Anda di halaman 1dari 26

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo Zeferino Rocha*

Resumo

O objetivo do presente ensaio apresentar as fontes, o mtodo e as hipteses etnolgicas que esto na base da interpretao freudiana das origens totmicas da religio. Partindo dessas hipteses, veremos como Freud reconstruiu o mito da morte do pai primitivo, vendo, nele, a fonte primeira do sistema totmico, que era tambm, na opinio dele, a mais elementar forma de religio, da qual derivaram todas as demais. Em seguida, observaremos o que Freud, luz da teoria psicanaltica, escreve sobre o totemismo, destacando o dipo dos primitivos e o sentimento de culpa dele resultante, como causas do fenmeno religioso. Terminaremos o ensaio submetendo a interpretao freudiana das origens totmicas da religio a uma reflexo crtica. Palavras-chaves: Freud; Totemismo; Mito da morte do pai primitivo; Psicognese da religio.

Freud and the Totemic Origins of Religion: an Intrepretative and Critical Reading Abstract
The aim of the present essay is to present the sources, the method and the ethnological hypothesis that are in the base of the Freudian interpretation from the totemic origins of religion. From these hypotheses, we will see that Freud reconstructed the myth of the death of the primitive father, seeing in it the first source for the totemic system, the most elementary form of religion, from which derived all others. Following this, we will observe what Freud, looking at psychoanalytical theory, writes about totemism, giving emphasis to the Oedipus of the primitives and the guilt feelings resulting from him, as causes of religious phenomenon. We will finish the essay committing the Freudian interpretation of the totemic origins of religion to a critical reflection. Keywords: Freud; Totemism; Myth of the death of the primitive father; Religion psychogenesis.

Mestre em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma-Itlia (1948-1952); doutor em Psicologia pela Universidade de Paris X, Nanterre-Frana (1973); professortitular aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (1974-1995). Atualmente professor do Programa de Ps-Graduao (Mestrado e Doutorado) em Psicologia Clnica da Universidade Catlica de Pernambuco, membro do Comit de tica em Pesquisa da UNICAP e membro fundador e honorrio do Crculo Psicanaltico de Pernambuco.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

130 Zeferino Rocha

Freud y los origenes totmicos de la religin: um ensayo crtico-interpretativo Resumen


El objeto del presente ensayo es presentar las fuentes, el mtodo, y las hiptesis etnolgicas que se encuentran en la base de la interpretacin freudiana, relativas a los orgenes totmicos de la religin. Partiendo de estas hiptesis, veremos como Freud reconstruy el mito de la muerte del padre ancestral, encontrando en l la primera fuente del sistema totmico, el cual era al mismo tiempo, en su opinin, la forma ms elemental de religin, y de la cual se derivan todas las dems. Seguidamente, veremos lo que Freud escribe sobre el totemismo a la luz de la teora psicoanaltica, destacando el Edipo de los ancestros, y el sentimiento de culpa resultante del mismo, como causas del fenmeno religioso. Terminaremos el ensayo con una reflexin crtica acerca de la interpretacin freudiana de los orgenes totmicos de la religin. Palabras-claves: Freud. Totemismo. Mito de la muerte del padre ancestral. Psicognesis de la religin.

Introduo
Se o material pr-histrico e etnogrfico sobre a vida dos primitivos for estudado do ponto de vista psicanaltico, chegaremos a um resultado inesperado na sua preciso, ou seja, Deus Pai, tomando a forma humana, encontrou-se um dia na terra, onde exerceu sua soberania enquanto chefe da horda humana primitiva at ao dia em que seus filhos se uniram para mat-lo. Resultou, porm, que este crime de libertao e as reaes que ele provocou tiveram como resultado o aparecimento dos primeiros laos sociais, das restries morais fundamentais e da mais antiga forma de religio: o Totemismo.1

A interpretao da psicognese do fenmeno religioso representa o mais ousado de todos os empreendimentos em que se lanou o pensamento de Freud. Ele prprio o afirma: Redijo lentamente o quarto dos meus bereinstimmungen, aquele sobre o Totemismo, que deve concluir esta srie. o mais ousado dos empreendimentos nos quais me lancei sobre a religio, a moral et quibusdam aliis [e outras coisas mais]. Que Deus venha em meu
1

FREUD, S. Prefcio ao livro de Reik: Ritual. Psychonalytical Studies (1919). As citaes de Freud feitas no presente ensaio primeiramente foram consultadas na verso original da Edio Studienausgabe (Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982) doravante indicada com a sigla SA, seguida do nmero do tomo em algarismo romano e o da pgina em que se encontra a citao em algarismo arbico. Foi tambm indicada, com a sigla SB, a traduo Standard Brasileira, editada no Rio de Janeiro pela Imago (1969-1976), em que o nmero romano indica o volume e o arbico a pgina onde se encontra a referncia. Todavia, uma vez que as citaes, consultadas no texto original, foram traduzidas pelo autor do artigo, elas nem sempre coincidem com a traduo da Standard Brasileira.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 131

auxlio!2 Com efeito, Freud jamais dissimulou as dificuldades inerentes s tentativas de aplicar as descobertas clnicas da psicologia individual ao domnio da psicologia coletiva. Todavia, para ele, esse era o nico mtodo suscetvel de nos possibilitar o acesso psicologia dos povos primitivos. Opondo-se a Jung, que queria estudar a psicologia individual a partir das pesquisas no domnio da psicologia coletiva dos povos primitivos, Freud defendia o mtodo oposto e procurava trabalhar o campo da filognese, tendo como ponto de partida as descobertas clnicas da psicologia individual. No contexto de uma analogia cada vez mais avanada entre a vida psquica das crianas, dos neurticos e dos primitivos, ele assume a difcil tarefa de elaborar a interpretao psicogentica do fenmeno religioso. Nessa tarefa, podemos distinguir duas etapas fundamentais: a interpretao psicanaltica das origens totmicas da religio desenvolvida no livro Totem e Tabu (1913); e depois o estudo das formas mais elaboradas do fenmeno religioso, a saber, o monotesmo judaico e o cristianismo que ele abordou no seu ltimo livro, O Homem Moiss e a Religio Monotesta (1934-39). No presente ensaio, vamos restringir-nos primeira dessas etapas. Uma observao preliminar impe-se a fim de esclarecer o sentido dessa incurso de Freud no domnio da etnologia. Sem dvida, ele teve o cuidado de compulsar as melhores e as mais autorizadas fontes etnolgicas de seu tempo que estavam disposio, mas tais fontes no tm, hoje, o valor que lhes foi atribudo no fim do sculo XIX e no comeo do sculo XX. Muitos etnlogos modernos, particularmente os norte-americanos, criticam o estudo freudiano do totemismo por causa da fraqueza de suas bases cientficas. Essa crtica, no entanto, no leva em considerao o que essencial na pesquisa psicanaltica quando esta se aplica ao campo da pr-histria. No sobre o valor das pesquisas etnolgicas que se baseia o essencial da proposta freudiana, nem esta deveria ser julgada por esses critrios. Assim, por exemplo, a hiptese do assassinato do pai primitivo, em torno da qual se elabora, como veremos mais adiante, a interpretao freudiana da origem totmica da religio, no deve ser considerada como uma realidade histrica, mas, antes, como uma fantasia, cuja estrutura significante autnoma, na medida em que encena desejos inconscientes. Na verdade e em ltima anlise, Freud no fundamentou a sua interpretao psicogentica da religio sobre a historicidade do acontecimento do assassinato do pai primitivo, por mais que, em Totem e Tabu (1913), ele tenha se inclinado a defender a realidade histrica desse acontecimento primordial. De fato, nessa obra ele destaca:
2

Carta de Freud a Ernst Jones escrita em 9 de abril de 1913. Apud Ernst Jones (1961), Tomo II, p. 376.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

132 Zeferino Rocha A analogia entre o primitivo e o neurtico parece muito mais solidamente estabelecida (viel grndlicher hegestellt), se aceitamos que, para os primitivos, a realidade psquica, sobre cuja organizao no existe dvida, coincidiu igualmente no incio com a realidade ftica (mit der faktischen Realitt), isto , os primitivos realmente realizaram aquilo que, segundo todos os testemunhos, eles tinham a inteno de realizar (die Primitiven das wirklich getan haben, was sie nach allen Zeugnissen zu tun beabsichtigten).3

