Anda di halaman 1dari 10

ENSAIO SOBRE O LIVRO X DE CONFISSES

Helen Ferreira Nunes1 - Universidade Federal de Ouro Preto

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o livro X de Confisses de Santo Agostinho. Tentarei mostrar os pensamentos que ele percorre a fim de apresentar a Felicidade, procurando conhecer verdadeiramente a Deus. Neste livro, Santo Agostinho trata sobre a memria, mas dentro desse estudo me prenderei a traos da Felicidade e como atingi-la. Ele fala dos pecados que afastam da graa de Deus e consequentemente afastam da Felicidade que o ser humano tanto almeja. Fala tambm sobre a gula, a seduo do perfume, sobre o prazer do ouvido, as sedues que entram pelos olhos, a curiosidade, o orgulho, o louvor, a vanglria, o amor prprio e a inveja. Em cada ponto apresentarei comentrios prprios. Palavras-chave: Deus; converso; Felicidade.

Confisses Santo Agostinho Neste trabalho tentarei mostrar os pensamentos que Santo Agostinho percorre a fim de apresentar a felicidade, procurando conhecer verdadeiramente a Deus.
O problema da felicidade constitui, para Agostinho, toda motivao do pensar filosfico. Uma das ltimas obras que redigiu, a Cidade de Deus, afirma que o homem no tem razo para filosofar, exceto para atingir a felicidade. (AGOSTINHO, 1999, p.12)

A busca do homem pela felicidade no algo atual, vem desde que ele se separou de Deus pelo pecado e com isso essa busca se tornou permanente, j que durante a vida na Terra os seres humanos carregam o pecado. O responsvel pelo pecado o livre-arbtrio da vontade humana, j que h liberdade para se escolher entre o Bem e o Mal. O chamado decisivo que Santo Agostinho teve para converso ocorreu nos jardins de sua casa, num dia qualquer de agosto de 386 da era crist, onde ele se questionava sobre o sentido da vida. Escutou uma criana cantar como se fosse um refro Toma e l, toma e l. Santo Agostinho se levantou de onde estava e encontrou em sua mesa um livro que abriu e leu: No caminheis em glutonarias e embriagues, no nos prazeres impuros do leito e em leviandades, no em contendas e emulaes, mas revesti-vos de Nosso Senhor Jesus Cristo, e no cuideis da carne com demasiados desejos. Antes da sua converso, Santo Agostinho se interessava pelas coisas mundanas, as sedues que o mundo e as criaturas trazem abundantemente, alm da filosofia, que o acompanhou durante quase toda vida. Ele seguiu a filosofia maniquesta, a academia platnica at conhecer os discpulos de Plotino (205270), tambm adeptos ao platonismo, mas na sua verso mstica. Sua juventude foi marcada pelas ms escolhas que o levaram por caminhos viciosos e a satisfao de prazeres, buscando sempre ser agradvel aos olhos dos homens.
1

Graduanda do 8 perodo do curso de Letras na Universidade Federal de Ouro Preto

A partir do momento em que Santo Agostinho se sente tocado por Deus a buscar sua converso ele renuncia ao pecado, e em Confisses ele conta um pouco dos passos que percorreu antes e durante sua converso, ele fala sobre a felicidade da aproximao com Deus e sobre a luta contra os desejos da carne. Livro X Confisses

No livro X, Santo Agostinho trata sobre a memria, mas dentro desse estudo me prenderei a traos da Felicidade e como atingi-la.
Fazei que eu vos conhea, Conhecedor de mim mesmo, sim, que Vos conhea como de Vs sou conhecido. virtude da minha alma, entrai nela, adaptai-a a Vs, para a terdes e possuirdes sem mancha nem ruga. esta a esperana com que falo, a esperana em que me alegro quando gozo de uma alegria s. (AGOSTINHO, 1999, p.259).

