Anda di halaman 1dari 110

Metalurgia Geral

Prof. Gilvander

Assuntos a serem abordados Reviso de Qumica Principais elementos na crosta terrestre O que minrio e mineral Principais minrios de ferro Conceitos de Metais, No-Metais e Metalurgia Importncia de outros minerais metlicos Tipos de indstria

Reflexo
Dificuldades em tempos de crescimento Em pleno momento de prosperidade , h escassez de pessoas qualificadas e sobram posies nas empresas Fase de crescimento econmico como a que estamos vivendo sempre um desafio para os gestores, porque neste momento aparecem nossas fragilidades e as necessidades negligenciadas ganham relevo. Ao longo da minha atividade profissional, seja como gestora ou agora, como coach (treinador, instrutor), percebo que um dos fatores crticos para o sucesso de um profissional seu grau de conhecimento, habilidade e maturidade. Por maturidade estou entendendo um conjunto de caractersticas pessoais que indiquem condio emocional adequada para lidar com frustraes e situaes complexas, postura tica, capacidade de sustentar posies difceis e impopulares, capacidade de manter a logicidade (lgica) e a retido de carter diante dos inevitveis dilemas que a vida corporativa nos apresenta, enfim, capacidade de liderar a si prprio, outras pessoas e equipes.

Reflexo
neste contexto que aparece o quadro paradoxal: em pleno momento de prosperidade, h escassez de pessoas qualificadas e sobram posies nas empresas. Na minha experincia, mesmo nos perodos de recesso ou de estagnao, por exemplo durante aquela que ficou conhecida como a dcada perdida, mesmo l, faltava gente! No faltam candidatos, no falta gente ambiciosa, por vezes no falta talento. Falta gente que seja capaz de associar s diferentes competncias tcnicas as competncias essenciais. No que seja fcil encontrar nos profissionais os requisitos tcnicos, afinal temos estruturalmente um problema grave na educao e aproximadamente 30% da populao sofre com analfabetismo funcional. Ainda assim, possvel com certa facilidade identificar o grau de domnio tcnico deste profissional, suas possveis lacunas e investir, treinar e desenvolver o que lhe falta.

Reflexo
verdade que os gestores de um modo geral do prevalncia s competncias tcnicas porque elas produzem resultados no curto prazo. Como na vida corporativa o que se nota so os impactos no agora, contratam-se profissionais que sero um grande problema no futuro. Ou seja, negligenciamos o risco de uma contratao inadequada e depois temos que nos haver com toda a sorte de desvios. Entretanto, quando buscamos mais que apenas as competncias tcnicas e nos deparamos com os chamados perfis pessoais, temos enorme dificuldade de identificar, atrair e reter as pessoas "certas". A entra a escassez . Falta aquilo que deveria ser fator de base, faltam condies essenciais para uma vida bem sucedida no trabalho, como discernimento, capacidade de anlise e julgamento, logicidade sobre presso, resilincia (resistente), empatia, sensibilidade interpessoal, capacidade de dilogo verdadeiro, capacidade para aprender e ensinar, enfim, faltam as capacidades que levam construo dos alicerces para que o crescimento se sustente.

Reviso de Qumica .

Porqu?

Reviso de Qumica
Qumica Estudo das propriedades dos materiais e das mudanas sofridas por estes
Como isso se relaciona com a Metalurgia?

Reviso
Unidades de medida
Volume: (m 3 ) Frequentemente nos deparamos com problemas que envolvem o uso de trs dimenses: comprimento, largura e altura. De posse de tais medidas tridimensionais, poderemos calcular medidas de metros cbicos e volume. A unidade fundamental de volume chama-se metro cbico. O metro cbico (m3) medida correspondente ao espao ocupado por um cubo com 1 m de aresta.

Reviso
Unidades de medida
Volume: (m 3 )

Transformao de unidades Na transformao de unidades de volume, no sistema mtrico decimal, devemos lembrar que cada unidade de volume 1 . 000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.
1m (l-se um metro cbico) = 1000 litros 1dm (l-se um decmetro cbico) = 1litro 1cm (l-se um centmetro cbico) = 1Exerccio: (ml) mililitro Transformar 2,45 m3 para dm3.

Reviso
Unidades de medida
Volume: (m 3 ) Calcule a capacidade, em litros, de uma piscina com as seguintes dimenses: 8 m de comprimento, 6 m de largura e 1,8 m de profundidade (altura).
Resoluo : Calculando o volume da piscina. V = 8 * 6 * 1,8 V = 86,4 m Como 1m corresponde a 1000 litros, e a piscina possui 86,4m temos: 86,4 * 1000 = 86 400 litros Portanto, precisamos de 86 400 litros de gua para encher uma piscina com as seguintes dimenses: 8m de comprimento x 6m de largura x 1,8m de profundidade.

Reviso
Unidades de medida Peso e Massa significam a mesma coisa?
Peso uma fora. Ele a fora gravitacional aplicada a um corpo P = m . g ; onde m = massa (kg) e g a acelerao gravitacional (9,81 m/s2) Uma balana comum mede a fora gravitacional que age sobre um corpo. A massa de um corpo permanece a mesma independente de sua localizao no universo.

Reviso

Densidade:

definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume densidade = massa/volume


A densidade dos slidos e lquidos , em geral, expressa em (g/cm3) ou (g/mL). Em geral, a densidade de uma substncia depende da temperatura e da presso.

