Anda di halaman 1dari 56

ABPC ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICANLISE CONTEMPORNEA

CLAUDINEI MASSANORI FUKAMATSU

UM ESTUDO DA ANSIEDADE E DOS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO NAS ORGANIZAES CONTEMPORNEAS

Piracicaba 2012

CLAUDINEI MASSANORI FUKAMATSU

UM ESTUDO DA ANSIEDADE E DOS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO NAS ORGANIZAES CONTEMPORNEAS

Trabalho apresentado no encerramento do Curso de Formao em Psicanlise da Associao Brasileira de Psicanlise Contempornea de Piracicaba, como requisito obteno de Certificao e Habilitao como Psicanalista. Orientadora: Dra. Clia Gevartoski.

Piracicaba 2012

AGRADECIMENTOS Deus pelas oportunidades... Aos meus Pais, minha esposa e meus filhos companheiros e mestres espirituais desta jornada. todos os meus prximos que encontrei nesta etapa de minha vida, que de alguma forma contriburam para a consecuo deste trabalho, a minha eterna gratido. Nominalmente quero agradecer: Ao Professor Doutor Dcio Gilberto Natrielli, pelo acolhimento, e por me ensinar o sentido da latncia; Ao Professor Doutor Sebastio Vidigal, pelo exemplo, e por me ensinar a necessidade do trabalhar brincando; Professora Doutora Clia Gevartoski, pela persistncia, e por me ensinar a importncia do acreditar no sonho; Doutora Carolina Blaya, que gentil e prontamente respondeu ao meu pedido e me enviou o questionrio DSQ-40.

FUKAMATSU, Claudinei Massanori. Um estudo da ansiedade e dos mecanismos de defesa do ego nas organizaes contemporneas. 2012. 56 f. Monografia (Formao em Psicanlise) Associao Brasileira de Psicanlise Contempornea. Piracicaba. 2012. RESUMO Este trabalho discute o atual estgio em que se encontra as organizaes, apresentando a evoluo de acordo com as trs ondas de transformao de Tofler, onde a economia baseia-se na tecnologia e principalmente nas informaes disponveis que podero se transformar em novos conhecimentos, gerando assim diferenciais competitivos na organizao. Apresenta-se os conceitos psicanalticos da ansiedade, medo, angstia juntamente com os mecanismos de defesa do ego, na tica dos principais autores que versam sobre o assunto, tendo sido tambm introduzido o conceito de ansiedade de informao. Alm da discusso conceitual o estudo contempla uma pesquisa de campo, sendo utilizado o questionrio DSQ-40 (ANEXO A). O resultado da pesquisa evidencia que entre os gestores da empresa selecionada, os mecanismos de defesa mais utilizados so a antecipao, o humor e a racionalizao, que juntos representam 64,72% dos respondentes, e o grupo de defesa predominante na organizao o grupo maduro ou adaptativas, com 76,46% de representatividade. Palavras-chave: Ansiedade dos gestores organizacionais. Mecanismos de defesa do ego.

FUKAMATSU, Claudinei Massanori. A study of anxiety and the ego defense mechanisms in contemporary organizations. 2012. 56 f. Monograph (Training in Psychoanalysis) Brazilian Association of Contemporary Psychoanalisis. Piracicaba. 2012. ABSTRACT This paper discusses the current stage as is organizations, showing the evolution of the three waves of transformation of Toffler, where the economy is based mainly on information and technology available that can transform into new knowledge, thus creating competitive differentials in the organization. The psychoanalytic concepts of anxiety, fear, anguish, along with the ego defense mechanisms, in optics from leading authors that deal with the subject, having been also introduced the concept of information anxiety. In addition to the conceptual discussion the study includes a survey of the field, using the questionnaire DSQ-40. The result of the survey shows that among the managers of the company selected, the most commonly used defense mechanisms are the anticipation, the humor, and rationalization, which together represent 64.72 percent of respondents, and the predominant advocacy group in your organization is the mature group or adaptive, with 76.46 percent of representativeness. Key words: Anxiety organizational managers. Defense mechanisms of the ego.

LISTA DE ILUSTRAES

Grfico 1 Sexo Grfico 2 Idade Grfico 3 Grau de instruo Grfico 4 Tempo de empresa Grfico 5 Tempo de liderana Grfico 6 Grupo do fator Grfico 7 Mecanismos de defesa

41 42 42 43 43 44 44

SUMRIO

1 INTRODUO 1.1 Questo problematizante 1.2 Justificativa 1.3 Objetivos 1.4 Hipteses 1.5 Metodologia 2 BREVE HISTRICO DAS ORGANIZAES 3 A ANSIEDADE, O MEDO E A ANGSTIA 3.1 O conceito psicanaltico de ansiedade 3.2 O conceito da ansiedade de informao 4 OS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO 5 PESQUISA DE CAMPO 5.1 Caracterizao da empresa e do universo de pesquisa 5.2 Resultados apresentados 6 CONCLUSES REFERNCIAS APNDICE A Questes relativas a sua identificao ANEXO A DSQ-40

08 09 10 11 11 11 13 17 18 22 25 40 40 41 45 47 49 51

1 INTRODUO

Administrar uma empresa, um departamento ou simplesmente um projeto demandam atividades quase sempre estressantes e que envolvem muitas responsabilidades e dedicao dos seus gestores. Atravs da histria da evoluo das organizaes podemos observar que o foco gerencial do passado estavam na administrao dos recursos fsicos e naturais, enquanto que nas organizaes contemporneas est na tecnologia e na gesto das informaes disponveis que devero ser absorvidas e compartilhadas para se transformarem em novos conhecimentos, o que por serem intrusivas e infinitas geram elevados nveis de ansiedade. Aos gestores das organizaes contemporneas, portanto, cabe o entendimento das questes tcnicas e emocionais pertinentes, assim prope-se um encadeamento e a abordagem de assuntos que configurem o tema proposto. Para entendimento e consolidao da proposta, desenvolveu-se a seguinte estrutura: Aps as consideraes iniciais e o breve histrico das organizaes, apresenta-se os conceitos de ansiedade, angstia e medo, incluindo os conceitos de ansiedade na viso psicanaltica e a ansiedade de informao. Na sequncia, atravs da reviso bibliogrfica, busca-se apresentar e discorrer sobre os mecanismos de defesa do ego, suas conceituaes e caractersticas, situando-os no contexto do presente trabalho, e consolidados atravs de uma pesquisa de campo, onde aplica-se um questionrio previamente elaborado. Finalmente, apresenta-se os resultados da pesquisa de campo, realizada com os gestores de uma empresa privada na cidade de Americana-SP, permitindo anlises, contribuies e concluses do presente trabalho.

1.1 Questo problematizante

Nas organizaes contemporneas, face a globalizao dos mercados e a acirrada concorrncia, necessrio compartilhar, socializar, disseminar informaes para que estas possam ser absorvidas e se transformarem em novos conhecimentos, gerando novos servios e ou produtos, possibilitando assim a criao de diferenciais competitivos. Nesta perspectiva, o conhecimento torna-se um fator fundamental, pois permite a propagao e utilizao pelos membros da organizao. A dificuldade est em colocar esse conceito em prtica, pois o conhecimento se origina das informaes disponveis e da percepo das pessoas, e seu compartilhamento necessita ser estimulado atravs da confiana e de prticas que permitam sua disseminao por toda a organizao. Entendemos que a informao a matria prima do conhecimento e a tecnologia pode ampliar e agilizar a maneira como analisamos e sintetizamos os problemas e as informaes, disponibilizando em um espao menor de tempo um nmero maior de possibilidades, mas observamos que o grande nmero de informaes disponveis dentro do ambiente organizacional, tais como noticias de jornais, revistas especializadas, e-mails, normas, procedimentos, etc., levam seus atores, principalmente aqueles em posio de comando / liderana ao sentimento de impotncia, pois no conseguem acess-las e digeri-las em sua plenitude. A tecnologia contribui ainda mais para que a informao seja abundante e tenha uma natureza muito mais intrusiva e irritante, pois literalmente e constantemente salta aos nossos olhos, criando o que Wurman (2005) chama de fato gerador de ansiedade. A ansiedade uma emoo universal, sendo de acordo com diversos autores, o fenmeno psicolgico mais encontrado na pratica mdica, um sentimento normal e essencial sobrevivncia, podendo ocorrer de acordo com a capacidade ou no de corresponder as expectativas pessoais, ou dificuldade de adaptao do sujeito ao meio e a realidade em que vive, inclusive no mbito das relaes interpessoais, como resultado do processo de aprendizagem e condicionamento. Como contextualizado os gestores ou pessoas em posio de

10

comando / liderana necessitam conhecer e compreender estas realidades, bem como os mecanismos de defesa utilizados para ora corresponder, ora adaptar-se, ora protelar-se e etc., e assim sobreviver para que possam contribuir para a contnua criao de diferenciais competitivos, nas organizaes em que trabalham. Nesta perspectiva, este trabalho, portanto, objetiva responder ao seguinte questionamento: de que forma conceitos psicanalticos como a ansiedade e os mecanismos de defesa do ego, podem ser refinados e compreendidos dentro do ambiente organizacional?

1.2 Justificativa

estudo

da

dinmica

evoluo

das

organizaes

consequentemente o estudo dos perfis e comportamento de seus gestores, so objetos de observaes e pesquisas a longa data, tendo sido evidenciados por diversos autores, atravs de diferentes abordagens. Neste trabalho entendemos ser necessrio compreender a organizao contempornea e seus gestores, estudar os conceitos de ansiedade e os mecanismos de defesa do ego, pois diante deste mundo infinito de informaes disponveis e que nesta dinmica de continuamente criar-se diferenciais competitivos, parece descortinar um cenrio de impotncia e incapacidade de corresponder aos anseios pessoais e as expectativas de sua organizao, podendo desencadear em elevados nveis de ansiedade. Diante desta realidade apresenta-se a importncia de conhecer as dinmicas destas emoes e sentimentos, como eles se comportam no ambiente organizacional, de que forma so enfrentados, postergados e ou solucionados, visualizando a possibilidade de conciliar as necessidades dos gestores das modernas organizaes (que resulta da percepo de um perigo ambiental externo) com as necessidades do ser humano (que se originam de impulsos internos que ameaam sentimentos de bem estar da pessoa). O trabalho contribui para o estudo e desenvolvimento dos gestores das organizaes a partir da compreenso, entendimento e conhecimento das questes tcnicas e emocionais que os permeiam.

11

1.3 Objetivos

Geral: Possibilitar, atravs da reviso bibliogrfica pertinente e de uma pesquisa de campo, uma abordagem de conceitos psicanalticos que permitam orientar os gestores das organizaes contemporneas. Especficos: Verificar e analisar a luz da reviso bibliogrfica apresentada, como a ansiedade e os mecanismos de defesa do ego podem ser refinados e compreendidos no ambiente organizacional; Verificar quais so os mecanismos de defesa do ego mais utilizado pelos gestores na organizao; Verificar se na amostra pesquisada existe alguma predominncia significativa entre os grupos de defesas de fator maduro, neurtico e imaturo.

