Anda di halaman 1dari 55

MANUAL DE METODOLOGIA DA PESQUISA

PROF. DR. POTIGUARA ACCIO PEREIRA

DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento.

Cursos de Ps-Graduao Lato Sensu Televirtuais | 2012

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
INTRODUO
Trabalho h muitos anos com Metodologia da Pesquisa. Para ensinar e para pesquisar. Ao longo do tempo, deparei-me com muitos obstculos. O mesmo aconteceu com muitos de meus alunos. E no foram poucos os que desistiram de tentar ultrapass-los. Venc-los, realmente, no fcil. Percebi, tambm, algo muito importante. preciso deixar de lado a preocupao com resultados, isto , com o trmino do trabalho; seja porque h uma data estabelecida para isso ou h uma nota por sua consecuo ou um certificado... Isto deixa aquele que pesquisa ansioso e a tendncia pensar mesmo nos resultados e no no processo que leva consecuo da pesquisa. No h dvida alguma de que h prazos. Mas, tambm, h planejamento e isto que faz com que o trabalho seja concludo naturalmente. H que se ter claro, antes de tudo, que toda pesquisa est associada formao de quem pesquisa. E isto que garante que ela seja de qualidade, pois o processo de conhecimento. Por outro lado, no se pode esquecer que as Cincias Humanas so, ainda, muito criticadas h aqueles que nem as consideram cincias. E isto tem complicado bastante as pesquisas na rea. No tocante aos estudantes, h uma insatisfao muito grande quanto ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa acadmico-cientficos. A maioria no traz da graduao uma orientao segura. E a maioria s houve falar em pesquisa cientfica nos cursos de ps-graduao. Feliz, ou infelizmente, somos obrigados a admitir que as epistemologias, as teorias, os mtodos e os procedimentos metodolgicos das Cincias Humanas no nos tm dado muita segurana, porque tambm no esto seguros de si mesmos. Pois bem, este trabalho dirigido queles que se matricularam em um dos cursos de ps-graduao lato sensu da Rede Anhanguera e quer contribuir para os estudos, a pesquisas e os trabalhos de concluso de cursos.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Para tanto, responder a algumas questes, a fim de permitir uma melhor compreenso sobre os mecanismos da pesquisa. Quer tambm auxiliar na compreenso de concepes, conceitos e perspectivas dos especialistas na matria e ser ponto de referncia para melhor situar, interpretar e compreender a relao de quem pesquisa com a prpria pesquisa. De incio, uma ressalva: pesquisas no so voltadas para objetos; elas o so para sujeitos. difcil a tarefa de procurar responder sobre o sujeito (o que ?). Mas isto hoje, mais do que nunca, necessrio e urgente. Dotados de conscincia, os sujeitos tm o poder de agir sobre suas prprias vidas. Eles conhecem, agem, sentem e querem. Isto d, perfeitamente, a idia do que significa pesquisar para sujeitos. E d tambm uma ideia do que significa pesquisar os prprios sujeitos. O conhecimento humano implica sempre uma reflexividade com vistas ao que se conhece. E a Metodologia da Pesquisa Cientfica tem de possibilitar, queles que a estudam, entender o porqu de as cincias serem tidas como rigorosas. Elas o so, porque seus conhecimentos decorrem de pensamentos rigorosos, isto , daqueles pensamentos que se dirigem a um objeto, possuem um mtodo e so lgicos, isto , coerentes, no contraditrios. E assim tm de ser, porque a Cincia nasceu sob a gide da razo e da verdade. No , pois, por outro motivo que o rigor da Cincia, hoje, se encontra nos seus prprios discursos. Alm do conhecimento cientfico, o conhecimento filosfico se constitui tambm rigoroso. Por isto, a Filosofia e a Cincia so consideradas interpretaes rigorosas da realidade. Alm delas, a Arte, a Religio e o Senso Comum tambm se constituem formas de interpretao da realidade, mas, no so interpretaes rigorosas da realidade. So interpretaes, claro, mas interpretaes que se do a partir das caractersticas prprias de cada uma delas. A Arte ligada imaginao, criatividade; a Religio, crena e o Senso Comum, s impresses ordinrias, vulgares, que temos da realidade.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
A questo do rigor da Cincia tem conseqncias importantes para a Metodologia da Pesquisa Cientfica, uma vez que por ela os alunos tero de aprender muito bem a diferena entre a construo de uma interpretao cientfica, em vista a uma determinada situao, e a construo de uma interpretao construda a partir de uma situao qualquer. Assim, se um grupo de alunos constri uma interpretao sobre a queda de um objeto lanado do topo de um edifcio, esta poder ser at muito interessante, mas praticamente certo que no ser a mesma interpretao que os fsicos fariam. E isto porque os fsicos se baseariam nas teorias existentes sobre a queda dos corpos. Nesse sentido, o conhecimento verdadeiro diz respeito a um conhecimento que pertinente ao nosso mundo. E relativo aos contextos e aos projetos cientficos.

A CINCIA
O homem, ao fazer cincia, nada mais faz do que interpretar suas prprias aes e ao que o cerca a realidade. Trata-se de um desejo. Desejo de superao daquilo que lhe causa admirao. Espanto, no entendimento de Aristteles. essa interpretao que se transforma num discurso verdadeiro. Num discurso que pretende dizer exatamente como a realidade . Mesmo que se saiba que esse discurso ser outro decorrido algum tempo, uma vez que a realidade se transforma. Portanto, o discurso da cincia um discurso com sentido. A cincia tem proposto conhecer a realidade de modo cada vez mais sistemtico e preciso. Isto quer dizer que a cincia acaba por organizar os dados, que colhe da realidade, em conjuntos logicamente coerentes e busca determinar as ligaes existentes entre os fenmenos. No por outro motivo, pois, que se estabelece um contato com a realidade, de modo a obter informaes a respeito dela e, ao mesmo tempo, dispor de instrumentos que permitam coorden-las e criar esquemas explicativos. Um detalhe importante: ao considerar que seus conhecimentos devam ter carter universal, a cincia deseja resultados que sejam intersubjetivamente controlveis.
4

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Mas, quero crer que, em vez de falarmos da cincia em geral, seja melhor caracterizar o que seja uma disciplina cientfica. Nesse sentido, uma disciplina se caracteriza como cientfica quando possui um objeto, um mtodo e um corpo conceitual. Pois bem, toda disciplina cientfica tem obrigatoriamente um objeto, isto , aquilo para o qual ela quer conhecer. Da constituir-se a objetividade numa de suas principais caractersticas, j que por objetividade se entende o modo como uma disciplina cientfica conhece o seu objeto. Por isto, e o sentido que a Cincia Moderna atribui ao termo, a objetividade acabou por se tornar a caracterstica daquilo que objetivo, isto , na postura que adota o cientista de ver as coisas como as coisas realmente so. possvel compreender agora, porque a concepo de objetividade s se consolidou com o advento da Cincia Moderna. Foi ela que se preocupou em distinguir o que objeto de nossas percepes no sentido de conhecimento emprico e o que objeto de nossa subjetividade. Pode-se afirmar que a Cincia Moderna nasceu sob a gide do que se chamou mtodo experimental. Alis, ainda hoje, quando me refiro cincia em sala de aula, ouo freqentemente referncias experimentao. De fato, a cincia sempre se esforou por eliminar tudo o que dizia respeito subjetividade, a fim de poder definir, reproduzir e comunicar os fatos. E o fez prolongando nossos sentidos por meio de instrumentos de medir, o que acabou por determinar o tratamento meramente quantitativo deles. Com isto, pensou-se

que por meio da repetio dos experimentos fosse possvel evitar o risco de erro. Nesta perspectiva, o fato cientfico nada mais do que o fato mensurvel. Por isto, outro no foi o trabalho da Cincia Moderna que o de descrever seus procedimentos de medida. E para tornar essa descrio fivel, valeu-se da linguagem matemtica. Portanto, primordial para o cientista moderno poder reproduzir os fatos. Da a importncia adquirida por aquilo que os cientistas modernos chamando de mtodo experimental. Nessa linha, para aqueles que trabalham com os fenmenos fsiconaturais, no h cincia sem experincia.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Cabem aqui duas observaes. A primeira, para dizer que h, hoje, outra concepo de cincia a Cincia Ps-Moderna. A segunda, que essa nova concepo de cincia faz-nos refletir sobre uma nova concepo de mtodo. A Cincia Moderna deslocou a questo do mtodo, do sujeito para o objeto. Com isto, criou um grande problema, principalmente, para as Cincias Humanas. Por exemplo, para os psiclogos, tambm a experincia (ou teste) passou a ter importncia. Para o historiador, a fidelidade aos documentos no deixa dvida sobre a importncia dada ao fato. Por isto, fao coro com aqueles que defendem a tese de que a questo do mtodo tem de ser aprofundada. Em seu sentido etimolgico, mtodo quer dizer caminho, isto , ir de um lugar a outro. No caso que o nosso, trata-se do caminho que o sujeito percorre para conhecer determinado objeto. Trata-se, pois, de uma escolha. No , pois, sem sentido a afirmao (LALANDE,1993, p. 679) de que a idia de mtodo sempre a de uma direo definvel e regularmente seguida numa operao do esprito (o grifo meu). Prefiro manter o termo esprito. Pensamento em seu lugar poderia dar a idia de que tomamos o sujeito apenas como cognoscente, esquecendo-nos das crticas pertinentes a esse respeito. Noutros termos, o sujeito no somente cognoscente. Por outro lado, poderia surgir a idia de uma fragmentao da prpria concepo de sujeito, tal qual s das antropologias contemporneas, com relao concepo de homem, absolutamente indefensveis em tempos ps-modernos. Vejo, ento, dois caminhos para o conhecimento do objeto: o categricodedutivo e o emprico-indutivo. LALANDE (Ibidem, p. 142), ao se referir a categrico-dedutivo, remete-nos ao termo dedutivo (p. 229) - que constitui uma deduo e atribui a ele quatro sentidos. Interessa-nos o segundo:
Em particular: ao falar-se de uma conduta geral de pensamento: aquela que utiliza apenas o raciocnio (como nas matemticas puras) sem fazer apelo experincia no curso de seu desenvolvimento. O mtodo dedutivo. Este mtodo dito categrico-dedutivo se partir de
6

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
proposies dadas como verdadeiras; hipottico-dedutivo se essas proposies iniciais so apenas supostas a ttulo provisrio ou consideradas como simples lexis.

