66

Antibiticos na Insuficincia Renal

ANTIBITICOS

AJUSTE DAS DOSES DE ACORDO COM O CLEARANCE DE CREATININA (ml/min)

> 50 Dose/Dia
OUTROS

I*

10 - 50 Dose/Dia

<10 I* Dose/Dia I*

Aztreonam Clindamicina Cloranfenicol Imipenem Metronidazol SMZ + TMP Teicoplanina Vancomicina

100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

8h 6h 8h 6h 6h 12h 24h 12h

50-75% 100% 100% 50% 100% 100% 100% 50%

8h 6h 8h 6h 6h 18h 48h 1-4dias

25% 100% 100% 25% 50% 100% 100% 50%

8h 6h 8-12h 12h 6h 24h 72h 4-7dias

* - Intervalo entre as doses Autor: Dra. Elizane Wladika - Nefropediatria - Hospital Pequeno Prncipe

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Aminoglocosdeos em Regime de Dose nica Diria

67

AMINOGLOCOSDEOS EM REGIME DE DOSE NICA DIRIA Estas so algumas das vantagens do uso dos Aminoglicosdeos em dose nica diria: 1. um regime to eficaz quanto o mtodo tradicional de mltiplas doses; 2. Pode diminuir, mas no eliminar, o risco de netroxicidade/otoxicidade induzida pela droga; 3. mais simples, mais econmico que o regime de doses mltiplas e consome menos tempo; 4. Deve ser rigorosamente infundido num intervalo de 60 minutos no microfix; 5. No recomendamos seu uso nas seguintes situaes: a) Ascite b) Choque c) Queimaduras severas d) Pancreatite e) Neutropnico febril f) Endocardite por cocos gram-positivos Exemplo de diluio Paciente com 10 kg far uso de Amicacina na dose de 15 mg/kg/dia 1 vez ao dia. Lembramos que a concentrao mxima final da droga deve ser de 5 mg/ml logo: 10 kg x 15 mg = 150 mg/dose = 30 ml. Portanto prescreve-se: 5 Amicacina 150 mg + 30 ml de Soro Fisiolgico ou Soro Glicosado no microfix, EV 30 mgt/min. O nmero de microgotas (mgt) igual ao volume, portanto no caso: 30 ml = 30 mgt/min ou 30 ml/hora. Recomendamos sempre especificar na prescrio o volume de soro para diluio e o tempo de infuso, como acima descrito.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

68

GUIA PARA PROFILAXIA DO TTANO NO MANEJO DE FERIMENTOS

HISTRIA DE VACINAO PRVIA COM TTANO FERIMENTOS COM RISCO MNIMO DE TTANO FERIMENTOS COM ALTO RISCO DE TTANO

Incerta ou menos de 3 doses

Vacina SAT/IGHAT Outras condutas Vacina SAT/IGHAT Outras condutas Limpeza e desinDesinfeco, feco, lavar com lavar com soro soro fisiolgico e fisiolgico e Sim* No substncias Sim*** Sim substncias oxidantes oxidantes ou ou antisspticas e antisspticas debridar o foco de e remover corpos infeco estranhos e tecidos desvitalizados. Debridar o ferimento e lavar com gua oxigenada. No No No -

3 doses ou mais, sendo a ltima dose No h menos de 5 anos 3 ou mais doses, sendo a ltima dose No h mais de 5 anos e menos de 10 anos 3 ou mais doses, sendo a ltima dose Sim h 10 anos ou mais anos

No

Sim No**** (1 reforo)

No

Sim No**** (1 reforo)

Fonte: Guia de Vig. Epid. 2006, M.S.


ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

69

* Ferimentos superficiais, limpos, sem corpos estranhos ou tecidos desvitalizados. ** Ferimentos profundos ou superficiais sujos, com corpos estranhos ou tecidos desvitalizados; queimaduras; feridas puntiformes ou por armas brancas ou de fogo; mordeduras; politraumatismos e fraturas expostas. *** Vacinas e aprazar as prximas doses, para complementar o esquema bsico. Esta vacinao visa proteger contra o risco de ttano po outros ferimentos futuros. Se o profissional que presta o atendimento suspeita que os cuidados posteriores com o ferimento no sero adequados, deve considerar a indicao de imunizao passiva por SAT e IGHAT, concomitantemente, devem ser aplicados em locais diferentes. **** Para pacientes imunodeprimido, desnutrido grave ou idoso, alm do reforo com a vacina est tambm indicado IGHAT ou SAT.

Observaes: Tanto a vacina como a imunoglobulina podem ser aplicadas em at 3 dias do ferimento. A imunoglobulina deve ser administrada para pacientes com SIDA e ferimentos suspeitos, independentemente do seu estado vacinal.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

70

Penetrao Liqurica dos Principais Antimicrobianos

PENETRAO LIQURICA DOS PRINCIPAIS ANTIMICROBIANOS

Nome Antibitico Aciclovir (a) Aminoglicosdeo (a) Ampicilina (a) Anfotericina B (a) Aztreonan (a) Cefotaxima (a) Cefoxitina (a) Ceftazidima (a) Ceftriaxona (a) Ciprofloxacina (b) Fluconazol (a) Ganciclovir (e) Imipenem Cilastatina (c) Meropenen (a) Metronidazol (a) Penicilina G (a) Piperacilina (d) Ticarcilina (d) Trimetoprim (a) Vancomicina

Nvel teraputico ++ +/ 0 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

% concentrao liqurica/srica 10 a 20 35 0 8 a 40 6 a 27 3 a 50 20 a 40 4 a 16 5 a 37 > 70 a 80 10 a 40 6 a 42 30 a 100 3a5 30 40 30 a 35 7 a 30

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Penetrao Liqurica dos Principais Antimicrobianos

