Anda di halaman 1dari 9

Alumnio

Ocorrncia, obteno industrial, propriedades e utilizao


Erivanildo Lopes da Silva* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

A qumica a cincia que estuda, entre outras coisas, as transformaes da matria. Dentre os estudos mais comuns, encontram-se os que envolvem osmetais, elementos fundamentais na histria das civilizaes - e cada vez mais indispensveis. Um desses metais o alumnio. Ele apresenta caractersticas (propriedades) peculiares, bem malevel, 3 leve (densidade abaixo de 5g/cm ) e muito resistente corroso. um dos metais mais versteis, pois, a partir dele, pode-se confeccionar, alm de panelas, o papel-alumnio (que, por ser atxico, utilizado para proteger alimentos), painis coletores de energia solar e muitas outras coisas. Processo Bayer O alumnio produzido, basicamente, a partir da bauxita. Trata-se de um processo de produo difcil, pois exige muita energia eltrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificao para que se possa extrair a alumina (Al 2O3) de outras substncias, como, por exemplo, o xido de ferro 3 (Fe2O3). Para tanto, pode-se utilizar o processo Bayer, apresentado esquematicamente a seguir: Figura 1 - Processo Bayer

Fonte: www.materia.coppe.ufrj.br.

O estgio inicial, denominado digesto, envolve, num primeiro momento, a moagem da bauxita, seguida pela digesto com uma soluo custica de hidrxido de sdio (NaOH), sob temperatura e presso controladas:

A clarificao uma das etapas mais importantes do processo. Nela ocorre a separao entre as fases slida (resduo insolvel) e lquida (licor). Em seguida, ocorre a etapa de precipitao, quando se d o esfriamento do licor verde:

A calcinao a etapa final do processo, quando a alumina lavada para remover qualquer resduo do licor, passando, posteriormente, pela secagem. Em seguida, a alumina calcinada a, aproximadamente, o 1.000 C, para desidratar os cristais e formar cristais de alumina puros, de aspecto arenoso e branco. Vale ressaltar que o xido de ferro 3 no sofre reao no processo, podendo, assim, ser separado:

A partir da alumina ocorre o processo de transformao da alumina em alumnio metlico. Esse processo, o que antes era realizado atravs da fundio da alumina a 2.000 C, foi aperfeioado por Charles Martin Hall em 1896. Ao invs de fundir a alumina a essa temperatura, ele passou a dissolv-la em criolita o o (Na3AlF6) fundida. Com esse processo, Hall diminuiu de 2.000 C para 1.000 C a temperatura. Atualmente, a alumina dissolvida em um banho de criolita fundida e fluoreto de alumnio em baixa tenso. A mistura obtida colocada numa cuba eletroltica e sofre uma reao de eletrlise. Veja a representao na Figura 2. Nessa etapa, o xido de alumnio transformado (reduzido) em alumnio metlico (Al). Basicamente, a reao que ocorre nesse processo :

O oxignio se combina com o carbono, desprendendo-se na forma de dixido de carbono. O alumnio lquido (Al(l)) se precipita no fundo da cuba eletroltica e, a seguir, transferido para a refuso, onde so produzidos os lingotes, as placas e os tarugos. Em termos de rendimento, para produzir 1kg de alumnio utiliza-se 2 kg de alumina, 100g de criolita e 10kW de energia eltrica: Figura 2 - Eletrlise do alumnio

Fonte: Canto, 1996.

Como outro pesquisador, Paul Louis Toussaint Hroult tambm chegara, no mesmo ano, s mesmas concluses de Hall, o processo ficou conhecido como Processo de Hroult-Hall. O alumnio produz duas ligas metlicas: a duralumnio (95% alumnio, 4% cobre, 1% magnsio, ferro e silcio), bastante utilizada na confeco de carrocerias de nibus, e a magnlio (83% alumnio, 15% magnsio, 2% clcio), utilizada na produo de rodas automotivas. Passivao e reciclagem O alumnio apresenta outra boa caracterstica: resistente corroso. Essa resistncia se explica devido ao fato de esse metal, quando exposto ao ar, ou seja, interagindo com o gs oxignio, formar uma pelcula protetora denominada xido de alumnio (Fe 2O3). Esse fenmeno recebe o nome de passivao. O alumnio, embora envolva muita energia na sua produo, um metal abundante, de grande importncia na economia. Um diferencial do alumnio que determina sua vasta aplicabilidade o seu processo de reciclagem, que, alm de colaborar com a preservao ambiental, tem na economia de energia uma das suas maiores vantagens, pois utiliza apenas 5% da energia necessria para a produo do metal primrio. O processo de reciclagem apresenta as seguintes etapas:

