Anda di halaman 1dari 10

IDENTIDADES DOCENTES NO FILME MENTES PERIGOSAS: O QUE TEMOS PARA A AULA DE HOJE?

* Luciani Salcedo de Oliveira MALATR (Fundao Universidade Federal do Rio Grande)

ABSTRACT: Teachers are discursively represented in many different genres. As social beings, teachers are sometimes portrayed as friends, as dictators, as easy-going people. Considering that movies contribute to the social representation of teachers, in this text, I explore how teachers are discursively pictured in the movie Dangerous Minds (1995). By analyzing the linguistic choices made in order to represent the teacher in this movie, I investigate the meanings made and I explore some of the implications of this discourse for the teaching community and for the education of teachers in general. KEYWORDS: identity, teachers, discourse, profession.

() atravs de textos orais e escritos, as pessoas adquirem, transmitem e recriam formas de conhecimento, estabelecem relaes sociais, constroem e defrontam-se com identidades diversas. (Meurer & Motta-Roth, 2002, p. 12).

1. Introduo Este trabalho fruto de um projeto de pesquisa intitulado Cinema: aes, representaes e reflexes acerca do ser professor(a), iniciado em 2004 e ainda em andamento (FURG). Os objetivos principais deste projeto so investigar como o cinema, em geral, retrata o professor e o ensino, e compartilhar essa investigao em situaes de formao inicial e continuada de professores1. Uma questo de pesquisa sobre a qual tenho me debruado mais recentemente e que est diretamente relacionada ao referido projeto de pesquisa como o(a) professor(a) representado(a) discursivamente em gneros textuais diferentes (ver, por exemplo, Malatr, no prelo), explorando quais efeitos esta representao produz na sociedade e quais conseqncias traz para a formao de professores. O professor como qualquer outro participante de grupo social representado em diferentes gneros textuais, e.g. reportagens, charges, anncios, filmes. O presente texto objetiva investigar como a figura do professor discursivamente construda/representada no ltimo gnero textual citado, i.e. no texto flmico. Mais especificamente, a investigao focaliza a professora do filme Mentes Perigosas (1995). Como apontado por Louro (1997), ao discutir texto de Dalton (1996), no se pode negar que circulam, nas telas de cinema, inmeras representaes do professor, produzindo alguns efeitos importantes tanto sobre os/as docentes como sobre a sociedade em geral (LOURO, 1997, p. 102). Diante desses efeitos, no presente contexto investigativo, promove* Pergunta feita, no filme Mentes Perigosas, professora Louanne Johnson. 1 Entre os anos de 2004 e 2005, o projeto contou com a participao voluntria de acadmicos do Curso de Letras Portugus/Ingls da FURG, a saber: Camila Nunes Lawson (2004), Raphael Albuquerque de Boer (2004 e 2005) e Sheila Falco Minuto (2005), contribuindo em todas as etapas de desenvolvimento da pesquisa. Os dois ltimos apresentaram a comunicao O texto flmico e suas contribuies para a formao crtica do professor no III SIGET, realizado em UFSM, em 2005, e o pster Cinema: aes, representaes e reflexes acerca do ser professor(a) na I Jornada Pedaggica de Educao e Compromisso Social: novos desafios aos educadores, realizada na FURG, em 2005.

1287

se uma anlise crtica acerca dos papis e identidades da professora no filme em questo. Pretende-se, assim, contribuir para um melhor entendimento da construo identitria docente num entrelaamento discursivo e colaborar para um aprimoramento dos questionamentos sobre a formao reflexiva docente. No presente trabalho, portanto, proponho: (a) discutir a base terica da Anlise Crtica do Discurso (ACD) proposta por Norman Fairclough; (b) apontar o texto flmico enquanto influente na formao de professores para o ensino reflexivo; (c) analisar e discutir a representao discursiva da professora do filme Mentes Perigosas (1995) e (d) trazer algumas implicaes para a formao de professores no contexto brasileiro. A fim de atingir esses objetivos, as perguntas de pesquisa exploradas neste texto so as seguintes: - como a professora discursivamente representada no filme Mentes Perigosas? - como o ensino discursivamente representado no filme Mentes Perigosas?2 - quais seriam algumas das implicaes deste discurso para a formao reflexiva de professores? Na prxima seo, apresento breve reviso terica, problematizando relaes entre linguagem, discurso e sociedade. Logo aps, trago os objetivos especficos do projeto de pesquisa com o qual este texto est relacionado. Passo, a seguir, anlise e discusso dos dados. Por fim, exploro algumas implicaes deste trabalho para a construo discursiva docente. 2. Literatura Considera-se que representaes, como afirma Louro (1997), so formas culturais de referir, mostrar ou nomear um grupo ou um sujeito (p. 98) e que
as representaes de professoras e professores dizem algo sobre sujeitos, delineiam seus modos e traos, definem seus contornos, caracterizam suas prticas, permitemnos, enfim, afirmar se um indivduo pode ou no ser identificado como pertencendo a esse grupo (ibid.: p. 98).

