Anda di halaman 1dari 10

Manual para Limpeza de Fitas VHS

PROVIDEO2004

Manual Prtico para Limpeza de Fitas de VHS


1.0 - Material Necessrio : 1 Vdeo Cassete Antigo 1 Chave de Fenda tipo Phillips 1 Pequena Esptula de Plstico 1 Estopa de Limpar Carro 1 Algodo Limpo 1 Tudo de lcool 1.1 - Vdeo Cassete Antigo Este o equipamento base para todo o processo da limpeza. Pode ser qualquer vdeo cassete antigo, ou usado, ou que ningum mais usa qualquer aparelho de vdeo cassete que voc possa retirar a tampa de cima. No precisa estar funcionando todas as funes, basta que funcione as teclas de Avano ( FF ) e Retrocesso ( REW ) 1.2 - Chave de Fenda tipo Phillips

Esta chave de fenda ser utilizada para remover os parafusos das fitas VHS.

1.3 - Pequena Esptula de Plstico

Este equipamento ser necessrio para ajuda-lo na acomodao do algodo na fita VHS suja. ( Ver item 4.2 )

1.4- Estopa de Limpar Carro

A Estopa ser utilizada para limpar a parte de dentro da fita, juntamente com a sua parte externa.

1.5- Algodo O Algodo ser utilizado para limpar realmente a fita. Este entrar em contato direto com a fita magntica suja, ou mofada.

1.6 Tudo de lcool

O lcool ser utilizado para a limpeza externa da fita. Por Favor, no utilizem o lcool para limpar a fita magntica.

2.0 Consideraes Iniciais


necessrio frisar que algumas fitas, em decorrncia da quantidade de mofo existente e do tempo que permaneceu mofada, seu contedo pode ter sido deteriorado de forma irreversvel, ou seja, algumas fitas de to sujas que estavam, nem mesmo com a limpeza poder ser reparado os danos causados com o mofo / sujeira.

3.0 Preparao Antes de mais nada, pegue todos


os materiais necessrios e coloque em cima de uma mesa limpa. Pegue o vdeo cassete antigo e abra-o ( retirar a tampa ). Para isto voc ter que remover todos os parafusos que prendem a sua tampa no restante do mesmo. Depois deste aberto ligue-o na tomada.

3.1 - Nomenclaturas utilizadas Fita de VHS

Parte A Parte de cima. Parte


que contm a viso para o material de dentro da fita. Parte B Parte de baixo. Parte que contm o buraco dos rolos de fita. Parte Superior Parte que cobre a fita. Lado oposto ao lado onde se escreve o ttulo da fita.

4.0 A Limpeza
4.1 Primeira Parte

Pegue a fita mofada/suja e


coloque no vdeo. Rebobine ela at o seu incio.

Abra-a, retirando todos os seus parafusos, geralmente so 5, vire a fita com a parte A para cima. cuidadosamente remova a tampa.

A primeira coisa a ser desmontada ser a parte superior da fita. Retire primeiro o lado que contm a mola. Cuidado para que a pequena mola no caia e se perca.

Depois de removida a parte superior. Pegue a estopa j umidecida no lcool e limpe a parte A passe ela bem firme para remover os resduos da sujeira / mofo. Cuidadosamente retire o carretel que est vazio, repare por onde passa a fita antes de retirar o carretel, passe novamente uma estopa umidecida no lcool para limpa-lo por dentro e por fora.

Cuidadosamente retire o carretel que est cheio. Limpe a parte B da fita com a estopa umidecida. Coloque novamente os dois carreteis onde estavam. Atentar para a posio da fita nos cantinhos da passagem. Feche a fita. Juntando as duas partes, sem a parte superior, e apertando-as com os parafusos. Pronto ! Primeira etapa cumprida !

4.2 Segunda Parte Coloque a fita fechada ( sem a parte superior ) dentro do vdeo cassete. Espere at que o seu vdeo acomode sua fita dentro dele.

Com a esptula, afaste um pouco a fita e coloque o algodo seco dentro. Faa com que o algodo encoste na fita dos dois lados e por cima. Cuidado para no apertar demais. Seno o vdeo no ter fora para puxar a fita.

Aperte no seu vdeo o boto FF para avanar a fita. A fita est sendo limpa. Espere at que toda a fita tenha sido passada para o outro carretel. Cuidadosamente retire o algodo. Retire a fita do Vdeo-Cassete apertando a tecla EJECT. Repita toda a operao de abrir a fita e limpar o carretel que estava cheio. Limpe tambm a fita novamente. Pode ser que tenha cado sujeira nas partes A e B enquanto a fita estava sendo limpa. Encaixe a parte superior da fita na parte B. Repare o lugar certo do encaixe. Coloque primeiro esta parte. Depois encaixe o lado onde tem a pequena mola.

Feche novamente a fita com os parafusos. Desta vez a fita est totalmente fechada com todas as suas partes. Coloque-a novamente no vdeo. Coloque cuidadosamente o algodo.

Retroceda a fita apertando a tecla REW.

Espere at que a fita tenha sido totalmente passada para o primeiro carretel. Cuidadosamente retire o algodo. E Retire a fita do Vdeo. Passe uma estopa umidecida com lcool por fora da fita. PRONTO !! A fita estar limpinha !! Sem mofo nem sujeira por dentro.

Anda mungkin juga menyukai