Anda di halaman 1dari 5

Colgio Jesus Adolescente

Ensino Mdio Disciplina Turma Professor Lista de Exerccio

anglo
SISTEMA DE ENSINO

2 Bimestre

Fsica Setor B

1 ANO

Gnomo

Mensal

Aulas 13 15
1) Um raio de luz monocromtico se propaga no vidro com velocidade 200.000 km/s. Sendo a velocidade da luz no vcuo 300.000 km/s, o ndice de refrao do vidro para este tipo de luz : a)2,5 b)3,0 c)1,5 d)1,0 2) Um raio luminoso que se propaga no ar (n = 1) incide rasante na superfcie de um determinado meio (n = 2). O desvio sofrido pelo raio incidente de: a) 30 graus b) 50 graus c) 60 graus d) 45 graus 3) Um raio de luz monocromtica propaga-se no vcuo, com velocidade de propagao de mdulo C e adentra um meio homogneo e transparente M, cujo ndice de refrao vale

I - Ao entrar no vidro, a velocidade da onda luminosa passa a ser maior do que . II - Ao entrar na gua, a velocidade da onda luminosa passa a ser menor do que . III - Ao sair do copo, a velocidade da onda luminosa volta a ser de . IV - Durante todo o fenmeno, a freqncia da onda luminosa permanece constante. Assinale a nica alternativa correta: a) I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) II, III e IV. 6) Quando um raio de luz incide obliquamente na superfcie de separao de dois meios x e y, vinda do meio x para o meio y, ela sofre refrao. Sabendo-se que o ndice de refrao do meio x maior que o ndice de refrao do meio y, podemos afirmar que o raio refratado: a) se afasta da normal. b) se aproxima da normal. c) incide pela normal. d) no sofre desvio. 7) Quando a luz passa de um meio x (n = 3), para um meio y (n = 2), ela sofre refrao. O ndice de refrao relativo de x para y de: a) 3/2 b) 2/3 c) 1 d) 2,5 e) 6 8) Observe a figura a seguir:

3 . 2

O mdulo da velocidade de propagao desse raio, no meio M, vale: a)

3 C 4

b)

4 C 3

c)

2C

d)

1 C 4

e)

2 C 3

4) Trs meios homogneos e transparentes so atravessados por um raio de luz monocromtica. Considerando-se nA = 2, nB = 1,5 e nC =1 os ndices de refrao absolutos dos meios A, B e C, respectivamente, assinale a figura que melhor representa a trajetria do raio citado. a) A B b) A B

C c) A B d)

A B normal

60 C C Meio X e) A B S A figura representa dois meios homogneos e transparentes (X e Y), separados pela superfcie plana S. Considerando-se nYX = Meio Y

3 o ndice de refrao do meio Y em relao ao meio X, o valor de ngulo :


a) 30 b) 20 c) 10 d) 60 e) 45

5) Amanda segura um copo de vidro cheio de gua. Um raio luminoso monocromtico vindo do ar com velocidade de aproximadamente atravessa todo o copo. Sobre este fenmeno, analise as afirmaes a seguir:

Enunciado para as questes 9 e 10 Um raio de luz monocromtica atravessa uma lmina de faces paralelas de cristal imersa no ar. O ndice de refrao absoluto do ar vale 1 e o trajeto do raio luminoso est descrito na figura a seguir:

45 ar

30

cristal

ar 9) Determine o ndice de refrao absoluto do cristal. Justifique sua reposta. 10) Determine os ngulos e . Justifique sua reposta. 11) Um raio de luz monocromtica, propagando-se no ar, atravessa uma lmina de vidro transparente, como mostra a figura a seguir. 50

Uma pessoa com o olho na posio mostrada na figura provavelmente ver a) apenas o peixe M. b) apenas o peixe N. c) apenas o peixe O. d) os peixes N e O. 14) Um feixe luminoso, constitudo de luz azul e vermelha, propagando-se no ar, incide sobre uma superfcie de vidro. Sabendo-se que o ndice de refrao do vidro para a luz azul maior do que para a vermelha, a figura que melhor representa a refrao da luz azul (A) e vermelha (V)

20

Considerando-se os ngulos e indicados na figura, correto afirmar que + igual a: a) 50 b) 60 c) 70 d) 35 e) 40 12) Das figuras a seguir, assinale a que representa, corretamente, a trajetria de um raio de luz monocromtica, vindo do ar, que atravessa um prisma de vidro mais refringente que o ar: a) b)

15) Na figura adiante, um raio de luz monocromtico se propaga pelo meio A , de ndice de refrao 2,0.

ar

vidro

ar

ar

vidro

ar

c)

d) Dados: sen 37 = 0,60 sen 53 = 0,80 Devemos concluir que o ndice de refrao do meio B : a) 0,5 b) 1,0 c) 1,2 d) 1,5

ar

vidro

ar

vidro

e) 2,0

e)

ar

vidro

ar

13) Trs peixes, M, N e O, esto em aqurio com tampa no transparente com um pequeno furo como mostra a figura.

