Anda di halaman 1dari 16

1

INTRODUO
A ttulo de esclarecimento, considera-se que o estudante de tpicos em economia de

usinagem tenha domnio anterior em fundamentos da usinagem e lembre-se, por exemplo, das diversas grandezas envolvidas no processo de usinagem, tais como velocidade de corte, avano, profundidade de corte, geometria da parte ativa da ferramenta de corte, compreenso da funo e influncia dos diversos ngulos da ferramenta e conhecimentos gerais sobre os diversos materiais usados hoje na fabricao das ferramentas de corte. Se analisarmos os diversos fenmenos causadores do desgaste da ferramenta, poderemos perceber nitidamente que condies de corte extremas apresentam resultados muito particulares. Como exemplo, levemos em considerao dois tipos distintos de avarias nas ferramentas, a aresta postia de corte e o desgaste de flanco. O primeiro est freqentemente relacionado a velocidades de corte (Vc) muito baixas e sugere-se sempre uma velocidade mnima de corte a partir da qual se pode evit-lo. J, o desgaste de flanco, aumenta abruptamente com a elevao da velocidade de corte. Observe-se ainda que a baixa Vc est relacionada a tempos de produo por pea muito altos e vice-versa. Partindo deste ponto, poderemos provar que h certo valor intermedirio de velocidade de corte que nos permita obter o menor custo de produo. Esta anlise pode ser de difcil aplicabilidade em situaes de produo unitria, como o caso das ferramentarias em geral, ou ainda na produo de pequenssimas sries de peas. Seu uso, porm, torna-se indispensvel em condies de produo em massa (grandes sries), pois os ganhos obtidos no processo podem chegar a representar grandes somas em dinheiro e/ou tempo. Ademais, apesar de difceis de aplicar, os elementos analisados podem auxiliar no levantamento dos custos e tambm melhoria de processos para produo unitria.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 2/16

DETERMINAO DO FIM DE VIDA DA FERRAMENTA: CRITRIOS


Aps passar em revista as diversas causas do desgaste da ferramenta, que traro alteraes

mais ou menos profundas no processo de usinagem, pretendem-se explorar a relao entre o fim de vida da ferramenta e as variveis do processo de usinagem, destacando-se a velocidade de corte como a varivel determinante na vida da ferramenta. Um estudo cuidadoso destas relaes permitir chegarmos ao mximo rendimento de usinagem para certo par ferramenta-material a usinar. Com o aumento do desgaste da ferramenta, observam-se variaes mais ou menos profundas no processo de usinagem. A temperatura se eleva progressivamente, a fora de corte e a potncia consumida aumentam, as dimenses da superfcie usinada se alteram e o acabamento piora. Podem ainda ocorrer fascamento intenso, lascamento e destruio total do gume. Usar a ferramenta at este ponto desaconselhvel. A fixao do ponto representativo do fim de vida da ferramenta fundamental no estudo da usinabilidade. Utilizam-se em ensaios e na prtica diversos critrios para determinar este ponto. Pode-se citar: Falha completa da ferramenta; Falha preliminar da ferramenta; Largura da marca de desgaste no flanco; Vibraes intensas da pea ou da ferramenta, rudos fortes associados; Profundidade Kt da cratera; Deficincia de acabamento superficial; Formao de rebarbas; Forma dos cavacos; Alterao de dimenses da pea; Fora de corte, torque ou potncia; Aumento da fora de avano; Aumento da temperatura do gume.

2.1 Mtodos usuais de especificao da vida de uma ferramenta Tempo de mquina; Tempo efetivo de corte; Volume do metal removido; Nmero de peas usinadas;

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 3/16

Velocidade de corte equivalente; Velocidade de corte relativa.