1.4 Hipteses

Sendo a ansiedade uma emoo inerente ao ser humano, diferentes gestores dentro de uma organizao podem senti-la e vivenci-la com diferentes intensidades e de diferentes formas enfrent-las, posterg-las ou solucion-las podendo ser esta forma de defesa um diferencial na gerao de novos conhecimentos. Assim, a ansiedade com seus mecanismos de defesa, se refinados e compreendidos dentro do ambiente organizacional, podero influenciar de forma mais assertiva o comportamento dos gestores das organizaes contemporneas.

1.5 Metodologia

Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessrio uma reviso bibliogrfica, afim de se estabelecer os conceitos bsicos para configurar o assunto

12

e ou permitir a discusso dos objetivos a serem alcanados no presente trabalho. Segundo Cervo e Bervian (1983), a reviso bibliogrfica utilizada quando necessita-se explicar um problema a partir de referencias tericas publicadas em documentos, buscando conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado, sobre determinado assunto, tema ou problema. A pesquisa foi de cunho terico com abordagem qualitativa, atravs da seleo, sintetizao e ordenao das diversas contribuies encontradas. Alm disso, foi realizada uma pesquisa de campo, com um grupo de gestores que foram previamente definidos e selecionados em uma empresa privada na cidade de Americana-SP, onde aplicou-se um questionrio com o propsito de verificar quais os mecanismos de defesa do ego so predominantemente utilizados, e a qual grupo de defesa pertencem. A coleta e o tratamento de dados estabelecidas para o presente estudo, compreendeu: a) a aplicao de um pr-teste a fim de verificar as dificuldades do aplicador e as dificuldades de entendimento das questes, sendo escolhidos aleatoriamente trs funcionrios da empresa; b) remessa dos questionrios via sistema de entrega de correspondncias interna da empresa, que entregou aos respondentes sendo retornados devidamente preenchidos atravs do mesmo sistema endereados administrao, que acumulou e repassou em um nico envelope ao autor; c) classificao e organizao das informaes coletadas; d) estabelecimento das relaes existentes entre os dados coletados e o objetivo do estudo; e) o tratamento dos dados que foram compilados e analisados atravs de tcnicas estatsticas em forma percentual e apresentados atravs de tabelas que permitiram a concentrao e visualizao dos resultados obtidos na pesquisa.

13

2 BREVE HISTRICO DAS ORGANIZAES

Tofler (2001), divide a histria da civilizao em trs ondas de transformao: Primeira Onda a revoluo agrcola; Segunda Onda a revoluo industrial e Terceira Onda a revoluo da informao. O autor considera que o incio da Primeira Onda tenha sido com o aparecimento da agricultura, sendo este o ponto decisivo para o desenvolvimento social humano. Com o avano da revoluo agrcola atravs do planeta, espalhando aldeias, colnias, terra cultivada e um novo modo de vida, esta onda teria dominado a Terra at meados do sculo XVI. A Segunda Onda ganha fora com a industrializao pelos processos produtivos e produtos, que se massificaram a partir de novas tecnologias. As sociedades da revoluo industrial, comearam a extrair sua energia de carvo de pedra, gs e petrleo de combustveis fsseis insubstituveis, que de acordo com Tofler (2001), [...] pela primeira vez, uma civilizao estava consumindo o capital da natureza em vez de apenas viver do rendimento que ela fornecia. Com a industrializao gerou-se a partir de ento, a urbanizao e a formao de um sistema social rico, multiforme, poderoso e expansivo, atingindo seu ponto mximo por volta de 1955, nos Estados Unidos, caracterizada pela padronizao, especializao e na crena de que os recursos fsseis baratos estariam disposio interminavelmente. A Terceira Onda, inicia-se na divergncia da maneira industrial de perceber o mundo, que j no reflete a realidade. Para Tofler (2001),
chegamos a um ponto decisivo na guerra contra a natureza. A biosfera simplesmente no tolera o assalto industrial. (...), no podemos mais apoiarnos indefinidamente em energia no renovvel, at agora o subsdio principal do desenvolvimento industrial.

O autor entende que a Terceira Onda representa uma economia baseada na informao e no conhecimento, diferente da Segunda Onda, caracterizada pela padronizao, especializao e nos recursos fsseis finitos e at ento insubstituveis, a essncia desta economia a personalizao, e a energia que move a Terceira Onda, baseada em recursos renovveis. De acordo com Nonaka, Takeuchi (1997) e Drucker (1999), no passado o que gerava um diferencial competitivo era a localizao, o acesso a mo-

14

de-obra, aos recursos naturais e financeiros disponveis. J neste ambiente dinmico o fator que pode proporcionar o diferencial competitivo aquele que nasce da efetiva gesto do conhecimento, daquilo que a empresa sabe, como consegue utilizar e compartilhar o que sabe e a rapidez com que aprende algo novo. Sendo o conhecimento ilimitado, descentralizado, e podendo ser utilizado para a gerao de novos conhecimentos, a sua aplicao poder criar diferenciais de difcil imitao, alavancando desta forma a organizao que incentive sua gerao. Diante deste contexto as organizaes tm procurado solues diversas, como desenvolver novas formas de trabalho, comunicao, estruturas, tecnologias e novos vnculos com os diversos agentes com os quais interagem. difcil a criao de diferenciais competitivos com trabalhos meramente operacionais, pois o pretenso trunfo logo ser imitado, tampouco a diferenciao atravs de novos equipamentos e maquinrios, pois qualquer um poder adquiri-los. A gesto do conhecimento, surge ento, como uma prtica organizacional, que possibilita constantes inovaes, gerando vantagens competitivas sustentveis, atravs da criao de diferenciais de difcil imitao. Sapiro (2002) entende que a gesto do conhecimento [...] uma ferramenta que faz com que as empresas se relacionem com o mercado de maneira segura e garanta a sobrevivncia por um longo perodo. O autor diz:
A produo do conhecimento deve ser um ato coletivo da secretria ao porteiro; do presidente ao faxineiro. Quando isso ocorre de forma individual ou fica restrito a poucos departamentos, o que se v a formao de ilhas de conhecimento, que nada contribuem para o crescimento das organizaes.

Como observamos, as organizaes necessitam desenvolver constantemente novos conhecimentos a partir da gesto das informaes disponveis em seu ambiente e de forma participativa para que os novos conhecimentos se transformem em produtos, processos, mtodos e ou servios inovadores. Assim entendemos que o desafio dos gestores reside no fato de coletivamente construir novos conhecimentos, necessitando da colaborao de seus liderados e pares organizacionais, possveis quando conseguem entender e administrar suas emoes e estados de angstia, medo e ansiedade que so potencializados em funo do dinmico, intrusivo e exaustivo ambiente em que,

15

cotidianamente convivem. Morgan (2000) nos apresenta uma viso muito interessante da dinmica das organizaes, abordando a natureza humana, considerando seus membros como participantes de um sistema, prisioneiros de seus prprios pensamentos e aes, chamada pelo autor de prises psquicas. Variados temas psquicos podem ser encontrados no cotidiano das organizaes, tais como as obsesses, prises mentais, sexualidade latente, narcisismo, medo da morte, emoes fortes, iluses de controle, ansiedades, mecanismos de defesa, etc. O autor nos cita como exemplos:
A organizao sempre tem um significado inconsciente. As foras psquicas podem agir como dimenses ocultas da organizao que encorajam ou bloqueiam a inovao. Como atitudes congeladas e foras inconsciente podem fazer com que as pessoas resistam mudana organizacional. Como reconhecido o poder e significado do que, superficialmente, parece irracional. Como podemos nos tornar prisioneiros de nossas maneiras de pensar e como, se quisermos, esse padro pode ser mudado (MORGAN, 2000).

Em leitura nas teorias psicanalticas que apoiam esta perspectiva, podemos observar as ligaes entre organizao, o inconsciente e o comportamento, que de forma conjunta, geralmente so ignorados pela teoria tradicional da administrao. Na metfora da organizao como prises psquicas, Morgan (2000) sustenta a ideia de que as organizaes so criadas e sustentadas por processos conscientes e inconscientes, entendendo que as pessoas podem se tornar verdadeiras prisioneiras de imagens, ideias, pensamentos e aes que esses processos originam. De acordo com Plato (apud MORGAN, 2000), na alegoria da caverna em que Scrates discute as relaes entre aparncia, realidade e conhecimento, fica muito bem retratado um modelo destas prises psquicas. Pelo relato, existe uma caverna subterrnea cuja entrada est voltada para a luz de uma fogueira, no interior dela encontram-se pessoas acorrentadas de tal modo que no podem mover-se. Estas pessoas conseguem enxergar somente a parede da caverna diretamente a sua frente. Esta parede iluminada pela claridade das chamas que nela projetam as sombras das pessoas, vegetaes e objetos l de fora.

16

Os moradores da caverna tomam as sombras que conseguem ver por reais, para estes prisioneiros este universo que percebem constitui a verdade e a realidade. Entretanto, caso um dos habitantes escapasse das amarras, ao deixar a caverna este iria perceber que as sombras nada mais so que os reflexos de uma realidade maior e mais complexa e que o conhecimento e as percepes de seus antigos companheiros de caverna so imperfeitas, incompletas e distorcidas. Se ele voltasse a caverna no seria mais capaz de viver como antes, teria dificuldade em aceitar seu confinamento e suas antigas verdades e se tentasse compartilhar com eles seu novo conhecimento seria ridicularizado por suas ideias, isto porque para os prisioneiros da caverna as imagens com as quais esto acostumados possuem muito mais significado do que um mundo que eles nunca viram. Na alegoria comentada, podemos observar a necessidade de compreendermos que grande parte da realidade diria, presentes na dinmica organizacional, esto expressando preocupaes e problemas que esto abaixo do nvel da conscincia, e fora do nosso ngulo visual, pois muito do que acontece num nvel superficial em uma organizao se originam na estrutura oculta e dinmica da psique humana. Para Freud (apud MORGAN, 2000), o inconsciente criado quando o indivduo reprime seus desejos interiores e seus pensamentos secretos e que a fim de viver em harmonia com seus semelhantes os seres humanos precisam moderar e controlar seus impulsos e que o inconsciente e a cultura so dois lados da mesma moeda. Ele via a cultura como a superfcie visvel da represso que acompanhava o desenvolvimento da sociabilidade humana. Foi neste sentido que ele falou que a essncia da sociedade a represso do indivduo e que a essncia do indivduo a represso de si mesmo. Os seres humanos portanto vivem suas vidas como prisioneiros ou produtos de sua histria psquica individual e coletiva.

