Anda di halaman 1dari 9

UnB/CESPE TRT/21R

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

19

22

25

28

A Declarao Universal dos Direitos Humanos, com um prembulo de sete considerandos e com trinta artigos, um documento histrico, uma carta de intenes e tambm uma denncia de tudo o que, ao longo de milnios, a humanidade deixou de fazer. Hoje, a sexagenria declarao ainda muito boa, mas tem lacunas, resultantes de sua temporalidade, e precisa ser acrescida, complementada, aperfeioada, alm de ser cumprida bvio , afirmando novos valores, que atendam a novas demandas e necessidades. A declarao no previu que o desenvolvimento capitalista chegasse sua atual etapa de globalizao e de capitais volteis, especulativos, que, sem controle, entram e saem de diferentes pases, gerando instabilidade permanente nas economias perifricas. Talvez fosse o caso de se afirmar, agora, o direito das naes de regulamentarem os investimentos externos e de se protegerem contra a especulao internacional, que fragiliza e subordina economias nacionais. No admissvel que grupos privados transnacionais no mais do que trs centenas , com negcios que vo do setor produtivo industrial ao setor financeiro, passando pela publicidade e pelas comunicaes, sejam, na verdade, o verdadeiro governo do mundo, hegemonizando governos e naes, derrubando restries alfandegrias, impondo seus interesses particulares. A declarao, marcadamente humanista e sociopoltica, no imaginou o neoliberalismo deste fim de sculo, com sua deshistoricizao do tempo, com sua despolitizao da vida, com seu messianismo consumista, com a entronizao da economia de mercado como uma fatalidade natural, irreversvel, fora da qual no h possibilidades, com um laissez faire que significa excluso.
Francisco Alencar. Para humanizar o bicho homem. In: Francisco Alencar (Org.). Direitos mais humanos. Braslia: Garamond, 2006. p. 17-31 (com adaptaes).

A orao A declarao no previu (R.10) poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: Na declarao, no se previu. Atenderia norma gramatical a substituio da forma verbal h (R.29) por existem. De acordo com o texto, a incluso do direito das naes de regulamentarem os investimentos externos e de se protegerem contra a especulao internacional, que fragiliza e subordina economias nacionais (R.15-17) na declarao a corrigiria quanto ao lapso temporal. coerente com a argumentao do texto relacionar novas demandas (R.9) a enfraquecimento dos pases, em decorrncia da transnacionalizao do capital. A expresso messianismo consumista (R.27) modifica o termo despolitizao da vida (R.26). Preservam-se a correo gramatical e o sentido original do texto ao se substituir sem controle (R.12) por aleatoriamente. A correo gramatical do texto seria mantida caso o trecho No admissvel (R.17-18) fosse substitudo por No se admitem.

6 7

9 10

11

Julgue os itens a seguir, que se referem s normas de redao oficial e da lngua escrita padro.
12

No que se refere s ideias, organizao, bem como aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 1 a 11.
1

No trecho no mais do que trs centenas (R.18-19), o emprego de palavra de negao e da expresso trs centenas, em vez de trezentos grupos, atenua o tom de denncia que predomina no perodo em que o trecho est inserido. O trecho vo do setor produtivo industrial ao setor financeiro, passando pela publicidade e pelas comunicaes (R.19-21) pode, sem prejuzo para a correo gramatical e a interpretao do texto, ser reescrito da seguinte maneira: incluem setores desde o produtivo industrial at o financeiro e transitam pelos da publicidade e das comunicaes. De acordo com a argumentao do texto, os considerandos (R.2) representariam no que se refere a tudo o que (...) a humanidade deixou de fazer (R.4-5) um prembulo explicativo e, assim, justificariam o fato de a declarao ser considerada tambm uma denncia (R.3-4). Mantendo-se os sinais de pontuao empregados no trecho, a estrutura sinttica com um prembulo de sete considerandos e com trinta artigos (R.1-2) pode ser substituda, sem prejuzo da correo gramatical, por contendo um prembulo com sete considerandos e trinta artigos.

