Anda di halaman 1dari 15

A terra e o texto dez anos depois: ainda o mesmo confronto?

1 Daiane Boelhouwer Menezes/PPGCS-PUCRS 2 Resumo Este artigo se props a conferir se havia necessidade de alguma atualizao da tese Campos em confronto: a terra e o texto de Christa Berger, dez anos depois de sua realizao. Do mesmo modo que Berger, analisamos a relao estabelecida entre o Movimento Sem Terra (MST) e o jornal Zero Hora (ZH). O corpus da pesquisa foi composto por notcias, editoriais, artigos, colunas e cartas de leitores publicados em ZH, que mencionaram o MST ou a reforma agrria, durante o ms de maro. Este m s representativo porque aconteceu, no Rio Grande do Sul, a invaso de uma fazenda, a 2 Conferncia Internacional sobre Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural, organizada pela ONU/FAO e um episdio de destruio de um viveiro de mudas de eucalipto em protesto contra a expanso da monocultura desta rvore. Os resultados mostraram que o livro citado continua extremamente atual. Palavras-chave: Jornalismo; Zero Hora; MST; Reforma Agrria; Representaes Sociais. Introduo Em 1996, Christa Berger defendeu sua tese de doutorado, na Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo, que dois anos depois foi publicada com o ttulo Campos em confronto: a terra e o texto. O livro trata de Zero Hora (ZH), jornal com maior circulao no Rio Grande do Sul3 , e do Movimento Sem Terra (MST), analisando a luta de ambos pelo poder simblico (BERGER, 1998). A proposta deste artigo fazer a mesma anlise dez anos depois e ver se a relao entre a imprensa e movimento social permanece a mesma. As aes do movimento se modificaram um pouco (a destruio de um viveiro de mudas de eucalipto um exemplo desta modificao), de modo que imaginamos que a relao entre o MST e ZH pudesse ter se alterado. A idia de uma nova anlise sobre a relao entre ZH e MST se justifica porque este um dos mais importantes movimentos sociais brasileiros de toda a histria do pas 4 , e um movimento social que conseguiu continuar como movimento social em uma poca em que boa parte deles se transformou em organizao no-governamental, terceiro setor ou ainda foi absorvido pelo que hoje se chama de responsabilidade social, se distanciando da

1 2

Trabalho apresentado ao NP 02 Jornalismo, do VI Encontro dos Ncleos de Pesquisa da Intercom Mestranda em Cincias Sociais na PUCRS e aluna especial do PPGCOM/UFRGS. Graduada em Comunicao Jornalismo pela UFRGS. Bolsista por trs anos do Ncleo de Pesquisa Cultura e Recepo Miditica da UFRGS, orientado pela Profa. Dra. Nilda Jacks. Apresentou artigos, em 2005, no NP de Fico Seriada do Intercom, no GT de Comunicao e Indstria Audiovisual do Seminrio Internacional de Comunicao realizado pela PUCRS e, em 2006, nos GTs Comunicao, Poltica e Cidadania e Comunicao e Educao, do Intercom Sul. 3 E quinto maior em circulao do Brasil, segundo dados da Associao Nacional dos Jornais (www.anj.org.br). 4 Segundo os depoimentos do antroplogo Darcy Ribeiro, o economista Celso Furtado, o fotgrafo Sebastio Salgado, o prmio Nobel de Literatura Jos Saramago, o cantor e compositor Chico Buarque e o historiador Eric Hobsbawn. (SUPLICY, 2000, p.14.)

utopia da emancipao esse projeto de uma sociedade em que homens e mulheres possam ser pessoas livres e autnomas, construtoras de uma sociedade democrtica e justa, cidados plenos, sujeitos de sua histria (SOBOTTKA, 2003, p.48). Soma-se a isto o fato do MST ser um movimento com uma amplitude e estratgias nacionais e, de certo modo, atravs da Via Campesina, internacionais. Zero Hora, por sua vez, faz parte do Grupo RBS, e a RBSTV compe a Rede Globo de Televiso, de forma que a proposta editorial do maior grupo de comunicao do Brasil e de ZH so semelhantes. A pesquisa foi realizada em notcias, colunas, artigos, editoriais e cartas de leitores que trataram de reforma agrria e do MST no ms de maro. Este ms foi muito representativo por causa de trs fatos importantes relacionados reforma agrria e ao MST que ganharam bastante destaque no jornal ZH: 1) a invaso da Fazendo Coqueiros, no municpio de Coqueiros do Sul/RS, que contou com aproximadamente 2.000 integrantes do movimento; 2) a destruio de um viveiro de mudas de eucalipto da empresa Aracruz Celulose, localizada em no municpio de Barra do Ribeiro/RS, em protesto contra a expanso da monocultura desta rvore no estado que, segundo as agricultoras, tem transformado a regio em um deserto verde improdutivo do ponto de vista da soberania alimentar (GLASS, 2006); 3) a 2 Conferncia Internacional sobre Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural, organizada pela Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO). A terra e o texto: campos em confronto De modo semelhante ao proposto por este artigo, os fatos analisados por Berger so ocupaes e um caso excepcional a cobertura da morte do soldado Valdeci de Abreu Lopes, no dia 8 de agosto de 1990. A autora focalizou sua anlise mais nos ttulos, j que :
No caso do MST, a manchete e o ttulo constituem, para muitos leitores, a nica informao, pois conflitos em torno da posse da terra no dizem respeito, diretamente, a quem no proprietrio de terra; no emocionam como uma desgraa; no mobilizam como uma tragdia e no se enquadram na informao indispensvel vida urbana/cotidiana. Logo, raramente vendem jornal e so lidos pelo que se salienta do texto: ttulos, negritos, legendas e fotos.(BERGER, 1998, p.130)