17

3 A ANSIEDADE, O MEDO E A ANGSTIA

Boss (1975) diz que se, de antemo, o medo no houvesse impelido as primeiras formas de vida a se porem a salvo atravs de reaes de fuga, bem como se, as inibies culposas no houvessem freados a agressividade dos animais para com os de sua prpria espcie, a vida teria se autodestrudo e seria extinta muito antes de ter conseguido coroar sua obra, a criao do ser humano. Desde a antiguidade os homens precisavam estar atentos s ameaas e aos perigos, pois suas vidas dependiam de suas aes. Eles necessitavam explorar o desconhecido, caar e viver em permanente estado de tenso para no ser a caa de outros animais. Nesse estado de tenso acontecem alteraes fisiolgicas: as glndulas supra-renais recebem informaes, liberam a adrenalina que vai para a corrente sangunea, permitindo assim que a musculatura receba maior quantidade de sangue para que a pessoa possa enfrentar o perigo eminente, fuja ou ainda que fique paralisada a fim de escapar de um possvel ataque. Assim, h uma tendncia natural de antecipar-se, de preocupar-se permanentemente como se nossa integridade fsica dependesse desse estado de constante alerta, ou seja, como se nossa sobrevivncia dependesse de estarmos sempre prontos para a ao. A palavra ansiedade1 vem do latim anxietate e tem como significado: aflio, angstia, grande inquietude, desejo veemente, impacincia, sofreguido, avidez. Tambm temos como definio ansiedade2 como a comoo aflitiva do esprito que receia que uma coisa suceda ou no; sofrimento de quem espera o que certo vir e tendo como sinnimos o anseio, desespero, impacincia, entre outros. Alguns autores como Silva, Martinez e Almeida (apud PAIVA, 1996) consideram o conceito da chamada ansiedade natural, que, representada pela angstia existencial, assim para os autores fora isso, no devemos utilizar o termo ansiedade, mas sim reao ansiosa.
1

ANSIEDADE. In: DICIONRIO online de portugus. Disponvel em: <http://www.dicio.com.br/ansiedade/>. Acesso em: 19 set. 2012. ANSIEDADE. In: WEB dicionrio. Disponvel em: <http://webdicionario.com/ansiedade>. Acesso em: 19 set. 2012.

18

A angstia, a ansiedade e o medo so conceitos correlatos e, na vida prtica, frequentemente so usados como sinnimos, pois parecem se confundir e por diversos autores podem ser considerados complementares. Em funo do objetivo de nosso trabalho, consideraremos como sinnimos os termos angstia e ansiedade. No entanto, apresentaremos uma distino importante, entre o medo e a ansiedade, que de acordo com Motta (2002),
O medo um julgamento de que h um perigo real ou potencial em determinada circunstncia: surge com a percepo de risco, ou seja, a possvel ocorrncia de algo danoso. Por ser normalmente percebido como um perigo, involuntrio e, em parte, incontrolvel, o risco naturalmente provoca o medo. Uma pessoa sente medo quando se aproxima do perigo ou se imagina l; portanto, o medo pode aumentar diante de fatores que no esto presentes mas que podero ocorrer no futuro. Assim, o medo pode ser realista, explicvel por premissas lgicas e razoveis e por observao objetiva; ou irrealista, baseado em premissas falsas e imaginaes contrrias observao. Por definio, imaginaes so irrealistas: derivam de crenas falsas sobre a realidade e, normalmente, so fruto de informaes incorretas, incompletas ou inadequadas.

Para o autor, por ser a avaliao mental de estmulos ameaadores, o medo um processo cognitivo e no uma reao emocional, j a ansiedade a reao emocional a situaes de risco, cuja caracterstica percebida como um sentimento desagradvel de tenso, nervosismo e perturbaes fsicas. A ansiedade a resposta natural e instantnea ao medo e, portanto, no pode ser classificada de irrealista ou realista porque emocional. Para corroborar, propondo uma distino e ao mesmo tempo em que demonstra a relao entre o medo e ansiedade, utilizaremos o conceito de Tillich (1973): medo e ansiedade so distintos mas no separados. So imanentes um dentro do outro: o acicate do medo a ansiedade, e a ansiedade se esfora na direo do medo". O autor evidencia que o medo criado e localizado em um objeto especfico que pode ser enfrentado ou evitado. A ansiedade por sua vez no tem objeto, ou melhor, seu objeto a negao de todo objeto.

3.1 O conceito psicanaltico de ansiedade

Freud (1925) sugeriu que o ato de nascer talvez possa ser considerado como a experincia em que se principia e se estabelece a sndrome da

19

ansiedade, tambm conhecida como angstia existencial, pois quando nasce, o beb deixa um ambiente previsvel e tranquilo para entrar num estado de estimulao e excitao esmagadora, provocados por estmulos internos e externos que lhe excedem a capacidade de controle. Tillich (1973) prope o entendimento do conceito de ansiedade a partir da compreenso dos afetos do homem segundo sua conscincia de ser e de no-ser:
a conscincia de sua finitude que o remete para dentro de si mesmo, para a busca de uma integrao e centralidade, assim a ansiedade a conscincia da existncia de conflitos insolvidos, que levam a pessoa para o confronto com esta finitude e a busca desta centralidade.

A psicanlise considera que a ansiedade representa importante papel no processo de adaptao e equilbrio do indivduo, estando relacionada com a experincia de um temor internalizado que pode originar-se de vrias fontes do aparelho mental. Para a psicanlise, a angstia (ansiedade) mobiliza os recursos internos do indivduo para a soluo de seu impasse existencial, seus conflitos. Reconhecer-se finito, no-onipotente, no-perfeito, passvel de morte e desagregao, pe por terra a crena narcsica do indivduo e, somente com a aceitao de sua finitude, com a frustrao que o indivduo encontra sadas sublimatrias para seus conflitos. Para Tillich (1973), a ansiedade se instala a partir de trs instancias ou tpicas como cunhou Freud (1937): o Id, o Ego e o Superego:
A ansiedade instintiva (id) resulta de uma expectativa de invaso do organismo por um excesso de tenses e estmulos oriundos de seus prprios impulsos e relaciona-se com as primeiras experincias infantis de acmulo de tenso e gratificao. A ansiedade do ego resulta da percepo de uma situao perigosa incorporada, que uma vez foi sentida como externa, correspondente s vrias fantasias e distores do pensamento do processo primrio na infncia. A ansiedade do superego resulta da incorporao de ameaas de punio ou perda do amor, baseadas nas regras morais, atualmente experimentadas pelo indivduo como sentimento de culpa. Nesse momento, se o indivduo falha em viver de acordo com seu ego-ideal, surge uma ansiedade do superego, sentida como vergonha...

Assim quando o ego obrigado a admitir sua fraqueza, ele irrompe em ansiedade, chamada ansiedade realstica referente ao mundo externo, o superego irrompe na ansiedade moral e a ansiedade neurtica referente fora das paixes do id. Para Paiva (1996), do ponto de vista patolgico, h dois tipos de ansiedade: crnica e aguda. A ansiedade crnica uma manifestao perseverante

20

de desagrado ou fracasso do ser psicofsico, realidade da vida, e a ansiedade aguda a chamada angstia, sendo esta a ansiedade crnica em crise aguda. Tillich (1973) colabora descrevendo a ansiedade patolgica como um estado de ansiedade existencial sob condies especiais. Aquele que no consegue tomar com coragem sua ansiedade sobre si prprio pode obter xito em evitar o desespero (situao extremada de ansiedade) escapando para a neurose. "Neurose o meio de evitar o no-ser evitando o ser". Para Lacan (apud BESSET, 2002), a angstia (ansiedade) pensar como uma presena que escapa a qualquer saber. A qualquer saber suposto refora o autor, j que no se trata de algo do terreno de uma verdade, nunca absoluta, mas de uma certeza, jamais relativa, a certeza da angstia. Diferente de Freud (1925), que afirma que a base da angstia a ameaa da perda de um objeto amado, e entendendo a angstia a partir de uma falta postulada como estrutural, Lacan (apud BESSET, 2002) afirma que o que esta em jogo que a falta pode faltar, escrevendo o conceito da angstia como o afetosinal do desejo do outro:
Esse Outro, antes de saber o que isso quer dizer, minha relao com seu desejo, quando eu estou na angstia, esse Outro, eu o coloco, primeiro ai. Para me aproximar de seu desejo, eu tomarei, Deus meu, as vias que j tracei. Disse-lhes: o desejo do homem o desejo do Outro.

Assim Pereira (apud BESSET, 2002), se referindo a Lacan, diz que, as manifestaes da angstia afetam o corpo do sujeito que fala, presentificando, assim sua diviso, assinalando a incompletude do Outro do significante, remetendo o sujeito a sua prpria incompletude, que faz dele distinto do eu. Para o autor, a angstia se instala no momento em que o sujeito se percebe implicado no desejo do Outro sem, contudo, conseguir situar-se em relao demanda que o Outro lhe parece dirigir. Rocha (apud BESSET, 2002) faz citao da fbula de Higinio, onde nos apresenta a angstia como sinnimo de Cuidado, ou cura, que trata-se do esforo angustiado, sugerindo assim que o esforo angustiado, cura ou angstia se refeririam a uma mesma disposio que habita o Dasein (existncia) na abordagem heideggeriana:
Cuidado (Angstia), ao atravessar um rio, viu uma massa de argila e, mergulhado nos seus pensamentos, apanhou-a e comeou a modelar uma figura. Quando deliberava sobre o que fizera, Jpiter apareceu. Cuidado (Angstia) pediu que ele desse uma alma figura que modelara e, facilmente, conseguiu o que pediu. Como Cuidado (Angstia) quisesse, de s prprio, dar

21

um nome figura que modelara, Jpiter proibiu e prescreveu que lhe fosse dado o seu. Enquanto Cuidado (Angstia) e Jpiter discutiam, Terra apareceu e quis que fosse dado o seu nome a quem lhe fornecera o corpo. Saturno foi escolhido como rbitro. E este, equitativamente, assim julgou a questo: Tu, Jpiter, porque lhe deste a alma, tu a ters depois da morte. E tu, Terra, porque lhe deste o corpo, tu o recebers aps a morte. Todavia, porque foi Cuidado (Angstia) quem primeiramente a modelou, que ele a tenha enquanto a figura viver. Mas uma vez que existe entre vs uma controvrsia sobre o nome, que, ela seja chamada homem, porque feita do hmus.

O autor, atravs da fbula citada nos remete aos conceitos de Ser e Tempo, onde Tempo o horizonte do Ser, mostrando a atualidade e necessidade da psicanlise e da analtica existencial, pois na realidade atual, onde nos so apresentados atravs de diversos meios de comunicao e organismos sociais verdades absolutas e promessas de certezas que conduzem a fontes permanentes de alienao e dos fanatismos e que tornam as massas contemporneas uma presa fcil, podemos observar a necessidade do homem se conhecer e tornar-se realmente quem ele , no tempo e na forma em que ele consegue ser. A angstia gerada pelo vir a Ser tambm compartilhada por Boss (1975), quando nos apresenta o ser humano como partcipe do mundo atravs do relato:
O ser humano se mostra como sendo aquele ser, do qual o mundo precisa, como o mbito de claridade necessrio para poder-aparecer, para poder-ser. Justamente este deixar-se necessitar, e nada mais, que o ser humano deve quilo que e que h de ser. por isso que todos os sentimentos de culpa baseiam-se neste ficar-a-dever. Ficar-a-dever que se , se os senhores quiserem, a culpabilidade existencial do ser humano. No h, consequentemente, nenhum fenmeno da conscincia humana que no deva e no possa ser entendido no fundo como um chamado e uma advertncia para cumprir a misso humana de guardio e pastor de tudo aquilo que tem que aparecer, que ser, e que quer se desdobrar na luz de uma determinada existncia humana.