Estaria gramaticalmente correto e atenderia s normas de redao oficial o seguinte texto escrito por servidor pblico de um tribunal: No Pargrafo nico, do Art. 198, ttulo V, dispe que o Vice-Presidente do Tribunal vai solicitar que sejam colocados servidores sua disposio para auxiliar nos trabalhos de organizao, reviso e preparo da revista. Se a administrao de um tribunal resolvesse editar portaria que atendesse a determinao constante no Ttulo V do seu Regimento Interno, que trata da Galeria dos Presidentes, o texto abaixo estaria adequado, pois atende s normas de redao oficial e est gramaticalmente correto. RESOLVE DESIGNAR, Joo de Sousa Dias para compor COMISSO que efetuar estudos de fotografias e aps, apresentar Projeto de AFIXAO de fotos presidenciais para integrar o espao da Galeria dos Presidentes. Memorando, ofcio e aviso, expedientes da comunicao oficial que servem ao mesmo propsito funcional, so usados, geralmente, no padro formal denominado padro ofcio, em virtude de poderem adotar a mesma diagramao na distribuio das partes.
1

13

14

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R
1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

No sculo XIX, enfatizou-se, nos mais diversos domnios, a busca de explicaes sobre as origens dos homens, das sociedades, das naes. Foi dentro desse quadro que se procurou conhecer e dar sentido explicativo ao Brasil, enfatizando-se ora aspectos selvagens e naturais, ora aspectos civilizados civilizao versus barbrie. natureza se conferiu papel importante nas representaes que foram sendo elaboradas ao longo de sua histria natureza em grande parte tropical, que, ao mesmo tempo em que seduz, desconcerta. Ora, se o mundo civilizado visto como distante e pensado como contraponto ao mundo natural, o Brasil, consideradas a sua natureza e a sua populao em meio a essa natureza, encontrava-se perigosamente afastado da civilizao. O ponto de partida desse enfoque tomou como contraposio dominante os polos estabelecidos a partir de cidade e campo luz e treva, civilizao e barbrie, oposio que faz parte, tambm, de um contexto mais amplo, com a identificao da cidade com tcnica e artificialidade , a cidade como expresso do maior domnio da natureza pelo homem, espao diferenciado, destinado ao exerccio da civilidade; o campo como smbolo da rusticidade, do no inteiramente civilizado, espao intermedirio entre a civilizao e o mundo natural propriamente dito. Ora, se o campo se encontra mais perto do natural, pode ser associado paz, inocncia, virtude, a cidade, ento, por sua vez, seria a expresso de barbrie e isso deriva do entrelaamento de significados que podem ser atribudos aos qualificativos, ou seja, aos polos, a depender do sentido que se lhes atribui ou ao sentimento a eles associado, ou, ainda, ao que est, momentaneamente, sendo entrevisto. As formas de representao realizam outras mediaes, constituem outras projees e, carregadas de dubiedade e ambivalncia, podem alcanar o homem (cidade versus campo; intelecto versus corao; razo versus sensibilidade), o povo, a Nao. No sculo XIX, o Brasil foi representado como um verdadeiro caleidoscpio.
Mrcia Regina Capelar Naxara. Cientificismo e sensibilidade romntica. Braslia: Ed. Universidade de Braslia, 2004, p. 24-35 (com adaptaes).

18

Com base na relao de significado que cidade (R.17) e campo (R.17) mantm entre si e com natureza (R.7), seria coerente com a argumentao do texto estender os sentidos associados s representaes civilizao versus barbrie, na linha 17, ao par homem do campo e homem da cidade. Mantm-se a correo gramatical e o sentido original do texto ao se substituir podem ser atribudos aos qualificativos (R.28-29) por atribuem aos qualificativos. A estrutura sinttica constituem outras projees (R.33) pode ser substituda, mantendo-se a correo gramatical e o sentido original do texto, por constituindo projees. O emprego de acento grfico no vocbulo barbrie deve-se mesma regra que se observa no emprego de acento em caleidoscpio. O texto comenta a situao do pas, refutando, em sua anlise, pressupostos em sua maioria, inscritos, no texto, por meio de pares opositivos acerca do carter do povo brasileiro. Mesmo relatando aspectos subjetivos, o que feito a partir de um enfoque classificatrio ou tipolgico, embasado em aspectos histricos e literrios, o texto se apresenta essencialmente objetivo. Os trechos se o mundo civilizado visto como distante e pensado como contraponto ao mundo natural (R.10-12) e um verdadeiro caleidoscpio (R.36-37) reforam a ideia de dubiedade do enfoque com que se procurou dar um sentido explicativo ao Brasil, no sculo XIX, o que denunciaria o carter no cientfico do texto.