Exemplos: gua = 1,00 g/ cm3 sal de cozinha = 2,16 g/ cm3 ferro = 7,86 g/ cm3 ouro = 19,32 g/ cm3

Reviso

Densidade:

Exerccio: Uma amostra de tetracloreto de carbono, um lquido usado no passado em lavagem a seco, tem uma massa de 39,73g e um volume de 25 mL a 25C. Qual a sua densidade a essa temperatura? O tetracloreto flutua na gua?

Um tanque est cheio de leo cuja densidade = 850kg/m3. Se o volume de 2 m3, determine a quantidade de massa do tanque.

gua = 1,00 g/ cm3 sal de cozinha = 2,16 g/ cm3 ferro = 7,85 g/ cm3 ouro = 19,32 g/ cm3

Reviso de Qumica
tomo qumico Dalton ( ingls , 1803 - 1807 ) estabeleceu os seguintes postulados : a menor partcula que representa um elemento

1 . Cada elemento composto de partes extremamente pequenas chamadas tomos 2 . Todos os tomos de um dado elemento so idnticos ; os tomos de diferentes elementos so diferentes e tm diferentes propriedades e tambm diferentes massas . 3 . Os tomos de um elemento no se convertem em diferentes tipos de tomos por meio de reaes qumicas ; os tomos no so criados nem destrudos nas reaes qumicas 4 . Os compostos so formados quando tomos de mais de um elemento se combinam ; um determinado composto tem sempre o mesmo nmero relativo dos mesmos tipos de tomos 5. De acordo com a teoria atmica de Dalton , tomos so componentes bsicos da matria . Eles so as menores partes de um elemento que mantm a identidade a

Reviso de Qumica
Descobertas da estrutura atmica Dalton chegou a concluso sobre tomos com base nas
observaes laboratrio. qumicas do universo macroscpico do

A medida que os cientistas comearam a desenvolver mtodos para uma investigao mais detalhada da natureza da matria, o tomo, que se supunha indivisvel, comeou a mostrar sinais de ser uma estrutura mais complexa. Sabemos hoje que o tomo composto de partculas subatmicas anda menores (prtons , nutrons e eltrons). Em 1911, Rutherford descobriu que a maioria da massa do tomo e toda sua carga positiva residiam em uma regio extremamente densa, o ncleo.

Reviso de Qumica
Descobertas da estrutura atmica

O modelo de Rutherford o modelo planetrio do tomo , no qual os eltrons descrevem um movimento circular ao redor do ncleo , assim como os planetas se movem ao redor do sol .

Reviso de Qumica
Modelo atmico de Niels Bohr (De acordo ) com o modelo atmico 1885 - 1962
proposto por Rutherford , os eltrons ao girarem ao redor do ncleo , com o tempo perderiam energia , e se chocariam com o mesmo . Como o tomo uma estrutura estvel ( p + e ), Niels Bohr formulou uma teoria ( 1913 ) sobre o movimento dos eltrons , fundamentado na Teoria Quntica da Radiao ( 1900 ) de Max Planck . de Bohr fundamenta - se nos seguintes

A teoria postulados :

1 postulado : Os eltrons descrevem rbitas circulares estacionrias ao redor do ncleo , sem emitirem nem absorverem energia .

Reviso de Qumica
Modelo atmico de Bohr
2 postulado : Fornecendo energia ( eltrica , trmica , ....) a um tomo , um ou mais eltrons a absorvem e saltam para nveis mais afastados do ncleo . Ao voltarem as suas rbitas originais , devolvem a energia recebida em forma de luz .

O poder da fora de atrao entre eltrons e o ncleo pode ser usado para explicar muitas das diferenas entre os vrios

Reviso de Qumica Modelo atmico de Bohr


Um eltron gira ao redor do ncleo em rbita circular ; Um tomo possui um nmero limitado de rbitas , cada uma delas caracterizada por determinada energia ; Cada rbita chamada estado estacionrio . Uma rbita difere de outra por seu raio ; Quando um eltron permanece em movimento numa rbita , no emite nem absorve energia ;

Reviso de Qumica
Modelo atmico de Bohr
Quando se fornece energia a um eltron , ele salta de uma rbita para outra ( transitria ) mais externa . A energia absorvida : E = E2 - E1

A energia fornecida a um tomo por aquecimento , coliso com eltrons , etc

Reviso de Qumica
Viso moderna da estrutura atmica Viso muito simples considerar que o tomo possui apenas
trs partculas subatmicas prton, nutron e eltron.
Comparao entre prtons , nutrons e eltrons Partculas Prton Nutron Eltron Carga Positiva ( 1 +) Neutra Negativa Massa molecular (u) 1 , 0073 1 , 0087 5 , 486 x 10 -4

Unidade de medida de comprimento ( dimenses atmicas ) o angstrm ( ) = 10 -10 m . Uma u ( unidade de massa atmica ) = 1 , 66054 x 10 -24 g . 1 g = 6 , 02214 x 10 23 u . Ex : dimetro do tomo de cloro , de 200ppm , ou 2 .