O autor colabora nos descrevendo as consequncias observados por ele, advindas destes sentimentos de culpa e angstia pelo desejo do vir a ser, em seus pacientes, que se recolheram em proporo cada vez maior para o esconderijo do interior do corpo, e dai somente falam na linguagem dos rgos, dos assim chamados distrbios funcionais cardacos, gstricos, intestinais entre outras. O autor entende que, nos dias atuais, a angstia tende a se esconder sob a fachada fria e lisa de um tdio vazio e por traz da muralha glida de sentimentos desolados de completa insensatez pela vida.

22

3.2 O conceito da ansiedade de informao

Para Perring (apud HUECK, 2008),


os fatores que mais causam preocupao atualmente so coisas muito menos tangveis, como satisfao no emprego, realizao amorosa, visual perfeito. Como nossos antepassados ainda estavam ocupados em sobreviver, dificilmente tinham as crises e neuroses que temos agora, assim, boa parte das nossas apreenses vem das milhares de possibilidades de escolha que temos hoje em dia.

A autora exemplifica que:


...se no sculo 18, havia apenas 20 empregos diferentes nos quais uma pessoa podia fazer carreira, hoje esse nmero j passa dos 20 mil e continua aumentando. O tempo que cada trabalhador passa num emprego tambm no para de diminuir. O Ministrio do Trabalho dos EUA calcula que um empregado v passar por 10 a 14 cargos diferentes antes dos 40 anos. O nmero de divrcios aumentou 13 vezes em 3 dcadas. Esses dados so impressionantes, se lembramos que antigamente casamento e emprego duravam muito mais, se no a vida inteira.

Wurman (2005) colabora afirmando que, se h um fator gerador de ansiedade que seja tpico dos nossos tempos, esse a informao. A velocidade com que a informao viaja o mundo algo muito recente na histria da evoluo de nossa espcie, e ainda no aprendemos a lidar e filtrar com todo este volume de informaes. O autor relata que:
...uma edio de domingo do jornal The New York Times tem cerca de 12 milhes de palavras e contm mais informao do que aquela que um cidado do sculo 17 recebia ao longo de toda a vida. A capacidade de computao mundial aumentou 8 mil vezes nos ltimos 40 anos. Com esse ritmo, especialistas calculam que produzimos mais informao na ltima dcada do que nos 5 mil anos anteriores. E todo esse acmulo causa ansiedade.

Para Costa (apud WURMAN, 2005), o mundo produz em um s ano, 5 exabytes de informao nova o que equivale a 100 livros para cada um dos 6,3 bilhes de habitantes da terra, prevendo ainda um fluxo de 62 bilhes de e-mails/dia para o ano de 2006. J existe de acordo com Hueck (2008), at alguns termos que foram cunhados para definir a ansiedade trazida pelos novos meios de comunicao: a) technologyrelated anxiety ansiedade que surge quando o computador trava, que afeta 50% dos trabalhadores americanos; b) ringxiety impresso de que o seu celular est tocando o tempo todo e a ansiedade de estar desconectado da internet e no saber o

23

que acontece no mundo, que j contaminou 68% dos americanos. Na internet, no h diferena entre um adolescente de 16 anos, uma organizao multinacional ou uma instituio centenria, o acesso a informao j foi muitssimo controlado, hoje esta disponvel a todos. Para Wurman (2005), se o produto da era digital a informao, a internet seu meio de transporte, o que pode significar mais desinformao, porque a informao errada pode ser transmitida to facilmente quanto a certa, aumentando os nveis de incertezas e ansiedade. De acordo com Shedroff (apud WURMAN, 2005) existe 4 formas de ansiedade de informao: a) a frustrao pela incapacidade de ficar por dentro da quantidade de dados que se apresenta em nossa vida. O que torna a situao ainda pior que os dados no permanecem passivos, mas se infiltram constantemente em todos os ambientes e invadem nossa ateno; b) uma segunda forma de ansiedade, mais sutil, da qual temos menos conscincia a frustrao diante da qualidade do que nos oferecido, sobretudo do que se apresenta como noticia; c) uma terceira forma de ansiedade de informao, surge do sentimento de culpa por no estarmos mais informados e no sermos capazes de acompanhar o volume de dados. Corremos o risco de nos sentir incapazes numa sociedade que diz que saber mais importante do que compreender; d) quarta forma vem a ansiedade gerada pela perigosa arrogncia de saber antes dos outros. Ex. um amigo ou at um estranho, reage num misto de surpresa e indignao ao descobrir que voc ainda no sabe alguma coisa que ele considera importante. Os gestores das organizaes contemporneas convivem cotidianamente com as quatro formas de ansiedade apresentada pelo autor, pois as informaes so as matrias primas para a gerao de novos conhecimentos, produtos e ou servios e precisam ser acessadas, compreendidas e compartilhadas. Observamos que a ansiedade aqui gerada se manifesta como um sinal constante de perigo ou ameaa do ambiente externo ou interno, e que de forma muito invasiva foge aos nossos controles, mobilizando assim, recursos

24

intrapsquicos de defesa visando restabelecer o equilbrio do indivduo. Os recursos intrapsquicos utilizados so denominados "mecanismos de defesa" e referem-se diferentes tipos de reaes em que a defesa pode ser especificada, sendo encontrados tanto nos estados normais quanto nos patolgicos e cuja funo bloquear a manifestao direta de necessidades instintivas. Como o conflito psquico inevitvel no ser humano, os mecanismos de defesa se estabelecem e se desenvolvem em cada indivduo, fazendo parte de seu amadurecimento psicolgico, para tratar e resolver tanto os conflitos intrapsquicos quanto aqueles que surgem entre o organismo e o meio ambiente.

25

4 OS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO

Os mecanismos de defesa foram primeiramente estudados por Freud (1886), quando ele investigava mtodos de disfarce usados pelo ego. O autor identificou a existncia de diversos mecanismos de defesa, mas destinou especial ateno no estudo do mecanismo da represso. Para Freud (1914), o aspecto inconsciente do ego contm os mecanismos de defesa, necessrios para se contrapor s pulses e impulsos do id (como sexualidade, agressividade, etc.). Posteriormente, Freud (1992) aprofundou a questo dos mecanismos de defesa, realizando um estudo, onde sustentava que todas as pessoas, normais ou neurticas, utilizam um conjunto caracterstico de mecanismos de defesa. No mundo intrapsquico, de um lado, os impulsos do id buscam constantemente gratificao, e de outro, o ego precisa harmonizar esses impulsos com as exigncias da realidade externa e com as proibies e as expectativas do superego. Esse conflito produz ansiedade, que sinaliza para o ego que algum impulso inaceitvel e amedrontador est querendo se expressar, e avisa da necessidade de um mecanismo de defesa que mantenha inconsciente esse impulso (FREUD, 1926). Podemos observar que os mecanismos de defesa representam uma dimenso importante da estrutura da personalidade e do funcionamento psicodinmico e, esto envolvidos no controle da ansiedade e outros estados afetivos, e na determinao de padres de comportamento, sendo uma das formas de medir como o indivduo responde aos estressores do ambiente externo e que comportamentos internos adota. De acordo com Freud (1992), o ego no se defende somente contra impulsos instintivos e seus derivados, mas tambm contra os afetos associados a estes impulsos, sendo que ao lidar com estes afetos raramente os mecanismos so usados de forma isolada. A autora entende que o conjunto destes mecanismos utilizados que determina a riqueza e maturidade do individuo, e o que varia no estabelecimento de uma patologia a predominncia de determinado tipo de mecanismo e o seu nvel quantitativo que empregado em suas percepes e

26

reaes. Diversos contemporneos contribuem com o tema, Olimpio (2011), apresenta-nos conceitos muito ricos, ao conceituar e associar os mecanismos de defesa com a mitologia, a ttulo de enriquecimento de contedo apresentaremos algumas associaes escritas pela autora. Projeo: operao em que o sujeito, inconscientemente, expulsa de si pensamentos e afetos e os projeta no outro, recusando essas caractersticas que de fato esto em si mesmo. Esse mecanismo comum entre os neurticos, mas no seu carter extremo, transforma-se em patologia, com sentimentos e ideias persecutrias, prprias da paranoia. O paranoico , comumente, um sujeito desconfiado, ciumento e pouco socivel, e no aceita as opinies ou conselhos alheios. Mito - Aristeu apicultor: Aristeu persegue Eurdice, esposa de Orfeu e esta na fuga, pisa numa serpente e falece. Aristeu no se questiona sobre o que aconteceu, no d importncia morte de Eurdice, atribuindo a ela falta de cuidados ao correr atrs dele, e permanece a cultivar as suas abelhas. Estas comeam a morrer e ele acusa sua me de lhe infringir tal infortnio. A me o aconselha a procurar Proteu, um profeta, para explicar-lhe o ocorrido. O profeta diz-lhe do mal que fizera a Eurdice, que fora ele quem corria atrs dela e no o contrrio, e ainda o fato de no assumir a culpa por esse ato. Mostra-lhe, ainda, quando Aristeu perde as abelhas e responsabiliza sua prpria me. Aristeu (neurtico) concorda com Proteu. Este dlhe ento, instrues para cultivar novamente as abelhas para que a apicultura floresa. Formao reativa: este mecanismo se apresenta quando o sujeito utiliza de um comportamento, ao ou pensamento oposto a um desejo recalcado. Por exemplo, a homofobia pode ser um comportamento que o sujeito adota para rechaar de si um desejo homossexual inconsciente. Mito Fedra: Fedra era uma das mulheres de Teseu, que em suas aventuras tivera um filho com outra mulher, a amazona Hiplita, e deu o nome ao filho de Hiplito. Fedra criou Hiplito que cresceu robusto e com todas as qualidades e belezas do pai e se parecia com Teseu, sendo to jovem quanto ele. Fedra se apaixona por Hiplito e lana-se sobre ele. Este, por precauo afasta-se da