19

20

21

22

23

24

Acerca dos sistemas operacionais, dos aplicativos de edio de textos, das planilhas e apresentaes nos ambientes Windows e Linux, julgue os itens de 25 a 32.
25

Arquivos no formato txt tm seu contedo representado em ASCII ou UNICODE, podendo conter letras, nmeros e imagens formatadas. So arquivos que podem ser abertos por editores de textos simples como o bloco de notas ou por editores avanados como o Word do Microsoft Office ou o Writer do BROffice. No Windows, um arquivo ou pasta pode receber um nome composto por at 255 caracteres quaisquer: isto , quaisquer letras, nmeros ou smbolos do teclado. Alm disso, dois ou mais objetos ou arquivos pertencentes ao mesmo diretrio podem receber o mesmo nome, pois o Windows reconhece a extenso do arquivo como diferenciador. Um arquivo cujo nome tem a extenso DOCX contm um documento criado no Microsoft Word e pode ser aberto normalmente por qualquer verso desse aplicativo. Esse tipo de arquivo possui tambm a versatilidade de permitir a sua abertura em ambiente Linux, utilizando-se a ferramenta BrOffice.
2

26

Com relao ao texto acima, julgue os itens de 15 a 24.


15

Atenderia prescrio gramatical o emprego, na linha 1, da forma verbal foi enfatizada, em vez de enfatizou-se.

16

No perodo iniciado na linha 10 e no iniciado na linha 25, so usados elementos que introduzem implicao lgica para falsear o contedo das proposies. Acarretaria alterao de sentido e prejuzo para a correo gramatical do texto o emprego da vrgula antes da palavra que no trecho oposio que faz parte (R.17-18).

27

17

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R
28

No Excel, o assistente para criao de grficos pode ser acessado clicando-se a opo Grfico no menu clicando-se o cone correspondente ou

35

O protocolo SMTP permite que sejam enviadas mensagens de correio eletrnico entre usurios. Para o recebimento de arquivos, podem ser utilizados tanto o protocolo Pop3 quanto o IMAP.

na barra de

ferramentas. A seleo dos dados da planilha pode ser feita antes de se ativar o assistente de grfico ou aps.
29

No Windows, para excluir um arquivo de um diretrio sem que o mesmo seja enviado para a lixeira, suficiente que o usurio, aps selecionar o arquivo no Windows Explorer ou na janela
Meu computador, pressione a tecla

36

Se um usurio enviar um email para outro usurio e usar o campo cc: para enviar cpias da mensagem para dois outros destinatrios, ento nenhum destinatrio que receber a cpia da mensagem saber quais outros destinatrios tambm receberam cpias.

a tecla

confirme clicando Sim na janela que aparecer; uma outra forma, arrastando o arquivo para a lixeira, com a tecla pressionada.
30

, em seguida pressione
37

, com a anterior ainda pressionada, e ento

No Internet Explorer 8 (IE8), ao se clicar o boto

iniciado o carregamento da mesma pgina que exibida quando o IE8 iniciado. O IE8 possui funcionalidade que permite que o usurio redefina qual deve ser essa pgina.
38

Em uma planilha em edio no Calc do BrOffice, se uma clula for preenchida com nmero e, em seguida, a ala de preenchimento dessa clula for arrastada para clulas seguintes na mesma linha ou coluna, as clulas sero automaticamente preenchidas com uma sequncia numrica iniciada com nmero digitado. No Linux, o diretrio raiz, que representado pela barra /, e o diretrio representado por /dev servem para duas funes primordiais ao funcionamento do ambiente: o primeiro onde fica localizada a estrutura de diretrios e subdiretrios do sistema; o segundo onde ficam os arquivos de dispositivos de hardware do computador em que o Linux est instalado. No Writer do BrOffice, ao se clicar com o boto direito do mouse o cone para criao de um novo arquivo, oferecida a opo de selecionar, por meio de um menu dropdown, o tipo de arquivo que se deseja criar. Se o usurio selecionar, por exemplo, criar uma apresentao, o aplicativo Impress ser aberto automaticamente para a criao de uma apresentao.

No governo e nas empresas privadas, ter segurana da informao significa ter-se implementado uma srie de solues estritamente tecnolgicas que garantem total proteo das informaes, como um firewall robusto que filtre todo o trfego de entrada e sada da rede, um bom software antivrus em todas as mquinas e, finalmente, senhas de acesso a qualquer sistema.

