Anda di halaman 1dari 21

Sumrio

Bombas Bombas de deslocamento positivo Bombas alternativas Bombas rotativas Bombas dosadoras

5 5 5 8 9 10 11 14 14 15 17 17 17 19 19 20 22 23

Bombas centrfugas Partes de uma bomba centrfuga Caractersticas de uma bomba centrfuga Instalao de bombas centrfugas Operao de bombas centrfugas Controle de bombas centrfugas Resfriamento Curva caracterstica Associao de bombas centrfugas Cavitao Unidades de selagem

Aspectos de segurana Referncias bibliogrficas

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Bombas

Bombas so mquinas operatrizes hidrulicas que conferem energia aos fluidos incompressveis (lquidos) com a finalidade de transport-los de um ponto a outro do sistema, aumentando sua presso. As bombas classificam-se em bombas de deslocamento positivo (ou volumtricas) e bombas centrfugas (ou turbo-bombas).

Bombas de deslocamento positivo As bombas de deslocamento positivo, ou volumtricas, so aquelas em que a movimentao de lquido diretamente causada pela movimentao de um rgo mecnico da bomba que obriga o lquido a executar o mesmo movimento que ele. As bombas de deslocamento positivo classificam-se em: alternativas; rotativas; dosadoras.

Bombas alternativas As bombas alternativas so usadas para sistemas que exigem alta presso e pequena capacidade, operam com lquidos viscosos e realizam dosagem de produtos qumicos.

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Nas bombas alternativas, a entrada e a sada do lquido so controladas por vlvulas, que so movidas pela presso diferencial criada quando o pisto se move para frente ou para trs. As vlvulas que controlam a entrada so chamadas vlvulas de admisso ou suco, e as que controlam a sada so chamadas vlvulas de descarga. Quando o pisto se move de um lado para o outro do cilindro, ele causa um vcuo parcial num lado e uma presso positiva do outro, quando for de dupla ao. O vcuo parcial criado num lado faz abrir a vlvula de suco correspondente e, quando a presso excede de descarga, abre-se a vlvula de descarga, esvaziando o lquido contido no cilindro. Devido ao movimento do pisto para frente e para trs, o fluxo de lquido intermitente ou pulsante. As bombas alternativas podem ser: de pisto: que possuem anis de vedao no prprio pisto.

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

de mbolo: cujos anis de vedao ficam no cilindro. Essas bombas podem ser de efeito simples ou duplo.

Uma bomba de simples efeito definida como a que desloca o lquido durante a metade do ciclo, enquanto que uma de duplo efeito bombeia o lquido durante as duas metades de ciclo, na ida e na volta do pisto. As bombas alternativas podem ser acionadas por turbina ou motor eltrico. Podem ser classificadas tambm pelo nmero de cilindros operados por um mesmo acionador. Um tipo especial de bomba alternativas a bomba com diafragma, usada para bombear fluidos muito corrosivos. Neste caso, o pisto comprime o diafragma, que entra em contato com o lquido e procede ao de bombeamento.

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Bombas Rotativas Este tipo de bomba no tem vlvula de entrada e sada, como as bombas alternativas. Ela simplesmente aprisiona uma quantidade de fluido na entrada e faz a descarga na sada. As bombas rotativas podem bombear quase todos os tipos de lquidos nocorrosivos, e so muito utilizadas no bombeamento de lquidos viscosos. Essas bombas podem manter uma quantidade de lquido praticamente constante, contra qualquer presso dentro dos limites do projeto da bomba. As bombas rotativas podem ser dos seguintes tipos: rotativas de engrenagem: so as bombas rotativas mais simples.

Seu princpio de funcionamento ilustrado a seguir.

rotativa de lbulos: so bombas de funcionamento semelhante ao da bomba de engrenagem, podendo ter dois ou mais lbulos.