No entanto, em Um Estudo Autobiogrfico (1925), ele esclarece que devendo a possibilidade de tal sequncia de fatos ser aceita como histrica, ou no, nem por isso a edificao da religio deixaria de ser feita no terreno do complexo paternal e construda sobre a ambivalncia que o dirige.4 A fantasia edipiana do pai morto e divinizado, qualquer que seja o fundamento de suas bases etnolgicas, tem sempre, para o psicanalista, o valor de uma realidade psquica, que de modo algum inferior realidade material dos acontecimentos histricos. Ou, para diz-lo mais claramente com Freud: Nosso inconsciente no executa a morte, ele apenas a pensa e a deseja. Seria um erro, no entanto, desvalorizar estas realidades psquicas, comparando-a com a realidade ftica. Ela muito importante e de graves conseqncias (Sie ist bedeutsam und folgenschwer genug).5 Se, em seu ltimo livro, O Homem Moiss e a Religio Monotesta (19341939), ele ainda se mostra inclinado a admitir a realidade histrica do assassinato do pai primitivo, no se deve da concluir que desconhecia os progressos da etnologia. Na verdade, Freud confessa que os conhecia, mas deles desconfiava:
Recebi repetidas e veementes reprovaes por no ter modificado, nas recentes edies de meu livro [Totem e Tabu], as minhas opinies, porquanto modernos etngrafos, com unanimidade (einmtig), rejeitaram as opinies de Robertson Smith, substituindo-as, em parte, por outras teorias inteiramente diferentes. A isso replico que esses supostos progressos me so plenamente conhecidos (wohl bekannt sind), mas no estou convencido nem da justeza dessas novidades nem dos erros de Robertson Smith. Uma objeo no uma refutao, nem uma inovao significa necessariamente um progresso (Ein Widerspruch ist noch keineWiderlegung, eine Neuerung nicht notwendig ein Fortschritt). E, sobretudo, eu no sou um etnlogo, mas um psicanalista e tinha o direito de
3

4 5

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu (1913) SA (1982), Vol. IX, p. 443/ SB (1974), Vol. XIII, p. 190. FREUD, Sigmund (1925) SB. Vol. XX, p. 85. Este livro no foi inserido na Studienausgabe. FREUD, Sigmund. (1915b). Zeitgemes ber Krieg und Tod (1982) SA, Vol. IX, p. 57/ SB. Reflexes para os tempos de Guerra e Morte (1974) Vol. XIV, p. 336.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 133 tirar da literatura etnolgica o que precisava para meu trabalho psicanaltico. Os trabalhos do genial Robertson Smith forneceram-me preciosos pontos de contato com o material psicolgico da anlise, e referncias para sua utilizao. Com seus opositores nunca estive de acordo (Die Arbeiten des genialen Robertson Smith haben mir wertvolle Berhrungen mit dem psychogogischen Material der analyse, Anknpfungen fr dessen Verwertung. Mit seinen Gegner traf ich nie zusamen). 6

Como quer que seja, no foi como etnlogo, mas como psicanalista, que Freud se empenhou em elaborar a interpretao psicogentica do fenmeno religioso, abordando, em Totem e Tabu, as origens totmicas da religio. O interesse de Freud pelos problemas da antropologia social e da psicologia dos povos primitivos remonta aos incios de suas pesquisas. Ainda muito cedo, ele tomou conscincia de que a psicanlise, alm dos objetivos teraputicos, era um ramo da cincia psicolgica destinada a esclarecer os mais variados campos das cincias humanas. Na sua Correspondncia com Wilhelm Fliess, podemos constatar que, desde 1897, a problemtica do incesto o preocupava. Esta lhe aparece como uma manifestao do conflito fundamental entre as pulses sexuais e as exigncias do trabalho cultural, que se encontra na base de sua interpretao psicanaltica da cultura. 7 Freud igualmente manifesta grande interesse pelo estudo dos mitos, das lendas e dos contos, pois em todas essas criaes da psicologia popular constata Wunscherfllungem (fantasias de desejo), que significa para a humanidade inteira aquilo que os sonhos representam para os indivduos. Para diz-lo com suas palavras:
A pesquisa dessas criaes literrias da psicologia popular de modo algum est terminada (Die Untersuchung dieser vlkerpsychologischen Bildungen ist nun keineswegs abgeschlossen), mas quanto aos mitos , por exemplo, muito provvel que eles sejam vestgios deformados das fantasias de desejo de naes inteiras, que correspondem aos sonhos seculares da jovem Humanidade (aber est ist z.B. von den Mythen durchaus wahrscheinlich, dass sie den entsteltten berresten von Wunschphantasien ganzer Nationen, den Skulartrumen der jungen Menschheit, entsprechen).8
6

O estudo freudiano do totemismo

FREUD, Sigmund Freud (1934-39). Der Mann Moses und die monotheistische Religion (1982). SA. Vol. IX, p. 576. SB. Moiss e o Monotesmo (1975). Vol. XXIII, p. 155-156. Veja-se a esse respeito o livro Das Unbehagem der Kultur (1930). SA. Band Vol. IX, p. 191; SB. Mal-estar na Civilizao. Vol. XXI, p. 75. FREUD, Sigmund Freud (1908) Der Dichter und das Phantisieren (1982) SA. Vol. X, p. 178; SB. Escritores criativos e Devaneio (1976) SB. Vol. IX, p. 157.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

134 Zeferino Rocha

precisamente essa fantasmtica do desejo que leva Freud a explicar os mitos da humanidade primitiva e as crenas religiosas que lhes so vinculadas como obscuras percepes internas projetadas no exterior.9 Sabe-se quanto ele sempre foi fascinado pelos segredos da pr-histria humana e como seguia, com paixo, os trabalhos e as escavaes arqueolgicas, procurando nelas encontrar pontos de concordncia com as pesquisas psicanalticas. No comparou o arquelogo que escava o solo procura do segredo da Histria da Humanidade ao psicanalista que interpreta as formaes do inconsciente?10 Numa de suas cartas endereada a Fliess encontra-se uma passagem muito interessante, na qual o entusiasmo pelas escavaes de Evans, em Creta, revela suas preocupaes com o totemismo: No leu voc que os ingleses desterraram em Creta (em Knossos) um velho palcio que eles acreditam ser o verdadeiro labirinto de Minos? Zeus parece primitivamente ter sido um touro. Eis o que nos faz pensar em muitas coisas que no poderiam ainda ser escritas.11 Veremos que essa hiptese de Freud vai se afirmando medida que ele desenvolve sua interpretao psicogentica do fenmeno religioso. Feita de modo sistemtico no decorrer dos anos 1911 e 1912, a pesquisa culmina, em 1913, com a publicao do livro Totem e Tabu. Sabe-se que Jung foi, ao menos, a causa ocasional que motivou o interesse de Freud para com as religies dos povos primitivos isso confirmado no Um Estudo autobiogrfico (1925): Mais tarde, em 1912, a observao convincente de Jung sobre as analogias de amplas conseqncias entre os produtos psquicos dos neurticos e dos povos primitivos levou-me a voltar minha ateno para esse assunto.12 O que no se pode deixar de constatar, no entanto, que apesar da influncia de Jung, a metodologia seguida por Freud no foi a mesma defendida pelo psiquiatra suo. Se para este, era absolutamente claro que os segredos finais das neuroses e da psicose no seriam desvendados sem a mitologia e a histria da civilizao13, Freud defendia que a psicanlise deveria esclarecer os enigmas da mitologia. E nos seus estudos sobre a psicologia dos povos primitivos, um lugar todo especial foi consagrado ao totemismo. Este, de fato, levantou, no incio do sculo passado, uma vaga de entusiasmo entre os etnlogos, os historiadores, os psiclogos e os socilogos da religio. Freud, cuja ateno j tinha sido voltada para a analogia entre a religio e a neurose obsessiva, no podia ficar alheio a esse entusiasmo.14
Carta a Fliess de 12 de dezembro de 1897. In: MASSON (1986), p. 287. Cf. FREUD, Sigmund (1937)/Konstruktionen in der Analyse (1982) SA. Ergnzungsband, 393/ SB. Construes em Anlise (1975). Vol. XXIII, p. 289. 11 Carta a Fliess de 4 de julho de 1901. In MASSON (1986), p. 446. 12 FREUD, Sigmund Freud (1925). Um Estudo Autobiogrfico (1976) SB. Vol. XX, p. 82-83. 13 FREUD/JUNG (1976), p. 333. 14 FREUD, Sigmund (1907). Zwangshandlungen und Religionsbungen (1982). Vol. VII, p. 13. SB. Aes compulsivas e exerccios religiosos (1974), Vol. IX, p. 119.
9 10

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 135

A correspondncia com os discpulos e colaboradores mais prximos informa-nos sobre o seu estado de esprito, quando se colocou procura de uma documentao adequada para elaborar a interpretao psicanaltica do Totem. Podemos ver nisso um testemunho tanto da seriedade com a qual ele realizava a fase preparatria de suas pesquisas como uma comprovao de seu esprito crtico diante do resultado de seus trabalhos. Em 30 de novembro de 1911, ele escreve a Ferenczi: O trabalho sobre o Totem uma coisa abominvel. Leio enormes livros que verdadeiramente no me interessam, pois sei, de antemo, o que deles sair. Meu instinto me diz, no entanto, que preciso passar por isso e pelo que se refere a todo material que trata do assunto.15 Disso resulta um estado de esprito que Freud descreve como uma espcie de sofrimento, o que habitualmente lhe acontecia na fase preparatria de seus trabalhos: uma espcie de sofrimento. Sinto-me raramente produtivo quando me sinto bem. Leio e leio e tudo isso fermenta. Irei chegar a alguma coisa? Eu no sei.. A Pfister ele no dissimula as dificuldades do trabalho: Deixei-me submergir por todas as espcies de pequenas correntezas nos meus estudos sobre a psicognese da religio, e, considerando as fracas foras de que disponho, vou ter muita dificuldade de vir tona no momento exato.16 Mas a fora de seu interesse era maior do que as dificuldades encontradas. Sigamos, pois, Freud nessa nova aventura de seu pensamento e vejamos quais as principais fontes de sua pesquisa sobre a psicognese da religio e suas hipteses etnolgicas.