31

32

39

No stio web google.com.br, se for realizada busca por memrias pstumas com aspas delimitando a expresso memrias pstumas , o Google ir realizar busca por pginas da Web que contenham a palavra memrias ou a palavra pstumas, mas no necessariamente a expresso exata memrias pstumas. Mas se a expresso memrias pstumas no foi delimitada por aspas, ento o Google ir buscar apenas as pginas que contenham exatamente a expresso memrias pstumas.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e modos de utilizao da Internet e de intranets, assim como a conceitos bsicos de tecnologia e segurana da informao.
33

Considere a estrutura do seguinte URL hipottico: www.empresahipotetica.com.br. Nessa estrutura, os caracteres br indicam que o endereo de uma pgina de uma organizao brasileira e os caracteres com indicam que o stio web de uma empresa especializada no comrcio e(ou) na fabricao de computadores. No Windows XP, o gerenciamento de conexes de rede, presente no menu Iniciar ou tambm por meio da opo de Conexes de rede via Acessrios Comunicaes, permite ao usurio configurar dados do protocolo TCP/IP nas conexes de rede existentes, configurar uma rede local domstica ou tambm fazer as configuraes do Firewall do Windows.

40

Um hub um equipamento que permite a integrao de uma ou mais mquinas em uma rede de computadores, alm de integrar redes entre si, com a caracterstica principal de escolher qual a principal rota que um pacote de dados deve percorrer para chegar ao destinatrio da rede.
3

34

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R

Suponha que determinado partido poltico pretenda ter candidatos prprios para os cargos de governador, senador e deputado federal e que tenha, hoje, 5 possveis nomes para o cargo de governador, 7 para o cargo de senador e 12 para o cargo de deputado federal. Como todos os pr-candidatos so muito bons, o partido decidiu que a escolha da chapa (governador, senador e deputado federal) ser por sorteio. Considerando que todos os nomes tm chances iguais de serem escolhidos, julgue os itens seguintes.
41

RASCUNHO

Caso Joo e Roberto sejam pr-candidatos ao cargo de senador e Maria e Ana sejam pr-candidatas ao cargo de deputado federal, a chance de que a chapa sorteada tenha qualquer um desses nomes ser maior que 49%. A probabilidade de uma chapa ser sorteada maior que Considerando que Jos seja um dos pr-candidatos ao cargo de governador, a probabilidade de que Jos esteja na chapa sorteada ser maior que 0,1. Considerando que Mariana seja pr-candidata ao cargo de governador e Carlos seja pr-candidato ao cargo de senador, ento a probabilidade de que a chapa sorteada ou no tenha o nome de Maria ou no tenha o nome de Carlos ser inferior a 0,75.

42 43

44

O sustentculo da democracia que todos tm o direito de votar e de apresentar a sua candidatura. Mas, enganoso o corao do homem. Falhas administrativas e maior tempo no poder andam de mos dadas. Por isso, todos precisam ser fiscalizados. E a alternncia no poder imprescindvel. Considerando o argumento citado, julgue os itens subsequentes.
45

A afirmao E a alternncia no poder imprescindvel uma premissa desse argumento. Esse um argumento vlido. A sentena Falhas administrativas e maior tempo no poder andam de mos dadas uma premissa desse argumento.

46 47

Uma empresa incentiva o viver saudvel de seus funcionrios. Para isso, dispensa mais cedo, duas vezes por semana, aqueles envolvidos em alguma prtica esportiva. Aproveitando a oportunidade, Ana, Bia, Clara e Diana decidiram se associar a uma academia de ginstica, sendo que escolheram atividades diferentes, quais sejam, musculao, ioga, natao e ginstica aerbica. O intuito manter a forma e, se possvel, perder peso. No momento, o peso de cada funcionria assume um dos seguintes valores: 50 kg, 54 kg, 56 kg ou 60 kg. O que tambm se sabe que: (a) Ana no faz musculao e no pesa 54 kg. (b) Bia faz ioga e no tem 50 kg. (c) A jovem que faz musculao pesa 56 kg e no a Clara. (d) A jovem com 54 kg faz natao. Com base nessas informaes, correto afirmar que
48 49 50

o peso de Ana 56 kg. Diana faz musculao. Bia mais pesada que Clara.
4

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Julgue os itens a seguir, acerca da Constituio Federal de 1988 (CF).
51

