Anda di halaman 1dari 17

Pluralismo na sociedade globalizada: desafio para a comunicao catlica1 Michele Boff da Silva Limeira - PUCRS 2

Resumo:

A Igreja Catlica, a partir do Conclio Vaticano II, assume uma postura mais tolerante e aberta para com as outras religies, para com a sociedade e, inclusive, para consigo. O dilogo passa a ser priorizado. Ao assumir o dilogo, a Igreja precisa aceitar o pluralismo que se manifesta na sociedade. Neste artigo, apresentamos consideraes sobre o processo de globalizao, com nfase na questo da intensificao dos fluxos culturais. O objetivo mostrar que a Igreja Catlica depara-se, atualmente, com uma sociedade repleta de diversidades, fato que torna complexa e desafiadora a postura dialgica de comunicao, assumida a partir do Conclio Vaticano II. Nesse contexto, a comunicao passa a ser entendida como fundamental para fomentar e viabilizar, na prtica, o dilogo com o plural, dentro e fora da Igreja. Palavras-Chave: Religio; globalizao; pluralismo; dilogo; comunicao.

A Igreja se abre para o mundo. O Conclio Vaticano II, realizado na dcada de 1960, um marco na histria catlica. A partir desse momento, a Igreja assume uma postura dialgica. Os documentos do Vaticano orientam para o dilogo intra-eclesial, ecumnico e com o homem e a sociedade. A era do dilogo d nova perspectiva comunicao. Os meios de comunicao social e uso que se faz deles, tambm, passam a ser entendidos, pelos catlicos, a partir desse princpio. Comunicao e dilogo caminham de mos dadas. Nos preocupamos, neste artigo, em pensar o dilogo da Igreja com o homem e a sociedade, intermediado pela comunicao. Partimos do pressuposto de que a sociedade atual desafia a Igreja ao dilogo, porque essa sociedade tem, entre suas caractersticas, a intensificao das manifestaes plurais. Ao aceitar o dilogo, a Igreja precisa, necessariamente, aceitar o pluralismo. Contudo, a diversidade, muitas vezes, vai de
1

Trabalho apresentado ao NP12 Comunicao para a cidadania, no IV Encontro dos Ncleos de Pesquisa, do XXVII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. 2 Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUCRS. Mestre em Comunicao Social, pela PUCRS. Graduada em Jornalismo pela Uniju / RS.

encontro doutrina catlica. A comunicao, atravs dos meios impressos e eletrnicos, supomos, poderia intermediar esse dilogo, ao se constituir espao de difuso de informaes e opinies diversas.3 Neste artigo pretendemos mostra como a postura dialgica da Igreja aparece nos documentos da Igreja e, particularmente, naqueles que se referem comunicao. Em seguida, faremos apontamentos tericos sobre a questo do pluralismo na sociedade, observando como esse aspecto desafia os catlicos a levar adiante o que foi idealizado pelo Conclio Vaticano II. A inteno discutir a idia de que a comunicao pode mediar o dilogo da Igreja com a sociedade. O dilogo com a sociedade A postura aberta da Igreja expressa, de modo particular, nos documentos do Conclio Vaticano II . Paulo VI, na Ecclesiam suam, anterior ao Conclio, j prev o que viria a ser discutido nele. Julgamos que a voz do Conclio, ao tratar das questes relativas ao da Igreja no mundo moderno, indicar alguns critrios tericos e prticos, que serviro de guia para bem orientarmos o dilogo com os homens do nosso tempo (item 51). Julgamos que, dentre os documentos conciliares, para esta discusso, pertinente nos referirmos constituio Gaudium et Spes. Nela, o Conclio aborda as reflexes da Igreja sobre o mundo moderno; sobre as condies e a vocao do homem; sobre as relaes da Igreja com este mundo; sobre a cultura, a economia, a poltica e sobre as relaes internacionais. A doutrina exposta explicita a postura de dilogo assumida pela Igreja Catlica, que se oferece, ao mesmo tempo, para contribuir com o estabelecimento de uma fraternidade universal (item 204). Ao analisar o mundo de hoje ela tambm se coloca a servio dele. Na Gaudium et Spes, a Igreja constata mudanas no mundo nos mbitos social, psicolgico, moral e religioso. Nas mudanas sociais, inclui-se o desenvolvimento e o constante aperfeioamento dos meios de comunicao social. Como conseqncias, tm-se os desequilbrios do mundo moderno, e muitas interrogaes humanas. Diante de tal
3

Neste artigo, no pretendemos responder, por completo, a esse aspecto. A problemtica integra um projeto de tese de doutorado, em fase de elaborao.