Para indutivo, o autor (Ibidem, p. 563) atribui dois significados: A. que procede por induo: mtodo indutivo. B. que resulta de uma induo: verdade indutiva. Ainda, para LALANDE (Ibidem, p. 559-560), h um sentido usual na linguagem filosfica, para o termo induo:
operao mental que consiste em remontar de um certo nmero de proposies dadas, geralmente singulares ou especiais, a que chamaremos indutoras, a uma proposio ou a um pequeno nmero de proposies mais gerais, chamadas induzidas, tais que implicam todas as proposies indutoras.

Tenho-me permitido fazer um detalhamento que julgo dos mais importantes para a metodologia da pesquisa cientfica. A distino entre mtodos, enfoques e procedimentos. Tratarei disto, mais frente. Pensemos agora no corpo conceitual. Para facilitar o entendimento do que isto seja, quero dizer que toda disciplina cientfica tem uma terminologia prpria, o que, na maioria das vezes, chega mesmo a identific-la, sem referncia explcita a ela. Por exemplo, quando me refiro, aleatoriamente, a nmero, clculo, binmio, congruncia, resto, funo... sequer preciso mencionar Matemtica. Quando me refiro a peso, massa, acelerao, movimento, vetor, gravidade... sequer preciso mencionar Fsica. O corpo conceitual, pois, diz respeito aos conceitos que so prprios a uma disciplina cientfica. Por isto, a lgica do discurso de uma disciplina cientfica depende, tambm, de seu corpo conceitual. Por discurso entende-se: A. Operao intelectual que se efetua atravs de uma sucesso de operaes elementares parciais e sucessivas. B. Especialmente, expresso e desenvolvimento do pensamento atravs de uma sucesso de palavras ou proposies que se encadeiam (Ibidem, 1993, p. 266).

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
O EPISTEMOLGICO
Referir-se ao epistemolgico significa referir-se a uma reflexo crtica sobre o conhecimento cientfico, em geral, isto , a um tipo de conhecimento que seja fundamentado, justificado e validado. , tambm, referir-se a como esse conhecimento construdo. Uma observao importante:
Fundamento foi durante tanto tempo sinnimo de contraforte abstrato, de base terica, que existe algum perigo em pretender hoje atribuir-lhe, e subitamente, um contedo concreto. A distino entre os fundamentos e os princpios parece-nos, sem dvida, dever subsistir, mas no to nitidamente como se pretende. Eu chamo fundamento aos princpios gerais sobre os quais pode repousar um sistema do mundo metafsico ou religioso; princpios, aos princpios especiais sobre os quais repousa uma disciplina oarticular; os fundamentos e os princpios so, uns e outros, de ordem abstrata, terica e lgica (Ibidem, p. 436).

Quando refletimos criticamente sobre a Matemtica, colocamos em jogo, por exemplo, questes como a do raciocnio matemtico, do sentido dos principais conceitos utilizados por ela nmero, relaes numricas etc. e aprofundamo-nos no fundamento de seus postulados, teoremas, axiomas. A epistemologia da Biologia, por exemplo, estuda a maneira como os bilogos construram os saberes que so prprios dessa cincia. A Epistemologia no , contudo, Histria da Cincia, uma vez que esta se preocupa com o resgate de como a Cincia se desenvolveu.

O PROJETO DE PESQUISA
Tenho observado, de uns anos para c, que h uma predisposio, por parte de alguns estudiosos, em no elaborar o projeto de pesquisa. Querem pesquisar, imediatamente. Alguns at consideram ser perda de tempo debruar-se sobre ele. O que, evidentemente, no est correto, pelo menos no meu modo de entender. Para mim, um projeto de pesquisa, bem elaborado, significa meio caminho andado na consecuo do trabalho de pesquisa. Alm do mais,

antes de comear a pesquisar, preciso saber o que vai pesquisar.


8

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
isso mesmo. Antes de qualquer coisa, voc tem que se decidir por um TEMA. De preferncia, um tema que conhea bem. Um tema que j estudou bastante ou um tema que mais goste. Ao conhecer o tema, certamente, ter muitas dvidas. Delas decorrer o seu problema de pesquisa. Mas, cuidado. O problema de pesquisa no o conjunto das dvidas que voc possui. S se transformar em problema de pesquisa a dvida que realmente no puder ser resolvida. Por isto, o problema de pesquisa tem de ser, alm de especfico, muito bem delimitado. De modo algum, vago ou impreciso. Alm disso, recomenda-se, academicamente, que seja nico. Cuidado, pois, com a sua formulao. Por exemplo, o projeto de pesquisa que tem como problema de pesquisa O Direito como norma apresenta um nico problema de pesquisa. Outro projeto, que tem como problema de pesquisa O Direito como norma e valor apresenta dois problemas de pesquisa. Muito cuidado, pois, na formulao do problema de pesquisa. Sempre que perguntamos por algo, bem ou mal, temos uma resposta para o que perguntamos. Pode no ser a resposta adequada, mas no deixa de ser uma resposta. Pois bem, a resposta, ou resposta, que se atribui ao problema de pesquisa exatamente a hiptese, ou hipteses. E a pesquisa ser exatamente a busca por confirm-la. Depois disso, reflita sobre a relevncia da pesquisa. Por que importante pesquisar o que se est propondo? No se pode esquecer que toda pesquisa tem de ser pensada em termos de relevncia pessoal e relevncia social. Observe o seguinte. Quando pensamos a realidade fsica, pretendemos descrev-la, explic-la ou interpret-la. J com a realidade humana diferente. O pensamento uma atividade humana e surge de outras atividades humanas. Portanto, exerce influncia sobre tudo que humano. Alm disso, h o problema da responsabilidade moral e social que o acompanha. Outro quesito: o (s) objetivo (s) da pesquisa. Muitos alunos-pesquisadores se atrapalham muito quando precisam se referir aos objetivos da pesquisa. Muitas vezes, objetivos so tomados como problemas de
9

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
pesquisa e vice-versa. preciso ateno. Outros insistem em mencionar objeto de pesquisa. Vejamos.
OBJETIVO adj. Relativo ao objeto. / Que existe independentemente do pensamento; que diz respeito ao mundo exterior (ope-se a subjetivo). / Que expe, investiga ou critica, baseando-se nos fatos e no nos sentimentos; isento de parcialidade: crtica objetiva. / - S. m. Fim a atingir; alvo, propsito. OBJETO s.m. Tudo o que se oferece vista, que afeta os sentidos. / Qualquer coisa. / Fig. Tudo o que se oferece ao esprito, que o ocupa; inteno, propsito. / Causa, motivo de um sentimento, de uma ao. / Matria prpria: o objeto de uma ao. / Dir. Aquilo sobre o que incide um direito, uma obrigao, um contrato, uma demanda em juzo. / Filos. O que pensado e se ope ao ser pensante, ou sujeito. / Gram. Complementos verbais: objeto direto e objeto indireto. // O objeto amado, a pessoa a quem se ama (KOOGAN/HOUAISS, 1997, p. 1157).

Percebeu a diferena? Alis, no pense duas vezes para recorrer ao dicionrio. Quando estiver trabalhando com um texto de uma rea especfica, existem dicionrios para eles. H dicionrios de Filosofia, Sociologia, Psicologia, Cincias etc. Use-os sempre. Nunca utilize um vocbulo que no conhea o seu real significado. Outro passo para a consecuo do projeto de pesquisa a justificativa. Na prpria elaborao do projeto de pesquisa existe, implcita, uma justificativa. Afinal, voc est elaborando um projeto de pesquisa, porque a voc foi solicitada uma pesquisa. Ser o seu Trabalho de Concluso de Curso. Pois bem, a est a justificativa acadmica. Quero me referir a outra justificativa. A que diz respeito ao por qu? dela, no aspecto contribuio para o desenvolvimento da Cincia, alis, um ponto que tem causado surpresa a muitos estudantes. Muitos, ou mesmo a maioria deles, no se sentem capazes de contribuir com o desenvolvimento da cincia. Ora, se esto pesquisando... Descreva, pois, o contexto da pesquisa, fale sobre a definio do problema, explicite os objetivos e diga por que quer pesquisar o que prope. Antecipe uma situao precisa, nova, que deseja realizada. Selecione, e/ou crie, e organize os meios de interveno que considerar pertinente relativamente mudana que deseja. No esquea da relevncia pessoal e social. Aliado justificativa, o referencial terico.
10

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Claro est que, se j se decidiu por um tema e tem um problema de pesquisa, muitas leituras j foram feitas artigos de revistas cientficas, captulos de livros, ou mesmo alguns livros, um ou vrios documentos no esquea, no caso da pesquisa, a leitura seletiva propiciaro ter uma postura terica. Ser ela que fundamentar o seu trabalho. Pergunte a voc mesmo que argumentos sugeridos por um ou vrios autores apiam o seu trabalho. Mas, cuidado. No basta citar os nomes dos autores lidos. O referencial terico resulta da sua elaborao mental a partir do que leu. De importncia considervel, a metodologia da pesquisa cientfica. A metodologia da pesquisa envolve o mtodo. Se o mtodo adotado for o categricodedutivo, voc ter ainda que se decidir por um enfoque ou uma abordagem. Se o mtodo adotado for o emprico-indutivo, voc ter que optar por um, ou mais, procedimentos metodolgicos. Por fim, a coleta de dados. Por mtodo entende-se o caminho que o sujeito percorre para conhecer determinado objeto. Sujeito aquele que conhece e objeto aquilo que se conhece. Portanto, o caminho escolhido pelo sujeito deciso dele. Est em sua mente. Nesse sentido, seu ponto de partida pode ser uma afirmao de carter universal ou uma afirmao de carter particular a respeito do objeto. No primeiro caso, o mtodo categrico-dedutivo e no segundo, o mtodo emprico-indutivo. O mtodo categrico-dedutivo o que admite enfoques ou abordagens; o mtodo emprico-indutivo, procedimentos metodolgicos. No primeiro caso, pode-se dizer que a pesquisa mais terica e, no segundo, que mais prtica. Dentre os enfoques ou abordagens existentes, as mais comuns so o hermenutico, o fenomenolgico e o dialtico. Abbagnano (1996, p. 315, 531, 603) d os seguintes significados para dialtica, fenomenologia e hermenutica:
Dialtica. Na histria da filosofia este termo, derivado de dilogo, no tem uma significao unvoca, de modo que possa ser determinado e aclarado de uma vez por todas, mas tem recebido distintos significados diversamente aparentados entre si e no reduzveis uns aos outros ou a um significado comum. No entanto, possvel distinguir quatro significados fundamentais: 1) a D. como mtodo da diviso; 2) a D. como lgica do provvel; 3) a D. como lgica; 4) a D. como sntese dos opostos.

