Anda di halaman 1dari 18

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI TECNOLOGIA DA COSTRUO CIVIL EDIFCIOS INTRODUO TECNOLOGIA

VILO BEZERRA SOARES ENOQUE ROSA DE SOUZA WERLLEY BEZERRA LIMA

ESQUADRIAS E PINTURAS

Juazeiro do Norte/CE 2012

VILO BEZERRA SOARES ENOQUE ROSA DE SOUZA WERLLEY BEZERRA LIMA

ESQUADRIAS E PINTURAS

Trabalho apresentado ao curso de Tecnologia da Construo Civil da Universidade Regional do Cariri, para avaliao parcial da disciplina de Introduo Tecnologia, sob orientao do professor Jorge Lus Ishimaru.

Juazeiro do Norte/CE 2012

VILO BEZERRA SOARES ENOQUE ROSA DE SOUZA WERLLEY BEZERRA LIMA

Reviso de literatura apresentada como requisito para obteno de nota.

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Tecnlogo da Construo Civil Edifcios

Data:___de___________de_______.

Professor:_________________________________

NOTA:____

Juazeiro do Norte/CE 2012

RESUMO

As esquadrias e as pinturas so sem dvida, partes fundamentais em toda edificao elas tem caractersticas prprias que possibilitam conforto e ajudam na higienizao do ambiente. As esquadrias surgiram nas edificaes j no perodo neoltico da historia, quando os primeiros homindeos tiveram a necessidade de fixar-se em um lugar e viver basicamente da agricultura suas casas eram bem arcaicas, mas, j apresentavam aberturas o que podemos chamar das primeiras esquadrias, eles tinha a necessidade de se proteger do frio e do calor, como tambm vigiar os possveis predadores, esse conceito de abertura foi evoluindo at chegar ao que conhecemos hoje como portas e janelas. J as pinturas surgiram nas edificaes apenas como conceito de embelezamento; mas, com avanar do tempo descobriu-se as tintas poderiam oferecer proteo contra protozorios, fungos e bactrias, hoje so bem utilizadas por arquitetos para influenciar psicologicamente as pessoas.

Palavras-chave: esquadrias. Portas. Janelas. Pinturas. Tintas

ABSTRACT

The frames and paintings are undoubtedly key parts throughout the building they have characteristics that enable comfort and help in cleaning the environment. The frames in buildings already emerged in the Neolithic period of history when the first hominids had the need to fix up and live in a place of agriculture basically their homes were very archaic, but already had what we call openings of the first frames, they had the need to protect themselves from the cold and heat, as well as monitor potential predators, this concept of openness has been evolving until we know today as the doors and windows. Already paintings emerged only in buildings as a concept of beautification, but with advancing time it was discovered inks could offer protection against protozoa, fungi and bacteria, are now well used by architects to influence people psychologically.

Keywords: frames. Doors. Windows. Paintings. paints

LISTA DE ILUSTRAES FIGURA 1 Partes de uma esquadria...................................................9 FIGURA 2 Representao de verga e contraverga.............................10

SUMRIO

INTRODUO ..................................................................7 ESQUADRIAS....................................................................8


1.DEFINIO.......................................................................8 2. HISTRICO.....................................................................8 3.FUNES.........................................................................8 4. PARTES DE UMA ESQUADRIA....................................9 5.DETALHES.....................................................................10 6. COMO ESCOLHER UMA ESQUADRIA.........................11

PINTURAS.......................................................................13
1.DEFINIO....................................................................13 2.ALGUNS TIPOS..............................................................13 3.QUALIDADE...................................................................13 4.PREPARAO DA SUPERFCIE....................................14

5.CONDIES AMBIENTAIS NA APLICAO...............15 CONCLUSO..................................................................16 REFERNCIAS...............................................................17

INTRODUO

Veremos adiante dois dos principais elementos presentes em todas as edificaes, que so as esquadrias e pinturas. As esquadrias que so basicamente portas e janelas; tem diversas funes desde carter esttico at a oferta de salubridade ao ambiente; as principais caractersticas so de ventilao e acesso de um ambiente para outro. As pinturas podem ser definidas como sendo as tintas que do cor as paredes e as esquadrias, tendo como funes de decorao, higienizao, controle de luminosidade do ambiente entre outros.