Aqui h um trao onde Santo Agostinho diz que a esperana de conhecer a Deus e se aprofundar nesse conhecimento algo que traz uma alegria s, essa que se ope quela que ele vivia antes da converso. Agora que os meus gemidos so testemunhas que me desagrado, Vs iluminais-me, agradais-me e eu de tal modo Vos amo e desejo que j me envergonho de mim. (AGOSTINHO, 1999, p.259) A busca pela Felicidade e o verdadeiro deleite desta, implica na renuncia de si mesmo, na renuncia dos prprios desejos e isso gera a dor de negar-se, que no superior alegria de atingir a verdadeira Felicidade de experimentar a Deus. O Amor, a Felicidade consiste em sair de si mesmo, em tirar os olhos de si e dos prprios desejos em favor do outro, em favor de algo maior. Santo Agostinho mostra que muitas vezes preciso renunciar quilo que se pensa que trar a felicidade, se deixando conduzir por Deus ao nico caminho onde verdadeiramente ela se encontra. Desprezo-me e escolho-Vos. S por amor desejo agradar-Vos a Vs e a mim. (AGOSTINHO, 1999, p. 260) Esse amor ao qual Santo Agostinho deseja agradar faz com que o agradando, tambm seja ele agradado e isso o motiva nessa entrega, pois algo recproco.
Na verdade, as confisses dos meus males passados que perdoastes e esquecestes para me tornardes feliz em Vs, transformando a alma com a f e com o vosso sacramento , quando se lem ou ouvem, despertam o corao para que no durma no desespero nem diga: no posso. Despertam-na para que vigie no amor da vossa misericrdia e na doura da vossa graa, com a qual se torna poderoso o fraco que, por ela, toma conscincia da sua fraqueza. (AGOSTINHO, 1999, p.261)

Aqui h dois pontos importantes: primeiro, o amor de Deus que perdoa, sejam quais forem os pecados cometidos, o amor que esquece e no faz pagar pelos erros e, alm disso, enche da mais pura e concreta Felicidade, a que no passa com o tempo e s aumenta com esse passar, estreitando os laos da intimidade. Como est escrito em Isaas 43,25: Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e no mais 2

me lembrar dos teus pecados. No h mrito humano pela imensa bondade de Deus. Segundo ponto, os leitores de Confisses que podem chegar ao conhecimento de Deus e experincia dessa Felicidade atravs desta obra. Santo Agostinho demonstra o interesse em transmitir essa experincia pessoal a fim de que os leitores cheguem tambm Felicidade. Consolam-se, alm disso, os bons ao ouvirem os males passados daqueles que j no sofrem. Deleitam-se no por serem males, mas porque o foram e agora no o so. (AGOSTINHO, 1999, p.261) Seguir esse caminho de Felicidade que Santo Agostinho prope significa no trilhar os caminhos da dor, os caminhos do pecado, da morte e do sofrimento. E esse caminho acessvel a todos, cabendo ao ser humano somente escolh-lo. Santo Agostinho tambm se reconhece pecador, apesar de estar seguindo esse caminho, ele confia na misericrdia de Deus para que suas palavras frutifiquem.
Por isso, enquanto peregrino longe de Vs, estou mais presente a mim do que a Vs. Sei que em nada podeis ser prejudicado, mas ignoro a que tentaes posso ou no posso resistir. Todavia, tenho esperana, porque sois fiel e no permitis que sejamos tentados acima das prprias foras. Com a tentao, dais-nos tambm os meios para a podermos suportar. (AGOSTINHO, 1999, p.263)

Como o caminho da Felicidade requer fazermos escolhas - e nem sempre sabemos faz-las - Santo Agostinho mostra atravs da sua prpria experincia a fragilidade humana diante das tentaes, onde preciso confiar na bondade de Deus que sustenta e ampara aquele que nele cr. preciso ter foras para no cair no caminho do erro, pois este tentador, mas o amor de Deus que conhece as intenes humanas de permanecer na graa vem em auxlio quando essa inteno sincera. Por estarmos mais presentes a ns do que a Deus, muitas vezes confundimos os nossos desejos com os dele, por isso ignoramos a quais tentaes resistiremos. Um dos motivos que levaram Santo Agostinho a renunciar o pecado, as tentaes, a parte humana do seu corpo que leva ao desejo pecaminoso se encontra nesse trecho: Por isso te digo, minha alma, que s superior ao corpo, porque vivificas a matria do teu corpo, dando-lhe vida, o que nenhum corpo pode fazer a outro corpo. Alm disso, o teu Deus tambm para ti vida da tua vida. (AGOSTINHO, 1999, p.266) A superioridade da alma em relao ao corpo se deve ao fato de que a alma como uma escada que leva a Deus, enquanto que o corpo seria o instrumento rude que sustenta a alma. Santo Agostinho fala sobre a memria neste livro X, de que forma as lembrana entram no ser humano, qual rgo registra essa entrada.
Estavam l, portanto, mesmo antes de as aprender, mas no estavam na minha memria. Onde estavam ento? Por que as conheci quando disse: Sim, verdade, seno porque j existiam na minha memria? Mas to retiradas e escondidas em concavidades secretssimas estavam que no poderia talvez pensar nelas, se dali no fossem arrancadas por algum que me advertisse. (AGOSTINHO, 1999, p.270).