27

madrasta. Fedra no aceitando seu prprio comportamento insidioso acusa o enteado dizendo ao marido que este a violentara enquanto Teseu estivera fora. Teseu retornando ao lar pede a Poseidon para castigar o filho. Poseidon faz com que os cavalos de Hiplito caiam ao mar e ele morre. Fedra suicidou-se de remorso e arrependimento e Teseu, mais tarde descobrindo toda a trama homenageia Hiplito em festas comemorativas junto ao mar. Formao de sintomas: mecanismo neurtico em que o sujeito transfere para o corpo suas pulses inconscientes. Neste sentido, o corpo adoece e cria sintomas, cujas causas, muitas vezes so desconhecidas pela medicina. Ex.: Gastrite, lceras, etc. Mito Prometeu: O deus grego Prometeu enfureceu Zeus por levar o fogo humanidade. O fogo representa a sabedoria, e com ele o homem aprendeu a forjar os metais. Como castigo, Zeus mandou que o amarrassem ao Monte Cucaso onde todos os dias uma guia monstruosa o atacava e devorava parte do seu fgado que voltava a crescer e novamente era devorado no dia seguinte, todos os dias, por um perodo de cerca de 12 geraes. Assim acontece com o neurtico: suas enfermidades regeneram, mas novamente adoecem e reaparecem, se no no mesmo lugar, em outros lugares do corpo. O propsito da psicoterapia no a cura, mas a diminuio da repetio, ou do reaparecimento intenso dessas enfermidades. Regresso: neste mecanismo o sujeito inconscientemente retorna a um ponto j atingido no percurso do desenvolvimento psquico ou a um ponto anterior a este. muito comum nos casais enamorados que utilizam um com o outro uma linguagem infantilizada, ou em filhos, que tendo ganhado um irmozinho regridem a comportamentos regredidos, como voltar a fazer xixi na cala, engatinhar, etc, tais quais o beb. Mito Cupido: Cupido retratado como um semi-deus criana. Com suas brincadeiras: flechar coraes provocando-lhes um amor doloroso, smbolo da criana arteira, inconsequente. Cupido cresceu, mas no amadureceu. Continuou com comportamento de criana e era companheiro inseparvel de sua me, fazendo-lhe todas as vontades e sendo recompensado por ela. Cupido permanece criana, at que sua me Vnus junto com Vulcano (Deus da forja dos metais) lhe dessem outro irmo, mas somente o amor maduro por Psique e as provaes por

28

que passou junto a sua me o amadurece definitivamente. Isolamento: comportamentos pensamentos que (geralmente o sujeito para isola quebrar de um pensamento conexes mas atravs com que de serviriam suas outros como

pensamentos

infortnios),

consequncia, geram um isolamento na vida do sujeito. Ex.: rituais do compulsivoobsessivos, como lavar a mo dez vezes para no lhe acontecer uma desgraa, ou contar determinado objeto para no enlouquecer, ou adotar comportamentos como enamorar-se de com uma mulher que ele idolatra mas no sente atrao sexual, enquanto faz sexo com outra mulher que considera uma prostituta. Na preocupao de atender o comando da execuo desses rituais, o sujeito se afasta das pessoas, isola-se, vivendo quase que a merc dos pensamentos/comportamentos. Mito Cupido e Psiqu: Cupido era filho de Vnus, a deusa da beleza. Vivia a partir os coraes com a ponta certeira da sua flecha. Assim, no pensava em nada, ou se pensava, substitua o seu pensamento por aes. Aes nem sempre bem vindas, porque sua flecha incomodava a todos. Cupido no crescia. Era um menino que fugia de viver. Sua me Vnus o chama, e pede-lhe para ferir Psiqu, uma das filhas de um rei, que mesmo sendo humana, era to bela que quem a conhecia esquecia-se da beleza de Vnus para admirar a bela mortal. Cumpria a Cupido flech-la de forma que ela se apaixonasse por um ser baixo, indigno do amor dela, com o objetivo de que ela sofresse. Cupido preparou-se para obedecer as ordens maternas e entrou no quarto de Psiqu, enquanto esta dormia. Enganado, pingou sobre ela as gotas do desdenhar dos homens, mas quando iria desferir a flecha envenenada com a paixo, Psiqu acordou e olhou na direo de Cupido, que mesmo estando invisvel assustou-se, ferindo-se com sua prpria flecha e, para completar o desastre, derramou sobre os cabelos da jovem, sem querer, gotas balsmicas da alegria. Psique permaneceu bela, alegre, mas desdenhava os homens. Suas irms se casaram, menos a belssima Psiqu, que alegre, no se preocupava com seu destino. Cupido, por sua vez, doente de amor pela humana Psiqu, reprovado por sua me e permanece isolado e enfermo por longo tempo, vtima de sua prpria flecha. Enquanto isso, na Terra, um orculo prediz o casamento de Psiqu

29

com um Deus, um ser invisvel deixando seus pais desolados. Psique, porm, resoluta, vai em direo ao seu destino. Sobe montanha dos Deuses e aguarda seu desfecho. Um anjo a conduziu suavemente a um castelo e l ela foi recebida por seres invisveis que a serviam com toda fartura e riqueza. noite, Cupido, no papel de marido, dormia com ela, mas mantinha o quarto escuro, e era condio que ela no o visse. Ele era carinhoso e atencioso, e Psiqu era feliz. De dia desaparecia do castelo e de sua vida e Psiqu nada sabia. Porm, um dia, Psique em visita s suas irms, estas a convencem a levar uma vela e acender quando seu marido dormia, para v-lo. Psiqu assim o fez, se encanta com a beleza e juventude de Cupido, mas este acorda e desaparece. Psique se v novamente na casa dos pais, e chora seu amor perdido. Cupido novamente adoece, e Psiqu peregrina pela terra, a procur-lo. Vnus, a me, no mais resistindo dor do filho, permite que Psique, submetida a uma condio quase que impossvel, novamente se una a Cupido, tornando-se deusa. Psiqu com ajuda dos deuses cumpre as condies impostas por Vnus, menos uma: de posse da caixa da beleza, no abri-la e nem olhar seu contedo. Psique abre a caixa, borrifa-lhe um pouquinho do pozinho de beleza para si mesma ficar mais bela aos olhos do marido, mas ao fazer isso, percebe que o que havia na caixa era o sono, que repara a juventude e o vigor. Psiqu cai em sono profundo, e preciso que Cupido saia do seu isolamento e salve a amada, conduzindo-a at a me e suplicando-a que interceda por ela. Psiqu feito deusa, e simboliza a alma, que imortal. Psiqu a alma humana, purificada pelos sofrimentos e infortnios e preparada assim para gozar a pura e verdadeira felicidade. Com Cupido teve uma filha que se chama Prazer. Este mito coloca Cupido como neurtico obsessivo, que utiliza sua flecha para cumprir rituais, no amadurece, no se assume diante do seu amor, coloca a me como intermediria na sua relao com a amada... isola-se. Inverso contra o eu: o sujeito apresenta pensamento ou o afeto que deveriam ser dirigidos para o exterior e que so invertidos contra o prprio sujeito. Assim, qualquer coisa que acontea o sujeito sente-se culpado, dirigindo contra si mesmo a responsabilidade e a culpa. Este um comportamento tpico de sujeitos masoquistas e depressivos.

30

Mito de Cltia (gira-sol): Cltia, ninfa aqutica, se apaixona por Apolo e este no lhe corresponde. Ela senta-se no cho frio e fica a olhar para o sol, desde que ele se erguia no nascente at se esconder no poente, dia aps dia. Amaldioava a si e ao seu infortnio, culpabilizando-se pelo sentimento no correspondido. Assim permaneceu e no seu curso dirio v apenas suas prprias dores, seu infortnio. Conta-se que seus ps se enraizaram, e ela se transformou numa flor, que se move constantemente em seu caule, de maneira a estar sempre voltada para o sol em seu curso dirio, conservando assim a lembrana do sentimento que a ninfa dedicava a Apolo. Negao: o sujeito defende-se dos seus desejos, negando a si mesmo que estes desejos so seus. Mito Vertuno e Pomona: Pomona era uma ninfa dos bosques e nenhuma delas excedia-lhe em amor ao cultivo dos jardins e dos pomares, trazia como arma um podo na mo direita e com ele se defendia. Dedicava-se s rvores frutferas e de seus pomares cresciam deliciosas macieiras. Os faunos dariam tudo que dispunham para possu-la e era por eles admirada, mas Pomona no lhes correspondia. Vertuno, porm, discretamente e disfarado, aproximou-se de Pomona, como quem nada queria, e sem demonstrar intenes, alimentava a paixo com sua presena. Pomona o recusaria como pretendente, pois era isso que sempre fizera com os demais. Certo dia, Vertuno, se disfarou de velha, com cabelos grisalhos cobertos com uma touca e tendo um basto na mo, entrou no pomar e elogiou os frutos. Beijou Pomona, na testa e ela o recebeu. Sentou-se ao seu lado e questionou-a por que no se interessava por Vertuno, que a amava e que admirava as mesmas coisas que ela, plantas, flores, rvores e animais. Falou-lhe que os deuses castigam a crueldade e que ela escorraava os homens, mas bem sabia que assim como a parreira de uvas necessita do Olmo, rvore que lhe sirva de apoio em que possa enlaar-se e produzir seus frutos e o Olmo s tem funo servindo de apoio parreira, assim Pomona unindo-se a Vertuno, deus da fauna, um enriqueceria o outro. E contou a histria de fis, um jovem humilde que amava Anaxrete, nobre dama que o repelia, por este ser pobre, apesar de desej-la. E a medida que o jovem declarava o seu amor, mais Anaxrete demonstrava a dureza

31

do ao, surda

aos vagalhes... Zombava dele at que fis, no suportando os

tormentos do amor desesperanado, suicidou-se. To logo passou o funeral de fis na porta da casa de Anaxrete, o amor negado que Anaxrete sentia por ele foi enrijecendo e junto com ele seu corao e todos os seus membros. Anaxrete se tomou numa mulher de pedra, uma esttua. Ouvindo essa estria, Pomona abraou Vertuno, e esse j sem os disfarces de velha pode declarar seu amor e ento foi por ela correspondido. Identificao: um processo psicolgico atravs do qual o ego se constitui, em grande parte, na medida em que se torna igual a uma propriedade, atributo ou funo de um outro. O sujeito se individualiza abarcando uma srie de identificaes com outros sujeitos. Mito Teseu: Egeu reinava Atenas e no tinha filhos. Na busca por um filho sucessor Egeu consulta um orculo que o orienta atravs de metforas a no ter relaes sexuais com outras mulheres, que no as mulheres de Atenas. Mas Egeu no compreende a orientao do Orculo e no seu retorno de Creta para Atenas tem relaes com Etra, filha de Piseu, um velho sbio. Etra, porm, na mesma noite que se deitara com Egeu, tambm tivera relaes com Poseidon, o que poderia advir da tambm um filho. Depois de alguns meses, Egeu abandona Etra grvida para retornar a Atenas, mas solicita-lhe que ela o envie o filho quando este estivesse em tamanho tal que pudesse calar as sandlias e embainhar a sua espada que ficaria escondida sob uma pesada pedra. Teseu nasceu e foi criado pele av Piseu, o sbio. Quando Teseu cresceu foi enviado ao pai, conforme determinado. Chegada a ocasio, o av o aconselhou a seguir o caminho do mar, mas o neto sentindo em si o esprito e a alma de um heri, admirava e queria muito ser como Hrcules, cuja fama corria por toda a Grcia. Resolveu ento, fazer a viagem mais perigosa, por terra e viveu grandes aventuras. Assim, tal qual Hrcules, Teseu imaginou que seria to forte, corajoso e sbio. Introjeo: um mecanismo de defesa em que o sujeito, inconscientemente faz passar de um modo fantstico, atributos que ele adquiria por portar um objeto especial ou introjetar qualidades inerentes a esses objetos ou pessoas. O sujeito acredita que se usar determinada roupa, marca, cigarro, etc se sentir mais adequado, mais forte, mais sensual, etc. Tambm apropriam atributos de outras pessoas, imitando-as, inconscientemente. Os super-heris representam

