Anda di halaman 1dari 17

Aprendizagem significativa, codificao dual e objetos de aprendizagem Romero Tavares Departamento de Fsica e Programa de Ps-Graduao em Educao UFPB romero@fisica.ufpb.

.br www.fisica.ufpb.br/~romero Palavras-chave: educao a distncia, aprendizagem colaborativa, representaes mltiplas, mapa conceitual, animao interativa.

Resumo

Um mapa conceitual pode ser entendido como uma teia de conceitos, onde fica patente a inter-relao entre eles. Podemos usar um mapa conceitual para explicitar os diversos conceitos utilizados em uma animao e desse modo, o mapa conceitual poder atuar como estruturador global do conhecimento que est sendo focalizado com determinada abrangncia. A codificao dual possibilita um suporte terico consistente para a utilizao integrada de textos conceituais, mapa conceitual e animao interativa. A teoria codificao dual indica que quando apreendemos uma informao atravs das codificaes verbal (mapa conceitual e texto) e visual (mapa e animao) a possibilidade de compreenso desse contedo torna-se maior, principalmente por podermos utilizar as potencialidades especficas de transmisso de cada canal de interao (verbal e visual). Nessas circunstncias, ainda deve ser enfatizada a facilidade de resgate dessa informao, que pode ser mais facilmente trazida baila por contar com diversas possibilidades de conexes cognitivas, devidas justamente codificao dual. A inteno desse trabalho discutir as potencialidades dessa estratgia de ensino/aprendizagem, e apresentar um objeto digital de aprendizagem que utiliza a codificao dual.

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 Introduo O homem sempre usou smbolos como mediadores sua da comunicao com seus semelhantes, ou com os eventos que se colocam alm de sua compreenso. Numa tentativa primitiva e inicial, uma pessoa se comunica com outras atravs de gestos ou palavras. Numa tentativa mais elaborada, as pinturas se configuram como mensagens comunicadas independentemente da presena do autor, e que podem perdurar atravs dos tempos. Numa etapa posterior surgiu a linguagem escrita, que inicialmente se inspirava em eventos da Natureza, mas posteriormente foram criadas diversas linguagens que que apresentam smbolos sem conexo direta com eventos do cotidiano, e perduram at hoje como diversos alfabetos tais como o grego, romano, cirlico, snscrito e etc. Atravs destes diversos smbolos estticos o ser humano conseguiu preservar a informao atravs dos tempos e ainda pode divulg-la em todas as partes. Por meio da escrita, das pinturas e dos mapas, o acervo do conhecimento humano pode ser preservado e divulgado. Essa mobilidade dos meios que preservam o conhecimento possibilitou a aprendizagem autnoma daqueles que puderam dispor destes materiais, mesmo se essa posse aconteceu longe do autor, no tempo e no espao. A possibilidade de uma aprendizagem extensa e autnoma se concretizou no sculo XIX atravs dos cursos distncia, que se aproveitou da regularidade e confiabilidade dos meios de comunicao da poca. A difuso do saber propicia a alfabetizao cientfica que por sua vez facilita a construo do conhecimento adequado e evita o florescimento das concepes espontneas, em desacordo com os paradigmas estabelecidos pela comunidade cientfica. Nos tempos atuais o computador tem se configurado com um artefato que tanto armazena e manipula informaes quanto promove a sua difuso atravs da Internet. No entanto o seu uso como ferramenta pedaggica ainda no se d de maneira plenamente funcional. No sentido de incentivar a aprendizagem atravs do uso do computador, necessrio usar sistemas adaptados ao modo humano de construir o seu conhecimento.

Aprendizagem significativa A aprendizagem significativa envolve a aquisio de novos significados, e na concepo de Ausubel (2003) para que ela acontea em relao a um determinado assunto so necessrias trs condies: o material instrucional com contedo estruturado de maneira lgica; a existncia na estrutura cognitiva do aprendiz de conhecimento or2

