Anda di halaman 1dari 6

OPEP (ORGANIZAO DOS PASES EXPORTADORES DE PETRLEO)

A OPEP Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo uma organizao internacional criada em 1960 na Conferncia de Bagd. Sua sede de 1960 a 1965 foi em Genebra na Sua, no entanto foi transferida para Viena na ustria em 1 de Setembro de 1965. Seu Atual presidente Abdul Kareem Luaibi, e atualmente composta por 12 pases sendo eles: Arglia, Angola, Equador, Ir, Iraque, Kuwait, Lbia, Nigria, Catar, Arbia Saudita, Emirados rabes Unidos e Venezuela. A OPEP tem como objetivo e funo, desenvolver estratgias geopolticas na produo e exportao do petrleo, coordenar e administrar de maneira centralizada a poltica petrolfera dos pases membros, combater a queda no preo do produto e controlar volume de produo de petrleo com o objetivo de alcanar os melhores preos no mercado mundial, ou seja, unificar a poltica petrolfera dos pases membros, centralizando a administrao da atividade, o que inclui um controle de preos e do volume de produo, estabelecendo presses no mercado.

MOTIVOS DA CRIAO A criao da OPEP foi uma forma de reivindicar perante uma poltica de achatamento de preos praticada pelo CARTEL - acordos entre concorrentes para fixao de preos e cotas, das grandes empresas petroleiras ocidentais as chamadas "SETE IRMS" apelido dado s sete maiores companhias de petrleo transnacionais, que dominaram o mercado petrolfero internacional at os anos 1960 que eram: (Standard Oil of New Jersey, Royal Dutch Shell, BP Amoco ou BP, Standard Oil of New York, Chevron Texaco, Standard Oil of California, Gulf Oil). A formao da Opep promove a valorizao do petrleo, proporcionando maior lucratividade para os pases membros. Esse fato ocorre em razo da manipulao da produo, pois so estabelecidas cotas de produo, diminuindo a oferta, conseqentemente, h a elevao dos preos.

Atuando com o discurso ideolgico de garantir preos justos e estveis para os produtores e consumidores de petrleo, a OPEP mascara seu real interesse, que o cartel do petrleo, controlando a produo e o preo do produto em escala global.

PRINCIPAIS PASES PRODUTORES DE PETRLEO DO MUNDO

Atualmente, o petrleo a fonte energtica mais utilizada no mundo, correspondendo a 43% do total. Ele composto por uma complexa combinao de hidrocarbonetos, sendo obtido atravs de depsitos fsseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. Vrios pases possuem reservas de petrleo, no entanto, sua distribuio ocorre de forma muito desigual no planeta. O Oriente Mdio a regio que abriga as maiores reservas mundiais de petrleo (cerca de 65%), com destaque para a Arbia Saudita, que a maior produtora mundial. Outros locais onde h grande produo de petrleo so: golfo do Mxico, sul dos Estados Unidos, lago de Maracaibo (Venezuela), Sibria (Rssia), golfo de Bohai (China), sia central (regio do Cucaso) e na costa ocidental da frica. Arbia Saudita, Estados Unidos, Rssia, Ir e Mxico so responsveis por aproximadamente 40% da produo de petrleo. Tambm esto na lista dos grandes produtores a China, Canad, Emirados rabes Unidos, Venezuela, Kuwait, Brasil, Noruega, Nigria, Iraque, Lbia, Equador, Cazaquisto e Arglia. Alguns desses pases integram a Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (Opep). Essa organizao visa controlar o volume de produo, com o objetivo de alcanar os melhores preos no mercado mundial. Os pases membros da Opep possuem cerca de 75% das reservas mundiais de petrleo. A Arbia Saudita, o maior produtor mundial em seguida est o golfo do Mxico, sul dos Estados Unidos, lago de Maracaibo (Venezuela), Sibria (Rssia), golfo de Bohai (China), sia central (regio do Cucaso) e na costa ocidental da frica. Cerca de 75% das reservas mundiais de petrleo esto localizadas nos pases integrantes da OPEP, por essa razo, responsvel por quase metade das exportaes mundiais desse mineral.

BRASIL NA OPEP?

Muitos especialistas em petrleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, Com a descoberta da camada pr-sal na bacia de Santos em 2007, o Brasil poder triplicar sua produo embora no seja um grande exportador, o Brasil j est entre os 10 pases com maiores reservas de petrleo do mundo. Na viso de especialistas, ingressar na Opep no traria qualquer vantagem para o Brasil. Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infra-estrutura (CBIE), afirma que o pas autossuficiente em produo e nada suficiente em termos de balana comercial. Temos dficit na balana. O saldo positivo s vir depois do prsal, sustenta. De acordo com ele, alm disso, os membros da Opep vivem uma realidade poltica, econmica e social completamente diferente da brasileira. O Brasil conta com um parque industrial sofisticado. Vivemos num regime democrtico. Os membros da Opep vivem quase exclusivamente da produo de petrleo. Quando tomam determinada medida, o fazem olhando para a sua prpria realidade. Todos dependem intensamente do dinheiro do petrleo, explica. Para ele, o Brasil est muito mais prximo situao da Noruega, que no membro da organizao.