Figura 3 - Etapas de reciclagem do alumnio

Fonte: Associao Brasileira do Alumnio - ABAL.

Nesse processo, a sucata do alumnio transforma-se em produtos que permitem o seu uso na fabricao de diversos semielaborados e elaborados, como chapas, perfis, etc., prontos para serem reutilizados nos mais diversos segmentos da indstria. Bibliografia CANTO, E. L. <="" i="">So Paulo: Editora Moderna, 1998. ESPERIDIO, I. M.; NBREGA, O. Os metais e o homem. So Paulo: Editora tica,1999. SILVA FILHO, E. B.; ALVES, M. C. M.; DA MOTTA, M. "Lama vermelha da indstria de beneficiamento de alumina: produo, caractersticas, disposio e aplicaes alternativas". In Revista Matria. vol.12 n. 2 2007. Disponvel em

Processo Bayer Em 1888, o qumico austraco Karl Josef Bayer descobriu um processo que se tornou fundamental para a produo de alumina. O sistema Bayer permite, por meio do refino da bauxita, que se obtenha o hidrxido de alumnio e/ou alumina. O processo comea com a preparao das matrias-primas e posteriores etapas de digesto, clarificao / filtrao e precipitao do hidrato para, em seguida, ser calcinado e convertido em alumina. Minerao No planalto de Poos de Caldas-MG, a bauxita disponvel e a facilidade com que pode ser extrada do solo so os diferenciais mais atrativos das reservas. Usualmente, as reservas de bauxita podem apresentar minrio a uma profundidade de at 30 metros do solo, ou at mesmo estarem disponveis em minas subterrneas (> 30m). O diferencial das minas de Poos de Caldas-MG que o minrio pode ser encontrado a partir de 30 centmetros do solo. Nesse caso, s necessrio a retirada do top soil - camada frtil e rica em nutrientes que posteriormente ser usada na recuperao da rea, para se iniciar a retirada de minrio. O material coletado ento enviado refinaria, onde iniciar sua transformao. Todas as reas mineradas, aps a extrao da bauxita, so reflorestadas e reabilitadas, como pode ser visto abaixo:

Frente de minerao

Mesma rea aps reabilitao Moagem (Cominuio) Essa a primeira etapa do processo Bayer. O objetivo preparar o minrio para iniciar suas transformaes, at ser obtido na forma de hidrxido ou alumina. Inicialmente, o minrio destinado a um processo de homogeneizao, chamado blendagem - tornar a matriaprima proveniente de vrias jazidas diferentes, a mais adequada e homognea possvel ao processo de digesto. Com essa medida, pretende-se assegurar que o minrio que entrar no processo Bayer apresente, em mdia, 45% de alumina disponvel e aproximadamente 4% de slica reativa (caulinita). Aps essa etapa, o material destinado moagem, passando inicialmente por um moinho de martelos e em seguida por um de barras. A segunda etapa dessa fase realizada a mido, com o uso de licor (NaOH), utilizado anteriormente no processo. Na sada do moinho de barras existe um separador de impurezas que retm razes, pedaos de madeira e pedras. Por fim, a pasta moda e com a granulometria ideal para incio da digesto estocada em tanques especficos, nos quais permanecem em homogeneizao pela ao de bombas recirculantes e ps rotativas.

