Anda di halaman 1dari 15

1

A poltica espetculo e os ouvintes: Artifcios para conquistar a opinio pblica Por Janine Marques Passini1 (MBA em Comunicao/ESPM e mestranda PPGCOM/PUCRS)

do

Resumo A dobradinha rdio e poltica h muito pode ser observada, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. Num pas como o nosso, onde o nmero de analfabetos significativo, este meio de comunicao massiva adquiriu relevo. Transformou-se, pois, numa excelente vitrine para muitos polticos. Para atrair e manipular a opinio pblica, muitas tcnicas tm sido utilizadas. Schartzemberg, na obra O Estado Espetculo, compara o teatro poltica e classifica seus protagonistas quanto ao tipo de atuao. Baseado nessa classificao, o presente trabalho analisou quatro programas de radialistas/vereadores da Rdio Santamariense-RS, a fim de descobrir de que forma esses profissionais conquistam seus ouvintes/eleitores. Palavras-chave: opinio pblica, populismo, rdio. O rdio e a poltica Assim como a televiso, na dcada de 50 do sculo passado, o rdio nos anos 20 serviu primeiro elite brasileira. Poucas pessoas tinham acesso aos aparelhos receptores; a programao das emissoras dependia da contribuio dos ouvintes, que formavam sociedades e inclusive emprestavam discos s empresas. Lentamente, o veculo foi se popularizando e conquistando a massa de ouvintes com baixa escolaridade, principalmente em funo das caractersticas do veculo, de apresentar uma linguagem rpida, simples e coloquial. O surgimento do rdio no Brasil trouxe, no entanto, uma nova categoria de pblico, a dos analfabetos. Antes excludos da cena cultural, eles passaram a consumir informao, msica e entretenimento de um veculo que deles pouco exige. Por suas caractersticas, no requer muita concentrao, nem elevado grau de escolaridade. Assim, num pas com 3/4 de analfabetos em 1920, o rdio instala-se, e com ele, surgem novas oportunidades de conquistar o pblico. Diante dessa massa at ento desassistida, os polticos percebem o poder de persuaso do veculo. Discursos que outrora s podiam ser acompanhados de perto em comcios, agora podiam ser irradiados. O rdio substituiria o jornal, que era bastante segmentado e acessvel a poucos.

janinepassini@yahoo.com

Alonso (1989:136) afirma que, durante o sculo XIX e o primeiro tero do sculo passado, os comcios eram a essncia de qualquer campanha eleitoral. Agora, esse papel central desempenhado pelos meios de comunicao de massa. A dobradinha rdio e poltica h muito pode ser observada, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. Quando o veculo surgiu, em 1922, o ndice de analfabetismo era de 75%2. Vinte anos depois, j tinha cado para 57%. Mas a reduo no deve ser comemorada. Ainda hoje, em pleno sculo XXI, o nmero de analfabetos3 chega a 24 milhes de pessoas, ou 16% da populao acima dos cinco anos. Diante de uma massa desqualificada, o rdio adquire relevo. E mostra-se como uma excelente vitrine para muitos polticos. O mesmo pblico que experimentava pela primeira vez a audio de programao radiofnica foi observado por Ortega y Gasset durante a dcada de 30 do sculo passado. Para ele, o avano dessa classe ao poderio social constitua uma rebelio, j que essas pessoas, outrora inexpressivas, agora detinham o poder. O autor dividiu a sociedade em dois grandes grupos: o das minorias e o das massas. No primeiro, os grupos eram qualificados, enquanto no segundo as pessoas eram desprovidas de qualquer habilitao. Dito isso, importante salientar que Ortega y Gasset foi quem primeiro identificou o populismo tal como o conhecemos hoje. O espanhol defendia que a maioria dos homens no tem opinio, e que a imposio de idias se tornava primordial. Artifcio bastante utilizado por polticos no mundo todo, principalmente na Itlia, no Brasil e na Argentina. Haussen (2001:11) aponta que tanto o rdio quanto o populismo desenvolveram-se ao mesmo tempo no Brasil e na Argentina, a partir dos anos 30 (sc. XX). Neste, sob a tutela de Juan Domingo Pern e, naquele, atravs de Getlio Dornelles Vargas. Amparados no discurso popular-massivo, contagiavam a populao, difundindo um sentimento nacionalista.

