Anda di halaman 1dari 4

Maria Lcia Hage Masini* Suzana Magalhes Maia**

A Leitura Enquanto Prtica Social e a Interveno da Escola

Considerar a leitura como prtica social, sem incorrer na possibilidade de se estar cometendo um pleonasmo, admitir que possa existir leitura sem que esta se constitua como uma prtica social. E, neste caso, o que temos ento? As instituies educacionais h muito vm discutindo esta questo, por vezes desvendando os processos de desenvolvimento da leitura, a fim de se apurar o mtodo utilizado em sua aprendizagem. H uma constante busca da lgica desses processos, de algo que possa ser considerado cientfico, passvel de ordenamento, hierarquia, classificaes. Na explicitao de tal lgica, h

*Professora da rea de Distrbios da Comunicao, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. **Professora titular da rea de Distrbios da Comunicao, da Pontiffcia Universidade Catlica de So Paulo.

73

uma aplicabilidade da linguagem, isto , utiliza-se a linguagem como instrumento que esclarece, que expe, que comenta. Acaba-se at por esquecer que da prpria linguagem que se fala e que, uma vez ordenada em categorias, fica sujeita a fragmentaes e corre o risco de no mais ser reconhecida em sua totalidade. sob esta forma que se elaboram as prticas pedaggicas. A busca do melhor mtodo de aprendizagem da leitura sempre externa, tanto em relao ao professor como ao aluno. A cincia positiva permite (e leva a) essa forma de se lidar com a natureza humana; forma distanciada em que professor e aluno, no se constituindo em sujeitos do seu prprio trabalho, limitam-se a cumprir um papel previamente determinado: fazem parte de uma instituio educacional voltada ao ensino, mas que no ensina, e culpa alunos e professores pelo fracasso escolar. Ao mesmo tempo, cumpre a funo de no erradicar o analfabetismo, mas sim de manter a diviso entre alguns que sabem e muitos que jamais viro a saber. Onde nos situamos nesse processo? Referamo-nos busca de novas alternativas de ensino e aprendizagem da leitura. Cada vez que um novo modelo aplicado, as esperanas se renovam, no sentido de se descobrir se desta vez o problema poder ser resolvido. O tempo da calmaria diretamente proporcional ao tempo que leva uma nova proposta a explicitar o seu fracasso. ... e as crianas no gostam de ler Pelo menos aquilo que se refere leitura concebida dentro do espao escolar. Ainda bem. Com isto demonstram que no so simples objetos de nossas experimentaes, que preciso consider-las como sujeitos de sua prpria aprendizagem. Porm, como este um jogo de poder desigual, elas acabam sendo penalizadas por sua saudvel "m aprendizagem" e so consideradas "problemticas", "carentes", "incapazes" de penetrar neste mundo inspido da leitura que apresentado pela escola. E o que pensar diante de situaes como estas:

Jogo do senta-levanta "Agora eu j sei todas as letras, agora s falta juntar e ler" dizia um menino. Um outro estava lendo um livro em voz alta. Sua leitura era fluente e ele lia com entusiasmo. Ao terminar o livro, perguntei-lhe o que havia achado do mesmo. Com cara de espanto, ele me respondeu: "eu s li palavras!... " Naturalmente, nossa primeira reao pressupor uma possvel dificuldade que ambos possam apresentar. Mas o segundo menino continua dizendo: " l na escola, a professora manda ler em voz alta. Cada um l um pouquinho. Enquanto um l, os outros acompanham no livro pra saber onde parou'. Qualquer criana levanta tensa, porque sabe que ao ler algumas linhas em voz alta estar sendo avaliada pelo professor, e senta relaxada porque sua vez j passou. Pouca ateno dada ao texto. na verdade um monte de palavras, onde a satisfao que a criana demonstra ter pela fluncia ou no de sua leitura.