Alm disso, o ttulo tambm o lugar da pgina impressa mais prximo da vo z oficial, pois ainda que o reprter sugira o ttulo, este s publicado se aprovado pelo editor. O discurso no pode ser considerado em si mesmo: as propriedades formais das obras desvelam seu sentido somente quando referidas s condies sociais de produo e, por outro lado, s posies ocupadas por seus autores no campo da produo e ao

mercado para o qual foram produzidas (BOURDIEU, 1996, p.129 apud BERGER, 1998, p.12). Por isto, importante sempre levar em considerao que autonomia do jornalista depende da posio ocupada e da concentrao da imprensa em sua regio que, sendo geralmente alta, leva insegurana no emprego e a salrios baixos. Na mesma linha, importante perceber que o editor de um jornal tem que se preocupar em conquistar leitores, dentro daquilo que cabe na ideologia de seu jornal, sem se confrontar com aqueles que o sustentam economicamente. Estas condies de produo marcam as relaes entre os jornalistas e suas fontes, tornando-os propensos a acatar a verso dos anunciantes e dos proprietrios. A luta no interior do campo do jornalismo
gira em torno do ato de nomear, pois, nele, se encontra o poder de incluir ou de excluir, de qualificar ou desqualificar, de legitimar ou no, de dar voz, publicizar e tornar pblico. Este poder se concentra em quem escolhe a manchete, a foto, a notcia de primeira pgina, o espao ocupado, o texto assinado ou no. (BERGER, 1998, p.22)

O processo se d da seguinte forma: reprteres recolhem fatos com potencial de noticiabilidade e os levam para a redao, onde tambm as fontes procuram os jornalistas. H um processo de deciso que precede realizao da matria, verificando a possibilidade de o fato acontecido entrar no circuito informativo. Depois h um processo de hierarquizao dos acontecimentos, quando atribuda uma importncia ao acontecimento por parte do editor, que decide a forma de tratar o assunto, escolhe o jornalista para realizar a cobertura, opta por fotografar ou no. Finalmente, h o processo de tematizao que, mais do que expor os temas, centra ateno em alguns. Ao tematizar um assunto, se reduz a complexidade da vida social queles temas que ele define a priori como relevantes. Segundo Berger, o MST percebe a mediao da informao na sua interlocuo com o poder poltico. E a mdia sabe que seu poder est na sua condio de mediao. Por isso, o MST precisa encenar suas reivindicaes, torn- las fotografveis e a imprensa precisa contar o presente com o mximo de expedientes de real, como fotos, por exemplo, pois assim aumenta sua credibilidade (Ibid., p.11). O jornal ZH, no perodo analisado por Berger, criminalizava o MST ao optar por chamar as aes do movimento de invases, o que remete a uma defesa da propriedade privada, a definio do movimento como trans gressor das leis e endossa, de certa forma, a represso. Caso optasse por ocupaes, sustentaria o conceito de propriedade social da terra, fazendo com que a represso ao MST fosse a parte ilegal. Mas o tratamento dado aos fatos no ocorreu sempre da mesma forma:

a construo do sentido se fez pela combinao dos sem-terra que invadem, resistem, degolam; o governo que busca solues e a Justia que julga. Como todo o movimento social, o Movimento Sem Terra intransigente e violento. Mas, sua luta, , s vezes, justa em uma brecha do texto. (BERGER, op.cit., p.189)

As formas de luta utilizadas pelo MST so:


ocupao de terras e acampamentos em locais estratgicos; tomadas de prdios, como a sede do Incra, e praas pblicas; caminhadas com interrupo de rodovias; visitas aos gabinetes de autoridades estaduais e federais; alm de greves de fome e fechamento de trevos. Mais recentemente optaram, tambm, pela candidatura de lderes para cargos polticos. (Ibid., p.94)

E agora passaram tambm a utilizar aes que chamem a ateno para os problemas acarretados pela a monocultura e os transgnicos. Quando as suas estratgias esgotam-se e se naturalizam, os sem- terra tm que pensar em algo novo, pois sabem
que a luta pela terra e a questo da reforma agrria no so em si notcia no Brasil. Por um lado porque ela a mesma h muitos anos e, assim, no corresponde ao critrio de ser notcia; por outro, porque no vai ao encontro dos interesses dos que detm o poder poltico e de seus representantes na mdia (Ibid. p.109).