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Bombas dosadoras Quando queremos medir ou controlar uma vazo pequena com preciso, usamos as chamadas bombas dosadoras. Essa bombas so, em geral, bombas de deslocamento positivo, que tm uma regulagem da vazo bombeada. Os tipos mais comuns so as de mbolo e as de diafragma. Partidas de bombas alternativas e rotativas Nessas bombas, a presso de descarga, caso a vlvula de descarga esteja fechada, sempre crescente e pode atingir valores to altos a ponto de danificar a tubulao ou a prpria bomba. Para que isto seja evitado existe uma vlvula de alvio na descarga dessas bombas. Essas vlvulas so reguladas para evitar que se atinjam presses acima de determinado valor, considerando o limite de presso aceitvel para a instalao. Observao As bombas alternativas e algumas rotativas requerem sempre que a vlvula de descarga esteja aberta quando da partida.

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Bombas centrfugas

As bombas centrfugas so as mais usadas nas indstrias em geral. O princpio de funcionamento desse tipo de bomba o seguinte: Quando giramos um balde contendo gua, acima de uma certa velocidade, a gua no cai. A fora que mantm a gua no balde a fora centrfuga. Nas bombas centrfugas usamos esta fora para bombear o lquido. Imagine o rotor da bomba em repouso dentro dgua. a mesma coisa que o balde parado. Se o rotor comear a girar, a gua comear a sair por entre as lminas do rotor (chamadas palhetas), da mesma maneira que sairia do fundo do balde, se este fosse furado. A fora que faz sair a gua a fora centrfuga, de onde vem o nome dessas bombas, nas quais o movimento do fluido ocorre em direo normal ao eixo de rotao.

10

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Enquanto o impelidor manda para fora o lquido, no centro do rotor forma-se uma zona de menor presso, na qual a tubulao de suco da bomba ligada. Para que o lquido saia na direo desejada, coloca-se direita, uma guia que dirige o lquido. Na parte de sada do lquido est a voluta, na qual a seo vai aumentando e o lquido vai perdendo velocidade e aumentando sua presso.

Existem bombas centrfugas com difusor, pea que auxilia a ao da voluta e serve tambm para dirigir o fluxo para a sada.

Partes de uma bomba centrfuga As partes principais de uma bomba centrfuga so: rotor, voluta, eixo e mancal.
Segurana na operao de unidades de processo

11

Bombas

O rotor, (ou impelidor) tem a funo de fornecer energia cintica ao fluido. Na voluta esta energia cintica transformada em energia de presso. Ele fabricado de vrios materiais, conforme o lquido bombeado, e pode ser de trs tipos principais: 1) rotor totalmente fechado, 2) rotor semi-fechado e 3) rotor aberto. O rotor totalmente fechado usado para aplicao na qual se deseja alta presso.

O rotor semi-fechado usado em operaes gerais.

12

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

O rotor aberto usado para baixas presses, para lquidos com slidos em suspenso e pequenas vazes.

Geralmente, as palhetas do rotor so viradas para trs. A voluta ( ou difusor) a regio da carcaa da bomba que tem um formato especial (no caso da voluta, em espiral) e cuja funo transformar a energia cintica do fluido (velocidade) em energia de presso. Ela pode ser construda de uma variedade de metais, podendo inclusive ser recoberta do mesmo material do rotor, quando este for recoberto de borracha, vidro ou plstico. O eixo a pea responsvel pela transmisso da potncia do acionador para o rotor; deve ser feito de material resistente corroso. Os mancais suportam o conjunto eixo-rotor. Conforme o tipo de bomba centrfuga, varia o nmero e o tipo de mancal. O mancal mais comum o mancal de rolamento, lubrificado a leo ou graxa. O leo lubrificante fica geralmente num depsito situado abaixo do mancal. A distribuio do lubrificante no rolamento pode ser feita por um anel de lubrificao, ou por uma bomba auxiliar. As bombas com mancal de apoio, normalmente, so bombas maiores e pesadas. O desacoplamento das partes, motor, mancal, redutor (se houver) e bombas, torna mais fcil a sua manuteno. Estas bombas requerem perfeito alinhamento.

Segurana na operao de unidades de processo

13

Bombas

Caractersticas da bomba centrfuga A bomba centrfuga uma unidade verstil na rea de processos, pois de fcil controle e fluxo contnuo. Apresenta as seguintes caractersticas: a) pode operar em grande faixa de vazo, de presso e com fluidos de caractersticas diferentes. b) facilmente acoplada diretamente aos acionadores (motor eltrico ou turbina). c) ocupa pequeno espao. d) de custo relativamente baixo. e) difcil obter vazes baixas com presses moderadas e altas. f) imprime turbulncia ao fluido.

