Anda di halaman 1dari 8

Separao de Poderes

Organizao: M Conceio Bezerra Morbach

Separao de Poderes
Um dos princpios fundamentais da democracia moderna o da separao de poderes. A idia da separao de poderes para evitar a concentrao absoluta de poder nas mo do soberano, comum no Estado antes das revolues burguesas. (Rev. Gloriosa1688, Rev. Americana-1776 e Rev. Francesa-1789) Fundamenta-se com as teorias de John Locke e de Montesquieu. Criao de mecanismos de freios e contrapesos, para o controle mtuo entre os poderes legislativo, executivo e judicirio. Condio ideal:

- os trs poderes independentes entre si; - no existindo a supremacia de um em relao ao outro. Condio real:

- podes autnomos; - os poderes tem funes preponderantes, mas no exclusivas. J na Antigidade, o pensador Aristteles dividiu as funes estatais em deliberativa,executiva e judicial. Maquiavel, no Sculo XVI, em "O Prncipe", tambm revelou uma Frana com trs poderes distintos: Legislativo(representado pelo Parlamento), Executivo (materializado na figura do Rei) e um Judicirio autnomo. No Sculo XVII, John Locke esboou a separao de funes no exerccio do poder, ao propor a classificao entre funes legislativa, executiva e federativa. Com Montesquieu se tem a Teoria da Separao de Poderes, trazendo a indicao dos mesmos como sendo o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, bem como a idia de que estes poderes so harmnicos e independentes entre si. John Locke j observava que a tentao de ascender ao poder mais forte que a fragilidade humana; logo, no convm que as mesmas pessoas que detm o poder de legislar tenham tambm em suas mos o poder de executar as leis, pois elas poderiam se isentar da obedincia s leis que fizeram, e adequar a lei sua vontade.

Montesquieu, j sob influncia do Liberalismo, props a limitao da atuao do Estado, como uma maneira de reduzir o poder deste. Neste sentido, esta foi a prescrio das Constituies que pregariam a no separao de poderes implicaria na ausncia de democracia.

As bases da Teoria de Montesquieu


A proposta da separao dos poderes, alm de buscar a proteo da liberdade individual, tinha por base tambm aumentar a eficincia do Estado, pois cada rgo do Governo tornar-se-ia especializado em determinada funo. O momento histrico que retrata a fundamentao para a separao dos poderes a passagem do Estado Absolutista para o Estado Liberal, o que vem influenciar vrios textos constitucionais.

A Separao dos Poderes no Estado contemporneo


No Estado moderno, a tripartio de poderes se tornou insuficiente para dar conta das necessidades de controle democrtico do exerccio do poder. Surgem rgos autnomos de fiscalizao essenciais a democracia: os Tribunais de Contas e o Ministrio Pblico, no pertencendo a nenhum dos trs poderes, para guardar iseno.

As Funes do Estado contemporneo


a) funo legislativa (ordinria de elaborar as leis infraconstitucionais); b) funo jurisdicional; c) funo legislativa constitucional (de emendar e revisar ao Constituio); d) funo administrativa; e) funo de governo ( poder poltico e gesto tcnico administrativa); f) funo simblica (tpica dos sistemas parlamentares e pertencente ao chefe de Estado); g) funo de fiscalizao.

A correlao entre os Poderes


Ao Legislativo, incumbe criar as leis da ordem jurdica estatal; Ao Executivo, cabe administrar o Estado, executando as polticas definidas pelo Legislativo; e,

Ao Judicirio, compete dirimir conflitos entre pessoas, fundamentando-se para isto nas leis emanadas pelo Poder Legislativo.

A teoria dos Freios e Contrapesos


A teoria dos Freios e Contrapesos (Checks and Ballances), se atem aos mecanismos que viabilizam o exerccio harmonioso do poder entre os diferentes titulares. Assim, no existe uma separao absoluta entre os poderes, pois todos eles legislam, administram e julgam. O Sistema de Freios e Contrapesos previsto na Carta Magna de 1988, o que significa dizer que a separao de poderes no rgida, havendo a possibilidade de interferncia recproca, ou seja, alm de cada poder exercer suas competncias (funes tpicas),estes fiscalizariam as competncias dos outros (exercendo funes atpicas, por exemplo.