32

essa categoria de sujeitos que utilizam de objetos como anis mgicos, capas que lhes permitem voar, pedras, estatuetas, etc em que introjetam os atributos de fora para dentro de si. Mito Faetonte: O mortal Faetonte foi criado pela ninfa Climene e no sabia quem era seu pai at o incio da adolescncia, quando a me revelou que seu pai era Hlio, o deus sol. Faetone j observava o palcio do sol, a leste, fulgurante onde tudo resplendor. Para provar a seus amigos que era filho do sol, Faetonte resolveu procurar seu pai que o recebeu carinhosamente, prometendo-lhe conceder qualquer coisa que o filho pedisse. Sem dvida, Faetonte j observara muitas vezes o Sol a percorrer os caminhos do Cu, dizendo para si mesmo com um sentimento misto de respeito e admirao: meu pai que por ali passa!" Em seguida, punha-se a imaginar como seria estar tambm naquele carro, dirigindo os corcis ao longo daquela vertiginosa trajetria com a finalidade de levar a luz ao mundo. Num instante, exclamou: "Deixa-me tomar o teu lugar, pai! No h coisa que eu mais queira. S por um dia, por um nico dia, deixa-me conduzir o teu carro. O Sol ento deu-se conta da loucura da sua promessa. "Meu caro menino", disse ele, "a mortal algum dado dirigir o meu carro. Na verdade, nem mesmo Zeus pode dirigi-lo. Reflete sobre a trajetria que preciso seguir. Subindo a partir do mar, o caminho to ngreme que os cavalos mal conseguem avanar, por mais descansados que estejam pela manh. Ao chegar a metade do percurso, a altura to vertiginosa que nem eu mesmo gosto de olhar para baixo. Mas ainda muito pior a descida, e esta se precipita de tal forma que os Deuses do Mar, espera de minha chegada, ficam admirados ao ver que no me lano de cabea para baixo. Guiar os cavalos tambm uma luta infindvel. Sua natureza de fogo vai tornando-os mais impetuosos medida que sobem, e s com muita dificuldade consigo mant-los sob meu controle. O que no fariam eles contigo? Deves imaginar que l em cima, no cu, existem todas as espcies de maravilhas, cidades divinas cheias de coisas belas, mas nada disso existe. Ters de passar por feras e terrveis animais de rapina, que sero tudo o que ters para ver. O Touro, o Leo, o Escorpio, o grande Cncer, todos eles tentaro fazer-te algum mal, e no duvides por um s instante que assim ser. Olha ao teu redor e v quantas coisas belas existem no mundo. Escolhe uma que seja o mais profundo desejo de teu corao, e ela ser tua. Se desejas uma prova de que sou teu pai, que

33

prova melhor posso dar-te do que meus receios pela tua vida? Para o jovem, porm, toda a sabedoria contida nessa conversa no surtiu o menor efeito. Uma perspectiva gloriosa abria-se diante dele, que j se via orgulhosamente em p naquele carro maravilhoso, guiando os corcis que nem o prprio Zeus era capaz de controlar. No ligou a mnima para os perigos que seu pai lhe descrevera. No se deixou perturbar um s instante pelo medo, nem pela dvida sobre sua prpria capacidade. Por fim, o Sol desistiu de tentar convenc-lo. Viu que toda tentativa seria intil e, alm disso, j no havia mais tempo para nada: o momento da partida aproximava-se. As portas do Leste j se tingiam de seu brilho purpreo, e a Aurora j vinha abrindo o seu caminho cheio de luz rsea. As estrelas abandonavam o Cu, e at mesmo a retardatria estrela da manh j se apagava. Era preciso apressar-se, mas tudo estava pronto. As estaes do ano, as guardis do Olimpo, aguardavam o momento de abrir as portas de par em par. Os cavalos tinham sidos preparados e estavam emparelhados ao carro. Com grande jbilo e orgulho, Faetonte subiu para o mesmo e partiu. Tinha feito sua escolha, e s lhe restava agora arcar com as consequncias. No que desejasse mudar alguma coisa naquela primeira corrida magnfica pelos ares, mas o prprio Vento Leste foi ultrapassado e deixado muito para trs. As velozes patas dos cavalos passavam pelas nuvens baixas, mais prximas do oceano, como se estivessem atravessando uma fina nvoa martima, e depois se elevavam rumo aos ares translcidos das grandes alturas do Cu. Durante alguns momentos de puro xtase, Faetonte sentiu-se o prprio Senhor do Firmamento. De repente, porm, algo se modificou. O carro comeou a oscilar fortemente de um lado para o outro; a velocidade se tornou muito maior, e Faetonte percebeu que no tinha mais o controle de nada. A corrida no era mais dirigida por ele, mas pelos cavalos. Eram senhores da situao, e nada havia como control-los. Saram do caminho habitual e se lanaram para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Por pouco no lanaram o carro contra o Escorpio; depois, em uma vertiginosa escalada, quase se arrebentam contra o Cncer. A esta altura, o pobre condutor estava quase desmaiado de terror, e ento deixou cair as rdeas. Foi o sinal para que a corrida se tornasse mais louca e avassaladora. Os cavalos voaram para o ponto mais alto do Cu, e em seguida, mergulhando de cabea para baixo, incendiando o mundo. As mais altas montanhas foram as primeiras a queimar Ida e Helicon, onde vivem as Musas, o Parnaso e o Olimpo, que se eleva para alm dos Cus. Atravs de suas

34

encostas, as chamas desceram para os vales mais baixos e planos e para as terras cobertas de florestas escuras, at que tudo passou a ser consumido pelas chamas. As fontes evaporaram-se, e os rios foram transformados em regatos. Diz-se que foi a que o Nilo fugiu e escondeu sua nascente, que ainda hoje continua escondida. Faetonte, que mal conseguia manter-se no carro, foi envolto por um calor infernal e uma fumaa espessa que parecia sada de uma fornalha. A nica coisa que agora queria era acabar o mais rpido possvel com todo aquele tormento e terror. Teria saudado alegremente a prpria morte. A situao tambm se tornou insuportvel para a Me terra. Esta, lanou um grito avassalador que foi ecoar junto aos deuses. Estes, ao olharem l do Olimpo para baixo, viram que a salvao do mundo dependia de uma ao muito rpida de sua parte. Zeus pegou o raio e lanou-o contra o condutor imprudente e arrependido. Faetonte caiu morto, o carro foi destroado e os cavalos enlouquecidos foram lanados nas profundezas do mar. Atravs dos ares, Faetonte caiu como uma bola de fogo sobre a Terra. O misterioso rio Eridano, nunca visto por qualquer mortal, recebeu-o, extinguiu o fogo e esfrioulhe o corpo. Hlio, seu pai ao ver o infortnio chorou pelo seu filho. Este mito trata da imprudncia prpria dos adolescentes, da sua necessidade de aparecer e fazer grandes feitos e ainda da caracterstica to comuns aos jovens em no aceitar os conselhos paternos. Este mito trata tambm, da caracterstica de introjeo atravs de atributos ou objetos. Faetonte achando que tendo um carro sob sua direo dirigiria to bem quanto o seu pai. Represso ou recalque: repelir ou manter inconscientes pensamentos, imagens ou recordaes ligadas a um afeto insuportvel. Mito dipo Rei: dipo abandonado por um sdito do seu pai, o rei de Tebas aos ps de uma rvore, no caminho para Corinto. Um casal que por ali passa acolhe o menino e o cria como se fosse filho legtimo. dipo cresce amando muito aos seus pais, ento adotivos. Mas por obra do destino, procura por um orculo para predizerlhe o futuro. O orculo lhe diz: t s o filho que matars seu pai e desposars sua me. Ora, dipo amava seus pais e ento fugiu para Tebas, com a inteno de fugir ao destino. Em fuga, sem saber, atropela seu pai legtimo, Laio, que disfaradamente viajava para Corinto. dipo ao chegar a Tebas soube de uma desgraa que acometera a cidade, com o assassinato do Rei Laio. Uma esfinge assolava a cidade e prometia

35

que quem decifrasse o seu enigma casaria com a Rainha Jocasta e assumiria o trono. dipo procura pela esfinge e desvenda a charada proposta, casando-se assim com a Rainha, sua me. Com ela teve duas filhas. Mais tarde, Tirsias, um sbio cego que o orientava revelou-lhe que fora ele prprio quem assassinara seu pai durante a viagem e acabara por casar com a viva rainha, sua me. dipo reconhece seu erro, lembra-se do destino predito pelo orculo e em desespero cega-se. Para Olimpio (2011), Freud utilizou este mito para tratar dos complexos neurticos. em que os filhos mesmo amando seus pais, fantasiam o assassinato do genitor do mesmo sexo para ocuparem o seu lugar junto ao genitor do sexo oposto. Segundo Freud (1923), esse mito universal, e, segundo o arranjo que o sujeito inconscientemente organiza neste complexo, possibilita determinar as estruturas psicolgicas. Assim, o mecanismo de defesa recalque ou rejeio a expresso de um afeto insuportvel (assassinato do pai e desposar a me) e o sujeito se organiza rejeitando repetidamente esse destino, gerando ai os seus sintomas e as suas neuroses. Observamos a riqueza e importncia de se conhecer a mitologia e a habilidade da autora que consegue apresentar de forma bastante ldica a temtica abordada. Blaya (2005), traduziu, adaptou e validou para o portugus brasileiro uma verso do Defensive Style Questionnaire (DSQ-40), e em funo do objetivo deste trabalho, focaremos nossos esforos na classificao e descrio dos grupos e dos mecanismos de defesa estabelecidos e validados no presente instrumento. Vaillant (apud KIPPER, 2003) e Blaya (2005), dedicaram-se ao estudo dos mecanismos de defesa estando agrupados de forma hierrquica, de acordo com o grau de maturidade associado com cada defesa classificando-as em: defesas maduras ou adaptativas, defesas neurticas e imaturas ou mal-adaptativas. Para os autores, defesas maduras so as defesas consideradas adaptativas, pois considera-se que so as que conseguem maximizar a gratificao do impulso e permitem o conhecimento consciente dos sentimentos, ideias e suas consequncias, envolvendo um balano adequado entre manter a ideia e o afeto na mente, enquanto simultaneamente ameniza-se o conflito. So as defesas que tm um carter transformador, uma vez que fazem o melhor com uma m situao. Nas defesas neurticas o indivduo mantm as ideias, sentimentos,