Na vasta documentao reunida17, Freud deu um lugar especial aos estudos de Frazer, pois foram os livros Totemismo e Exogamia e The Golden Bough a fonte principal de sua pesquisa, embora Frazer pouco lhe tenha ajudado quanto elucidao psicanaltica do problema do totemismo.18 Os autores que ofereceram preciosos pontos de contato com o material da psicanlise foram Darwin, Atkinson e Robertson Smith. A Darwin, de quem foi sempre um grande admirador, Freud tomou emprestada a hiptese segundo a qual
15 16 17

Fontes e mtodo

18

Carta citada por Ernst Jones (1961) Vol. II, p. 374. Carta de Freud a Pfister de 14 de dezembro de 1911. In Freud-Pfister (1963), p. 93. Como fontes principais do estudo freudiano do totemismo, poderiam ser citados: Ch. Darwin (1871 e 1875); . Durkheim (1898, 1905 e 1912); J. G. Frazer (1910); A. Lang (1903, 1905 e 1910-1911); J. F. McLennan (1876-1896); R. Smith (1894); H. Spencer (1870, 1893); E. B. Tylor (1891); e W. Wundt (1916). As obras esto indicadas no fim do ensaio. FREUD, Sigmund (1925). SB. Um Estudo Autobiogrfico (1976) Vol. XX, p. 83. Este texto de Freud no foi inserido na edio alem Studienausgabe.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

136 Zeferino Rocha

os homens viviam primitivamente em pequenas hordas, todas submetidas autoridade tirnica de um macho mais velho. A tal hiptese, Freud uniu as teorias de Atkinson sobre o fim do regime patriarcal e, particularmente, a hiptese da morte do pai da horda primitiva, morto e devorado pelos prprios filhos. No entanto, a sntese dos dados etnolgicos e dos dados psicanalticos foi realizada luz das teorias de Robertson Smith sobre o cl dos irmos e sobre a refeio totmica. No se pode deixar de notar que Freud realizou grande audcia metodolgica na medida em que reuniu diversas hipteses elaboradas em domnios muito diferentes, sem que os seus autores tivessem tido a preocupao de faz-lo ou de harmoniz-las em um conjunto coerente e lgico. Tal movimento sem dvida se imps, explica ele, por causa da impossibilidade em que se encontravam os etnlogos, luz dos fatos descobertos, de se colocarem de acordo sobre uma explicao coerente do totemismo. Para Freud, essa dificuldade certamente se devia prpria complexidade do assunto em questo, mas era tambm motivada pelo fato de seus autores, como de costume, estarem mais fortemente interessados nas crticas que faziam uns aos outros do que em suas prprias produes.19 Diante de tal diversidade de opinies, Freud sente-se no direito de apresentar sua hiptese inspirada na psicanlise, sem, no entanto, dissimular as incertezas inerentes s suas hipteses, nem as dificuldades contra as quais se chocavam seus resultados. Entre essas dificuldades estavam o problema da continuidade da vida psquica na vida das geraes e o problema dos meios de que se serve uma gerao para transmitir os estados psquicos gerao seguinte. Para ele, no entanto, seria difcil dar um sentido psicologia das massas (Massenpsychologie) sem admitir a hiptese de uma continuidade da vida psquica na sucesso das geraes. Isso porque se os processos psquicos de uma gerao no fossem prosseguidos nos da prxima, cada uma seria obrigada a recomear sua maneira de se posicionar na vida e, assim, no haveria, nesse campo, nenhum progresso como tambm nenhum desenvolvimento.20 Quanto aos meios para a transmisso dos estados psquicos, Freud acredita possu-los na noo de herana arcaica (archaische Erbschaft). Essa noo sempre reteve sua adeso, apesar do desmentido que a cincia biolgica infligiu s hipteses inspiradas nas teorias de Lamarck. No fim de sua vida, ele ainda repetia: Apesar disso, parece-nos impossvel abrir mo desse fator
19

20

FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 395. SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 135. FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 440-441. SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 187.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 137

[a transmisso das qualidades adquiridas], quando procuramos explicar a evoluo biolgica.21 E depois de sustentar que as provas de que dispunha eram suficientemente convincentes para fundamentar as hipteses sobre as origens totmicas da religio, ele conclui: Se no assim, no podemos dar um passo a mais no caminho escolhido tanto na anlise quanto na Psicologia das Massas. uma audcia inevitvel (Es ist eine unvermeidliche Knhnheit).22 Freud resume nos seguintes itens as caractersticas essenciais do totemismo: ele uma fase necessria do desenvolvimento humano; suas interdies visam, sobretudo, a proibio do incesto e a morte do animal totem; e, desse modo, ele se apresenta como um sistema religioso e social. No obstante o enigma desse difcil captulo da pr-histria humana, Freud partilha a opinio daqueles que veem, no totemismo, uma fase necessria do desenvolvimento da humanidade. Mas o totemismo, como todas as instituies humanas, tem uma longa histria. O que dela podemos conhecer, hoje, necessariamente marcado pelas deformaes a que esto sujeitas as tradies muito antigas. Alm do mais, no fcil penetrar e decifrar os segredos dos povos primitivos, particularmente quando se trata das coisas mais ntimas de suas culturas; acrescente-se a isso nossa dificuldade de compreender a mentalidade primitiva. Freud, no entanto, acredita poder afirmar que todos os povos, mesmo os mais elevados na escala da civilizao, passaram, em seu tempo, por esta fase do Totemismo.23 O totemismo um sistema religioso e social, mas Freud no desconhece que esses dois aspectos no coexistem sempre e que no fcil determinar a modalidade de suas relaes. O aspecto religioso intimamente ligado ao carter ancestral do animal totem. Os membros do cl totmico trazem seu nome e se consideram como seus descendentes. Em virtude dessa crena, so ligados uns aos outros por obrigaes comuns e modelam as atitudes para com os semelhantes segundo o comportamento que tm para com o animal totem. ainda em virtude dessa crena que se elaboram as principais interdies totmicas, principalmente aquela de matar e de comer o animal totem. Mas isso no impede uma atitude identificatria dos membros do cl com o animal totem, a qual particularmente acentuada quando, em circunstncias
21

Hipteses etnolgicas

22

23

Palavras de Freud reproduzidas por Ernst Jones no seu livro La Vie et lOeuvre de Sigmund Freud (1969), Tome III, p. 356. FREUD, Sigmund (1934-1939). Der Mann Moses und die monotheistische Religion (1982) SA. Vol. IX, p. 547. Moiss e o Monotesmo (1975) SB. Vol. XXIII, p. 121. FREUD, Sigmund (1925) Um Estudo Autobiogrfico (1976) SB, Vol. XX, p. 83.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

138 Zeferino Rocha

solenes (por exemplo, nos atos sacrificiais), o animal morto por todos os membros da comunidade e estes, revestidos de sua pele, comem em comum sua carne e bebem seu sangue. Trata-se, para Freud, de um exemplo tpico de uma identificao canibalstica. O aspecto social coloca em evidncia os laos particulares que unem os membros de um mesmo cl. Eles no contratam matrimnio entre si e se abstm de toda relao sexual com as mulheres do mesmo cl. Freud v, na exogamia, uma lei destinada a preservar a proibio do incesto. Mas, para ele, o problema saber o porqu dessa lei. Donde vem, em ltima anlise, o medo do incesto, que deve ser considerado como a raiz da exogamia? Ele rejeita como insatisfatrias as teorias que querem explicar a questo, seja por uma averso instintiva (nocividade biolgica dos matrimnios consanguneos), seja por razes higinicas de ordem puramente prtica. Para ele, na medida em que se consegue encontrar uma explicao para a existncia dessa lei, ser possvel responder delicada questo da origem do totemismo. Freud observa que os autores, em geral, no levaram em considerao o aspecto psicolgico quando abordam o totemismo. Assim procedem os que reduzem-no a uma questo de denominao, motivada pela necessidade das tribos de se distinguirem umas das outras pelos nomes. Mas o nome, mesmo para os primitivos, algo inteiramente diferente de uma simples conveno. Como atributo significativo, implica um lao misterioso com o animal totem, do qual se tem o nome. E que lao esse? Os socilogos o explicam pelo papel desempenhado pelo animal na vida social e econmica do primitivo. Aqueles que levam o aspecto psicolgico do problema em considerao contentam-se em fazer apelo crena na transmigrao das almas ou nas transformaes animais da alma humana. Para Freud, essas teorias seriam ainda menos satisfatrias do que as precedentes, e ele, ento, toma uma posio na qual distinguiremos duas etapas essenciais: a reconstruo histrica do mito da morte do pai primitivo e, depois, o estudo desse mito luz da teoria psicanaltica. As reflexes feitas por Freud sobre o Totem e o Tabu, no contexto dos conhecimentos etnolgicos de seu tempo, levaram-no a formular, sobre a origem da Lei da Exogamia e da Religio totmica, a hiptese do assassinato do pai da horda primitiva. Embora no deixe de observar que a hiptese pode no ter sido uma realidade histrica, ele a considera com muita seriedade pois, diante das insuperveis dificuldades relativas ao passado primitivo, o nico caminho possvel de acesso o da construo hipottica. Tendo desaparecido as formas originais das instituies primitivas e as condies de sua
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