Funes tpicas e atpicas


Poderes
Legislativo

Funo Tpica
legislar e exercer a fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial do Executivo.

Funo Atpica
A organizao administrao prpria provendo cargos, concedendo frias, licenas a servidores (natureza executiva); O julgamento dos crimes de responsabilidade pelo Senado Federal (natureza jurisdicional). Ex. impeachment do Presidente da Repblica.

Executivo

a prtica de atos de chefia de Estado, chefia de Governo e atos de administrao.

Adoo de medida provisria com fora de lei pelo Presidente da Repblica (natureza legislativa); e o julgamento de defesas e recursos administra-tivos pelo Poder Executivo (natureza jurisdicional).

Judicirio

ao dizer o direito no caso concreto, dirimindo os conflitos que lhe so levados, ao aplicar as leis.

Quando os Tribunais elaboram seus regimentos internos (natureza legislativa); e tambm quando os Tribunais concedem licenas e frias aos magistrados e serventurios (natureza executiva). A judicializao da poltica- quando as cortes judiciais deliberam e criam jurisprudncia.

A Judicializao da Poltica
A judicializao da poltica ocorre porque os tribunais so chamados a se pronunciar onde o funcionamento do Legislativo e do Executivo se mostram falhos, insuficientes ou insatisfatrios. Sob tais condies, ocorre uma certa aproximao entre Direito e Poltica e, em vrios casos, torna-se mais difcil distinguir entre um "direito" e um "interesse poltico" (Castro, 1994), sendo possvel se caracterizar o desenvolvimento de uma "poltica de direitos" (Tate, 1995). Dimenso poltica da atuao das cortes judiciais procura avaliar especificamente como o processo judicial interage com o sistema poltico democrtico, especialmente os poderes executivo e legislativo, e quais os seus efeitos em termos de formulao e implementao de polticas pblicas (Stone, 1994; Tate, 1995). O termo "judicializao da poltica" (Valhnder, 1994) tem sido proposto para designar esse papel poltico dos juzes, sobretudo dos tribunais constitucionais.

As Funes do Estado contemporneo


O Ministrio Pblico, encarregado da fiscalizao do funcionamento dos poderes na democracia, seria o quarto poder?

Para exercer esta funo de maneira adequada o MP necessita de efetiva autonomia em relao aos outros poderes no pertencendo nem ao executivo, nem ao legislativo, nem ao judicirio. O mesmo se aplica aos Tribunais de Contas, que necessitam de nova forma de escolha de seus membros para que assumam este novo status, no podem pertencer a nenhum dos poderes tradicionais para exercer com eficincia sua funo fiscalizadora. Governo X Administrao

Qual a diferena entre uma funo administrativa e uma funo de governo? Uma funo tcnica, no exclusivamente tcnica. Ao mesmo tempo se a definio de grandes linhas de polticas pblicas uma funo preponderantemente poltica, no pode ser exclusivamente poltica, pois necessita de suportes tcnico-cientficos, que devem se subordinar sempre a deciso poltica.

A Constituio
Conceito: considerada sua lei fundamental, seria, ento, a organizao dos seus elementos essenciais: um sistema de normas jurdicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisio e o exerccio do poder,

o estabelecimento de seus rgos, os limites de sua ao, os direitos fundamentais do homem e as respectivas garantias; em sntese: o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado. A constituio algo que tem como forma um complexo de normas; como contedo, a conduta humana motivada das relaes sociais; como fim, a realizao dos valores que apontam para o existir da comunidade; e, finalmente, como causa criadora e recriadora, o poder que emana do povo; no podendo ser compreendida e interpretada, seno tiver em mente essa estrutura, considerada como conexo de sentido, como tudo aquilo que integra um conjunto de valores democrticos.

Classificao das Constituies:


Quanto ao contedo: materiais e formas Quanto forma: escritas e no escritas; Quanto ao modo de elaborao: dogmticas e histricas; Quanto origem: populares (democrticas) ou outorgadas; Quanto estabilidade: rgidas, flexveis e semi-rgidas.