Reviso de Qumica
Viso moderna da estrutura atmica

Nmero de prtons = nmero de eltrons Nmero atmico (Z) = nmero de prtons

Nmero de massa (A) = prtons + nutrons de um tomo Os tomos so pequenos pedaos de matria, portanto tm massa. Hoje possvel determinar com alto grau de preciso as massas dos tomos. Ex: o tomo de H tem massa 1,6735 x 10-24 g; o tomo de O tem massa 2,6560 x 10-23 g.

Reviso de Qumica

Conceitos:

Molcula o conjunto de dois ou mais tomos, sendo a menor parte da substncia que mantm as suas caractersticas. As molculas so representadas por frmulas (conjuntos de nmero e smbolos).

Reviso de Qumica
Molculas e Compostos moleculares

Reunio de dois ou mais tomos ligados firmemente entre si. Ex: H2O, CH4 .

Reviso de Qumica
O mol
Mesmo as menores amostras com que se trabalha no laboratrio contm enormes nmeros de tomos ou molculas. Numa colher de ch de gua contm 2 x 1023 molculas de gua, um nmero to grande que praticamente dificulta a compreenso. Por isso, os qumicos inventaram uma unidade de contagem especial para descrever nmeros grandes de tomos e molculas. Essa unidade o mol. A partir de experimentos determinaram que esse nmero 6,02 x 1023 e o chamaram de nmero de avogrado. 1 mol de tomos de C = 6 , 02 x 10 23 tomos de C 1 mol de molculas de H 2 O = 6 , 02 x 10 23 molculas

Reviso de Qumica
Massa Molar ( g / mol )
Um mol sempre o mesmo ( 6 , 02 x 10 23 ), mas um mol de diferentes substncias ter diferentes massas . A massa de um nico tomo de um elemento ( em u ) numericamente igual massa ( em gramas ) de 1 mol daquele elemento . Ex : 1 tomo de C tem massa de 12 u C tem massa de 12g 1 tomo de Au tem massa de 197 u Au tem massa de 197g . 1 molcula de H 2 O tem massa de 18 u de H 2 O tem massa de 18g . 1 mol de 1 mol de 1 mol

Reviso de Qumica
Qual a massa em gramas de 1 mol de glicose C 6 H 12 O 6 ? 6 tomos de C = 6 x 12g = 72g 12 tomos de H = 12 x 1g = 12g 6 tomos de O = 6 x 16 = 96g 1 mol de C 6 H 12 O 6 = 180g Qual a massa em gramas de 1 mol de hematita Fe 2 O 3 ? 2 tomos de Fe = 2 x 56g = 112g 3 tomos de oxignio = 3 x 16 = 48g 1 mol de Fe 2 O 3 = 160g

Exemplos

Reviso de Qumica
Composio percentual a partir das frmulas
% elemento = ( n de tomos desse elemento ) x ( massa atmica do elemento ) . 100 % ( massa molecular do composto )

Calcule a porcentagem em massa de Fe na hematita (Fe 2 O 3 )? % Fe = 2 x 56g / (( 2x56 ) + ( 3x16 )) x 100 % % Fe = 70 % Calcule a porcentagem em massa de Fe na Magnetita ( Fe 3 O 4 )? % Fe = 3x56 / (( 3x56 ) + ( 4x16 )) x 100 % % Fe = 72 , 4 %

Reviso de Qumica

Conceitos:

Ponto de fuso (P.F.): a temperatura constante na qual um slido se transforma em lquido Ponto de ebulio (P.E.): a temperatura constante na qual um lquido se transforma em vapor. Elemento Qumico um tipo de tomo caracterizado por um determinado nmero atmico.

Reviso de Qumica

Unidades de energia
a

Caloria (cal): Energia necessria para elevar em 1C temperatura de 1g gua de 14,5C 15,5C. 1 caloria = 4,1868 J

Alimentos kcal Costeleta de porco 483 Pizza quatro queijos 432


Quantidade 2 unidades (100g) 1 fatia (140g)

Joule (J): SI sistema internacional de unidades

Reviso de Qumica

A massa total de uma substncia presente ao final de uma

reao qumica a mesma massa total do incio da reao.

Os tomos no so nem criados nem destrudos durante

qualquer reao qumica

Ex: CH4 + O2 CO2 + H2O (no balanceada) CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O (balanceada)

Reviso de Qumica
Exerccios: Balancear as seguintes reaes

Ex: Fe(s) + O (g) Fe O (s) 2 2 3

4 F e (s) + 3 O 2 (g ) 2 F e 2 O 3 (s) C 2 H 4 ( s ) + O 2 ( g ) CO
2(g )

+ H 2O (g )

1 C 2 H 4 ( s ) + 3 O 2 ( g ) 2 CO 2 ( g ) + 2 H 2O (g ) A l( s ) + H C l( a q ) A lC l3 ( aq ) + H 2 ( g ) 2 Al ( s ) + 6 HCl ( aq ) 2 A lC l3 ( aq ) + 3

Reviso de Qumica
Equaes Qumicas
Reaes de combinao e decomposio
Reaes de combinao A + B C C (s) + O 2(g) CO 2(g) N 2(g) + 3H 2(g) 2NH 3(g) CaO (s) + H 2 O (l) CaOH 2(s) Reaes de Decomposio C A + B CaCO 3(s) CaO (s) + CO 2(g) PbCO 3(s) PbO (s) + CO 2(g) Cu ( OH ) 2(s) CuO (s) + H 2 O (l) Um nico reagente quebra-se para formar duas ou mais substncias. Muitos compostos reagem dessa maneira quando aquecidos Dois reagentes se combinam para formar um nico produto. Muitos elementos reagem com outros dessa maneira para formar compostos

Reviso de Qumica
Entalpia : energia na forma de calor
Toda substncia possui uma quantidade de energia armazenada nas suas ligaes . Quando a energia contida nos reagentes maior que a contida nos produtos , temos uma reao exotrmica pois ocorre liberao de energia.