71

Observaes: a) O percentual da concentrao liqurica/srica se refere as meninges inflamadas. Em geral para efeito bactericida adequado a concentrao liqurica deve ser, no mnimo, 10 vezes a CBM (Concentrao Bactericida Mnima); b) Concentraes inadequadas para pneumococo e experincia limitadas para enterobactrias; c) Evitar em meningites pelo risco de convulses d) Concentraes liquricas limtrofes para a maioria das enterobactrias e inadequadas para Pseudomonas. e) Os nveis liquricos, requeridos para a eficcia teraputica, no so estabelecidos. Terminologia Farmacodinmica: MIC: Concentrao inibitria mnima TAM: Tempo acima do MIC CBM: Concentrao bactericida mnima

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

72

Toxicidade dos Antimicrobianos para o Lactente

TOXICIDADE DOS ANTIMICROBIANOS PARA O LACTENTE

- Classificao da Segurana Neonatal (conforme HEGG R. e cols., Uso de frmacos na lactao, Revista Brasileira de Medicina, vol 45 (4), pg 112-117, 1988): I= frmacos no passam para o leite; II= frmacos passam para o leite, mas no parecem afetar o lactente quando utilizados em doses teraputicas; III= frmacos passam para o leite numa quantidade suficiente para toxicidade, quando administrados em doses teraputicas. IV= frmacos cuja passagem para o leite pouco conhecida. Aminoglicosdeos: Amicacina, estreptomicina, gentamicina. Segurana Neonatal: III Aminopenicilinas: Amoxicilina, ampicilina. Segurana Neonatal: II Anfotericina B: Segurana Neonatal: II Antivirais: Aciclovir, didanosina, estavudina, zalcitabina, zidovudina. Segurana Neonatal: Aciclovir e zidovudina: II; Estavudina, didanosina e zalcitabina: indefinida.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Toxicidade dos Antimicrobianos para o Lactente

73

Carbapenens: Meropenem, imipenem. Segurana Neonatal: II Cefalosporinas de 1 gerao: Cefalotina, cefazolina, cefalexina, cefadroxil. Segurana Neonatal: II Cefalosporinas de 2 gerao: Cefuroxina, cefaclor, cefoxitina, cefprozil. Segurana Neonatal: II Cefalosporinas de 3 gerao: Ceftriaxona, cefotaxima, ceftazidima, cefixina, ceftamet pivoxil. Segurana Neonatal: II Cloranfenicol e Tianfenicol: Segurana Neonatal: III Derivados 5 - Nitroimidazlicos: Metronidazol, tinidazol. Segurana Neonatal: III Derivados Imidazlicos: Cetoconazol, fluconazol, itraconazol. Segurana Neonatal: indefinida Glicopeptdeos: Teicoplanina e vancomicina. Segurana Neonatal: indefinida Lincosamidas: Clindamicina e lincomicina. Segurana Neonatal: indefinida.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

74

Toxicidade dos Antimicrobianos para o Lactente

Macroldeos: Azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, roxitromicina. Segurana Neonatal: II (o estolato de eritromicina contra indicado por sua toxicidade materna). Monobactmicos: Aztreonam Segurana Neonatal: II Nitrofurantona: Segurana Neonatal: II Oxacilina: Segurana Neonatal: II Penicilina G: Segurana Neonatal: II Quinolonas: cido nalidxico, ciprofloxacin, ofloxacin, norfloxacin, perfloxacin etc. Segurana Neonatal: III Rifampicina: Segurana Neonatal: II Sulfonamidas: Segurana Neonatal: indefinida. Tetraciclinas: Segurana Neonatal: II Trimetoprim: Segurana Neonatal: III Tuberculostticos: Isoniazida, etambutol, etionamida, pirazinamida. Segurana Neonatal: indefinida.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Interaes Medicamentosas

75

INTERAES MEDICAMENTOSAS

A interao medicamentosa um assunto em continuo progresso de conhecimento, visto que, a indstria farmacutica sempre lana novos medicamentos no mercado. Sendo assim, para manter o pleno domnio da teraputica em sua rea de atuao, deve o mdico adquirir informaes sobre as novas drogas entre as quais as possveis interferncias medicamentosas. A interao de drogas pode ser classificada em trs tipos: interao farmacutica, interao farmacocintica e interao farmacodinmica. A primeira resulta de interferncias fsico-qumicas que afetam a estabilidade da substncia antes da sua introduo no organismo. Tal interao ocorre por incompatibilidade entre o frmaco e o seu veculo de administrao ou com outras drogas administradas em associao ou em resultado da atuao de fenmenos fsicos sobre o medicamento a ser administrado. A interao farmacocintica consiste na interferncia na absoro, difuso, metabolismo e/ou excreo de uma droga provocada por outra administrada simultaneamente, disto podendo resultar modificaes em sua eficcia. A interferncia farmacodinmica aquela que resulta da ao de duas drogas sobre o mesmo local. Estes tipos de interaes de drogas podem ocorrer, igualmente, com os antimicrobianos e so apresentados a seguir e resumidos ao lado:

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

76

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

INTERAO DOS ANTIMICROBIANOS E QUIMIOTERPICOS ENTRE SI E OUTRAS SUBSTNCIAS OU CONDIES DE ph A Interferncia na Atividade do Antibitico ou Quimioterpico

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Penicilinas e outros beta-lactmicos Penicilinas e outros beta-lactmicos Penicilinas

Aminoglicosdeos Tetraciclinas Cloranfenicol Probenecida Fenilbutazona

Sinergismo de ao contra germes sensveis Antagonismo em germes sensveis Aumentam a concentrao srica das penicilinas, por competir na sua ligao protica e secreo tubular Aumenta a concentrao srica das penicilinas, por competir em sua ligao protica Inativao Degradao das penicilinas, por ao indutiva enzimtica do lcool Inativao

Penicilinas

cido acetilsaliclico

Penicilinas Penicilinas Ampicilina Carbenicilina Meticilina Penicilina G Penicilina G potssica Penicilina V

Soluo glicosada contendo bicarbonato (pH alcalino 8) lcool Soluo contendo succinato de hidrocortisona Procana Benzatina Soluo contendo complexo B e vitamina C e aminofilina Neomicina

Retardam a absoro muscular da penicilina Inativao Diminui a absoro da penicilina oral

