Anda di halaman 1dari 7

ARTIGO CIENTFICO

MOS CRIATIVAS E ESPRITO EMPREENDEDOR Comunidade de Itamatatiua na cidade de Alcntara - MA

Cludia Layssa Costa Ferreira

RESUMO

Este artigo apresenta a expedio de estudos dos fazeres culturais da cidade de Alcntara que teve foco em um de seus municpios que a comunidade quilombola de Itamatatiua. Foi um trabalho in loco para que melhor houvesse interao com a populao local. Na comunidade de Itamatatiua a atividade empreendedora revelada atravs da cooperativa de cermica que produz artesanato nativo. A ideia principiada desse grupo de empreendedoras foi a comercializao da cermica na rea que acaba por configurar a criao da prpria cooperativa. nnnjnnnnnnnuuuunununuuuunjujujujujujujujujujujujujujuju.

Palavras-chave: Comunidade. Cooperativa. Empreendedoras.

1- Discente do curso de Bacharelado em Hotelaria na Universidade Federal do Maranho. E-mail: claudialayssa_@hotmail.com

1. INTRODUO

O municpio de Alcntara foi fundado em 1648 e seus primeiros habitantes foram os ndios Tupis e Tapuias, que sofreram bastante com as marcas da ocupao dos franceses e portugueses, sendo que os portugueses foram os que mais se utilizaram da violncia e poder com as populaes indgena e africana. Por volta de 1682, as condies da vila se elevaram e Alcntara atingiu o apogeu econmico com a rizicultura, produo aucareira, algodoeira e pecuria. J no perodo entre 1865 e 1870 que acontece o declnio da cidade causado pela perda do Maranho na exportao do algodo, pela produo aucareira de outras regies e a libertao dos escravos. A cidade permanece serena e os habitantes mostram sua simplicidade atravs do olhar, dos gestos, da fala e da vivncia cotidiana. Tais caractersticas fortalecem a sensao de que a cidade continua a mesma do sculo XVIII. O Maranho estabeleceu uma solida relao com o projeto de escravatura gerando um nmero expressivo de comunidades negras. Sendo uma delas, a comunidade de Itamatatiua, que na lngua indgena significa gua, peixe e terra.

2. O HISTRICO DE ITAMATATIUA Havia uma fazenda escravista que pertencia Ordem Carmelita e assim que a fazenda se desagregou deu-se origem a comunidade de Itamatatiua. A peculiaridade existe entre Itamatatiua e as demais comunidades quilombolas que ela no foi fundada por escravos que fugiam dos senhores como ocorreu com o quilombo de Palmares. Itamatatiua foi fundada devido doao das terras para a ordem catlica e por esse motivo os moradores se consideravam descendentes dos camponeses negros que residiam no local. Por essa razo tambm

conhecida por Terra de Preto. Outro epteto para a localidade tambm Terra de Santo, pelo fato das terras pertencerem Santa Tereza dvila. Os mais velhos costumam contar que eles so descendentes de um casal de negros que recebeu a imagem da santa e para homenage-la, a grande parte dos habitantes tm o sobrenome Jesus. Por conta da presena marcante de um passado pautado na religiosidade, a maioria dos habitantes da comunidade acredita no sincretismo e na cura de doena atravs de benzimento. Umas das caractersticas da cultura dos itamatitauenses a produo de cermica que mostra a resistncia e o cotidiano da populao. Determinados aspectos da cultura fazem parte da essncia do individuo, portanto impedem que haja um rompimento com as razes, por essa razo que no possvel datar o inicio das atividades, mas se pode prever que uma tarefa antiga e executada com muito esmero. Sob essa perspectiva Thomas Mann (1922) afirma:

A cultura no se obtm com um labor obtuso e intensivo e antes o produto da liberdade e da ociosidade exterior. No se adquire, respira-se. O que trabalha para ela so os elementos ocultos. Uma secreta aplicao dos sentidos e do esprito, concilivel com um devaneio quase total em aparncia, solicita diariamente as riquezas dessa cultura, podendo dizer-se que o eleito a adquire a dormir. Isto porque necessrio ser dctil para se poder ser instrudo. Ningum pode adquirir o que no possui ao nascer, nem ambicionar o que lhe estranho. Quem feito de madeira ordinria nunca se afinar, porque quem se afina nunca foi grosseiro. Nesta matria, tambm muito difcil traar uma linha de separao ntida entre o mrito pessoal e aquilo que se chama o favor das circunstncias.