2.2 Relao da vida da ferramenta com a velocidade de corte A velocidade de corte a varivel de influncia predominante sobre a vida da ferramenta. A seguinte equao, proposta por Taylor, expressa aproximadamente a relao entre a vida da ferramenta e a velocidade de corte:
Vc . Tv n = Ct

Onde: Vc = velocidade de corte (m/min) Tv = Tempo efetivo de corte ou Tempo de vida da ferramenta (min) Ct = Constante cujo valor depende das outras variveis-mquina, ferramenta e pea. Seu valor numericamente igual velocidade de corte que d ferramenta a vida de 1 minuto. n = espoente cujo valor depende at certo ponto de outras variveis-mquina, ferramenta e pea. Podem-se tomar como valores mdios para o expoente n os indicados na tabela I: Tabela I Valores dos expoentes n e x. Ferramenta Ao rpido Pea Ao Ferro Fundido Lato Cobre Alumnio Ao Ferro Fundido Alumnio Ao n 0,125 a 0,167 0,14 a 0,25 0,25 0,13 0,41 0,2 0,25 0,41 0,5 x = 1/n 6a8 4a7 4 7,7 2,44 5 4 2,44 2

Metal duro

Cermica

O valor da constante Ct depende principalmente do material da pea, do material da ferramenta, das dimenses do corte e do fludo de corte. A tabela II d alguns valores orientativos baseados em ngulos ideais para a ferramenta, seo de usinagem de 0,36 mm2 e largura da marca de desgaste de 1,5 mm para ferramenta de ao rpido e 0,75 mm para ferramenta de metal duro.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 4/16

Tabela II Valores de Ct para condies mdias de corte. Metal a usinar Ao de corte fcil Ao carbono Ao nquel-cromo Ao Cr-Mo Ao Ni-Cr-Mo Ao Ni-Cr-Mo baixa liga Ao inoxidvel Ferro fundido c/ 170 Brinell Ferro fundido c/ 183 Brinell Ferro fundido c/ 207 Brinell Ferro fundido c/ 215 Brinell ABNT B 1112 ABNT B 1020 ABNT B 3140 ABNT B 4140 ABNT B 4340 ABNT B 8640 Ao rpido c/ fluido 125 116 46 47 80 85 Metal duro a seco 785 680 310 300 407 331 890 585 419 306 265

Para se ter a velocidade de corte, basta dividir os valores de Ct da tabela pelos valores de Tv correspondentes vida desejada da ferramenta. 2.3 Vida da Ferramenta e as Dimenses de Usinagem A vida da ferramenta, para uma dada velocidade de corte, evidentemente influenciada pelas dimenses do corte. Em sntese, pode-se afirmar que, quando se aumenta o avano ou a profundidade de corte a velocidade deve ser reduzida para manter a vida da ferramenta constante. Mesmo assim, a velocidade de corte diminui numa proporo bem menor do que o aumento do avano ou da profundidade, resultando um volume de material removido maior para um mesmo tempo de vida da ferramenta. Conclui-se que a combinao de uma profundidade de corte mxima possvel e de um grande avano com uma baixa velocidade de corte determina uma alta taxa de remoo de material durante dada vida da ferramenta. Esta regra pode ser aplicada no desbaste de peas bastante estveis, e em mquinas que permitam pesadas operaes de corte, tendo como limites a qualidade do acabamento, dificuldades de sujeio da pea, aumento das foras de corte, etc. importante salientar que o avano (f) e a profundidade de corte (ap) influem pouco na vida da ferramenta, digamos que influem significativamente bem menos que a velocidade de corte (Vc), e sua escolha ter como limites a potncia de acionamento da mquina e a estabilidade da pea e da ferramenta, ou ainda aspectos ligados ao acabamento superficial, dentre outros.
n

