Anda di halaman 1dari 4

Na prtica da Palavra

15 a 21 de outubro de 2012

Ouvintes e Praticantes
Desafios da semana passada:
Na semana passada, iniciamos uma nova srie de lies a partir da epstola de Tiago: a f que se revela na prtica da Palavra. Nessa primeira lio, vimos o testemunho do que Jesus Cristo realiza em ns e que as Escrituras testificam: o novo nascimento e a regenerao. Eis as concluses a que chegamos: As Escrituras revelam o carter, a vontade e a salvao de Deus para a humanidade. Tudo isso se concretiza em Jesus; Pela ao do Esprito Santo operado, nos seres humanos, o novo nascimento - somos recebidos como filhos de Deus pela f em Jesus (Joo 1.12); Pela ao do Esprito Santo, somos levados submisso a Deus e essa a santificao que deve tomar lugar na vida dos cristos. Pelas Escrituras somos ajudados a conhecer o padro de vida pelo qual devemos viver. 1. Ser cristo ter sido alvo da ao do Esprito Santo, que opera em ns o novo nascimento. No pertencer a uma religio ou igreja crist. Por isso cada pessoa deve crer em Cristo e pedir ao Esprito Santo que realize essa obra espiritual; Ser cristo envolve a busca pelo conhecimento de Cristo Jesus nas Escrituras, bem como os mandamentos de vida que nelas encontramos. assim que somos ajudados a crescer em maturidade crist. Obedecer a este padro exigir sua submisso e tambm o negar a si mesmo.

A partir disso, dois pontos fundamentais da f crist ficam claros:

2.

Compartilhe com o grupo como foi sua semana. O que significou para voc ser um cristo?

Introduo:
A vida crist envolve, no apenas a prtica de ensinos da Bblia ou conhecer intelectualmente a Jesus Cristo, mas exige a disposio de se submeter aos princpios de vida do Reino de Deus e a Jesus, como o Senhor Soberano. Em Tiago 1.21, um dos textos bblicos da ltima lio, est escrito: aceitem humildemente a palavra implantada em vocs, a qual poderosa para salv-los. O que quer dizer a palavra aceitem? Pode-se ter um entendimento errado sobre ela, pensando que ela se refira apenas ao acreditar que seja verdade. Crer que verdadeira um importante passo, mas no tudo. Segundo um estudioso da Bblia, por mais importante que seja a aceitao mental da palavra, ela no ter sido verdadeiramente recebida, a menos que seja colocada em prtica. (...) A palavra, pela qual somos gerados para uma nova vida (v.18), e que foi implantada em ns (v.21), uma palavra que precisa ser colocada em prtica. sobre isso que vamos estudar na lio de hoje, abordando o texto sequente a Tiago 1.21.
Igreja Batista da Praia do Canto www.ibpc.org.br

Desenvolvimento do ensino:
Texto-base: Tiago 1.22-25
Sejam praticantes da palavra, e no apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas no a pe em prtica, semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparncia. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prtica dessa lei, no esquecendo o que ouviu mas praticando-o, ser feliz naquilo que fizer.

Segundo Tiago, h aqueles que apenas ouvem a Palavra e aqueles que a ouvem e praticam o que ouviram. Vamos refletir um pouco sobre ambos.

1. Quem ouve apenas


Este um ouvinte negligente (v.25). Negligente algum que no d o devido cuidado ao que deveria; que descuida. Se apenas ouvimos e no damos a devida ateno para colocar em prtica a Palavra de Deus dirigida a ns, somos negligentes. No somos zelosos se decoramos certa poro da Bblia, mas se procuramos coloc-la em prtica. O objetivo da Palavra de Deus nos dar vida e no nos dar mais informao. Para isso devemos coloc-la em prtica. Duas so as caractersticas, conforme Tiago, do ouvinte negligente. Primeiramente, algum que se engana a si mesmo (v.22). Por qu? Por achar que apenas ouvir e tomar conhecimento seja suficiente. O ouvinte negligente tambm quem pensa que tem um relacionamento com Deus pelo simples fato de ir igreja com frequncia, participar de um pequeno grupo ou ler a Bblia. Para falar da segunda caracterstica, Tiago faz uso de uma ilustrao, dizendo que o ouvinte negligente semelhante a algum que se olha no espelho e, logo que se vira, se esquece de sua aparncia (v.23,24). Sendo assim, aquele que apenas ouve a Palavra e no a pratica algum que, logo aps ser tocado por sua mensagem, esquece ou lembra-se apenas por pouco tempo, sofrendo um efeito superficial e temporrio; os benefcios que recebe ao ouvir a Palavra no duram mais do que sua imagem no espelho quando est penteando os cabelos. Jesus, no final do Sermo do Monte, aplica mais um adjetivo ao ouvinte negligente. Ele o chama de imprudente (cf. Mt 7.26,27). A questo que, aquele que apenas ouve a palavra e no a pratica, apesar de conhecer o que a Bblia diz, no est pronto para enfrentar as provaes e tribulaes da vida. Essa pessoa, ento, quando enfrentar problemas e dificuldades, ter mais chances de cair do que de ficar em p. Sua negligncia e consequente imprudncia o levaro runa. Mesmo com a mais poderosa das armas nas mos, diante de um inimigo, ser derrotado. 1. Voc tem tratado a Palavra de Deus com negligncia, apenas ouvindo e no praticando o que ela diz? 2. Voc tem pensado que apenas ouvir e tomar conhecimento do que a palavra diz suficiente? Sua vida crist tem se baseado em apenas ir igreja, participar do pequeno grupo ou ler a Bblia? 3. Voc pode ser comparado ao homem da ilustrao dada por Tiago: algum que sofre os efeitos da Palavra de maneira superficial e temporria? 4. Voc consegue identificar em sua vida derrotas que sofreu devido a sua negligncia e imprudncia de no praticar a palavra? Compartilhe com o grupo.