Levando-se em considerao que estas representaes so articuladas na linguagem, pretendo ento investigar as manifestaes lingstico-discursivas, enquanto representaes culturais que do sentido ao sujeito-professor no filme Mentes Perigosas, tendo impacto no discurso acerca do ser/tornar-se professor. Alm disso, defendo, como apontado por Cristvo (2002), a necessidade da instituio do Ensino Reflexivo com o uso de instrumentos que permitam aos professores a compreenso e, possivelmente, a transformao de sua prtica pedaggica (p. 33). Ao investigar a representao docente, aponto o uso do texto flmico como instrumento para formao de professores. Conforme Louro (1997), representaes no so, contudo, meras descries que refletem as prticas desses sujeitos; elas so, de fato, descries que os constituem, que os produzem (p. 99). Representaes, portanto, estariam diretamente relacionadas aos significados/sentidos/leituras que atribumos a um determinado evento discursivo, favorecendo, dessa maneira, certo ponto de vista em detrimento de outro(s). Neste contexto, tambm necessrio considerarmos, de acordo com a ACD, como a linguagem usada para manter ou mudar relaes de poder na sociedade. Em consonncia com esta construo discursiva, podemos ainda considerar que, seguindo as concepes tericas deste trabalho, prticas discursivas esto dialeticamente
As representaes da professora e do ensino esto aqui separadas somente por motivos de anlise. Portanto, admito que o discurso sobre ambos seja construdo dialogicamente.
2

1288

relacionadas sociedade, constituindo e sendo constitudas por ideologias e relaes de poder (FAIRCLOUGH, 1989). Sendo assim, a investigao aqui proposta no explora a relao representao/realidade. O foco na anlise e na discusso dos sentidos produzidos acerca do ser professor. Nesta perspectiva de pesquisa, enquanto texto a entidade fsica a realizao lingstica na qual se manifesta o discurso (MEURER, 2005, p. 87) discurso o conjunto de princpios, valores e significados por trs do texto (ibid., p. 87). Nesta perspectiva terica, o discurso uma prtica social a qual constitui e constituda pela sociedade e pela cultura (FAIRCLOUGH, 1992, 1995). Assim sendo, adota-se a noo de gnero como ao social (MEURER, BONINI & MOTTA-ROTH, 2005, p. 9). A proposta deste texto justifica-se, portanto, pelo fato de o sujeito-professor ser discursivamente representado nas escolhas lingsticas do autor do texto e por estas escolhas terem efeitos sobre professores e sociedade em geral, atribuindo significados ao docente e a sua prtica profissional. Nesta seo, enfatizo a relao entre filme, enquanto uma linguagem que tem forte impacto na construo discursiva da sociedade, e a constituio da profisso em contraste com ocupao (como proposto por CELANI, 2001) em contextos de formao de professores. Meurer (2002), ao enfatizar a necessidade de contnuos estudos sobre diferentes gneros textuais, afirma que
atravs de textos orais e escritos, criamos representaes que refletem, constroem e/ou desafiam nossos conhecimentos e crenas, e cooperam para o estabelecimento de relaes sociais e identitrias. A construo diria da nossa prpria narrativa pessoal como ser humano , em grande parte, determinada pelos textos que produzimos e a que estamos expostos. (p. 28). [grifo meu].