Instalao de bombas centrfugas Na instalao das bombas centrfugas, deve ser providenciada uma lavagem com gua quente, pois no armazenamento uma soluo aquosa com agente antioxidante foi introduzida na bomba para proteg-la contra a ferrugem. A bomba deve ser instalada o mais prximo possvel da origem do lquido, de modo que a linha de suco seja curta e direta. As fundaes devem ser firmes e rgidas, para suportar e absorver ao mximo as vibraes do equipamento. importante tambm que as fundaes estejam niveladas. O alinhamento do equipamento deve ser rigorosamente verificado e se houver desalinhamento entre a luva de acoplamento, bomba e motor, este deve ser corrigido. O desalinhamento a causa mais comum de rudo excessivo e vibraes. Feitas as fundaes, montadas as unidades e verificados os alinhamentos, conectase a tubulao de suco e recalque da bomba. A abertura de suco deve ser inferior ao dimetro da tubulao da suco. Isto ajuda a evitar a formao de bolhas de ar no interior da bomba. Um filtro ou um ralo deve ser colocado para evitar a entrada de corpos estranhos na linha de suco da bomba.

14

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Uma vlvula de reteno instalada na linha de descarga da bomba evitar que o rotor gire ao contrrio, devido ao retorno do lquido, depois de a bomba ser desligada, principalmente para o caso de um desligamento no-programado. Nas bombas que trabalharo com lquidos quentes ou que sero acionadas, por exemplo, por turbinas a vapor, uma nova inspeo de alinhamento deve ser feita quando a bomba e o acionador estiverem trabalhando nas temperaturas mximas de operao.

Operao de bombas centrfugas Para entrar em funcionamento, uma bomba centrfuga deve ter sempre o corpo e a tubulao de suco completamente cheios do lquido que se vai bombear,. O lquido, ao entrar no interior da bomba tambm elimina o ar, os gases e os vapores, que porventura estejam em seu interior. A presena de gases ou vapores no corpo da bomba afeta as condies de suco, causando a chamada cavitao. De forma alguma a bomba deve partir vazia. Se for necessrio, feita ento a escorva da bomba. Para promover a escorva, deve-se considerar duas situaes: 1. Nvel do lquido abaixo da bomba; 2. Nvel do lquido acima da bomba ou bomba afogada. Quando o nvel do lquido est abaixo da bomba, tanto a bomba quanto a linha de suco devem ser enchidas. Se a tubulao de suco for equipada com um dispositivo auxiliar, chamado vlvula de p, a escorva poder ser feita enchendo-se manualmente a bomba e a tubulao. Quando o nvel do lquido est acima da bomba, ou seja, a bomba centrfuga est em uma posio mais abaixo do nvel da fonte abastecedora do lquido, a escorva pode ser feita pela ao da gravidade abrindo-se o vent da carcaa e a vlvula de suco. Quando comea o vazamento do lquido pela abertura, fecha-se o vent (respiradouro).

Segurana na operao de unidades de processo

15

Bombas

Partida A partida da bomba centrfuga se d na seguinte seqncia operacional: 1. Verificar drenos e vents; se estiverem abertos, devem ser fechados. 2. Alinhar a gua de refrigerao para selo e mancais (se houver). 3. Alinhar a suco lentamente, pressurizando-a. 4. Verificar o leo e o sistema de lubrificao. 5. Ventar a bomba, expulsando os gases. 6. Partir (ligar acionador). 7. Alinhar descarga lentamente. Quando a bomba estiver em funcionamento, observar se h aquecimento no selo, deficincia na refrigerao, vibrao, rudo estranho e o aspecto do leo. Parada A seqncia operacional de parada deve ser a seguinte: 1. Fechar vlvula de descarga. 2. Desligar o acionador. 3. Fechar vlvula de suco. 4. Abrir vent (respiradouro). Obedecida esta seqncia, no necessrio nova escorva da bomba para reiniciar a operao. Porm, se houver evaporao ou vazamento do lquido, nova escorva deve ser providenciada. Em qualquer situao, nunca se deve dar partida em uma bomba sem verificar a escorva. Tambm no se deve permitir que uma bomba funcione com a descarga fechada pois, isto ir causar superaquecimento da bomba. A bomba centrfuga nunca deve ser regulada por estrangulamento da vlvula de suco, ou seja, a suco deve estar sempre totalmente aberta.