16) Quando um raio de luz monocromtica, proveniente de um meio homogneo, transparente e istropo, identificado por meio A, incide sobre a superfcie de separao com um meio B, tambm homogneo, transparente e istropo, passa a se propagar nesse segundo meio, conforme mostra a figura.

Sabendo-se que o ngulo menor que o ngulo , podemos afirmar que: a) no meio A a velocidade de propagao da luz menor que no meio B. b) no meio A a velocidade de propagao da luz sempre igual velocidade no meio B. c) no meio A a velocidade de propagao da luz maior que no meio B. d) no meio A a velocidade de propagao da luz maior que no meio B, somente se o ngulo limite de incidncia. e) no meio A a velocidade de propagao da luz maior que no meio B, somente se o ngulo limite de refrao. 17) Um raio luminoso incide sobre a superfcie da gua, conforme a figura a seguir. Qual alternativa representa o que acontece com o raio?

20) Um cilindro macio de vidro tem acima de sua base superior uma fonte luminosa que emite um fino feixe de luz, como mostra a figura ao lado. Um aluno deseja saber se toda luz que penetra por essa extremidade superior do tubo vai sair na outra extremidade, independentemente da posio da fonte F e, portanto, do ngulo de incidncia . Para tanto, o aluno analisa o raio luminoso rasante e verifica que o ngulo de refrao correspondente a esse raio vale 40. sen 40 = 0,64 e n(ar) = 1 Obtenha o ndice de refrao do material do cilindro. 21)

18) O ndice de refrao de um material a razo entre: a) a densidade do ar e a densidade do material. b) a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material. c) a freqncia da luz no vcuo e a freqncia da luz no material. d) a velocidade da luz no vcuo e a velocidade da luz no material. e) o comprimento de onda da luz no vcuo e o comprimento de onda da luz no material. 19) A figura mostra uma estrela localizada no ponto O, emitindo um raio de luz que se propaga at a Terra. Ao atingir a atmosfera, o raio desvia-se da trajetria retilnea original, fazendo com que um observador na Terra veja a imagem da estrela na posio I. O desvio do raio de luz deve-se ao fato de o ndice de refrao absoluto da atmosfera variar com a altitude.

Analise as afirmaes: I. O ndice de refrao absoluto do ar crescente da regio atmosfrica (1) para a regio atmosfrica (2); II. No ponto B o raio luminoso sofre uma reflexo; III. No ponto C o raio luminoso sofre uma reflexo; IV. No ponto D o raio luminoso sofre uma refrao. Quais so corretas? a) Apenas II e IV b) Apenas I e II c) Apenas I e IV d) Apenas II e III e) Apenas III e IV 22) As fibras pticas, de grande uso diagnstico em Medicina (exame do interior do estmago e outras cavidades), devem sua importncia ao fato de que nelas a luz se propaga sem "escapar" do seu interior, no obstante serem feitas de material transparente. A explicao para o fenmeno reside na ocorrncia, no interior das fibras, de: a) reflexo total da luz; b) dupla refrao da luz; c) polarizao da luz; d) difrao da luz; e) interferncia da luz. 23) A figura mostra um raio de luz passando de um meio 1 (gua) para um meio 2 (ar), proveniente de uma lmpada colocada no fundo de uma piscina. Os ndices de refrao absolutos do ar e da gua valem, respectivamente, 1,0 e 1,3.

Explique por que o desvio ocorre do modo indicado na figura, respondendo o nome do fenmeno ptico responsvel pelo fenmeno observado e se o ndice de refrao absoluto da atmosfera maior menor ou igual ao d universo. (Na figura a espessura da atmosfera e o desvio do raio foram grandemente exagerados para mostrar com clareza o fenmeno.)