Quando a energia contida nos reagentes menor que a contida nos produtos , temos uma reao endotrmica pois ocorre absoro de energia. Essa energia contida nas substncias recebe o nome de entalpia ( H ). A variao de entalpia para uma dada reao qumica onde dada por : H R H = HP H P a soma das entalpias dos produtos, H R a soma das entalpias dos H > 0 reao endotrmica reagentes. + H < 0 reao exotrmica

Reviso de Qumica
Entalpia Processos que ocorrem com absoro de calor pelo sistema so chamados de endotrmicos. Durante a fuso do gelo , o calor flui da vizinhana para dentro do sistema Um processo no qual o sistema emite calor chamado exotrmico. Durante a combusto da gasolina , o calor flui para fora do sistema em direo sua vizinhana . Exemplos prticos : CH 4 ( g ) + 2O 2 ( g ) CO 2 ( g ) + 2H 2 O ( l ) kJ H = 890

( indica que a combusto de uma molcula de metano necessita de 2 molculas de oxignio e produz uma molcula de dixido de carbono e duas de gua liberando

Reviso de Qumica
Entalpia 2H 2(g) + O 2(g) 2 H 2 O (g) C ( s ) + O 2(g) CO 2(g) CO (g) + O 2(g) CO 2(g) = - 2803 kJ H = - 483 , 6 kJ H = - 393 , 5 kJ H = - 283 kJ H

C 6 H 12 O 6(s) + 6O 2(g) 6 CO 2(g) + 6 H 2 O (l)

CO 2(g) CO (g) + O 2(g) H = 283 kJ l ( s ) + Fe 2 O 3(s) Al 2 O 3(s) + 2Fe (l)

Reao exotrmica

Reviso de Qumica
Entalpia

2H 2(g) + O 2(g) 2 H 2 O (g)

H = - 483 , 6 kJ

Dirigvel Hindenburg cujo interior tinha H2(g), Nova Jersey em 1937. Hoje utiliza-se hlio (He).

Reviso de Qumica

Reviso de Qumica Metais : Arranjo atmico exemplos prticos para entender Tab . Peridica
Os tomos do metal ocupam posies definidas fixas ( arranjo cristalino ), que se repetem no espao tridimensional . Os eltrons mais externos movem - se livremente entre os ncleos , no pertencendo especificamente a nenhum deles .

Reviso de Qumica : Cristais cbicos

Os tomos de ferro ocupam posies definidas em cubos que se repetem no espao tridimensional.

Existem trs tipos:

C ubo Simples F aces Centradas (CS)

C ubo de C orpo C entrado (CFC) (CCC)

C ubo de

Ex .:

- Po -

- Fe ( alta T ) -

- Fe ( baixa T ) -

R e v is o d e Q u m ica Cristais CCC e CFC - Arranjo dos tomos

CCC

CFC

Reviso de Qumica Cristais CCC e CFC - Planos e direes mais CFC compactos- C C C

planos: octadricos < 111 >

planos: diagonal da face < 110 >

direes: diagonal da face { 110 }

Direes: octadricas { 111 }

R e v is o d e Q u m ica Defeitos pontuais - Lacunas

Algumas posies da rede cristalina podem estar vazias. Existe uma concentrao de equilbrio de lacunas, que cresce com a temperatura. As lacunas facilitam a difuso (movimentao de tomos dentro da rede).

Reviso de Qumica

Defeitos pontuais - Soluo slida

tomos de soluto podem ocupar espaos na rede cristalina (soluo slida). Essa soluo pode ser de dois tipos:

tomos que ocupam o lugar dos tomos do metal (substitucional) tomos que ocupam espaos entre os tomos do metal (intersticial)

Substitucionais Intersticiais

Reviso de Qumica

Defeitos pontuais - soluo slida

tomos dissolvidos no metal (substitucionais ou intersticiais), provocam distoro da redeSoluto ( C , N ) cristalina. Soluto ( Si Mn , P )
Fe Fe

Substitucional

Intersticial

R e v is o d e Q u m ica

Difuso nos slidos

tomos se movimentam na rede cristalina. Quanto maiores a temperatura e o tempo, mais fcil tempo ser a difuso. Vazios na rede podem facilitar a difuso.

Principais elementos na Crosta Terrestre


Elemento Oxignio Silcio Alumnio Ferro Clcio Sdio Potssio Magnsio Smbolo O Si Al Fe Ca Na K Mg % 49 , 2 25 , 7 8,1 5,0 3,4 2,6 2,6 2,1

Como a crosta tem sofrido a ao da exposio atmosfera por tantos anos , natural que o Oxignio seja o mais abundante : todos os outros elementos formam xidos !

Conceitos Bsicos
Minerais, do latim minera , so compostos qumicos naturais (raramente elementos nativos), formados a partir de diversos processos fsicoqumicos que operaram na crosta terrestre. A maioria esmagadora desses compostos ocorrem no estado slido e compem as rochas.

