Anda di halaman 1dari 3

Conto de Natal

Do fundo da alcova escura, uma voz veio cansada e chorosa: - Mam Aurora, que cantam os sinos? A velha ama volveu os olhos sem brilho e ergueu-se. Pousou cuidadosamente, na velha cadeira de junco, os utenslios de costura e encaminhou-se at junto do leito onde jazia uma criana plida, franzina de grandes olhos negros e doces. A noite tinha vindo fria e agreste e a neve caa em grandes flocos docemente, lentamente, cobrindo tudo... No Cu, as estrelas brilhavam trmulas, pequeninas, parecendo murmurar: - Que frio! Que frio! Apesar do frio, havia algo de sobrenatural, de etreo, de belo, no aspeto da noite. Os rostos das pessoas, que passavam apressadas na rua escura e mal iluminada, pareciam sorrir de paz, da amenidade, de alegria ntima. No entanto, os olhos de Aurora fixaram-se amorosos e tristes no rosto do pequeno ao ciciar: - Que tens, meu amor? O mido olhou-a, perguntando de novo: - Que cantam os sinos? A voz dela saiu arrastada e meiga: - Que ho de cantar? Esqueceste que hoje noite de Natal? Os olhos da criana humedeceram-se, as mos agarraram a coberta cetinosa, e respondeu como quem delira: - Natal! Hoje noite de Natal!... Lembras-te, Mam Aurora? No foi num Natal que os pais foram para a grande viagem? Disseste que viriam ver-me todos os Natais, mas no mais voltaram. Viriam trazer-me uma prenda, mas no vieram. Somente, no meu sapatinho apareceu um boneco de corda... Sim, disseste que viriam, mas o meu sapatinho ficou mudo quando lhe perguntei se os tinha visto... E... Sabes? O boneco tinha um papel num brao que dizia: - Oferece o teu Jesus. Agora, no vais mentir-me, pois no? Dize-me: - Os pais, este ano, viro?

As mos da ama repousaram um pouco sobre a testa escaldante da criana, os olhos encheram-se-lhe de lgrimas, mas a boca sorria ao responder: - Sossega... Vers os teus pais... Esto no Cu a pedir pela tua sade... No ouves os sinos? Eles dizem que Jesus nasceu e que todas as pessoas so felizes esta noite. noite de Amor, de Paz, de Orao. Os sinos, hoje e amanh, cantaro somente louvores ao Senhor alegres como as almas dos meninos bons, como a tua alma, Pedrito! - A minha alma triste, Mam! Mas... disseste que os sinos cantaro somente de alegria... E se algum morrer? Ao dizer isto, os olhos brilhantes de febre fixaram-se no rosto plido da velha ama. E sorria, ao dizer, todo inclinado para o lado do quarto onde Aurora havia erguido um prespio iluminado: - Mam Aurora! Olha o Jesus como sorri! Que lindo, Mam! Se eu pudesse voar ia ao Cu, ali, alm buscar aquelas estrelinhas para enviar aos paizinhos... Tenho a certeza de que me viriam buscar e que eu iria com eles para a grande viagem de que me falas sempre... Mam!... E se eu fosse ver os paizinhos? Os sinos tocaro alegres, se eu for? E o Jesus dar-me- as estrelas do Cu? Que lindas. Mam, que lindas! E se e for? Abre a janela... No vs a neve a derreter-se? So as estrelas que querem aquecer o Menino Jesus... L vou, l vou.. Hei de agarrar uma para levar ao Paizinho... Deixa-me, no me magoes no peito! Deixa-me ir... Os sinos chamam: -Pedrinho! Pedrinho! Pedrinho! Adeus, Mam Aurora! Logo volto. L vou... Guarda o boneco de corda para o Z Roda... Dize-lhe... dize-lhe que depois lhe... lhe... lhe mando... uma estrela... Os sinos... A voz deixou de ouvir-se lentamente, os olhos fecharam-se e o sorriso da criana tornou-se mais amplo, mais belo, mais indefinido nos lbios arroxeados... A velha dama debruou-se sobre o leito tentando interpretar aquele sorriso que a gelava. Apalpou a testa, as faces, os olhos do menino e duas lgrimas quentes como fogo foram cair-lhe no regao vazio. Pedrinho estava morto. Um anjo tinha subido ao Cu e as estrelas sorriam mais... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Quando o esquife branco foi a enterrar, no dia seguinte, dum certo lugar do cemitrio a neve foi retirada.

E pela primeira vez na aldeia da velha Mam Aurora os sinos no dobraram anunciando morte. Tocaram suaves, lentos, uma msica pura e etrea como a alma de Pedrinho, como a brancura imaculada da neve daquela noite de Natal.
Maria Helena Amaro In, Maria Me, 1973. Data da concluso da edio no blogue 9 de outubro de 2012 http://mariahelenaamaro.blogspot.com/

Anda mungkin juga menyukai