De maneira mais sistemtica, Berger diz que latifundirios obtm sucesso na sua presso contra a Reforma Agrria porque :
a) contam com o apoio da grande imprensa; b) dispe de recursos financeiros elevados para gastar no lobby anti-reforma; c) esto u mbilicalmente ligados a setores dinmicos do capitalismo, de modo que conseguem neutralizar presses reformistas de setores industriais e comerciais que s se beneficiariam com uma repartio mais eqitativa da terra e da renda rural; d) continuam a manter laos estreitos com a cpula poltica do Pas; e) apesar de sua diviso e disputas, eles souberam compor suas diferenas para fazer frente ameaa comum a todos. (Ibid., p.95-6)

A autora cria uma classificao dos conflitos propostos pelo MST e aponta quais so os mais noticiveis: a) o conflito poltico um conflito radical, em que no h conciliao com o poder. As posies saem de lugares opostos, pois a luta de classes marca o confronto. No resulta em manchetes e rende poucas notcias. b) o conflito institucional ocorre quando o MST dirige suas reivindicaes a rgos do governo que se destinam a cuidar dos problemas ligados terra, como o caso do Incra. Aqui a posio de negociao, eles sabem que no h possibilidade de vitria total, os ganhos so parciais e vo sendo conquistados no confronto. Este conflito costuma ser notcia e, eventualmente, manchete, mas produz poucas imagens. c) o conflito armado confirma a radicalidade do MST: um movimento que se arma, em uma atitude defensiva-provocativa, com foices e enxadas. Transfigurando seus instrumentos de trabalho, ameaa e chama guerra. Este conflito responde a uma ttica de comunicao: ele o conflito mais facilmente espetacularizado pelos meios

audiovisuais (BERGER, op.cit., p.120), garantia de notcia, manchete, capa e merece fotografia. O movimento, ao se transformar em notcia, insere-se na pauta do poder. As ocupaes mostram para o governo que o MST conhece as reas improdutivas, seleciona as de sua preferncia e capaz de mobilizar pessoas para lutar por elas. Alm disso, so quase garantia de constar na mdia, pois a invaso passa pela seleo do primeiro grau o critrio da noticiabilidade dos jornais (Ibid., p.156). Dez anos depois No ms de maro de 2006, houve trs acontecimentos significativos envolvendo a reforma agrria e o MST. O que ocorreu primeiro foi a ocupao, pela quarta vez, da Fazenda Coqueiros. O assunto foi tematizado pelo jornal, tendo estado at o dia 16 diariamente presente no jornal (com exceo de dois dias), s vezes com at quatro textos sobre o assunto, sendo a mdia desta primeira quinzena de maro de dois textos por dia. Em relao ao dos sem-terra, ZH continua usando sempre a palavra invaso, apesar da publicao de um curioso artigo que diz:
mudaram o sentido das palavras. Invaso de propriedades particulares e at pblicas deixou de ser invaso, ou esbulho, segundo a linguagem legal. Por ironia passou a chamar-se ocupao pacfica. [...] Toda notcia divulgada no pas faz alguns anos, em torno de 20 anos, obedece nova linguagem.

Entretanto, em parte alguma de ZH encontramos a palavra ocupao. O jornal continua a dar destaque para fatos criminosos como os pneus furados de uma viatura da polcia pelos sem- terra, para que os policiais no pudessem comunicar a ocupao, com direito a uma foto da viatura. D voz ao capataz da fazenda ocupada para dizer que sete funcionrios teriam sido feito de refns, por 10 homens encapuzados e armados, e que os sem-terra teriam furtado uma espingarda calibre 12. Um outro funcionrio disse que eles passaram o maior medo da vida, com um (revlver) 38 apontado na cabea. Neste tipo especfico de cobertura, no se pode acusar os jornais de apresentarem apenas fragmentos e no trazerem fatos do passado. Havia, por exemplo, um box intitulado entenda o caso, em que apareciam as datas das invases anteriores, contando, por exemplo, que integrantes do movimento, em setembro de 2004, invadiram a rea, cultivaram milho e depois saram instalando-se em terras vizinhas, arrendadas pelo MST; e que, em fevereiro de 2005, a colheita do milho pelos funcionrios da Coqueiros teve que ser realizada sob proteo policial.