Conforme ORTIZ (2001:28), em 1890 o ndice de analfabetismo no Brasil era de 84%; em 1920, caiu para 75% e em 1940, registrava 57%. 3 Segundo dados do Censo IBGE 2000, divulgados no dia 02/12/2003, o nmero de no-alfabetizados brasileiros quatro vezes maior que o de brasileiros com curso superior completo. O estudo aponta a existncia de 24 milhes de analfabetos no pas, ou 16% da populao acima dos cinco anos.

No nosso pas, quem primeiro cedeu os microfones a polticos foi a Rdio Record, lder de audincia na poca, sob o pretexto de ministrar palestras instrutivas. Tanto no Brasil quanto na Argentina, havia a forte influncia norte-americana, que foi, aos poucos, sendo dissipada com o incentivo do patrimnio estatal. Mas a iniciativa de usar o rdio com fins polticos no foi pioneira: na Europa, Hitler e Mussolini j usavam o meio para controlar a opinio pblica. Pern inclusive trouxe da Itlia, durante o perodo em que l esteve (19301945), idias copiadas do estadista italiano. As emissoras de audincia popular4 tm em comum o tipo de linguagem empregada e o tipo de programao (em geral assistencialista e com forte participao do ouvinte). So tambm terreno frtil para comunicadores bastante especficos, aqueles que extrapolam os limites do comunicar e informar, passando, atravs das ondas radiofnicas, a resolver os problemas da populao. comum o radialista adquirir este status, tamanha sua identificao com o grande pblico, que o enxerga como uma ponte entre os necessitados e o poder pblico. Em geral carismticos, os apresentadores exploram fatos policiais para comover os ouvintes, que se identificam com as histrias narradas. Frente s desgraas contadas, o comunicador tripudia sobre as autoridades, cobrando-lhes uma resposta para o problema. Rubim (2000:78) afirma que esse tipo de apresentador trafega no perigoso limiar da explorao das carncias sociais, pretendendo assumir deliberadamente a funo de representao dos setores excludos, em busca imediata de audincia e, quem sabe, de um futuro mandato, que confirme seu carter de representante popular. O papel que antes era exercido pelo Estado, agora cabe ao conselheiro, amigo, defensor da justia e dos pobres (COSTA, 1992:62). Costa atribui isso ao descrdito nas instituies governamentais, que ganhou fora j na dcada de 80.

Conforme conceito de Mata, citada por GRISA (1999:26), as rdios de audincia popular so aquelas que no objetivam uma ao pedaggica que promova a socializao poltica dos segmentos populares. Pelo contrrio, elas mesmas se apresentam como substitutas das benfeitorias do Estado. A autora afirma ainda que as rdios de audincia popular detectam a lacuna na representao social e poltica da populao desamparada e se oferecem para cumprir essa tarefa.

O enfraquecimento do Estado A partir dos anos 80, os pases em desenvolvimento e, mais tarde, os pases europeus, passaram por um processo de enfraquecimento de seus governos, gerado pelo descontrole dos componentes fundamentais das polticas econmicas. O avano da tecnologia e o aumento dos fluxos globais esto redimensionando e redefinindo os papis dos atores sociais. o reflexo da sociedade em rede, conforme Castells. O autor, alis, afirma que o Estado-nao, responsvel por definir o domnio, os procedimentos e o objetivo da cidadania, perdeu boa parte de sua soberania, abalada pela dinmica dos fluxos globais e das redes de riqueza, informao e poder transorganizacionais (1999:400). O resultado desse processo, em tese, o fortalecimento da mdia, que passa a privilegiar o poder e a poltica. E todos os que estiverem fora da mdia, estaro em condio de marginalidade poltica. A redefinio dos papis pode ser exemplificada pelas palavras de Alain Touraine (apud CASTELLS, 1999:365), quando este afirma que
o poder costumava ficar na mo dos prncipes, oligarquias e elites dominantes; era definido como a capacidade de impor a vontade de um ou de alguns sobre os demais, alterando o comportamento destes. Essa imagem do poder j no mais reflete nossa realidade. O poder est em toda parte e em lugar nenhum: est na produo em srie, nos fluxos financeiros, nos estilos de vida, nos hospitais, nas escolas, na televiso, nas imagens, nas mensagens, nos estilos de vida