Classificao das Constituies:


constituio material: em sentido amplo, identifica-se com a organizao total do Estado, com regime poltico; em sentido estrito, designa as normas escritas ou costumeiras,inseridas ou no num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, o organizao de seus rgos e os direitos fundamentais. constituio formal: o peculiar modo de existir do Estado, reduzido, sob forma escrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poder constituinte e somente modificvel por processos e formalidades especiais nela prpria estabelecidos. constituio escrita: considerada, quando codificada e sistematizada num texto nico, elaborado por um rgo constituinte, encerrando todas as normas tidas como fundamentais sobre a estrutura do Estado, a organizao dos poderes constitudos, seu modo de exerccio e limites de atuao e os direitos fundamentais. constituio no escrita: a que cujas normas no constam de um documento nico e solene, baseando-se nos costumes, na jurisprudncia e em convenes e em textos constitucionais esparsos. Ex. constituio inglesa. Constituio dogmtica: a elaborada por um rgo constituinte, e sistematiza os dogmas ou ideias fundamentais da teoria poltica e do Direito dominantes no momento.

Histrica ou costumeira: a resultante de lenta formao histrica, do lento evoluir das tradies, dos fatos scio-polticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organizao de determinado Estado. So populares as que se originam de um rgo constituinte composto de representantes do povo, eleitos para o fim de elaborar e estabelecer a mesma. (Cfs de 1891,1934, 1946 e 1988). Outorgadas so as elaboradas e estabelecidas sem a participao do povo, aquelas que o governante por si ou por interposta pessoa ou instituio, outorga, impe, concede ao povo. (Cfs 1824, 1937, 1967 e 1969). Rgida: a somente altervel mediante processos, solenidades e exigncias formais especiais, diferentes e mais difceis que os de formao das leis ordinrias ou complementares. Flexvel: a que pode ser livremente modificada pelo legislador segundo o mesmo processo de elaborao das leis ordinrias. Semi-rgida: a que contm uma parte rgida e uma flexvel.

PODER E DIVISO DE PODERES A diviso de poderes um princpio fundamental da Constituio, consta no ser art. 2 :so poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio; exprimem , a um tempo, as funes legislativa, executiva e jurisdicional e indicam os respectivos rgos, estabelecidos na organizao dos poderes 0) Poder poltico: pode ser definido como uma energia capaz de coordenar e impor decises visando realizao de determinados fins; superior a todos os outros poderes sociais, os quais reconhece, rege e domina, visando a ordenar as relaes entre esses grupos de indivduos entre si e reciprocamente, de maneira a manter um mnimo de ordem e estimular o mximo de progresso vista do bem comum; possui 3 caracteristicas fundamentais; unidade, indivisibilidade e indelegabilidade. 31) Governo e distino de funes do poder: Governo o conjunto de rgos mediante os quais a vontade do Estado formulada, expressada e realizada, ou , o conjunto de rgos supremos a quem incumbe o exerccio das funes do poder poltico; a distino das funes que so a legislativa, a executiva e a jurisdicional, fundamentalmente :- a legislativa

consiste na edio de regras gerais(leis), abstratas, impessoais e inovadoras da ordem pblica;

a executiva

resolve os problemas concretos e individualizados, de acordo com as leis; a jurisdicional

tem por objeto aplicar o direito ao casos concretos a fim de dirimir conflitos de interesse

Governo e distino de funes do poder:


Governo o conjunto de rgos mediante os quais a vontade do Estado formulada, expressada e realizada, ou , o conjunto de rgos supremos a quem incumbe o exerccio das funes do poder poltico. Distino das funes :

a legislativa: consiste na edio de regras gerais(leis), abstratas, impessoais e inovadoras da ordem pblica; a executiva: resolve os problemas concretos e individualizados, de acordo com as leis; a jurisdicional :tem por objeto aplicar o direito ao casos concretos a fim de dirimir conflitos de interesse.

BIBLIOGRAFIA MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O esprito das leis. Apresentao Renato Janine Ribeiro, traduo Chistina Murachco. So Paulo: Martins Fontes, 1996. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 4.ed. So Paulo: Malheiros, 1993. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 27. ed. So Paulo:Malheiros, 2006.

Anda mungkin juga menyukai