11

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Fenomenologia. A descrio do que aparece ou a cincia que tem como tarefa ou projeto esta descrio. Hermenutica. Uma tcnica qualquer de interpretao.

claro que neste momento isto diz muito pouco, mas com o andamento da pesquisa tudo tende a ser esclarecido. A teoria tem uma funo importantssima no processo metodolgico, uma vez que por ela que rompemos com o senso comum. por ela que racionalizamos e explicamos a realidade. Dentre os procedimentos metodolgicos, a anlise documental, o estudo de caso, a anlise estatstica, a anlise comparativa, dentre outros. A busca por um procedimento metodolgico adequado esclarecer melhor o que estamos aqui a discutir. Algumas instituies de ensino exigem solicitam que seus alunos incluam no projeto de pesquisa um cronograma da pesquisa. O cronograma faz meno s etapas que sero ser percorridas ao longo da pesquisa. Assinala o tempo a ser vencido pelo aluno em cada uma delas. Por fim, referncias no mais bibliografia. Todos os documentos consultados para a elaborao do projeto de pesquisa. So considerados documentos os livros, captulos de livros, artigos cientficos, anais de congressos cientficos, documentos histricos, relatrios de pesquisas j realizadas etc. Um aspecto importante: mantenha-se atualizado com vistas aos documentos. E mais, relacione todo material utilizado para a elaborao do projeto de pesquisa. No esquea: siga as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

A LEITURA DE TEXTOS FILOSFICOS OU CIENTFICOS


Voc j deve ter percebido que no fcil ler um texto filosfico ou cientfico. H de concordar comigo que so muitas as dificuldades. Ouo freqentemente dos meus alunos que eles no entendem o que os autores dizem. Alguns mais exacerbados chegam a se perguntar por que tm de ler o que tm de ler.

12

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Ora, voc ir elaborar uma monografia. Ter que ter elementos para isso. A leitura da documentao pertinente essencial; por ela voc vai adquirir os conhecimentos necessrios para a consecuo de sua pesquisa. Seu trabalho precisa ser fundamentado, justificado e validado. Para isso, voc precisa, de fato, ser um bom leitor. No se esquea. Voc venceu uma etapa importante do seu trabalho de pesquisa: elaborou o projeto de pesquisa. Portanto, j se decidiu por um tema e o que mais importante por um problema de pesquisa. Precisa agora resolv-lo. Faa o levantamento documental necessrio; organize-o e passe a ler texto por texto. Em cada texto comece por conhecer o autor. Explore bem os dados de sua vida e de sua obra. Conhea seu ambiente cultural e suas preocupaes em relao a ele. Um texto extenso precisa ser delimitado. Faa-o sempre em vistas de sua capacidade de trabalho. No h norma para isso. Avance na leitura parte por parte. Leia cada parte atentamente. Uma por uma. No primeiro momento, de uma nica vez. Sua inteligncia precisa ter noo do todo, para poder trabalhar com as partes. No interrompa a leitura, nada assinale. Simplesmente, leia. Depois disso, faa outra leitura. Assinale tudo que for desconhecido para voc. Muita ateno ao vocabulrio. No d qualquer sentido s palavras. Elas certamente tero um sentido especfico. Pesquise tudo aquilo que for desconhecido: datas, acontecimentos, autores citados etc. Feito isto, voc tem dispor de todos os elementos necessrios para saber exatamente o que o autor disse. Se voc dispuser a falar do texto sem que saiba exatamente o que o autor quis dizer estar interpretando o texto, porm, equivocadamente. Uma maneira interessante de saber o que o autor disse elaborando o resumo do texto. Faa isso a partir da idia, ou idias, principal de cada pargrafo. Mas, no altere nada. Trabalhe com as prprias palavras do autor.

13

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Agora sim, termine a leitura fazendo a interpretao. Coloque as suas idias frente s idias do autor. Concorde, discorde, critique, problematize. No desanime. Se for o caso, leia o texto quantas vezes forem necessrias. No passe para a parte seguinte se for deixar alguma coisa para trs; alguma coisa que no conseguiu descobrir; que no entendeu. Aprenda a fazer anotaes. Elas podero ajudar no momento da elaborao da dissertao. Abra pastas para isso em seu computador. Uma para o que poder servir como citao. Outra para relacionar os documentos lidos. Ser muito mais fcil organizar as referncias. Outra, ainda, para expor, se necessrio, o pensamento de um autor. Enfim, crie quantas pastas forem necessrias; essas pastas podero ser de diferentes naturezas. MEDEIROS (1996, p. 16) define anotao como processo de seleo de informao para posterior aproveitamento. E aconselha: as notas devem permitir redao a partir delas, ou seja, no devem ser to sintticas que dificultem o entendimento e no possam ser convertidas em texto. Mas, cuidado. Fique atento para a qualidade das fontes de pesquisa. Escolha somente documentos que tenham referncia. As bibliotecas hoje esto equipadas para auxiliar voc nesse aspecto. Procure-as com freqncia. No se limite a uma ou duas. Esteja em contato com quantas puder, desde que atualizadas. No se esquea dos peridicos. Trabalhe os peridicos mais atuais, porque eles mostram as tendncias do momento.

OS ELEMENTOS FORMAIS DA MONOGRAFIA


So quatro os elementos formais da monografia. Eles no tm uma ordem prestabelecida, apenas, tm de ser considerados quando da sua elaborao: o epistemolgico, o terico, o morfolgico e o tcnico. DE BRUYNE, HERMAN e DE SCHOUTHEETE (1977, p. 35) denominam plos da pesquisa. Ao epistemolgico j se fez referncia. Mas, no custa relembrar. O epistemolgico diz respeito ao conhecimento que temos de ter da Cincia.

14

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Na elaborao da monografia, o epistemolgico permitir o que chamo de enfoques da pesquisa ou, como querem alguns, os processos discursivos. No caso das pesquisas em Cincias Humanas, seriam, predominantemente, o dialtico, o fenomenolgico, o hermenutico. O tcnico diz respeito coleta de dados. Assim a entrevista (estruturada, livre, centralizada num tema particular), o questionrio, a observao direta, a observao participante e a anlise documental. Observem, algumas coisas que DE BRUYNE, HERMAN e DE SCHOUTHEETE ( 1977, p. 211-4) dizem a respeito.

1. ENTREVISTA (ORAL) ESTRUTURADA (PROTOCOLO FIXO) LIVRE, SOBRE UM TEMA GERAL CENTRALIZADA NUM TEMA PARTICULAR (LISTA-CONTROLE) INFORMAL E CONTNUA ENTREVISTAS REPETIDAS EM PROFUNDIDADE INDIRETA

O QUE SE BUSCA FATOS OBSERVADOS E/OU OPINIES EXPRESSAS SOBRE ACONTECIMENTOS, SOBRE OS OUTROS, SOBRE A PRPRIA PESSOA MUDANAS DE ATITUDES, DE INFLUNCIAS EVOLUES DOS FENMENOS SIGNIFICAES DAS RESPOSTAS CONTEDO LATENTE

ESCOLHAS TCNICAS SELEO DOS INFORMANTES (APTOS E DISPOSTOS A RESPONDER) AMOSTRA RESPONDEDORES REPRESENTATIVOS PESSOAS COMPETENTES

DIFICULDADES A SUPERAR BARREIRA PARA COMUNICAO; RELAO ARTIFICIAL MECANISMOS DE DEFESA (FUGA, RECUSA, RACIONALIZAO, CONFORMISMO ETC.) ESTADO DE INFORMAO ALEATRIO DOS RESPONDEDORES SUBJETIVIDADE
15

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
DISPARIDADE ENTRE DECLARAES E COMPORTAMENTOS INADEQUAO DOS CONCEITOS COM O REAL, DIFICULDADES DE LINGUAGEM, INCOMPREENSES

VANTAGENS RELATIVAS INCITAES A RESPONDER (ACOLHIMENTO, DESEJO DE COMUNICAR ETC.) QUANTIDADE E QUALIDADE AUMENTADAS DAS INFORMAES, PROBLEMAS MAIS COMPLEXOS OU MAIS CARREGADOS AFETIVAMENTE FLEXIBILIDADE

2. QUESTIONRIO (ESCRITO) ESTRUTURADA (PROTOCOLO FIXO) LIVRE, SOBRE UM TEMA GERAL CENTRALIZADA NUM TEMA PARTICULAR (LISTA-CONTROLE) INFORMAL E CONTNUA ENTREVISTAS REPETIDAS EM PROFUNDIDADE INDIRETA

O QUE SE BUSCA FATOS OBSERVADOS E/OU OPINIES EXPRESSAS SOBRE ACONTECIMENTOS, SOBRE OS OUTROS, SOBRE A PRPRIA PESSOA MUDANAS DE ATITUDES, DE INFLUNCIAS EVOLUES DOS FENMENOS SIGNIFICAES DAS RESPOSTAS CONTEDO LATENTE

ESCOLHAS TCNICAS FORMULAO DAS PERGUNTAS : FECHADAS (ESCOLHA DAS RESPOSTAS REDUZIDAS) ABERTAS (CONTEDO E FORMA DAS RESPOSTAS DEIXADAS ESCOLHA) PR-FORMADAS (COMPROMISSO ENTRE PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS)

DIFICULDADES A SUPERAR BARREIRA PARA COMUNICAO; RELAO ARTIFICIAL MECANISMOS DE DEFESA (FUGA, RECUSA, RACIONALIZAO, CONFORMISMO ETC.) ESTADO DE INFORMAO ALEATRIO DOS RESPONDEDORES SUBJETIVIDADE DISPARIDADE ENTRE DECLARAES E COMPORTAMENTOS