A Repblica Federativa do Brasil rege-se, nas suas relaes internacionais, entre outros, pelos princpios dos direitos humanos, da autodeterminao dos povos, da igualdade entre os Estados, da defesa da paz, da soluo pacfica dos conflitos, do repdio ao terrorismo e ao racismo, da cooperao entre os povos para o progresso da humanidade, do duplo grau de jurisdio, da concesso de asilo poltico e da independncia funcional. As normas constitucionais de eficcia contida ou relativa restringvel tm aplicabilidade plena e imediata, mas podem ter eficcia reduzida ou restringida nos casos e na forma que a lei estabelecer. Pelo princpio da mxima efetividade ou da eficincia, a interpretao constitucional deve ser realizada de maneira a se evitarem contradies entre as normas da CF. No controle de constitucionalidade por via de exceo, a inconstitucionalidade no diz respeito diretamente ao objeto principal da lide, mas, sim, questo prvia, tida como indispensvel ao julgamento de mrito. Em razo disso, a deciso tem efeito inter partes, j que o ato normativo ou a lei permanecem vlidos e com fora obrigatria em relao a terceiros.

Com relao organizao poltico-administrativa do Estado brasileiro e quanto aos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os prximos itens.
61 62

Matria referente a nacionalidade e a cidadania pode ser objeto de lei delegada. O Tribunal de Contas da Unio, rgo ao qual incumbe a prtica de atos de natureza administrativa concernentes fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio, subordinado ao Poder Legislativo, do qual rgo auxiliar e de orientao. Constitui competncia concorrente entre Unio, estados e Distrito Federal legislar sobre guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso. Se o presidente da Repblica atentar contra o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais estar praticando ato que caracteriza crime de responsabilidade.

52

63

53

64

54

Em relao aos princpios administrativos e aos servios pblicos, julgue os itens que se seguem.
65

A possibilidade de encampao da concesso de servio pblico constitui um dos exemplos da aplicao do princpio da continuidade do servio pblico. O princpio da imutabilidade do regime jurdico inerente ao regime jurdico dos servios pblicos, razo pela qual os usurios do servio pblico e os contratados pela administrao tm direito adquirido manuteo de determinado regime jurdico.

66

No que concerne aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.
55

Certa vez, em discurso no Parlamento britnico, Lord Chatan afirmou: O homem mais pobre desafia em sua casa todas as foras da Coroa. Sua cabana pode ser muito frgil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o rei da Inglaterra no pode nela entrar. Essa assertiva desnuda o direito fundamental da inviolabilidade de domiclio que, no Brasil, somente admite exceo permitindo que se adentre na casa do indivduo, sem seu consentimento no caso de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro, ou, ainda, por determinao judicial durante o dia, e, noite, na hiptese de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro. So brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, no perodo mximo de dois anos, pela nacionalidade brasileira. O voto, que deve ser exercido de forma direta, apresenta os caracteres constitucionais de personalidade, obrigatoriedade, liberdade, sigilosidade, igualdade e periodicidade. A igualdade revela-se no fato de que todos os cidados tm o mesmo valor no processo eleitoral. Compete justia comum o processo e o julgamento de aes de indenizao por dano moral decorrente de acidente do trabalho propostas por empregado contra empregador. Na impetrao do habeas data, o interesse de agir configura-se diante do binmio utilidade-necessidade dessa ao constitucional, independentemente da apresentao da prova da negativa da via administrativa. O duplo grau constitucional. de jurisdio consubstancia garantia

Julgue os itens subsequentes, relativos aos poderes administrativos, organizao administrativa e aos atos administrativos.
67

As pessoas jurdicas de direito privado integrantes da administrao indireta no podem participar da composio do capital de empresas pblicas, j que o capital dessas empresas inteiramente pblico. Segundo a doutrina, o poder de polcia tanto pode ser discricionrio quanto vinculado. Os atos administrativos cujos efeitos se exauriram no podem ser revogados, visto que a revogao no retroage, limitandose a impedir que o ato continue a produzir efeitos.

68 69

56

Julgue o item abaixo, acerca da classificao dos rgos pblicos.


70

57

Quanto posio estatal, as secretarias estaduais e as municipais so consideradas rgos pblicos subalternos.

No que se refere a servidores pblicos e ao regime jurdico dos servidores civis da Unio, julgue os itens subsecutivos.
71

58

59

Funo, cargo e emprego pblico so unidades de atribuies para as quais a investidura somente pode dar-se mediante prvia aprovao em concurso pblico, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. assegurado ao servidor o exerccio do direito de petio, sendo cabvel pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso; no se admite, contudo, a renovao do pedido de reconsiderao.
5

72

60

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R

De acordo com o que estabelece a lei que regulamenta o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal, julgue o prximo item.
73

Com relao a durao do trabalho, intervalo e descanso semanal remunerado, julgue os itens subsequentes.
83

O administrado tem o direito de ter cincia da tramitao dos processos administrativos nos quais figure na condio de interessado, bem como o direito de ter vista dos autos e o de obter cpias de documentos neles contidos, mediante autorizao prvia da autoridade hierarquicamente superior.