Conceitos
Um mineral que pode ser explorado economicamente passa a ser denominado de minrio e, atividade referente sua extrao , chamamos minerao . Estudos experimentais demonstram que cada mineral formado sob uma condio fsico qumica especfica , ou seja , a uma determinada temperatura , presso e concentrao dos elementos qumicos presentes no sistema . Os minerais possuem uma grande variedades de propriedades ( cor , dureza , brilho , ndice de refrao , transparncia , peso especfico , etc ), das quais ao menos uma delas serve para distingui - lo de todos os demais .

Conceitos
Minrio um mineral ou uma associao de minerais ( rocha ) que pode ser explorado economicamente . Depois de minerado , um minrio triturado e modo e a seguir concentrar o metal desejado . geralmente tratado para

O estgio de concentrao baseia - se na diferenas das propriedades do mineral e no material indesejado que o acompanha , chamado ganga . O minrio de ferro bruto , por exemplo , enriquecido e transformado em pelotas . Depois que o minrio concentrado , uma variedade de processos qumicos usada para obter o metal em pureza apropriada .

Conceitos

Ganga :

Denominao utilizada para o mineral ou conjunto de minerais no aproveitados de um minrio por no apresentarem valor econmico ou com pequeno valor , nas condies atuais de mercado e ou tecnologia .

Conceitos
Os produtos de minrio de ferro no so definidos ou especificados apenas pelos teores mnimos de ferro (Fe) e mximos de impurezas (slica, alumina,etc), mas tambm por classes de fraes granulomtricas rigidamente controladas. Isso requer que, mesmo para minrios de alto teor e baixo nvel de impurezas, o processo seja controlado de tal forma que os produtos gerados atendam s especificaes granulomtricas. Para tanto, necessrio um rgido controle nas etapas de peneiramento e classificao.

Conceitos

Sinter feed: principal produto da Vale, um material fino cujo tamanho est entre 6,35 mm e 0,150 mm. Para ser utilizado na siderurgia, o sinter feed submetido a uma operao de aglomerao chamada sinterizao.

Granulado: material grosseiro com tamanho mnimo de 6,35 mm e o tamanho mximo varivel, geralmente na faixa de 50mm.

O negcio de minrio de ferro - produtos

Recebimento de minrio / carvo em uma siderrgica

O negcio de minrio de ferro - produtos

Pellet feed: material super fino, seu tamanho est na faixa granulomtrica entre 0,150 mm e 0,037 mm. Para ser utilizado na siderurgia, o pellet feed tem que ser aglomerado em um processo chamado pelotizao.

Pelotas: produto aglomerado a partir de pellet feed, possui a forma esfrica e tamanho na faixa entre 8 e 18 mm.

Conceitos
Para possibilitar o aproveitamento desse material fino, foram desenvolvidos os processos de aglomerao. Os principais processos de aglomerao so a sinterizao e a pelotizao, indicados para minrios de granulometria entre 6,35mm e 0,15 mm (sinter feed) e menos de 0,149 mm (pellet-feed). A pelota apresenta uma resistncia degradao no transporte bem maior do que o snter, facilitando a sua comercializao pelas empresas mineradoras.

Conceitos

Pelotas

O processo de pelotamentode minrio de ferro tem como objetivo a aglomerao de finos , visando formao de pelotas cruas com as caractersticas fsicas , qumicas e mecnicas necessrias sua utilizao nos processos

Exemplos de minrios:
Berilo - Frmula Qumica : Be 3 Al 2 (SiO 3 ) 6 Utilizao : Pedras preciosas . O berilo verde conhecido como esmeralda e o berilo azul como gua marinha Hematita - Frmula Qumica : Fe 2 O 3 Utilizao : A hematita refinada em altos - fornos para produzir ferro - gusa

Exemplos:
Calcopirita - Frmula Qumica : CuFeS

Rutilo - Frmula Qumica : TiO

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )


Os minrios de ferro so rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metlico de maneira economicamente vivel . O ferro encontra - se geralmente sob a forma de xidos , como a magnetita e a hematita ou ainda como 2 O 3 um Fe carbonato :, 1535C Ponto de Fuso a siderita ( FeCO 3 ).
Densidade absoluta: 7,86 g/cm3 Propriedades Eltricas: condutor de corrente eltrica Propriedades magnticas: excelentes

Anlise qumica mdia de um minrio rico CaO 64 , 50 Fe de FeSiO 2 1,10 1(%) ,40 0,10 MgO 1,15 Al 2 O 3 0,17 TiO 2 0 P,009

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )


No final do sculo XVIII o ferro foi descoberto no Brasil e passou a ser utilizado no sculo XIX , em Minas Gerais . O Brasil possui a quinta maior reserva do mundo , possuindo um grande volume de minrio . Com o alto teor de ferro contido nesses minrios , o Brasil est entre os maiores produtores e exportadores de ferro do mundo .

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )


Mineral Hematita Magnetita Goethita Limonita Siderita Pirita Ilmenita Frmula Qumica Fe2O3 Fe3O4 Fe2O3 H 2O 2Fe2O33H2O FeCO3 FeS2 FeTiO3 Contedo terico em ferro (%) 69 , 96 72 , 4 62 , 9 60 , 0 48 , 3 46 , 6 36 , 8

As principais jazidas de ferro brasileiras so : Quadriltero Ferrfero (Minas Gerais), Serra dos Carajs (Par), Morro do Urucum (Mato Grosso do Sul).