A questo da construo de pequenos barracos de madeira, em lugar das armaes de lona preta normalmente utilizadas, com madeira retirada de uma serraria da fazenda ocupada, ganhou destaque em vrios textos. Tambm enfatizado o grande nmero de sem-terra presentes na fazenda, cerca de 2 mil, o que estaria provocando medo nos moradores prximos e funcionrios da fazenda. Os proprietrios aparecem como guardies do meio-ambiente, dizendo que temiam que os danos fossem irrecuperveis, pois no local havia 300 hectares de mata nativa e os sem-terra, segundo eles, cobiam a madeira, e no ligam para a fauna e flora abundante l dentro. Se puderem vo derrubar a mata. Tambm pedem a reintegrao de posse baseada em danos e risco de vida que os proprietrios e funcionrios da fazenda teriam sofrido. Como diz Berger, s vezes, a causa dos sem-terra aparece como sendo justa, mas isto normalmente s em cartas de leitores e artigos e, ainda assim, em um nmero muito pequeno. H, por exemplo, uma carta de leitor que diz que o que condenvel o fato de a legislao brasileira permitir que um cidado tenha uma extenso de terras de 7 mil hectares, o que contribuiria para que se perpetuassem mazelas como fome, misria e revoltas. Quando dado algum espao para os sem-terra falarem em ZH, este muito pequeno. Eles costuma m aparecer somente no final das matrias, dizendo, por exemplo, que ficaro na fazenda ocupada at o annc io do assentamento das famlias. Quando os integrantes do MST resolvem no falar com os reprteres do jornal, a ltima linha das matrias costuma informar que a assessoria de imprensa do movimento no quis comentar determinado fato ou que no foi encontrado nenhum integrante do movimento que quisesse falar sobre o assunto. Os sem-terra aparecem na maior parte dos textos referentes a esta ocupao como aqueles que se negam a cumprir as ordens judiciais de deixar o local voluntariamente no prazo estabelecido. O movimento faz algumas coisas com a nica inteno de serem fotografveis. As trincheiras cavadas, por exemplo, ajudariam muito pouco se a idia fosse realmente resistir. Se fosse o caso, procurariam locais mais propcios para isto. Mas trincheiras rendem fotos. Uma matria trazia a informao de que nos acessos ao acampamento havia trincheiras para um possvel confronto. Lanas de madeira eram usadas de armadilha para quem no conhecia o terreno, principalmente noite. A foto mostra as lanas de madeira ao lado de uma barreira de madeira onde estava escrito venceremos. Outra encenao ocorre quando oficiais de Justia, escoltados por 25 policiais militares (PMs) a p e a

cavalo, foram ao acampamento entregar a notificao que determinava a sada do grupo. Depois da leitura da notificao, os papis foram rasgados e pisoteados por uma lder do movimento na frente dos oficiais. Os invasores avanaram contra os policiais, que precisaram se defender utilizando os cavalos. Os policiais tambm precisaram sacar armas e espadas para conter os manifestantes. A foto desta matria mostra um campo de batalha com PMs e cavalos de um lado e sem-terras do outro, com a legenda: MST e PMs se enfrentaram dentro da rea invadida da Fazenda Coqueiros, mas no houve feridos. Novamente, s na ltima linha da notcia, aparece um dos lderes do acampamento reiterando que os colonos no pretendem deixar a rea at que os governos estadual ou federal se comprometam a adquirir parte da rea para assentar as famlias. Na falta de um contingente suficiente de policiais militares para fazer a desocupao, que teriam que ser removidos de outros municpios, a situao se arrastou. Alguns ttulos de matrias so sensacionalistas, como Polcia prepara operao de guerra. Este ttulo dizia respeito ao fato de o servio de inteligncia da B rigada Militar (BM) indicar que integrantes do MST estariam preparando uma emboscada na madrugada. Na noite anterior, tinha havido tenso: o acampamento da BM teve a luz cortada e ficou s escuras. Segundo o jornal, como a Brigada s poderia chegar ao gerador para relig- lo atravessando o acampamento do MST, a base onde estavam mais de 300 PMs ficou sem luz durante toda a noite. Uma das matrias dizia que no houve incidentes, mas que durante a madrugada, mais uma vez foram ouvidos disparos de armas de fogo e os invasores tambm fizeram ecoar gritos de guerra. Um deles dizia cada foice, uma cabea. Esta foi mais uma encenao para garantir espao na mdia porque se de fato quisessem fazer algo do gnero, no anunciariam. Mas o conflito estava perto de se encerrar, pois o movimento conseguiu fazer parte da agenda do governo e o Incra ofereceu duas reas recentemente desapropriadas em Santana do Livramento para assentar os ocupantes da Coqueiros. Segundo ZH, a Fazenda Coqueiros s no foi desocupada antes porque o governo temia um confronto sangrento no momento em que centenas de estrangeiros participavam da Conferncia da Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural. No dia em que se encerrou a conferncia, assunto que analisaremos depois, o MST anunciou a desocupao voluntria da Coqueiros. O Incra confirmou o assentamento das famlias, mas segundo uma matria do jornal pesou para a deciso, tambm, a contrariedade da opinio pblica com a destruio do viveiro da Aracruz [tema que tambm analisaremos logo a seguir e que teve a segunda maior importncia em termos de textos publicados no jornal no ms de maro] e a promessa de