16

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
INADEQUAO DOS CONCEITOS COM O REAL, DIFICULDADES DE LINGUAGEM, INCOMPREENSES DESVIOS DEVIDO RIGIDEZ EXAME E ORDENAO MAIS DIFCEIS INTERPRETAO DELICADA, RISCO DE ERRO CUSTO MAIS ELEVADO

VANTAGENS RELATIVAS UNIFORMIDADE ANONIMATO FACILIDADE DE EXAME FILTRAGEM DAS PERGUNTAS RESPOSTAS MAIS COMPLEXAS

3. OBSERVAO DIRETA, SISTEMTICA (OBSERVADOR EXTERNO) O QUE SE BUSCA CARACTERES OU PROPRIEDADES DE UM NMERO DE ACONTECIMENTOS OU DE UNIDADES (DISTRIBUIES, FREQNCIAS) VRIOS CARACTERES OU PROPRIEDADES DA MESMA SITUAO OU DO MESMO OBJETO AES CONSTATADAS, EXPLICAES RECEBIDAS, SIGNIFICAES REFERIDAS INCIDENTES OU HISTRIAS, FATOS RECORRENTES

ESCOLHAS TCNICAS DEFINIO DE OBJETOS A SEREM OBSERVADOS E DAS UNIDADES AMOSTRAGEM REPRESENTATIVA SELEO DE DADOS NECESSIDADE DE SISTEMATIZAR AS ANOTAES (CATEGORIAS, ESCALAS)

DIFICULDADES A SUPERAR MANIFESTAES SENSVEIS (SINAIS A SEREM INTERPRETADOS) DIVERSIDADE DE OBJETOS E DE NVEIS DE OBSERVAO SUJEITO OBSERVADO COMPORTANDO-SE DE MODO DIFERENTE DO QUE SOZINHO; COMPORTAMENTO DIFERENTE DO PENSAMENTO; CONDUTAS AMBGUAS IMPRECISO; ACMULO INTIL DOS DADOS; OBSERVAO INTENCIONAL; NO CORRESPONDNCIA DA INTERPRETAO COM AS NOTAS

4. OBSERVAO PARTICIPANTE (OBSERVADOR CONHECIDO OU OCULTO) O QUE SE BUSCA FATOS TAIS COMO SO PARA OS SUJEITOS OBSERVADOS FENMENOS LATENTES (QUE ESCAPAM AOS SUJEITOS, MAS NO AO OBSERVADOR)

17

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
ESCOLHAS TCNICAS ENTREVISTA AO VIVO DURANTE O ACONTECIMENTO E OBSERVAO QUER DIRETA, QUER POR PESSOAS INTERPOSTAS (INFORMANTES SO COLEGAS RELAO FACE A FACE DURVEL, ATIVA OU NO (VER, ESCUTAR, COMPARTILHAR); OBSERVADOR SIMULTANEAMENTE SEPARADO E IMPLICADO CAPACIDADES NECESSRIAS AO PESQUISADOR; INTUIO, IMAGINAO, PERCEPO DOS PROBLEMAS

DIFICULDADES A SUPERAR RECUSA POSSVEL DO OBSERVADOR OU INTEGRAO E SOCIALIZAO EXCESSIVAS O ACONTECIMENTO QUE INTERESSA FREQENTEMENTE FORTUITO PROBLEMA DE TICA

VANTAGENS RELATIVAS PARTICIPAO MXIMA DO PESQUISADOR RELAO MENOS ARTIFICIAL

ANLISE DOCUMENTAL FONTES PRIVADAS OU OFICIAIS (ARQUIVOS, RELATRIOS, ESTATSTICAS, DIRETA OU INDIRETAMENTE PERTINENTES, REFERINDO-SE INSTITUIO OU SITUAO ESTUDADA)

O QUE SE BUSCA FATOS, ATRIBUTOS, OPINIES, COMPORTAMENTOS, EVOLUES, TENDNCIAS (EXPLORAO, PR-PESQUISA, VERIFICAO DE HIPTESES)

ESCOLHAS TCNICAS

a) ANLISE QUALITATIVA DO CONTEDO NECESSIDADE DE UMA CRTICA HISTRICA AUTENTICIDADE, VALOR MOTIVOS E CONDIES DO ESTABELECIMENTO DO TEXTO

b) ANLISE DE CONTEDO QUANTITATIVO

18

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
ESCOLHA DOS TEXTOS (AMOSTRAGEM) DESCRIO QUANTITATIVA DO TEXTO DETERMINAO DAS UNIDADES

DIFICULDADES A SUPERAR DIFICULDADE DE ACESSO (SEGREDO) DIFICULDADE DE INTERPRETAO (SENTIDO DAS PALAVRAS, CONTEXTO ETC.) REEMPREGO NUMA PERSPECTIVA DE PESQUISA O IMPORTANTE NEM SEMPRE EST ESCRITO

VANTAGENS RELATIVAS INSTRUMENTOS NO REATIVOS ECONOMIA DE TEMPO E DE DINHEIRO A coleta de dados vem intimamente ligada ao que chamo de procedimento metodolgico ou, como querem alguns, os modos de investigao.

A ESTRUTURA TCNICA DA MONOGRAFIA


Apresento, aqui, uma estrutura ideal para monografias de concluso de cursos lato sensu E est baseada no que dispe a NBR-14724/2002, da ABNT. Capa Pgina de Rosto Resumo Sumrio Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias Bibliogrficas Outros elementos como Folha de Aprovao, Lombada, Errata, Dedicatria, Agradecimentos, Epgrafe, Listas, Glossrio, Apndices, Anexos e ndice podem ser inseridos, desde que haja orientao para isso da instituio que exige o trabalho ou que o prprio trabalho exija.

CAPA

19

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Obrigatria em todo trabalho acadmico-cientfico. A instituio que exige o trabalho decidir sobre o material a ser utilizado. Papel simples, capa dura, cor etc. Elementos da capa: no alto, o nome da instituio e logo abaixo o nome do curso logo abaixo, o nome do autor do trabalho no meio, o ttulo do trabalho em baixo, o local onde o trabalho foi realizado e o ano

20

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
MODELO DE CAPA

INSTITUTO DE EDUCAO BARO DO RIO BRANCO

CURSO DE DIREITO ANTNIO MARCOS PEREIRA DOS SANTOS

A PARTICIPAO DO PROFESSOR NA VIDA DA ESCOLA

Mirades 2003

Observar 3 cm para a margem superior e esquerda e 2 cm para a inferior e esquerda.

21

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
PGINA DE ROSTO
Os mesmos elementos da capa, acrescidos da indicao da natureza do trabalho.

MODELO DE PGINA DE ROSTO

ANTNIO MARCOS PEREIRA DOS SANTOS

A PARTICIPAO DO PROFESSOR NA VIDA DA ESCOLA

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial, para concluso do Curso de Pedagogia, no Instituto Baro do Rio Branco, sob a orientao do Prof. Maurcio de Lima Duarte.

Mirades 2003

22

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
RESUMO
Uma breve apresentao dos pontos mais importantes do trabalho. Convm destacar a natureza do estudo, sua relevncia, seus objetivos, os principais resultados encontrados e o que se concluiu. So aproximadamente 250 palavras, no caso de monografias de concluso de curso, em linguagem clara, breve e concisa.

SUMRIO
Trata-se de apresentar as divises contidas ao longo do trabalho, seguidas pelo nmero das pginas que iniciam tais divises. Em monografias, geralmente indicam a pgina onde se iniciam a Introduo, os Captulos, a Concluso e as Referncias Bibliogrficas.

INTRODUO
De um modo geral, na introduo que se anuncia o que se pretende fazer no trabalho. O problema de pesquisa tem de ser anunciado, alm de contextualizado. o estado da arte da questo. Serve para situar o leitor. O problema de pesquisa, as hipteses sero aqui declinadas, assim como os objetivos pretendidos. No deixe de fazer referncia ao procedimento metodolgico e tcnica de coleta de dados. Anuncie o que far em cada captulo.

DESENVOLVIMENTO
Referir-se ao desenvolvimento significa referir-se ao trabalho propriamente dito. Todo o seu empenho em construir algo novo aparece aqui. o resultado de sua elaborao mental. Para facilitar o trabalho de leitura, divida-o em captulos mais ou menos do mesmo tamanho. Se tiver necessidade de ilustrar o seu texto, faa-o sem nenhuma preocupao. Para isso, poder valer-se de fotos, quadros, tabelas, mapas etc.

CONCLUSO
Local de apresentao dos resultados obtidos. No esquea. Ao iniciar o trabalho props-se a resolver um problema. Relate agora como chegou a solucion-lo.
23

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
REFERNCIAS
Relao de todas as obras consultadas para a elaborao do trabalho. Preferencialmente, as obras sero apresentadas no sistema alfabtico. Seguir, rigorosamente, as normas da ABNT.

APRESENTAO GRFICA MONOGRAFIA

Estrutura geral A. Elementos pr-textuais Capa dura Lombada Capa Pgina de rosto Resumo Palavras-chave Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Sumrio

B. Elementos textuais Introduo Desenvolvimento do trabalho captulos

24

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Concluso

C. Elementos ps-textuais Referncias Anexos

Digite e imprima a monografia na cor preta, em papel branco, formato A4 (21,0 x 29,7 cm), somente de um lado da folha. O espao entre as linhas 1,5. Utilize como fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Os ttulos das sees sero separados do texto por espao duplo e devero ser escritos com letras maisculas, em negrito. Assim, INTRODUO, CAPTULO 1 ou CAPTULO 4, CONCLUSO, REFERNCIAS. As pginas devero ser marginadas: superior e esquerda, 3 cm. Direita e inferior 2 cm. A numerao das pginas se dar na parte superior direita de cada uma delas, a 2 cm da borda superior, com nmeros arbicos em ordem crescente. Todas as pginas devem ser contadas, mas somente numeradas a partir da Introduo. Os pargrafos se iniciam a seis toques da margem esquerda. Evite o uso de notas de rodap. O que vai para o rodap da pgina pode perfeitamente fazer parte do texto. A redao do trabalho apresenta caractersticas prprias. Afinal, trata-se de um trabalho cientfico. Portanto, o texto tem de ser facilmente compreendido. Sua linguagem, prpria da rea estudada, deve ser clara e precisa. Os argumentos coerentes, isto , lgicos, no contraditrios.