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 ganizado e relacionvel com o novo contedo; a vontade e disposio do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com aquele j existente. Esses conceitos estveis e relacionveis j existentes so chamados de subsunores; ou conceitos ncora ou ainda conceitos de esteio. O processo ensino-aprendizagem conduzido de maneira usual se apia em livros texto. Esses livros so estruturados de modo que os seus tpicos esto encadeados numa seqncia lgica, e cada tpico tem a sua coerncia interna. Esse material se diz potencialmente significativo quando o aprendiz for capaz de relacion-lo com conhecimentos existentes em sua estrutura cognitiva. Costuma-se dizer que na aprendizagem significativa se transforma o significado lgico de determinado material em significado psicolgico; na medida que o aprendiz internaliza o saber, transformando-o em um contedo idiossincrtico. Desse modo se consuma a aprendizagem significativa, de maneira que a nova informao ser incorporada na estrutura cognitiva do aprendiz, usando o seu modo peculiar de fazer isso. O conhecimento anterior do aprendiz ser alterado com essa incorporao, tornando-se mais inclusivo; e o novo conhecimento tambm se modificar pela maneira especfica como se dar absoro do aprendiz. Em algumas situaes os subsunores do aprendiz no so suficientemente estveis e diferenciados para ancorar adequadamente uma nova informao, um novo conceito. Nestas circunstncias Ausubel (2003) preconiza a utilizao dos organizadores prvios; que so informaes (ou conceitos) que faro a mediao entre o que o aprendiz sabe e o que ele pretende aprender caso deseje faz-lo de maneira ativa e mais rpida. Desse modo eles funcionam como pontes cognitivas, na medida que fornecem um suporte para a incorporao e reteno estveis de novos conceitos. De forma a funcionar eficazmente para uma variedade de aprendizes, sendo que cada um possui uma estrutura cognitiva de algum modo idiossincrtica, e a fornecer ou alterar idias ancoradas a um nvel subordinante, apresentam-se os organizadores prvios a um nvel mais elevado de abstrao, generalidade e incluso do que os novos materiais a serem apreendidos. Por outro lado, os resumos e as vises gerais apresentam-se, geralmente, ao mesmo nvel de abstrao, generalidade e incluso do prprio material de aprendizagem. Apenas salientam os pontos mais evidentes do material, omitindo informaes menos importantes. Assim, atingem o efeito pretendido em grande parte atravs da repetio e da simplificao (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN 1980; AUSUBEL - 2003).

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 Tendo em conta o delineamento enunciado por Ausubel, podemos dizer que o objetivo do organizador prvio facilitar o entendimento do arcabouo conceitual ao invs de detalhes especficos de determinado contedo. Ele delineia como o conhecimento est estruturado e desse modo atua como esteio do contedo detalhado que aprendiz se prope a entender. Em Fsica os modelos da realidade so construdos usando-se equaes, cujas solues so funes que normalmente dependem da posio e do tempo. A representao clssica do movimento de um objeto pode ser obtida atravs das leis de Newton ou das equaes de Lagrange. Em uma animao interativa apresenta-se um objeto material em movimento e simultaneamente esto sendo construdos grficos da evoluo temporal de sua posio, velocidade e acelerao. Quando um objeto se move, os nossos sentidos esto voltados para o movimento e no para as suas causas: as foras que nele esto atuando. Numa animao interativa podemos representar as foras que atuam em um objeto por vetores: setas adequadamente posicionadas sobre esse objeto. Quando esse objeto se movimenta, ele leva consigo essas setas, que iro se modificando de acordo com a alterao das foras que elas representam. Sem perda de generalidade na anlise do modelo, possvel uma representao visual concreta das suas nuances abstratas. Segundo Ausubel (2003) a principal distino entre itens abstratos e factuais em termos de particularidade ou de proximidade com experincias empricas concretas. E a animao interativa possibilita essa experincia emprica concreta. Na medida que possibilita a percepo visual de variaes temporais de grandezas fsicas (abstratas ou no), as animaes interativas conduzem a um nvel de abstrao da realidade que sem ela seria alcanada apenas por poucos aprendizes (TAVARES e SANTOS - 2003). Uma animao interativa representa a evoluo temporal de um modelo da realidade, aceito pela comunidade cientfica. Com ela torna-se possvel a exibio da evoluo temporal de objetos abstratos em sua representao concreta. Ela inclusiva e genrica quando abre a possibilidade de reunir em uma exibio todos os casos de uma determinada categoria (TAVARES e SANTOS - 2003). Quando se d a aprendizagem significativa, o aprendiz transforma o significado lgico do material pedaggico em significado psicolgico, na medida que esse contedo se insere de modo peculiar na sua estrutura cognitiva, e cada pessoa tem um modo especfico de fazer essa insero, o que torna essa atitude um processo idiossincrtico. Quando duas pessoas aprendem significativamente o mesmo contedo, elas partilham significados comuns sobre a essncia deste contedo. No entanto tm opinies pessoais
4