Assim, o discurso tem natureza social e os significados que construmos ao agir no mundo social definem a nossa realidade e a ns mesmos enquanto participantes/agentes sociais desse mundo. Em consonncia com o que diz Meurer (ibid.), Moita Lopes (2002) afirma que nas prticas discursivas em que as pessoas se envolvem, elas esto posicionadas em relaes de poder de acordo com o papel que desempenham nas assimetrias interacionais em que atuam (Foucault 1979; Fairclough 1989, 1995 etc.) (p. 197). Enfim, por meio da linguagem, expressamos e articulamos prticas, valores e significados dos grupos sociais dos quais participamos. Ao encontro desta questo, a ACD postula que a linguagem um dos elementos constitutivos do processo discursivo, o qual se manifesta sob determinadas condies histrico-sociais e ideolgicas. Os diversos espaos culturais so, portanto, vistos enquanto permeados pelo discurso. Moita Lopes (2002), ao investigar a relao entre o discurso em sala de aula e a construo da identidade social de gnero e de sexualidade (p. 192), seguindo uma viso socioconstrucionista do discurso e da identidade social, problematiza o espao social da escola enquanto construtor, questionador e/ou perpetuador da natureza multifacetada da experincia humana (p. 192). Ao considerar o filme fonte de significado social, representando diferentes identidades culturais, percebo, neste texto, que o cinema (num contexto mais amplo do que o filme, ver Schaustz, texto eletrnico) deva ser considerado como influncia na construo de significados para agir no mundo social atravs do discurso do/sobre o professor. Na prxima seo, detalho o projeto de pesquisa do qual este texto originado. 3. Projeto de pesquisa: linhas gerais Como mencionado na Introduo, o projeto de pesquisa Cinema: aes, representaes e reflexes acerca do ser professor(a) (FURG, 2004em andamento) objetiva 1289

investigar que discurso sobre a figura do professor est presente em filmes que abordam questes educacionais. Para tanto, foi elaborada uma lista inicial de quinze filmes: O clube dos cinco [The Breakfast Club]; Um diretor contra todos [The Principal]; A Escola do Rock [School of Rock]; A lngua das mariposas [La lengua de las mariposas]; Ao mestre, com carinho [To sir, with love 1]; Ao mestre, com carinho 2 [To sir, with love 2]; O preo do desafio [Stand and Deliver]; O Sorriso de Mona Lisa [Mona Lisa Smile]; O Substituto [The substitute]; Adorvel Professor [Mr. Hollands Opus]; Cdigo de Honra [School Ties]; Mentes Perigosas [Dangerous Minds]; Msica do Corao [Music of the Heart]; Clube do Imperador [The Emperors Club]; Sociedade dos Poetas Mortos [Dead Poets Society]. Os objetivos especficos do projeto so: a) fazer um levantamento lingstico da representao discursiva (FAIRCLOUGH, 1989, 1992) do ser professor nos filmes investigados; b) revisar literatura especializada em cinema e formao crtica de professores; c) preparar uma sinopse de cada filme, em Portugus e em Ingls, sob a perspectiva da reflexo crtica acerca do tornar-se professor; d) transcrever trechos de filmes para que a representao do professor fique evidenciada lingisticamente; e) preparar questes intrigantes (e motivadas por cada filme) acerca do ser/tornar-se professor(a). A seguir, trago a sinopse (no publicada) do filme aqui analisado, elaborada pelos acadmicos participantes do projeto em 2005 (ver nota de rodap 1). Assim, o leitor do texto poder ter uma viso geral do filme, foco da anlise e discusso presentes nas prximas sees.

Sinopse: Mentes Perigosas O filme Mentes Perigosas conta a histria verdica da ex-fuzileira naval e professora Louanne Johnson. Sua trajetria em uma escola norte-americana de Ensino Mdio para alunos muito capazes, porm, com grandes problemas sociais abordada. Ao se deparar com esses alunos problemticos e sem interesse em se dedicar aos estudos, ela, que a princpio mantinha uma postura tradicional de ensino, percebe que precisa reformular sua prtica pedaggica para criar um vnculo com seus alunos, a fim de motiv-los. Ao transformar radicalmente a sua atitude dentro de sala de aula, trazendo para suas aulas assuntos relevantes realidade de mundo de seus alunos, ela enfrenta automaticamente a resistncia da direo da escola que insiste na idia de que os alunos devem, exclusivamente, se deter ao programa educacional pr-estabelecido, e jamais participar de atividades que no forem relacionadas a ele. Contudo, Louanne no se intimida e decide enfrentar esse sistema tradicional de educao, fazendo uso da poesia como meio de incentivar seus alunos a refletirem sobre a dura situao social na qual se encontram.