25

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
No suponha nada quando estiver escrevendo. Nenhum leitor obrigado a saber o que passa em seus pensamentos. Alis, voc escreve para o leitor e no para voc. No use grias. No abuse de citaes, tabelas e grficos. A leitura se torna difcil e certamente desestimular o leitor. Muitos termos hoje, utilizados em informtica, tm sido popularizados. Nada justifica valer-se de deletar no lugar de apagar. Ou fazer um print no lugar de imprimir. No use esse tipo de expediente. No faa citaes em lngua estrangeira. Traduza o texto e jogue o original para o rodap da pgina, para que o leitor possa conferir. Neste caso, a nota de rodap pode ser utilizada. Construa pargrafos curtos. Pargrafos longos podem trazer confuso para o leitor. Tome cuidado com a correo gramatical. No vacile. Antes de dar o trabalho por concludo, passe por um revisor. Um bom professor de Portugus vai chamar a ateno para muitos aspectos que poderiam ser evitados em sua redao.

ARTIGO CIENTFICO
Entende-se por artigo cientfico a parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e reflete ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2). Os artigos cientficos podem ser: a) originais ou de divulgao, quando apresentam temas ou abordagens originais, na forma de relatos de caso, comunicao ou notas prvias e b) de reviso, quando analisam e discutem trabalhos j publicados, revises bibliogrficas etc. Os artigos cientficos tm como elementos estruturais: A. ttulo e subttulo (quando houver) - figuram na pgina de abertura do artigo; B. a autoria - nome completo do (s) autor (es) grafado (os) na forma direta e acompanhado (os) de um breve currculo;
26

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
C. currculo - inclui endereo (e-mail) para contato; D. resumo apresenta de forma concisa, o problema de pesquisa, os objetivos, os enfoques ou abordagens, o procedimento metodolgico e os resultados alcanados. No deve ultrapassar duzentas e cinquenta palavras e nem conter citaes; E. palavras-chave obrigatria a indicao de palavras, que expressem, com clareza, sobre o que se est tratando. Devem ser separadas entre si por ponto; F. introduo expe a finalidade e os objetivos do trabalho, de modo que o leitor tenha uma viso geral do que est ser abordado. Deve conter, de modo geral: uma viso da problemtica tratada, inclusive para apontar o surgimento do problema, o objeto do artigo, a reviso bibliogrfica e a justificativa, que inclui a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hiptese de estudo, o objetivo pretendido, o procedimento metodolgico utilizado, ou o enfoque ou a abordagem; G. desenvolvimento - parte principal e mais extensa do trabalho. Deve apresentar a fundamentao terica, os resultados alcanados e a discusso. Poder ser dividido em sees e subsees; H. concluso corresponde ao que foi feito em termos do que havia sido anunciado na introduo. Deve ser breve e poder conter recomendaes e sugestes; I. referncias lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. Ateno Para mais informaes, consulte as normas da ABNT. Para publicao em peridicos, consulte as normas de publicao de cada um deles.

CITAES E REFERNCIAS
Entende-se por citao a indicao, no texto acadmico-cientfico, de todos os documentos consultados para a realizao de uma pesquisa. Alm de propiciar autenticidade informao, um subsdio ao trabalho, no que diz respeito ao seu grau de aprofundamento. As referncias constituem o conjunto das informaes prprias aos documentos citados e permitem prontamente a sua identificao. As normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT permitem que elas sejam utilizadas adequadamente.

27

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
As indicaes a seguir tm como base a NBR 10520 e a NBR 6023, que normatizam quaisquer trabalhos acadmico-cientficos: dissertaes, teses, projetos etc. So dois os sistemas de chamada para as citaes: o numrico e o autor-data. No Sistema Numrico, indica-se a fonte, por meio de uma numerao nica e consecutiva, em algarismo arbico, que se refere s Referncias, situada no final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. Em alguns casos, ela pode ser feita no final da seo ou do captulo. Neste caso, as indicaes sero realizadas em ordem alfabtica de sobrenome dos autores. A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou situada um pouco acima da linha do texto; a pontuao fecha a citao. Exemplo: No se pode esquecer Ferry e Vincent: (...) as formidveis descobertas feitas pela cincia da vida h alguns anos no devem deixar ningum indiferente 1. Ou: No se pode esquecer Ferry e Vincent: (...) as formidveis descobertas feitas pela cincia da vida h alguns anos no devem deixar ningum indiferente 1. No Sistema Autor-data, o mais utilizado, o leitor identifica, com facilidade, nas Referncias, o documento citado. Neste caso, as citaes se iniciam pelo sobrenome do autor, ou pela instituio responsvel, ou ainda pelo ttulo de entrada (caso a autoria no esteja declarada), seguidas da data de publicao do documento, separados por vrgula ou entre parnteses. A citao, se for ipsis literis, incluir o nmero da pgina. Exemplo: Como observa muito bem o autor, o mtodo emprico caso em que se justifique aquilo que chamamos mtodo o mais comum em todos os processos intelectuais (HAZLITT, 1969, p. 31). Para Derrida (1963, p.123), "apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia".

No texto: [...] (DONAIRE, 1995, p.58).


28

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Na Referncias: DONAIRE, Denis. Gesto ambiental na empresa. So Paulo: Atlas, 1995.

TIPOS DE CITAES
Citaes de fontes primrias: a citao da prpria obra do autor. Citaes de fontes secundrias: a citao de uma obra, mas referenciada em outra obra que no a do autor. Citaes diretas: a transcrio ipsis literis de palavras ou trechos de uma obra. Neste caso, mantm todas as caractersticas originais grafia, pontuao, idioma etc. Na transcrio, se usa aspas duplas e indica-se o nmero da pgina da obra original. A citao direta no texto, com at trs linhas, deve ser includa normalmente no texto. A citao com quatro linhas ou mais deve ser colocada em pargrafo especial, recuada somente do lado esquerdo, a 4 cm. da margem esquerda, corpo tamanho 11 e espaamento simples. Para este caso, dispensa-se o uso das aspas. Omisses ou supresses so permitidas, desde que no alterem o sentido do texto citado e sero representadas por reticncias entre colchetes [...]. Exemplo: [...] a tcnica a maneira mais adequada de se vencer as etapas indicadas pelo mtodo. Por isso, diz-se que o mtodo equivale estratgia, enquanto a tcnica equivale ttica [...] (GALLIANO, 1979, p. 14). A nfase, ou o destaque, ser assinalada por meio da expresso grifo nosso, entre parnteses, aps a chamada da citao, ou grifo do autor, caso o destaque se situe na obra consultada. Exemplo: Uma filosofia, como cincia rigorosa, exige a prvia eliminao de tudo o que pressuposto [...] (HUSSERL, 1973, p. 20, grifo nosso). [...] para que no tenha lugar o arbtrio e a fora, que desestabilizam qualquer sociedade (PEREIRA, 1998, p. 16, grifo do autor). permitida a citao traduzida, desde que se inclua, aps a chamada da citao, a expresso traduo nossa, entre parnteses.
29

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Exemplo: [...] e ao faz-lo pode estar envolto em culpa, perverso, dio de si mesmo (RAHNER, 1962, p. 463, traduo nossa). Citao indireta aquela que se d quando, aquele que escreve o texto, faz uma parfrase, ou seja, uma sntese/interpretao livre das ideias expostas por outro autor. preciso, no entanto, tomar cuidado para no reproduzir quase que fielmente o texto original. As citaes indiretas ou parafraseadas dispensam o uso das aspas duplas e o nmero de pginas. Exemplo: Para River (2011), o e-mail , hoje, um dos meios mais geis de comunicao. Todas as autorias citadas, direta ou indiretamente, devero ser elencadas nas Referncias, em ordem alfabtica de autor, no final do trabalho, e com entrada igual que foi citada no texto. A citao de citao se d quando uma citao direta ou indireta diz respeito a um documento original, ao qual haja total impossibilidade de acesso (documentos muito antigos, obra de difcil acesso, dados insuficientes para a localizao etc.). Nesse caso, indica-se o sobrenome do autor do texto original e o ano da publicao de sua obra, seguido do termo apud (que significa citado por, conforme, segundo) e do sobrenome do autor e ano de publicao da obra. Nas Referncias indica-se apenas a obra consultada. Em nota de rodap, insere-se a referncia completa da obra citada. Exemplo: No texto: Marinho (1980, apud RENNAN, 1982) apresenta uma formulao que deriva dela. Nas Referncias indica-se somente a obra consultada (no exemplo, a obra de Rennan). Em nota de rodap, a referncia completa da obra citada (no exemplo, a obra de Rennan).
30

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
APRESENTAO DAS CITAES

Quando a indicao da fonte vier no final da citao, o sobrenome do autor (em letras maisculas), o ano da publicao e a pgina, viro logo aps as aspas e antes do ponto. Todos os elementos so indicados entre parnteses. Exemplo: Uma maneira de vaticinar sobre o futuro da vida poltica perguntando sobre a tica dos polticos (PEREIRA, 1999, p. 25).