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 sobre outros aspectos deste material, tendo em vista a construo peculiar deste conhecimento. A aprendizagem significativa requer um esforo do aprendiz em conectar de maneira no arbitrria e no literal o novo conhecimento com a estrutura cognitiva existente. necessria uma atitude proativa, pois numa conexo uma determinada informao liga-se a um conhecimento de teor correspondente na estrutura cognitiva do aprendiz; e em uma conexo no literal a aprendizagem da informao no depende das palavras especficas que foram usadas na recepo da informao. Desse modo podemos ter uma aprendizagem receptiva significativa em uma sala de aula convencional, onde usamos recursos tradicionais tais como giz e quadro negro, quando existir condies do aprendiz transformar significados lgicos de determinado contedo potencialmente significativo, em significados psicolgicos, em conhecimento construdo e estruturado idiossincraticamente. Um aprendiz que tenha conhecimentos prvios sobre as caractersticas de mamferos terrestres, usar esses atributos quando se deparar com novas informaes sobre mamferos aquticos. Esses conhecimentos (sangue quente, respirao atravs do oxignio gasoso, gestao interna e etc.) auxiliaro a entender o comportamento dos mamferos aquticos, serviro como ncora na aquisio do novo conhecimento. Na interao entre o conhecimento novo e o antigo, ambos sero modificados de uma maneira especfica por cada aprendiz, como conseqncia de uma estrutura cognitiva peculiar a cada pessoa. Depois do aprendizado sobre mamferos aquticos, o aprendiz ter uma concepo mais inclusiva sobre os mamferos, onde antes s existiam os terrestres. E por outro lado, ao aprender as caractersticas do movimento dos mamferos aquticos, ele saber que o formato do corpo desses animais obedecem as mesmas leis da hidrodinmica, tambm obedecidas pelos peixes (TAVARES 2004). A aprendizagem mecnica ou memorstica se d com a absoro literal e no substantiva do novo material. O esforo necessrio para esse tipo de aprendizagem muito menor, da ele ser to utilizado quando os alunos se preparam para exames escolares. Principalmente aqueles exames que exigem respostas literais s suas perguntas, que no exijam do aluno uma capacidade de articulao entre os tpicos do contedo em questo. Apesar de custar menos esforo a aprendizagem memorstica voltil, com um grau de reteno baixssimo na aprendizagem de mdio e longo prazo. Ausubel (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN - 1980; AUSUBEL - 2003) sugere o uso da aprendizagem mecnica quando no existirem na estrutura cognitiva do a5

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 prendiz idias-ncora (subsunor) que facilite a conexo entre esta e a nova informao, quando no existirem idias prvias que possibilitem essa ancoragem. Em uma dada circunstncia ns podemos nos deparar com a tarefa de aprender uma seqncia de determinados contedos, sem ter tido a oportunidade de adquirir algum conhecimento prximo. Ele sugere que o conhecimento inicial seja memorizado, e a partir desse conhecimento absorvido seja paulatinamente estruturado o conhecimento sobre o tpico considerado. Ele, no entanto, criou uma nova alternativa para essa situao, ao propor a utilizao de organizadores prvios. Eles so pontes cognitivas entre o que aprendiz j sabe e o que pretende saber. construdo com um elevado grau de abstrao e inclusividade de modo a poder se apoiar nos pilares fundamentais da estrutura cognitiva do aluno e desse modo facilitar a apreenso de conhecimentos mais especficos com os quais ele est se deparando. Na medida que possibilita a percepo visual de variaes temporais de grandezas fsicas (abstratas ou no), as animaes interativas conduzem a um nvel de abstrao da realidade que sem ela seria alcanada apenas por poucos aprendizes. Ela pode representar a evoluo temporal de um modelo da realidade, aceito pela comunidade cientfica, e desse modo torna-se possvel a exibio da evoluo temporal de objetos abstratos em sua representao concreta. Ela inclusiva e genrica quando abre a possibilidade de reunir em uma exibio todos os casos de uma determinada categoria.Considerando as suas caractersticas enunciadas anteriormente, podemos identificar como organizador prvio uma animao interativa como definida neste trabalho (TAVARES E SANTOS 2003). Atravs dessa identificao podemos construir animaes interativas estruturadas de modo a facilitar a percepo das caractersticas mais gerais e inclusivas do tema considerado. Ausubel (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN - 1980; AUSUBEL - 2003) indica que a maneira mais natural de aquisio de conhecimentos para o ser atravs da diferenciao progressiva. mais fcil construir o conhecimento quando se inicia de uma idia mais geral e inclusiva e se encaminha para idias menos inclusivas. Seria comear um estudo sobre mamferos de modo geral, com as caractersticas que os definem. No passo seguinte seria estudado os mamferos de acordo com o meio em que eles habitam: seja a terra (homem), a gua (golfinho) ou o ar (morcego). Uma outra maneira de propiciar a aprendizagem significativa seria atravs da reconciliao integrativa, que foi exemplificada anteriormente na percepo de semelhanas aparentemente dissonantes entre mamferos aquticos e terrestres.
6