No obstante, Castells refuta a idia de que a mdia impe suas opes opinio pblica, afirmando que suas relaes com a poltica e a ideologia so altamente complexas e indiretas e que, em muitos casos, as campanhas promovidas pela mdia podem defender a opinio pblica contra o estabelecimento poltico, como ocorreu em Watergate. Castells nega tambm que a opinio pblica seja receptora passiva de mensagens, ficando, pois, suscetvel a manipulaes. A explicao, segundo o autor, que h um processo de interao mtua entre a mdia e sua audincia quanto ao impacto real das mensagens. Esse impacto analisado sob o aspecto da funo e disfuno da comunicao de massa por Bosi, que traz um exemplo interessante da forma de atuao escolhida por muitos radialistas,

principalmente os polticos. Por saberem que a populao deposita neles a esperana de ter seus problemas resolvidos ao invs de confiar no poder pblico, os comunicadores exageram e dramatizam ao comentar determinado fato: uma campanha contra a poluio do ar pode causar medidas eficientes de sade pblica (funo), alm disso, uma ansiedade difusa na comunidade (disfuno).(BOSI, 1986:35) O Estado tenta, pois, reafirmar seu poder na arena global, comprometendo sua soberania, conforme Castells:
Os esforos do Estado para restaurar sua legitimidade por meio da descentralizao do poder administrativo, delegando-o s esferas regionais e locais, estimulam as tendncias centrfugas ao trazer cidados para a rbita do governo, aumentando, porm, a indiferena destes em relao do Estado-Nao. (1999:287)

O autor verifica, tambm, em diversos pases, um crescimento extraordinrio da mdia local, principalmente nos casos do rdio e da TV a cabo, paralelo globalizao da mdia. Esses meios locais estabelecem um forte vnculo com audincias populares especficas, passando por cima das vises padronizadas da mdia de massa (1999:302). J para Rubim:
Falar em uma sociedade estruturada e ambientada pela mdia no pode significar a aceitao de uma automtica supremacia da comunicao sobre a poltica, apenas significa que o enlace, tenso e simultaneamente complementar, entre a poltica e a comunicao conforma um campo de foras inscrito agora nesta peculiar circunstncia societria. (2000:45)

O autor observa tambm que a idia de representao est no corao das polticas moderna e contempornea, apesar da crise vigente, como um dos seus princpios de legitimidade fundamentais. O governo que representa a populao apresenta-se como legtimo. O rito da disputa e investidura desta representao intitula-se eleio. Atravs dela, cada cidado delega sua parcela de poder a um representante, que assim conquista um mandato executivo ou legislativo. O rito eleitoral peridico torna-se central ao procedimento de atribuio e escolha de representantes e prpria esfera poltica, formatada desde a modernidade (2000:49).

Por seu turno, Ortega y Gasset defendia que a massa no pode atuar por si mesma e que veio ao mundo para ser dirigida, influda, representada e organizada (ORTEGA Y GASSET, 2002:149). Isso explica porque, para ele, no sufrgio universal o poder de deciso no est nas mos da massa, e sim nas de algumas minorias, como a dos polticos, por exemplo, que a rigor entendiam um pouco mais dos problemas pblicos do que ela (2002:147). E como no tinha vontade prpria, a massa atribua ao Estado um poder annimo, sendo evocado a qualquer mnima dificuldade ou conflito. Hoje essa transferncia de poder passou para os meios de comunicao de massa.