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

77

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Cefalosporinas

Probenecida Fenilbutazona lcool

Cefalosporinas

Cefalotina

Cefalotina sdica Cefaloridina Aminoglicosideos Aminoglicosideos Aminoglicosideos Aminoglicosideos Gentamicina Vancomicina Polimixinas

Aminoglicosdeos Polimixinas cido etacrnico Furosemida Solues de Ringer-lactato e aminofilina Furosemida cido etacrnico Beta-lactmicos Polimixinas Vancomicinas cido etacrnico cefalotina Solues contendo penicilina G, carbenicilina ou ampicilina Aminoglicosdeos Aminoglicosdeos Cefalotina Cefaloridina

Aumentam a concentrao srica das cefalosporinas, por competirem na sua secreo tubular Pode ocorrer intolerncia ao lcool (principalmente com cefalosporina da 3 gerao) Aumentam nefrotoxicidade

Inativao Aumentam a nefrotoxicidade Sinergismo contra germes sensveis Aumentam a nefrotoxicidade Aumentam a ototoxicidade Aumentam a nefrotoxicidade Inativao da gentamicina Aumentam a nefrotoxicidade Aumentam a nefrotoxicidade

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

78

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Anfotericina B Anfotericina B Cloranfenicol Eritromicina

Macroldeos Macroldeos Macroldeos Lincosamidas (lincomicina e clindamicina) Lincosamidas Clindamicina Clindamicina

Soluo de cloreto de sdio a 0,9% Corticides Solues contendo complexo B e vitamina C e aminofilina Teofilina Carbamazepina Ciclosporina Warfarina Derivados do ergot Terfenadina Bromocriptina Anticoncepcionais orais Macrolideos

Precipitao Aumentam a depleo de potssio Inativao Aumenta concentrao destas drogas no sangue

Risco de ergotismo e arritmias pelo a cmulo txico da terfenadina Intoxicao dopaminrgica, com aumento da ao antiparkinsoniana Risco de ictercia e prurido, por aumento da ao estrognica Antagonismo de ao contra germes sensveis Prolongamento do bloqueio neuromuscular Sinergismo contra anaerbios Inativao da clindamicina

Bloqueadores neuromusculares Metronidazol Solues contendo ampicilina ou aminofilina ou barbitricos ou difenil-hidantona ou gluconato de sdio ou sulfato de magnsio

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

79

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Rifampicina Anti-diabticos orais Ciclosporinas Metadona Teofilina Barbitricos Coricosterides Digitlicos Quinidina Verapamila Propanolol Rifampicina Rifampicina Griseofulvina

Anticoagulantes orais

Reduo na ao destas drogas, por induo de enzima microssomais

Anticoncepcionais orais Cetoconazol Fenobarbital

Griseofulvina Metronidazol Metronidazol Sulfonamidas

lcool Warfarina lcool Fenilbutazona Probenecida cido acetilsaliclico

Reduo do efeito anticoncepcional, com risco de gravidez indesejada Diminuio da ao do cetoconazol, por aumento de seu metabolismo Diminuio da atividade da griseofulvina, talvez por diminuir sua absoro intestinal Intolerncia ao lcool Potencializa o anticoagulante Intolerncia ao lcool Aumentam a concentrao srica das sulfas, por competirem na sua ligao proteica

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

80

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Sulfonamidas

Mandelato de metenamina Sulfinpirazona lcool cido aminosaliclico

Sulfonamidas Isoniazida

Isoniazida cido aminosaliclico

lcool cido acetilsalictico

Cetoconazol Isoniazida Cetoconazol Itraconazol Fluconazol Cetoconazol Cetoconazol Cetoconazol Itraconazol Fluconazol

Anticidos orais Cimetidina e outros inibidores H2 Rifampicina

Aumentam a concentrao srica das sulfas, por competirem na sua secreo tubular Intolerncia ao lcool Aumenta a concentrao srica da isoniazida, por competir em seu metabolismo heptico (inibio enzimtica) Metabolizao maior da isoniazida e intolerncia ao lcool Intoxicao pelo cido aminossaliclico, por elevao de sua concentrao srica, por competir na ligao protica Diminui absoro Diminui a absoro dos antifngicos

Diminui nvel srico do cetoconazol, por aumentar seu metabolismo Terfenadina Intoxicao pela terfenadina, com risco de arritmias Ciclosporina Aumenta toxicidade da ciclosporina Anticoagulantes cumarnicos e ao anticoagulante

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

81

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Cetoconazol Rifampicina Eritromicina Ampicilina Oxacilina Dicloxacilina Penicilina V Cefaclor Lincomicina Didanosina Griseofulvina Cetoconazol Itraconazol Mebendazol Nitrofurantona Dapsona Quinolonas Quinolonas Didanosina (ddl)

Fenotona Azteomizol Alimentos

Aumenta concetrao plasmtica das drogas Aumenta a concentrao srica, por facilitar a absoro das drogas

Alimentos

Aumenta a concentrao srica, por facilitar a absoro das drogas

Teofilina Anticidos orais com clcio e magnsio Quinolonas Tetraciclinas

Aumento da concentrao da teofilina, com risco de intoxicao Reduo na absoro da quinolona Diminui a absoro das quinolonas e tetraciclinas, devido aos sais de alumnio e magnsio contidos na apresentao da ddl

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

82

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Zidovudina (AZT) Zidovudina Zidovudina

Paracetamol Ganciclovir Probenecida

Tolbutamida Clorpropamida

Sulfonamidas Cloranfenicol

Clorpromida Digitlicos Vitamina B12 Digitlicos Digitlicos Digitlicos Metotrexate

Tetracilinas Neomicina oral Anfotericina B Eritromicina Rifampicina Sulfonamidas Tetraciclinas

Aumenta o risco de neutropenia, por reduzir o metabolismo Toxicidade hematolgica sinrgica Aumenta a concentrao e prolonga a ao da AZT, por diminuir sua excreo renal Hipoglicemia, por aumentarem a concentrao srica da tolbutamida, por competirem na sua ligao protica e secreo tubular ou competir no metabolismo heptico Aumenta efeito hepatotxico Diminui a absoro dos glicosideos digitlicos e da vitamina B12 Intoxicao digitlica por hipocalemia Aumento da concentrao srica de digoxina Diminuio da concentrao srica de digitlicos Intoxicao pelo metotrexato, por competirem na sua ligao protica e secreo tubular