ESQUADRIAS

1. DEFINIO A definio ao p da letra, da palavra esquadria d uma ideia de esquadro, ou seja, ngulo reto; de certa forma mesmo, pois, a maioria das esquadrias na forma geomtrica de um quadrado. A definio em relao as suas particularidades e funes : estrutura comumente de madeira ou metal que serve ligao entre as dependncias da edificao seja como portas ou janelas.

2. HISTRICO No perodo Neoltico da historia, quando o homem comeou a construir suas moradias e viver em aldeias e tribos; houve a necessidade de conforto trmico para proteger-se do frio e do calor, geralmente cobriam suas casas com pele de animais e toras de madeiras, o acesso ao interior de suas casas, se dava pelas portas que eram apenas uma abertura, muito diferente do que hoje. Com o intenso frio, evoluram para a criao das primeiras portas, eram elementos com cips, galhos de rvores, barro e couro de animais. A partir dai novas tecnologias foram sendo evoludas.

3. FUNES A concepo de esquadria est intimamente ligada com a histria da arquitetura, e tanto a ventilao e a iluminao dependem dos materiais e tecnologias disponveis bem como da mo de obra adotada e da industrializao em cada momento. Em um passado meio distante as aberturas para esquadrias eram bastante limitadas, isso por que a alvenaria tinha carter estrutural, e qualquer vo que houvesse poderia apresentar srios riscos na segurana da edificao; com o advento dos arcos, que suportavam bem a compresso, conseguiu-se ter maiores aberturas para iluminao natural e tambm maior ventilao. Mais tarde com o surgimento do vitral introduziu-se o elemento caixilho nas esquadrias. Uma esquadria no pode ser colocada aleatoriamente em uma edificao, tem de ser levada em conta a posio

geogrfica e ventilao; geralmente as janelas so colocadas com abertura para a parte exterior proporcionando ventilao e iluminao natural.

4. PARTES DE UMA ESQUADRIA As portas so compostas por: a) Contramarco contorno preparado pra ser instalado no vo, onde futuramente ser instalada a esquadria. b) Batente guarnece o vo da parede onde se prende a folha da porta. c) Guarnio acabamento entre o batente e a alvenaria. d) Folha nica parte mvel da porta ela quem abre e veda o vo. e) Scolo arremate f) Ferragens dobradias, fechaduras, maanetas, puxadores e etc.

FIG. 1

As janelas so compostas por: a) Batentes so fixos s alvenarias da mesma forma dos batentes das portas b) Guarnio tem as mesmas funes dos que so colocados nas portas c) Vidraas elemento de vidro que ajuda na iluminao d) Venezianas permite a ventilao mesmo quando a esquadria estiver fechada e) Peitoril base inferior da janela, que se projeta alm da parede e funciona como parapeito. f) Ferragens - dobradias, fechaduras, maanetas, puxadores e etc.

10

5. DETALHES A esquadria por fazer um furo na alvenaria atrapalha na capacidade de suportar esforos, por isso, necessria a colocao da verga e contraverga, uma espcie de viga de concreto da largura da parede, posicionada em cima e embaixo das janelas; nas portas somente a verga utilizada (parte de cima) que tem um transpasse mnimo de 20 cm para cada lado da janela, essa estrutura combate fora de cisalhamento, evitando certas patologias como aparecimento de fissuras.

