Anda di halaman 1dari 3

Estrada de Ferro Carajs

A Estrada de Ferro Carajs destaca-se entre as ferrovias brasileiras pelo volume de transporte e a moderna tecnologia, em bitola larga, como parte integrante da Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, interligando a provncia mineral de Carajs, no Par, com o porto de Ponta da Madeira, em So Lus, Maranho. Em 1966 os diversos reconhecimentos geolgicos na regio de Carajs, no estado do Par, levaram a Companhia Vale do Rio Doce a iniciar negociaes com a U. S. Steel, para formalizar a uma associao, sendo fundada em abril de 1970 a Amaznia Minerao S. A., AMZA, destinada a operar o Projeto Ferro Carajs, sendo 51 % das aes pertencentes CVRD e 49 % U. S. Steel. Os estudos de viabilidade foram concludos em 1974 e iniciados os projetos de engenharia, resultando em 1976 na concesso pelo governo federal para construo e operao da ferrovia entre a Serra de Carajs e a Ponta da Madeira, no litoral do Maranho. Em 1977 a CVRD adquiriu da U. S. Steel as aes restantes da AMZA, incorporando sua razo social em 1981 e assumindo com exclusividade a responsabilidade pela implantao do Projeto Ferro Carajs. A construo da Estrada de Ferro Carajs foi iniciada com o lanamento dos trilhos nos primeiros 15 km em agosto de 1982, prosseguido as obras com alto ndice de mecanizao, sendo alcanada a divisa entre os estados de Maranho e Par em setembro de 1984, no km 668 + 300.

Vista area do porto da CVRD em Ponta da Madeira, litoral do Maranho e incio da Estrada de Ferro Carajs (foto Paulo Aruma, acervo ANTF)

Trem de minrio sobre um dos muitos viadutos da Estrada de Ferro Carajs (foto Paulo Aruma, acervo ANTF)

A ponte rodoferroviria sobre o rio Tocantins, nas proximidades de Marab, PA (acervo ANTF)

A grande ponte sobre o rio Tocantins, em Marab, foi inaugurada em outubro de 1984 e o lanamento dos trilhos foi encerrado em Carajs em 15 de fevereiro de 1985, sendo oficialmente inaugurada a ferrovia em 28 de fevereiro, iniciando-se imediatamente o transporte de minrios de ferro e de mangans para exportao. Os testes de entrada em funcionamento dos diversos novos sistemas, que j vinham sendo realizados, tiveram prosseguimento, bem como a construo de ptios intermedirios ao longo de toda a extenso da ferrovia, sendo inaugurado oficialmente o transporte comercial de passageiros em maro de 1986.

Carregamento de um trem de minrio no terminal de Carajs (foto Joo Bosco Setti)

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajs (foto Ivanir Barbosa)

Em abril de 1987 iniciou-se o transporte de gros, com um carregamento de soja proveniente de Balsas, embarcada no ptio de Aailndia e com destino a Ponta da Madeira. No mesmo ano, em outubro, foi iniciado o transporte de produtos derivados de petrleo, com a inaugurao tambm em Aailndia, da base de distribuio da Petrobrs Distribuidora. A Estrada de Ferro Carajs, pelo seu carter pioneiro, permitiu a implantao de muitas iniciativas na regio, inclusive usinas para produo de ferro gusa destinado exportao, alm de apoiar a populao, atravs de projetos sociais, mantidos uns exclusivamente com recursos da CVRD e outros atravs de parcerias com os governos locais.

A Estrada de Ferro Carajs tambm se interliga com a Companhia Ferroviria do Nordeste, CFN, nas proximidades de So Lus, atendendo em conjunto o porto de Itaqui, e tambm com a Ferrovia Norte-Sul, em Aailndia, facilitando a exportao dos gros produzidos no norte do estado de Tocantins pelo porto de Ponta da Madeira.
Cronologia: 1966: Incio da prospeco empresarial de minrios na regio de Carajs; 1970: Fundao da Amaznia Minerao S. A., AMZA, pela CVRD e U. S. Steel, em abril; 1974: Concluso dos estudos de viabilidade do Projeto Ferro Carajs; 1976: Emisso pelo governo federal da concesso para construo e operao da ferrovia entre a Serra de Carajs e Ponta da Madeira, no litoral do Maranho; 1977: Aquisio pela CVRD das aes da AMZA pertencentes U. S. Steel; 1981: Incorporao pela CVRD da razo social da AMZA; 1982: incio do lanamento dos trilhos da EFC nos primeiros 15 km, em agosto; 1984: Chegada da ponta dos trilhos divisa entre Maranho e Par, em setembro; Inaugurao da ponte sobre o rio Tocantins, em Marab, em outubro; 1985: Chegada da ponta dos trilhos a Carajs, no dia 15 de fevereiro; Inaugurao oficial da EFC, no dia 28 de fevereiro; 1986: Inaugurao do transporte comercial de passageiros, em maro; 1987: Incio do transporte de soja, em abril; Incio do transporte de produtos derivados de petrleo, em outubro; 1989: Inaugurao do trecho inicial da Ferrovia Norte-Sul, em abril, passando a ser operada com apoio da EFC e permitindo a exportao dos gros produzidos no norte do estado de Tocantins pelo porto de Ponta da Madeira.

Anda mungkin juga menyukai