A seguir, exploro o primeiro objetivo listado acima: investigar o modo como a representao da docente (Louanne Johnson) organizada pelo discurso e materializada no texto, i.e. no filme Mentes Perigosas. Esta organizao discursiva, como afirma Fairclough (1992), determina maneiras de delinear, definir, caracterizar e identificar a realidade de grupos sociais (ver LOURO, 1997). Esta viso do real est permeada ideologicamente. meu objetivo explorar estas relaes na seo a seguir.

1290

4. Anlise e discusso dos dados Antes do incio da anlise do discurso sobre a professora propriamente dita, cabe salientar que h, neste filme, uma frmula estereotipada3 de apresentar a prtica docente, a saber: 1) Delimitao de um problema; 2) Alterao na prtica docente; 3) Reao contrria; 4) Repercusso positiva. Em Mentes Perigosas, o problema apresentado est fundamentalmente relacionado indisciplina dos alunos. Aps o primeiro contato fracassado com a turma definida como sendo composta por refugos do inferno a professora estabelece uma srie de estratgias para se aproximar dos alunos. Cabe salientar que a maioria deles de origem latina, tendo dificuldades financeiras e sendo marginalizada. Uma das estratgias usadas por Louanne est relacionada ao seu vesturio e linguagem empregada ao lidar com os alunos: decide vestirse e falar de modo menos formal. Aps a implementao dessas estratgias, h imediata reao contrria prtica docente: a direo da escola se mostra contrariada com as decises pedaggicas tomadas pela professora. Ela, por sua vez, tenta ignorar esta presso e segue implementando seu mtodo de ensino. Depois de um perodo de turbulncia por parte dos alunos e de perseverana por parte professora, h uma positiva mudana de comportamento discente: os alunos mostram-se interessados pela proposta pedaggica apresentada pela professora, trazendo uma alterao geral de comportamento e de participao em sala de aula. Alm disso, fica evidente que a prtica docente tem um impacto positivo na vida pessoal de alguns alunos. Frmula semelhante a esta se repete em outros vrios filmes analisados. Mesmo no sendo esta questo exaustivamente explorada aqui, este fato relevante para que possamos refletir sobre a representao discursiva sobre o professor e questionarmos como essa influenciaria a sociedade em geral com relao a sua percepo sobre este profissional. Com o desenvolvimento do referido projeto, pode-se afirmar que o docente repetidamente visto enquanto aquele mgico salvador, sendo o principal responsvel pelos sucessos e fracassos na sala de aula. Ao discutir a representao hollywoodiana sobre o bom professor, Louro (1997) argumenta que:
Nas telas dos cinemas, eles e elas so heris individuais, que usualmente do pouca importncia para promoes, salrios ou carreiras. Criativos, inventam modos muito prprios de lidar com o currculo escolar, transformam as rotinas das escolas, despertam entusiasmo, estimulam e provocam o crescimento pessoal de cada estudante. (p. 101).

Dessa maneira, as questes envolvidas na complexidade do exerccio da docncia so simplificadas e as prticas discursivas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem naturalizadas. Cabe dizer que a noo de naturalizao, assim como define Fairclough (1995), d, a certas representaes ideolgicas, o status de senso comum e, assim sendo, torna-as opacas, i.e. no mais visveis enquanto ideologias4 (p. 42) [minha traduo]. De acordo com a ACD, deve-se evitar que uma percepo torne-se inume desconstruo. No contexto educacional, isso quer dizer que as inmeras variveis presentes, de modo positivo ou negativo, nas prticas docentes no podem ser apagadas, dadas como conhecidas,
Como se pde observar no desenvolvimento do referido projeto de pesquisa, esta frmula recorrente em vrios outros filmes analisados. 4 Naturalization gives to particular ideological representations the status of common sense, and thereby makes them opaque, i.e. no longer visible as ideologies (FAIRCLOUGH, 1995, p. 42).
3