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 A essncia da questo entre as aprendizagens significativa e mecnica bem antiga, e no fundo ela se refere a escolha entre ter ou ser (FROMM - 1987). Para se ter (possuir) algo pouco se exige de energia interna ou emocional, basta se pagar o preo estipulado. Para ser de determinada maneira necessria uma estruturao interna, uma disposio de mudana. A grande diferena entre esses dois estados que pode se perder o que se tem, mas ningum tira o que voc . No existe a necessidade de mudanas internas na aprendizagem memorstica. O conhecimento absorvido literalmente, usado nos exames, e depois esquecido. Ele no passa a fazer parte de si, da estrutura cognitiva e da maneira de ser do aluno. No enriquece a sua maneira de olhar o ambiente que o rodeia e os seus semelhantes.

Mapa conceitual O mapa conceitual um estruturador do conhecimento. Os mapas conceituais foram propostos inicialmente por Novak (NOVAK E GOWIN 1999) como uma maneira de organizar hierarquicamente os conceitos e proposies que representassem a estrutura cognitiva de estudantes e que poderiam ser depreendidas das entrevistas clnicas com crianas que faziam parte de um projeto educacional que ele dirigia. Novak e seu grupo de pesquisas estavam diante de inmeras gravaes de entrevistas clnicas que avaliavam a evoluo do conhecimento dos estudantes sobre temas bsicos de cincias naturais, e eles encontraram no mapa uma maneira de radiografar os conceitos e as suas conexes presentes na estrutura cognitiva de determinada pessoa. No entanto, avaliar e mapear a estrutura cognitiva de algum sobre determinado tema apenas uma das possveis utilidades desta ferramenta pedaggica. Analisar um mapa conceitual de um especialista sobre determinado contedo uma tima maneira de se iniciar nesse assunto, na medida que esto explicitadas as conexes relevantes entre os conceitos importantes, alm de evidenciar uma viso global sobre o tema. Por outro lado, quando o iniciante est construindo o seu mapa, ele est ao mesmo tempo elucidando e explicitando o seu conhecimento. Este processo, per si, deixar claro as suas (dele) facilidades e dificuldades no entendimento dos conceitos do tema em questo. A cada momento ele ter um painel de sua compreenso do assunto e poder retornar at as fontes de informao para elucidar as dvidas, responder as suas prprias perguntas e desse modo ir construindo o seu prprio conhecimento.

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006

Figura 1 Exemplo de mapa conceitual O incio da construo de um mapa conceitual se d com a escolha do conceito fundamental de determinado contedo, o conceito mais inclusivo. A este conceito sero conectados conceitos menos inclusivos que o primeiro, atravs de palavras ou expresses conectoras. Um estgio seguinte ser formado com a colocao de conceitos mais especficos conectados aos anteriormente descritos. A partir do conceito inicial iremos conectando a ele conceitos menos inclusivos, construindo uma srie de ramificaes hierrquicas, com conceitos cada vez mais especficos. O CMapTools um programa que oferece uma interface amigvel, e que possibilita a construo de mapas conceituais usando o computador, e desse modo facilitar a a interatividade pois com o surgimento da Internet foi possvel explorar enormemente as possibilidades de construo partilhada de mapas conceituais (CAAS, FORD, NOVAK, HAYES, REICHHERZER, and SURI - 2001). Quando elaborado por mais de uma pessoa, aquele que circunstancialmente domina melhor o contedo ampliar os horizontes da aprendizagem de seu companheiro, tal como postula Vygotsky quando define a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (VYGOTSKY - 2002).

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 Animao interativa Quando algo se movimenta em nosso campo de viso, a nossa ateno despertada por esse evento e intuitivamente analisamos do que se trata esse acontecimento. Tal tipo de comportamento no existe apenas entre humanos. interessante constatar que no domnio das percepes animais hereditrias (as pesquisas envolveram batrquios e insetos) existe uma percepo diferenciada da velocidade, e que foi possvel at descobrir na r clulas especializadas esse respeito (PIAGET - 2002).