Jogo do procure-ache Geralmente, o trabalho de interpretao associado apenas leitura silenciosa. . . . cada um l para si mesmo, s com os olhos, depois abram o livro na pgina das questes e

74

respondam no caderno." E boa parte da classe vai direto para as questes: "pra que perder tempo lendo? s ver o que pede a pergunta e ir direto procurar no texto". As perguntas geralmente so ordenadas segundo o eixo temporal da histria, o que facilita a localizao da resposta. Esta dada literalmente igual ao texto. Assim pouca diferena faz se o Joo, a Maria ou o Pedro que est lendo.

Histria do leitor Pensando um pouco, fcil respondermos a pergunta feita no incio o que temos ento? Temos uma leitura como prtica mecnica de aprendizagem. Temos uma escola que se arvora no direito de formar os leitores dessa sociedade, sem que a mesma seja considerada dentro do ambiente escolar. E esta mesma escola que quer discutir a leitura como prtica social, articulada com as demais prticas que ocorrerem em uma sociedade. de suma importncia indagar que sociedade esta que pode aceitar ou conceber uma programao educacional idealizada independentemente dos sujeitos que dela necessitam Que poltica educacional esta que acredita em suas propostas educacionais circunscritas em um mundo fechado, em que os avanos tcnicos e cientficos podem por si ss dar conta da constituio de leitores em uma sociedade em transformao? Trata-se de uma poltica estruturada em bases estipuladas pelo prprio tcnico da educao, ignorando as reais necessidades da populao escolar, de onde qualquer Programa de Educao deveria comear. S possvel se pensar na leitura corno prtica social, se os educadores se conscientizarem de que o fundamental, o objetivo primeiro da ao educativa, a transformao da relao cidado-sociedade, j que nesta que os programas educacionais se circunscrevem. Assim, ao discutirmos a leitura como prtica social, na vida dos homens que necessrio se situar, pois entende-se como prtica social a interao do homem com a histria, que transforma suas condies objetivas. Por isto, no queremos situar a criana e a leitura na dimenso da busca de novos caminhos de aprendizagem. No desejamos comentar crianas que no fazem aquilo que tambm ns no fazemos: ler. Ler e sonhar, ler e pensar, sem as amarras do verdadeiro, do certo e do errado, mas sim, soltando fantasias, dialogando com o texto, fazendo as articulaes com o real diversificado, porque faz parte da vida dos grupos sociais e dentro deles constitui a vida de cada um. Esse leitor existe, mas fora da escola. Ser que ns nos identificamos com ele? O que temos feito para que este leitor sobreviva? O que lemos? Textos sobre a aprendizagem da leitura ou a prpria literatura e percebemos como esta foi entrando nas vidas das pessoas? Elias CANETTI, um autor blgaro que se tornou conhecido no Pas pela traduo de um livro premiado, Auto de F, um bom exemplo. Comeou a escrever as duas memrias e a primeira parte, um livro belssimo, chama-se A Lngua Absolvida. Ao contar a sua infncia, os fatos e as pessoas com quem convivia, vai deixando claro o fascnio que a linguagem e a literatura exerceram sobre ele. No h sequer uma linha sobre a mecnica deste processo, mas sim a magia de descobrir um mundo fantstico que acreditava como verdadeiro, a possibilidade de partilhar com os outros o que vivia com os seus livros. E falando das estreitas relaes entre imaginrio e real, trao singular da matria literria,

75

deixemos que as palavras de Lygia Bojunga NUNES, recolhidas da sua obra Livro, arrematem provisoriamente estas nossas consideraes, j que elas revelam a outra face da leitura ler enquanto exerccio de criao: ". . . aos sete anos, um livro chamado Reinaes de Narizinho tinha acordado a minha imaginao e eu tinha me tornado uma leitora, quer dizer, um ser de imaginao ativa, criativa. Eu, leitora, via com a minha imaginao todo o universo que vem cifrado nesses sinaizinhos chamados letras." ". . . eu sou leitora, logo, eu participo intimamente desse jogo maravilhoso que o livro; eu sou leitora, logo eu crio."

76

Anda mungkin juga menyukai