Prdio da moagem de bauxita Digesto O principal objetivo dessa etapa dissolver o hidrxido de alumnio na bauxita e reduzir o teor de slica, para garantir pureza adequada aos produtos finais. Para tanto, provoca-se uma reao com NaOH concentrado a uma temperatura de aproximadamente 150C. A soluo alcalina reage ento com o hidrxido de alumnio, pela reao global abaixo, produzindo aluminato de sdio. Al2O3.3H20 + 2 NaOH 2 NaAlO2 + 4 H2O

Para que a reao acima se processe com maior eficincia e em temperaturas e presses menores, prefervel que a bauxita contenha hidrxido de alumnio na forma de GIBSITA em detrimento a Bohemita e Dispora, estruturas que necessitam de temperaturas e presses maiores para serem digeridas. Os insolveis, bem como os produtos da dessilicao, permanecem slidos na forma de impurezas. Na unidade de Poos de Caldas-MG existem trs digestores ligados em srie, totalizando 40 minutos de operao. No topo do segundo digestor ocorre a injeo de leite cal, aumentando a filtrabilidade e auxiliando no controle de impurezas.

Prdio da digesto Clarificao / filtrao O objetivo da clarificao no processo Bayer a remoo de resduos slidos presentes no licor, aps a digesto da bauxita, para garantir a qualidade do hidrato na precipitao. Os slidos removidos encontram-se em uma mistura com o licor, que bombeada para os lagos de resduo de bauxita. Para reduzir essa perda, necessrio garantir que uma quantidade mnima de soda seja enviada aos lagos. A clarificao do licor realizada em duas etapas: espessamento e filtrao.

Na primeira etapa, o licor dos Blow Offs bombeado para o espessador. Esse um sistema de separao slidolquido com duas sadas: overflow e underflow. O primeiro o licor clarificado, que sai do espessador por transbordo, e enviado para o Tanque 35D. O underflow o resduo de bauxita com alta concentrao de slidos. Para reduzir a perda da soda contida no resduo de bauxita, passa-se por quatro lavadores. No ltimo deles, h entrada de gua do lago, utilizada para realizar essa lavagem em contra-corrente. Dessa forma, o underflow de cada lavador bombeado para o prximo estgio de lavagem, enquanto que o overflow bombeado para o estgio anterior. O resduo de bauxita do ltimo lavador possui a menor concentrao de licor, e ento enviada para os lagos de resduo de bauxita por meio do misturador. Na segunda etapa de clarificao, o licor filtrado em filtros-prensa. Na unidade de Poos de Caldas-MG, so utilizados oito filtros Kelly (horizontais) e dois filtros verticais. Para melhorar o desempenho dos filtros, utiliza-se um auxiliar de filtrao, sintetizado.

Prdio da clarificao / filtrao Trocadores de calor / evaporao Antes de seguir para a etapa de precipitao, o licor verde oriundo da fase de clarificao passa por trocadores de calor. Por meio da troca trmica so feitos, basicamente, o resfriamento do licor verde clarificado e o aquecimento do licor usado na etapa de precipitao, e que ser adicionado na digesto da pasta de bauxita. A utilizao dos trocadores de calor fundamental para a melhoria do consumo energtico do processo. O resfriamento do licor verde realizado por meio da passagem por trs tanques de flasheamento em srie (chamados de flash alto, mdio e baixo) onde parte da gua em soluo extrada na forma de vapor, o qual dirigido para os trs aquecedores tubulares para elevao da temperatura do licor usado. O vapor liberado segue pela carcaa do aquecedor enquanto que o licor segue pelos tubos. Em todo o processo de troca trmica (no qual os aquecedores absorvem o calor do vapor liberado dos tanques de expanso), ocorre o acmulo de gases no-condensveis na cmara dos aquecedores, resultando em baixa eficincia de troca trmica. Logo, existe um sistema de bombas de vcuo que permite a remoo desses gases nocondensveis, garantindo um bom desempenho da troca trmica. O objetivo do prdio da evaporao eliminar parte da gua do licor usado, controlando o espao dos tanques. Simultaneamente, a concentrao custica elevada antes de ser enviada para a digesto. A refinaria de Poos possui duas unidades iguais de evaporao, cada uma composta por cinco flash tanques, seis aquecedores tubulares e um condensador baromtrico.