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Distribuio dos principais depsitos de minrio de ferro do Brasil. 1- Serra dos Carajs (PA); 2- Quadriltero Ferrfero (MG); 3- Urucum (MS); 4- Morro do Pilar e Conceio do Mato Dentro (MG); 5- Regio de Porteirinha (MG)

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )


A extrao de minrio de ferro uma indstria presente na maior parte dos pases. Os quatro maiores produtores mundiais (dados de 2009 so a Austrlia, Brasil, ndia e China. A Austrlia o maior exportador. As trs maiores companhias de minerao (Vale, Rio Tinto e BHP Billiton controlam 35% do mercado mundial (2009) Os mtodos de minerao variam consoante o tipo de minrio.

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Caractersticas principais
um metal malevel, tenaz, de colorao cinza prateado apresentando propriedades magnticas; ferromagntico temperatura ambiente. encontrado na natureza fazendo parte da composio de diversos minerais, entre eles muitos xidos e raramente encontrado livre.

Minrios de Ferro (Fe 2 O 3, Fe 3 O 4, FeS 2, FeCO 3 )

Caractersticas principais
Para obter-se ferro no estado elementar, os xidos so reduzidos com carbono, e imediatamente so submetidos a um processo de refinao para retirar as impurezas.
Fe 3 O 4 + 3CO 3FeO + CO 2 FeO + CO Fe + CO 2

Exerccio 7 pontos
1 ) O Brasil possui grandes jazidas de minrio de ferro . Faa uma pesquisa e descubra em que regies do Brasil esto localizadas essas jazidas . 2) 3 ) Faa uma anlise crtica sobre o texto para leitura abordando os impactos na economia nacional e os impactos no setor siderrgico . 4) 5 ) Quais so os principais minerais encontrados no Brasil? 6) 7 ) Analise os principais benefcios da ampla presena de minerais em solo brasileiro 8) 9 ) A Questo Ambiental o maior desafio da Minerao , hoje . Qual sua opinio?

Metais, No-Metais e Metalurgia

Metais, No-Metais e Metalurgia Propriedades dos Metais


Condutividade Trmica e Eltrica Os metais possuem eltrons livres em suas ligaes metlicas , o que permite um trnsito rpido de temperatura e calor . por este motivo que os metais so bons condutores de calor e temperatura . Esta propriedade dos metais muito til em nossas vidas , como por exemplo , aquecer uma panela de ferro ou conduzir eletricidade at nossas casas .

Metais, No-Metais e Metalurgia Propriedades dos Metais


Eltrons livres: so aqueles que , recebendo energia pulam para outra camada eletrnica. Em metais ou materiais condutores , os eltrons da ltima camada possuem ligaes muito fracas , podendo movimentar - se livremente . Quando o metal est em temperatura ambiente , o movimento dos eltrons livres aleatrio e pode ser comparado ao movimento de molculas de gs num recipiente fechado .

Metais, No-Metais e Metalurgia


Propriedades dos Metais ( cont .)
A ligao entre o metal e uma corrente eltrica faz com que os eltrons livres sejam acelerados e criado o movimento trmico.
Corrente eltrica : Um condutor metlico , que tem a caracterstica de ter eltrons livres, quando conectado a um plo positivo , e em sua outra extremidade a um plo negativo , esses eltrons inicialmente livre e desordenados iniciam um movimento ordenado e em um sentido a corrente eltrica . Assim podemos definir como movimento ordenado de cargas eltricas.

Metais, No-Metais e Metalurgia


Propriedades dos Metais ( cont .) Resistncia
Os metais resistem bastante quando so tracionados com foras que tendem alongar ou torcer uma barra ou fio metlico . Estas propriedades vm do fato , de que , a ligao metlica muito forte , ou seja , mantm os tomos bem unidos . Esta propriedade muito utilizada em construes civis, onde colocado vergalhes de ao dentro de uma estrutura de concreto para torn - la mais resistente ( concreto armado ). Outra aplicao desta propriedade vista nos

Metais, No-Metais e Metalurgia

Propriedades dos Metais ( cont .)


Ponto de fuso e de ebulio altos
Os metais fundem e fervem em temperaturas geralmente bem elevadas , devido ligao metlica ser muito forte , como mencionado na propriedade anterior , os tomos so intensamente unidos . ( ex : Fe : P . F .: 1 . 535 C . P . E .: 3 . 000 C ) Esta propriedade muito importante, pois graas a ela que podemos construir caldeiras , reatores , filamentos de lmpadas , onde ocorrem aquecimentos intensos .