realidade, o Conclio pretende falar a todos, para esclarecer o mistrio do homem e cooperar na descoberta da soluo dos principais problemas do nosso tempo (item 231), o que demonstra a postura aberta e de dilogo, colocada em questo aqui. A Igreja valoriza, especialmente, a vocao do homem, a comunidade e a atividade humana, itens abordados nos captulos um, dois e trs da Constituio. O documento avalia que, no mundo de hoje, multiplicam-se as relaes mtuas entre os homens. Para tanto, preciso respeitar os adversrios, entendidos aqui como aqueles que em assuntos sociais, polticos e mesmo religiosos pensam e agem de maneira diferente da nossa. A Constituio catlica recomenda que quanto mais intimamente com humanidade e caridade compreendermos o seu modo de pensar, tanto maior ser a facilidade para poder iniciar um dilogo com eles (item 285). A anlise sobre a dignidade e atividade do homem e sobre a comunidade humana constituem, segundo a Gaudium et Spes, o fundamento das relaes entre a Igreja e o mundo e tambm a base de seu dilogo mtuo. A postura dialgica se reflete, desse modo, na funo que a Igreja atribui a si prpria no mundo moderno. Atravs de seus membros e de sua comunidade, a Igreja acredita que pode ajudar a tornar mais humana a famlia dos homens e sua histria. Paulo VI, na encclica Ecclesiam suam, diz estar convencido de que o dilogo atividade apostlica, que deve ter por caractersticas:
l) Primeiro que tudo, a clareza. O dilogo supe e exige compreensibilidade, transfuso do pensamento, estmulo do exerccio das faculdades superiores do homem. [...] 2) Outro carter a mansido, [...] O dilogo no orgulhoso, no pungente, no ofensivo. A autoridade vem-lhe da verdade que expe, da caridade que difunde, do exemplo que prope; no comando, no imposio. O dilogo pacfico, evita os modos violentos, paciente e generoso. 3) Outra caracterstica a confiana, tanto na eficcia da palavra-convite, como na receptividade do interlocutor. [...] 4) E o ltimo carter a prudncia pedaggica, que atende muito s condies psicolgicas e morais de quem ouve [...]Essa prudncia leva a tomarmos o pulso sensibilidade alheia e a modificarmos as nossas pessoas e modos, para no sermos desagradveis nem incompreensveis. No dilogo, assim entabulado, realiza-se a unio da verdade e da caridade, da inteligncia e do amor (item 47).

A Constituio Gaudium et Spes ainda se refere ao intercmbio vivo entre a Igreja e as diversas culturas dos povos, que exprimem, de modos diversos, a mensagem de Cristo.

Desse modo, afirma que a Igreja precisa do auxlio daqueles, crentes ou no crentes, que vivem no mundo de hoje e conhecem bem os vrios sistemas e disciplinas. Cabe, portanto, a pastores e telogos, auscultar, discernir e interpretar as vrias linguagens do nosso tempo [...] (item 340). Segundo a Gaudium et Spes, o mundo de hoje auxilia a Igreja a se conhecer mais profundamente e a se adaptar aos tempos, o que se confirma, em termos de doutrina, tambm na encclica Ecclesiam suam (item 53) : [...] falando em geral desta posio de dilogo, que a Igreja catlica deve hoje assumir com renovado fervor, queremos simplesmente indicar de fugida que ela deve estar pronta a manter contacto com todos os homens de boa vontade, dentro e fora do seu mbito prprio. A segunda parte da Constituio Gaudium et Spes engloba uma srie de consideraes sobre o que o Conclio avalia como os principais problemas do mundo de hoje, que mais atingem o gnero humano. Constam orientaes quanto ao matrimnio e famlia, cultura humana, vida econmico-social e poltica, unio dos povos e paz. No nos cabe aqui retomar todos estes aspectos. Contudo, pertinente ressaltar que, tambm em relao a esses problemas, o Conclio Vaticano II enftico na sua postura dialgica.
Em virtude de sua misso que de iluminar o mundo inteiro com a mensagem evanglica e reunir em um nico Esprito todos os homens de todas as naes, raas e culturas, a Igreja torna-se o sinal daquela fraternidade que permite e consolida um dilogo sincero. Isto, porm, requer, em primeiro lugar, que promovamos no seio da prpria Igreja a mtua estima, respeito e concrdia, admitindo toda a diversidade legtima, para que se estabelea um dilogo cada vez mais frutfero entre todos os que constituem o nico Povo de Deus [...] (item 515 e 516).

Comunicao e dilogo A Igreja possui uma significativa quantidade de documentos que abordam a questo da comunicao. Mas por termos como marco referencial o Conclio II, optamos por abordar, aqui, a Decreto Inter Mirifica e Instruo Pastoral Communio et Progressio. Neles, a comunicao entendida pelo vis dialgico.