A poltica espetculo

Na mesma linha da manipulao da opinio pblica, Schartzemberg classifica os polticos com o objetivo de auxilia-los a manterem-se sob os holofotes da mdia e tambm no imaginrio dos eleitores. A partir dos tipos identificados por ele, um aspirante a cargo pblico poder obter xito diante das urnas. A explicao que a poltica outrora era idias (...), hoje pessoas. Ou melhor, personagens (p.01). E como a poltica agora feita de personagens, necessita de alguns elementos para completar o show. Essa classificao, proposta por Schwartzemberg na obra O Estado Espetculo, descreve os principais tipos de polticos e suas mais importantes armas para atrarem a ateno dos eleitores e conquistarem a opinio pblica. Ao afirmar isso, o autor compara o mundo da poltica ao do espetculo teatral. Enquanto na poltica tm-se os candidatos, no mundo da arte temos as estrelas e astros. O pblico eleitor pode ser comparado ao espectador; os custos da campanha ao do show; as estratgias seriam o roteiro, enquanto o papel na poltica seria assumido por um personagem. Para o francs, cuja obra data de 1977 (original) - mas que ainda bastante atual as artimanhas usadas por marketeiros e campaign managers fazem com que os indivduos acreditem que esto tendo participao ativa nos acontecimentos polticos, quando na verdade desfrutam de uma alienao inconsciente e insidiosa. Com as tcnicas de persuaso, o cidado

no age, ou no intervm no curso da vida pblica. Ao contrrio, apenas contempla os lderes que agem em seu nome, que o representam. Os lderes, segundo Schwartzemberg, podem assumir vrios papis. Na obra, ele cita os quatro tipos principais: o Heri, o homem excepcional, fadado ao triunfo, e depois apoteose. O homem das faanhas, do entusiasmo e da glria. Em suma: o dolo proposto ao culto dos mortais (1978:11). Ao interpretar este papel, o poltico, muitas vezes, esquece quem realmente , por estar sempre representando. H tambm o tipo igual a todo mundo, aquele cuja identificao como o pblico acontece de forma natural. o campeo da normalidade, super-representativo e nenhuma das coisas corriqueiras lhe permanece alheia (1978:43). Outro tipo reconhecido pelo autor o do lder charmoso. Um sujeito que cultiva a superioridade e a distncia, mas que tambm consegue se aproximar do povo com igual desenvoltura. H tambm a figura do Nosso pai, aquele a quem todos podem recorrer no momento de angstia. Schwartzemberg descreve dois tipos de paizo: aquele da autoridade paternal-herica a do chefe revolucionrio ou do fundador da independncia nacional, a quem se d o nome de pai da revoluo, ou pai da ptria, mas que se aproxima do heri e a autoridade paternal de rotina a do sbio, cheio de vivncia e razo, do pai tranqilo, e prximo do homem ordinrio (1978:84-86). O presente trabalho pretende discutir as formas de manipulao da opinio pblica usadas por radialistas polticos que atuam em Santa Maria. Para isso, faz-se necessrio uma breve contextualizao da situao do municpio quanto ao uso do rdio.