rigor do governo estadual. Segundo um dos lderes dos sem-terra: Ns falamos que sairamos daqui somente com um resultado concreto. Felizmente tivemos nossa demanda atendida. No o suficiente para acomodar todas as famlias, mas uma vitria. H tambm matrias que tratam de mostrar como o movimento funciona por dentro, normalmente atravs de ex-sem-terra. Nelas aparecem dois integrantes do MST que deixaram a Fazenda Coqueiros porque tinha muita confuso l dentro. Tinha uns caras que tomam uns tragos e ficam metendo presso. Disseram que fugiram quando viram a BM porque a notcia que circula l dentro que a Brigada baixa o pau em quem sai. isso que eles ficam dizendo para as pessoas continuarem l . Contaram, ainda, que tinha gente recebendo treinamento para resistir e que no viram armas de fogo, embora achassem que havia algumas no acampamento. Com o fato de os sem-terra terem se alojado em propriedade vizinha fazenda desocupada, foi trazido que se temia que no local fossem repetidos os atritos da outra rea arrendada pelo MST ao lado da fazenda, onde vivem cerca de 80 famlias desde 2004. Segundo ZH, nos ltimos dois anos, tinham sido registradas mais de 30 ocorrncias policiais na regio e as colheitas precisavam ser escoltadas. Outra matria termina dizendo que um delegado instaurou inqurito para investigar mais de 10 crimes, em aes que ocorreram no perodo da ocupao da Coqueiros, e que indiciaria 800 integrantes do MST que participaram da invaso da Fazenda Coqueiros por pelo menos oito crimes. Segundo a matria uma ocorrncia policial registrada para apurar a destruio de 1,5 mil metros de cerca e a morte a tiros de um boi. No final de um box h um Contraponto, que diz: ZH consultou a assessoria do MST, mas o movimento preferiu no se manifestar. A morte de uma menina no acampamento ao lado da Coqueiros ganhou destaque em algumas matrias, sendo apontada como uma das causas para que o MST tenha apressado sua sada de l. No acampamento estavam mais de mil pessoas. Com pouca comida, sem gua tratada e sem condio de higiene . ZH trouxe tambm a negao de uma informao, que no chegou a ser publicada anteriormente, de que a me da menina teria sido impedida de sair do acampamento para pedir atendimento mdico. A negao foi feita por um dos lderes do acampamento e reiterada, em outra matria, pela av da criana: A gente tinha de receio de sair, mas no por causa dos chefes. A gente tinha receio da Brigada Militar. No caso do episdio Aracruz, a tematizao ocorreu tambm com notcias dirias do dia 09/03 ao dia 22/03 (com exceo de um dia ), com uma mdia de trs textos por dia,

chegando a ter at dez textos relacionadas a ele em um nico dia. Como a ocupao da Fazenda Coqueiros e o episdio da Aracruz estiveram em pauta simultaneamente, entre os dias 9/03 e 16/03, podemos dizer que nesta semana todos os dias tiveram, em mdia, cinco textos que envolviam o MST no jornal, sem contar aqueles relacionados conferncia, que sero posteriormente analisados. Sobre a destruio das mudas de eucalipto da Aracruz foram publicadas fotos de tubos de ensaio quebrados, de estufas destrudas, com uma legenda que dizia a depredao de laboratrio e de experimentos cientficos, que pode abortar novos investimentos no Estado, foi consumada em menos de uma hora por centenas de manifestantes, a maioria mulheres, e de armas utilizadas (um pedao de madeira com uma faca na ponta). O fato de ter sido um movimento de majoritariamente mulheres foi ressaltado por muitos textos, dizendo que a invaso ficou a cargo das mulheres por um motivo poltico, pelo fato de que ocorreria no Dia Internacional da Mulher, e outro prtico. Caso fosse encontrada resistncia, a presena do pblico feminino seria um seguro para os invasores. Em vrios textos sublinhado o fato de ter sido uma ao violenta, realizada por um contingente estimado em 1,5 mil agricultores, que destruram um laboratrio, experimentos cientficos, oito estufas e pelo menos 3 milhes de mudas de eucaliptos na Fazenda Barba Negra, de propriedade da Aracruz Celulose SA, em Barra do Ribeiro. Aparece o depoimento de um funcionrio que, em lgrimas, disse: As instalaes fsicas podem ser recuperadas. Mas o material de pesquisa, n Imagine o que ver o. espalhadas pelo cho sementes que acompanhei nos ltimos 19 anos. A informao sobre o investimento da Aracruz e seus empregos tambm foi bastante repetida: a ao colocou em risco o emprego de 1,2 mil pessoas que j trabalham na empresa e outros 50 mil empregos diretos e indiretos que podem ser gerados caso a Aracruz escolha o Estado como sede de seu novo investimento: uma nova fbrica de US$ 1,2 bilho. O secretrio de Desenvolvimento convocou a sociedade para mostrar que a manifestao no representa a comunidade gacha , porque, caso contrrio, isso seria mortal para as negociaes com os investidores do setor. O fato de trs emissoras de TV SBT, Bandeirantes e Record saberem com antecedncia da ao teria evidenciado a inteno do movimento de dar publicidade a seu ato, questo que foi ressalta por vrios textos tambm. Alguns textos relaciona ram o episdio da Aracruz com a 2 Conferncia Internacional sobre Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural, dizendo que aquele pegou