O Conclio Vaticano II, na histria da Igreja, fortalece as discusses sobre a comunicao. Pela primeira vez, um Conclio Ecumnico tem este tema em pauta. Atravs do decreto Inter Mirifica (1963), segundo dos dezesseis documentos, publicados pelo Vaticano II, a Igreja aceitou, oficialmente, a comunicao, para desenvolver um trabalho pastoral. Puntel (1994, 53) afirma que, pela primeira vez, um documento universal da Igreja assegura a obrigao e o direito de ela utilizar os instrumentos de comunicao social, e apresenta a primeira orientao geral da Igreja para o clero e para os leigos sobre o emprego dos meios de comunicao social. A expresso instrumentos de comunicao social foi criada por ocasio do Conclio, e responde preocupao da Igreja em no reduzir a comunicao a simples instrumentos tcnicos de transmisso, mas consider-la, tambm, como um processo entre os homens (DARIVA: 2003, 68). Para Puntel (1994, 61), a maior contribuio do Inter Mirifica est na considerao do direito informao, visto pela Igreja como um bem social, e no como um objeto de interesses comerciais. Na avaliao da autora, este documento representa um divisor de guas quanto postura da Igreja Catlica em relao mdia. Positivamente, o decreto reconhece que dever de todos contribuir para a formao de dignas opinies pblicas; assume as tecnologias da comunicao como indispensveis ao pastoral; e oficializa o Dia Mundial da Comunicao, dedicado a ensinar aos fiis seus deveres sobre os meios de comunicao (DARIVA: 2003, 69). O Decreto Christus Dominus vai ao encontro do Inter Mirifica. Nele, o Conclio afirma que a doutrina crist deve ser proposta aos homens por um mtodo adaptado s necessidades dos tempos. Estabelece como dever da Igreja dialogar com a sociedade humana na qual vive e como tarefa dos bispos irem ao encontro dos homens, procurar e promover o dilogo com eles. Para tanto, recomenda que o anncio da doutrina crist requer o emprego de variados meios, inclusive os instrumentos de comunicao social (item 1041). O Conclio entende, desse modo, que a comunicao, realizada pelos meios tcnicos de transmisso, deve ser coloca a servio do dilogo. A orientao se estende ao uso que a Igreja faz desses meios, e tambm ao uso que a sociedade faz deles. O mais avanado documento da Igreja, referente comunicao, a Instruo Pastoral Communio et Progressio, de 1971, uma resposta pastoral ao decreto Inter

Mirifica. O texto no tem a importncia de um documento conciliar, embora tenha sido solicitado pelo Conclio. Desse modo, um documento da Igreja. A Communio et Progressio considerada como a Magna Carta da comunicao crist, caracterizada por uma aproximao mais positiva entre a comunicao e a Igreja, aproximao profissional e concreta (DARIVA : 2003, 82). Conforme Montero (1991, 137-138), nesse texto, pela primeira vez, a Igreja percebe e se rende importncia da mdia na organizao da vida moderna. A Instruo Pastoral (1971) entende que a mdia deve ser tomada como instrumento dos planos de Deus para promover as relaes sociais durante a nossa vida na terra e como recurso usado pelos homens para fomentar o amor. O uso da mdia, para a Igreja C atlica, deveria ser pautado pela liberdade humana. Puntel (1994, 63) tambm observa que o carter moralizador e dogmtico desaparece, cedendo lugar a uma forma mais coerente e compreensvel das grandes convices presentes no Inter Mirifica, considerando a presena das novas tecnologias na sociedade contempornea e as peculiaridades de cada veculo. De modo geral, a Instruo Pastoral Communio et progressio apresenta a doutrina de que os meios de comunicao devem contribuir para a comunho entre os homens, tendo em vista o bem comum e o progresso humano. Apresenta as linhas gerais dos princpios de doutrina e das orientaes pastorais, de modo a esclarecer que a comunicao deve viabilizar o dilogo da Igreja com o mundo. Com fundamentao teolgica, o documento insiste, em vrios momentos, na postura dialgica, que deve ser fomentada pelos meios de comunicao. O dilogo na Igreja e da Igreja com o mundo norteiam a doutrina, fato que se justifica porque a Instruo atende aos interesses conciliares. O papel dos meios de comunicao na sociedade dar a conhecer os problemas e aspiraes da sociedade humana, para que sejam satisfeitas o mais rapidamente possvel, contribuindo assim para estreitar os laos de unio entre os homens (1971, item 5). Contudo, o documento observa que se faltar ao homem, ao utilizar os meios de comunicao, conscincia e boa vontade, os efeitos podero ser contrrios, chegando ao ponto de negar ou adulterar os valores humanos. A eficcia dos trabalhos realizados pelos meios de comunicao avaliada como plena quando estes informam com sinceridade, honestidade e verdade (item 17). Tal o