A Rdio Santamariense 630 AM

A terceira emissora da cidade surgiu em abril de 1954, atravs do empenho de Joo Goulart, ento Ministro do Trabalho no governo de Getlio Vargas. Por intermdio do prefeito da cidade, o tenente Heitor Campos, a prefeitura cedeu uma rea de 120 metros quadrados para a instalao da torre de transmisso, que permanece l at hoje. Naquela poca, a Santamariense possua uma potncia de 250 watts, que s em 1967 foi ampliada para o atual 1Kw. Durante 40 anos, esteve sob os cuidados de um de seus fundadores, Csar Ugalde. Naquela poca, a programao era voltada cultura e informao, transformando-se em uma excelente alternativa para os ouvintes, dirigindo-se a uma faixa de pblico elitizada (RONSINI, 1996: 129). Na dcada de 60, iniciou um sistema de alto-falantes, que transmitia msicas para os jovens que passeavam no centro da cidade, logo aps a matin. Sempre buscando inovaes, a direo da Rdio Santamariense trouxe para Santa Maria grandes nomes da msica, que faziam apresentaes no auditrio da emissora. Passaram por l Ivon Curi e Nlson Gonalves, entre outros. O jornalismo da emissora tambm foi pioneiro na cidade. Era a nica que mantinha uma pessoa encarregada de receber os telgrafos, enviados pelas agncias de notcias e repass-los ao departamento de radiojornalismo. Mas durante a dcada de 90, com o falecimento de Csar Ugalde, a Rdio Santamariense esteve entregue igreja Catlica, Universal e do Evangelho Quadrangular, seguindo uma tendncia nacional, para manter o faturamento da empresa. Em 1997, a emissora mudou de proprietrios, que optaram por investir na programao popular, de cunho assistencialista. Em pouco tempo, atingiu os mais altos ndices de audincia da cidade, embora a deciso tenha sido produtiva do ponto de vista empresarial, acarretou na perda de qualidade da programao.

Descrio dos programas/perfil dos comunicadores

O programa "Show da Manh" apresentado pelo radialista Paulo Sidinei, de segundas a sextas-feiras, das 8h ao meio-dia, e nos sbados, das 8h s 11h, pela Rdio Santamariense. No

ar desde 1997, considerado o programa de maior audincia da cidade. Mesclando msica, noticirio policial e participao do ouvinte por telefone ou no prprio estdio, explora histrias comoventes para criticar o descaso do poder pblico com a populao. Um reprter percorre os bairros mais pobres em busca de denncias que evidenciem o descaso da prefeitura com os contribuintes. O ncora aproveita para tripudiar sobre o prefeito e seus secretrios. No raro, esses so colocados no ar sem serem avisados e acabam sendo expostos a situaes humilhantes, enquanto no estdio ouve-se o som de um rugido, que seria a externalizao da fora e da raiva do apresentador para com essas pessoas que prejudicam os cidados de bem. H uma semelhana muito grande entre o estilo de Sidinei e de Srgio Zambiasi, da Rdio Farroupilha, de Porto Alegre. Voltado para as classes D/E, distribui, diariamente, dezenas de remdios, roupas e alimentos entre os ouvintes. Antes de ser transferido para a Santamariense, o comunicador trabalhava na rdio Medianeira AM, mantida pela Mitra Diocesana de Santa Maria. L, fazia um programa totalmente assistencialista, mas no tinha tanta liberdade para questionar e cobrar providncias do poder executivo quanto s mazelas do povo. Foi enquanto esteve l que chegou pela primeira vez ao legislativo santa-mariense: 3.409 votos, com a maior votao daquele ano. Antes de assumir o mandato, foi convidado a trocar de emissora, no comeo de 1997. Ganhou prestgio e passou a ter o programa mais ouvido da cidade. Todos os dias, dezenas de pessoas vo at a sede da emissora, no centro da cidade, para tentar alcanar um pouco mais de dignidade. Essas pessoas passaram a depositar em Paulo Sidinei a esperana de ter suas vidas um pouco melhores. Com o auxlio da produo do programa, proporciona aos ouvintes a participao voluntria de profissionais liberais, como mdicos e advogados, que tiram as dvidas mais freqentes da audincia.