Dados: sen 48 = 0,74 e sen 52 = 0,79

Dados: sen 48 = 0,74 e sen 52 = 0,79 Sobre o raio de luz, pode-se afirmar que, ao atingir o ponto A: a) sofrer refrao, passando ao meio 2; b) sofrer reflexo, passando ao meio 2; c) sofrer reflexo, voltando a se propagar no meio 1; d) sofrer refrao, voltando a se propagar no meio 1; e) passar para o meio 2 (ar), sem sofrer desvio. 24) Ao viajar num dia quente por uma estrada asfaltada, comum enxergarmos ao longe uma "poa d'gua". Sabemos que em dias de alta temperatura as camadas de ar, nas proximidades do solo, so mais quentes que as camadas superiores. Como explicamos essa miragem? a) Devido ao aumento de temperatura a luz sofre disperso. b) A densidade e o ndice de refrao absoluto diminuem com o aumento da temperatura. Os raios rasantes incidentes do Sol alcanam o ngulo limite e h reflexo total. c) Devido ao aumento de temperatura, ocorre refrao com desvio. d) Ocorre reflexo simples devido ao aumento da temperatura. e) Devido ao aumento de temperatura, a densidade e o ndice de refrao absoluto aumentam. Os raios rasantes incidentes do Sol alcanam o ngulo limite e sofrem reflexo total.

d) reflexo total. e) difrao total. 27) Uma pedra preciosa cnica, de 15,0 mm de altura e ndice de refrao igual a 1,25, possui um pequeno ponto defeituoso sob o eixo do cone a 7,50 mm de sua base. Para esconder este ponto de quem olha de cima, um ourives deposita um pequeno crculo de ouro na superfcie. A pedra preciosa est incrustada numa jia de forma que sua rea lateral no est visvel. Qual deve ser o menor raio r, em mm, do crculo de ouro depositado pelo ourives?

28) Os ndices de refrao absolutos relacionados a seguir, para uma radiao monocromtica amarela. Meio ptico gelo gua vidro diamante ndice de Refrao Absoluto 1,31 1,33 1,50 2,40

Aulas 16 e 18
25) Uma fibra ptica uma estrutura cilndrica feita de vidro, constituda, basicamente, de dois materiais diferentes, que compem o ncleo e a casca, como pode ser visto em corte na figura a seguir.

Em relao aos meios citados, certamente ocorrer o fenmeno da reflexo total, com maior facilidade para o dioptro constitudo por: a) gelo - gua b) vidro - gua c) diamante - gua d) vidro - gelo e) diamante - vidro 29) A figura mostra a trajetria de um feixe de luz branca que incide e penetra no interior de um diamante.

Sua propriedade de guiamento dos feixes de luz est baseada no mecanismo da reflexo interna total da luz que ocorre na interface ncleo-casca. Designando por n(ncleo) e n(casca) os ndices de refrao do ncleo e da casca, respectivamente, analise as afirmaes a seguir, que discutem as condies para que ocorra a reflexo interna total da luz. I. II. n(ncleo) > n(casca). Existe um ngulo L, de incidncia na interface ncleocasca, tal que sen(L) = n(casca)/n(ncleo). III. Raios de luz com ngulos de incidncia > L sofrero reflexo interna total, ficando presos dentro do ncleo da fibra. Analisando as afirmaes, podemos dizer que: a) somente I est correta. b) somente I e II esto corretas. c) somente I e III esto corretas. d) todas esto corretas. e) nenhuma se aplica ao fenmeno da reflexo interna total da luz em uma fibra ptica. 26) A miragem se explica por um fenmeno de: a) absoro total. b) refrao total. c) interferncia total.

Sobre a situao fazem-se as seguintes afirmaes: I. A luz branca ao penetrar no diamante sofre refrao e se dispersa nas cores que a constituem. II. Nas faces 1 e 2 a luz incide num ngulo superior ao ngulo limite (ou crtico) e por isso sofre reflexo total. III. Se o ndice de refrao absoluto do diamante, para a luz vermelha, 2,4 e o do ar 1, certamente o ngulo limite nesse par de meios ser menor que 30, para a luz vermelha. Em relao a essas afirmaes, pode-se dizer que a) so corretas apenas I e II.

b) so corretas apenas II e III. c) so corretas apenas I e III. d) todas so corretas. e) nenhuma correta. 30) A figura abaixo mostra um raio de luz monocromtica que incide na superfcie de separao de dois meios homogneos e transparentes A e B, vindo do meio A. Nessas condies o raio de luz emerge rasante superfcie. Chamando de nA e nB os ndices de refrao absolutos dos meios A e B, respectivamente, e de L o ngulo limite, ento:

a) nA = nB e a = L b) nA > nB e a = L c) nA < nB e a > L d) nA < nB e a = L e) nA < nB e a < L

Anda mungkin juga menyukai