compromisso do jornalismo, ao produzir notcia. As notcias transmitidas, por exemplo, devero constar [...] de acontecimentos de tal modo situados que os destinatrios possam cair bem na conta dos problemas da sociedade, e assim trabalhar para a sua soluo (item 16). Quanto s notcias que a Igreja fornece sobre si, a Instruo orienta que se distingam pela integridade, verdade e abertura. Em ambas situaes, o dever de responsabilidade com o receptor exige que o jornalista cuide da informao to bem que permita ao receptor interpretar corretamente o que recebe, e exercer em seguida a parte ativa que lhe compete (item 15). Os catlicos, a partir do Conclio Vaticano II, defendem o direito informao e o direito de informar, o que justifica as consideraes feitas sobre o jornalismo. O homem moderno precisa de informao completa, honesta e precisa (item 33). A afirmao vlida tanto para os comunicadores quanto para os receptores, considerando as responsabilidades de cada um. Garantidos esses direitos, o homem, de acordo com a Instruo, desempenhar papel ativo na sociedade. A postura ativa remete idia de dilogo, no sentido de que contempla a interao, a troca, numa perspectiva de ir e vir. Segundo a Communio et Progressio, o jornalismo, alm de informar a verdade, tem de se comprometer com a formao da opinio pblica, no sentido de que deve ser um espao de livre confronto de opinies. Os meios de comunicao so uma espcie de praa pblica onde se trocam impresses espontaneamente. A expresso das diferentes opinies, assim confrontadas, contribui para o enriquecimento e o progresso da vida social (item 24). Por sua vez, os comunicadores tm a responsabilidade de recolher, elaborar e divulgar opinies plurais, indo ao encontro da perspectiva do dilogo. A boa formao da opinio pblica requer que os direitos informao e de informar sejam assegurados. Ao jornalista deve ser garantido o acesso s fontes, s informaes verdadeiras, alm do direito de livre expresso, desde que corresponda ao bem comum. Aos receptores necessrio garantir o acesso aos canais de informao, para que possam escolher livremente os que mais satisfazem suas exigncias individuais e sociais, bem como a livre expresso. Da a crtica da Igreja Catlica formao de monoplio no setor da comunicao. Nesse contexto, os modernos meios de comunicao renem os homens de nosso tempo, como que em mesa-redonda, para o convvio fraterno e a 7

ao comum. Na verdade, estes meios suscitam e difundem por toda a parte relaes entre os homens e promovem dilogo pblico e universal. A torrente de informao e opinio, assim movimentada, faz de cada homem um participante no drama, nos problemas e dificuldades do gnero humano; participao que cria, por sua vez, as condies necessrias para a compreenso mtua, que conduz ao progresso de todos (Item 19). Em funo disso, os comunicadores suscitam e estimulam o dilogo que j existe na sociedade. As escolhas que fazem no processo de produo so determinantes nesse processo. Para que se estabelea o dilogo, a Instruo orienta que os assuntos selecionados levem em conta as exigncias do pblico e das vrias correntes de opinio. Alm disso, designa como papel dos jornalistas no s relatar a verdade dos fatos, mas tambm comentar os mais importantes de entre estes, medindo o seu alcance e esclarecendo a sua mtua relao (item 75). Tais posturas revelam a preocupao da Igreja em manter um dilogo com o mundo, em dois sentidos. Primeiro, a Igreja busca conhecer o mundo atravs daquilo que divulgam os meios de comunicao. Segundo, em seus prprios programas procura respeitar a diversidade de opinies, conforme orienta a Instruo, nos itens 124 e 127, sendo espao de encontro e confronte de idias. A Instruo valoriza os programas religiosos, tais como noticirios, comentrios, debates televisivos ou radiofnicos, como vlido contributo instruo e ao dilogo. Ao abrirem espao para pluralidade estaro contribuindo para o dilogo. Os veculos da Igreja agem nesse sentido quando suas produes transcendem as preocupaes eclesiais, abordando temas que interessam sociedade em geral. Tambm quando interpretam os fatos luz dos valores humanos, de orientao catlica, porm, com respeito diversidade de opinies. O pblico no eximido de responsabilidades. A ele cabe assumir postura ativa, criticar, julgar e complementar as notcias. Esse papel fundamental, segundo a Communio et progressio, para que o dilogo se complete. Considerado que a Instruo Pastoral Communio et progressio o principal documento da Igreja Catlica sobre a comunicao, ele deixa a desejar em alguns aspectos, conforme esclarece Puntel (1994). A autora (1994, p. 67-68) salienta que na Instruo, a Igreja louva a idia de progresso tecnolgico, mas desconsidera a dimenso poltica e 8