1291

assim como os demais responsveis (alm do professor) pelo processo educacional escolar no devem ficar no anonimato. Caso contrrio, por sobre a figura do professor ir recair a responsabilidade de educar esses alunos e influenciar positivamente o seu futuro enquanto cidados. Com o intuito de desnaturalizar5 esta representao, passo a seguir anlise de algumas das escolhas lingstico-discursivas usadas para representar a professora e o ensino no filme Mentes Perigosas; lidando, portanto, com duas das trs perguntas de pesquisa. 4.1. Discurso relacionado professora Louanne Johnson Como a professora discursivamente representada no filme Mentes Perigosas? A dificuldade de atuar profissionalmente naquela escola fica evidente quando a professora Louanne desabafa a um colega: Eu no posso [no consigo] ensin-los. O colega, por sua vez, deixa claro qual alternativa ela tem: Voc pode [consegue]. Tudo que voc tem a fazer chamar a ateno deles [conquist-los] ou desistir. Neste momento, a ao docente fica centrada nas aes lutar, conquistar, insistir ou desistir, abandonar. Apesar das alternativas da professora estarem relacionadas a processos materiais6, a ao propriamente dita tem relao com permanecer na escola e investir/acreditar na educao de seus alunos ou partir e no se importar (no contexto do filme). Louanne Johnson optou pela primeira alternativa. Em outra oportunidade, ao ser questionada por um colega: O que temos para a aula de hoje?, Louanne responde: Minha prpria arma secreta. A partir desta situao, fica evidenciado que a professora no ir desistir, mas sim resistir e investir no potencial de seus alunos [Por que no esses jovens?]. Neste momento, Louanne (re)afirma sua esperana na capacidade de seus alunos. A professora, alm ser mostrada como aquela que enfrenta adversidades, tambm uma profissional mal remunerada. Este fato evidenciado no seguinte dilogo: Aluna: Por que se importa? Voc s est aqui pelo dinheiro. Professora: Porque eu escolhi me importar. E no tanto dinheiro assim. Nesse trecho, Louanne salienta a escolha profissional que fez: ser professora. Com o uso do processo mental escolhi, Louanne [eu] a entidade que sente. Ela faz uma diferenciao entre ensinar/sentir (sua escolha) e ensinar/cumprir uma funo (viso da aluna). A escolha afetiva parece ser mais valorizada pela professora neste momento. Em pelo menos dois outros trechos, o fato de professores serem mal remunerados salientado: (a) Aluno (Raul): Professores so pobres. Todos sabem disso. [grifo meu]. Saliento aqui o fato da naturalizao dessa m remunerao, enfatizado pelo uso da palavra todos. Poderamos ler ento que o aluno afirma no haver novidade no fato dos professores em geral serem mal remunerados. (b) Colega: Voc tem que ser maluca para ficar aqui dando essas aulas. O dinheiro ruim e o trabalho de matar. Louanne: Por que voc fica? Colega: Por que eu fumo? Sou maluco.

Na concepo terica da ACD, sinnimo de desconstruir, problematizar, questionar, indagar criticamente. Seguindo a orientao terica da Lingstica Sistmico-Funcional (LSF) de Halliday (1994) and Halliday and Matthiessen (2004).
6