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

83

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Warfarina e outros anticoagulantes orais

Warfarina Fenindiona Hidroxicumarina

Sulfonamidas Metronidazol Eritromicina Cetoconazol Fluconazol Griseofulvina Rifampicina

Bilirrubina

Sulfonamidas

Bilirrubina

Novobiocina Cloranfenicol Sulfonamidas

Difenil-hidantona

Sulfonamidas Cloranfenicol Cetoconazol Isoniazida Ciclosserina cido aminossaliclico

Sangramento, por aumetarem a concentrao srica dos anticoagulantes, por comeptirem em sua ligao protica ou no metabolismo heptico Diminuem a concentrao srica dos anticoagulantes, por estimular seu metabolismo heptico (estimulao enzimtica), diminuindo o efeito anticoagulante Risco de Kernicterus, por aumentarem a concentrao srica das bilirrubinas em recm-natos, por competirem na sua ligao protica Ictercia do recm-nato, por aumentarem a mesma concentrao srica da bilirrubina, por competirem em seu metabolismo heptico (inibio enzimtica) Intoxicao pela difenil-hidantona, por competirem em seu metabolismo heptico (inibio enzimtica)

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

84

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Bis-hidroxicumarina

Sulfonamidas Sangramento por aumentarem a concentrao srica da cumarina, por competirem em sua ligao proteica Bis-hidroxicumarina Cloranfenicol Sangramento, por aumentarem sua Cetoconazol concentrao srica, por competirem cido aminossaliclico em seu metabolismo heptico Ergotamina e outros Macroldeos Intoxicao pelos alcalides do ergot, alcalides do ergot por competir em seu metabolismo heptico, com intensa vasoconstrio e risco de necrose de extremidades Bromocriptina Macrolideos Aumento do nvel da bromocriptina, com risco de discinesias Ciclosporina A Macrolideos Inibio do metabolismo da Cetoconazol ciclosporina, com risco de intoxicao Fluconazol Itraconazol Anestsicos gerais e Aminoglicosideos Prolongamento do efeito anestsico bloqueadores Polimixinas e do bloqueio neuromuscular neutromusculares Lincosamidas Anticoncepcionais Rifampicina Diminuio do efeito anticonceptivo, orais Tetraciclinas por aumento do metabolismo heptico

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Interao dos Antimicrobianos e Quimioterpicos entre si e outras substncias ou condies de ph

85

Antimicrobiano ou Substncia ou condio de pH Quimioterpico ou outras que interfere em sua ao drogas e substncias

Efeito

Coricosterides Quinidina Difitlicos Barbituricos Aminofilina Fluotano Halotano lcool e Bebidas alcclicas

Rifampicina

Diminuio do efeito das drogas, por aumento do metabolismo heptico

Terfenadina

Carbamazepina Teofilina Aminofilina Propanolol e outros bloqueadores beta-adrenrgicos

Isoniazida Rifampicina Isoniazida Metronidazol Cetoconazol Griseofulvina Sulfonamidas Cloranfenicol Cefalosporinas Eritromicina e outros macrolideos Cetoconazol Eritromicina Eritromicina Quinolonas Rifampicina

Risco de intoxicao heptica aguda grave Intolerncia pela terfenadina, com risco de arritmias

Intoxicao pela terfenadina, com risco de arritmias Aumento da concentrao da varbamazepina Aumento da concentrao da teofilina e alogos Diminuio do efeito bloqueador

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

86

Conduta frente a acidente com material biolgico

CONDUTA FRENTE A ACIDENTE COM MATERIAL BIOLGICO

Devem ser tratados como emergncia mdica Profilaxia para HIV e HVB devem ser iniciadas logo aps o acidente: maior eficcia Adotar as Precaues Bsicas ou Padro: medidas de preveno Padro: que devem ser utilizadas para todos os pacientes na manipulao de sangue, secrees e excrees e contato com pele no ntegra (vide figura) Procedimentos recomendados ps-exposio: Cuidados locais: -Pele : lavagem exaustiva com gua e sabo -Mucosas: lavagem exaustiva com soluo fisiolgica Medidas especficas contra HIV -Sorologia do paciente fonte(quando conhecido) -Avaliao crtica ( Manual Ministrio da Sade) -Tipo do acidente -Tipo de material -Se uso de anti-retroviral o ideal iniciar 1 a 2hs aps o acidente (em geral AZT + 3TC), durante 4 semanas -Gravidade depender: volume de sangue e quantidade de vrus (viremia) Imunizao e/ou Imunoglobulina -Hepatite B : vacinao contra Hepatite B completa (3 doses).Ideal testar soroconverso(efetiva qdo anti-HBs> ou = 10mU/ml , 6 meses aps a 3 dose da vacina)
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Conduta frente a acidente com material biolgico

87

-Hepatite A : vacina efetiva como preveno se realizada at 96h aps exposio. Acompanhamento sorolgico: 0- 3 - 6 meses

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

88

Bactrias multiresistentes

BACTRIAS MULTIRESISTENTES (ORIENTAES DE PREVENO E TRATAMENTO)

MRSA ( Staphylococcus aureus meticilina / oxacilina resistente) O MRSA hospitalar mais comumente transmitido via mos de profissionais da sade. A higiene das mos considerada uma medida essencial para reduzir a disseminao deste patgeno. O paciente com isolamento de MRSA dever permanecer em precaues de contato. Deve-se implementar um Programa de vigilncia ativa para identificao de pacientes colonizados com MRSA, atravs da pesquisa de Swab de narina anterior ou orofaringe, de acordo com o programa de vigilncia da instituio. No Hospital Pequeno Prncipe, essa vigilncia ativa realizada em pacientes internados nas UTI's provenientes de outras instituies atravs da coleta de swab nasal. Bibliografia (7,8,10) Acinetobacter Desenvolve resistncia rapidamente a diferentes classes de antibiticos. Desde 2005 a publicao do programa Mystic em mais de 100 centros em todo mundo, mostrou que as nicas drogas com atividade aceitvel contra o Acinetobacter foram a tobramicina (92% de susceptibilidade) e carbapenens (86 a 92% de susceptibilidade)