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 5/16

CUSTOS DE PRODUO E USINABILIDADE


O custo de produo de um lote de peas depende essencialmente do tempo necessrio

fabricao deste lote. Na usinagem o tempo de execuo depende da usinabilidade do material e de todos os fatores que a afetam. Para estudar-se esta correlao decompe-se o processo de fabricao em suas diversas fases, considerando-se o tempo global, tempo de preparao bsico, tempo de preparao distribudo, nmero de peas, tempo efetivo e bsico de corte, tempo principal, tempo secundrio, tempo distribudo devido a pessoal, ferramenta, ou equipamento. A correlao entre o tempo de execuo e a usinabilidade pode ser estudada decompondose o processo de fabricao nas suas diversas fases. De forma resumida, temos: T = Tempo global (min) para a execuo da encomenda. Divide-se em dois elementos: Tpr = tempo de preparao para a tarefa (divide-se em tpr bsico + tpr distribudo) Te = tempo de execuo (em lotes, multiplica-se pelo nmero de peas). Subdivide-se em Tb (tempo bsico de execuo) e Td (tempo distribudo de execuo). Tb = tp + ts (tempo principal + tempo secundrio de execuo) Td = tdp + tdf + tdem (soma dos tempos distribudos devido ao pessoal, ferramenta, e ao equipamento e ao material). A reduo do custo de produo depende quase que linearmente da reduo do tempo global de fabricao do lote. Normalmente procura-se reduzir o tempo de preparao e os tempos secundrios de execuo. Pode-se ainda reduzir o tempo principal de fabricao utilizando-se um sem nmero de recursos, dentre eles, aumento do avano, da profundidade e da velocidade de corte. Para reduo do tempo principal de execuo Tp pode-se utilizar os seguintes recursos: usinagem simultnea por vrias ferramentas (tornos multiferramentas, furadeiras mltiplas, etc.), aumento da velocidade de corte pelo emprego de ferramentas mais resistentes, materiais de melhor usinabilidade, refrigerantes mais eficientes, aumento do avano e da profundidade de corte. Como a vida da ferramenta depende fundamentalmente da velocidade de corte, e esta, se aumentada, diminui o tempo principal de usinagem, aumenta-se esta com o intuito de reduzir os custos de produo. Isto, por outro lado, diminui a vida da ferramenta e nos leva a concluir que a velocidade que conduz mxima produo em geral mais alta do que a que conduz ao mnimo custo (STEMMER, 1993).

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 6/16

O grfico que segue, correlaciona a velocidade de corte com o tempo de execuo do lote. Chama-se Tv ao tempo de vida da ferramenta e t tf ao tempo necessrio para efetuar a troca da mesma.

Tempo
(minutos) Tempo mn imo

T tdf

tp T
(mnimo)

Mx. produo

Tpr + (tdp+ tdem+ ts) Vc (m/min) Fig. 01 Correlao entre o tempo de execuo e a velocidade de corte.
Se fixssemos todas as demais variveis de corte tais como avano e profundidade de corte, variando unicamente a velocidade de corte, verifica-se pelo grfico da fig. 01 que o tempo global de execuo tem um mnimo. Este mnimo ocorre para uma certa velocidade Vc max, que corresponde mxima produo. Logo:

Vc max

Vcmax =

K (x-1).ttf

K = Ct1/n ou K = Ctx ; Ct, x e n = expoentes das tabelas I e II; Ttf = tempo de troca da ferramenta, pode ser obtido cronometrando-se esta operao.

Verifica-se que os tempos de preparao da tarefa (Tpr) e os distribudos devidos ao pessoal (tdp), ao equipamento e ao material (tdem), bem como os tempos secundrios (ts) independem da velocidade de corte. Determina-se ento um Tf , chamado tempo fixo a partir destes. Ento:

Tpr Tf = m + (t dp + tdem + ts)

Tf = tempo fixo por pea; m = nmero de peas produzidas num lote.

Os tempos principais de execuo Tp diminuem com a velocidade de corte. Para o torneamento cilndrico de uma pea pode ser calculado divindo-se o valor da distncia percorrida pela ferramenta (L) pelo produto da rotao (s) e do avano (f) para cada passe {Tp = (L / s.f)}. O tempo distribudo devido ferramenta tdf aumenta com a velocidade de corte, pois esta diminui acentuadamente o tempo Tv de vida da ferramenta. Exemplo: Num processo cujo tempo de troca da ferramenta seja de 50s, e com certo aumento na velocidade de corte reduza-se o

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 7/16

tempo de vida da ferramenta de 40 para 20 minutos, tm-se, efetivamente o dobro do nmero de trocas de ferramenta num dia, consumindo assim o dobro do tempo nesta operao (Obs: no chega-se a dobrar a Vc, que implica em no dobrar o volume de produo). 3.1 Custos de Produo Para determinao da velocidade econmica do corte, precisa-se calcular primeiro o custo de produo. Para tal fim, definem-se os valores do custo por pea, separando-os em custos que independem da velocidade de corte e custos dependentes da velocidade de corte. O custo de usinagem por pea ser dado por: Ce = custo de execuo (total); Kc = custos por pea independentes da Vc; Kfe = custos devidos ferramenta por pea; Kt = custos proporcionais ao tempo de execuo.