Portanto, entende-se que a cultura no se adquire, intrnseca aos indivduos. Nenhum ser pode adquirir o que no possui desde o seu nascimento e para compreender a vivncia (cotidiana) necessrio ser complacente a instruo ofertada e que geralmente ocorre quando pessoas idosas querem e precisam repassar os ensinamentos para os mais novos a fim de que a tradio perdure.

3. MOS CRIATIVAS E ESPRITO EMPREENDEDOR

A produo da cermica inicia-se na extrao da argila encontrada num campo alagado um pouco distante do centro fundando pelas mulheres artess, cuja produo comunitria e familiar, denominado como Centro de Produo de Cermica de Itamatatiua (ANEXO A), da ento a argila peneirada, molhada e misturada areia para ser moldada os objetos de decorao, panelas, potes, alguidares para posteriormente serem assados e pintados. O esprito empreendedor em Itamatatiua nasce a partir do momento que h uma necessidade de perpetuar a cultura secular em cermica e continuar com a gerao de renda na comunidade, para isso as mulheres agregam um conjunto composto por realizao, planejamento e poder. Percebido por meio da busca de oportunidades e iniciativas reveladas atravs da produo do artesanato e visitas de cunho cultural e histrico na localidade. O ato de empreender possui caracterizaes compreendidas atravs da hereditariedade, necessidade, ambientao, vocao, dentre outros. A atividade empreendedora est relacionada diretamente com as modificaes constantes nos produtos e servios disponveis sociedade, a destruio criativa (a criao feita a partir de algo pr-existente), e ao tino desafiador. Assim, o bom empreendedor aquele individuo que enxerga a oportunidade frente crise e converte esse momento em sucesso. A cooperativa realiza diversas atividades, pois deposita aspectos culturais na produo dos artefatos que utilizam uma tcnica secular de serpentinas (rolinho de argila que se assemelha a uma corda e sobrepe uma a outra) (ANEXO B), alm de agregar ao produto final um capital social estritamente quilombola valorizando e diferenciando os produtos dos demais. A ao empreendedora no um produto independente. A sua realizao estabelecida pela interdependncia que se configura na busca de oportunidade, iniciativas, persistncias, nos riscos calculados que galgaro a qualidade e eficincia ao estabelecer um compromisso, autoconfiana, autonomia e rede de contatos.

Em Itamatatiua esses mandamentos esto sendo cumpridos, pois a relao de interdependncia est sendo mantida. A iniciativa ps em prtica a competio de produtos em cermica e refletida nas oportunidades percebidas e persistncias reveladas pela prpria concretizao do negcio na realizao da cooperativa. A autonomia desse empreendimento corresponde ao comprometimento pessoal em fazer bem o seu trabalho incutindo-lhe os aspectos culturais que o definem (qualidade e eficincia) associados compreenso e enfretamento dos riscos previamente calculados concernentes logstica, a aceitao do produto, demanda do produto e etc.

A rede de contatos, a autoconfiana e persuaso so elementos utilizados na sua ao empreendedora. Os meios de contato com o cliente so direcionados aos pesquisadores de instituies tcnicas e sua persuaso trabalhada atravs do seu aspecto histrico social.

O sucesso de um empreendimento no compreende somente a qualidade do produto ou seu carter extico por isso inicia-se a busca por informaes tcnicas que contemplem o planejamento estratgico, ttico e operacional a fim de garantir uma sustentabilidade que se associa ao sucesso e a lucratividade do empreendimento. Esse processo de planejamento e organizao vai sendo estabelecido pelo SEBRAE que periodicamente ao ser solicitado oferece uma preparao tcnica e compreenso prtica acerca do desenvolvimento do negcio.

REFERNCIAS

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Cultura Editores Associados, 1999.

Disponvel em: <http://www2.metodista.br/unesco/1_Comsaude%202009/arquivos/trabalhos/19 -Comsa%C3%BAde%202009%20%20Eu%20e%20Tu%20em%20Itamatatiua%20%20Rosinete%20de%20Je_.pdf > Acesso em 18 de mai. 2012. Disponvel em: <http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1246646838_27.pdf > Acesso em 18 de mai. 2012. Disponvel em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19110.pdf > Acesso em 19 de mai. 2012. Disponvel em: <http://www.citador.pt/textos/a-cultura-nao-se-adquirerespirase-thomas-mann > Acesso em 19 de mai. 2012. Disponvel em: <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minhaempresa/comece-por-voce/empreendedorismo> Acesso em 30 de set. 2012

ANEXOS

A) Centro Produo de Cermica de Itamatatiua

B) Tcnica de serpentina

Anda mungkin juga menyukai