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Bactrias multiresistentes

89

Um relato de caso publicado em 1998 mostrou um aumento da resistncia ao meropenem, durante o curso do tratamento, maior do que quando comparado ao imipenem. Sendo assim, sugerimos que se d preferncia para o uso do imipenem quando se isolar Acinetobacter spp. Polimixina B uma droga reemergente para o tratamento de Acinetobacter e outros organismos altamente resistentes. No existem ensaios clnicos randomizados atestando a eficcia da polimixina B, por ser reservada para tratar organismos resistentes. A droga tem sido usada com sucesso para tratamento de pneumonia, bacteremia e meningite por Acinetobacter. Tigeciclina tem atividade in vitro contra isolados de Acinetobacter, incluindo cepas resistentes a cabarpenens e polimixina. Teste de susceptibilidade a Tigeciclina dever ser realizado se consider-lo como agente teraputico. Monoterapia com Rifampicina no recomendado por desenvolver resistncia rpida. Apesar disso, Rifampicina tem sido efetiva quando dado em combinao com polimixina B. Controle de Infeco: 1) Adeso higiene das mos fundamental. 2) Isolamento (precaues de contato) e coorte de pacientes colonizados e infectados at culturas negativas. 3) Usar precauo de barreira de forma consistente. 4) Limpeza apropriada das superfcies do ambiente. 5) Equipamentos que estaro em contato com membrana mucosa ou pele no ntegra (itens semi-crtico) devero ser submetidos desinfeco de alto nvel. Pseudomonas aeruginosa
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

90

Bactrias multiresistentes

Trata-se de um dos mais comuns bacilos gram-negativos aerbicos considerados no diagnstico diferencial de provveis infeces por gramnegativos. Princpios de tratamento: 1) Atraso do tratamento se correlaciona com aumento de mortalidade. 2) Todo cateter infectado deve ser removido e sempre que possvel, abscessos e obstrues devem ser drenadas ou removidas. 3) Associao de antimicrobianos est indicada em alguns pacientes de alto risco e em infeces severas (Pneumonia, meningites, bacteremia em pacientes neutropnicos, quando sinais de choque sptico esto presentes, quando no h resposta teraputica com monoterapia em 48h). 4) Os antibiticos que podem ser usados com segurana para tratamento de Pseudomonas aeruginosa so: Penicilinas antipseudomonas com inibidores de beta-lactamase (ticarcilina + clavulanato e piperacilina + tazobactam), cefalosporinas de 3 gerao (cefatzidime), cefalosporina de 4 gerao (cefepime), monobactam (aztreonam), carbapenem (imipenem e meropenem), fluoroquinolona (ciprofloxacina). 5) Os aminoglicosdeos (gentamicina, amicacina e tobramicina) so freqentemente usados em associao com os beta-lactmicos para tratamento de infeces graves, no sendo recomendados como monoterapia, exceto para tratamento de infeco do trato urinrio. 6) Rifampicina pode ser utilizada em combinao com outros antimicrobianos antipseudomonas nos casos de bacteremia refratria. Vancomicina Enterococos Resistente a Vancomicina (recomendaes para

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Bactrias multiresistentes

91

Vancomicina) o uso prudente de Vancomicina) O Enterococo resistente vancomicina (ERV) uma enterobactria que vem trazendo srios problemas em hospitais nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro caso de Enterococo resistente vancomicina foi detectado em Curitiba em 1996. A partir de 1998, o ERV tornou-se um patgeno de importncia relevante em diversas instituies, sendo nas ltimas dcadas isolado com maior freqncia, principalmente em infeces sistmicas graves. Este microrganismo j possui uma resistncia intrnseca (natural) a alguns antimicrobianos como, por exemplo, as cefalosporinas e recentemente, vem adquirindo resistncia aos glicopeptdeos (Vancomicina e Teicoplanina). A infeco por Enterococcus pode dar-se a partir da microbiota endgena e por transmisso cruzada (mos dos profissionais e/ou equipamentos contaminados). Os pacientes com maiores riscos para infeco pelo ERV so: pacientes graves em UTI, paciente em uso de imunossupressores, pacientes submetidos a cirurgias abdominais ou cardio-torcica, sondagem vesical ou catter central. ESBL Extended Spectrum Beta - Lactamases (beta - lactamase de espectro estendido), so enzimas que conferem resistncia a maioria dos antibiticos beta- lactmicos, incluindo penicilinas, cefalosporinas e monobactmico (aztreonam). Infeces com organismos produtores de ESBL so associadas a desfechos graves. Uma considerao adicional deve ser feita pela dificuldade que se tem hoje de se identificar esses
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

92

Bactrias multiresistentes

microrganismos na rotina laboratorial. Com isso, acredita-se que sua prevalncia seja subestimada. Para esses casos, os antimicrobianos de escolha so os Carbapenmicos (Inipenem ou Meropenem). Outras alternativas de tratamento como Ciprofloxacina e Aminoglicosdeos, s devem ser utilizadas com base no antibiograma.