Observao Citao com mais de um autor: Dois autores: (DIAS; SANTOS, 2000, p.27). Trs autores: (SOUSA; SERRANO; UEMURA, 2001, p.67). Mais de trs autores: (SILVA et al., 2003, p.54). Entrada pelo ttulo: O CLIMA (1998)... Entidade: COMISSO DAS COMUNIDADES EUROPIAS (2002). No caso de citao direta, quando o nome do autor estiver includo na sentena, citar a data, o volume, se houver, e a pgina entre parnteses, se for mantido o texto original. Caso contrrio, para citao indireta, colocar apenas a data. Em ambos os casos, o nome do autor deve ser escrito em letras minsculas, com exceo da primeira letra, que maiscula. Exemplos: Citao direta: Para Dreyfus (2001, p. 19), a expertise no pode ser adquirida no ciberespao desencorpado. Citao indireta:
31

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Alfred Crawly (1997), historiador norte-americano, ao analisar o final da Idade Mdia [...]. Observao: para mais de um autor: Dois autores: Para Dias e Santos (2000), a... Trs autores: Quando Sousa, Serrano e Uemura (2001) escrevem no texto, que [...] Mais de trs autores: Sempre que Silva et al. (2003) se referirem a ao esquema da [...] Entrada pelo ttulo: O clima (1998) Entidade: Comisso das comunidades europias (2002) A referncia, no caso de autor desconhecido, deve ser iniciada pelo nome da instituio. Se o nome da instituio for desconhecido, a entrada deve ser feita pelo ttulo da obra. Segue-se com os outros itens de referncia bibliogrfica. Exemplos: No texto: Quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) (1995, p.19) assinala nas tabelas [...] Nas Referncias: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Rio de Janeiro: IBGE, 1966, p.19. Artigos e matrias sem identificao de autoria: a entrada deve ser feita pela primeira palavra do ttulo, em letras maisculas, seguida de reticncias, vrgula, data e pgina(s). Citao direta: colocar entre parnteses. Caso o ttulo se inicie por artigo ou monosslabo, este deve ser includo na indicao da fonte.
32

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Exemplos: No texto: SEQESTROS... ( 2004, p. A11). Nas Referncias: SEQESTROS pem pases aliados em situao difcil. Folha de So Paulo, 10 abril 2004, p. A11. Quando a autoria for de at trs pessoas, todas so citadas separadas por ponto e vrgula. Exemplo: A metodologia do projeto deve ser muito bem detalhada (MOURA; FERREIRA; PAINE, 1998, p.57). Observao Quando a citao incluir at trs autores, e seus nomes aparecerem na sentena, ou seja, sem parnteses, a separao entre eles ser feita da seguinte forma: Segundo Moura, Pereira e Peres (1998, p.57) a metodologia do projeto... Quando a autoria for de mais de trs autores, a indicao feita pelo sobrenome do primeiro seguido da expresso et al. (e outros). Em casos especficos (projetos e relatrios de pesquisa), nos quais a meno dos nomes for indispensvel para comprovar autoria, facultado indicar todos os nomes. Exemplo: Zaccarelli et al. (2008, p.46), define auto-organizao empresarial como... Quando so utilizadas obras de vrios autores, todos devem ser citados. Exemplo 1: Lopes (1997), Orozco Gomes (1997), Souza (1995) e Berger (1997) discutem as metodologias para o estudo de recepo.
33

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Exemplo 2: H que compreender as mediaes que ocorrem nos processos de recepo (LOPES, 1997; OROZCO GOMES, 1997; SOUZA, 1995 e BERGER, 1997). Ao utilizar vrios trabalhos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, indicar a, b, c, (em minsculas), aps o ano de publicao e sem espao, para diferenciar e identificar cada obra. Exemplos: (VIEIRA, 1979a) (VIEIRA, 1979b) Observao A referncia do documento, no final do trabalho, deve corresponder citao utilizada no texto, ou seja, o mesmo ano e as mesmas letras devem ser observados. Vrios trabalhos de um mesmo autor, publicados em anos diferentes, so citados pela ordem, separados por vrgula. Exemplos: (ZACCARELLI, 2000, 2007 e 2008). Quando ocorrer coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data de publicao, acrescentam-se as iniciais de seus nomes, ou os pr-nomes, quando as iniciais so iguais. Exemplos: (TELLES, B.,1980, p.34) (TELLES, R., 2000, p.120) (SIQUEIRA, Carlos, 2008) (SIQUEIRA, Cludia, 2002)
34

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Reproduo de citao que contenha algo errado ou cause estranheza (erro lgico ou ortogrfico), a transcrio feita normalmente, acrescida de [sic] entre colchetes, logo aps o surgimento do erro. Quando houver palavras ou expresses que j estavam entre aspas, coloc-las em aspas simples. Exemplo: Um dos princpios bsicos das leis das gestalten, formulado por vrios autores, que as coisas aparecem no sujeito atravs da forma (EPSTEIN, 1986, p.7). Para indicar que se omisso de trecho ou palavra, usar reticncias, entre colchetes, no incio, no meio ou no fim da passagem. Exemplo: A organizao paradigmtica para a rea da comunicao na dcada de 90 no mais a Unesco, [...] mas uma outra organizao das Naes Unidas, [...] a OMC (FADUL, 1998, p.77). Acrscimos, explicaes ou complementos s citaes so apresentados entre colchetes. Exemplo: A concordncia de que o consumerismo [no confundir com consumismo] somente ter crescimento com um consumidor informado e consciente (GIACOMINI FILHO, 1998, p. 230). Dados obtidos por informao verbal (palestras, debates, comunicaes etc.) podem ser usados. Para tanto, indicar, entre parnteses, a expresso informao verbal e mencionar os dados disponveis em nota de rodap. Citao de documentos jurdicos:

35

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Lei: mencionar no texto o nmero da lei, artigo, inciso etc., assim como a data de promulgao; indique a fonte da lei. Jurisprudncia e acrdo: indicar a fonte e incluir o rgo judicirio competente. Tratados internacionais: mencionar no texto o ttulo completo e por extenso do tratado e o nmero do artigo, inciso etc. Indicar, entre parnteses, aps o ttulo do tratado, o ano de sua promulgao.

Citao de trabalho em fase de elaborao: indicar entre parnteses a expresso em fase de elaborao, e mencionar os dados disponveis em nota de rodap. Citao de documento eletrnico on line: indica-se, no texto, o autor ou ttulo do documento (quando no houver autoria) e a data da publicao. Na referncia desse documento, acrescenta-se a informao do endereo eletrnico e a data de acesso ao documento. Exemplo: No texto: O crescimento do nmero de funcionrios do Macquaire Bank, de 1997 a 2002, foi de 30% (MACQUAIRE BANK, 2002). Nas Referncias: MACQUAIRE BANK. Why Macquaire?.[S.I.]: c2002. Disponvel em <http://www.macquaire.com.au/au/about_macquaire/careers/why_macquai re.htm.> Acesso em: 13 out.2003.

36

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
NOTAS DE RODAP
Usadas, apenas, com o intuito de inserir esclarecimentos absolutamente necessrios. Se for o caso, podem ser usadas tambm para trazer a verso original de uma citao traduzida no texto. A numerao das notas de rodap deve ser feita, em nmeros arbicos, de forma crescente e por seo. O nmero arbico deve ser colocado, em sobrescrito, ao lado da palavra que se refere nota de rodap, em letra menor. No final da pgina, a nota de rodap aparece separada do texto por um trao, e deve ser escrita em letra menor (tamanho 10) do que a do texto. As referncias de documentos impressos devem conter as informaes bsicas para sua identificao: nome do autor, ttulo da obra, subttulo (se houver), edio (somente a partir da segunda), local de publicao, editora e data de publicao. Se for necessria uma informao mais completa podem ser inseridos outros dados como o nome do tradutor, nmero de pginas, caractersticas fsicas etc. Exemplos: CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. 5ed. So Paulo: Cortez, 2001.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. 2ed. Traduo de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. So Paulo: Perspectiva, 1987, 257 p. A entrada da referncia feita pelo ltimo sobrenome do autor (em letras maisculas), seguido de vrgula e do(s) prenome(s) e demais sobrenome(s), se houver. Exemplos: DONAIRE, Denis. BOAVENTURA, Joo Maurcio. SIQUEIRA, Joo Paulo.

37

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
RUTULO, Antonio C. Nas Referncias Autor: o responsvel pela elaborao do contedo intelectual de um documento. Quando a autoria de uma s pessoa: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Ttulo da obra. Edio. Local: Editora, ano. Pginas ou volumes. Exemplo: DONAIRE, Denis. Gesto ambiental na empresa. 2ed. So Paulo: Atlas, 2003. 155 p.

Ateno
As Referncias so alinhadas somente margem esquerda e de forma a identificar individualmente cada documento. Nesse sentido, deve-se usar espao simples e usar dois espaos entre uma obra e outra. As referncias no devem ser justificadas para que as letras no fiquem com espaamento indevido, principalmente, no caso de textos extrados da Internet. Com dois ou trs autores Quando houver dois ou trs autores, os nomes devem ser separados por ponto e vrgula, seguidos de espao. Exemplo: DONAIRE, Denis; MARTINS, Gilberto de Andrade. Princpios de estatstica. 4ed. So Paulo: Atlas, 1993. 255 p. Com mais de trs autores

38

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Quando houver mais de trs autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se et al. Exemplo: DILLENBURG, Darcy et al. (Ed) Current topics in nuclear physics and quantum field theory: Festschrift for Th.A.J.Maris. Porto Alegre: UFRGS, 1994. Com responsabilidade intelectual (editor, organizador, coordenador etc.) Exemplo: ALMEIDA, M.C.P.; ROCHA, S.M.M. (Org). O trabalho de enfermagem. So Paulo: Cortez, 1997. Com indicao de tradutor Exemplo: CANGUILHEN, G. O normal e o patolgico. Traduo: Maria Thereza de Carvalho Barrocas e Luiz Octvio Ferreira Barreto Leite. 3ed. ver ed. aumentada. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. Obras com autor desconhecido A entrada feita pelo ttulo da obra e a primeira palavra do ttulo com letra maiscula. Segue-se listando os demais elementos. Exemplo: DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993, 64 p.. Pseudnimo No caso de o autor valer-se de pseudnimo, para publicar a obra, o pseudnimo deve ser adotado na referncia, desde que seja a forma adotada pelo autor.