De acordo com previso legal, o cabineiro de elevador, tambm denominado ascensorista, tem jornada especial de 6 horas dirias e de at 36 horas semanais. O bancrio tem como regra dois dias de repouso semanal remunerado, considerando-se previso de inexistncia de trabalho aos sbados e aos domingos. Considere que Jacinto esteja sujeito ao turno ininterrupto de revezamento e tenha trabalhado das 16 horas s 22 horas do sbado e retornado ao trabalho na segunda-feira seguinte para cumprir jornada das 6 horas s 12 horas. Nessa situao, Jacinto no tem direito ao pagamento de hora extra.

84

Acerca de controle administrativo, julgue o item seguinte.


74

85

O recurso hierrquico imprprio deve ser dirigido autoridade de outro rgo no integrado mesma hierarquia do rgo que proferiu o ato.

Considerando as provas no processo do trabalho, julgue os itens a seguir.


75

Considere que Cssio tenha entrado com ao trabalhista que postule a condenao do seu ex-empregador ao pagamento de indenizao correspondente ao vale-transporte relativo a todo o pacto laboral, o qual durou onze meses. Nesse caso, cabe a Cssio o nus de comprovar que, durante o perodo laboral, satisfez os requisitos indispensveis obteno do valetransporte. Considere uma empresa cujo quadro funcional sempre tenha sido constitudo de seis a oito funcionrios e que um desses empregados tenha ajuizado ao trabalhista contra ela, postulando o pagamento de horas extras. Nessa situao, recai sobre a empresa o nus de apresentar os controles de frequncia desse empregado, e a no apresentao desses controles gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, que pode ser elidida por prova em contrrio.

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada de acordo com o que prev a CLT no que se refere a frias.
86

76

Miriam, que em dois meses completar 53 anos, pretende comemorar seu aniversrio viajando com seu marido. Com esse objetivo, ela pediu ao seu empregador que fracionasse as frias em dois perodos de quinze dias: o primeiro, a ser usufrudo no ms de seu aniversrio, e o segundo, no ms de aniversrio do seu esposo. Nessa situao, o empregador no pode atender ao pedido de Miriam. Carla presta servio em regime de tempo parcial, cumprindo 18 horas semanais. Mesmo no tendo faltado a nenhum dia de trabalho no ano relativo ao perodo aquisitivo, Carla ter direito a somente quatorze dias de frias.

87

Com base na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, julgue os itens que se seguem.
88

Considerando as partes e o jus postulandi no processo do trabalho, julgue os prximos itens.


77

Desde a promulgao da Constituio Federal de 1988, o jus postulandi no mais permitido no processo do trabalho. Quando atua na condio de substituto processual, o sindicato o faz em nome prprio, postulando direito alheio.
89

Quando determinada lei, antes mesmo de entrar em vigor, tem seu texto corrigido, por meio de nova publicao oficial, considera-se que o prazo de vacatio legis comear a correr a partir da primeira publicao. Diante de uma omisso legislativa, o juiz deve decidir o caso de acordo com a analogia, a equidade e os princpios gerais de direito, no entanto, ante a lacuna de lei, dada ao magistrado a faculdade de se eximir do julgamento da lide.

78

Em referncia a sentena e coisa julgada, julgue os itens a seguir.


79

O juiz extingue a ao processual com julgamento do mrito quando indefere a petio inicial. A sentena que julga total ou parcialmente a lide, acolhendo total ou parcialmente o pedido, faz coisa julgada formal.

A respeito das pessoas naturais e jurdicas, julgue os itens subsequentes.


90

80

Julgue os itens seguintes, considerando o procedimento ordinrio e o sumarssimo.


81

Nos termos do Cdigo Civil de 2002, a proteo dos direitos da personalidade aplica-se, indistintamente, s pessoas naturais e s pessoas jurdicas, desde que constitudas na modalidade de associaes. A partir de uma interpretao teleolgica do artigo 50 do Cdigo Civil de 2002, a jurisprudncia tem entendido ser possvel a desconsiderao inversa da personalidade jurdica, de modo a atingir bens da sociedade em razo de dvidas contradas pelo seu scio controlador.
6

A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) prev que, no procedimento ordinrio, a entrega da defesa deve preceder a primeira proposta de conciliao. No procedimento sumarssimo, caso o reclamado esteja em local incerto e no sabido, proceder-se- a citao por edital.

