Anda di halaman 1dari 2

CISTITE Os sinais verificados so poliaquiuria, hematria e disria; alguns animais rompem a disciplina de higiene costumeira.

A hematria ocorre com maior frequencia na parte final da urina eliminada. palpao, a parede da bexiga est espessada ou macia. As infeces podem ser assintomticas e serem detectadas incidentalmente durante uma urinlise de rotina. Diagnstico: O histrico e achados fsicos podem ser sugestivos mas no suficientes para estabelecer o diagnstico. Deve-se proceder urinlise e cultura da amostra de urina coletada por tcnica estril. prefervel a cistocentese que a cateterizao. A urinlise de um caso tpico de infeco do sistema urinrio revela alta concentrao de hemoglobina e protena e aumento do nmero de glbulos vermelhos, brancos e bactrias; o pH mostra alcalinidade, principalmente no caso de infeco por bactrias ureasepositivas como Staphylococcus ou Proteus spp. As infeces micticas normalmente so diagnosticadas pela observao de elementos fngicos no sedimento urinrio; a confimao feita por cultura micolgica. Nas cistites bacterianas crnicas ou recurrentes as causas predisponentes devem ser consideradas. A persistncia de sinais clnicos apesar de terapia antimicrobiana apropriada sugere patologia adicional do trato urinrio inferior, como por exemplo urolitase e neoplasia. A cistouretrografia de contraste duplo ou a ultrassonografia so utilizadas para diagnosticar clculos, neoplasias e problemas anatmicos. A pielonefrite deve ser descartada. A prostatite crnica dos ces pode ser diagnosticada por citologia e cultura do fluido prosttico obtido por ejaculao ou massagem prosttica. Devem ser feitos hemograma completo e perfil bioqumico sorolgico para diferenciar doenas sistmicas predisponentes como diabetes mellitus e hiperadrenocorticismo. Tratamento: Os primeiros episdios de cistite devem ser tratados por 2 a 3 semanas com antibiticos, preferivelmente baseando-se em cultura e antibiograma; quando no h possibilidade de tal procedimento, devem ser utilizados antibiticos de largo espectro que atingem alta concentrao na urina. A ampicilina ou o conjugado sulfa-trimetropim devem ser utilizados nestes casos pois a maioria dos patgenos urinrios so sensveis a estes agentes. A droga deve ser administrada aps eliminao de urina e esta deve ser evitada, o maior tempo possvel, para aumentar o tempo da urina contendo antibitico na bexiga. Para aumentar a taxa de absoro, o animal no deve ser alimentado nos 30 minutos aps a administrao da droga. A urinlise deve ser refeita 3 a 5 dias aps o final do tratamento; deve ser feita cultura se nesta ocasio for verificado sedimento ativo na urina. No h necessidade de tratamento posterior caso o sedimento for inativo; se a cultura de urina for positiva, uma segunda srie de antibitico administrada por pelo menos 3 semanas.

Se a urina posterior a este segundo tratamento ainda for positiva, o animal deve ser avaliado atravs de radiografia e ultrassonografia quanto a causas predisponentes. Caso no se verifique nenhuma, a antibioticoterapia reinstituda por 4 a 6 semanas. feita cultura novamente aps este tratamento. Se esta ainda for positiva, pode ser indicada a terapia de supresso antibitica: um antibitico de largo espectro administrado a noite, na dosagem de 1/4 a 1/3 da dosagem diria normal pelo perodo de 4 a 6 meses, aps o qual a cultura de urina repetida. Pode ser necessria a administrao perene. Terapias de suporte que ajudam a drenagem das bactrias da bexiga podem ser teis. Para os ces, deve ser permitido, nestes casos, mico frequente e no caso dos gatos, as caixas de areia devem estar sempre disponveis e limpas.

Anda mungkin juga menyukai