FIG. 2

11

6. COMO ESCOLHER UMA ESQUADRIA


CARACTERSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE JANELAS VANTAGENS DESVANTAGENS 1) Simplicidade de manobra. 2) Ventilao 1) Vo para ventilao quando aberta regulada conforme abertura das folhas. 3) totalmente 50% do vo da janela. No ocupa reas internas ou externas 2) Dificuldade de limpeza na face externa. (possibilidade de grades e ou telas no vo 3) Vedaes necessrias nas juntas abertas. total). 1) As mesmas vantagens da janela tipo de correr caso as folhas tenham sistema de contrapeso ou sejam balanceadas, caso contrrio as folhas devem ser retentores no percurso das guias nos montantes do marco 1) Caso as janelas tenham sistemas de contrapeso ou de balanceamento, a quebra dos cabos ou a regulagem do balanceamento constitui problemas. 2) As desvantagens j citadas das janelas de correr 1) Dificuldade de limpeza na face externa. 2) No permite o uso de grades e/ou telas na parte externa. 3) Libera parcialmente o vo.

TIPOS CORRER

GUILHOTINA

PROJETANTE

PROJETANTE DESLIZANTE

TOMBAR

1) No ocupa espao interno 2) Possibilita ventilao nas reas inferiores do ambiente, mesmo com chuva sem vento. 3) Boa estanqueidade, pois a presso do vento sobre a folha ajuda esta condio. 1) Todas as vantagens da janela do tipo projetante. 2) Possibilidade de abertura at 90 (horizontal) devido aos braos de articulao apropriados. 3) A abertura na parte superior facilita a limpeza e melhora a ventilao. 1) Ventilao boa principalmente na parte superior, mesmo com chuva sem vento. 2) Facilidade de comando a distncia. 1) Boa estanqueidade ao ar e gua. 2) Libera completamente o vo na abertura mxima. 3) Fcil limpeza na face externa. 4) Permite telas e/ou grades e/ou persianas quando as folhas abrem para dentro.

1) Todas as desvantagens da janela tipo projetante quando no utiliza brao de articulao de abertura at 90.

1) No libera o vo. 2) Dificuldade de limpeza na parte externa. 1) Ocupa espao caso as folhas abram para dentro. 2) No possvel regular a ventilao 3) As folhas se fixam apenas na posio de mxima abertura ou no fechamento total. 4) Dificultam a colocao de tela e/ou grade e/ou persianas se as folhas abrirem para fora . 5) Impossibilidade de abertura para ventilao com chuva oblqua.

ABRIR FOLHA DUPLA ABRIR FOLHA SIMPLES

12

PIVOTANTE HORIZONTAL

1) Facilidade de limpeza na face externa. 2) Ocupa pouco espao na rea de utilizao. 3) Quando utiliza pivs com ajuste de freio, permite abertura a qualquer ngulo para ventilao, mesmo com chuva sem vento, tanto na parte superior com na parte inferior. 4) Possibilita a movimentao de ar em todos os Ambientes, 1) Facilidade de limpeza na face externa. 2) Abertura de grandes dimenses com um nico vidro. 3) Abertura em qualquer ngulo quando utiliza pivs com ajuste de freio, o que permite o controle da ventilao. 4) Possibilita a movimentao de ar em todo o ambiente 1) Janela que permite ventilao constante, mesmo com chuva sem vento, na totalidade do vo, caso tenha panos fixos. 2) Pequena projeo para ambos os lados no prejudicando as reas prximas a ela. 3) Fcil limpeza.

1) No caso de grandes vo necessita-se de uso de fechos perimtricos. 2) Dificulta a utilizao de telas e/ou grades e/ou persianas.

PIVOTANTE VERTICAL

1) Dificuldade de utilizao de telas e/ou grades e/ou persianas. 2) Ocupa espao interno caso o eixo seja no centro da folha.

BASCULANTE

1) No libera o vo para passagem total. 2) Reduzida estanqueidade.

13

PINTURAS 1. DEFINIO A tinta uma composio lquida, pigmentada que, quando aplicada sobre uma superfcie, torna-se uma pelcula protetora e decorativa, alm de exercer funo sanitria e influir na distribuio da luz. Sua composio bsica inclui pigmentos, veculo, solventes e aditivos.