Ce = Kc + Kfe + Kt

3.1.1 Clculo dos Custos Independentes da Vc, por Pea (Kc)


Os custos independentes da Vc (Kc) so aqueles relacionados ao preo da matria-prima, despesas de almoxarifado, controles, juros, corte do material, entre outros. Exemplo: Digamos que o ao P20 custe R$ 6,20 por Kg e calculando pelas dimenses brutas certa pea pese 2,3 Kg, temos um preo por tarugo de material equivalente R$ 14,26. Adiciono, por exemplo, uma taxa fixa de despesas de almoxarifado, controle, etc. de 18% e tenho o valor de Kc = R$ 16,83.

3.1.2 Clculo dos Custos Devidos Ferramenta, por Pea (Kfe)


Tomemos como exemplo em torneamento, a determinao dos custos devidos ferramenta (Kfe), utilizando insertos intercambiveis de metal duro, qualidade extra, retangulares, com 8 gumes cada, fixados mecanicamente em suporte. Comeo por determinar o custo da ferramenta por gume para certo Tv (CfTv). Dados: Custo do suporte Custo das pastilhas Valor inicial da ferramenta R$ 136,00 R$ 92,00
R$ 136,00 = R$ 6,80 20

(ex: dure p/ consumir 20 caixas) (caixa com 10 pastilhas) (custo do suporte rateado por caixa de pastilha)

Custo da caixa + rateio sup. 92,00+6,80 = R$ 98,80 Custo por pastilha R$ 98,80 / 10 = R$ 9,88 Venda das pastilhas (ex:) R$ 47,00 p/ Kg (130 pastilhas) R$ 0,36

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 8/16

Custo da ferramenta por aresta (CfTv):

9,88 0,36 = R$ 1,19 8 gumes

(representa o custo do gume para o tempo de vida determinado)

O custo devido ferramenta, por pea (Kfe), ser dado por:

Kfe = CfT v . Tp Tv

Exemplo: Tp = 7,5 min Tv = 28 min

Kfe = 1,19 . 7,5 = R$ 0,32 28

3.1.3 Custos Proporcionais ao Tempo Global de Execuo (Kt)


Para determinao dos custos proporcionais ao tempo global de usinagem (T) de uma pea, alm da determinao do referido tempo, necessita-se da determinao do custo da hora-mquina. Este custo, para ser determinado, deve incluir: Depreciao anual da mquina, dispositivos e acessrios; Juros do capital empatado; Custo da rea ocupada (aluguel, iluminao, limpeza, manuteno, seguro, etc.); Manuteno da mquina, dispositivos e acessrios; Custos dos salrios, incluindo os custos correlatos de seguro, garantia de tempo de servio, previdncia, frias, 13 o salrio, gratificaes, faltas e atrasos eventuais, administrao de pessoal, etc.; Energia eltrica e outros insumos; Lubrificantes, fludos de corte, etc.

EXEMPLO: Calcular o custo da hora-mquina de um torno paralelo, com 250 mm de altura de pontas, 1000 mm de distncia entre pontas, motor principal de 10 KW, gama de rotaes de 25 a 2000 rpm, com comando numrico (tabela III). Tabela III Exemplo de determinao do custo da Hora-Mquina no 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Preo da mquina Custos adicionais, por exemplo, instalao Jogo inicial de ferramentas Custo da mquina pronta para operar Tempo de depreciao Depreciao anual Taxa anual de juros Custos devidos a juros Custos anuais fixos de manuteno 0,5 x 4 x 7 / 100 ex: 5% x 4 4/5 1+2+3 Item Clculo Valor R$ 80.000,00 10.000,00 8.000,00 98.000,00 10 anos 9.800,00 12 % 5.880,00 4.900,00