Figura 2 Instantneo de uma animao interativa Poder-se-ia justificar o alerta e a percepo acurada de movimentos como uma necessidade de sobrevivncia entre os animais, de modo a poder propiciar uma fuga de seus predadores. E se considerarmos a ptica dos predadores, existe uma necessidade de poder avaliar as possibilidades de captura de suas possveis presas. O ser humano ainda mantm comportamentos atvicos, herdados de uma poca onde ele podia se perceber como presa tanto quanto predador. A animao usa uma linguagem visual que simula um fenmeno da Natureza, e essa linguagem tem uma decodificao imediata. Por outro lado, o texto escrito necessita uma reelaborao interna de modo a serem feitas as conexes dos conceitos na estrutura cognitiva, dos mais inclusivos aos mais especficos. De modo semelhante, para o entendimento das equaes presentes em textos relacionados s cincias, necessitamos

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 antes de tudo, de um domnio desta linguagem matemtica com os seus cdigos especficos. A animao enquanto um aparato pedaggico pode ainda potencializar mais essa tendncia do ser humano de acompanhar visualmente os movimentos, se permitir a sua interveno no movimento que se delineia. Nesse sentido o Modellus (TEODORO, VIEIRA. e CLRIGO - 2000) um programa de computador adequado para esse propsito e est disponvel gratuitamente na Internet. Ele extremamente amigvel e se presta adequadamente para a construo de animaes por no especialistas. As tecnologias digitais tornaram possvel examinar o mundo fsico numa escala excepcional, tanto no tempo quanto no espao. Elas tornaram possvel simular o mundo de uma maneira mais prxima do real, por exemplo, modelando a complexidade dos sistemas naturais tais como o clima, e podemos ver diariamente as previses climticas com animaes que representam as variaes em uma cidade, num estado, ou mesmo num pas. Uma modelagem adequada de um acontecimento real se prope a usar um modelo cientfico sobre o assunto, e desse modo construir uma simulao do evento real. As animaes oferecem nossa percepo dois atributos alm daqueles de eventuais visuais sorridentes: o movimento e a trajetria. Portanto, visuais animados devem ser mais efetivos quando esses dois atributos forem congruentes com as demandas das tarefas instrucionais, como se encontra freqentemente em cursos de fsica (RIEBER 1990). Apesar da simulao no poder ocupar o espao da experimentao real no ensino de cincias, ela pode oferecer vantagens distintas. Ela permite ao usurio controlar sistemas complexos, manipular variveis, executar experimentos, de uma maneira que seria difcil ou impossvel conseguir no mundo real.

Codificao dual Para quem uma imagem vale mais que mil palavras? Em primeiro lugar, estudantes que possuam o domnio desse conhecimento especfico podem no necessitar de uma ajuda visual para o texto que lhe for apresentado, porque ele prprio criar uma representao analgica na medida que for lendo ou escutando uma explicao. No entanto, principalmente estudantes com pouca experincia, so enormemente beneficiados

10

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 quando imagens so apresentadas simultaneamente com palavras (MAYER and SIMS 1994). A teoria da codificao dual de Allan Paivio (MAYER - 2003) estabelece que a transmisso de informaes que a transmisso de informaes acontece de maneira mais efetiva quando so usados os canais verbal e auditivo. Uma determinada idia (ou conceito) pode ser percebida atravs de diversas nuances que definem as suas caractersticas. O canal visual pode ser mais conveniente para transmitir certas nuances enquanto o canal verbal pode ser mais adequado para transmitir outras nuances. Quando usamos esse tipo de representao mltipla todas as nuances de determinada idia (ou conceito) sero transmitidas atravs dos dois canais, o que potencializa a capacidade dessa transmisso por um lado e facilita a possibilidade de recuperao da informao por outro lado (TAVARES, 2004; TAVARES, 2005). Na medida que o aprendiz recebe uma informao com vrias nuances, a construo de seu conhecimento ser mais rica, mais inclusiva. Ademais, como a informao recebida de maneira associada atravs dos dois canais, a sua recuperao em um momento posterior facilitada. O mapa conceitual apresenta a um s momento uma informao visual esttica e uma informao verbal. Os conceitos so apresentados atravs de uma rede hierrquica onde fica explcita a visualizao da posio relativa de cada conceito dentro do elenco de conceitos que estabelece o tema que est sendo analisado e mapeado. A animao interativa possibilita ao aprendiz uma simulao do evento fsico, utilizando conceitos (e as respectivas equaes) aceitos pela comunidade cientfica. Usando um aparato desse tipo possvel visualizar situaes que dificilmente seriam acessveis em laboratrios didticos. Como mostrado na figura 2, podemos relacionar a variao da energia cintica e a energia potencial na medida que a garota se move descendo a rampa, mas ainda nessa etapa a soma desses dois tipos de energia permanece constante, como ser detalhado adiante. No entanto, quando alcana a parte horizontal de sua trajetria, a garota passa a mover-se numa regio onde existe atrito, e desse modo a sua energia mecnica comea a diminuir, at que ela pra. Na medida que esse evento est acontecendo, o estudante pode visualizar um grfico da variao das energias mencionadas, como est indicado na figura 2, e desse modo ele pode fazer as conexes entre conceitos novos e a sua concepo da realidade cotidiana. Na figura 1 encontra-se o mapa conceitual sobre o tema, e na figura 3, encontra-se um exemplo da explicitao disponvel para o usurio