O programa O Reprter apresentado h 20 anos pelo radialista Isaas Romero, de segundas a sextas-feiras, das 23h meia-noite, na Rdio Santamariense. Classificado como de informao policial, utiliza comentrios, entrevistas e reportagens feitas pelo prprio apresentador. Isaas Romero assumiu uma vaga como titular na Cmara de Vereadores, pela primeira vez em 1993. Sempre se apoiando na experincia radiofnica e, especialmente, na audincia do

10

programa "O reprter" focado em questes policiais, o comunicador atribui sua votao comunidade jurdica: acredita que os promotores, juzes e advogados que comparecem ao seu programa atuem como cabos eleitorais, legitimando sua competncia. Na legislatura seguinte (1997-2000), assumiu como segundo suplente, embora tenha feito 1.505 votos. Na ocasio, o seu partido, o PPB, elegeu seis vereadores. Se tivesse concorrido pelo PDT, teria sido eleito o quarto mais votado do partido. Essa anlise foi levada em conta na eleio seguinte, em 2000, quando mudou para o Partido Democrtico Trabalhista. Apesar de ter a votao reduzida a 1.488 votos, assumiu a segunda vaga do partido, que elegeu trs vereadores. O profissional mantm-se da venda de espaos comerciais na emissora onde trabalha e dos salrios de radialista e legislador. Alm de comandar "O Reprter", durante alguns anos desempenhou a funo de reprter no programa "Controle Geral", onde fazia a ronda policial todas as manhs.

O programa Show da Alegria foi apresentado pelo radialista Marcelo Bisogno na Rdio Santamariense, de 2000 at o incio de 2003, de segundas a sextas-feiras, das 13h s 15h. A atrao, hoje exibida pela Rdio Medianeira AM, classificada como musical, tendo a participao do ouvinte por telefone como primordial. O comunicador estreou na carreira poltica nas eleies municipais em 2000. Em tempo hbil, deixou o PDT e filiou-se ao PT, contrariando a corrente poltica defendida pelo prprio pai, Vicente Paulo Bisogno (ex-vereador, que exerceu o cargo por duas vezes, uma como suplente, em 1989, e outra como titular em 1993). O jovem , segundo Passini5, o vereador que possui o melhor aproveitamento. Em apenas trs anos exercendo a funo de legislador, j apresentou 29 projetos, sendo que 12 foram aprovados. Uma mdia considervel, se comparada aos seus pares: 41,37% de propostas sancionadas.

O Show do ouvinte, comandado por Cldio Callegaro, est no ar h mais de 15 anos. Sempre de segundas a sextas-feiras, das 20h s 21h30min e aos domingos, apresenta o
5

Mais sobre a trajetria destes quatro radialistas/vereadores pode ser consultada nos anais do VII Seminrio Internacional da Comunicao Da aldeia global ao ciberespao: As tecnologias do imaginrio como extenses

11

"Domingo Show", das 9h ao meio-dia. Por ter uma ligao com igrejas evanglicas, mescla entretenimento com f e religiosidade. Sempre com a mo em concha sobre o ouvido esquerdo, conversa com os ouvintes atravs do microfone, como se fosse uma pessoa da famlia. Recebe pedido musical, por telefone ou pessoalmente. Quem participa do programa pode dar recados a amigos e familiares. O apresentador faz a linha do bom moo. Cldio Callegaro o mais antigo vereador/radialista em atividade. Cumprindo o quarto mandato como vereador, sendo um como suplente, tem o pior aproveitamento dos quatro profissionais objetos deste estudo: em toda sua carreira poltica, apresentou apenas 34 projetos. Mas apenas quatro foram aprovados, o que corresponde a 11, 76% de xito. Isso comprova a dissociao entre a atuao no rdio e a competncia legislativa. Nos dois ltimos pleitos, apresentou votaes prximas de 1.000: em 1996 obteve 1.023 votos, ficando como segundo suplente do PDT e em 2000 fez 1.129 votos, tendo sido eleito por mdia. O exemplo de Santa Maria, onde quatro dos 21 vereadores so tambm radialistas, ilustra o que acontece em todo o pas e tambm em diversas partes do mundo, quanto interao entre os campos da poltica e da comunicao. Essa procurao tcita entregue virtualmente ou imaginariamente aos comunicadores, o que permite a exacerbao do poder dos radialistas polticos perante a sociedade. Esse poder invisvel, que Bourdieu chama de poder simblico, s pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que no querem saber que lhes esto sujeitos ou mesmo que o exercem. Porm, como ressalta Rubim (2000:91), a escolha dos ocupantes dos lugares de poder no assegura permanentemente o poder de governar. Pelo contrrio, apenas concede-lhes um lugar privilegiado. Concluso A atuao e o desempenho de um papel como no cinema e no teatro garantem votos em dia de eleio? A resposta a esta pergunta intriga muitos pesquisadores, mas no conclusiva. A