Metais, No-Metais e Metalurgia


Propriedades dos Metais ( cont .)
So maleveis ( podem ser transformados em folhas finas ) e dcteis ( podem ser transformados em fios ). Todos so slidos temperatura exceo do Hg , que um lquido ambiente com

Metais, No-Metais e Metalurgia Propriedades dos No - Metais


Eles no so geralmente , so eletricidade . brilhantes ( vrias cores ) e, pobres condutores de calor e

O ponto de fuso freqentemente mais baixo que o dos metais . Cinco deles so gases ( H 2 , N 2 , O 2 , F 2, Cl 2 )

Metais, No-Metais e Metalurgia Propriedades dos No - Metais ( exemplo )


A reao do dixido de carbono com gua responde pela acidez da gua carbonatada e , at certo ponto , da gua da chuva . CO 2(g) + H 2 O (l) H 2 CO 3(aq)

Metais, No-Metais e Metalurgia Metalurgia


a cincia e a tecnologia de extrao de metais a partir de suas fontes naturais e de sua preparao para uso prtico . Ela geralmente envolve vrias etapas : (1) minerao , (2) concentrao do minrio ou de outra forma de prepar - lo para tratamento adicional , ( 3 ) reduo do minrio para obter o metal livre , (4) refinamento ou purificao do metal , e mistura do metal com outros elementos para modificar suas propriedades . Este ltimo processo produz uma

Metais, No-Metais e Metalurgia Metalurgia


Pode ser definida como sendo a arte e a cincia da extrao econmica dos metais , a partir dos corpos em que eles se encontram na natureza e da sua adaptao para uso pelo homem . Para fins didticos , divide - se a Metalurgia em :

Etapas da Metalurgia
Minerao

Processo de extrao do minerais.

O estgio de concentrao baseia-se nas diferenas das Concentrao do minrio propriedades do mineral e no material no desejado que o acompanha, chamado ganga.

Etapa que consiste na obteno do metal livre. Reduo do minrio

Refinamento

Retirada das impurezas presentes em um metal bruto a partir desse processo metalrgico.

Processo para modificar as propriedades do metal o ra do metal com outros que acaba produzindo uma liga, material metlico elementos composto de 2 ou mais elementos.

Siderurgia Siderurgia
Ocupa - se da obteno de aos . Conjunto de processos fsicos e qumicos que levam a obteno do ao .

Siderurgia

Importncia de outros minerais metlicos Alumnio


O alumnio, por suas excelentes propriedades fsico-qumicas entre as quais se destacam o baixo peso especfico, a resistncia corroso, a alta condutibilidade trmica e eltrica e a infinita reciclagem apresenta uma ampla variedade de utilizao, que o torna o metal no-ferroso mais consumido no mundo.

Importncia de outros minerais metlicos Alumnio


A maior parte do alumnio produzido atualmente extrado da bauxita. Alm deste, o nico minrio que serve de matria prima para o metal a nefelina (NaAlSiO4), um silicato de sdio e alumnio. Bauxita freqentemente tratada como um mineral mas na verdade uma rocha composta de minerais hidrxidos e oxihidrxidos tais como a gibbsita (Al(OH)3), a boehmita (AlO(OH)), e dispora (mineral) (-AlO(OH)), assim como argilas, xidos de ferro e hidrxidos, sendo que as propores das trs formas variam dependendo da localizao geogrfica do minrio.

Importncia de outros minerais metlicos - alumnio


Da bauxita extrado o alumnio, metal muito importante por ser utilizado na fabricao de carros, avies, portas, janelas, panelas, etc. E um grande condutor de eletricidade e anticorrosivo. A principal e maior jazida nacional encontra-se no vale do rio Trombetas, afluente do rio Amazonas, em Oriximin, no Par. A maior parte da bauxita extrada no pas exportada para o Canad e a menor parcela destinada ao mercado interno.

Importncia de outros minerais metlicos

Importncia de outros minerais metlicos - alumnio

Extrao de bauxita no Rio Trombetas

Importncia de outros minerais metlicos Alumnio Mineral bauxita - Anlise qumica da


Bauxita in natura
Composio Al2O3 Fe2O3 SiO2 TiO2 Zr SO3 P2O5 % 55 , 42 5 , 84 3 , 50 0 , 87 0 , 22 0 , 13 0 , 07

Importncia de outros minerais metlicos Alumnio


Bauxita

Nefelin a

Importncia de outros minerais metlicos Alumnio - Aplicaes


Devido sua elevada condutividade eltrica, ductilidade e baixa massa atmica, freqentemente utilizado para linhas de transmisso eltricas. O metal tem tambm sido utilizado no revestimento de espelhos de telescpio, bem como nas chamadas folha de alumnio, utilizada na embalagem de alimentos. Puro, o metal tem uma resistncia mecnica limitada, sendo portanto geralmente usado em ligas com cobre, mangans, silcio, magnsio e zinco, que apresentam uma vasta gama de propriedades mecnicas. Estas ligas so usadas na construo civil, estrutura de avies e de automveis, sinais de trnsito, dissipadores de calor, depsitos de armazenamento, pontes e utenslios de cozinha.

Importncia de outros minerais metlicos Alumnio - Aplicaes

Folhas de alumnio

Espelho de telescpio

Importncia de outros minerais metlicos


A obteno do alumnio feita a partir do mineral bauxita, o processo se d em trs etapas: Minerao, Refinaria e Reduo. Minerao: A bauxita contm de 35% a 55% de xido de alumnio, este mineral extrado da natureza e atravs dele se obtm a Alumina (produto intermedirio que leva produo de Alumnio). A Alumina possui frmula Al2O3. O Brasil muito rico em Bauxita, possui a terceira maior reserva no mundo. Refinaria: Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificao, ento dissolvida em soda custica e logo aps passa por uma filtrao. Um p branco de alumina pura obtido e enviado Reduo.