36

recordaes, desejos ou temores, considerados potencialmente ameaadores, fora da conscincia. So defesas que alteram os afetos ou sentimentos internos ou a manifestao dos instintos, fazendo com que o indivduo parea estar sempre s voltas com suas preocupaes pessoais e seus problemas insolveis. As defesas imaturas so as defesas que envolvem uma maior distoro na imagem de si mesmo, do seu corpo ou de outros, podendo ser empregadas para regular a auto-estima ou ainda, para manter os estressores, impulsos, ideias, afetos ou responsabilidades desagradveis ou inaceitveis fora da conscincia, podendo fazer uma atribuio incorreta destes a causas externas. Tm uma tendncia a serem usadas por pessoas que se sentem ameaadas pela intimidade interpessoal ou pela perda dessas relaes interpessoais ntimas, podendo se comportar de forma socialmente indesejvel. Os principais mecanismos de defesa compilados e avaliados atravs do DSQ-40 esto assim divididas : a) quatro defesas correspondem ao fator maduro (sublimao, humor, antecipao e supresso); b) quatro ao fator neurtico (anulao, pseudo-altrusmo, idealizao e formao reativa); c) doze defesas correspondem ao fator imaturo (projeo, agresso passiva, atuao (acting out), isolamento, desvalorizao, fantasia autstica, negao, deslocamento, dissociao, ciso, racionalizao e somatizao). Kaplan e Sadock (apud BLAYA, 2005), colabora conceituando e apresentando resumidamente as definies dos mecanismos agrupados. Defesas maduras: a) sublimao: obter gratificao de impulsos e reteno de metas, mas alterando uma meta ou objeto socialmente reprovvel para um socialmente aceito. Permite que os instintos sejam canalizados ao invs de bloqueados ou reprimidos. Os sentimentos so reconhecidos, modificados e voltados em direo a um objeto ou meta significativos e uma pequena satisfao instintiva ocorre; b) humor: usar humor para expressar abertamente sentimentos e pensamentos sem desconforto ou imobilizao pessoal e sem produzir um efeito desagradvel nos outros. Permite que a pessoa

37

tolere e ainda assim focalize o que terrvel demais para ser suportado; c) antecipao: antecipar realisticamente algum desconforto futuro. voltado a uma meta e implica um planejamento cuidadoso ou preocupao e antecipao afetiva prematura, porm realista, de resultados calamitosos e potencialmente assustadores; d) supresso: consciente ou semiconscientemente adiar prestar ateno a um impulso ou conflito. Questes podem ser deliberadamente interrompidas, mas elas no so evitadas. O desconforto reconhecido mas minimizado. Defesas neurticas: a) anulao: lidar com o conflito emocional ou estressores internos ou externos mediante palavras ou comportamentos destinados a negar ou corrigir simbolicamente pensamentos, sentimentos ou aes inaceitveis; b) pseudo-altrusmo: o indivduo ajuda o outro com o propsito de sentir-se (a si prprio) gratificado; c) idealizao: lidar com o conflito emocional ou estressores internos ou externos atribuindo a outros qualidades positivas exageradas; d) formao reativa: transformar um impulso ou sentimento inaceitveis em seu oposto. Defesas imaturas: a) projeo: atribuir os prprios sentimentos e desejos a uma outra pessoa devido a esses sentimentos internos serem intolerveis ou dolorosos; b) agresso-passiva: expressar agressividade em relao a outros indiretamente atravs de passividade, masoquismo, e voltar-se contra si mesmo; c) atuao (acting out): expressar um desejo ou impulso inconsciente atravs da ao, evitando tomar conscincia de um afeto concomitante. A fantasia inconsciente vivida impulsivamente no comportamento, gratificando o impulso, ao invs da proibio contra ele. Envolve ceder cronicamente a um impulso para evitar a tenso que resultaria do adiamento da sua satisfao;

38

d) isolamento: dissociar ou separar uma idia do afeto que a acompanha, e reprimido; e) desvalorizao: lidar com o conflito emocional ou estressores internos ou externos atribuindo qualidades exageradamente negativas a si mesmo ou a outros; f) fantasia: lidar com o conflito emocional ou estressores internos ou externos mediante devaneios excessivos, como um substituto para relacionamentos humanos, aes mais efetivas ou resoluo de problemas; g) negao: evitar a percepo de algum aspecto doloroso da realidade negando dados sensoriais. A negao abole a realidade externa; h) deslocamento: mudar uma emoo ou catexia de impulso de uma idia ou objeto para outro que se assemelha ao original em algum aspecto ou qualidade. Permite a representao simblica da idia ou objeto original por outro que evoca menos angstia; i) dissociao: modificar temporria, mas drasticamente, o carter de uma pessoa ou o prprio sentimento de identidade pessoal para evitar angstia. Estados de fuga e reaes de converso histrica so exemplos de dissociao; j) ciso: lidar com o conflito emocional ou estressores internos ou externos compartimentalizando estados afetivos opostos, no conseguindo integrar as qualidades positivas e negativas, prprias ou dos outros, em imagens coerentes; k) racionalizao: oferecer explicaes racionais em uma tentativa de justificar atitudes, crenas ou comportamentos que podem, de outro modo, ser inaceitveis; l) somatizao: converter derivados psquicos em sintomas corporais e tender a reagir com manifestaes somticas ao invs de psquicas. Aps a apresentao e conceituao dos mecanismos de defesa, podemos observar que os mesmos so classificados de acordo com o grau de maturidade relacionado a funcionamentos defensivos, se o ego um ego capaz e maduro, lanara mo de mecanismos mais adaptativos para controlar os impulsos

39

do id, ajustando-se ao mundo externo e a realidade. Quando o ego ainda um ego imaturo, frgil ou mesmo incapaz, os mecanismos de defesa observados so menos adaptativos, podendo utilizar recursos para defesa e para controlar a ansiedade e outros estados afetivos. Bond et al. (apud BLAYA, 2005) desenvolveram um mtodo para verificao destes mecanismos para avaliar os derivativos conscientes de defesa, com a inteno de evidenciar manifestaes de um estilo caracterstico do sujeito de lidar com o conflito, consciente ou inconsciente, baseado na suposio de que as pessoas podem comentar acuradamente sobre seu comportamento distncia. O desenvolvimento do Defensive Style Questionnaire (DSQ) est baseado na premissa de que as pessoas so suficientemente cientes (ou conscientes) da maneira como respondem a situaes de conflito e estresse, provendo informao que pode ser classificada como evidncia de tipos de funcionamentos defensivos.

40

5 PESQUISA DE CAMPO

O instrumento aplicado na pesquisa de campo foi o Defensive Style Questionnaire (DSQ-40) que fora traduzido, adaptado e validado para o portugus brasileiro por Blaya (2005), trata-se, ento, de um questionrio objetivo autoaplicvel que consiste de 40 questes. O DSQ-40 (ANEXO A) avalia 20 defesas individuais, que so divididas em trs grupos de fatores: maduro, neurtico e imaturo. Os escores das defesas individuais so calculados pela mdia dos dois itens para determinado mecanismo de defesa, e os escores dos fatores, pela mdia dos escores das defesas que pertencem quele grupo. Cada item pontuado numa escala de 1 a 9, 1 indicando discordo completamente e 9 indicando concordo plenamente. Blaya (2005) relata que
...o DSQ j foi traduzido e validado em outros pases, como Frana (Bonsack, 1998), Finlndia (Sammallahti et al.,1994) e Japo (Nishimura, 1998), alm de j ter sido utilizado tambm na China (Chan, 1997; Yuan et al., 2002) e em uma verso alem (Spinhoven e Kooiman,1997), demonstrando resultados similares verso original.

5.1 Caracterizao da empresa e do universo da pesquisa

Para corroborar e complementar o entendimento sobre as questes objetivadas no presente trabalho, foi realizada a pesquisa de campo, em uma empresa privada na cidade de Americana-SP, cuja atividade principal a prestao de servios no segmento de alimentao coletiva. A empresa possui amplas e modernas instalaes, atendendo toda a regio metropolitana de Campinas, com filiais no litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro e em Pernambuco. Com um quadro funcional de aproximadamente 700 funcionrios distribudos entre os segmentos operacionais e administrativos das diversas unidades, sendo que 48 funcionrios possuem cargos de liderana, na matriz. A pesquisa foi realizada no perodo de 13 a 17 de agosto deste ano, 2012, considerando como pblico alvo estes 48 lideres alocados na matriz, o retorno

41

dos respondentes foi de 34 questionrios ou 34 gestores, sendo este o universo considerado para as tabulaes e anlises. Alm do DSQ-40 (ANEXO A) foi aplicado um questionrio (APNDICE A) cujo objetivo foi de caracterizar alguns perfis dos respondentes.

5.2 Resultados apresentados

Quanto ao sexo, podemos observar que existe uma predominncia significativa de mulheres na liderana da organizao pesquisada, representadas por 21 pessoas ou 61,76% do universo de gestores.

Grfico 1 Sexo

42

Os gestores da organizao so predominantemente jovens, pois 76,47% possuem menos de 45 anos, tendo apenas um respondente com mais de 55 anos.

Grfico 2 Idade

Observando o significativo percentual de 82,35% dos gestores com curso superior completo, e os demais com segundo grau, podemos considerar que trata-se de um grupo que procura novos conhecimentos, buscando atualizao constante.

Grfico 3 Grau de instruo

43

O grupo de gestores relativamente novo na organizao, 76,47% possuem menos de 3 anos de contrato, observando que quase um tero (29,41%) esto na empresa a menos de 1 ano.

Grfico 4 Tempo de empresa

Pelo grfico exposto, podemos observar que embora uma parcela significativa de gestores esto a pouco tempo na empresa, muitos possuem experincias anteriores em gesto, pois 76,47% dos respondentes tem mais de 2 anos em cargos de liderana.

Grfico 5 Tempo de liderana

44

O grupo do fator predominante na empresa pesquisada foi o maduro ou adaptativo com 76,46% ou 26 respondentes, no entanto uma parcela de 11,77% pertencem ao grupo imaturo, cabendo a organizao uma anlise e acompanhamento em especial deste grupo, pois trata-se de pessoas que gerenciam outras pessoas e processos na organizao.

Grfico 6 Grupo do fator

Os mecanismos de defesa predominantes so a antecipao e o humor com exatos 50% do quadro, seguidos da racionalizao com 14,72%, observamos uma parcela de lideres que podem estar necessitando de orientao e apoio, por exemplo 8,82% ou 3 gestores utilizam o mecanismo da somatizao.