Bactrias do grupo CESP (mecanismo de resistncia Amp C) So bactrias que fazem parte do grupo dos gram-negativos entricos que possuem o gen conhecido como Amp C. Trata-se de um gen que permanece reprimido em algumas bactrias, e aps o uso de alguns antimicrobianos , esse gen desrepremido e inicia-se uma produo intensa de beta-lactamase propiciando assim, falha teraputica com o uso de alguns antimicrobianos, durante o tratamento. At o momento, os mais reconhecidos na induo desse fenmeno, tm sido as cefalosporinas, em especial as de 3 gerao. E as bactrias reconhecidamente possuidoras desse gen so: C itrobacter spp, E nterobacter spp, S erratia spp, P roteus indol positivo e ainda a Marganella Morganii. Sendo assim, diante de pacientes infectados com essas bactrias, deve-se evitar o tratamento com cefalosporinas de 3 gerao, mesmo que sensveis no antibiograma e iniciar com cefalosporina de 4 gerao ou piperacilina-tazobactam, antimicrobianos menos indutores desse fenmeno.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Antivirais

93

ANTIVIRAIS

NOME

VIA DE ADM

POSOLOGIA CRIANA (MG/KG/DIA) ADULTO (G)

INTERVALO (H) >80

Aciclovir Zoovirax Ganciclovir Cymevene Valaciclovir Valtrex Famciclovir Vidarabina Foscarnet Foscavir Cidofovir Amantadina Mantidan Rimantadina

VO IV IV VO VO IV IV IV VO

0,2 25 a 50 10 10 a 15 5

0,2 a 0,8 5 a 12/dia 10 500 125 a 750 10 a 15 60 5 200mg/dia idosos 10mg/dia 200mg/dia idosos 100mg/dia 150mg/dia 200mg/dia

4 8 12 8 a 12 8 a 12 12 8 1x/sem 12 a 24

4 8 12 8 a 12 8 a 12 12 8 1x/sem

VO

12 a 24

Oseltamivir Tamiflu Zanamivir Relenza

VO inalatrio

12 12

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

94

Antivirais

ANTIVIRAIS

NOME

AJUSTE DE DOSE NA IR (H) 80 A 50 50 A 10 <10

REMOO PS - HD

SUPLEMENTAR PS - HD

Aciclovir Zoovirax Ganciclovir Cymevene Valaciclovir Valtrex Famciclovir Vidarabina Foscarnet Foscavir Cidofovir Amantadina Mantidan Rimantadina Oseltamivir Tamiflu Zanamivir Relenza

4 8 12 2,5g 8 a 12 8 a 12 12 8

4 12 a 24 24 2,5g 12 a 24 12 a 24 12h -

24 24 2,5 a 6 24 1,25g 24 24 a 48 10mg/kg/12h No usar 0,1 a 0,2g g/sem 0,1 g/sem Evitar -

Sim Sim

Repetir dose 1,25mg/kg 24h 0,5 a 1g Repetir dose -

Sim Sim -

1x/sem No usar 100 a 150 0,1 a 0,2g mg/dia 2 a 3 x/sem 75mg/dia -

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Antiparasitrios

95

ANTIPARASITRIOS

ALBENDAZOL Dose:2 anos at adultos:400mg em dose nica. CAMBENDAZOL Dose:5mg/kg(dose nica aps o jantar) 2-6 anos:10ml da suspeno 7-12 anos:1 compr ou 20 ml da susp >12 anos:2 comprimido CLEFAMIDA Crianas:40mg/Kg/dia dividido em 3 doses por 10 dias. Adultos:500 mg/dose x 3 /10dias . CLOROSALICILAMIDA Abaixo de 2 anos :500mg Entre 2 a 8 anos:1000mg Acima de 8 anos:2000mg ETOFAMIDA < 40kg :25mg/kg/dia dividido em 5 ou 100mg por dose x 5 por 5 dias. > 40kg :200mg/dose x 5 por 5 dias. FURAZOLIDONA 5 a 8mg/kg/dia dividido 2-4 por 7 dias. Menores de 6 anos :50mg x 2. De 7 a 12 anos :100mg x 2. Acima de 12 anos e adultos:200mg x 2. IVERMECTINA Dose oral nica:150 a 400 mcg/kg. LEVAMISOL VO em dose nica:Menores de 2 anos :20-40mg
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

96

Antiparasitrios

Entre 2 a 8 anos:40-80mg Acima de 8 anos:80-150mg MEBENDAZOL Crianas e adultos:100 mg duas vezes por dia por 3 dias Na Tenase usar dose dobrada:200 mg duas vezes por dia por 3 dias. METRONIDAZOL Amebase:35-50 mg/kg/dia dividido 2-3(5-10 dias) Adultos: 250mg x 3 por 10 dias repetir aps 20 dias. Giardase: 15-20 mg/kg/dia dividido 2-3 ( 7 a 10 dias). Adultos:250mg x 3 por 5 dias .Repetir aps 20 dias. Tricomonase:2 gramas em dose nica ou 250mg x 3 por 5 dias .Ingerir junto com alimentos. NIMORAZOL Crianas:15-20 mg/kg/dia dividido 2-3 por 5 a 7 dias.Adultos: Giardase:500mg /dose x 2 p/2 dias . Amebase, Tricomonase e vaginite: Dose nica de 2 gramas noite ou 1 grama noite e 1 grama pela manh . OXAMINIQUINE Crianas at 30 kg:20 mg/kg em dose nica ou 2 tomadas com 3 horas de intervalo, aps a refeio. Acima de 30 kg e adultos: 15 mg/kg em dose nica .Dose mxima :1250 mg. PIPERAZINA Crianas :50-75 mg/kg/dia dividido 1-2 Adultos:3,5 g em dose nica diria. PIRVNIO Dose nica em jejum :10mg/kg . Mximo:700mg.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Antiparasitrios

97

PIRANTEL Para crianas e adultos mesma dose: Ascaridase e oxiurase:10 mg /kg (Mximo 1 g) Ancilostomdeos:20mg/kg/dia por 3 dias. PRAZIQUATEL Esquistossomose:20mg/kg x 2-3 com intervalo de 4 horas entre as doses. Tenase:10-15 mg/kg(dose nica) 2 a 6 anos:150mg 6 a 12 anos:300mg 12 anos e adultos:600mg Himenolepase:25 mg/kg(dose nica) 2 a 6 anos:300mg 6 a 12 anos:600mg 12 anos e adultos:900mg Cisticercose cutnea:30 mg/kg/dia dividido 3 Neurocisticercose: 50mg/kg/dia dividido 3 por 7 dias na cutnea e 15-21 dias na neurolgica(associar dexametasona). SECNIDAZOL Crianas:30mg/kg/dia(mximo de 2 gramas) em dose nica. Adultos:Dose nica de 2 gramas noite. Amebase heptica: Crianas: 30mg/kg/dia dividido 3 (5 a 7 dias) Adultos:1500 mg/dia dividido 3(5 a 7 dias). TECLOSANA <40kg: 7,5 mg/kg/dia dividido 3 por 5 dias 1 a 3 anos:20mg/dose x 3. 4 a 7 anos:40mg/dose x 3. 8 a 12 anos :50mg/dose x 3.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