16

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Controle de bombas centrifugas As bombas centrfugas podem ser controladas por: variao da rotao; estrangulamento na vlvula de descarga.

A variao de rotao um mtodo fcil de controlar uma bomba se o acionador for uma turbina, pois, a rotao de uma turbina, pode ser variada dentro de uma grande faixa de rotao. O estrangulamento da vlvula de descarga um mtodo mais usual por ser mais simples. feito por meio de maior ou menor abertura na vlvula de descarga da bomba.

Resfriamento O resfriamento do mancal e de outras partes possivelmente afetadas pela temperatura feito quando a bomba trabalha com lquido quente. Ele feito por meio de camisas de resfriamento. Normalmente, o fluido de resfriamento a gua. Essa gua deve ser tratada para evitar depsitos e corroso.

Curva caracterstica D-se o nome de head (ou altura manomtrica) altura que uma bomba centrfuga eleva qualquer lquido para cada vazo especificada. P1 a presso de descarga da bomba, que igual a P2, que a presso onde o fluido descarregado, desde que no haja perda de energia na tubulao, para uma dada vazo. As bombas so projetadas para uma determinada rotao e um determinado head. Nestas condies a eficincia mxima.

Segurana na operao de unidades de processo

17

Bombas

Observao Eficincia a relao entre a potncia fornecida pela bomba ao fluido e a potncia fornecida pelo acionador bomba.

Quanto maior for a viscosidade de determinado lquido, maior ser a perda de carga introduzida no sistema. Apesar de no haver variao do head, a presso de descarga da bomba tanto maior quanto for a densidade do lquido. A energia a ser fornecida ao fluido tambm, tanto maior quanto for a densidade do lquido. Esta energia fornecida pelo acionador. Cada rotao da bomba fornece uma curva caracterstica, como mostram as figuras abaixo:

18

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Associao de bombas centrfugas Para aumentar a eficincia do processo, possvel associar um conjunto de bombas. Elas podem ser associadas de dois modos: em paralelo; em srie.

A associao em paralelo usada em instalaes onde a vazo necessria varia em uma grande faixa. Uma s bomba grande seria suficiente para a vazo mxima, mas ineficiente para pequenas vazes. Nesta situao o melhor associar duas bombas de capacidade menor em paralelo, pois: as presses de descarga continuam praticamente as mesmas. as capacidades so somadas. Algumas vezes vantajoso, economicamente, usar duas ou mais bombas em srie. Nessa situao, a presso de descarga da primeira bomba a presso de suco da segunda. Assim, consegue-se uma maior presso na descarga embora a vazo seja a mesma que a da menor das bombas associadas. As tendncias so as seguintes: as capacidades permanecem as mesmas; as presses so somadas.

Cavitao Em uma bomba centrfuga, se a presso de suco deficiente, aparece o fenmeno de cavitao. Por esse fenmeno, se existir baixa presso em um ponto qualquer do rotor, geralmente na entrada, pode haver formao de bolhas de gs. Essas bolhas provm da vaporizao do lquido ao encontrar uma regio de presso inferior sua presso de vapor. Mais frente, no rotor, a presso se eleva e as bolhas se condensam. Denomina-se cavitao o fenmeno da vaporizao e condensao sucessiva. O rotor pode ser danificado por efeito da cavitao. A cavitao evitada com enchimento total da bomba e manuteno de uma presso de suco adequada, que d uma margem de segurana sobre a presso de vapor do lquido. A esta margem de presso d-se o nome de NPSH (Net Positive Suction Head) ou CPS (Carga Positiva de Suco).

Segurana na operao de unidades de processo

19

Bombas

Unidades de selagem O sucesso de qualquer instalao de bombeamento, muitas vezes, depende da seleo adequada da unidade de selagem, para prevenir vazamento do lquido que est sendo bombeado, atravs das aberturas entre o eixo e o corpo da bomba. A unidade de vedao instalada no local onde o eixo entra no corpo da bomba.