econmica desses meios. Desta forma, a instituio no consegue acompanhar o mundo de hoje na concepo de sociedade, mantendo-se num nvel do ideal, aplicando regras ticas inviveis vida social. A Igreja idealiza no apenas o uso dos meios de comunicao, como tambm a possibilidade de realizao efetiva e prtica do dilogo. Se o ideal inatingvel, no sabemos. Contudo, estamos certos de que hoje, e cada vez mais, ele desafia a Igreja. Dialogar com a sociedade, atravs dos meios de comunicao, requer aceitar as condies dessa sociedade, marcada pelas manifestaes plurais. O pluralismo na sociedade globalizada A globalizao parece ser, nos ltimos tempos, a principal caracterstica da sociedade mundial. De modo geral, ela expressa um novo ciclo de expanso do capitalismo, como modo de produo e processo civilizatrio de alcance mundial (IANNI: 1999, 11). Os processos que envolvem tal fenmeno so complexos e abrangem os mais diversos setores da sociedade, provocando mudanas rpidas e contnuas, que dificultam, inclusive, a sua teorizao. Os estudos sobre o assunto so inmeros e, com o intuito de estabelecer um recorte para este artigo, optamos por nos centrar na questo do pluralismo no contexto da globalizao, e o desafio que este gera Igreja Catlica. Segundo Dez (1997, 455), o dilogo autntico no pode se dar sem o pressuposto do pluralismo. De acordo com o autor, assim como o Conclio Vaticano II aceitou o dilogo, tambm assumiu o real e legtimo pluralismo dentro e fora da Igreja:
No contexto do pluralismo, a Igreja exerce a sua misso atravs do dilogo, atravs da palavra evangelizadora que sai da comunidade crist e chega at outras tradies crists, at outras confisses religiosas, at diferentes ideologias e culturas seculares. a misso evangelizadora da Igreja. Mas esse dilogo inclui tambm escutar a palavra que chega comunidade crist a partir dessas tradies, dessas confisses, dessas culturas e ideologias plurais. O dilogo autntico sempre tem uma dupla direo de ida e volta, de palavra e escuta (DEZ: 1997, 457).

Partimos do pressuposto de que numa sociedade globalizada intensifica-se o acesso s diversidades. Com a globalizao, mais e mais a Igreja vai se defrontar com as diferenas culturais, tnicas, religiosas, e assim por diante. Da a necessidade, cada vez maior, da Igreja Catlica levar frente sua postura dialgica. Mike Featherstone o principal autor que nos d sustentao terica. Na obra O Desmanche da Cultura (1997), defende a idia

central de que, com a globalizao damo-nos conta de que estamos num nico mundo, onde se intensificam os fluxos culturais e, assim, tornamo-nos conscientes da diversidade e das muitas facetas da cultura. A globalizao, enquanto processo histrico, segundo Ianni (1999), manifesta-se com o desaparecimento das fronteiras entre os trs mundos, com a modificao do significado das naes de pases centrais e perifricos, do norte e sul, industrializados e agrrios, modernos e arcaicos, ocidentais e orientais. Tudo se move. A histria entra em movimento, em escala monumental, pondo em causa cartografias geopolticas, blocos e alianas, polarizaes ideolgicas e interpretaes cientficas (IANNI: 1999, 12). As razes histricas do processo de globalizao so vrias. No setor financeiro no diferente. Contudo, no final da dcada de 1980, d-se o incio de uma nova era. O marco o Big Bang, em Londres, quando acontece a liberalizao dos mercados de capitais e de valores. Desde ento, um novo tipo de capitalismo, como denomina Castells (2001, 83), se fortalece. A desregulamentao e flexibilizao do capital financeiro foram os fatores principais para o estmulo da globalizao, porque permitiram a mobilidade de capitais entre distintos segmentos do setor financeiro e por todo o mundo. Manuel Castells (2001) afirma que, pela primeira vez na histria, todo o planeta capitalista ou depende dos processos econmicos capitalistas. Esse novo tipo de capitalismo, como denomina Castells (2002a), informacional, global e em rede. Para ele (2002a, 119), informacional, porque a produtividade e a competitividade da economia dependem de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informao; global ,porque a produo, o consumo e a circulao esto organizados em escala global; e em rede, porque a produtividade gerada, e a concorrncia feita em uma rede global de interao entre redes empresariais. Ou seja, as atividades e os fatores econmicos cruciais do ponto de vista estratgico esto interconectados em um sistema mundial de fornecimento e produo que condiciona o destino de todas as economias e a maioria dos trabalhos (CASTELLS: 2001, 81). De acordo com este autor, as novas tecnologias da informao e da comunicao proporcionam a infraestrutura dessa nova economia. A formao de redes permite uma velocidade e uma complexidade sem iguais na economia mundial.