A reconstruo freudiana do mito da morte do pai primitivo

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 139

formao, somos reduzidos a substituir os fatos, que faltam, por hipteses. Em trabalhos posteriores, referindo-se hiptese do assassinato do pai primitivo, Freud afirma que se trata de uma hiptese, semelhante a tantas outras, mediante as quais os historiadores da humanidade primitiva procuram esclarecer a pr-histria, e pondera:
Trata-se, na verdade, apenas de uma hiptese, como tantas outras, com as quais os arquelogos tentam iluminar a obscuridade dos tempos primitivos [...] Mas penso que honroso para uma tal hiptese (es ist eherenvoll fr eine solche Hypothese), se ela se mostra adequada para criar coerncia e compreenso nos sempre novos campos [de pesquisa] (wenn sie geeignet zeigt, Zusammenhang und Verstndnis auf immer neuen Gebieten zu schaffen).24

No ps-scriptum do mesmo livro, ele refere-se novamente hiptese do assassinato do pai primitivo e a chama de um mito cientfico.25 Por mais estranha que parea a expresso, compreende-se que ele a tenha usado, porque a construo hipottica por ele elaborada sobre a morte do pai primitivo tinha fundamento nas teorias de Darwin, Atkinson e Robertson Smith. Na verdade, como veremos melhor depois, como hiptese cientfica ela foi sempre refutada pelos etnlogos e, hoje em dia, ningum mais a defende. Mas sua dimenso mtica que lhe d um valor simblico especial. Portanto, nessa perspectiva que os psicanalistas se colocam para estudar a cena do assassinato do pai primitivo, tal como ela foi reconstruda no captulo quarto de Totem e Tabu (1913).26 Tal cena se passa em uma temporalidade mtica, na qual podemos distinguir trs tempos constitutivos: o tempo da realizao do ato do assassinato, o tempo da sua retratao e arrependimento e o tempo de sua repetio no decurso do desenvolvimento histrico. In Anfang war die Tat: No comeo era o Ato. Essa clebre frase de Goethe foi escolhida por Freud como trmino de seu livro Totem e Tabu. Compreende-se o porqu da escolha, pois, para ele, este Ato, que est no incio, precisamente o do assassinato do pai primitivo pois nele que se encontra o comeo da vida em sociedade, da vida moral e da religio.
24

O tempo da realizao do ato

25

26

FREUD, Sigmund (1921). Massenpsychologie und Ich Analyse (1982) SA. Vol. IX, p. 114. SB. Psicologia de Grupo e Anlise do Ego (1976) Vol. XVIII, p. 155. Dazu mssen wir wieder kurz auf den wissenschaftlichen Mythus vom Vater der Urhorde zurckgreifen. FREUD, Sigmund (1921) Massenpsychologie und Ichanalyse (1982) SA. Vol. IX, p. 126. SB. Psicologia dos grupos e anlise do Ego (1976). Vol. XVIII, p. 170. Sobre a reconstruo freudiana do mito da morte do pai primitivo cf. C. Backs (1968) e M. C. Boons (1968).

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

140 Zeferino Rocha

Para descrever o tempo de sua realizao, Freud valeu-se da hiptese de Darwin concernente horda primitiva. Segundo essa hiptese, como j vimos, os homens viviam sob a dominao e tirania de um pai violento e ciumento. Darwin fundamentou sua hiptese sobre o estudo da vida dos macacos superiores e, particularmente, dos gorilas, que viviam em bandos, com vrias fmeas, as quais pertenciam somente ao chefe da horda. Ele menciona, ainda, o cime desses animais, dentre os quais muitos se armavam com instrumentos especiais para combater os rivais; refere-se tambm opinio do Dr. Savage, segundo a qual os homens primitivos (nativos) aceitavam a presena de um s macho no seio de seus grupos. Quando o jovem macho, ao crescer, entrava em luta contra os outros para a dominao do grupo, era o mais forte que, depois de ter matado ou expulsado os concorrentes, tornava-se o chefe da comunidade.27 Apropriando-se dessa hiptese, Freud traou o perfil do pai ciumento e tirano, destacando que seu Eu tinha poucos vnculos libidinais, ele no amava ningum alm de si e os outros apenas na medida em que serviam s suas necessidades.28 Sob a tirania desse pai castrador, viviam os homens da horda primitiva. Mas um dia, os filhos, rechaados e castrados, reuniram-se, mataram o pai e puseram fim horda paterna. Uma vez reunidos, puderam realizar o que cada um deles, tomado individualmente, era incapaz de fazer. Que tenham comido o cadver do pai, no havia nada de espantoso nisso, pois se tratava de primitivos canibais. A reconstruo freudiana da realizao do ato do assassinato do pai primitivo rene a hiptese darwiniana e as concluses que dela tirou Atkinson. O crime foi cometido pelo conjunto dos irmos reunidos. Essa fora coletiva tem explicao na fora dos laos afetivos que unem os membros do grupo. Freud v, na teoria psicolgica da horda primitiva, a fonte da psicologia das massas. O comportamento dessas para com seu chefe comparvel ao comportamento dos primitivos em relao ao Urvater: O Chefe das massas ainda o sempre temido pai primitivo. A massa quer sempre ser dominada por um poder ilimitado, pois , no mais alto grau, vida de autoridade. 29 Compreende-se que, para Freud, os indivduos que compem o grupo, ou a massa, substituam seu Ideal de ego pelo Ideal de ego do chefe. No contexto dessa constituio libidinal das massas, o homem primitivo no podia comportar-se diante da personalidade onipotente e perigosa de seu pai seno de um modo passivo e masoquista. Mas, pelo mecanismo de27

28

29

Cf. DARWIN, Charles. The Descent of Man (1871), p. 362, citado por FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 125-126. SB. Totem e Tabu (1974).Vol. XIII, p. 152. FREUD, Sigmund (1921). Massenpsychologie und Ichanalyse (1982) SA. Vol. IX, p. 115; SB. Psicologia dos Grupos e anlise do Ego (1976). Vol. XVIII, p. 157. Idem ibidem . SA. Vol. IX, p. 119. SB. Vol. XVIII, p. 161.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 141

fensivo do retorno no contrrio, essa atitude masoquista converteu-se numa atitude agressiva, da qual do testemunho as fantasias e os desejos assassinos que a acompanham. Tais fantasias encontram-se, na psicologia coletiva, em relao aos tiranos. Se, no caso dos primitivos, as fantasias se concretizaram no ato do assassinato do pai primitivo, isso talvez se deva, em grande parte, atitude que eles tinham diante da morte. Freud esclarece que
o homem primitivo no tinha nenhum escrpulo nem a mnima hesitao em causar a morte. Ele era seguramente um ser muito passional, mais cruel e mais maldoso do que os outros animais (grausamer und bsartiger als andere Tiere). Ele matava sem constrangimento como [se fosse] uma coisa natural (Er mordete gern und wie selbstverstndlich).30

Por isso, Freud sempre se mostrou inclinado a acreditar que os primitivos realmente mataram o pai. Em Totem e Tabu, ele afirma: Os primitivos realmente cumpriram o que, segundo todos os testemunhos, eles tinham a inteno de fazer.31 E vinte e cinco anos depois, ele ainda assegurava:
Depois dessas explicaes (Nach diesen Errterungen), no tenho nenhuma hesitao em declarar (trage ich kein Bedenken auszusprechen) que os homens, de um modo especial, sempre souberam que tiveram um pai primitivo e que eles o mataram (die Menschen haben es in jener besonderen Weise immer gewut, da sie einmal einen Urvater besessen und erschlagen haben).