Grfico 7 Mecanismos de defesa

45

6 CONCLUSES

As evolues ocorridas nos ambientes organizacionais foram caracterizadas pelo avano tecnolgico e principalmente pelas mudanas e origens dos recursos utilizados para a produo, sendo que no passado eram dependentes de recursos naturais e finitos de fatores como a localizao, acesso a gua, energia eltrica, ferrovias, estradas, etc., vimos que nas organizaes contemporneas o foco passa a ser as informaes disponveis que iro se transformar em novos conhecimentos, gerando assim vantagens competitivas. Os gestores assumem importante papel neste mundo dinmico de informaes, pois estas por serem infindveis e intrusivas geram elevados nveis de ansiedade. Entendemos que a compilao, apresentao e o entendimento dos conceitos psicanalticos da ansiedade, medo, angstia e dos mecanismos de defesa do ego, juntamente com os conceitos de ansiedade de informao e o cenrio atual das organizaes contemporneas, constituem modernas e importantes ferramentas aos gestores organizacionais, contribuindo com sua realidade pessoal e profissional, pois cabe a estes a organizao, o planejamento, a gesto e o estmulo ao compartilhamento do conhecimento entre seus pares e subordinados. H a necessidade de se buscar o entendimento das origens e de que forma o ego se defende ao conter as pulses emanadas do id, ao mesmo tempo em que tem que prestar a obedincia ao superego. Assim entendemos que uma vez compreendidos os processos tcnicos estruturais e emocionais que os permeiam, os gestores podem se tornar agentes facilitadores na criao de novos e inovadores conhecimentos na organizao. A pesquisa de campo nos permitiu responder aos nossos questionamentos iniciais, sendo que na pesquisa realizada os dois principais mecanismos de defesa utilizados pelos gestores foram a antecipao com 26,47% e o humor com 23,53% de representatividade, e o grupo de defesa predominante foi o grupo maduro. O mecanismo de antecipao nos parece muito apropriado aos gestores maduros, pois trata-se de antecipar realisticamente algum desconforto futuro. voltado a uma meta e implica um planejamento cuidadoso ou preocupao e antecipao afetiva prematura, porm realista, de resultados calamitosos e

46

potencialmente

assustadores.

Para

grupo

de

gestores

que

pontuaram

significativamente o mecanismo do humor, entendemos que pertencem tambm a um grupo de gestores maduros e que sentem ou percebem o ambiente organizacional de forma muito aberta e receptiva, pois usam do humor para expressar abertamente sentimentos e pensamentos sem desconforto ou imobilizao pessoal e sem produzir um efeito desagradvel nos outros. Permite que a pessoa tolere e ainda assim focalize o que terrvel demais para ser suportado. A utilizao predominante por parte dos gestores pesquisados, de defesas do grupo maduro, tambm consideradas defesas adaptativas nos parece atender aos anseios e caractersticas organizacionais, pois considera-se que so as que conseguem maximizar a gratificao do impulso e permitem o conhecimento consciente dos sentimentos, ideias e suas consequncias, envolvendo um balano adequado entre manter a ideia e o afeto na mente, enquanto simultaneamente ameniza-se o conflito. Este trabalho no se esgota aqui, entendemos que pode ser aprofundado por exemplo, no tocante as formas como uma organizao contempornea consegue inserir em sua poltica de recursos humanos a orientao e apoio aos gestores, principalmente aqueles considerados dos grupos neurticos e imaturos, a que contribuam com suas funes, ao mesmo tempo em que amenizam seus impulsos e conflitos instintivos aumentando assim sua qualidade de vida no trabalho. Outro assunto que merece ser discutido como a organizao pode proporcionar mecanismos de controle e reduo das informaes disponveis no ambiente organizacional, permitindo assim espaos potenciais, mais humanos e criativos.

47

REFERNCIAS BESSET, Vera Lopes (org.). Angstia. So Paulo: Escuta, 2002. BLAYA, Carolina. Traduo, adaptao e validao do Defensive Style Questionnaire (DSQ-40) para o portugus brasileiro. Dissertao (Mestrado em Cincias Mdicas) Programa de Ps Graduao em Cincias Mdicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005. BOSS, Medard. Angstia, culpa e libertao. So Paulo: Duas Cidades, 1975. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia cientfica. So Paulo: Mcgraw-Hill, 1983. DRUCKER, Peter F. Sociedade ps-capitalista. 7. ed. So Paulo: Pioneira, 1999. FREUD, Anna. O ego e os mecanismos de defesa. Porto Alegre: Artmed, 1992. FREUD, Sigmund. Edio eletrnica brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969-1980. HUECK, Karin. Sobre a ansiedade. Super Interessante. So Paulo, ed. 258, nov. 2008. KIPPER, Letcia da Cunha. Avaliao de mecanismos de defesa em pacientes com transtorno do pnico, sua relao com gravidade, resposta ao tratamento e alterao ps tratamento. Dissertao (Mestrado em Cincias Mdicas) Programa de Ps Graduao em Cincias Mdicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003. MORGAN, Gareth. Imagens da organizao. So Paulo: Atlas, 2000. MOTTA, Paulo Roberto de Mendona. Ansiedade e medo no trabalho: a percepo do risco nas decises administrativas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE A REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIN PUBLICA, 7., 2002, Portugal. Anais... Portugal, 2002. Disponvel em: <http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/ansiedade-paulo.pdf>. Acesso em: 12 set. 2012.

48

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criao de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. OLIMPIO, Eliana. Mecanismos de defesa: mitos. 2011. Disponvel em: <http://psicologiaejuventude.blogspot.com.br>. Acesso em: 13 set. 2012. PAIVA, Luiz Miller de et. al. Sculos XX e XXI: o que permanece e o que se transforma. v. 5. So Paulo: Lemos, 1996. SAPIRO, Aro. Por que as empresas morrem to cedo? Jornal do Administrador Profissional, So Paulo, jun. 2002. TILLICH, Paul. A coragem de ser. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. TOFLER, Alvin. A terceira onda. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informao 2. So Paulo: Cultura, 2005.

49

APNDICE A Questes relativas a sua identificao

50

Questes relativas a sua identificao 1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

2. Qual a sua idade? ( ) menos de 25 anos ( ) acima de 25 e at 35 anos ( ) acima de 35 e at 45 anos ( ) acima de 45 e at 55 anos ( ) acima de 55 anos 3. Assinale qual o seu maior grau de instruo. ( ) 1. Grau ( ) 2. Grau ( ) 3. Grau ( ) Mestrado ( ) Doutorado 4. Quanto tempo voc trabalha nesta empresa? ( ) at 1 ano ( ) acima de 1 e at 2 anos ( ) acima de 2 e at 3 anos ( ) acima de 3 e at 4 anos ( ) acima de 4 anos 5. H quanto tempo voc trabalha em cargos de comando / liderana? (considerando esta e outras empresas, se for o caso) ( ) at 2 anos ( ) acima de 2 e at 4 anos ( ) acima de 4 e at 6 anos ( ) acima de 6 e at 10 anos ( ) acima de 10 anos

51

ANEXO A DSQ-40

52

DSQ-40 Este questionrio consiste de 40 afirmativas relacionadas a como voc pensa e funciona em sua vida. No h questo certa ou errada. Marque o grau em relao ao qual voc concorda ou discorda de cada afirmativa e assinale sua resposta, de 1 a 9. Por exemplo, um escore de 5 indicaria que voc nem concorda e nem discorda da afirmativa, um escore de 3 indicaria que voc discorda moderadamente e um escore de 9 que voc concorda plenamente. 1. Eu fico satisfeito em ajudar os outros e, se eu no puder fazer isso, eu fico deprimido. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 2. Eu consigo no me preocupar com um problema at que eu tenha tempo para lidar com ele. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 3. Eu alivio a minha ansiedade fazendo coisas construtivas e criativas, como pintura ou trabalho em madeira. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 4. Eu sou capaz de achar bons motivos para tudo que eu fao. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 5. Eu sou capaz de rir de mim mesmo com bastante facilidade. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 6. As pessoas tendem a me tratar mal. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 7. Se algum me assalta e rouba o meu dinheiro, eu prefiro que essa pessoa seja ajudada ao invs de punida. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente

53

8. As pessoas dizem que eu costumo ignorar os fatos desagradveis como se eles no existissem. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 9. Eu costumo ignorar o perigo como se eu fosse o Super-homem. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 10. Eu me orgulho da minha capacidade de reduzir as pessoas aos seus devidos lugares. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 11. Eu freqentemente ajo impulsivamente quando alguma coisa est me incomodando. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 12. Eu fico fisicamente doente quando as coisas no esto indo bem para mim. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 13. Eu sou uma pessoa muito inibida. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 14. Eu fico mais satisfeito com minhas fantasias do que com a minha vida real. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 15. Eu tenho qualidades especiais que me permitem levar a vida sem problemas. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 16. H sempre boas razes quando as coisas no do certo para mim. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 17. Eu resolvo mais as coisas sonhando acordado do que na vida real. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente

54

18. Eu no tenho medo de nada. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 19. s vezes, eu acho que sou um anjo e, outras vezes, acho que sou um demnio. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 20. Eu fico francamente agressivo quando me sinto magoado. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 21. Eu sempre acho que algum que eu conheo como um anjo da guarda. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 22. Tanto quanto eu sei, ou as pessoas so boas ou ms. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 23. Se o meu chefe me repreendesse, eu poderia cometer um erro ou trabalhar mais devagar s para me vingar dele. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 24. Eu conheo algum que capaz de fazer qualquer coisa e absolutamente justo e imparcial. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 25. Eu posso controlar os meus sentimentos se eles interferirem no que eu estiver fazendo. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 26. Eu freqentemente sou capaz de ver o lado engraado de uma situao apesar de ela ser desagradvel. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 27. Eu sinto dor de cabea quando tenho que fazer algo de que no gosto. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente

55

28. Eu frequentemente me vejo sendo muito simptico com pessoas com quem, pelo certo, eu deveria estar muito bravo. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 29. Eu tenho certeza de que a vida injusta comigo. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 30. Quando eu sei que vou ter que enfrentar uma situao difcil, eu tento imaginar como isso ser e planejo um jeito de lidar com a situao. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 31. Os mdicos nunca realmente entendem o que h de errado comigo. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 32. Depois de lutar pelos meus direitos, eu tenho a tendncia de me desculpar por ter sido to firme. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 33. Quando estou deprimido ou ansioso, comer faz com que eu me sinta melhor. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 34. Frequentemente me dizem que eu no mostro os meus sentimentos. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 35. Se eu puder prever que vou ficar triste mais adiante, eu poderei lidar melhor com a situao. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 36. No importa o quanto eu reclame, eu nunca consigo uma resposta satisfatria. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente

56

37. Frequentemente eu me dou conta de que eu no sinto nada em situaes que deveriam me despertar fortes emoes. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 38. Manter-me muito ocupado evita que eu me sinta deprimido ou ansioso. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 39. Se eu estivesse passando por uma crise, eu me aproximaria de pessoas que tivessem o mesmo problema. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente 40. Se eu tenho um pensamento agressivo, eu sinto a necessidade de fazer algo para compens-lo. Discordo completamente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Concordo plenamente

Anda mungkin juga menyukai