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 9/16

10 Custos anuais do espao construdo 11 Custo anual de salrio 12 Custo de energia 13 Custos variveis de manuteno 14 Consumo de lubrificantes e refrigerantes 15 Custo anual de uso da mquina 16 Tempo de utilizao por ano 17 CUSTO DA HORA-MQUINA

ex: R$4,00 x 12 x 20 R$400 / ms x 2 x 13 10KWh x R$0,03 x 16 ex: 5% x 4 (exemplo anual) 6 + ( 8 a 14) (estimado p/ 2 turnos) 15 / 16

960,00 10.400,00 480,00 4.900,00 500,00 37.820,00 1.600 horas R$ 23,64

Pode-se ainda incluir na linha que sobrou em branco na tabela uma informao que utilizaremos a seguir: o Minuto-Mquina, que nada mais do que a diviso do valor horamquina por 60, ou seja, o custo de operao da mquina por minuto (Cp). 3.2 Velocidade Econmica de Corte H ento necessidade de se determinar a velocidade econmica de corte aps clculo prvio dos custos de produo, justificada especialmente para produo de lotes mdios a grandes. Para isto dividem-se os custos dependentes da velocidade de corte em: custos devidos ferramenta e custos proporcionais ao tempo por pea. A inteno clara e bvia esta: obter o mximo rendimento econmico da usinagem, conseguido quando toda a potncia disponvel na mquina ferramenta utilizada assegurando-se ao mesmo tempo uma vida suficientemente longa da ferramenta. J vimos a relao entre o tempo de produo por pea e a velocidade de corte. De maneira similar, pode-se estabelecer a correlao entre o custo por pea e a velocidade de corte, conforme o grfico da figura 02. Derivando-se a funo Custo Total (Ce), pode-se determinar a Vcmn do grfico, conforme a figura 02, qual corresponde ao mnimo custo alcanado e que pode ser determinada pela equao abaixo:
Vc min = x Cp . Ct X (x-1).(Cftv+Cp.t tf)

Esta Vc

mn

corresponde ao menor custo de usinagem para a pea em estudo, podendo-se,

aps determinao dos tempos para esta Vc chegarmos ao apuramento dos referidos custos. A

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 10/16

equao abaixo aprecia todos os custos relacionados usinagem, dependentes ou no da Vc. No so considerados custos com tratamentos trmicos, controle dimensional, etc.
Ce = Kc + Cp.Tp + Cp.Tf + Cp.Ttf. Tp + CfT v. Tp Tv Tv

Custo por pea

Custo local de trabalho

Custo Total Custo de ferramenta

Custo mnimo Custos fixos Vc (m/min) Fig. 02 Correlao entre o custo por pea e a velocidade de corte. Vc mn

3.2.1 Intervalo de mxima eficincia


Sobrepondo-se os grficos das figuras 01 e 02 que demonstram a variao do tempo de fabricao e dos custos em funo da velocidade de corte, pode-se perceber que a Vc necessria para gerar o mnimo custo ser sempre inferior velocidade de corte de mxima produo (Vc mx). Define-se intervalo de mxima eficincia o intervalo compreendido entre as velocidades de mnimo custo e de mxima produo. (COPPINI et all, 1999).
Custo Tempo

Tempo de Fabricao

Custo por pea

Mnimo tempo Mnimo Custo Mxima produo

Intervalo de mxima eficincia Vc mn Vc max Vc (m/min)

Fig. 03 Intervalo de mxima eficincia.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 11/16

EXEMPLO 01
Um eixo de comprimento 180mm e dimetro inicial de 75mm sofre torneamento cilndrico

em uma das suas extremidades formando um rebaixo de dimetro 65mm por comprimento igual a 100mm. Material: Ao ABNT 1020 com r = 550 N/mm2. O torno mecnico disponvel para usin-la possui potncia de acionamento de 5CV, rendimento de 80% e a seguinte gama de rotaes: 50 75 130 200 300 350 400 540 800 1500 e 2000 rpm . O avano varia de 0,05 a 0,8 mm/rot. O custo da hora mquina (salrio j includo) de R$ 30,00 por hora. Tempo de troca da ferramenta de 01 minuto, o tempo de preparao da mquina de 10 minutos e os tempos secundrios em mdia de 02 minutos por pea. Deseja-se usinar lote de 60 peas. Pergunta-se: qual a ferramenta mais indicada economicamente para realizar a usinagem, ao rpido ou metal duro? Tabela IV Dados tecnolgicos do problema Material da ferramenta Ao rpido Metal duro (P20) Nmero de gumes 01 01 Custo por gume R$ 4,00 R$ 10,00