Igreja Batista da Praia do Canto www.ibpc.org.br

2. Quem ouve e pratica


Tiago chama aquele que ouve a Palavra e a pratica de felizardo (v.25). Isso porque, como dito antes, a Palavra de Deus dirigida a ns visa o nosso bem. Ela expressa um tipo de conduta que coopera para que sejamos felizes e nossa vida seja saudvel, medida que a praticamos. Duas tambm, conforme Tiago, so as caractersticas de quem ouve e pratica. Primeiramente, algum que leva a srio a Bblia como Palavra de Deus e por isso a observa atentamente (v.25), ou seja, est preocupado em saber exatamente o que ela diz para que possa obedecer com fidelidade. Em segundo lugar, algum que persevera na obedincia, e no apenas por um curto perodo. Podemos olhar para essa segunda caracterstica de outro ponto de vista. Em alguns momentos, tendo em vista o grande desafio que pode significar ser obediente ao que a Bblia ensina, podemos nos sentir desanimados e tentados a desistir. Mas Tiago nos desafia a perseverar. E se fracassarmos, devemos nos arrepender e voltar a perseverar! Assim como outros textos da Bblia afirma, Tiago tambm diz que quando agimos assim, com este zelo, somos felizes em tudo que fazermos. Esse um ensino constante nas Escrituras: aquele que vive de acordo com a Palavra de Deus bem sucedido em sua vida. Ser bem-aventurado, entretanto, no exclui enfrentar problemas e tribulaes. As dificuldades vm, mas so superadas e ns seguimos em frente. Como disse Jesus no Sermo do Monte (Mt 7.24,25), Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela no caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Veja que Jesus classifica como prudente aquele que ouve e pratica, pois este est se preparando para enfrentar a vida com seus desafios e lutas. 1. Voc tem procurado conhecer o que a Bblia diz sobre a maneira certa de agir diante das situaes que enfrenta? Ou tem guiado sua vida por outras fontes e orientaes? 2. Ao entender a vontade de Deus por meio de Sua palavra, voc est disposto a obedecer? Tem feito isso? 3. Quando a vontade de Deus e o contrrio de sua vontade, como se sente? Normalmente, como enfrenta este dilema? Voc teria alguma experincia a compartilhar sobre isso? 4. Voc reconhece em sua vida sucessos e vitrias obtidos a partir da prtica da palavra? Poderia compartilhar algum?

Concluso e Desafios:
Na lio de hoje, aprendemos importantes lies: A Palavra de Deus no tem por objetivo informar, mas transformar nossas vidas. Se a observamos com atitude obediente somos prudentes e seremos felizes nas decises que tomarmos; Diante da Palavra de Deus podemos agir de duas maneiras: apenas ouvir ou ouvir e obedecer; Quem apenas ouve est sendo negligente com a vontade de Deus para sua vida. Mesmo sabendo ser a Palavra de Deus verdade, ela no est tendo nenhum efeito duradouro em sua vida; Quem ouve e procura praticar considerado prudente por Jesus. Para este os efeitos da Palavra de Deus so duradouros. Ele fortalecido para enfrentar as lutas da vida e h promessas de que ser feliz com as decises que tomar.
Igreja Batista da Praia do Canto www.ibpc.org.br

A partir disso, seguem-se alguns desafios: 1. Invista em seu relacionamento pessoal com Deus por meio da Bblia, a Palavra de Deus. Voc pode ser ajudado por meio das Devocionais Dirias, participando do Pequeno Grupo, participando dos estudos bblicos das quartas-feiras e lendo em orao a sua Bblia. Essas so algumas formas. 2. Crie bons hbitos de um estudante das Escrituras. Anote as coisas importantes e o entendimento que tiver. Tenha sempre papel e caneta consigo. Releia suas anotaes e ore. As pregaes dominicais podem ser uma rica fonte de insights de Deus ao seu corao. Sempre reflita sobre como colocar em prtica cada novo aprendizado. O Esprito Santo ir completar diariamente a obra de Deus em sua vida por meio da Palavra de Deus. Para sua reflexo: O que voc ir fazer com o que aprendeu na lio de hoje? Ir apenas ouvir? Ou ouvir e colocar em prtica?

Igreja Batista da Praia do Canto www.ibpc.org.br

Anda mungkin juga menyukai