98

Antiparasitrios

Acima de 40 Kg e adultos:100mg/dose x 3 por 5 dias(ou 500mg cada 12 hs por 3 doses). TETRAMISOL VO em dose nica: Menores de 2 anos:40mg Entre 2 a 8 anos:80mg Acima de 8 anos:150mg Repetir aps 3 semanas. TIABENDAZOL Crianas e adultos: 50 mg/kg/dia dividido 1 ou 2 doses durante 3 dias, aps as refeies. Dose mxima diria :3000mg. Estrongiloidase disseminada:500mg/dia por 25 a 30 dias. Larva migrans: usar a pomada sobre o local duas vezes ao dia por 5 dias. TINIDAZOL 50mg/kg em dose nica diria (mximo de 3 g) Amebase: 25 a 45 mg/kg em dose nica diria (mximo de 3g) por 2 dias. Giardase:50 a 60mg/kg/dia dividindo 2 doses por 5 dias.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Antifngicos sistmicos

99

ANTIFNGICOS SISTMICOS

ANFOTERICINA B Crianas: dose inicial 0,25 a 0,50 mg/kg/dia em infuso lenta(2 a 6 hs)aumentar progressivamente(0,25 mg/kg cada dia) at 1,0 mg/kg/dia. Na manuteno pode-se usar doses dobradas em dias alternados (mximo de 1,5mg/kg cada dose). Dose total acumulada :20-30 mg/kg ou 1 a 3 gramas em 6 a 12 semanas. Calazar resistente:30-50 mg/kg Blastomicose disseminada ou resistente a sulfas:0,25 a 1,0 mg/kg/dia. Dose acumulada =30mg/kg. Micoses sistmicas muito graves em imunodeprimidos :iniciar com 1 mg/kg/dia. Doses de at 7 mg/kg/dia. Doses de at mg/kg/dia j foram usadas(risco grande). ANFOTERICINA Crianas e adultos: Lipossomal:3-5 mg/kg/dia 1 vez ao dia. Infundir em um mnimo de duas horas. Diluir em SG para 0,2 a 0,5mg/ml.Complexo Lipdico:2,5-5 mg/kg/dia. Infundir em um mnimo de duas horas. Diluir em SG para 1mg/ml.Calazar resistente: 4mg/kg/dose (Ambisome) em doses com intervalos de 3 dias . Ou com Amphocil na dose de 20 mg/kg/dia por 7 dias apenas (s para maiores de 5 anos). Agitar o frasco suavemente at desaparecer todo o sedimento do fundo.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

100

Antifngicos sistmicos

CETOCONAZOL Crianas > 2 anos:3-6 mg/kg/dia 1 vez ao dia: < 20kg:50mg/dose x 1 20-40kg:100mg/dose x 1 >40kg:200mg/dose x 1 Adultos: 200mg 1 vez ao dia.Em casos mais graves usar 400mg/dia. No usar por mais de 4 semanas. Blastomicose:3 a 15 mg/kg. FLUCITOSINA (no mais disponvel no Brasil) Recm-nascidos:50-100mg/kg/dia divididos 1-2 Crianas e adultos:50 a 150 mg/kg/dia divididos 4 doses. Ajustar dose na insuficincia renal: CI:<10: intervalo de 6p/ 24 horas CI:10-50: intervalo de 6 p/ 12 horas. FLUCONAZOL Dose EV a mesma usada por via oral. Usar dose dobrada no primeiro dia. Candidase orofarngea e esofgica:3 mg/kg/dia divididos por 14 e 21 dias respectivamente. Adultos :100 a 400mg/dia (14 e 21 dias respectivamente). Meningite criptoccica: 6 a 12 mg/kg/dia at 12 semanas depois da normalizao do liquor. Mximo:150 mg/dia. Crianas e recm-nascidos > de 14 dias: 6 a 12mg/kg/dia por 28 dias. Mximo:150mg/dia Prematuros < 29 semanas de idade gestacional:5 a 6 mg/kg/ dose a cada 48-72 hs.
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Antifngicos sistmicos

101

Prematuros 30-36 semanas de idade gestacional:3 a 6 mg/kg/ dose a cada 48 hs. Adultos :200 a 400mg/dia por 28 dias. Blastomicose:2 a 7 mg/kg Candidase vaginal:150mg dose nica. Por via venosa a infuso deve ser feita ao longo de 2 horas. Mximo: concentrao de 2mg/ml e velocidade de 200mg/ hora. Ajustar dose na insuficincia renal : CI:20-50: usar metade da dose. CI:10-20: usar um quarto da dose. Hemodilise: nova dose aps dilise. GRISEOFULVINA Crianas :10-30 mg/kg/dia divididos 1-4 . de 15-25kg:125 a 250mg/dia. 25 kg:250-500 mg/dia Aps as refeies por 4 a 6 semanas para tineas capitis ou ungueum, 2 a 4 semanas para tinea capitis e 4 a 8 semanas para tinea pedis. Adultos :500mg/dia para tinea corporis e cruris e 750 a 1000mg/dia para onicomicoses e tinea pedis. Dose mxima:1000mg/dia. ITRACONAZOL Crianas :3 a 5mg/kg/dia divididos 1 Profilaxia de Aspergilus na doena granulomatosa crnica:5 a 10mg/kg/dia. Profilaxia na AIDS:2-5 mg/kg/dia Blastomicose:3 a 6 mg/kg/dia Adolesc(20-40kg):50-100mg/dia x 1
ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