91

82

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R

Julgue o item seguinte, acerca dos prazos de prescrio previstos no Cdigo Civil de 2002.
92

Considerando que, na conduo do processo, o juiz exera os poderes jurisdicionais e de polcia, julgue o item a seguir.
96

Segundo entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o prazo de prescrio de trs anos previsto no atual diploma civil aplicvel ao pedido de indenizao por dano moral e patrimonial decorrente de acidente de trabalho, desde que a data da cincia da leso/doena tenha ocorrido aps a vigncia do atual Cdigo Civil, mas antes da vigncia da Emenda Constitucional n. 45/2004. Lara e Rafael, representados por sua genitora, ingressaram

O dever de mandar riscar expresses injuriosas nos escritos apresentados no processo e o de manter a ordem e o decoro na audincia integram o rol dos deveres vinculados ao exerccio do poder jurisdicional do juiz.

Considerando os prazos processuais no CPC, julgue o item seguinte.

com ao de alimentos em face de seu pai, Francisco, na cidade de Curitiba, onde moravam. A referida ao havia acabado de ser distribuda para a Terceira Vara de Famlia de Curitiba/PR, quando Ana, a me dos menores, tomou posse em um cargo pblico em Goinia/GO, cidade onde, a partir de ento, passou a residir com os menores e onde, coincidentemente, Francisco possua domiclio desde a propositura da ao.

97

Considere que Joo e Maria so litisconsortes, mas constituram diferentes procuradores nos autos contra a Fazenda Pblica. Nesse caso, Joo e Maria tero contado em qudruplo o prazo para recorrerem e em dobro para contestarem e se manifestarem nos autos.

Julgue os itens que se seguem, que versam sobre sentena, coisa Considerando a situao hipottica acima apresentada e as regras do instituto da competncia descritas no Cdigo de Processo Civil (CPC), julgue o item abaixo.
93 98

julgada, execuo e embargos do devedor. Considere que Rosa, que se casar com Otvio, tenha contratado um fotgrafo para fazer o ensaio fotogrfico conhecido como prvia dos noivos e que o valor acordado foi pago vista. Apesar da proximidade da data do casamento, o fotgrafo remarcou, de forma reiterada e injustificadamente, a data da sesso de fotos, razo pela qual Rosa ingressou com uma ao cujo objeto o cumprimento de obrigao de fazer. Nessa situao, o juiz pode, de ofcio, converter a tutela especfica da obrigao, ainda passvel de obteno de perdas e danos.
99

Os autos do processo de alimentos no devem ser remetidos para Goinia/GO, j que o juzo de Curitiba/PR mantm sua competncia para o julgamento do feito.

Julgue o item abaixo, com relao s regras para as condies da ao no direito positivo brasileiro.
94

Considere que Joo obtenha uma sentena de improcedncia e, apenas posteriormente ao seu trnsito em julgado, em abril de 2008, tome conhecimento de que o juiz que a proferiu era absolutamente incompetente. Nesse caso, para obter a declarao da nulidade da sentena proferida por juiz absolutamente incompetente, no h qualquer bice, no ordenamento jurdico, para que Joo proponha ao declaratria at abril de 2010.

A resistncia injustificada s ordens judiciais ato atentatrio dignidade da justia e dignidade da jurisdio, portanto possvel a cumulao da sano referente ao pagamento de multa de at 20% do valor da execuo para o exequente com a multa de 20% do valor da causa para o Estado, fato que no caracteriza o bis in idem.

O inciso III do art. 70 do CPC prev a obrigatoriedade da denunciao da lide quele que estiver obrigado, por lei ou contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda. Com base no entendimento jurisprudencial, julgue o prximo item.
95 100

Nos embargos execuo, decorreram diretamente da Lei n. 11.382/2006 as mudanas referentes dispensa de qualquer

Apesar das divergncias, tem sido acolhido pelo Superior Tribunal de Justia (STJ) entendimento que veda a denunciao da lide quando h necessidade de introduo de fundamento novo para sua soluo, em uma linha restritiva, portanto, de interpretao do inciso III do art. 70 do CPC.

garantia do juzo para a sua interposio, ao prazo para o seu oferecimento que passou a ser contado da juntada aos autos do mandado de citao e, ao menos como regra geral, retirada do efeito suspensivo.
7

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

UnB/CESPE TRT/21R

Em relao histria da previdncia no Brasil, julgue os itens que se seguem.