Diante do cadver do pai assassinado, comea uma nova fase da histria da humanidade, da qual Freud resume os principais acontecimentos baseado nas hipteses de Atkinson e de Robertson Smith. Nela, acontece o tempo da retratao e do arrependimento depois da realizao do ato. Segundo Atkinson, os filhos, aps a morte do pai primitivo, entregaram-se a lutas ferrenhas para se apoderarem do seu lugar e da sua funo e, logo, voltaram essa violncia uns contra os outros, a ponto de se exaurirem em lutas fratricidas. 32 Isso deu lugar destruio da horda paterna e a uma fase de rivalidade entre os irmos. Freud completa essa hiptese com a teoria de
30

O tempo da retratao e do arrependimento

31

32

FREUD, Sigmund. Zeitgemes ber Krieg und Tod (1915). SA. Vol. IX, p. 52. SB. Reflexes para os tempos de Guerra e Morte (1974), Vol. XIV, p. 330-331. FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982). SA. Vol. IX, p. 443. SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 190. Cf. J. J. Atkinson. Primal Law (1903), p. 228. Citado por FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabou (1982) SA. Vol. IX, p. 426, notas 1-2. SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p.170, notas 1-2.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

142 Zeferino Rocha

Robertson Smith sobre o cl totmico dos irmos. As lutas foram superadas por um pacto de no agresso entre si.33 Nenhum filho devia apoderar-se da herana do pai nem refazer o que ele fizera. A lei contra o incesto aparece, ento, como a outra face do assassinato: Matar o pai todo-poderoso detentor das mulheres , ao mesmo tempo, instaurar a lei contra esta onipotncia; o assassinato cria um pacto contra a volta desta onipotncia, cuja expresso privilegiada consiste miticamente no fato das mulheres pertencerem a um s. 34 Mas para se premunirem contra o desejo da transgresso da lei, os filhos vo se impor restries tabus. Para Freud, o animal totmico um substituto do pai; por isso, ao proibirem sua morte, os filhos procuram por meio de uma obedincia retrospectiva no somente manifestar sua retratao e desmentido do ato do crime, mas tambm desejam reconciliar-se com o pai. O tabu do incesto tornou possvel a primeira forma de organizao social. A interdio de no matar o animal totem est na origem da religio totmica e resulta do pacto criado pelos irmos com o pai morto. Na medida em que o desmentido do ato do crime permite a manifestao de uma obedincia retrospectiva e de uma submisso absoluta ao pai, que se torna ainda mais poderoso, a origem do fenmeno religioso aparece, para Freud, na forma mais elementar a da religio totmica , que pode ser considerada como a fonte mais antiga de todas as outras religies, que
no so seno tentativas de soluo (Lsungssversuche) em vista de resolver o mesmo problema, tentativo que variam segundo a situao cultural em que foram empreendidas e segundo os caminhos que adotaram. Todas, no entanto, so reaes contra o grande acontecimento (Reaktionen auf dieselbe groe Begebenheit) pelo qual a cultura teve incio (die Kultur begonnen hat), e que, depois disso, no deixa a humanidade ficar tranqila (und die seitdem die Menscheit nicht zur Ruhe kommen lt).35

Mas no terceiro tempo da reconstruo mtica do assassinato do pai primitivo onde se encontra a chave da interpretao analtica da psicognese do fenmeno religioso.
33

34

35

FREUD, Sigmund Freud (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 429. SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XVIII, p.174. M. C.Boons. Le meurtre du pre che Freud (1968), p. 107. Essa aproximao do ato do assassinato e da lei contra o incesto, como outra face do crime, colocada em destaque por Lacan, quando escreve: A agresso contra o pai est no princpio da Lei e a Lei est a servio do desejo que ela instaura pela interdio do incesto. LACAN, Jacques. crits (1966), p. 862. FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 428-429. Totem e Tabu (1974) SB. Vol. XIII, p. 173.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 143

Seguramente o interesse que Freud manifestou pela teoria de Robertson Smith, no que se refere refeio totmica como repetio comemorativa do ato da morte do pai primitivo, foi, em grande parte, influenciado pela importncia que o conceito de repetio vinha adquirindo, cada vez mais, na experincia da clnica psicanaltica. Por causa das resistncias que se opem ao recordar o desagradvel, o cliente repete o que tem dificuldade de recordar. E essa repetio se faz na transferncia. Sem ter conscincia do que est fazendo, ele repete projetando sobre a pessoa do analista muitas das experincias desagradveis que foram vividas na infncia. O conceito de repetio passou a caracterizar um momento importante na evoluo da clnica psicanaltica. No de admirar que, nesse novo contexto terico-clnico que destaca a importncia do fenmeno da repetio, Freud tenha visto sua ateno voltarse para o terceiro momento da reconstruo mtica do ato do assassinato do pai primitivo, ou seja, a sua repetio atravs da histria da humanidade. Partindo da tese de Robertson Smith sobre a refeio totmica, ele escreve:
As refeies totmicas, que so talvez a mais antiga festa da humanidade (Die Totemmahlzeit, vielleicht das erste Fest der Menschheit), seriam a repetio e a comemorao deste ato memorvel e criminoso (wre die Wiederholung und die Gedenkfeier dieser denkwrdigen, verbrecherischen Tat) que foi o incio de tantas coisas: da organizao social, das restries morais e da religio (mit welcher so vieles seinen Anfang nahm, die sozialen Organisationen, die sittlichen Einschrnkungen und die Religion).36

O tempo da repetio do ato

Partindo de uma analogia com a noo de sacrifcio dos antigos povos semitas, Robertson Smith afirma que, nas antigas religies primitivas, os sacrifcios, sobretudo aqueles de animais, eram uma repetio da refeio totmica. No obstante a objeo dos etnlogos modernos, Freud sempre aderiu s hipteses de Robertson Smith, e de seus estudos retm os dados seguintes: os sacrifcios das religies primitivas representam, na sua significao mais profunda, um ato de comunho entre os membros do cl e seu deus; sua forma mais antiga a do sacrifcio de um animal, do qual se come a carne e se bebe o sangue em comum; esta refeio um ato solene do qual devem participar todos os membros do cl, porque comendo o animal sacrificado, eles reforam os laos de unio vital com o deus e se apropriam de sua fora e de seu poder.
36

FREUD, Sigmund. Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 426. SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 170.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

144 Zeferino Rocha

Para Freud, essa forma de identificao por incorporao canibal corresponde mais arcaica forma de identificao que tem lugar na fase oral do desenvolvimento; trata-se da forma mais originria de um lao afetivo com o objeto. No vocabulrio psicanaltico, essa forma arcaica de constituio do objeto, segundo o modelo do outro, est relacionada ao processo de incorporao oral, antes mesmo que se estabeleam a organizao e a autonomia do Eu, como objeto independente. Ela profundamente ambivalente, pois implica tanto o desejo de assimilar as qualidades do objeto incorporado, conservandoas dentro de si (desejo de unio amorosa fusionai), quanto o de destruir esse objeto ao incorpor-lo (manifestao da pulso de destruio). So precisamente esses dois aspectos ambivalentes da noo de identificao por incorporao oral que explicam os dois aspectos contraditrios da refeio totmica: primeiramente, a expresso da reprovao do ato criminoso e, por conseguinte a expresso de uma obedincia retrospectiva e de reconciliao com o a figura do pai; mas, tambm, festa na qual o desejo de transgresso da lei abria espao para a exploso das pulses recalcadas. Freud v, nesse ltimo aspecto, a outra face do cerimonial totmico, que no apenas uma reconciliao com o pai, mas tambm a lembrana do triunfo conseguido sobre pessoa dele. A festa da refeio totmica seria instituda por esta razo precisa: reproduzir sempre o crime cometido contra o pai pelo sacrifcio do animal totem, tantas vezes quanto o ganho garantido por aquele Ato, isto , a apropriao das qualidades do pai, em conseqncia das modificadas influncias da vida, ameaasse desaparecer.37 para esse aspecto repetitivo do ato do assassinato do pai primitivo que Freud chama a ateno. Sua importncia maior do que as diversas formas de sacrifcio que ele revestiu no decorrer da histria. Tais formas, sejam elas quais forem, so elaboraes secundrias e distorcidas ou uma progressiva racionalizao das fantasias arcaicas. Na sua sequncia repetitiva, as diversas formas do sacrifcio so antes uma prova de que a lembrana do primeiro grande ato do sacrifcio (o crime original) indestrutvel, no obstante todos os esforos feitos para apag-lo da memria. O desejo inconsciente da morte do pai tem um lugar de destaque nos sonhos e, particularmente, nos chamados sonhos absurdos referentes morte de pessoas que nos so caras. Poder-se-ia dizer que Totem e Tabu (1913) transps para o registro do mito, ao nvel de toda a humanidade, o que a Traumdeutung (1900) destacou no mbito individual no registro dos sonhos.
37

A morte do pai primitivo luz da psicanlise freudiana

FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 429/ SB. Totem e Tabu (1974) Vol. XIII, p. 174.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 145