carona com esta, que reuniu organizaes de diferentes partes do mundo e autoridades. Na reunio ocorrida, o lder do MST Joo Pedro Stedile havia salientado: No mais o capital industrial que controla a agricultura, o financeiro. O inimigo no mais o latifundirio tradicional, mas o grande capital internacional. Outra matria diz que o episdio afirma a nova linha da organizao. A frente de batalha deixa de ser o campo improdutivo, e a articulao das invases agora internacional. Um dirigente da Via Campesina teria culpado a vtima, dizendo que a destruio do laboratrio foi um ato de legtima defesa de camponeses contra a poltica destrutiva de uma empresa, a Aracruz, que prega a monocultura, danifica o ambiente e o torna infrtil. Em uma entrevista, um lder da Via Campesina disse que a produo de eucalipto resulta em problemas ambientais, mas que isto se refere produo em grande escala , embora tambm no deva haver experimentos nos assentamentos devido aos danos ao ambiente. Este comentrio foi feito em funo das matrias que disseram que os sem-terra procuraram a Aracruz porque estavam interessados em plantar eucaliptos nas partes altas de um assentamento, o que no se concretizou porque no ganharam a autorizao do movimento, e outros textos que diziam que o episdio da Aracruz era ridculo j que eucaliptos eram plantados em assentamentos do MST. O lder da Via Campesina disse tambm que a Aracruz foi uma questo simblica. Uma mensagem enviada pelas mulheres s multinacionais. E terminou dizendo que queria a compreenso dos habitantes do Rio Grande do Sul porque eles estava m defendendo a terra, a gua e o ambiente. A violncia gerada pela excluso social era muito maior. A discusso sobre as florestas de eucalipto propriamente dita aparece somente em um quadro que trata muito sinteticamente dos argumentos contra e a favor e nas palavras do ministro do desenvolvimento agrrio que afirmou ser legtima a discusso sobre a monocultura do eucalipto, pois a experincia mostra que a monocultura no a estratgia mais adequada, do ponto de vista econmico, porque amplia a dependncia a uma produo, e ambientalmente um desastre. Atos passados so trazidos para os textos, lembrando, por exemplo, que o fato de at agora ningum ter sido punido pela destruio da lavoura da Monsanto [em 2001] e no terem sido identificados os responsveis pelo incndio criminoso que em 2003 destruiu o Centro de Biotecnologia da UFRGS estimula a repetio dos atos de violncia. Vrias matrias ressaltaram a rup tura formal que o governador em exerccio declarou, suspendendo temporariamente toda e qualquer relao institucional de rgos do governo do Estado com a Via Campesina, o que incluiu contratos e repasses a