101

A respeito da organizao e direo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 21. Regio, bem como do funcionamento do Tribunal Pleno, julgue os itens a seguir.
111

As atuais regras constitucionais impedem que os municpios tenham seus prprios institutos de previdncia.

Considere que um desembargador tenha tomado posse como vice-presidente do TRT/21. Regio em 5 de agosto, mas tenha vindo a falecer no dia 10 seguinte. Nesse caso, dever ser realizada nova eleio para preenchimento da vaga, cabendo ao eleito cumprir o tempo restante do mandato do antecessor.

102

At a dcada de 50 do sculo XX, a previdncia social brasileira caracterizava-se pela existncia de institutos previdencirios distintos que atendiam a diferentes setores da economia.
112

103

Com a criao do Instituto Nacional do Seguro Social, foram unificados, nesse instituto, todos os rgos estaduais de previdncia social.

Na formao do quorum mnimo do Tribunal Pleno, no se inclui o presidente.

113

Caso dois dos desembargadores presentes em sesso de julgamento do Tribunal Pleno forem primos, o primeiro a votar excluir a participao do outro no julgamento.

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao regime geral de previdncia social (RGPS) e ao regime do servidor pblico.
104

Um servidor efetivo de determinado municpio que esteja em pleno exerccio de seu cargo ser obrigatoriamente filiado a pelo menos um regime previdencirio, quer seja o geral se no houver regime prprio, quer seja o dos servidores daquele municpio, se houver.

Acerca da convocao de juzes e da ordem do servio no TRT/21. Regio, julgue os itens que se seguem.
114

Em uma sesso de julgamento, caso o relator do processo seja vencido, findo o julgamento, o presidente dever proclamar a deciso e redigir o acrdo.

105

Apesar de serem pessoas jurdicas de direito pblico, os estados que no tiverem regime prprio de previdncia social devem contribuir para o RGPS.

115

Caso esteja com acmulo de processos conclusos fora do prazo para prolao de sentena, o juiz titular de vara do trabalho no deve ser convocado em hiptese de afastamento de desembargador por mais de trinta dias.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao regime previdencirio do servidor pblico que exerce cargo em comisso.
106 116

Caso se d entrada em recurso de especial por fax, ser considerada como data de seu protocolo a data da recepo do fax pelo TRT/21. Regio, devendo o original do recurso ser apresentado ao tribunal nos cinco dias seguintes.

Se uma pessoa que exerce cargo em comisso for tambm servidor efetivo do mesmo rgo federal, deve contribuir para o regime do servidor federal com base no total de sua remunerao.
117

Em processo que discuta matria de cunho administrativo, o presidente do TRT/21. Regio ser o relator nato.

107

O servidor estadual que ocupa apenas um cargo em comisso em rgo estatal deve ser obrigatoriamente contribuinte do RGPS se o estado no qual servidor no lhe oferecer cobertura previdenciria.

Com relao aos processos no TRT/21. Regio, bem como ao pessoal administrativo e revista do tribunal, julgue os itens subsequentes.
118

No que concerne previdncia privada e relao entre os sistemas pblicos de previdncia, julgue os itens subsequentes.
108

O julgamento do mandado de segurana impetrado contra ato praticado por juiz titular de vara do trabalho de competncia do Tribunal Pleno.

A ao do Estado em relao aos planos de previdncia privada tem, entre outras, a funo de fiscalizar as entidades de previdncia complementar e as suas operaes e, ainda, a funo de proteger os interesses dos participantes e assistidos dos planos de benefcios.
119

Cabe ao vice-presidente do TRT/21. Regio selecionar matria destinada publicao na revista do tribunal, a qual pode incluir manifestao literria, editada pela escola judicial.

109

vedado aos planos de benefcio de instituies de previdncia privada de rgos federais receber recursos da Unio.

120

Servidor ocupante de cargo em comisso submete-se ao regime da dedicao integral ao servio e pode ser convocado sempre que houver interesse da administrao, desde que no ultrapasse o limite de quarenta horas semanais.
8

110

O regime de previdncia privada tem como caractersticas ser facultativo e de natureza complementar.

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Judiciria

Anda mungkin juga menyukai