1292

Neste trecho, Louanne enfatiza que, apesar das adversidades, ela tem no que acreditar. Ao longo do filme, fica evidente que ela enfrenta o desafio profissional com o intuito de valorizar o potencial de seus alunos. Uma das evidncias desta valorizao, por parte da professora, est presente no seguinte dilogo: Professora: Vocs so espertos. [...] poesia ser moleza para essa turma. Aluno: Por que voc vive falando em poesia? O que a poesia tem a ver com isso? Professora: Se voc consegue ler poesia, consegue ler qualquer coisa [...]. Habituados com a premiao dada pela professora seja atravs de nota, chocolate, passeio ao cumprirem adequadamente as atividades por ela propostas, os alunos buscam recompensa. Fato evidenciado no seguinte dilogo: Aluno: Qual o prmio que vamos receber por aprender esse poema? Professora: Aprender o prmio. Saber ler algo e entender o prmio. [...] Saber pensar o prmio. Louanne, ao utilizar-se de frases afirmativas, no d margem para questionamentos e tenta deixar lies de vida para a turma. Com esta inteno, ela incentiva os alunos a manterem uma boa nota ao falar sobre sua avaliao: Dei A para todos, mant-lo depende de vocs. Louanne afirma que manter a nota ser a tarefa mais desafiadora que tero. Ao se despedir de seus alunos, anunciando que no retornaria ao trabalho no prximo ano, ela afirma que: Nunca tive a inteno de ficar. Esse foi um trabalho inesperado. Os alunos, inconformados com a deciso da professora, tentam convenc-la a mudar de idia. Para isso, utilizam-se de argumentos/estratgias desenvolvidos(as) nas aulas de poesia ministradas pela professora Louanne: (a) Voc tem que lutar contra o apagar da luz.; (b) Voc tem que lutar pelo que seu, sabe disso, no?; (c) Por que voc no est lutando? Ns estamos lutando. Voc a nossa luz.. Observemos que as escolhas lingsticas, neste contexto, referem-se luta e luz. No exemplo (c), fica evidenciado que a professora [voc] no est agindo de modo coerente a seus ensinamentos: lutar, no desistir, persistir. Os alunos [ns], por outro lado, esto agindo do modo como foram ensinados: esto lutando. Neste ciclo, a professora apontada como responsvel pela luta e pela insistncia dos alunos: Voc [professora] a nossa luz [nosso exemplo de luta]. Alm dessas evidncias com relao aceitao/assimilao da proposta pedaggica pelos alunos, h um dilogo entre a professora e uma aluna que corrobora esta questo: Aluna: Voc nosso Tambourine Man. 7 Professora: O qu? Sou o traficante de vocs? Aluna: Voc nossa professora. Voc tem o qu precisamos. Isso a mesma coisa. Ao explicar a um colega o motivo pelo qual decidiu permanecer na escola, ela diz: Eles me deram chocolate e chamaram-me de a luz. Isso quer dizer que os alunos aprenderam bem a lio. Afinal, a prpria Louanne distribua chocolate aos alunos, como forma de incentivo, e mostrava esperana [a luz] no bom desempenho dos alunos.

Referncia msica Mr. Tambourine Man (Bob Dylan), discutida criticamente em sala de aula pela turma da Professora Louanne Johnson.