11

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006

Figura 3 Texto conceitual explicitando um conceito do mapa A informao verbal ser considerada atravs de textos correspondentes a cada um dos conceitos do mapa, onde sero apresentadas informaes mais especficas. Por outro lado esto presentes textos que mostraro a insero no cotidiano dos temas discutidos pelo objeto de aprendizagem

Utilizao dos textos, mapas e animaes O texto convencional escrito a maneira usada pela humanidade para transmitir informaes desde que a escrita foi estruturada. A animao interativa explicita os modelos especficos de cada conceito, ou o modelo cientfico aceito atualmente para aquele conceito. A animao interativa ilustra visualmente o mapa conceitual correspondente. Um dado contedo didtico pode ser pode ser estruturado atravs de diversas estratgias pedaggicas, explorando os potenciais de cada enfoque escolhido. A mdia escrita ainda aquela que continua sendo a mais utilizada quando desejamos expor em profundidade e com detalhes determinado contedo, e por isso permanece sendo escolhida para a divulgao de livros de texto. No entanto, um formato de texto escrito utilizado eletronicamente no deve ser extenso, pois por razes culturais e talvez ergonmicas, ainda no foi popularizado o uso de monitores para a leitura de textos extensos.

12

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 A trade texto, mapa conceitual e animao interativa tm a inteno de facilitar a aprendizagem autnoma do estudante. O material pedaggico ser composto por mapas conceituais e animaes interativas elaboradas por especialistas. Ele escolher se o seu primeiro contato com o contedo de dar atravs do mapa conceitual ou do texto escrito. A partir de palavras chave do texto escrito ele poder executar a animao interativa relacionada com aquele conceito (ou conceitos). De maneira equivalente, se escolher iniciar o estudo atravs do mapa conceitual, ele poder executar animao interativa pertinente aquele conceito. O mapa conceitual pode atuar como estruturador global do conhecimento que esteja sendo estudado com determinada abrangncia e a animao interativa ir examinar cada tpico (ou conceito) do contedo passvel de ser modelado. Desse modo teremos uma estruturao transversal do conhecimento atravs do mapa e um aprofundamento do contedo propiciado pelas animaes. Num primeiro momento o estudante ter contato com um material pedaggico elaborado por especialistas, ou seja: o texto, os mapas e as animaes interativas. Num segundo momento o estudante far seus prprios mapas e animaes interativas. Pode ser sugerida a elaborao de mapas que indiquem um novo olhar sobre o tema considerado, ou ainda mapas que aprofundem a compreenso dos conceitos do mapa do especialista. E em cada alternativa pode-se indicar a elaborao de uma animao interativa que use a teoria cientfica que d suporte aos conceitos utilizados. A construo desse conhecimento pode tambm se dar de maneira compartilhada com outros estudantes contguos geograficamente, ou atravs de programas de computador que possibilitem essa conexo atravs da Internet.