39

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Entidades As obras de responsabilidade de entidades (rgos governamentais, empresas, associaes, congressos), que no apresentem autor individual devem ser

referenciadas pelo nome da entidade. Exemplo: UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Catlogo de teses da Universidade de So Paulo (1992). So Paulo, 1993. Observao O nome da instituio nunca deve ser escrito em negrito, visto que as letras maisculas j do o devido destaque. Parte de livros (Captulos, Fragmentos, Volumes) O ttulo da parte deve ser transcrito sem destaque. O ttulo do livro deve estar em negritado precedido da palavra In, seguida de dois pontos. Local: Editora, ano, pgina inicial-final da parte. Exemplo: VIEIRA E.M. A medicalizao do corpo feminino. In: GIFFIN, K.; COSTA, S.H. (Orgs). Questes da sade reprodutiva. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, p. 67-78. Quando o autor de parte da obra ou do captulo o mesmo do livro, substituise o seu nome por um travesso equivalente a cinco caracteres ou cinco espaos. Exemplo: ROMERO, E. A arquitetura do corpo feminino e a produo do conhecimento. In: _____. Corpo, mulher e sociedade. So Paulo: Papirus, 1995. Quando no for necessrio destacar o ttulo do captulo do livro, ou quando as partes ou captulos no tiverem ttulos prprios, referencia-se o livro todo, e indica-se

40

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
apenas o captulo e/ou as pginas da parte consultada, precedida pela abreviatura correspondente (cap. X, p. YY). Exemplo: MACHADO, L.M.V. A incorporao do gnero nas polticas pblicas: perspectivas e desafios. So Paulo: Anablume, 1999. cap. 1, p.15-37. Referncias de documentos eletrnicos A referncia do documento obtido por meio eletrnico deve incluir os mesmos itens especificados para uma obra impressa, acrescidos das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, online, etc.). Exemplo: KOOGAN, A.; HOUAISS, A. Enciclopdia e dicionrio digital 98. Direo geral de Andr K. Burymam. So Paulo: Delta: Estado, 1998. 5 CD-Rom. No caso de obras consultadas online necessrio acrescentar as informaes sobre o endereo eletrnico, entre <>, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:. Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. Virtual Books, 2000. Disponvel em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro./htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30. Observao Dados referentes hora, minutos e segundos so opcionais. Teses, dissertaes, monografias etc. Faz-se a indicao pelo SOBRENOME DO AUTOR, Prenome, Ttulo, Ano, Nmero de folhas. Tipo de trabalho (tese, dissertao, TCC etc.), o grau, a vinculao acadmica, o local e a data da defesa (se estiver mencionada na folha de aprovao).

41

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Exemplos: MARTINS, Prsio Penteado Pinto. Uma contribuio para o desenvolvimento de um mtodo de cenrios por meio de sua aplicao na Indstria de Transportes Rodovirios de Cargas no Brasil. 2008. 215f. Dissertao (Mestrado em

Administrao) Universidade Paulista, So Paulo. SLATER, B. Desenvolvimento e validao de um questionrio semiquantitativo de freqncia alimentar para adolescentes. 2001. 133f. Tese (Doutorado em Nutrio em Sade Pblica) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo.

Observao
Sempre que o local (cidade) de publicao coincidir e aparecer no ttulo da obra ou no nome da instituio, no necessrio repeti-lo. Ttulo e subttulo Devem ser descritos da mesma forma que aparecem no documento, separados por dois pontos. A primeira letra deve ser escrita em maisculo; as demais, em minsculo, com exceo dos nomes prprios ou cientficos. Usar ttulo em negrito ou inclinado e subttulo sem negrito e sem inclinao. Exemplo: DEMO, Pedro. Pesquisa: princpios cientficos e educativos. 10.ed. So Paulo: Cortez, 2003. 120 p. Tradues Se for uma obra traduzida, o nome do tradutor deve vir logo aps o ttulo: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Ttulo. Nome do tradutor. Local: Editora, ano. Exemplo: SILVERTONE, Roger. Por que estudar a mdia? Traduo de Milton Camargo Mota. So Paulo: Loyola, 2002.
42

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Observao
Outros tipos de responsabilidade (revisor, ilustrador, etc.) podem ser acrescentados aps o ttulo, conforme aparecem no documento. Porm vale lembrar que essa uma informao opcional. Nmero de pginas Deve-se informar-se o nmero total de pginas da obra, seguido da abreviatura p.. Exemplo: 342 p. Volume O nmero do volume indicado por v.. Exemplo: v. 2 Observao Todas as informaes so retiradas da prpria obra, preferencialmente da folha de rosto. Edio O nmero da edio, quando mencionado na obra, indicado em algarismo arbico, seguido da abreviatura da palavra edio. No se menciona a primeira edio. Exemplo: 3ed. Indicam-se emendas e acrscimos edio, de forma abreviada. Exemplo: 3ed. rev. e aum. Local de publicao Deve ser transcrito na lngua original (exemplo: Firenze e no Florena), de forma completa e por extenso (So Caetano do Sul e no S. C. Sul).

43

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
No caso de cidades homnimas, acrescenta-se o nome do pas ou do Estado. Exemplo: Viosa-MG, Viosa-RN, Viosa-AL. Caso no seja possvel determinar o local de publicao, escreve-se sem local, simbolizada [s.l.], que significa sine loco, entre colchetes. Exemplo: [s.l.]: Vida e Conhecimento, 2005. Caso a pgina de rosto indique vrias cidades, informar apenas a primeira ou a que estiver em destaque. Se o local no estiver indicado, mas pode ser identificado, a informao ser colocada entre colchetes. Exemplo: [So Paulo]: Livraria Cincia e Tecnologia Editora Ltda, 1985. Editora O nome da editora no deve incluir os elementos que designam a natureza jurdica ou comercial: Atlas (e no Editora Atlas S. A.). Para editoras com nomes pessoais, indicam os prenomes pelas iniciais, seguidos de ponto. Exemplo: J.Olympio (e no Jos Olympio Editora). Se no constar o nome da editora, adota-se a abreviatura [s.n.], que significa sem nome (sine nomine), entre colchetes: So Paulo: [s.n], 2004. Quando houver duas editoras indicam-se ambas, com seus respectivos locais: So Paulo: EDUSP, Rio de Janeiro: E.P.U., 2000. Se houver trs ou mais editoras, indica-se a primeira ou a que estiver em destaque. Se o local e a editora no puderem ser identificados na publicao, utilizam-se as expresses, sine loco e sine nomine, abreviadas e entre colchetes: [s.l.: s.n.], 2003. Data

44

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
O ano de publicao transcrito em algarismos arbicos. Caso no seja possvel localizar a data de publicao, registrar [s.d.], sem data, entre colchetes. Se no puder determinar nenhuma data de publicao, distribuio, impresso etc., pode-se estabelecer uma data aproximada (se for possvel estimar) entre colchetes. Exemplos: [1981 ou 1982] um ou outro ano [1989] data provvel [1975] data certa, no indicada no item [entre 1900 e 1910] usar intervalos menores de 20 anos [ca.1960] data aproximada [196-] dcada certa [196-?] dcada provvel [17--] sculo certo [17-?] sculo provvel Descrio fsica Diz respeito ao nmero de pginas ou de volumes, existncia e natureza do material ilustrativo e as dimenses. Caso o documento em questo tenha apenas um volume, indica-se o nmero de pginas ou folhas, seguido da abreviatura p. ou f.. Caso haja mais de um volume, registra-se o total deles, seguido da abreviatura v.. Exemplo:

45

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo penal. 16ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 1994. 4 v.

Se o documento no for paginado ou for paginado irregularmente, indica-se: No paginado ou Paginao irregular. Exemplo: KUNTZ, Ronald Anthony. Marketing poltico: manual de campanha eleitoral. 2ed. So Paulo: Global, 1998. No paginado. Excees A. No caso de autores de origem espanhola e italiana, a entrada feita pelo penltimo sobrenome: MAS GRAMUNT, Jos. B. Quando h palavras indicando parentesco, elas devem acompanhar o sobrenome, tais como Jnior, Filho, Neto: DONAIRE JNIOR, Denis. C. Sobrenomes compostos ou que formam unidade semntica no devem ser separados: BOA-VENTURA, Joo. CASTELO BRANCO, Camilo. D. O mesmo critrio deve ser usado para sobrenomes compostos consagrados pela literatura: MACHADO DE ASSIS, Jos M. E. Casos em que um dos elementos do sobrenome, que no sendo o ltimo, acaba ficando mais conhecido e consagrado pelo uso: VINICIUS DE MORAES. F. Quando o sobrenome precedido pelas partculas de, do, von, del, e, da, della, a entrada feita sem a partcula: SILVA, Luiz da. Informaes suplementares podem ser includas ao final da referncia. Documentos em fase de publicao MARINS, Jos L. C. Massa calcificada da naso-faringe. Radiologia Brasileira. So Paulo, n. 23, 1991. No prelo. Documentos traduzidos: pode-se indicar o ttulo no idioma original. LANGER, Susanne. Ensaios filosficos
46

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Traduo de Jamir Martins. So Paulo: Cultrix, 1971. 235 p. Ttulo Original: Philosofical sketches. c.Separatas, reimpresses, etc. devem ser transcritas como figuram no documento. BORST, Piet. Bauxitizao no distrito de Poos de Caldas, Brasil. Separata de: Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia, v. 8, n. 1, p. 17-30, maio 1959. Dissertaes, teses e/ou outros trabalhos acadmicos: devem ser indicados em nota, o tipo de documento (trabalho de concluso de curso, dissertao, tese etc.), o grau, a vinculao acadmica, local e a data da defesa, mencionada na folha de aprovao (se houver): NOMA, Ameli Kimiko. Repensando a orientao educacional. 1989. 126 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Centro de Educao e Cincias Humanas, Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 1989. Publicao peridica Coleo como um todo, fascculo ou nmero de revista, nmero de jornal, caderno na ntegra, matria existente em nmero, volume ou fascculo de peridico (artigos cientficos em revistas, artigos e matrias jornalsticas etc.) Publicaes peridicas consideradas no todo Elementos essenciais: ttulo da publicao (em maisculas), local, editora, data de incio e encerramento da coleo (se houver). Elementos complementares: periodicidade, mudana de ttulo ou

incorporaes de outros ttulos, indicao de ndices, nmero no ISSN etc. Exemplo de referncia de uma coleo: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-. trimestral. Absorveu Boletim geogrfico do IBGE. ndice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X. Parte de uma publicao peridica Inclui volume, fascculo, caderno, nmeros especiais, suplementos, entre outros. Elementos essenciais: ttulo da publicao (em maisculas), ttulo da parte

47

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
(se houver), local da publicao, editora, numerao do ano e/ou volume, numerao do fascculo, informaes de perodos e datas e particularidades que identificam a parte (suplemento, edio especial). Exemplos: REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAS DA COMUNICAO. So Paulo: INTERCOM, v. XXV, n. 2, jul./dez.2002. 274 p. ISSN 0101-6453. CONJUNTURA ECONMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, v. 38, n. 9, set. 1994. 135 p. Edio especial.