1293

4.2. Discurso relacionado ao ensino Como o ensino discursivamente representado no filme Mentes Perigosas? Uma questo que permeia o filme analisado a ao docente enquanto sendo determinada por relaes de poder exercidas, principalmente, pela direo da escola e pela Secretaria de Educao. Esta questo pode ser ilustrada pela repreenso dada professora pelo diretor da escola: Sei que quanto mais nova a professora, mais esperta ela , mas ela ter que seguir nossos regulamentos, mesmo sem concordar com eles [grifo meu]. Louanne, ao ouvir do diretor que ela deve seguir o currculo que lhe imposto, decide discordar desta atitude autoritria e desafiar o currculo inteiro, justificando que bem, senhor, isto [que o senhor est sugerindo] quase impossvel; a maioria dos meus alunos no sabe sequer o que um verbo. A professora aqui questiona a determinao da direo da escola para que o currculo seja seguido risca, pensando na relevncia desta proposta para as experincias de vida de seus discentes. Note-se aqui o controle e a regulagem, exercidos pela direo da escola, sobre o contedo a ser ensinado/aprendido em sala de aula. Uma outra questo interessante, presente na fala do diretor, que professoras novas so mais espertas, leia-se a perigosas8. Implcito, nesta situao, est o fato de que professoras com mais experincia podem j ter desistido de tentar, talvez elas no discordem mais, mas sim aceitem/sigam o currculo imposto pela Secretaria de Educao, sem questionar a direo da escola. A repreenso professora originou-se do fato dela ter utilizado a frase Ns queremos morrer com a inteno de discutir as escolhas que os alunos precisam fazer em suas vidas. Louanne justifica-se dizendo que: Mas eu precisava de uma frase que chamasse a ateno deles. sua atitude foi severamente condenada pelo diretor da escola. Em resposta conversa da professora com a direo da escola, um colega de Louanne lhe aconselha: No deixe eles afetarem voc. o pronome eles refere-se direo da escola. Louanne no se abate e pergunta a seu colega onde pode encontrar papel9. Ele responde que no h papel na escola, mas muitos alunos. Nesta ocasio, fica evidenciado que a atual direo no consegue disponibilizar as mnimas condies de trabalho para seus professores fato este evidenciado pela falta de papel. Por outro lado, esta mesma direo no deixa de reafirmar sua relao de poder ao questionar a deciso pedaggica da professora ao escolher a frase Ns queremos morrer, com o objetivo de incentivar uma reflexo com os alunos. H algumas evidncias com relao ao descrdito, por parte dos alunos e seus familiares, ao ensino: (a) bom voc ser para valer. (b) Voc vai vir com psicologia barata? Vai tentar me entender? Eu ajudo. Venho de uma famlia com problemas e somos pobres. (c) Desde quando a Secretaria de Educao faz algo por ns [alunos]? (d) Voc a branquela que est estragando a cabea dos meus garotos? Meus garotos no vo mais a sua escola. [...] Essa porcaria de poesia. Perda de tempo. Eles tm coisa mais importante para se preocupar. Em contrapartida, a professora afirma que Ningum fora vocs a ficarem. Vocs tm uma escolha. Podem ficar ou podem partir. No h vtimas nessa aula.. Louanne incentiva seus alunos a refletirem sobre como as escolhas, que um indivduo faz durante sua vida, tm reflexo no seu futuro. Com essa atitude, a professora enfatiza que cada pessoa deve assumir os seus atos com responsabilidade.

8 9

Referncia ao ttulo do filme. Tendo a inteno de denunciar os atos autoritrios da direo da escola.

1294

5. Consideraes finais Quais seriam algumas das implicaes deste discurso para a formao reflexiva de professores? Neste texto, percebo o texto flmico enquanto gnero textual que constroe, questiona, perpetua ou exagera representaes discursivas acerca do ser professor e sobre o ensino. Ao analisar como a figura da professora discursivamente construda/representada no filme Mentes Perigosas, possvel melhor entender os espaos sociais enquanto constitudos e constituidores de discursos. Nesta perspectiva, saliento que a linguagem se inscreve como sistema mediador de todos os discursos (MEURER & MOTTA-ROTH, 2002, p. 10). Ao corroborar a afirmao de que tanto o discurso como as identidades sociais so construdos socialmente (MOITA LOPES, 2002, p. 196), precisamos compreender que o significado dialgico, tendo o interlocutor (no caso do cinema, a audincia) como diretamente envolvido no processo de construo do significado dos textos aos quais produz e aos quais consome. Espero que uma outra questo tambm tenha ficado evidenciada: que alm de precisarmos aprender a usar a linguagem para agirmos no mundo social, devemos tambm ter conscincia e auxiliarmos outros a desenvolv-la de que os significados que as pessoas constroem quando agem nas prticas discursivas so reveladores de como compreendem o mundo a sua volta, a si mesmas e os outros como participantes desse mundo. (ibid., p. 197). Seguindo uma abordagem scio-semitica, possvel perceber que nossas representaes discursivas esto sempre em movimento, e que, portanto, so mutveis e fragmentadas. Numa tentativa de contribuir para um empowerment (FREIRE, 1987; PENNYCOOK, 2001; PINHEIRO, 2003; RAJAGOPALAN, 2005) da nossa prtica/identidade docente numa atitude reflexiva inserida em sua identidade profissional (CELANI, 2001, p. 36), necessrio investir em formao inicial e continuada de professores com o intuito de despertar (futuros) professores para o compromisso profissional. Portanto, enquanto professores preocupados com a construo discursiva sobre nossa profisso, cabem-nos o papel de leitores crticos sobre como professores so representados no cinema e a misso de compartilharmos criticamente tal representao para que ela no seja naturalizada. Tendo essa conscincia crtica para com os diferentes gneros textuais que nos representam discursivamente, seremos membros de uma profisso e assumiremos uma atitude responsvel para com ela. Sem dvida, outras investigaes sobre essa representao discursiva traro benefcios para uma educao reflexiva de professores engajados com sua construo identitria. Estabelecer, por exemplo, o impacto que o discurso sobre o professor e sobre o ensino exerce sobre o discurso da sociedade em geral pode ser fundamental para investir no processo de reconstruo da identidade profissional docente. Essa tarefa requer dos professores, como apontado por Celani e Magalhes (2002), maior nfase na sua responsabilidade poltica. Referncias CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de lnguas estrangeiras: ocupao ou profisso? In: LEFFA, Vilson. Leffa (Org.) O Professor de Lnguas Estrangeiras: construindo a profisso. Pelotas: EDUCAT, 2001 (21-40). CELANI, Maria Antonieta Alba; MAGALHES, Maria Ceclia C. Representaes de professores de Ingls como lngua estrangeira sobre suas identidades profissionais. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo; BASTOS, Liliana Cabral (Orgs.) Identidades: Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002 (319-338).