Se a bomba operar com lquido quente que dissolve o lubrificante das gaxetas, emprega-se um selo lquido, chamado de lquido de selagem. O lquido de selagem protege a flexibilidade das gaxetas. Observao Quando usamos uma caixa de gaxeta como elemento vedante, no se pode apert-la em demasia. necessrio que haja um pequeno vazamento de lquido para lubrificar e resfriar as gaxetas, desde que este lquido no seja txico ou inflamvel. Quando o lquido de selagem usado, coloca-se um anel no centro das gaxetas, chamado anel de lanterna. Esse anel funciona como um guia do lquido de selagem. O lquido de selagem, alm da vedao, lubrifica e refrigera as gaxetas. O prprio lquido que est sendo bombeado tambm pode servir como lquido de selagem. Quando isto no possvel, usa-se um lquido de composio semelhante do lquido que est sendo bombeado. Para melhor desempenho, a presso do lquido de selagem deve ser maior do que a presso de suco da bomba.
20
Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Quando h necessidade de uma vedao melhor do que a conseguida por uma caixa de gaxeta, usa-se o chamado selo mecnico. O selo mecnico fundamentalmente constitudo de dois anis polidos, mantidos em contato por um sistema de molas. Um dos anis gira com o eixo, sendo preso a este por um anel de borracha.

A face polida deste anel posta em contato com a face polida de um anel fixo de carvo, atravs do sistema de molas. O anel de carvo fica solidrio ao corpo da bomba. A vedao feita pelo contato ntimo das superfcies polidas. Em bombas que trabalham com lquidos temperatura abaixo da temperatura de solidificao da gua, costuma-se usar sistema de selos mecnicos duplos, de maneira que o selo mecnico interno no entre em contato com o ar ambiente. Isto evita a formao de cristais de gelo no selo interno. Tambm empregado um sistema que se constitui da circulao de um produto com caractersticas anti-congelantes, atravs do selo. O produto anti-congelante mais comumente empregado o metanol. As unidades de processamento que se utilizam desse tipo de selagem, devem dispor de um sistema de armazenagem desse lquido.

Segurana na operao de unidades de processo

21

Bombas

Aspectos de segurana

Na operao de bombas, alguns aspectos devem ser observados, a saber: a) Ter em mente que a vibrao pode ser problema de alinhamento do conjunto ou rolamento/mancal, desnvel da base, etc.. b) Ao receber uma bomba do setor de manuteno, deve-se verificar o seu sentido de rotao. c) Antes de dar partida em uma bomba reserva (bomba paralela) que acionar lquidos quentes, ela deve ser pr-aquecida. O aquecimento deve ser feito com drenos e vents abertos. d) Ao colocarmos em operao uma bomba de produtos criognicos, esta deve ser resfriada pois, do contrrio, o produto se evapora e no bombeado. A drenagem feita por uma linha especial de recuperao do produto. O resfriamento pode requerer muito tempo. e) Observar as temperaturas dos fluidos, antes de iniciar o bombeamento, evitando vaporizao, que pode causar cavitao. f) Evitar que as bombas operem em vazio, devido ao risco de superaquecimento e/ou incndio. g) Evitar dar partida em bombas de deslocamento positivo com descarga fechada. h) Durante as paradas de bombas para manuteno, utilizar a sinalizao adequada, com cartes ou outros sistemas, a fim de evitar seu acionamento indevido; i) Verificar os nveis de leo de lubrificao dos mancais. j) Verificar as gaxetas, substituindo-as ou ajustando-as quando necessrio. k) Providenciar a limpeza freqente dos filtros instalados nas linhas de suco das bombas; l) Atentar para rudos anormais das bombas, informando-os equipe de manuteno especializada.

22

Segurana na operao de unidades de processo

Bombas

Referncias bibliogrficas

FOUST e outros. Princpios de operaes unitrias. Traduo de Horcio Macedo. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 2a edio, s.d.. MATOS, Edson Ezequiel. Bombas centrfugas. PETROBRS s.d. SENAI-SP.Operador de processos qumicos. s.d. Foust e outros. Princpios das Operaes Unitrias. Ed. Guanabara Dois, 2 ed., 1982

Segurana na operao de unidades de processo

23

Anda mungkin juga menyukai