do homem, onde est publicado o artigo: Os radialistas/vereadores em Santa Maria: Um estudo de caso da Rdio Santamariense AM.

12

identificao com determinado tipo de sujeito pode atrair mais alguns eleitores/espectadores enquanto desagrada a outros tantos. A classificao proposta por Schwartzemberg na obra O Estado Espetculo foi utilizada aqui para identificar que tipos de comunicadores polticos atuam em Santa Maria e quais suas tcnicas para atrair a ateno dos eleitores e conquistar a opinio pblica. Embora a escolha dos papis e sua interpretao no sejam explcitas, fica claro que cada um dos profissionais analisados neste estudo tem uma caracterstica especfica, fato que talvez explique a coexistncia de todos eles num municpio de mdio porte que, segundo estimativa do IBGE, possui 247.766 habitantes, sendo o nmero de eleitores 171.468, ou 69,20% da populao. Ao comparar o mundo da poltica ao do espetculo teatral, o autor afirma que os eleitores no querem esforo para decidir quem tem a m elhor plataforma poltica. A preguia acaba transformando-se em alienao. E a escolha do (s) vencedor (es) feita a partir de dados superficiais. Tanto que Weber afirma que a poltica, bem como as mdias, carregam a legitimidade de quem as pronuncia e, se adotadas adequadamente, como tticas, produzem efeitos reais (2000:13). O estilo pai de todos observado no comunicador Paulo Sidinei, que h quase uma dcada se dedica a amparar os ouvintes/cidados. por meio do assistencialismo que cativa os potenciais eleitores. Todo o dia, durante as quatro horas de programa, distribui alimentos, remdios e cadeiras de rodas para as dezenas de pessoas que se aglomeram no hall da emissora. O paternalismo parece ser a nica alternativa diante do descaso do poder pblico, to explicitado pelo apresentador. J Isaas Romero vale-se do papel de homem-comum na hora de entreter e cativar os ouvintes. Deixa claro em suas falas que um homem simples, trabalhador, cidado honesto, que enfrenta as mesmas dificuldades, como a falta de dinheiro para pagar as contas no fim do ms, por exemplo. A linguagem simples e informal, recheada de chaves e ditos populares, conquista os eleitores/receptores, que o procuram no gabinete da Cmara de Vereadores.

13

O jovem vereador Marcelo Bisogno est conquistando em seu primeiro mandato o papel de heri. Em menos de trs anos como legislador, j o campeo de projetos aprovados, em comparao com seus pares radialistas. Por fim, o vereador Cldio Callegaro aquele que opta pelo posto de lder charmoso. Embora no disponha de atributos fsicos, como o presidente americano J.F. Kennedy, encanta com sua voz, sua fala macia e envolvente. Ao conversar com as ouvintes por telefone, rotina no programa, leva a mo em concha ao ouvido esquerdo e se dirige a elas como meu amor. Sua crena religiosa tambm contribui para cativar as ouvintes, que vem nele um misto de homem simples, porm inatingvel. exceo de Bisogno, os demais vereadores so veteranos da poltica. Resta saber se a estratgia dos personagens vai continuar encantando centenas de pessoas, resposta que s vir nas urnas, no prximo ms de outubro (2004).