Atravs da memria, Santo Agostinho recorda as alegrias, as tristezas, os sentimentos bons e ruins que outrora tivera, e se apia na mesma quando afirma que so quatro as perturbaes da alma: o desejo, a alegria, o medo e a tristeza. E diz que no se altera quando as relembra com a memria. A Felicidade muitas vezes nos parece escorregadia ou algo que est fora de ns, seres humanos, mas Jesus Cristo vem nos mostrar que ela conquistada por ns em ns mesmos e que deve ser transmitida ao prximo com todo amor. Geralmente no damos o devido valor ao que temos e isso tambm nos impede de reconhecer a Felicidade como algo simples e acessvel. No captulo 17, Santo Agostinho reconhece a grandeza da memria e percorre as suas lembranas encontrando corpos, cincias, artes, sinais. Se buscamos algo por que de alguma forma ns conhecemos esse algo e reconhecemos quando o encontramos, pois (...) no podemos procurar um objeto perdido, se dele nos esquecemos totalmente. (AGOSTINHO, 1999, p.279)
Ento, como Vos hei de procurar, Senhor? Quando Vos procuro, meu Deus, busco a vida feliz. Procurar-Vos-ei, para que a minha alma viva. O meu corpo vive da minha alma e esta vive de Vs. (...) H uma maneira diferente de ser feliz, quando cada um possui a felicidade em concreto. H quem seja feliz simplesmente em esperana. Estes possuem a felicidade de um modo inferior ao daqueles que j so totalmente felizes. Mas, ainda assim, esto muito melhor que aqueles que no tm nem a felicidade, nem a sua esperana. Mesmo estes devem experiment-la de qualquer modo, porque, no caso contrrio, no desejariam ser felizes. Ora, absolutamente certo que eles o querem ser. (AGOSTINHO, 1999, p.279)

A preocupao de Santo Agostinho consiste em saber se na memria que fica registrada a busca pela Felicidade, pois se a busca acontece na memria porque nela h lembranas da Felicidade. O captulo 22 um exemplo da fragilidade humana em que prprio nome expressa um grande sentido: ALEGRIA S DEUS
Longe de mim, Senhor, longe do corao deste vosso servo, que se confessa a Vs, o julgar-se feliz, seja com que alegria for. H uma alegria que no concedida aos mpios, mas s queles que desinteressadamente Vos servem: essa alegria sois Vs. A vida feliz consiste em nos alegrarmos em Vs, de Vs e por Vs. Eis a vida feliz, e no h outra. Os que julgam que existe outra apegam-se a uma alegria que no verdadeira. Contudo, a sua vontade jamais se afastar de alguma imagem de alegria... (AGOSTINHO, 1999, p.282).

A Felicidade est ligada Verdade e aquele que no se rende Verdade fica sujeito a amar qualquer coisa que chamar Felicidade, ficando propenso a permanecer no erro odiando a Verdade.
Verdade, Vs em toda parte assistis a todos os que Vos consultam e ao mesmo tempo respondeis aos que Vos interrogam sobre os mais variados assuntos. Respondeis com clareza, mas nem todos Vos ouvem com a mesma lucidez. Todos Vos consultam sobre o que desejam, mas nem sempre ouvem o que querem. O vosso servo mais fiel aquele que no espera nem prefere ouvir aquilo que quer, mas se prope aceitar, antes de tudo, a resposta que de Vs ouviu. (AGOSTINHO, 1999, p.285)

