Anda di halaman 1dari 15

Rosane Chonchol

O RABINO E O PSICANALISTA
Contos
1 Edio POD

Petrpolis KBR 2011

Edio e reviso KBR Editorao APED Capa KBR Ilustrao da capa: Jorge Guidacci Ilustraes dos contos: Rosane Chonchol

Copyright 2011 Rosane Chonchol Todos os direitos reservados a autora

ISBN: 978-85-64046-50-4

KBR Editora Digital Ltda. www.kbrdigital.com.br atendimento@kbrdigital.com.br 24 2222.3491 B869.3 Fico e Contos Brasileiros

Rosane Chonchol carioca, descendente de judeus de Kiev e Esmirna h trs geraes no Brasil. artista, escritora e psicanalista. Ainda jovem, viveu na Europa. Inspira-se em Lacan, Carlitos, Ingmar Bergman, Fellini e Woody Allen, ainda que com narrativa e estilo absolutamente peculiares. Mistura sonho e realidade em doses desconcertantes, transformando o mundo-livro numa hilariante sesso de anlise.

Blog da autora: http://www.partidodaarte.blogspot.com/ E-mail: rosane.chonchol@gmail.com

Sumrio

Prefcio 11 O rabino e o Psicanalista 15 A histria da Psicanlise 25 Perptua frgida 35 Franoise no alto da montanha 41 O Judeu da manso negra 45 Dra. Lucy entra em frias 47 Dra. Galanto e o grupo teraputico 53 Sangue de barata 59 O barato do barato era na Barata Ribeiro 63 O macho exemplar 71 Amoral da histria 73 Amostra Grtis 77 A judia e o gi 81 A viagem de Bondovsky 85 O problema da Florinda 89 A histria escandalosa do Padre Josu 91
|9|

Prefcio

ara Rosane, li seu livro logo que chegou, meio por acaso ou melhor: li uma ou duas pginas, como fao em geral com os tantos e tantos livros que chegam diariamente e continuei, o que raramente acontece. O livro bom, voc tem realmente talento, um desgraado humor negro (negro no, judeu) que maltrata e denuncia. A verdade que gostei. Estava para lhe dizer isso mas andei viajando por esses brasis e somente agora o fao. O mais curioso que o diabo de minha neta de 11 anos Maria Joo, o co em igura de gente pegou meu livro e o leu de cabo a rabo e gostou demais. Meu Deus, essas crianas de hoje! O neto de 13 anos s voltas com computador, a neta de onze lendo Rosane Chonchol, onde vamos parar?
| 11 |

Rosane Chonchol

Toque para a frente, Rosane. Voc tem o que dizer. Seu Leitor, Jorge Amado

| 12 |

O Rabino e o Psicanalista

Rosane, um grande abrao Quero comear por dizer a minha enorme alegria diante do teu livro. H muito que no via um humor aliado crtica feroz e severa. H muito que no via um depoimento to veraz quanto ao nosso mundo psi (...)

Paulo Hindemburgo

| 13 |

O rabino e o Psicanalista

ndignao. Foi a emoo do gro-rabino Elias ao acordar no meio da madrugada, com um pesadelo absurdo. Sonhou que era ele prprio o Messias enviado terra por Jeov, e que seu tempo para salvar a humanidade do extermnio total no passaria de poucas horas, no mximo 16 horas e 50 minutos. O que poderia ele fazer em 16 horas? pensou, no auge da alio.
| 15 |

Rosane Chonchol

Era a madrugada de sbado, dia sagrado para os judeus, dia que o Pai escolheu para o descanso. Decidiu telefonar para seu amigo Dr. Salomo, emrito psicanalista, conhecido por sua seriedade e ortodoxia. Estudante, pretendente a rabino, fora seu colega nos tempos da juventude. E contou para ele o seu sonho: Jeov, sentado numa grande poltrona, me dizia: No se ajoelhe perante a mim, nem perante a ningum. No ique deitado. Rena a sabedoria e tente fazer alguma coisa, no conte comigo. Eu decidi h milhares de anos. O mundo acaba neste dia de Shabat. Mas a humanidade te criou, a iluso da salvao. Tudo esperam de ti, de mim nada. Eu sou imortal. Elias relatou para o psicanalista sua indignao. Que contradio, que absurdo o que me disse Jeov! Ajude-me, Salomo, estarei louco? Responda rapidamente, j, porque so s 16 horas e 50 minutos que terei para agir! Nisto, j se passaram 15 minutos Salomo respondeu: Elias, tome um comprimido e durma. Amanh pensaremos juntos. Nada mais posso te dizer agora.
| 16 |