Prdio trocador de calor / evaporao Precipitao Nesse ponto, o lcor verde, livre dos slidos no solveis, deve ser reconvertido ao hidrxido de alumnio (hidrato). Para tanto, deseja-se que uma reao inversa digesto ocorra. Para iniciar a precipitao inicialmente necessria a reduo da temperatura do lcor para aproximadamente 83C, por meio da passagem pelo condensador baromtrico. Em seguida, so adicionadas sementes que operaro como agentes nucleantes, facilitando a nucleao e o crescimento dos cristais de hidrxido, que anteriormente estavam em soluo. A reao a que se segue: 2 NaAlO2 + 4 H2O Al2O3.3H20 + 2 NaOH

A precipitao constitui uma das etapas mais importantes do processo porque a qualidade obtida pelo hidrato resultar, posteriormente, nas qualidades finais da alumina. De modo geral, espera-se que o produto resultante da precipitao consiga gerar uma alumina que atenda s expectativas. Alm disso, ainda necessrio um alto rendimento de hidrato por unidade de volume de licor e que o nmero de partculas formadas por nucleao seja igual ao de partculas removidas do sistema por aglomerao e crescimento, ou por dissoluo. A perda de calor durante a etapa deve ser reduzida. A unidade de Poos de Caldas-MG opera com 32 precipitadores / classificadores de 850 metros cbicos, atuando em batelada. Ao sair do condensador baromtrico, o licor segue para um tanque, onde bombeado para os precipitadores e sempre mantido em agitao por um processo de injeo de ar comprimido na sua base, perfazendo todo o percurso, podendo durar de 24 a 30 horas.

Sistema da precipitao Calcinao Essa a etapa final da obteno de alumina. Tem como objetivo principal a converso do hidrato em uma mistura cristalina de formas alotrpicas de Al2O3, ou uma fase especfica. A alumina obtida deve atender as especificaes de tamanho de partcula, granulometria, rea superficial, perda ao fogo (LOI) e contedo de -alumina desejada para o tipo que est sendo produzida. Alm disso, a quantidade de sdio na alumina grau metalrgico deve ser baixo e a energia empregada na calcinao prxima requerida para decomposio do hidrato. Inicialmente, o hidrato recm-chegado da precipitao lavado e filtrado nos filtros Dorrcos, seguindo para secagem, calcinao e posterior resfriamento. Nos filtros Dorrcos, o contedo de sdio solvel cai para valores prximos 0,04%, restando um hidrato com umidade de aproximadamente 10%. A torta mida ento levada a um secador que opera em leito fluidizado (~300C) para remoo da gua adsorvida. Dessa mesma forma, o hidrato transportado por todo o sistema de calcinao para ser ento, descarregado no forno e direcionado ao vaso de reteno (HV). Esse vaso opera com uma quantidade de alumina estocada, que se renova medida que mais quantidade entra e outra quantidade sai. As condies do forno e do vaso de reteno (HV) (nvel e temperaturas de operao) ditam as caractersticas finais da alumina em produo. Entretanto, pode-se afirmar que maiores temperaturas e nveis no HV apontam para produo de aluminas especiais, e o oposto remete produo de alumina grau metalrgico. As temperaturas podem variar de 950C a 1250C, dependendo da campanha de alumina e da taxa de produo. Processos de calcinao so tipicamente reaes que necessariamente englobam a decomposio de uma fase slida em outra fase slida e o desprendimento de gs/vapor. Dessa forma, a reao de calcinao em questo a que est abaixo: 2 Al2O3.3H2O (s) Al2O3 (s) + 3H2O (v)

O produto calcinado e ainda parte do material no-calcinado percorre uma srie de dutos e ciclones, onde h uma constante seleo granulomtrica e as partculas consideradas finas so redirecionadas a outros ciclones para reclassificao. Caso no esteja dentro das especificaes do referido produto, esse material fino coletado por um equipamento eletrosttico, que armazena todo esse contedo. O material, aps encerrada a etapa de calcinao, enviado a um resfriador, para posteriormente ser ensacado / embarcado.

Prdio da calcinao

Anda mungkin juga menyukai