A proposta de Santo Agostinho requer um grande esforo para ser aceita verdadeiramente pelo corao humano, que muito acostumado a dar razo aos prprios desejos e a achar que atravs desses falsos desejos Deus nos fala. Tarde Vos amei, Beleza to antiga e to nova, tarde Vos amei! Eis que habitveis dentro de mim, e eu l fora a procurar-Vos! Disforme, lanava-me sobre estas formosuras que criastes. Estveis comigo, e eu no estava convosco. (AGOSTINHO, 1999, p.285) Andamos errantes quando no nos permitimos sentir o amor de Deus, pois Ele nos amou desde o princpio como est escrito em Isaas 43 E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jac, e te formou Israel: nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, s meu. Aqui h uma marca do grande amor de Deus por ns humanos, que nos desejou antes mesmo que fossemos gerados e nos molda, - quando assim deixamos - nos resgata de onde estamos, nos chama e se apropria de ns, pois somos dEle. E no h alegria maior do que sermos de Deus. E ainda em Isaas 43, 22 No entanto, no foste tu que me chamaste, Jac, tu no te fatigaste por mim, Israel. O amor de Deus no est condicionado ao amor do homem, no preciso que o amemos para sermos amados por Ele, mas no h alegria maior fora desse amor, pois Criastes-nos para Vs e o nosso corao vive inquieto, enquanto no repousa em Vs (Liv. I, cap.1). Somos pequeninos demais para escolhermos a Deus, pois na Sua grande Misericrdia que Ele nos escolhe, nos chama a servi-lo, pois Ele que no mais se recordar de nossas faltas depois de apresentadas humildemente a Ele. Quando estiver unido a Vs com todo meu ser, em parte nenhuma sentirei dor e trabalho. A minha vida ser ento verdadeiramente viva, porque estar cheia de Vs. Libertais do seu peso aqueles que encheis. Porque no estou cheio de Vs, sou ainda peso para mim. (AGOSTINHO, 1999, p.285) Santo Agostinho se mostra humilde e verdadeiro, pois apesar de buscar o preenchimento da sua vida em Deus, reconhece que ainda no pleno desta graa, assim como ele mesmo se questiona: (...) qual ser o termo mdio onde a vida humana no seja tentao? (AGOSTINHO, 1999, p.286). Enquanto h vida, h escolhas e h tentaes; por isso Santo Agostinho se reconhece necessitado da graa de Deus para alcanar a liberdade na vida, para se libertar do peso de si mesmo. S na grandeza da vossa misericrdia coloco toda a minha esperana. Dai-me o que me ordenais, e ordenai-me o que quiserdes. (AGOSTINHO, 1999, p.286) Neste ponto, Santo Agostinho fala que est aberto a atender aos pedidos de Deus contanto que Ele d as graas, os dons necessrios para cumprir aquilo que Ele pede. Assim tambm somos ns, que buscamos ser fiis quilo que Deus nos pede. Sem a graa, sem os dons, sem a capacitao que vem dele, nada podemos fazer por ns mesmos, somente erramos sem Deus, pecamos, e sentimos a dor das conseqncias. Um exemplo da Palavra de Cristo, a qual Santo Agostinho comungava, e que acho pertinente explicitar o Sermo da Montanha, em que o prprio Cristo vem nos dizer:
Felizes os pobres em esprito, porque deles o Reino do Cu. Felizes os aflitos, porque sero consolados. Felizes os mansos, porque possuiro a terra. Felizes os que tm fome e sede de

justia, porque sero saciados. Felizes os que so misericordiosos, porque encontraro misericrdia. Felizes os puros de corao, porque vero a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque sero chamados filhos de Deus. Felizes os que so perseguidos por causa da justia, porque deles o Reino do Cu. Felizes vocs, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calnia contra vocs, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque ser grande para vocs a recompensa no cu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocs. (BBLIA, 1990, Mateus 5, 3-12.)