O Rabino e o Psicanalista

Elias saiu de sua calma e compostura habitual, prprias de um gro-rabino e disse: Voc ser o primeiro a morrer, ser que no entende? Sim, entendo bem, voc deseja que eu seja o primeiro a morrer. Comea a trovejar incessantemente. Salomo se assusta e pensa: O que posso fazer? O que me diro os escritos de Freud? Desligou o telefone e foi para a biblioteca. Folheou alguns artigos de psicanlise, sem conseguir se concentrar na leitura. Sentiu uma forte pontada no estmago, vestiu-se e foi casa de Elias. So 7 horas da manh. O sol j ilumina a cidade. Toca a campainha. A esposa do rabino abre a porta em desespero: Que bom que voc chegou! Elias reza sem parar e j avisou famlia que hoje o dia do grande inal. Deus meu, o gro-rabino enlouqueceu de vez pensou. Venha conversar com seu amigo. Elias porm, se recusa e diz que Jeov lhe disse: No se deite. Conclui que estar comigo se deitar, deitar no div:
| 17 |

Rosane Chonchol

No posso ser seu cliente, assim como no posso me ajoelhar. Ser que posso andar? levanta-se e cai. Estou paralisado, minhas pernas doem. Tenho que salvar o mundo! Sou o Messias e nem sequer consigo andar! Salomo, me segure, estou impotente. Deus me mandou uma mensagem, foi s isso. A humanidade que disse que eu tenho que salv-la. Engana-se, Elias. A humanidade escolheu a mim. S eu posso salv-la. Por isso, tornei-me psicanalista. O Messias sou eu. O gro-rabino se levantou sem ajuda e disse, aliviado: Estou melhor, j no tenho dor. Posso andar e fazer o que quiser. O problema seu. Deixe-me agora; hoje meu dia de descanso, mas ser meu dia de festa, v embora. Salomo no se mexeu, icou em p, esttico. Nervoso, pegou um charuto e pediu um caf. No, no, Salomo! V-se, v-se embora e o empurrou porta afora. O psicanalista enxotado e no aceita isto. Dane-se voc e a religio! So loucos! O rabino sorri. O problema seu, meu caro, eu j estou bem.
| 18 |

O Rabino e o Psicanalista

Dr. Salomo sai, muito nervoso. Olha o relgio, so 9 horas. J deveria estar no consultrio. Apesar de judeu, trabalha aos sbados. Engole um calmante e, atrasado, entra em sua sala. A cliente da primeira sesso uma bela mulher de 30 anos j o espera h meia hora. Est histrica, claro. Enfurecida, diz: Acordo cedo aos sbados para minha sesso, chego aqui e o senhor no est! Estou cheia, perco meu tempo aqui, o mundo vai acabar e nem mesmo meu psicanalista me atende! Entre, Margot. Acalme-se, deite-se no div e fale. Hoje, voc me diz que o mundo vai acabar; ontem terminou a sesso falando sobre o dio que sente por seu pai ter se casado com sua me e o desejo que tem de mat-lo. Acontece, Dr. Salomo, que meu pai teve um enfarte esta noite, e agora, alm de no poder mais me casar com ele, tenho que guardar o segredo que ele me confessou antes de morrer. bvio que nunca contarei a ningum que ele me disse: Minha ilha, sou o Messias. Agora vou embora porque tenho pressa. Os reprteres do Jornal do Estado aguardam as declaraes que darei sobre a morte de meu pai, o Messias. O senhor no tem mais nada para interpretar. No me fale sobre castrao, dipo ou superiori| 19 |

Rosane Chonchol

dade do falo, e nem mesmo me fale de onipotncia. No acredito em mais nada. Ele morreu dizendo que era o Messias. Ele, um homem muito religioso e cristo, no pecaria assim. Meu pai no mentia. Morreu Messias. O mundo vai acabar e temos poucas horas. Vou pagar e ir embora. Voc se engana diz o psicanalista. O mundo no vai acabar. Acabou para ele, e voc, identiicada com ele, acha que morre junto. No senhor, eu no morro, quem morre o senhor. Eu vou me mandar porque sei o que est por vir. A culpa sua, o senhor no salvou meu pai. Eu pedi, implorei durante anos, durante centenas de sesses: no mate meu pai. Mas voc o matou. Arque com as consequncias. O analista se desespera, no consegue se fazer entender: Eu no matei o seu pai. Voc o matou na fantasia, porm uma infelicidade fez com que a morte real viesse junto. Minha ilha, chore, desabafe, mas no abandone o seu tratamento. Como no? O mundo vai acabar, mesmo que eu queira continuar vindo! Amanh no tem mais dia. Acabou. Quero deixar as consultas pagas tira o dinheiro, entrega ao Dr. Salomo e diz: No se iluda. Amanh no ter mais dia. E vai embora.
| 20 |

Fim desta amostra. Para comprar, clique aqui: << http://www.kbrdigital.com.br/o-rabino-e-o-psicanalista-29.html >>

Anda mungkin juga menyukai