2. ALGUNS TIPOS

a) Caiao - A cal hidratada um produto natural pronto para o uso. o aglomerante mais antigo usado pela humanidade na construo de edificaes. b) Ltex P.V. A - uma tinta aquosa, base de acetato de polivinila (P.V.A.). c) Ltex acrlico - tambm uma tinta aquosa, base de emulses acrlicas, que conferem a tinta maior resistncia ao intemperismo. Este fato faz com que as tintas acrlicas sejam recomendadas, preferencialmente, para superfcies externas. d) Esmalte Sinttico - uma tinta base de resinas alqudicas, de leos secativos e solventes. e) Tinta leo - semelhante ao esmalte sinttico, com preponderncia do teor leo. f) Tinta Epxi - uma tinta em soluo, base de resinas epxi, de grande resistncia abraso. Apresenta-se em dois componentes: tinta e catalisador. g) Verniz Poliuretano - uma soluo de resinas poliuretnicas, em solventes alifticos. h) Tinta de borracha Clorada - uma soluo base de borracha clorada, de alta plasticidade e de grande resistncia gua.

3. QUALIDADE Ao se abrir uma embalagem pela primeira vez, a tinta deve satisfazer s seguintes condies: no apresentar excesso de sedimentao, coagulao, galeificao, empedramento, separao de pigmentos ou formao de pele (nata); torna-se homognea mediante agitao manual; no apresenta odor ptrido e nem expelir vapores txicos. Na superfcie interna da embalagem no deve haver sinais de corroso. No momento de aplicao, a tinta precisa se espalhar

14

facilmente, de maneira que o rolo ou pincel deslizem sem resistncia (suavemente), devendo as marcas destes acessrios desaparecer logo aps a aplicao da tinta, resultando uma pelcula uniforme, quanto ao brilho, cor e espessura. Rendimento e cobertura so dois conceitos distintos. O primeiro expressa a relao entre a rea pintada e o volume de tinta gasto (l/m). O outro se refere capacidade da tinta de cobrir totalmente a superfcie (contraste e cor). Na prtica, esta capacidade medida em nmero de demos.

4. PREPARAO DA SUPERFCIE A adequada preparao da superfcie fator to importante como a escolha de bons produtos para a sua pintura. Os seguintes cuidados devem ser observados: ela deve ser limpa, seca, isenta de poeira, gordura, sabo ou mofo, deve-se utilizar gua morna com detergente para eliminar manchas de gordura; aplicar uma soluo de gua com cerca de 25% de gua sanitria para remover as partes mofadas e, em seguida, enxaguar a superfcie; corrigir com argamassa as imperfeies profundas da parede; as pequenas imperfeies (rasas) devem ser corrigidas com massa corrida (em reboco interno) ou massa acrlica (em reboco externo); raspar ou escovar as partes soltas ou mal aderidas; eliminar o brilho de qualquer origem, usando lixa de grana adequada. Antes de iniciar a pintura sobre um reboco novo, preciso aguardar que ele esteja seco e curado. Se a tinta for aplicada sobre o reboco mal curado, provavelmente a pintura descascar, porque a impermeabilidade da tinta dificultar a sada da umidade e as trocas gasosas necessrias carbonatao do reboco, sem a qual se tornar pulverulento sob a pelcula da tinta, causando o descascamento. Rebocos deficientes, com pouco cimento, apresentam superfcie poucas coesas, fato que pode ser verificado ao se esfregar a mo sobre o reboco, constatando-se a existncia de partculas soltas (gros de areia). Neste caso, recomenda-se aplicar uma demo de fundo base de solvente, com alto poder de penetrao e grande resistncia alcalinidade natural do reboco. Este procedimento resultar nos seguintes benefcios: fixao de partculas soltas, aumentando a coeso da superfcie; proteo do acabamento contra alcalinidade do reboco; uniformizao da absoro da superfcie e aumento do rendimento do acabamento. A superfcie de madeira, pintada pela primeira vez, deve ser lixada para que sejam eliminadas as farpas. Em seguida aplica-se uma demo de fundo branco fosco, com diluio de at 15% de diluente e corrigem-se as imperfeies com massa a leo. Aps a secagem, lixa-se novamente, removendo-se a poeira e aplicando-se o acabamento. Na repintura sobre madeira, o procedimento semelhante ao da primeira pintura, dispensando-se aplicao de fundo branco fosco. No caso de