10

A globalizao da economia, impulsionada pela tecnologia, base para a intensificao, tambm, dos fluxos culturais. As diferentes culturas esto mais prximas, num nico mundo. Featherstone acredita que a sociedade global advm da economia e dos desenvolvimentos tecnolgicos. Entretanto, argumenta que existe uma vigorosa tendncia a que esse processo de globalizao propicie um estgio para as diferenas globais:
O processo de globalizao, portanto, no parece produzir a uniformidade cultural. Ele nos torna, sim, conscientes de novos nveis de diversidade. Se existir uma cultura global, seria melhor conceb-la no como uma cultura comum, mas como um campo no qual se exeram as diferenas, as lutas de poder e as disputas em torno do prestgio cultural (FEATHERSTONE: 1997, 31)

Octavio Ianni (1999, 27) pontual: globalizao no tem nada a ver com homogeneizao. Trata-se de uma realidade nova, que integra, subsume e recria singularidades, particularidades, idiossincrasias, nacionalismos, provincianismos,

etnicismos, identidades e fundamentalismos. Entendemos, desse modo, que a postura dialgica que a Igreja Catlica assume no Conclio Vaticano II torna-se mais complexa e difcil com a globalizao. Contudo, os meios de comunicao, sejam eles de orientao catlica ou no, lidam, necessariamente, com esse mundo. Por isso, poderiam contribuir com o dilogo, atravs de suas prticas produtivas. A sociedade global convive com a diversidade, a desigualdade, as tenses e os antagonismos. Featherstone (1997, 128-129) afirma que o processo histrico que agrupa naes atravs de laos financeiros e comerciais, e por meio de um desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, a fim de produzir meios de comunicao, tambm gerou maior intensidade de intercmbios. Para o autor, o aumento dos fluxos culturais no significa, necessariamente, maior tolerncia e cosmopolitismo, mas poder resultar na busca pelo abrigo a segurana da etnicidade, do tradicionalismo e do fundamentalismo ou na afirmao ativa da integridade nacional. Diferentes estudos mostram como a diversidade se manifesta no contexto da globalizao, seja na construo da identidade, da nacionalidade, do regionalismo, seja atravs da reafirmao das tradies culturais, tnicas e religiosas. o que mostra, por exemplo, Ruben Oliven. Atravs de um estudo sobre a identidade gacha, Oliven (1992) intenta demonstrar como se reafirma a diversidade cultural no

11

Brasil-Nao. Na obra A Parte e o Todo, toma o Rio Grande do Sul como estudo de caso e argumenta que o Estado pode ser visto como um caso onde o regionalismo constantemente reposto em situaes histricas, econmicas e polticas novas (OLIVEN: 1992, 65). Segundo ele, para os gachos, s se chega ao nacional atravs do regional, o que exemplifica a atualidade da diversidade cultural no contexto da globalizao. Oliven (1992, 135) afirma que o que se verifica hoje o cruzamento das fronteiras culturais e simblicas, o que faz com que haja uma desterritorializao dos fenmenos culturais. Contudo, h um processo de reelaborao das manifestaes simblicas que recoloca a questo das diferenas e leva a um intenso processo de construo de identidades. No que se refere ao Brasil, Oliven (1992, 136) acredita que estamos assistindo, ao lado da crescente integrao, manifestao de diferentes tipos de identidade, entre elas as identidades regionais, que salientam suas diferenas em relao ao resto do Brasil. Castells (2002b) contribui para o entendimento dessas questes, ao identificar trs formas e origens de construo de identidades: identidade legitimadora; identidade de resistncia; identidade de projeto. Segundo ele (2002, 25), a identidade destinada resistncia leva formao de comunidades e , provavelmente, o tipo mais importante de construo de identidade em nossa sociedade. O fundamentalismo religioso, as

comunidades territoriais, a auto-afirmao nacionalista so exemplos do que Castells denomia excluso dos que excluem pelos excludos, ou seja, a construo de uma identidade defensiva em termos das instituies/ideologias dominantes, revertendo o julgamento de valores e, ao mesmo tempo, reforando os limites da resistncia. O fortalecimento de identidades de resistncia comunal, do multiculturalismo e da polietnicidade, tambm est relacionado ao que Featherstone (1997) chama de oscilao no equilbrio do poder global, explicada pelo fato de o Ocidente ter de ouvir o resto, e desse resto, alm de querer ser ouvido, tambm deter recursos econmicos e tecnolgicos que lhes garantem que s ero ouvidos. Nas humanidades e nas cincias sociais, as teorias e modelos baseados nessas experincias histricas esto sendo mais e mais levadas cena global, como contra-histrias que contestam as histrias do Ocidente (FEATHERSTONE : 1997, 119).