Objeto de aprendizagem Define-se objeto de aprendizagem como um recurso (ou ferramenta cognitiva) autoconsistente do processo ensino aprendizagem, isto , no depende de outros objetos para fazer sentido. Governos de diversos pases esto investindo largas somas de dinheiro para desenvolver grandes repositrios de objetos de aprendizagem (RENNIE and MASON 2004). Os repositrios dos objetos de aprendizagem prometem suprir os professores do ensino mdio e ensino universitrio, com recursos de alta qualidade, que podero ser identificados e reutilizados nas suas atividades em sala de aula ou em cursos online. Qual a razo de criarmos uma aula especfica se algum, talvez um especialista

13

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 renomado, j executou esse mesmo trabalho anteriormente. Porque no partilhar com outras pessoas o trabalho que eu j tenha feito? Na medida que os professores deixarem de ser produtores de contedo, eles se dedicar mais a serem facilitadores da aprendizagem, partcipes da construo do conhecimento de seus alunos. A inteno do objeto de aprendizagem proposto neste trabalho proporcionar o primeiro encontro do estudante com o contedo a que ele se refere. Por um lado o mapa conceitual propicia a percepo verbal e visual das relaes hierrquicas entre os principais conceitos do tema considerado, e por outro lado a animao possibilita a visualizao do fenmeno como ele se apresenta na Natureza, de acordo com a teoria cientfica que tenta explic-lo. Essa conjuno de estratgias de exposio, visuais e verbais, das caractersticas mais gerais e inclusivas do evento que se est estudando, d suporte para anlises mais especficas que seguiro a essa primeira etapa do processo ensino aprendizagem. Esse objeto de aprendizagem se configura como um organizador prvio (TAVARES e SANTOS 2003), como uma ponte cognitiva, facilitando a aprendizagem mais especfica que se inicia com um entendimento consistente dos conceitos mais inclusivos do tema considerado. Alm dos mapas e animaes, existem textos com um detalhamento (em princpio sem equaes) dos conceitos mais inclusivos, iniciando sempre prximo experincia concreta, utilizando uma contextualizao que evoca a vivncia do cotidiano. A inteno principal criar uma ligao slida entre aquilo que se conhece e o que se pretende aprender. Podemos exemplificar a estruturao mencionada anteriormente atravs de uma das facetas do objeto de aprendizagem Energia uma propriedade dos sistemas, que trata da degradao da energia. Esse significado especfico de degradao, que um conceito pouco claro para no especialistas, introduzido aps a discusso sobre sistemas conservativos, que so aqueles onde existe uma transformao completa de energia do tipo cintica (relacionada a movimento) para a energia do tipo potencial (relacionada com a possibilidade de ao de foras conservativas), e a possibilidade de uma transformao inversa integral. Em outras palavras: pode-se ter de maneira indefinida uma transformao de energia potencial em energia cintica. O pndulo de um relgio de parede composto por uma haste com uma massa presa em uma de suas extremidades, e a outra extremidade est presa em um eixo, colocado na parte superior. Se no existisse atrito entre a haste e o eixo, o pndulo oscilaria indefinidamente, mesmo na ausncia do mecanismo do relgio impulsionando o movimento.
14

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 O movimento do pndulo descrito anteriormente peridico, num vai e vem onde a massa descreve uma trajetria circular. Na realidade ela percorre um arco de crculo, que pode ser maior ou menor, dependendo da energia comunicada a esse sistema. A energia cintica da massa do pndulo mxima quando ela passa pela parte inferior da trajetria, e essa energia cintica nula quando a massa atinge a parte mais alta da trajetria. Nesse ponto mais alto a energia cintica foi integralmente transformada em energia potencial, e quando a massa retornar ao ponto mais baixo da sua trajetria, a energia cintica foi recuperada integralmente. Com estamos considerando que no existe atrito entro a haste e o eixo, esse sistema ficar num ir e vir ininterrupto, transformando energia cintica em energia potencial e vice-versa. Esse o que chamamos de sistema conservativo: a soma das energias cintica e potencial uma constante, e essa soma chamada energia mecnica. No entanto, na presena de atrito, a energia mecnica diminui e um sistema desse tipo chamado dissipativo. Quando a energia cintica se transforma em calor (energia trmica) atravs do atrito, no possvel que essa energia trmica se transforme integralmente de volta em energia cintica, como acontece num sistema conservativo descrito anteriormente. Num sistema conservativo a energia cintica pode se transformar em energia mecnica, e vice-versa, indefinidamente, mas sempre mantendo constante a energia mecnica; que a soma das energias cintica e potencial. Por outro lado, num sistema dissipativo, a energia mecnica, aquela energia possvel de ser transformada integralmente em outro tipo de energia, vai diminuindo, e se transformando em outro tipo de energia pouco intercambivel como a energia trmica. Existe nesse sentido uma degradao da energia, que passa de uma forma facilmente intercambivel (energia mecnica) para outra forma de energia pouco intercambivel, que no possvel vir a ser transformada integralmente em energia mecnica. Essa forma pouco intercambivel de energia aparece normalmente em um sistema como feito secundrio, depois do ser humano ter executado a ao principal, como por exemplo o aquecimento da engrenagem de um motor em funcionamento. Nesse sentido de uma transformao energtica indesejvel, ou em referncia a uma forma final de energia pouco til, aplica-se a noo de degradao da energia.