Por mais que parea contraditrio que a Felicidade se encontre em aflies, fome e sede de justia, perseguio por causa da justia, calnias por causa do nome de Jesus, j que geralmente pensamos que a Felicidade a ausncia de contrariedades, o prprio Jesus Cristo vem dizer que a Felicidade conquista, batalha, luta. Jesus viveu assim durante sua passagem carnal no nosso meio, Ele foi pobre de esprito, se sentiu aflito, foi manso, teve fome e sede de justia, foi misericordioso, puro, promoveu a paz, foi insultado, perseguido e caluniado at a morte de cruz por amor a todos os seres humanos. E por amor, pelo mesmo amor com que fez tudo isso, Ele nos deixa a frmula de como devemos ser para alcanarmos a mais perfeita Felicidade e essa frmula se encontra sintetizada no Sermo da Montanha. interessante o pensamento de Santo Agostinho quando ele fala sobre os sonhos, ele diz que controla seus pensamentos, suas aes durante a viglia, mas durante o sono os sonhos o invadem de forma incontrolvel at mesmo fazendo com que ele aceite e se deleite em sonhos luxuriosos. Isso se deve ao fato de que em sua memria h registros de pecados que o hbito fixou. A iluso da imagem possui tanto poder na minha alma e na minha carne, que, quando durmo, falsos fantasmas me persuadem a aes a que, acordado, nem sequer as realidades me podem persuadir. (p.287) E ainda se questiona: Meu Deus e Senhor, no sou eu o mesmo nessas ocasies? (AGOSTINHO, 1999, p.278). A partir daqui Santo Agostinho trata de pecados que nos afastam da graa de Deus e consequentemente nos afastam da Felicidade que buscamos. Ele fala da gula que como os outros pecados devemos dominar para no sermos dominados por ela. Ele regula a gula atravs de jejuns reduzindo o corpo escravido, mas sacia a fome e a sede, pois sem o alimento no h vida. Sendo a sade o motivo do comer e beber, o prazer junta-se a esta necessidade, como um companheiro perigoso. (AGOSTINHO, 1999, p.289) Somente Deus pode equilibrar aquilo que est desequilibrado, somente Ele pode nos dar a fora que precisamos para rejeitar os excessos. Por isso preciso pedir humildemente, pois, (...) sois Vs que concedeis a graa, quando fazemos o que mandais. (AGOSTINHO, 1999, p.290) Quem ser, Senhor, que no se deixe arrastar um pouco para alm dos limites da necessidade? Se algum h, como grande! Engrandea o Vosso nome! Eu, porm, no sou deste nmero, porque sou pecador. (AGOSTINHO, 1999, p.291) Buscar a santidade como Santo Agostinho a buscou e como outros santos a buscaram uma tarefa rdua, principalmente em se tratando de repreender o prazer do alimento. 6

Aps a gula, Santo Agostinho fala sobre a seduo do perfume, ele diz que no o procura, mas que se sente preparado para dele se abster. Portanto, ele diz que: Ningum se deve ter por seguro nesta vida que toda ela se chama tentao. Quem que, sendo pior, no se pode tornar melhor, e de melhor descer a pior? S h uma nica esperana, uma nica promessa inabalvel: a vossa misericrdia. (AGOSTINHO, 1999, p.292) Santo Agostinho fala sobre o prazer do ouvido, que muitas vezes o arrasta ao prazer de ouvir os cnticos com tanta emoo que sente seu esprito vibrar, e isso s vezes o leva a honrar mais do que o conveniente o cntico. Os sentidos, no querendo colocar-se humildemente atrs da razo, negam-se a acompanh-la. (AGOSTINHO, 1999, p.293) Santo Agostinho aprova o costume de cantar na igreja
(...) para que, pelos deleites do ouvido, o esprito demasiado fraco, se eleve at aos afetos da piedade. Quando, s vezes, a msica me sensibiliza mais do que as letras que se cantam, confesso com dor que pequei. Neste caso, por castigo, preferiria no ouvir cantar. Eis em que estado me encontro. (AGOSTINHO, 1999, p.293)