entidades ligadas Via Campesina. J o ministro de desenvolvimento agrrio afirmou que o governo federal, embora condene a depredao, manteria as relaes institucionais com os movimentos sociais envolvidos no ataque a Aracruz. Um editorial disse que os contrib uintes se surpreenderam ao constatar que recursos pblicos financiam um movimento que, com freqncia, agride a sociedade, mancha a imagem do pas e funciona como uma usina de insegurana jurdica e social. Disse tambm que a democracia no pode financiar os que querem destru- la. Outro editorial disse que as aes enrgicas das instituies so a resposta adequada no sentido de preservar a lei, identificar responsveis e evitar a repetio dos acontecimentos, e que elas teriam o efeito de desfazer o ceticismo de parte da sociedade em relao s possibilidades de punio dos invasores. Vrios textos trataram do desgaste poltico que o MST teria sofrido, dizendo que seu radicalismo teria isolado o movimento de seus tradicionais aliados: at mesmo o PT condenou o ato. Em nota oficial, o partido declarou que a ao realizada por ativistas no laboratrio da Aracruz est equivocada e no contribui para a soluo dos problemas no campo e para o avano do processo de reforma agrria, mas deixou claro que est do lado da luta pela terra. O Ibope fez uma pesquisa sobre o que a populao pensava em relao ao MST. Esta pesquisa foi citada por muitos textos, sendo os seguintes dados os mais explorados: 76% dos entrevistados consideravam que as invases abalavam a democracia, eram antidemocrticas ou reprova vam as invases de propriedade; e 56% das pessoas consultadas acha vam que as aes do MST traziam mais resultados negativos do que positivos para a reforma agrria. As cartas de leitores so em sua esmagadora maioria contrrias ao MST. Falam que estamos de volta era da barbrie dos trogloditas; vivendo numa terra sem lei; que o Ministrio Pblico tem de agir depressa e banir o MST do pas, ou veremos em breve uma nova Farc destruindo vidas; que hora de pararmos de chamar esses movimentos de sociais e comearmos a denomin- los de terroristas; que o MST quer aparecer na mdia a qualquer custo. Os seus dirigentes utilizam os famintos, excludos, para fazer deles sua armadura, no se importando com os resultados, desde que continuem a receber as verbas internacionais e nacionais. Depois de muitas sees de cartas somente contra o movimento, apareceram opinies divergentes. Entre os pedidos de cadeia para os envolvidos e corte da ajuda financeira dos rgos governamentais, h algumas vozes destoantes dizendo que a grande mdia s noticia a ao de vndalos, j que do seu interesse que a sociedade como um todo seja contra os movimentos sociais e contra a

reforma agrria; e que s distribuindo a terra, com a reforma agrria, teremos menos fome e mais empregos. Na seo Sobre ZH h um leitor que pede que a mesma iseno pretendida pelo jornal durante o perodo eleitoral seja usada na cobertura do episdio da Aracruz, que sejam buscadas pessoas e entidades ligadas aos movimentos citados como responsveis, para verificarem seus motivos e desesperanas. J outro leitor parabeniza o jornal pela cobertura que levantou a opinio pblica e obrigou o governo a tomar providncias. Os artigos falavam, em geral, de brbaros, salteadores, ladres e bandidos, vndalos alienados, protagonistas do retrocesso, movimento paramilitar. Mas um deles, curiosamente, termina com a frase:
faz-se fundamental destacar que a busca por uma reforma agrria inclusiva e justa deve ser sempre defendida pela sociedade. Aos homens do campo, h de ser concedida a oportunidade de trabalhar em seu prprio cho, onde podero produzir, dar sustento s suas famlias e movimentar a economia brasileira.

Como constatou Berger, os detentores do poder do campo poltico tentam fazer crer que a reforma agrria um dia ir acontecer e que o MST s atrapalha o andamento das coisas. Um artigo falava que a reforma agrria uma ao mais do que necessria para o desenvolvimento do pas e que a prpria histria de luta dos movimentos sociais camponeses como o MST vem despertando na sociedade brasileira a conscincia dessa necessidade, ao reunir trabalhadores sem perspectivas que, atravs da desobedincia civil, buscam alterar um quadro que favorece o latifndio em detrimento da funo social da propriedade. Mas falava tambm que associar a imagem desse movimento a cenas de destruio, barbrie e vandalismo, foi um erro brutal de avaliao de algumas lideranas do movimento. A Aracruz no teria sido a nica vtima dessa ao, foi tambm a imagem de um movimento legtimo. Foi tambm a grandeza de uma idia, perante boa parte da opinio pblica. Outras matrias adotaram a mesma idia, dizendo que : uma srie de posies polticas equivocadas, tomadas pelos lderes dos agricultores, como a destruio do viveiro da Aracruz Celulose acabou tornando as marchas de agricultores nos centros urbanos um smbolo de medo para a populao; estava havendo um esgotamento do movimento, que estaria levando-o ao extremismo para manter-se tona da vida poltica, o que apenas aceleraria sua imagem negativa entre os brasileiros e rebaixaria a viso sobre a necessidade da reforma agrria. O jornal apontou conexes do MST e da Via Campesina com a Venezuela e com Cuba, disse que a organizao estava se afastando do governo Lula e optando por lutas