Na origem do mito da morte do pai encontra-se a mesma problemtica edipiana, cuja ambivalncia manifesta-se tambm entre os primitivos em relao a seu pai e ao animal totem, seu substituto. Freud reforou a aproximao da imagem do pai e do animal totem com o estudo psicanaltico da zoofobia infantil e da angstia de castrao que a motiva. Esse estudo comparativo da fobia infantil dos animais e da mentalidade totmica do primitivo coloca em destaque, mais uma vez, a articulao entre a ontognese e a filognese. Isso leva Freud a dar um lugar de destaque ao tema da culpa na sua tentativa de elucidao da psicognese do fenmeno religioso. Tal culpa a edipiana que, tanto na criana quanto no primitivo, encontra-se na origem das formaes inconscientes destinadas a resolver, sob a modalidade de um compromisso, os conflitos ligados ambivalncia em relao imagem do pai. Na perspectiva psicanaltica, a morte do pai primitivo possui estruturaes significativas prprias, independentes da sua realidade histrica. O ato do assassinato do pai que Freud coloca miticamente no comeo da pr-histria , portanto, a expresso, em nvel da humanidade inteira, da fantasmtica edipiana com a qual se confrontam todas as crianas no incio da pr-histria de seu desenvolvimento psquico. Compreende-se que Freud tenha escrito: O sistema totmico nasceu das condies do Complexo de dipo (... das totemistische System sich aus den Bedigungen des dipuskomplex ergeben hat).38 Com efeito, para Freud, como j foi dito, a lei da exogamia a outra face do assassinato do pai primitivo e as prescries concernentes proibio de matar o animal totem so uma expresso da culpa dos filhos em relao morte do pai. Ele ento argumenta:
Se o animal totmico o pai, os dois principais mandamentos do Totemismo, as duas proibies tabus que fazem o seu ncleo, no matar o Totem e no ter relao sexual com nenhuma mulher que pertena ao mesmo totem, coincidem, quanto ao contedo, com os dois crimes de dipo, que matou seu pai e desposou sua me.39

O dipo dos primitivos

Assim, pode-se falar de um dipo dos primitivos. Como as crianas no curso de sua evoluo psquica, os primitivos, eles tambm fizeram a expe38

39

FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 417; SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 159. FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 417; SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 159.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

146 Zeferino Rocha

rincia de uma grande ambivalncia diante da imagem temida e invejada do pai. Eles odiavam o pai que se opunha violentamente s suas exigncias sexuais, mas, embora o odiando, o amavam e o admiravam. Para melhor compreender essa tese freudiana a respeito do dipo dos primitivos e seu papel fundamental na elucidao do problema do totemismo e, por conseguinte, da origem psicogentica do fenmeno religioso, oportuno aprofundar um pouco a noo de ambivalncia pois, sem dvida, ela traduz o fenmeno mais fundamental de nossa vida afetiva. Na base da ambivalncia, encontra-se a onipotncia do desejo infantil. Desejando a morte de seu pai, a criana quer substitu-lo junto de sua me, vale dizer, ela quer ser o pai. Da mesma forma, os primitivos assassinaram o pai primitivo para se apoderarem de seus privilgios. Eles tambm queriam ser o pai, e, pelo processo de idealizao, tambm da mesma forma que as crianas atriburam ao pai os privilgios com os quais sonhava a onipotncia de seu desejo narcisista. Vimos que, na refeio totmica, havia o mesmo processo de idealizao narcisista. De fato, pela comunho da carne e do sangue do animal totem, substituto do pai, os primitivos procuravam adquirir no s uma participao na sua fora e poder, mas uma total identificao com ele. Esse desejo de identificao, em ltima anlise, no seno uma expresso da megalomania do narcisismo infantil. Na base dos desejos de morte bem como de glorificao do pai morto, encontra-se o mesmo processo de idealizao da imagem do pai. Todo o tempo em que a criana ficar sob a dominao dessa ambivalncia, ela ser prisioneira de suas fantasias nas suas relaes com o pai. Se o pai no lhe proporciona os privilgios, que ela reclama na sua demanda narcisista, no porque no os tem. A recusa recebida pela criana antes como uma punio. Iluso e culpa se unem assim em todas as manifestaes da megalomania do desejo infantil. somente no declnio do Complexo de dipo que essa megalomania se apaga. A angstia de castrao leva a criana a renunciar aos seus desejos edipianos e a admitir as exigncias da realidade. Somente na medida em que a criana assume a castrao simblica e supera o conflito edipiano, ela faz a experincia de sua finitude e renuncia ao desejo de ser o pai ou de querer tomar o lugar dele. As proibies tabus e o cerimonial totmico supem a persistncia da problemtica da ambivalncia, ligada ao complexo paternal. A dialtica da desaprovao e do desmentido da repetio do ato do assassinato uma prova. Os ritos e as prescries tabus da religio totmica so as manifestaes de uma problemtica edipiana no resolvida.

O sentimento de culpa na origem da religio

Para Freud, a ambivalncia dos primitivos em relao ao pai e ao seu


Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 147

substituto (o animal totem) encontra-se na origem da religio totmica. Esta, apesar de sua forma elementar, tem importncia considervel para o conjunto da evoluo religiosa, porque ela emana da fonte primeira da qual provm todas as outras formas de religio: o sentimento de culpa. Para ressaltar a importncia do tema da culpa e seu papel na psicognese da religio, preciso coloc-lo no contexto evolutivo do pensamento e da teoria freudiana. No contexto de suas primeiras teorias sobre as pulses e sobre o aparelho psquico, Freud se contentou em mostrar as motivaes inconscientes do sentimento de culpa, reduzindo-o a uma forma particular de angstia, ligada coexistncia do amor e do dio e ambivalncia dos sentimentos para com a imagem paterna. Com a introduo da pulso de morte e a doutrina do Superego, o estudo psicanaltico da culpa se beneficiou de um contexto doutrinrio mais rico. Nesse campo conflitivo mais vasto, o sentimento de culpa encontra-se numa relao mais estreita com as instncias da vida psquica. Ele se apresenta, ento, como uma formao de compromisso, pela qual o Ego obedece s exigncias irracionais do Superego, encontrando nisso um meio de satisfazer suas pulses, que, de outra forma, lhe seriam proibidas. essa nuance de compromisso que d ao sentimento de culpa o carter patolgico ou at patognico. Ligado s relaes de dependncia do Ego para com o Superego, o sentimento de culpa torna-se grande parte inconsciente. A dificuldade de se explicar a contradio aparente de um sentimento de culpa inconsciente recebe, desse modo, uma justificao mais adequada: o Superego, diferenciado como uma instncia crtica e punitiva, introduz a culpa na prpria dinmica das relaes intersistmicas da vida psquica. A culpa, em ltima anlise, no outra coisa seno a forma sob a qual o Ego recebe a crtica do Superego. Freud chega a dizer que
normalmente uma grande parte do sentimento de culpa tem que ser inconsciente (ein groes Stck des Schuldgefhls normalweise unbewut sein msse), porque a origem da conscincia (moral) intimamente ligada ao Complexo de dipo, que pertence ao Inconsciente (weil die Entstehung des Gewissens innig an den dipuskomplex geknpft ist, welcher dem Unbewuten angehrt).40

Nesse contexto, poder-se-ia dizer que o delito pode tambm ser o resultado da culpa e no a sua causa, quando, por exemplo, uma pessoa que comete um crime encontra um certo alvio em poder ligar a culpa in40

FREUD, Sigmund (1923). Das Ich und Es (1982) SA. Vol. III, p. 318; SB. O Ego e o Id (1976). Vol. XIX, p. 68.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

148 Zeferino Rocha

consciente a alguma coisa de real e de atual.41 Se a dimenso inconsciente do sentimento de culpa encontra-se at em suas expresses normais, ela aparece melhor nas manifestaes patolgicas. Na melancolia, por exemplo, ele encontra sua forma expressiva mais terrvel, porque, nela, uma espcie de cultura pura da pulso de morte (eine Reinkultur des Todestriebes) consegue com frequncia levar o Ego morte. Freud no dissimulou a dificuldade que sentia em querer determinar a fonte principal do sentimento de culpa. Quando, em 1928, ele escreveu o trabalho sobre Dostoievsky e o Parricdio, dizia que suas pesquisas ainda no lhe tinham permitido estabelecer, com certeza, a origem psquica do sentimento de culpa e da necessidade de expiao. No entanto, embora reconhecesse isso, sempre se inclinava a querer ver essa origem nas manifestaes da problemtica edipiana, tanto em nvel do indivduo quanto da humanidade. Por ter assim ligado a culpa problemtica edipiana, Freud pde relacionar tambm a angstia moral ou a angstia diante do Superego angstia de castrao. No estudo sobre Dostoievsky e o Parricdio, ele fez uma anlise extraordinria da complexidade psicolgica do sentimento de culpa ligado situao edipiana e destacou o papel que a exerce a angstia de castrao. Como castigo, a castrao sempre terrvel e sua ameaa fonte permanente de angstia. Quando a criana teve um pai violento e cruel, seu Superego retoma seus atributos. A necessidade de punio desenvolve-se ento no Ego, que se torna uma vtima do Destino (projeo do pai) e encontra uma satisfao particular nos maus tratos que lhe so infligidos pelo Superego. Se levarmos em considerao o que Freud diz sobre o dipo dos primitivos e de sua ambivalncia em relao ao pai castrador da horda, no difcil ver, que, para ele, o sentimento de culpa est na origem da religio totmica. Na reconstruo do mito do assassinato do pai primitivo, ns consideramos o tempo do desmentido e da retratao como sendo marcados por um profundo sentimento de culpa em relao ao pai assassinado. A religio totmica foi criada para apaziguar tal sentimento, que esmagava os filhos assassinos. Freud o diz claramente: A religio totmica resultou da conscincia de culpa dos filhos como uma tentativa de abafar esse sentimento e de obter a reconciliao com o pai ofendido por meio de uma obedincia retrospectiva. Freud acredita que esse sentimento de culpa do homem primitivo pde ser transmitido filogeneticamente. Por isso, para ele, esse mesmo sentimento encontra-se tambm na psicognese tanto do monotesmo judaico quanto do cristianismo, uma vez que neles podemos encontrar o mesmo sentimento de culpa, motivado pela repetio compulsiva do ato do assassinato de Moiss e do sacrifcio de Cristo, crimes que, em ltima anlise, no seriam
41