15

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 Concluses Os professores podem encorajar a aprendizagem significativa usando tarefas que possam engajar ativamente os estudantes na sua busca por relaes entre os seus conhecimentos prvios e as novas informaes apresentadas. No possvel para o aprendiz alcanar altos nveis de aprendizagem significativa antes que as estruturas cognitivas adequadas sejam construdas, e assim o processo de aprendizagem deve ser interativo ao longo do tempo, para que se possa alcanar o domnio do conhecimento ao nvel de um especialista no assunto (NOVAK - 2003). As animaes interativas facilitam a compreenso na medida em que possibilita ao estudante visualizar a representao matemtica de um modelo da Natureza: a transformao de uma equao em uma imagem da Natureza, e atravs da possvel interao transformar o contedo lgico em contedo psicolgico. Na medida em interage com a informao, o estudante est construindo seu conhecimento, ele faz conexes importantes entre significados e desse modo possibilita a sua aprendizagem significativa. Por outro lado as animaes interativas potencializam a eficcia da utilizao dos mapas conceituais como estruturador do conhecimento, ao se inserir como um componente ldico do processo de aprendizagem e se agregar como uma ferramenta adequada para o aprofundamento conceitual dos itens de um mapa. A distncia transacional (MOORE 1991) pode ser definida como mais que uma separao geogrfica entre estudantes e professores. Ela uma distncia de entendimentos e percepes, causada em parte atravs da distncia geogrfica que deve ser superada por professores, estudantes e instituies educacionais, se quisermos que acontea uma aprendizagem efetiva. E nesse sentido, um evento educacional que inclua as animaes interativas e os mapas conceituais se configura potencialmente como de um pequena distncia transacional.

Bibliografia

- AUSUBEL, D P - 2003 Aquisio e reteno de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva Porto Portugal: Editora Pltano - AUSUBEL, D P; NOVAK, J D e HANESIAN, H 1980 Psicologia Educacional Rio de Janeiro: Editora Interamericana
16

IV ESUD Congresso de Ensino Superior a Distncia Braslia maio/2006 - CAAS, A J, FORD, K M, NOVAK, J D, HAYES, P, REICHHERZER, T R, SURI, N 2001 Online concept maps: Enhancing collaborative learning by using technology with concept maps Science and Teaching vol68, p49 - FROMM, E 1987 Ter ou Ser? Rio de Janeiro - Editora Guanabara - MAYER, R E 1999 Multimedia aids to problem-solving transfer International Journal of Educational Research Vol31 p611 - MAYER, R E AND SIMS, V K 1994 For whom is a picture worth a thousand words? Journal of Educational Psychology vol86, p389 - MOORE, M G 1991 Distance Education Theory The American Journal of Distance Education, vol5, N3 - NOVAK, J D E GOWIN, B 1999 Aprender a aprender Lisboa Portugal: Pltano - NOVAK, J D 2003 The Promise of New Ideas and New Technology for Improving Teaching and Learning Cell Biology Education Vol2, p122 - PIAGET, J 2002 Epistemologia Gentica So Paulo: Martins Fontes - RENNIE, F and MASON, R 2004 The connection Learning for the connected generation USA: Information Age Publishing Co - RIEBER, L P. 1990 Using Computer Animated Graphics in Science Instruction With Children Journal of Educational Psychology, vol82, p135 - TAVARES, R E SANTOS, J N - 2003 Advance organizer and interactive animation IV Encontro Internacional sobre aprendizagem significativa - Maragogi - TAVARES, R - 2004 Aprendizagem Significativa Revista Conceitos N55 Pgina10 - TAVARES, R 2005 Animaes interativas e mapas conceituais XVI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica Rio de Janeiro TEODORO, V D, VIEIRA, J P, D. e CLRIGO, F C 2000 Modellus 2.01: interactive modelling with mathematics Monte Caparica: Faculdade de Cincia e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa - VYGOTSKY, L S 2002 A Formao Social da Mente So Paulo: Martins Fontes

17

Anda mungkin juga menyukai