102

Antifngicos sistmicos

Adultos :100 a 200 mg/dia divididos 1 ou 2. Micoses sistmicas:100-200mg/dia Candidase oral:100mg/dia /15 dias Candidase vaginal:200mg 2x/dia/2dias Ptirase versicolor:200mg/dia p/ 5 dias. Tineas corporis , cruris , pedis:100mg/dia por 15 dias. Tinea ungeum:5mg/kg/dia 1 vez ao dia por 2 meses para mos ou 3 meses para ps. MICONAZOL EV:Crianas ano:20-40mg/kg/dia divididos 2-3 doses. NISTATINA Candidase oral:Prematuros:100.000 Ux4 Lactantes:200.000 Ux4 Crianas:400.000 Ux4 metade em cada canto da boca Candidase intestinal:usar dose dobrada ou triplicada. TERBINAFINA Evitar em crianas pequenas. Crianas de 12 a 18 kg:62,5mg/dia x 1 Crianas de (18 a 25 kg):125mg/dia x 1 Adolescentes e adultos:250mg/dia Tempo de tratamento :6 semanas para onimicose de mos e 3 meses para ps.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Referncias

103

REFERNCIAS 01. AMERICAN HEART ASSOCIATION. Antibiticos profilticos: profilaxia cirrgica, seo V, 02. ANTIMICROBIAL Use Guidelines. 8. ed. [S.l.]: University of Wisconsin Hospital, 1996. 03. ASSOCIAO PAULISTA DE ESTUDOS E CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR. Enterococos resistentes aos glicopetdeos. [S.l.]: APECIH, 1999. 04. Antimicrobianos e Sndromes Infecciosas Guia Prtico Carlos Starling, Estevo Urbano 2002 Medsi 05. AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Red Book, 2008, 31. ed. 06. BARROS, E.; BITTENCOURT, H.; CARAMORI, M. L.; MACHADO, A. Antimicrobianos: consulta rpida. 4. ed. Artmed Editora - Porto Alegre: [s.n.], 2008. 07. BRASIL. Ministrio da Sade. Consenso sobre uso racional de antimicrobianos. Braslia: Ministrio da Sade, 1998. 08. CORBELLA, X; MONTERO, A; PUJOL, M, et al. Emergence and rapid spread of carbapenem resistance during a large and sustained hospital outbreak of multiresistant Acinetobacter baumannii. J Clin Microbiol 2000; 38:4086. 09. DEF 2002/2003 EPUC Editora de Publicaes Cientficas Ltda. 10. Drugs.com (Drug Information Online) 11. EDMOND, MB; OBER, JF; WEINBAUM, DL, et al. Vancomycin-resistant Enterococcus faecium bacteremia: risk factors for infection. Clin Infect Dis 1995; 20:1126. 12. FARHAT et al. Infectologia peditrica [S.l.]: Edies Atheneu, 2007. peditrica. 13. FERRAZ, Edimundo M.; FERRAZ, lvaro A. B. Infeco em cirurgia. [S.l: s.n.], 1997. 14. GARNER, JS. Hospital Infection Control Practices Advisory Committee. Guideline for isolation precautions in hospitals, second edition: Part 2: Rationale and recommendations. Infect Control Hosp Epidemiol 1996; 17:53. 15. HAY et al. Current pediatric diagnosis & treatment. 12. ed. 2008. 16. HOSPITAL DO TRABALHADOR. Protocolo de antibitico profilaxia. Curitiba: Hospital do Trabalhador, 1998. 17. HSUEH, PR; TENG, LJ; CHEN, CY, et al. Pandrug-resistant Acinetobacter baumannii causing nosocomial infections in a university hospital, Taiwan. Emerg Infect Dis 2002; 8:827. 18. KRUGMAN et al. Infections diseases of children. 9. ed. [Sl. : s.n.], 2003 19. MANUAL for drugs used in neonatal care. 11. ed. [S.l.]: Neofax, 2008.

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

104

Referncias

20. MUTO, CA; JERNIGAN, JA; OSTROWSKY, BE, et al. SHEA Guideline for Preventing Nosocomial Transmission of Multidrug-Resistant Strains of Staphylococcus aureus and Enterococcus. Infect Control Hosp Epidemiol 2003; 24:362. 21. NELSON. Tratado de pediatria. 17. ed. [S.l. : s.n.], 2005. 22. PATERSON, DL. The epidemiological profile of infections with multidrug-resistant Pseudomonas aeruginosa and Acinetobacter species. Clin Infect Dis 2006; 43 Suppl 2:S43. 23. PITTET, D; HUGONNET, S; HARBARTH, S, et al. Effectiveness of a hospital-wide programme to improve compliance with hand hygiene. Lancet 2000; 356:1307. 24. PIVA & CELINY. Medicina Intensiva em Pediatria. Revinter. 2005. 25. RUDOLPHS Pediatrics. 13. ed. [S.l : s.n.], 2002. 26. SANFORD, J.P GILBERT, D.N.; SANDE, M.A. The Sanford Guide to Antimicrobial .; Therapy, 34 edio, Dallas, 2008. 27. SAFDAR, N; HANDELSMAN, J; MAKI, DG. Does combination antimicrobial therapy reduce mortality in gram-negative bacteremia? Ameta-analysis. Lancet Infect Dis 2004; 4:519. 28. SIEGMAN-IGRA, Y; RAVONA, R; PRIMERMAN, H; GILADI, M. Pseudomonas aeruginosa bacteremia: an analysis of 123 episodes, with particular emphasis on the effect of antibiotic therapy. Int J Infect Dis 1998; 2:211. 29. STARLING, C. E. F SILVA, E. U. Antimicrobianos e Sindromes Infecciosas - Guia Prtico. ., Ed. Medsi - Rio de Janeiro, 2002 30. TAVARES, W. Manual de Antibiticos e Quimioterpicos Antiinfecciosos. 3 ed. So Paulo: Ed, Atheneu, 2004 31. GUIA DE VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA. Ministrio da Sade. 6 edio (2006)

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Anotaes

105

ANOTAES

ANTIMICROBIANOS - GUIA PEDITRICO

Anda mungkin juga menyukai