Idem ibidem. SA. Vol. III, p. 319; SB. Vol. XIX, p. 69.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 149

seno a repetio do assassinato primeiro cometido contra a pessoa do pai primitivo (Urvater).42 Nestas consideraes finais, vamos submeter a uma reflexo crtica os elementos essenciais que esto na base da interpretao freudiana das origens totmicas do fenmeno religioso. Discutiremos a apresentao do totemismo como uma fase essencial do desenvolvimento da humanidade, depois a afirmao categrica de que ele a forma mais elementar do fenmeno religioso. Analisaremos tambm as hipteses e analogias elaboradas por Freud, do ponto de vista psicanaltico, para interpretar a lei exogmica e o medo do incesto e, de modo particular, a teoria da recapitulao que aplica filognese o que a clnica descobre em nvel da ontognese, a hiptese lamarquiana da transmisso hereditria das qualidades adquiridas e a historicidade do assassinato do pai da horda primitiva. As teses totmicas foram formuladas por Mc Lenan nos anos 1869-1870. Em 1887, Frazer fez delas uma primeira sntese terica que alcanou grande sucesso e suscitou uma vaga de entusiasmo entre os etnlogos, historiadores, socilogos e psiclogos da religio. Durkheim via, nela, a fonte fundamental do fenmeno religioso.43 Em 1910, Frazer publicou uma nova edio de sua obra, nela ajuntando uma verdadeira enciclopdia sobre o totemismo. Freud fez dela a principal fonte de seu livro Totem e Tabu (1913). Mas depois dessa onda de entusiasmo, os etnlogos comearam a questionar as teorias totmicas.44 Uma das crticas mais sugestivas foi a de
42

Consideraes finais

O sistema totmico

43

44

Essa tese de uma transmisso filogentica do sentimento de culpa baseia-se sobre a hiptese freudiana de uma herana psquica. Na sua doutrina do Superego, Freud encontrou novas bases para a defesa dessa hiptese. De fato, o Superego forma-se a partir das identificaes da criana com seus pais e, particularmente, com o Superego deles. Assim sendo, pode-se dizer que o Superego possui uma dimenso filogentica e pode tornar-se o portador de um sentimento de culpa, que se transmite de gerao em gerao. Herdeiro do Complexo de dipo, tal como ele se apresenta no s em nvel do indivduo, mas de toda a humanidade, o Superego encontra-se em relao com as aquisies filogenticas do Id e constitui a reincarnao de todos os antigos egos que deixaram suas marcas no Id. FREUD, Sigmund (1923). Das Ich und das Es (1982) SA. Vol. III, p. 315; SB. O Ego e o Id (1976). Vol. XIX, p. 64-65. Cf. E. Durkheim. Les formes lmentaires de la vie religieuse: Le systme totmique en Australie (1912). Sobre a histria das teorias totmicas, cf. A. VAN GENNEP, Ltat actuel du problme totmique (1920) e R. MAKARIUS, Lorigine de lxogamie et du totmisme (1961). Veja-se particularmente A. GOLDENWEISER, Totemism, an analytical Study (1910).

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

150 Zeferino Rocha

Claude Lvi-Strauss no livro Le totmisme aujourdhui.45 Para ele, o totemismo no pode ser definido como um objeto de natureza social; quando muito, ele consiste em uma disposio contingente de elementos no especficos que no formam uma sntese orgnica. Seguramente, a hiptese totmica expandiu-se com uma extraordinria rapidez, invadindo o campo inteiro da etnografia e da histria das religies. Mas os signos anunciadores de sua runa foram quase contemporneos de seu perodo de triunfo: a hiptese totmica decaa no momento mesmo em que parecia mais segura. Por isso, Lvi-Strauss no hesita em afirmar que o totemismo foi uma grande iluso. Aos seus olhos de etnlogo, o pretenso sistema totmico no tinha nada de arcaico. Sua imagem uma imagem projetada e no recebida. Em resumo, se uma tal iluso recobre uma parcela de verdade, esta no est fora de ns, mas em ns.46 Como quer que seja, deve-se reconhecer que as hipteses etnolgicas sobre as quais Freud fundamentou o estudo do totemismo no tm hoje o prestgio que tinham no fim do sculo XIX e no comeo do sculo XX. No que se refere ao aspecto religioso, preciso reconhecer que, mesmo na poca de seu grande sucesso, muitos etnlogos insistiam sobre a ausncia de tonalidade religiosa nas prticas totmicas. O prprio Frazer dizia: No totemismo puro, tal como o encontramos entre os indgenas australianos, o totem no nunca um deus e no jamais adorado.47 Da mesma forma, Goldenweiser destaca que o aspecto religioso do totemismo negligencivel e que no se poderia ver nele uma etapa necessria da evoluo religiosa. 48 Por sua vez, Claude Levi-Strauss sublinha que foi a obsesso das coisas religiosas que colocou o totemismo na religio, afastando-o o mais possvel (caricaturando, quando necessrio) das religies ditas civilizadas, pelo medo de que essas no corressem o risco de se dissolverem ao seu contato. 49 Portanto, no so to seguras as hipteses etnolgicas sobre as quais Freud fundamentou a hiptese sobre as origens totmicas do fenmeno religioso. No menos criticveis so as hipteses biolgicas aplicadas por Freud ao seu estudo psicogentico da religio, e, antes de tudo, clebre hiptese da recapitulao. Ao longo de sua obra e, particularmente, em suas incurses nos campos da Mitologia, da Etnologia e da Cultura, ele sempre procura
Cf. Claude, LEVI-STRAUSS, Le totmisme aujurdhui (1962). Idem Ibidem. 47 FRAZER, J. G. Totemism and Exogamy (1910) T. IV, p. 27-28. Citado por VAN GENNEP (1920), p. 40. 48 GOLDENDWEISER, A. A. Totemism, an analytical Study (1910). 49 Cf. LEVI-STRAUSS, Claude. Le totmisme aujourdhui (1962) p. 148.
45 46

A hiptese da recapitulao

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 151

articular a ontognese com a filognese. Para isso, chama a ateno para as analogias recolhidas no campo de suas experincias clnicas entre o primitivo, a criana e o neurtico. O pensamento do primitivo tem semelhanas notveis com o da criana e o do neurtico. Assim, por exemplo, a onipotncia mgica do pensamento encontra-se com os mesmos mecanismos e dinamismos psicolgicos nas instituies totmicas, nas idealizaes narcsicas da criana e nas formaes sintomticas dos neurticos. Mas Freud vai alm desse nvel analgico e parece querer adotar uma teoria da gnese das civilizaes, mediante a aplicao psicologia da clebre frmula de Haeckel, a ontognese reproduz a filognese,50 da a hiptese de que as civilizaes crescem e evoluem como o fazem as crianas e de que o desenvolvimento do organismo pode ser considerado como uma abreviao da evoluo da espcie. No nos demoraremos em discutir essa hiptese biolgica aplicada por Freud psicologia. Trata-se de algo indemonstrvel, como lembra Didier Anzieu: Sua presena constante nos textos de Freud contribui para o descrdito da interpretao psicanaltica entre os etnlogos e entre os mitlogos contemporneos. Se os psicanalistas querem dialogar seriamente com esses ltimos, devem reconhecer o carter ultrapassado dessa hiptese. 51 Poder-se-ia dizer o mesmo sobre a hiptese da herana arcaica (ou da transmisso hereditria dos traos mnsicos inconscientes) pela qual Freud tentou explicar o problema da continuidade psquica na vida das geraes. Essa hiptese, qual ele retorna muitas vezes, faz pensar em uma espcie de memria coletiva, que permitiria, aos indivduos de uma gerao determinada, receber em herana, desde o seu nascimento, os traos inconscientes de grandes feitos que marcaram a histria da raa humana. Assim, a doutrina do pecado original seria, em definitivo, uma elaborao secundria do sentimento de culpa da falta cometida contra a pessoa do pai primitivo e transmitida filogeneticamente de gerao em gerao. Essa hiptese foi inspirada nas teorias de Lamarck, mas essas teorias no tm hoe mais crdito algum entre os estudiosos da biologia e da gentica. Todavia, apesar dessa desaprovao categrica por parte da biologia moderna, Freud permaneceu um discpulo obstinado do lamarquismo desacreditado. Ele concebeu at um projeto de escrever, com a colaborao de Ferenczi,
50 Cf. FREUD, Sigmund (1913). O interesse cientfico da Psicanlise. SB (1974) Vol. XIII, p. 219-220. Este texto no foi inserido na Studienausgabe. 51 Cf. ANZIEU, Didier. Freud e a Mitologia (1970), p. 126. Ver tambm La Bare em The Influence of Freud on Anthropology (1958) e C. K. Kluckhohn, The Impact of Freud on Anthropology (1957).
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