Parte-se para o estudo de uma das situaes, por exemplo utilizando-se primeiramente a ferramenta de ao rpido. Determina-se a velocidade para a mxima produo Vcmx. Calcula-se ento a rpm necessria para atingir tal Vc. Como a mquina em questo tm rotaes escalonadas, deve-se escolher a rotao disponvel mais prxima e ento recalcular a Vc que efetivamente estar sendo usada. Assumir tdem e tdp iguais zero. Para simplificar a comparao, despreze-se o custo Kc (independe da Vc).

Vcmax =

K (x-1).ttf 116 7 (7-1).1

Vcmax =

Vcmax = 7 4,71 x 10 13

Vcmax = 89,80 m/min

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 12/16

Utilizando-se o dimetro mdio a ser usinado, esta velocidade daria uma rotao de 408 rpm. Como a rotao mais prxima na mquina de 400 rpm, recalcula-se a Vcmx efetiva que ser de 88,05 m/min. Calcula-se, ento a Vc mn.

Vcmin =

Cp . Ct X (x-1).(C ftv +Cp.ttf)


0,5 . 116 7 (7-1).(4+0,5.1)
5,234 x 10 12

Vcmin =

Vcmin =

Vcmin = 65,61 m/min


De forma semelhante, utilizando-se o dimetro mdio a ser usinado, esta velocidade daria uma rotao de 298 rpm. Como a rotao mais prxima na mquina de 300 rpm, recalcula-se a Vcmn efetiva que ser de 66,0 m/min. Para usinagem com ao rpido, a rotao intermediria disponvel na mquina seria 350 rpm, o que resultaria numa Vc igual a 77,0 m/min. Isto nos d um tempo de vida da ferramenta de:
Tv = n Ct Vc
0,1428

Tv =

116 77

Tv = 17,63 min

O tempo de usinagem (Tp) para dois passes ser igual a 3,97 min (f = 0,144 mm/rot e ap = 2,5 mm; mantendo seo de usinagem igual a 0,36 mm2). O custo de usinagem (deixando de lado custos independentes da Vc) para este caso ficar em:
Ce = Cp.Tp + Cp.Tf + Cp.Ttf. Tp + CfTv. Tp Tv Tv

Ce = 0,5.3,97 + 0,5.2,17 + 0,5.1. 3,97 + 4. 3,97 17,63 17,63 Ce = R$ 4,08 por pea.
Utilizando-se ento a ferramenta de metal duro, repetem-se os mesmos procedimentos: Inicia-se por determinar a velocidade para a mxima produo Vcmx.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 13/16

Vcmax =

K (x-1).ttf

Vcmax =

680 5 (5-1).1

Vcmax =

3,635 x 10 13

Vcmax = 515,3 m/min

Utilizando-se o dimetro mdio a ser usinado, esta velocidade daria uma rotao de 2341 rpm. Como a rotao mais prxima na mquina de 2000 rpm, recalcula-se a Vcmx efetiva que ser de 440,25 m/min.
Vcmin = x Cp . Ct X (x-1).(C ftv +Cp.ttf) 0,5 . 680 5 (5-1).(10+0,5.1)

Vcmin =

Vcmin =

1,731 x 10 12

Vcmin = 280,3 m/min

De forma semelhante, utilizando-se o dimetro mdio a ser usinado, esta velocidade daria uma rotao de 1273 rpm. Como a rotao mais prxima na mquina de 1500 rpm, recalcula-se a Vcmn efetiva que ser de 330,2 m/min. No caso de opo pela velocidade intermediria de 1500 rpm, a velocidade efetiva de corte para a ferramenta de metal duro seria de 330,2 m/min.Isto nos d um tempo de vida da ferramenta de:
Tv = n Ct Vc Tv = 0,2 680 330,2

Tv = 37,04 min

O tempo de usinagem (Tp) para dois passes ser igual a 0,926 min (f = 0,144 mm/rot e ap = 2,5 mm; mantendo seo de usinagem igual a 0,36 mm2). O custo de usinagem para este caso ficar em:

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 14/16

Ce = Cp.Tp + Cp.Tf + Cp.Ttf. Tp + CfTv. Tp Tv Tv


Ce = 0,5.0,926 + 0,5.2,17 + 0,5.1. 0,926 + 10. 0,926 37,04 37,04 Ce = R$ 1,81 por pea.