12

fato de existirem histrias plurais no mundo, de existirem culturas e

particularidades diversas, excludas do projeto universalista da modernidade ocidental, e que agora afloram e lanam dvidas sobre a viabilidade do projeto, para o autor, pode representar o fim da modernidade ocidental. A modernidade concebida pelo Ocidente, que consistia num monlogo, baseado na autoridade de um modo de instruo, com uma desigualdade hierrquica entre os participantes, transforma-se agora em um dilogo (FEATHERSTONE: 1997, 119). A partir dessas consideraes, parece-nos que o argumento central, defendido pelo autor, do fim da modernidade ocidental e a existncia de modernidades (grifo do autor), ou seja, de outras partes do mundo empenhadas em construir suas prprias modernidades. Isso possvel, segundo Featherstone (1997, 125), porque vivemos uma nova poca, marcada pela maior percepo da pluralidade da histria. Com tal argio, Featherstone sugere repensar o que vem sendo denominado de ps-modernidade. O que devemos avaliar, a partir dessas consideraes, que vivemos numa poca em que precisamos perceber a importncia do pluralismo das identidades culturais, tanto em termos mundiais, quanto no prprio Brasil, no processo que temos compreendido como globalizao. Parece-nos que de fundamental relevncia que a Igreja Catlica se d conta disso e passe a se empenhar, no que se refere comunicao efetivada por seus veculos, ao dilogo com a diversidade. Pessinatti (1998) refere-se ao dilogo com a cultura e a sociedade pluralista como uma linha poltica indispensvel para a realizao da misso da Igreja Catlica no campo da comunicao. Para ele, o grande desafio do comunicador cristo, hoje, est na capacidade de conhecer, perceber e estabelecer relao com os valores e conflitos gerados pela cultura ps-moderna. O autor acredita que a aceitao de uma sociedade pluralista condio fundamental para a comunicao. A comunicao precisa ser compreendida como um espao para efetivo dilogo com as diferentes culturas, identidades, raas, grupos religiosos, ideologias e crenas.4 O pluralismo e a Igreja Catlica no Brasil
4

Esta a preocupao que nos leva a analisar, na tese de doutorado, a produo jornalstica da Rede Vida de Televiso, emissora de mbito nacional, com orientao catlica.

13

As diversas partes do mundo esto mais prximas. Tambm no Brasil, h uma aproximao das diferentes culturas, que esto frente a frente, que se deparam, que entram em choque. Mas ao invs de ocorrer uma homogeneizao, como pressupem alguns tericos, preferimos entender, com base no raciocnio de Featherstone, e tambm de outros autores j citados, que a globalizao intensifica o pluralismo, fortalece as culturas e as identidades particulares, salienta as singularidades dos povos, das raas, das religies e das naes. Nesse sentido, o mundo est cada vez mais complexo. Com isso, mais desafiadora se torna a relao da Igreja Catlica, um grupo com identidade prpria, com a sociedade globalizada no-catlica. Apresentamos, neste artigo, alguns dados que mostram a manifestao do pluralismo na sociedade e entre os catlicos, Sabemos que a questo no se limita a esses aspectos. Porm, esses dados podem exemplificar a problemtica que abordamos at o momento. Cada vez mais essa instituio religiosa ter de conviver e dialogar com o pluralismo. A situao mundial, mas se reflete claramente no Brasil, pas de grande extenso territorial e grande variedade cultural. Dados do Censo de 2000, parecem confirmar tal afirmao. Eles mostram que o Brasil continua sendo um pas de maioria catlica, mas que a influncia da Igreja Catlica decresceu. Hoje, os catlicos representam 73,8% da populao, uma queda de aproximadamente 12% em relao a 1991. Diante do fenmeno evanglico vivenciado nos ltimos anos, interessante observarmos que, segundo o Censo, a populao evanglica cresceu 70,7% entre 1991 e 2000, passando de 9,05% da populao do pas para 15,4%. Em nmeros absolutos, os evanglicos representam hoje o dobro do que eram h dez anos, com 26 milhes de seguidores. O terceiro maior grupo no pas o de pessoas sem religio, 7,28% da populao, que teve um crescimento de 52%, passando de 6,9 milhes de pessoas para 12,3 milhes (IBGE/Censo 2000). Uma pesquisa do Centro de Estatstica Religiosa e Investigaes Sociais (Ceris), realizada em 1999, j antecipava o resultado do Censo. Alm da reduo do nmero de catlicos no Brasil, a pesquisa Tendncias Atuais do Catolicismo, encomendada pelo Instituto Nacional de Pastoral, rgo da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao Ceris, revela contradies e diversidades entre os catlicos. Embora limitada