Acredito que se a msica pode nos fazer experimentar a presena de Deus com seus cnticos, no h mal nisso. Penso que no devemos retirar os olhos do Deus que nos deu a capacidade de ouvir e de nos sensibilizar com as coisas lindas que Ele criou e fixarmos os olhos somente na matria, na msica em si, nas coisas que Ele criou para que apreciemos. Pelos olhos tambm entram sedues, pois: (...) os olhos amam a beleza e a variedade de formas, o brilho e a amenidade das cores. (AGOSTINHO, 1999, p.294) As cores, os brilhos, as formas, as artes tm a capacidade de seduzir o corao humano e contra as sedues exageradas somente a misericrdia de Deus. As paixes desequilibram e aquilo que desequilibra o ser humano no bom, j que o desequilbrio a falta de controle, o corpo dominando o esprito. O amor no desequilibra, no deixa confuso, no vem para retirar algo, ele vem para acrescentar, vem para somar, para trazer Felicidade, pois o amor vem de Deus e volta para Deus, mesmo quando amamos as criaturas que Ele fez, assim estamos amando, servindo e sendo obedientes a Deus, pois este o maior mandamento: amar. A curiosidade, segundo Santo Agostinho, vem disfarada de conhecimento e cincia. Que tentao grande essa da curiosidade, pois, (...) o prazer corre atrs do belo, do harmonioso, do suave, do saboroso, do brando; a curiosidade, porm, gosta s vezes de experimentar o contrrio dessas sensaes, no para se sujeitar a enfados dolorosos, mas para satisfazer a paixo de tudo examinar e conhecer. (AGOSTINHO, 1999, p.297) Ele fala que pela curiosidade procuramos ver cenas de horror, procuramos conhecer o futuro, e recorremos mgica e at na religio h curiosidade, ela (...) nos arrasta a tentar a Deus, pedindo-lhe milagres e prodgios, no por que o exija a salvao das almas, mas s porque se deseja fazer a experincia. (AGOSTINHO, 1999, p.297) De fato, somos limitados pelos desejos, pela vaidade de conhecer alm daquilo que nos dado conhecer. Muitas vezes nadamos no mar da curiosidade atrs de respostas para nossas mesquinhas 7

vaidades e orgulhos de simplesmente saber. Com isso nos afastamos da simplicidade que o Reino de Deus onde no h quem saiba mais ou menos, somos todos amados com o mesmo amor por sermos nicos e iguais aos olhos de Deus. Como So Paulo fala em sua carta aos 1Corntios: Mas o conhecimento envaidece; o amor que constri. Quando algum julga ter alcanado o saber, porque ainda no sabe onde est o verdadeiro conhecimento. Ao contrrio, se algum ama a Deus, conhecido por Deus. (BBLIA, 1990, 1Corntios 2,1-3). No trigsimo sexto captulo Santo Agostinho fala sobre o orgulho. Ele comea dizendo sobre as transformaes que Deus operou em sua vida, a fidelidade com que Deus o tratou e como tudo o que Deus lhe fez trouxe uma grande leveza. Deus resiste aos soberbos e d suas graas aos humildes, mas o inimigo da Felicidade semeia o pensamento de que se deve ser grande aos olhos dos homens desligando a alegria de Deus e colocando-a na mentira humana. O inimigo incita-nos a que gostemos de ser amados e temidos, no por amor de Vs, mas em vez de Vs; para que assim, assemelhando-nos a ele, vivamos na sua companhia, associado aos seus suplcios, e no unidos na concrdia da caridade. (AGOSTINHO, 1999, p.299) O fato que gostamos de ser amados, queridos e como diz Santo Agostinho, at mesmo temidos. Queremos ser compreendidos, amados e aceitos pelas pessoas, s vezes sem perceber que o excesso desse desejo corrompe o esprito. A prxima tentao, que o louvor vem de encontro com o orgulho fazendo com que os olhos se fechem para graa da simplicidade e do despojamento, pois Deus nos manda amar, ele no nos diz que seremos amados e at mesmo o contrrio, seremos muitas vezes injustiados, perseguidos e caluniados, como foi dito acima no Sermo da Montanha. Quanto ao louvor, Santo Agostinho diz: Receio muito as minhas venialidades ocultas, que vossos olhos conhecem e os meus no vem. Nos outros gneros de tentaes, posso examinar-me sem dificuldades, mas neste, quase nada. (AGOSTINHO, 1999, p.300) E ainda:
Se o louvor deve ser habitualmente companheiro da vida s e das boas obras, nesse caso no nos podemos abster do convvio do louvor que acompanha a vida santa. A verdade, porm, que no distinguimos se a privao de um bem nos indiferente ou molesta, seno na ausncia desse bem. (AGOSTINHO, 1999, p.301)

Sob o aspecto do louvor, Santo Agostinho um enigma para ele mesmo, pois ele no sabe distinguir o ponto em que o louvor bom ou no. Muito ligado ao louvor est a vanglria e Santo Agostinho nos diz: A vanglria tenta-me at quando a critico em mim. Mas eu repreendo-a desse mesmo desejo de louvor. (AGOSTINHO, 1999, p.303) Santo Agostinho fala que quando ele diz que no se vangloria, j est de certa forma se vangloriando de no se vangloriar, por isso uma tentao difcil de ser controlada. O amor prprio, tratado aqui por Santo Agostinho, est no sentido de nos acharmos bons demais para ns mesmos e para outras pessoas, de forma que a graa de Deus que antecede a tudo perde seu 8