Observao
Os meses devem ser abreviados em suas trs primeiras letras: exemplo: janeiro = jan., dezembro = dez., com exceo de maio que vai completo. Artigo e/ou matria de peridico (revista, boletim, anurio) Inclui partes de publicaes peridicas (volumes, fascculos, nmeros especiais e suplementos, com ttulo prprio), comunicaes, editorial, entrevistas, recenses, reportagens, resenhas e outros. Elementos essenciais: (em negrito ou inclinado) AUTOR(es) do artigo, Prenome(s). Ttulo do artigo ou matria. Ttulo da publicao. Local de publicao: Editor. volume, nmero, fascculo, pgina inicial e final do artigo. Ms e ano. Nota especial, quando houver. Exemplos: CALDAS, Graa. Polticas de C&T, mdia e sociedade. Comunicao e Sociedade: revista do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social. So Bernardo do Campo: UMESP, n.30, p.185-207, 1998. GWERCMAN, Srgio. Evanglicos. Super Interessante. So Paulo: Abril, n.197, p.52-61, fev. 2004. Artigo e/ou matria de revista em meio eletrnico

48

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
As referncias devem observar como nos padres indicados para artigos e/ou matrias de revistas impressas, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-ROM, online). Quando se tratar de obras consultadas online, necessrio incluir as expresses Disponvel em: e Acesso em:. Exemplo: SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net. Rio de Janeiro, nov.1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em:<http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>.

Acesso em: 28 nov.1998.

Observao:
As referncias de documentos impressos e online no devem ser apresentadas na forma justificada. Artigo e/ou matria de jornal Inclui editorial, entrevistas, reportagens, artigos etc. Os elementos essenciais so: AUTOR(es) da matria (se houver). Ttulo do artigo ou matria. Sub-Ttulo, se houver. Nome do jornal. Local de publicao, data (dia, ms e ano). Descrio fsica (caderno, seo, suplemento - quando houver), pgina(s) do artigo referenciado. Quando no houver seo, caderno ou parte, a paginao do artigo precede a data. Exemplo: CALAIS, Alexandre. ONU: critica efeitos da globalizao. Gazeta Mercantil. So Paulo, p. A-5, 9 jul. 1999. LEITE. Marcelo. Mais desgoverno na Amaznia. Folha de S. Paulo. 11 abr. 2004. Caderno Mais, p.22.

Observao

49

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Quando o nome do jornal inclui o da cidade no necessrio repetir o local de publicao. Se a matria no for assinada, inicia-se a entrada pelo ttulo da matria, com a primeira palavra em letras maisculas. Em seguida vem o ttulo do jornal e o restante das informaes. Exemplo: BUSH sabia de planos de Bin Laden nos EUA. Folha de S. Paulo. 11 abr. 2004. Folha Mundo, p.19. Artigo e/ou matria de jornal em meio eletrnico As referncias devem observar aos padres indicados para artigos e/ou matrias de jornais impressos, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico. Quando se tratar de artigo e/ou matria consultados online, necessrio incluir as expresses Disponvel em: e Acesso em:, conforme exemplos. Exemplos: Jornal (matria assinada): LEMOS, Ana Amlia. Globalizao: defeitos e virtudes. Zero Hora, Porto Alegre, 25 jan. 2000. Disponvel em: <http:www.clicrbs.com.Br/>. Acesso em 29 jan.2000. Jornal (matria no assinada): REPORTAGEM do FT [Financial Time] provoca mal-estar entre UE e Mercosul. O Estado de So Paulo, 15 abr. 2004. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br>. Acesso em: 15 abr. 2004. Documento de evento Inclui trabalhos apresentados em eventos (parte do evento) ou o conjunto dos documentos reunidos num produto final (atas, anais etc.).

50

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
Evento como um todo: dados essenciais: nome do evento (em maisculas), numerao (se houver, ano e local (cidade) de realizao). Em seguida, mencionase o ttulo do documento (anais, tpico temtico), seguidos de local de publicao, editora e data de publicao. Exemplo: SIMPSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13, 1995, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 1995. 655 p. Evento como um todo em meio eletrnico JORNADA DE INICIAO CIENTFICA 1 e 2 SEMINRIO DE EXTENSO. 2003, So Bernardo do Campo. Anais... So Bernardo do Campo: UMESP, 2003. 1 CD-ROM. CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA UFPe, 4, 1996. Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPE, 1996. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997. Trabalhos apresentados em eventos Dados essenciais: SOBRENOME(s) DO(s) AUTOR(es) do trabalho, Prenome(s). Ttulo trabalho apresentado. Em seguida inserir a palavra In: seguida de dois pontos e TTULO DO EVENTO. Nmero, ano local de realizao. Ttulo da publicao (atas, anais, tpico temtico). Local: Editora, data da publicao, pgina inicial e final da parte referenciada. Exemplo: MONSIVIS, Carlos. La cultura popular en el mbito urbano. In: SEMINARIO DEL CONSEJO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS SOCIALES. 1983, Buenos Aires.

Comunicacin y culturas populares en Latinoamrica. Mxico: FELAFACS / G. Gilli, 1987. p.113-133. Trabalhos apresentados em eventos extrados de meio eletrnico

51

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
As referncias obedecem aos padres indicados para trabalhos apresentados em eventos de acordo a explicitao acima, acrescidas das informaes relativas descrio no meio eletrnico. Exemplos: BARBALACCO, Rosangela. Horrio eleitoral gratuito: a arena poltica na TV. In: JORNADA DE INICIAO CIENTFICA, 2, e SEMINRIO DE EXTENSO, 5, 2003, So Bernardo do Campo. Anais... So Bernardo do Campo: UMESP, 2003. 1 CD-ROM. QUEIROZ, Adolpho e al. Tera-feira 13: barriga na web: uma leitura de propaganda ideolgica sobre a morte de Mrio Covas na mdia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 24, 2001, Campo Grande. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/xxivci/ np03/art-np03.html>. Acesso em: 15 abr. 2004. Documento jurdico Inclui legislao, jurisprudncia (decises judiciais) e doutrina (interpretao dos textos legais). Elementos essenciais: jurisdio (ou cabealho da entidade, no caso de se tratar de normas), ttulo, numerao, data e dados de publicao. No caso de Constituies e suas emendas, entre o nome da jurisdio e o ttulo, acrescenta-se a palavra Constituio, seguida do ano de promulgao, entre parnteses. Exemplos: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. BrasliaDF: Senado, 1988. SO PAULO (Estado). Decreto lei n 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v.62, n.3, p.217-20, 1998. BRASIL. Cdigo Civil. 46ed. So Paulo: Saraiva, 1995. Documento jurdico em meio eletrnico

52

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
As referncias devem obedecer aos padres indicados acima, acrescidas das informaes relativas descrio do meio eletrnico Exemplo: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n 14. No admissvel, por ato administrativo, restringir, em razo de idade, inscrio em concurso para cargo pblico. Disponvel em: <http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html>. Acesso em: 29 nov.1998. Documento de acesso exclusivo em meio eletrnico Inclui base de dados, listas de discusso, BBS (site), arquivos em disco rgido, programas, conjuntos de programas e mensagens eletrnicas, entre outros. Os elementos essenciais so: autor, ttulo do servio ou produto, verso (se houver) e descrio fsica do meio eletrnico. Exemplos: Lista de Discusso: Nome da lista de discusso. Responsabilidade institucional

(administrada/mantida por...), Disponvel em: entre < >, Acesso em: (data do acesso). BIONLINE Discussion List. List maintained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponvel em: <lisserv@bdt.org.br>. Acesso em: 25 nov.1998. E-mail: Nome do remetente, assunto da mensagem, correio eletrnico do destinatrio e data de recebimento da mensagem. TARSITANO, P. R. Dados sobre projetos experimentais [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <sissipe@uol.com.br> em 15 abr.2004. Base de Dados:

53

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
BIBLIOTECA DIGITAL. INTERCOM / PORTCOM Rede de Informao em Comunicao dos Pases de Lngua Portuguesa. PORTCOM. So Paulo, 7 jul.2000. Base de dados. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/portcom/index.htm>. Acesso em: 15 abr.2004. Observao No se recomenda utilizar material de curta durao nas redes. Ordenao das referncias Quando utilizado o sistema alfabtico (autor-data), as referncias devem estar reunidas no final do trabalho, em uma nica lista em ordem alfabtica, sob o ttulo Referncias. No entanto, a entrada da referncia deve obedecer forma adotada na citao dentro do texto, mas no necessariamente quanto grafia. Exemplos: No texto: Como diz Morin (2001, v. 2, p. 311), [...] luto aqui, no contra um argumento, mas contra um imperativo paradigmtico que ofusca: no condeno, ao contrrio, adiro plenamente rejeio cientfica necessria do subjetivismo, isto , da idiossincrasia afetiva, do egocentrismo, do etnocentrismo, da opinio arbitrria. Mas, importa distinguir a realidade da subjetividade e a iluso do subjetivismo. porque esta distino no foi operada que a luta elucidativa contra o subjetivismo tornou a cincia cega para o sujeito. Na lista de referncias: MORIN, Edgar. O mtodo II: a vida da vida. Traduo de Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina, 2001.

54

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
CONCLUSO

As discusses acerca da teoria e da prtica no so recentes. H os que defendem a prevalncia da teoria e h os que defendem a prevalncia da prtica. Mais recentemente defende-se, com razo, a indissociabilidade entre elas. Isto significa que preciso considerar que para fazer preciso saber. E para saber preciso fazer. Nesse sentido, h quem diga que teoria e prtica so duas faces de uma mesma moeda. Por isto, privilegiamos em nossa disciplina a teoria, para que se possa fazer bem aquilo que nos interessa o TCC.

REFERNCIAS LUDWIG, Antonio Carlos Will. Fundamentos e Prticas de Metodologia Cientfica. Petrpolis (RJ): Vozes, 2009. MARTINS, Gilberto de Andrade; THEOPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigao Cientfica. 2ed. So Paulo: Atlas, 2009. DEMO, Pedro. Metodologia Cientfica em Cincias Sociais. 3ed. So Paulo: Atlas, 1995. APPOLINARIO, Fabio. Dicionrio de Metodologia Cientfica um Guia. So Paulo: Atlas, 2011. FREIXO, Manoel Joo Vaz. Metodologia Cientfica. 2ed. Portugal: Instituto Piaget, 2010.

55

Anda mungkin juga menyukai