OPEP J ADMITE BRASIL COMO MEMBRO

Secretrio-geral da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo diz que ingresso da Petrobras pode se dar dentro de uns cinco anos. Acabam de fazer [no Brasil] a descoberta de uma grande jazida, o que permite que, talvez em uns cinco anos, a Petrobras ingresse na organizao, disse o secretrio-geral da Opep, Salem el-Badri, em coletiva de imprensa durante o 12 Frum Internacional de Energia, que acontece em Cancn, no Mxico. A Petrobras anunciou no ltimo dia 16 de maro a descoberta de uma jazida de petrleo na Bacia de Sergipe com capacidade de 15 milhes de barris recuperveis.

Atualmente, entre os pases latino-americanos, apenas Venezuela e Equador fazem parte da Opep. Brasil e Mxico tm pretenses de ingressar na organizao. O Mxico, entretanto, poder ingressar na organizao a qualquer momento, porque, ao contrrio do Brasil, no consome toda a sua produo de petrleo.

OPEP X RUSSIA

A Rssia o segundo maior produtor mundial de petrleo com uma produo diria de 9.5 milhes de barris. A OPEP que controla 40% da produo mundial de petrleo. A OPEP em 2010 estava sujeito a aceitar a Rssia, porm a Rssia no aceitou entrar para a OPEP por razes polticas, ou seja, ela no queria ficar na dependncia poltica em relao aos estados Islmicos. Outro fator que a Rssia no quer submeter suas exportaes a certas cotas que se entrasse para a OPEP teria que se submeter.Porm a Rssia est desenvolvendo relaes bilaterais com pases da OPEP (Venezuela a Arglia e a Angola) que apoiaram as propostas da Rssia com vista de estabilizar os preos do petrleo. Declarao do Vice primeiro ministro russo, Igor Setchin: Temos um alto dinamismo de cooperao com a Venezuela e a Arglia. Desenvolvemos a cooperao com Angola. Podemos trabalhar com todos os pases da OPEP numa base bilateral, concluiu o ministro russo. Durante a cpula, Igor Setchin props aos pases produtores de petrleo que aumentem as infra-estruturas de armazenamento de combustvel para evitar alteraes de preos.

CRISES DO PETRLEO:

CRISE DE 1970 Deu-se pela descoberta que o petrleo era um recurso natural no renovvel, com esta descoberta fez com que o preo do produto triplicasse no final de 1977. Outro fator foi que a OPEP j vinha diminuindo a oferta do petrleo desde sua criao a fim de obter seus objetivos traados (lei da oferta e procura Pouca oferta e muita procura o preo sobe). CRISE DE 1973 Conhecida como Guerra do Yom Kipur ( um importante feriado conhecido como dia do perdo para os judeus) Egito e Sria invadiram Israel, e com isso a OPEP se negou a vender para os pases que apoiavam o governo Israelense. Em apenas cinco meses (entre outubro de 1973 a maro de 1974) o preo do petrleo aumentou 400% causando reflexos nos EUA e na Europa desestabilizando a economia mundial. OBS: Esta crise afetou muito o crescimento do Brasil na poca.

CRISE DE 1979 Deu-se com a Revoluo Islmica no Ir - Ocorreu durante a crise poltica no Ir que desorganizou o setor de produo no pas. Logo em seguida Revoluo do Ir, travou-se uma guerra entre o mesmo pas (Ir VS Iraque) e o Iraque reduziu a produo de petrleo e causaram o aumento do preo do produto no mundo, j que os dois eram os maiores produtores e a oferta do petrleo ficou reduzida no mercado mundial.

REFERNCIAS DA OPEP

CERQUEIRA,Wagner.Principais Pases Produtores de Petrleo.Disponvel em:<http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/principais-paises-produtorespetroleo.htm>Acessado em 15 mai 2012. CERQUEIRA,Wagner.Opep.Disponvel em:<http://www.brasilescola.com/geografia/opep.htm>Acessado em 27 abr 2012. ORGANIZAO DOS PASES EXPORTADORES DE PETRLEO.Disponvel em: <http://PT.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_dos_Pa %C3%ADses_Exportadores_de_Petr%C3%B3leo>Acessado em 27 abr 2012. ORGANIZAO DOS PASES EXPORTADORES DE PETRLEO, MEMBROS, OBJETIVOS, BANDEIRA,OFICIAL.Disponvel em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/opep.htm>Acessado em 27 abr 2012. FRANCISCO,Opep.Disponvel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/opep.htm> Acessado em 27 abr 2012. OPEP RECLAMA DO AUMENTO NAS EXPORTAES DO PETRLEO RUSSO.Disponvel em:< http://noticias.uol.com.br/ultnot/2009/09/09/ult1767u151794.jhtm> Acessado 28 abr 2012. FARIA,Caroline.Opep (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo).Disponvel em: <http://www.infoescola.com/geografia/opep-organizacao-dos-paises-exportadores-de-petroleo/> Acessado em 15 mai 2012. OPEP J ADMITE BRASIL COMO MEMBRO.Disponvel em: < http://opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/opep-ja-admite-brasil-como-membro/> Acessado em 19 mai 2012.

Anda mungkin juga menyukai