A hiptese da herana arcaica

152 Zeferino Rocha

um livro sobre as relaes entre a doutrina de Lamarck e a psicanlise. Esse projeto, no entanto, nunca foi realizado, o que no quer dizer que Freud tenha renunciado hiptese da herana arcaica. 52 A hiptese do assassinato do pai primitivo, na medida em que Freud acreditava que ela era cientfica, confirmada pelas doutrinas de Darwin e Atinkson e pelas teorias dos sacrifcios elaboradas por Robertson Smith, tambm foi vivamente criticada pelos etnlogos modernos.53 Como j dissemos, no o aspecto mtico e nem a funo simblica da hiptese freudiana que so discutidos, mas seu carter cientfico. Por causa da tendncia realstica que o levava a procurar ao menos alguns indcios de realidade como suporte das formaes fantasmticas, Freud, como j foi dito antes, esteve sempre inclinado a admitir a realidade histrica do assassinato do pai da horda primitiva: os primitivos realmente realizaram o que de acordo com todos os testemunhos, eles tinham a inteno de fazer (die Primitiven das wirklich getan haben, was sie nach allen Zeugnissen zu tun beabsichtigten).54 Mas no seu sentido simblico que o mito freudiano deve ser levado em considerao e no como realidade histrica. Claude Levi-Strauss assim a ele se refere:
Como todos os mitos, este, que Totem e Tabu apresenta com uma to grande fora dramtica, comporta duas interpretaes. O desejo da me ou da irm, o assassinato do pai e o arrependimento dos filhos no correspondem, sem dvida, a nenhum fato, ou conjunto de fatos que ocupem na histria um lugar determinado. Mas eles traduzem, talvez, sob uma forma simblica, um sonho ao mesmo tempo duradouro e antigo. E o prestgio deste sonho, seu poder de modelar, sem mesmo o saber, os pensamentos dos homens, provem precisamente do fato que os atos que ele conta no foram jamais realizados, porque a cultura, sempre e em toda parte, a isso se ops. As satisfaes simblicas nas quais se expande, segundo Freud, o arrependimento do incesto no constitui, portanto, a comemorao de um acontecimento. Elas so outra coisa. E mais do que isso: elas so a expresso permanente de um desejo de desordem, ou antes, de contra-ordem.55

O assassinato do pai da horda primitiva

52

53

54

55

Ver, a esse propsito, o interessante testemunho de Ernst Jones in JONES, E. La Vie et lOeuvre de Sigmund Freud. Tome III (1969), p. 356. Vejam-se as crticas de B. Malinowski (1967) e as de A. L. Kroeber (1920) e (1939) e at as de etnlogos psicanalistas como G. Roheim (1950). FREUD, Sigmund (1913). Totem und Tabu (1982) SA. Vol. IX, p. 443; SB. Totem e Tabu (1974). Vol. XIII, p. 190. Cf. LEVI-STRAUSS, Claude. Les structures lmentaires de la parent (1949), p. 563.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Freud e as origens totmicas da religio: um ensaio crtico-interpretativo 153

No discurso mtico, o que, antes de tudo, colocado em destaque a maneira como a realidade revela-se a si mesma, libertando seu poder de significao simblica. Olhado nessa perspectiva, o mito freudiano da morte do pai primitivo tem outra dimenso que seguramente pode contribuir positivamente para um estudo interdisciplinar sobre as origens do fenmeno religioso. Seguramente, apenas com esses dados psicanalticos os enigmas da origem da religio no podem ser resolvidos. A eles devem ser reunidas outras causas conhecidas ou ainda no reconhecidas. O prprio Freud jamais reivindicou para a psicanlise a tarefa de fazer, sozinha, a sntese de todos os fatores e de todas as causas que os estudiosos da histria das religies descobriram para decifrar o enigma da origem do fenmeno religioso. A psicanlise certamente tem uma contribuio a dar para a eficcia desse dilogo interdisciplinar, que s ser verdadeiramente eficaz se seus participantes renunciarem ao desejo de querer impor uns aos outros os seus monoplios ideolgicos, com os quais qualquer tentativa de dilogo condenada ao fracasso. Em um prximo ensaio, meu propsito discutir como Freud elaborou a reconstruo histrica de outras formas mais evoludas do fenmeno religioso, tais como o monotesmo judaico e o cristianismo e a submeteu a uma interpretao psicanaltica.
ANZIEU, D. Freud et la Mythologie. In: Incidences de la Psychanalyse Nouvelle Revue de Psychanalyse. N.1, 1970. ATKINSON, J. J. Primal Law. London: 1903. BACKES, C. Continuit mythique et Construction historique. In: LArc, n. 34, 1968. BOONS, M. C. Le meurtre du pre chez Freud. In: LInconscient Revue de Psychanalyse, n 5, 1968. DARWIN, C. The Descent of Man. 2 volumes. London: 1871. __________. The variation of animals and plants under domestication. 2 volumes. 2. ed. London: 1875. DURKHEIM, E. La prohibition de linceste et ses origines. In: Anne Sociologique, n.1, 1898. __________. Sur le Totmisme. In: Anne Sociologique, n.5, 1902. _ _ _ _ _ _ _ _ . Les formes lmentaires de la vie religieuse. Le systme totmique en Australie. Paris, 1912. FRAZER, J. G. Totemism and Exogamy. 4 volumes. London, 1910. FREUD, S. (1900) Die Traumdeutung. SA. Band II. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982; SB. A Interpretao dos Sonhos. Vol. IV-V. Rio de Janeiro: Imago, 1972. __________ (1907). Zwangshandlungen und Religionsbungen. SA. Band VII. Frankdurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982; SB. Atos obsessivos e prticas religiosas. Vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1976. __________ (1908 [1907]). Der Dichter und das Phantasieren. SA. Band X. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. Escritores criativos e Devaneio. Vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Referncias

154 Zeferino Rocha


__________ (1912-1913). Totem und Tabu. SA. Band IX. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. Totem e Tabu. Vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1974. __________ (1915). Zeitgemsses ber Krieg und Tod. SA. Band IX. Frankfurt am Main: Fischer Tschenbuch Verlag, 1982. SB. Reflexes para os tempos de Guerra e Morte. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974. __________ (1919). Prefcio ao livro de REICK. In: Ritual: Estudos Psicanalticos. SB. Vol. XVII. __________ (1921). Maenpsychologie und Ich-Analyse. SA. Band IX. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. Psicologia de Grupo e Anlise do Ego. Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976. __________ (1923 [1924]). Das Ich und das Es. SA. Band III. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. O Ego e o Id. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1976. __________ (1925). Um Estudo Autobiogrfico. SB. Vol. XX. Rio de Janeiro: Imago, 1976. __________ (1930). Das Unbehagen in der Kultur. SA. Band IX. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. Mal-estar na Civilizao. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1976. __________ (1934-39). Der Mann Moses und die Monotheistische Religion: Drei Abhandlungen. SA. Band IX. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. Moiss e o Monotesmo: Trs ensaios. Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1975. __________ (1937). Konstruktionen in der Analyse. SA. Ergngunsband. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982. SB. Construes em Anlise. Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1975. FREUD/JUNG (1974). Correspondncia completa. Organizada por William McGuire. Traduo de Leonardo Fres e Eudoro Augusto Macieira de Souza. Rio de Janeiro: Imago, 1976. KROEBER, A.L. Totem and Taboo in retrospect. In: American Journal of Sociology. 1939. (45). LACAN, J. crits. Paris: Seuil, 1966. LANG, A. Social Origins. London, 1903. __________. The Secret of Totem. London, 1905. __________. Totemism. In: Encyclopaedia Britannica (11. ed.). LEVI -STRAUSS. C. Les structures lmentaires de la parent. Paris: Presses Universitaires de France, 1949. __________. Le Totmisme aujourdhui. Paris: Presses Universitaires de France, 1962. MALINOVSKI, B. La sexualit et sa rpression dans les socits primitives. Trad. par S. Janklvitich. Paris: Petit Bibliothque Payot, 1967. MAKARIUS, R. et L. Lorigine de lexoganmie et du totmisme. Paris: Gallimard, 1961. MC LENNAN, J. F. Studies in Ancient History. London, 1876. Second Series. London, 1896. ROHEIM, G. The Oedipus Complex, Magic and Culture. In: Psychoanalysis and the Social Sciences. Vol. II. New York: International Universities Press, 1950. SMITH, W. R. Lectures on the Religion of the Semites. 2. ed. London: 1894. SPENCER, H. The Origin of animal Worship. In: Forthighttly Rewiew, 7, 1870. TYLOR, E. B. Primitive Culture. Researches into the Development of Mythology, Religion, Art and Custom. 2 volumes. London, 1891. VAN GENNEP, A.A. Ltat actuel du problme totmique. Paris: E. Leroux, 1920.

Estudos de Religio, v. 24, n. 38, 129-154, jan./jun. 2010

Anda mungkin juga menyukai