Anda di halaman 1dari 4

Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto

Projeto

CLF

Pg. 1 de 4

Plano de gerenciamento do Escopo do Projeto


Empresa: CHP INDSTRIAS PESADAS LTDA.
Data de elaborao: 24/10/2012 Projeto: CLF Gerente do Projeto: Priscila Chuffa

ndice
1.OBJETIVO.................................................................................................................................................................................2 2.GERENCIAMENTO DO ESCOPO...........................................................................................................................................2 2.1. REUNIES.........................................................................................................................................................................3 2.2. GERENCIAMENTO DE MODIFICAES.....................................................................................................................3 3.LIES APRENDIDAS............................................................................................................................................................4 4.MUDANAS NO PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO.......................................................................................4

001-2010

Projeto CLF

Thiago A. Guilherme

Pgina 1 de 4

Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto

Projeto

CLF

Pg. 2 de 4

1. OBJETIVO
Determinar como o escopo do projeto ser gerenciado e como sero tratadas e controladas as alteraes de escopo.

2. GERENCIAMENTO DO ESCOPO
A definio do escopo deste projeto foi baseada na declarao de escopo correspondente e detalhada conforme apresentado na EAP. A aprovao do documento contendo o escopo foi feita pelo cliente, atravs da ata da reunio de apresentao do escopo. No decorrer das fases do ciclo de vida do projeto, so elaborados estudos com o objetivo de reduzir as incertezas, atravs da elaborao de uma soluo tcnica, que podem gerar alteraes de escopo. Essas alteraes de escopo devero obedecer as regras descritas a seguir, visando garantir um completo alinhamento entre as partes envolvidas no projeto, no que diz respeito ao escopo definido e a expectativa dos produtos a serem gerados pelo projeto. Tais alteraes sero documentadas para a criao de um documento contendo todas as alteraes, sendo que este poder ser usado como mecanismo de consultas em caso de dvidas a respeito do escopo pelas partes interessadas. Haver gerenciamento do escopo do incio ao final do projeto e as mudanas podem ser solicitadas por qualquer parte interessada no projeto. Sero realizadas reunies de acompanhamento, quando necessrias, durante a fase de projeto.

001-2009

Projeto CLF

Thiago A. Guilherme

Pgina 2 de 4

Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto

Projeto

CLF

Pg. 3 de 4

2.1. REUNIES
Quem pode convocar: Gerente do Projeto, Diretor da CHP e Diretor da PaperCel. Local de realizao: A primeira opo de local a PaperCel, porm as partes podem entrar em acordo se houver outro local mais adequado ao momento. Participantes: Devem estar presentes sempre o Gerente do Projeto, os Diretores da CHP e da PaperCel e outras pessoas cujas presenas forem necessrias para o andamento da reunio. Na impossibilidade de algum dos diretores de participar da reunio um representante com o mesmo poder de deciso deve ser nomeado Contedo das reunies: Sero reunies de acompanhamento do andamento do projeto ou de uma situao especfica de uma fase do projeto, chamadas de reunies de ponto da situao e tambm discusso das solicitaes de mudana de escopo, no que se refere aos seus impactos no escopo, custo, prazo e qualidade. A oportunidade servir para alinhamento de informaes e preocupaes que venham a existir. Produto de cada reunio: o produto de cada reunio uma ata na qual os pontos abordados e as decises tomadas so explicitados. Esta ata ficar armazenada na pasta do projeto e ser distribuda via e-mail a todos os participantes da reunio pelo GP.

2.2.

GERENCIAMENTO DE MODIFICAES
Qualquer modificao dever ser originada atravs do preenchimento do formulrio de Solicitao de Mudana de Escopo. Alm disso, toda solicitao de mudana de escopo ser registrada no formulrio de Controle das Solicitaes de Mudana de Escopo para controle do histrico das modificaes. 001-2009 Projeto CLF Thiago A. Guilherme Pgina 3 de 4

Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto

Projeto

CLF

Pg. 4 de 4

Toda solicitao de mudana de escopo feita ser analisada pelo gerente de projeto e seus impactos sero devidamente documentados atravs da realizao de uma reunio entre as partes. Nessa reunio sero analisados todos os impactos dessa solicitao de mudanas. As aprovaes devem ser feitas pelos diretores da CHP e PaperCel. O gerente de projetos ser o responsvel em garantir que todas as reas da empresa sejam envolvidas para a anlise das solicitaes de mudana do escopo, de forma que se a mesma for aprovada, no haver problemas futuros para implementao da mudana de escopo. Caso a solicitao de mudana de escopo seja reprovada ela ser arquivada e se for aprovada ser incorporada no projeto. A aprovao ou reprovao da mudana de escopo ser enviada aos participantes via e-mail, juntamente com o formulrio de solicitao de mudana com o campo parecer devidamente preenchido.

3. LIES APRENDIDAS
A equipe envolvida no projeto ir se reunir ao final do projeto para discusso dos pontos positivos e negativos ocorridos durante todas as fases do mesmo, guardando as lies aprendidas. Dessa forma, para os prximos projetos a serem executados, a empresa no cometer os mesmos erros, visando a melhoria contnua dos seus processos por gerenciamento do conhecimento.

4. MUDANAS NO PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO


No caso de necessidade de alterao deste documento, visando adequar algum procedimento sua realidade, o interessado dever faz-lo atravs de solicitao via e-mail. Quando da aprovao do escopo deste plano, se ningum se manifestar, ser tomado como mecanismo oficial de comunicao entre as partes, no que diz respeito gerncia do escopo, na fase de projeto.

001-2009

Projeto CLF

Thiago A. Guilherme

Pgina 4 de 4

Anda mungkin juga menyukai