15

envernizamento da madeira, no se aplica fundo branco fosco e nem massa a leo, mas sim selador para madeira, lixa-se e se aplica o verniz. Para a pintura nova sobre ferro necessrio remover-se a ferrugem, utilizando lixa ou escova de ao, e aplica-se fundo a base de zarco ou xido de ferro e pintar. Na repintura, elimina-se a ferrugem e aplica-se o fundo apenas nas partes onde a superfcie metlica esteve exposta. Aps a secagem, lixa-se para nivelar a base e aplica-se o acabamento. Outro produto conhecido como Neutralizador de Ferrugem, pode ser usado antes de aplicarmos o zarco, ele aplicado a frio e transforma quimicamente a superfcie do ferro ou xidos nela existentes em fosfatos inertes do ponto de vista da corroso, impedindo o aparecimento de ferrugem.

5. CONDIES AMBIENTAIS NA APLICAO Os servios de pintura devem sempre ser realizados em ambiente com temperaturas variando entre 10C e 35C, a menos que o fabricante estabelea outro intervalo de variao para um tipo especfico de tinta. As pinturas executadas em superfcies exteriores no devem ser efetuadas quando ocorrer precipitao pluvial, condensao de vapor d'gua na superfcie da base ou ventos fortes, com o transporte de partculas em suspenso no ar. As pinturas de interiores podem ser efetuadas mesmo quando as condies climticas impeam as do exterior, desde que seja obedecida a variaes de temperatura, e que no ocorra condensao de vapor de gua na base a ser pintada. De preferncia, a pintura em superfcies interiores deve ser realizada em condies climticas que permitam que portas e janelas permaneam abertas. Cada demo de tinta subsequente, somente dever ser aplicada quando a anterior estiver adequadamente seca, de modo tal que o contato com a pelcula, anteriormente aplicada, no provoque na mesma, enrugamentos, descoloramentos, etc. Tambm devem ser evitados escorrimentos ou salpicos de tinta nas superfcies no destinadas pintura - vidros, pisos, alvenarias e concretos aparentes, etc. Os salpicos que no puderem ser evitados precisam ser removidos enquanto a tinta ainda estiver fresca, empregando-se removedor adequado. A ltima demo de tinta deve proporcionar a superfcie uma pelcula de pintura uniforme, sem escorrimentos, falhas ou imperfeies. A pintura recm-executada deve ser protegida contra a incidncia de poeira ou de gua, ou mesmo contra contatos acidentais durante o perodo de secagem.

16

CONCLUSO Com base nessas informaes podemos concluir que, as esquadrias e as pinturas nas suas diferentes formas so imprescindveis, para proporcionar salubridade e conforto na edificao; seja oferecendo luz e ventilao natural, seja controlando a luminosidade e impedindo que bactrias e fungos se instalem nas superfcies pintadas. E que cada uma tem recomendaes tanto na instalao/aplicao quanto na utilizao; que devem ser consultadas para que haja a boa utilizao e consequentemente todos os benefcios sejam bem aproveitados.

17

REFERNCIAS

AZEREDO. Hlio AIves de O edifcio e sua cobertura. So Paulo: Edgard Blcher, 1977. ABNT NBR 10821 Caixilhos para edificao Janelas ABNT NBR 13245 Execuo de pinturas em edificaes no industriais
http://www.cecc.eng.ufmg.br/trabalhos/pg1/MONOGRAFIA%20O%20USO%20DAS%20TINTAS%20 NA%20CONSTRU%C7%C3O%20CIVIL.htm acesso em: 23 de abril de 2012 http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/47/como-pintar-paredes-para-um-bomresultado-e-preciso-257605-1.asp : acesso em 24 de outubro de 2012

http://pt.scribd.com/doc/46514293/Esquadria: acesso em 23 de outubro de 2012

Anda mungkin juga menyukai