Bibliografia

ALONSO, Alejandro Muoz. Campaas electorales y medios de comunicacin. In: Poltica y nueva comunicacin. Madrid, Fundesco: 1989, p.129-150. BOSI, Eclia. Cultura de Massa e Cultura Popular. Petrpolis, Vozes: 1986. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingsticas. So Paulo: Editora da USP, 1996. ____ O poder simblico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil: 2003. BROWN, J. A. C. Tcnicas de persuasin: de la propaganda al lavado del cerebro. Madrid: Alianza, 1995. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informao: Economia, sociedade e cultura; v.1) So Paulo: Paz e Terra, 1999. ____ O poder da identidade (A era da informao: Economia, sociedade e cultura; v.2) So Paulo: Paz e Terra, 1999.

14

COSTA, Maria Tereza da. A justia em ondas mdias: O programa Gil Gomes. Campinas, Ed. UNICAMP: 1992. ESCH, Carlos Eduardo. Do microfone ao plenrio: o comunicador radiofnico e seu sucesso eleitoral. In: BIANCO, Nlia R; MOREIRA, Snia Virgnia (org.). Rdio no Brasil: Tendncias e perspectivas. Rio de Janeiro: Ed UERJ; Braslia, D.F: UnB, 1999. GRISA, Jairo ngelo. Os sentidos culturais da escuta: Rdio e audincia popular. Porto Alegre, 1999. Dissertao (Mestrado em Comunicao) UFRGS. HAUSSEN, Doris Fagundes. Rdio e poltica: Tempos de Vargas e Pern. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. HOHLFELDT, Antnio; MARTINO, Luiz; FRANA, Vera Veiga (Org.). Teorias da Comunicao. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. LOPES, Maria Imaculatta Vassalo de. O Rdio dos Pobres. So Paulo: Ed. Loyola, 1988. ______. Pesquisa em comunicao. So Paulo: Loyola, 1990. MANZANO, Rodrigo. Santinho em papel-jornal.Revista Imprensa, So Paulo, ano 16, n175, p.44-46, set. 2002. MORAT, Javier Del Rey. Los juegos de los polticos. Madrid: Tecnos, 1997. MOREIRA, Snia Virgnia. Rdio Palanque. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 1998. NUNES, Mrcia Vidal. Rdio e poltica: Do microfone ao palanque Os radialistas polticos em Fortaleza (1982-1996). So Paulo: Annablume, 2000. ______. Mdia e eleies: O rdio como arma poltica. In: Comunicao & Poltica Nova Srie. Rio de Janeiro. Vol. 9, n1. (jan/abr 2002) p.196-228. ORTEGA Y GASSET, Jos. A rebelio das massas. So Paulo: Martins Fontes, 2002. ORTIZ, Renato. A moderna tradio brasileira. So Paulo: Brasiliense, 2001. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informao no rdio: Os grupos de poder e a determinao dos contedos. So Paulo: Summus, 1985. PINTO, Milton Jos. Comunicao e discurso: Introduo anlise de discursos. So Paulo: Hacker, 1999.

15

RONSINI, Veneza Mayora (org.). Sociedade, mdia & cultura. Santa Maria: CAPES, 1996. RUBIM, Antnio Albino. Comunicao e poltica. So Paulo: Hackers, 2000. SCHWARTZENBERG, Roger-Grard. O Estado espetculo. Rio de Janeiro: Difuso, 1978. SILVA, Maurcio Ferreira da. Quem me elegeu foi o rdio: Como o rdio elege o seu representante. So Paulo: Olho d'gua, 2000. WEBER, Maria Helena. Comunicao e espetculos da poltica. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.

Internet Assemblia Legislativa RS: www.al.rs.gov.br Cmara de Vereadores de Santa Maria: www.camara-sm.gov.br Grupo de Mdia: www.gm.org.br Ibope: www.ibope.com.br Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica: www.ibge.org.br Mapa da Mdia: www.mapadamidia.net Tribunal Regional Eleitoral RS: www.tre-rs.gov.br/eleicoes

Anda mungkin juga menyukai