Importncia de outros minerais metlicos


Reduo: Esta ltima etapa permite a obteno de alumnio atravs de eletrlise. A passagem de corrente eltrica na clula eletroltica promove a reduo da alumina , decantando o alumnio metlico no fundo da clula e o oxignio liberado reage com o nodo de carbono , formando dixido de carbono . Vejamos como ocorre a reao de oxirreduo : 1 . A Alumina colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono , esse tanque funciona como ctodo ; 2 . Os nodos so constitudos de bastes de carbono mergulhados na Alumina fundida ; 3 . As reaes de oxirreduo promovidas por esse processo originam Alumnio puro no ctodo . Este , posteriormente , vai para o fundo da clula eletroltica .

Importncia de outros minerais metlicos


Eletrlise Decomposio de substncias em soluo pela passagem de corrente eltrica .
Mtodo utilizado para se provocar reaes de oxireduoem solues eletrolticas (que conduzem corrente eltrica em soluo aquosa) ou liquefeitas por fuso, empregando-se corrente eltrica contnua. Na indstria e nos laboratrios, a eletrlise realizada em cubas ou celas eletrolticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contnua. O material dos eletrodos tem de ser inerte (noreativo), sendo que o que est ligado ao plo positivo do gerador de corrente contnua recebe o nome de nodo enquanto que o que est ligado ao plo negativo o ctodo. No ctodo ocorre a reduo do ction, enquanto no nodo se d a oxidao do nion.

Produo Alumnio
Na figura abaixo, o esquema simplificado da produo. A bauxita purificada pela reao com hidrxido de sdio, resultando em hidrxido de alumnio.

O aquecimento produz o xido de alumnio, que sofre reduo eletroltica para produzir o alumnio puro. A adio da criolita (Na2AlF6) serve para reduzir o ponto de fuso (P.Fsoluo = 1000C; P.FAl2O3 = 2050C) e o consumo de energia eltrica neste processo muito grande. A cuba eletroltica normalmente de ao com revestimento interno de grafite, que atua como catodo. O anodo tambm de grafite.

Produo Alumnio

Eletrlise do alumnio

O processo consumidor intensivo de energia eltrica, que participa, a depender do local, com 20 a 40% do custo total de produo. Para cada tonelada de alumnio produzido so gastos cerca de 14000 kWh de eletricidade. Isso demonstra a importncia da reciclagem, uma vez que so necessrios apenas 700 kWh para refundir a mesma quantidade do metal. 2Al 2 O 3(s) + energia eltrica => 4Al (s) + 3O 2(g)

Importncia de outros minerais metlicos Silcio


A temperatura ambiente , o silcio encontra - se no estado slido O silcio o segundo elemento mais abundante na Terra . Aparece na argila , feldspato ( famlia de minerais ), granito , quartzo e areia , normalmente na forma de dixido de silcio ( tambm conhecido como SiO 2 ) e silicatos ( compostos contendo silcio , oxignio e metais ). O silcio o principal componente do vidro , cimento , cermica e da maioria dos componentes semicondutores .

Importncia de outros minerais metlicos Silcio


Argil a
Feldspato ( famlia de minerais Feldspatos potssicos , feldspatos calcossdi cos , outros ).

Quartzo

Importncia de outros minerais metlicos


Principais fontes minerais de alguns metais comuns Metal Mineral Composio
Alumnio Cromo Cobre Bauxita Cromita Calcocita Calcopirita Malaquita Ferro Chumbo Mangans Mercrio Molibdnio Estanho Titnio Zinco Hematita Galena Pirolusita Cinnabar Molibdenita Cassiterita Rutilo Ilmenita Esfalerita Al 2 O 3 FeCr 2 O 4 Cu 2 S CuFeS 2 Cu 2 CO 3 ( OH ) 2 Fe 2 O 3 PbS MnO 2 HgS MoS 2 SnO 2 TiO 2 FeTiO 3 ZnS

Importncia de outros minerais metlicos

Calcopirita ( CuFeS 2 ) Rutilo ( TiO 2 )

Conceitos e tipos de indstria

Podemos definir a indstria como qualquer atividade humana , que com auxlio do trabalho , converte matria - prima em produtos que sero consumidos pelas pessoas ou por outras indstrias . Podemos dividir a indstria em :

Extrativa Transformao

Conceitos e tipos de indstria

Extrativa
A indstria extrativa retira a matria - prima da natureza para ser utilizada em outras indstrias . Existem dois tipos principais desse tipo de indstria : a indstria extrativa vegetal e a indstria extrativa mineral . A indstria que extrai o petrleo um exemplo de indstria extrativa .

Conceitos e tipos de indstria

Transformao
So as indstrias que produzem alimentos , roupas e todos os produtos que so consumidos no nosso dia - a - dia ( indstrias de bens de consumo ). E que fazem a primeira transformao da matria - prima para ser utilizada em outras indstrias ( indstrias de bens de produo ).

Conceitos e tipos de indstria

Transformao
Destaque para a indstria de transformao mineral ( metalrgica , siderrgica , fertilizantes , cimento , petroqumica , etc ). Exemplo : Matria - prima : petrleo ; produtos finais : gasolina , diesel ; Produtos intermedirios : nafta para posterior produo de plsticos

Anda mungkin juga menyukai