valor. Mesmo quando h reconhecimento de que a graa de Deus, a glria fica como se fosse mrito prprio. Ele ainda fala sobre a inveja, que quando no h contentamento das graas e dos dons de Deus na vida de outras pessoas, mesmo reconhecendo que as graas so de Deus e no das pessoas. Santo Agostinho percebe a presena de Deus fortemente em alguns momentos, mas a sua misria humana o arrasta para dura realidade de ter um corpo e se sujeitar a ele.
Algumas vezes, submergis-me em devoo interior deveras extraordinria, que me transporta a uma inexplicvel doura, a qual, se em mim atingisse o fastgio, alcanaria uma nota misteriosa que j no pertence a esta vida. Mas caio em baixezas cujo peso me acabrunha. Deixo-me absorver e dominar pelas imperfeies habituais. Choro muito por isso, mas sinto-me ainda muito preso. To pesado o fardo do costume! No quero estar onde posso, nem posso estar onde quero. De ambos os modos sou miservel. (AGOSTINHO, 1999, p.304)

O verdadeiro Mediador, que por vossa oculta misericrdia mostrastes e enviastes aos homens para que a seu exemplo aprendessem a humildade, o homem Jesus Cristo, Mediador entre Deus e os homens. (AGOSTINHO, 1999, p.306) Nesse ltimo captulo, Santo Agostinho nos mostra a humildade de Jesus que sendo Deus, se fez homem, se sujeitou cruz por amor a ns, Tornou-se vencedor porque foi vtima. (AGOSTINHO, 1999, p.307) em Jesus que Santo Agostinho coloca toda sua confiana, e como ele, ns tambm devemos colocar a nossa confiana em Jesus, que vai nossa frente vencendo os obstculos que nos impedem de sermos felizes. Devemos esperar toda Felicidade em Deus, pois a Esperana no decepciona. Porque pela esperana que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperana j no esperana; porque o que algum v, como que ainda o espera? Ns que esperamos o que no vemos, em pacincia que o aguardamos. (BBLIA, 2000, Rom 8, 24-26)

Com essa anlise mais detalhada sobre o livro X de Confisses, buscando traos da Felicidade e como atingi-la, percebi que a santidade algo maravilhoso, mas muito difcil de ser alcanada, pois requer muitas renncias. Deus nos chama santidade e ao longo da vida, com Seu amor e Sua misericrdia, acredito que Ele vai nos moldando at atingirmos a santidade total, que no acontece assim acredito em vida, pelo simples fato de carregarmos um corpo corruptvel. Como o prprio Santo Agostinho diz, Dai-me o que me ordenais, e ordenai-me o que quiserdes. S mesmo com a fora que vem de Deus podemos renunciar aos prazeres que os sentidos nos oferecem. Renunciar ao desejo, quilo que queremos e que se pensamos ser bom algo bastante difcil. Penso que Deus fez as criaturas sensveis ao prazer justamente para senti-lo, com sabedoria para a vida a qual Ele nos chama, equilibrada em todos sentidos, com simplicidade e admirao pela sua obra. Agradecendo a Deus por reconhecer a nossa humanidade frgil, necessitada do Seu amor, para que no haja em ns a prepotncia de nos acharmos bons, de nos sentirmos prontos e perfeitos. 9

A converso de Santo Agostinho deve ser um estmulo para nossa perseverana na f. Deus nos chama santidade e nos capacita na medida em que acolhemos suas palavras em nosso corao e a colocamos em prtica, mesmo sendo esta a parte mais difcil. Deus fiel e no nos desampara, est sempre pronto para nos levantar de nossas quedas. No somos salvos pelos nossos mritos e sim pela graa de Deus. Buscar a Felicidade viver o amor de Deus.

Referncias Bibliogrficas: AGOSTINHO, Santo. Confisses. So Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleo "OS PENSADORES"). Traduo de J. Oliveira Santos, S.J., e A. Ambrsio de Pina, S.J. BIBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo: Monges de Maredsous (Blgica). 26. ed rev. So Paulo: Ave Maria, 2000. BIBLIA. Portugus. Bblia Sagrada. Traduo: Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. Ed Sociedade Bblica Internacional e PAULUS, 1990.

10

Anda mungkin juga menyukai