Fica evidente que a opo mais econmica seria a usinagem efetuada com ferramenta de metal duro, cujo custo por pea inferior metade do custo de usinagem utilizando-se ferramenta de ao rpido. Entretanto, se considerarmos que a potncia de corte disponvel na mquina seja um dos limites do processo, o que no levamos em conta neste estudo, bom lembrar que na usinagem com ferramenta de metal duro as condies de corte impem um consumo muito maior da potncia disponvel na mquina. No sendo a potncia o limite para as condies de corte, convm portanto buscar-se sempre que possvel as condies mais econmicas para o processo, sejam associadas mxima produo ou ao mnimo custo conseguidos.

EXERCCIO
Determine o intervalo de mxima eficincia para duas escolhas diferentes de ferramenta e

ainda faa a adequao dos dados de corte mquina disponvel para a operao de torneamento longitudinal de um eixo de dimetro inicial 82,0mm e final igual a 64,0mm por 146mm de comprimento em duas passadas, feito em ferro fundido com dureza 183 HB. Tm-se disposio um torno mecnico CNC com potncia de acionamento na rvore de 4,5 CV e rotao variando de 50 a 4000 rpm. Determine, inicialmente, o custo da hora mquina, sabendo: Tabela V Dados para determinao do custo da hora-mquina Item Preo da mquina Custos adicionais como instalao e transporte Jogo inicial de ferramentas Tempo de depreciao Taxa anual de juros Custos anuais fixos de manuteno Custo mensal do espao construdo Salrio de cada operador (02 turnos) Valor R$ 94.500,00 8.760,00 5.400,00 05 anos 10,5 % 4% 65,00 895,00

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 15/16

Custo de energia (por KWh) (estima-se consumo de 68,7 KW/ms) Custos variveis de manuteno Consumo de lubrif. e refrigerantes (anual) Tempo de utilizao por ano (2 turnos)

R$ 0,65 4,5 % 470,00 4120 horas

O tempo de troca da ferramenta de 45 segundos, o tempo de preparao da mquina de 30 minutos e os tempos secundrios em mdia de 12 segundos por pea. Deseja-se usinar lote de 180 peas. Qual a ferramenta mais indicada economicamente para realizar a usinagem? Feita a escolha, quantos insertos sero consumidos para concluir o lote? Tabela VI Dados tecnolgicos do problema relativos ferramenta Dados \ Ferramenta Cdigo do inserto Custo por caixa de pastilha Custo do suporte Vida estimada do suporte Nmero de gumes por pastilha ngulo de posio do gume () Valores de avano Escolha 01 (P20) WNMG 090508 NR R$ 134,00 R$ 280,00 28 caixas 06 90o 0,42 mm/rot. Escolha 02 (P20) CCMM 160508 NR R$ 118,50 R$ 230,00 75 caixas 02 90 o 0,42 mm/rot.

Na determinao dos tempos fixos pode-se desprezar valores de tdem e tdp. Desconsidere ainda o custo independe da Vc (Kc), j que o objetivo comparar os custos relacionados aos tempos de usinagem.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso Tcnico em Mecnica

ECONOMIA DA USINAGEM Disciplina: Sistemas Industriais 16/16

BIBLIOGRAFIA
Tecnologia da

DINIZ, Anselmo E.; MARCONDES, Francisco C.; COPPINI, Nivaldo L. Usinagem dos Materiais. So Paulo: MM Editora, 1999.

FERRARESI, Dino. Fundamentos da Usinagem dos Metais. 9. Ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1995. STEMMER, Caspar Erich. Ferramentas de Corte I. 4. ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 1995. STEMMER, Caspar Erich. Ferramentas de Corte II. 1. ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 1993.

Anda mungkin juga menyukai