14

pelo universo pesquisado adultos pobres mostra que h uma diferena grande entre os que se declaram catlicos e os que realmente seguem a doutrina do Vaticano. Segundo dados da Ceris, dos 67% adultos brasileiros pobres, que moram nas grandes cidades, que afirmam ser catlicos, apenas 35% fazem profisso de f em Jesus Cristo, em Maria e nos ensinamentos da Igreja Catlica, e podem ser considerados catlicos apostlicos romanos. Os outros 32%, apesar de se dizerem catlicos, professam formas diferenciadas de religiosidade dentro do Catolicismo. De acordo com a pesquisa, entre estes esto os casos dos catlicos que se identificam apenas com Jesus e seus ensinamentos, o que os aproxima dos evanglicos; dos que acreditam apenas em Deus ou numa fora superior, sem vinculao institucional com a Igreja; e os que acreditam num Catolicismo sincrtico, com influncia do espiritismo ou de religies afro-brasileiras. A pesquisa mostra, ainda, uma tendncia entre os catlicos na busca por mais autonomia em relao Igreja oficial. Os catlicos entrevistados so a favor e tm, portanto, posio divergente da Igreja Catlica em tpicos importantes da doutrina. Por exemplo, 73% so a favor de mtodos contraceptivos no planejamento familiar; 44% defendem o sexo antes do casamento; 59% concordam com o divrcio; e 63% admitem a realizao de um novo casamento. A todos estes pontos a posio da Igreja Catlica contrria. Os dados da pesquisa podem ser tomados como exemplo da diversidade com que a Igreja Catlica est tendo de conviver nos ltimos tempos. Os nmeros mostram no apenas a emergncia e o crescimento de outras religies, mas tambm as divergncias dos catlicos para com a doutrina da Igreja. As pesquisas se referem apenas questes de religio, mas j apontam para as dificuldades enfrentadas pela instituio em dialogar com seu mundo exterior e, tambm, com seu interior, j que os prprios catlicos divergem da doutrina oficial ou, ainda, mesclam a religio catlica com outras crenas, de acordo com princpios e valores individuais. A Comunicao um fator primordial num contexto em que a Igreja Catlica se esfora para manter e aumentar seu nmero de fiis, bem como levar adiante uma doutrina milenar. Para tanto, dialogar com a diversidade, e aceitar o pluralismo dentro e fora da Igreja tornam-se questes fundamentais nas circunstncias atuais. Inserida numa sociedade

15

globalizada, na qual as diferenas se intensificam, a comunicao catlica pode ser uma estratgia para fomentar esse dilogo. Entendemos, desse modo, a necessidade dos veculos de comunicao da Igreja fazerem uma programao para o pblico em geral, leigos, no-catlicos e noevangelizados. Supomos que a comunicao miditica pode ser um dos caminhos a se seguir para concretizar uma comunicao para a sociedade plural, e no apenas para o interior da Igreja, com nfase no aspecto eclesial. Referncias Bibliogrficas CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede A era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo : Paz e Terra, 2002 a. Volume 1. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade A era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo : Paz e Terra, 2002 b. Volume 2. CASTELLS, Manuel. Tecnologia de la informacin y capitalismo global. In: GIDDENS, Antony; HUTTON, Will (eds). En el lmite: La vida en el capitalismo global. Kriterios TusQuets Editores, 2001. DARIVA, Noemi (org.). Comunicao Social na Igreja : documentos fundamentais. So Paulo : Paulinas, 2003. DELLA CAVA, Ralph; MONTERO, Paula. E o verbo se fez imagem Igreja Catlica e os meios de comunicao no Brasil, 1962 1989. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991. DEZ, Felicsimo Matnez. Teologia da comunicao. So Paulo : Paulinas, 1997. FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura Globalizao, Ps-Modernismo e Identidade. So Paulo : Studio Nobel/Sesc, 1997. IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro : Civilizao Brasileira, 1999. OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo - a diversidade cultural no Brasil-Nao. Petrpolis : Vozes, 1992. PESSINATTI, Nivaldo Luiz. Polticas de comunicao da Igreja Catlica no Brasil. Petrpolis / So Paulo : Vozes/Unisal, 1998.1 Documentos: Carta Encclica Ecclesiam Suam. Paulo VI. Roma, agosto/1964. Constituio Pastoral Gaudiun et Spes. Conclio Vaticano II. In: Compndio do Vaticano II. Petrpolis, RJ: Vozes, 1972. Decreto Inter Mirifica. Conclio Vaticano II. In: Compndio do Vaticano II. Petrpolis, RJ: Vozes, 1972.

16

Decreto Christus Dominus . Conclio Vaticano II. In: Compndio do Vaticano II. Petrpolis, RJ: Vozes, 1972. Instruo Pastoral Communio et Progressio. Encclica sobre os meios de comunicao social. So Paulo: Paulinas, 1971.

17

Anda mungkin juga menyukai