1295

CRISTVO, Vera Lcia Lopes. Modelo didtico de gnero como instrumento para formao de professores. In: MEURER, Jos Luiz; MOTTA-ROTH, Dsire (Orgs.). Gneros textuais e prticas discursivas. Bauru, SP: Edusc, 2002. (31-73). FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis: The critical study of language. London: Longman, 1995. _____. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992. _____. Language and Power. London: Longman, 1989. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. HALLIDAY, Michael A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2nd edition. London: Edward Arnold, 1994. HALLIDAY, M.A.K. & MATTHIESSEN, Christian. An Introduction to Functional Grammar. 3rd edition. London: Edward Arnold, 2004. LOURO, Guacira Lopes. O gnero da docncia. In: LOURO, Guacira Lopes. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva ps-estruturalista. Petrpolis: Vozes, 1997. (88109). MALATR, Luciani Salcedo de. (no prelo). O ensino de lngua estrangeira: discurso e construo da vida social. FILE IV. MEURER, Jos Luiz, BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Dsire. Gneros: teorias, mtodos, debates. So Paulo: Parbola, 2005. MEURER, Jos Luiz. Gneros textuais na anlise crtica de Fairclough. In: MEURER, Jos Luiz, BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Dsire. Gneros: teorias, mtodos, debates. So Paulo: Parbola, 2005. (81-106). _____. Uma dimenso crtica do estudo de gneros textuais. In: MEURER, Jos Luiz & MOTTA-ROTH, Dsire (Orgs.). Gneros textuais e prticas discursivas. Bauru, SP: EDUSC, 2002. (17-29). MEURER, Jos Luiz & MOTTA-ROTH, Dsire. Introduo. In: MEURER, Jos Luiz & MOTTA-ROTH, Dsire (Orgs.). Gneros textuais e prticas discursivas. Bauru, SP: EDUSC, 2002. (9-14). MOITA LOPES, Luiz Paulo. Identidades fragmentadas: a construo discursiva de raa, gnero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002. PENNYCOOK, Alastair. English in the world/the world in English. In: BURNS, Anne & COFFIN, Caroline. (Ed.). Analysing English in a Global Context. London & New York: Routledge, 2001. (78-89). PINHEIRO, J. de D. Developing the teacher I am. In: GIMENEZ, Telma (Org.). Ensinando e Aprendendo Ingls na Universidade: Formao de professores em tempos de mudana. XVI Encontro Nacional de Professores Universitrios de Lngua Inglesa. Londrina: ABRAPUI, 2003. (161-164). RAJAGOPALAN, K. O grande desafio: aprender a dominar a lngua inglesa sem ser dominado/a por ela. In: GIMENEZ, Telma et al. (Orgs.). Perspectivas Educacionais e o Ensino de Ingls na Escola Pblica. Pelotas: EDUCAT, 2005. (37-48). SCHAUSTZ, Idala Pereira da Cruz (Org.). Abordagem do Universo Profissional atravs de filmes. (Cursos de Licenciatura). Acessado em: http://www.uems.br/proe/estagio_nec/Estagio%20e%20Filmes%20-%20Bacharelados.doc

1296

Anda mungkin juga menyukai