populares, o que significava invases de multinacionais e de prdios pblicos e destruies de experincias com transgnicos. Por fim, trataremos dos textos relacionados Conferncia Internacional sobre Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural. O tema tambm esteve presente diariamente no jornal do dia 01/03 ao dia 11/03 (com exceo de dois dias), com uma mdia de mais de um texto por dia. Dos 16 textos publicados sobre o tema, seis diziam respeito agenda cultural do evento. As matrias chama vam a ateno para a participao de delegaes de mais de cem pases comandadas por ministros ou vice- ministros, e que Porto Alegre voltaria a sediar um importante evento internacional, uma verso agrria do Frum Social. As matrias tambm disseram que o objetivo do encontro era traar estratgias para que a reforma agrria e o desenvolvimento rural colaborem para a superao da pobreza e no combate a fome. O presidente da FAO disse que preciso debater uma concepo moderna de reforma agrria, que no fique restrita propriedade da terra, mas inclua formas de apoiar o desenvolvimento do campo. Disse tambm que a maior parte da pobreza do mundo est no campo, particularmente entre camponeses sem terra, mais precisamente trs em cada quatro pessoas que passam fome no mundo esto longe das cidades, portanto no h como erradicar a pobreza sem passar pelo desenvolvimento rural informao que foi utilizada por muitos textos. A marcha que ocorreu na abertura da conferncia tambm foi notcia. Agricultores de sete estados queriam aproveitar a presena de delegados de 81 pases, em Porto Alegre, para alertar sobre a realidade brasileira, que contemplaria os grandes produtores e esqueceria os pequenos. Os agricultores fizeram uma encenao contra multinacionais, atearam fogo bandeira dos EUA e causaram congestionamento. Durante a conferncia, o presidente em exerccio, Jos Alencar criticou o descumprimento de decises judiciais por parte de sem-terra e disse que a reforma agrria tem que ser feita dentro da lei. Stedile reagiu dizendo que: Eles pedem tanto para os sem-terra cumprir a lei, mas so os primeiros a no cumprir, lembrando o fato de o governo federal no atualizar os ndices de produtividade, como exige a legislao. Editoriais do jornal opinaram que o Brasil no vai conseguir se desenvolver, nem reduzir seus nveis de misria sem uma poltica efetiva para o campo, mas que a soluo no se restringe a um rearranjo agrrio , pois
o fracionamento e a distribuio de terras deixou, h muito, de ser soluo de consenso para o acesso produo ou instrumento de reduo de desigualdades

sociais. O novo perfil assumido pelo setor primrio, com forte carter empresarial, em que a produtividade exige pesados investimentos em tecnologia, desfez aos poucos a imagem romntica de que o mundo ideal do campo estaria representado pela pequena propriedade quase arte sanal.

As solues estariam, ento, muito alm da opo limitadora da reforma agrria. O movimento encena novamente para ganhar uma matria com foto, que mostra policiais militares fazendo fora contra o porto do local onde estava se realizando a conferncia para impedir a entrada de integrantes da Via Campesina. A legenda dizia que os manifestantes estavam enfrentando os policias. Segundo o texto, aps uma rpida negociao, um grupo de 50 mulheres pde entrar na conferncia e ler um manifesto contra o crescimento de reas de reflorestamento, que dizia que os investimentos no setor contribuam para a formao do que os militantes chamam de deserto verde. Ainda o mesmo confronto As concluses que podem ser tiradas desta amostra pequena, mas representativa, que o confronto continua o mesmo, provavelmente merecendo ainda mais espao. Como Berger j havia detectado, o conflito armado continua a ser aquele que merece grandes reportagens e fotos. O confronto poltico aparece raramente em uma entrevis ta ou em algum comentrio de membros do MST, mas sem destaque. Mesmo sendo negativa a representao que a imprensa faz do MST, ele consegue, atravs dela, entrar na pauta do poder. Conseguiu, no caso da ocupao da Fazenda Coqueiros, que aconteceu simultaneamente conferncia e ao episdio da Aracruz, que o governo liberasse terras para um assentamento. Talvez, de fato, a imagem pblica do movimento tenha perdido alguns pontos depois do episdio da Aracruz, mas como o prprio jornal demonstra, lembrando do episdio da Monsanto, no foi a primeira vez que algo assim foi feito pelo MST.

Bibliografia
BERGER, Christa. Campos em confronto : a terra e o texto. Universidade/UFRGS, 1998. Porto Alegre: Ed.

GLASS, Verena. Em ao nesta madrugada, mulheres destroem viveiro da Aracruz no RS. 8 mar. 2006. Agncia de Notcias Carta Maior. Disponvel em: <http://www.cartamaior.uol.com.br>. Acesso em: 16/03/2006. SOBOTTKA, Emil. A utopia poltico-emancipatria em transio: movimentos sociais ONGs que viram terceiro setor. Teoria e Sociedade, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.48-65. SUPLICY, Eduardo. Dos ndios at Antnio Tavares Pereira: a justa causa do MST (Prefcio). In: FERNANDES, Bernardo Manano. A formao do MST no Brasil. Petrpolis:Vozes, 2000. ZERO HORA. Porto Alegre, ano 41, 01 a 31 mar. 2006.

Anda mungkin juga menyukai