Anda di halaman 1dari 4

Anlise do efeito do grau de deformao prvia e do tratamento trmico no endurecimento por precipitao do ao DIN CK75

INTRODUO A dureza e a resistncia de ligas metlicas podem ser aumentadas pela precipitao de partculas extremamente pequenas dispersas homogeneamente na matriz. O tratamento trmico que permite tal precipitao denominado envelhecimento. Este trabalho analisa a evoluo de dureza de um ao DIN CK75, com quatro distintos graus de deformao, no tratamento de envelhecimento, em diferentes tempos e temperaturas. O estado de partida para o tratamento de envelhecimento no ao ao carbono uma estrutura de ferrita supersaturada, e inicia-se com a formao de cristais de cementita, que ocorre por nucleao. Aps a nucleao, os precipitados de cementita crescem devido difuso do carbono da ferrita circunvizinha a essas partculas, processo este denominado crescimento. Existem dois modos bsicos para que ocorra a nucleao dos precipitados. O primeiro conhecido como nucleao heterognea, no qual h uma maior facilidade da formao de uma partcula de segunda fase, tipicamente em defeitos cristalinos,tais como discordncias, ns de discordncias, contornos especiais, sub-contornos ou contornos de gro.A nucleao homognea, ocorre pela formao espontnea do ncleo, atravs de flutuaes de composio de soluto fazendo com que tomos agrupem-se no reticulado da matriz e inicie o crescimento da partcula de segunda fase. A precipitao no comea logo no incio do tratamento trmico, ela detectvel somente aps um intervalo de tempo finito, conhecido por tempo de incubao. A temperatura o fator de maior influncia na velocidade de precipitao; para temperaturas muito baixas, so necessrios geralmente longos perodos de tempo para que a precipitao seja completa devido velocidade de difuso ser muito baixa. Em temperaturas logo abaixo da linha solvus (temperaturas muito altas), a velocidade de precipitao tambm muito pequena devido pequena supersaturao da ferrita. Em temperaturas mdias, entre os dois extremos mencionados, a velocidade de precipitao pode atingir um mximo, fazendo com que o tempo para trmino da precipitao seja pequeno. A Figura 1, mostrada a seguir,apresenta de maneira esquemtica a contribuio dos diversos mecanismos que podem estar presentes no tratamento de envelhecimento.

A curva 1,portanto, apresentar um decrscimo na sua contribuio.A Curva 2, representa o endurecimento provocado pela presena de partculas de segunda fase coerentes, tipicamente zonas de Guinier-Preston. A curva 3, mostra a contribuio com relao ao tipo de interface. medida que a quantidade e o tamanho dos precipitados coerentes aumentam, maior o papel da interao do tipo qumica, fazendo com que as discordncias tenham de cisalhar as partculas de segunda fase. A curva 4 mostra que quando novos precipitados incoerentes se formam, o endurecimento por disperso torna-se o mecanismo dominante de aumento na resistncia. Em tempos cada vez mais longos, estes precipitados tendem a crescer e, portanto, diminuem seu efeito no endurecimento. A perda de coerncia do precipitado um dos fatores que leva ao fenmeno de superenvelhecimento, que provoca diminuio na resistncia movimentao de discordncias. Outro fator que provoca o superenvelhecimento o crescimento contnuo dos precipitados. O superenvelhecimento freqentemente encontrado por meio de manuteno da liga metlica em intervalos de tempo demasiadamente longos na temperatura de tratamento (Figura 1, lado direito). MATERIAIS E MTODOS Utilizou-se para o desenvolvimento deste trabalho o ao DIN CK75, com composio qumica apresentada na Tabela 1. Foram extradas amostras na condio laminada a frio na Mangels, Diviso Aos, com trs graus de deformao distintos (5, 32 e 73% de reduo de espessura) e amostras deste mesmo material na condio laminada a quente, ou seja, 0% de deformao a frio.
Tabela 1. Composio qumica das amostras deste estudo.

%C %Mn %Si %Al %P %S %Cr 0,728 0,72 0,19 0,0042 0,017 0,004 0,26

Estas amostras foram colocadas em um forno tipo mufla previamente aquecido em temperaturas variadas e, assim, permaneciam dentro do forno por intervalos de tempo variados. As temperaturas utilizadas para o estudo foram 100, 200, 300, 350,400 e 500C e os intervalos de tempo foram 1; 1,5; 3; 6; 15; 45 minutos e 1; 2; 4 e 6 horas. Em seguida, as amostras foram retiradas do forno e resfriadas em gua. Finalmente, as amostras foram preparadas superficialmente para que ensaios de dureza Rockwell superficial 30N fossem realizados, com pr-carga de 3 kgf (29,42N) e carga total de 30 kgf (294,2 N) por causa da espessura reduzida das amostras. Estes ensaios foram realizados em um durmetro digital marca Wilson 600. RESULTADOS As Tabelas 2 (a, b, c e d) indicam os valores de dureza encontrados nos materiais sem deformao prvia e com 5, 32 e 73% de deformao, aps o tratamento de envelhecimento. Os valores foram plotados em curvas comparativas para os quatro graus de deformao em funo da temperatura e tempo de tratamento, demonstradas na Figura 2. DISCUSSO Quanto menor a temperatura, maior o tempo para incio do endurecimento.A dureza aumenta medida que se aumenta o tempo de tratamento, at atingir um valor mximo, aps o qual, continuado o tratamento, a dureza diminui (superenvelhecimento). No tratamento a 500C realizado neste trabalho,as amostras com 32 e 73% de grau de encruamento sofrem uma queda acentuada de sua dureza com o aumento do tempo de tratamento, fenmeno este conhecido como superenvelhecimento; uma deformao prvia de 5%, ou sem deformao, com o aumento do tempo de tratamento, at 6 horas, a dureza manteve-se estvel, no sofrendo uma queda acentuada. No entanto,os graus de deformao de 32 e 73%, nota-se que no houve modificaes apreciveis nos resultados, acreditando-se que o motivo seja que a quantidade de discordncias com 32% de encruamento j seja o suficiente para a nucleao de precipitados de modo a atingir um endurecimento por precipitao total, com 73% de encruamento,mesmo havendo um maior acmulo de discordncias, estas no parecem interferir na precipitao. Os dois maiores valores de deformao, 32 e 73%,para as temperaturas de 100 e 200C, o endurecimento ocorre em tempos maiores que em temperaturas mais elevadas,notou-se que estas curvas no apresentam o valor mximo de sua dureza,no mostram a queda no valor de dureza, no intervalo de tempo estudado. Estas curvas demonstram tambm que quanto menor a temperatura, maior ser a dureza mxima atingida pelo material.Para baixas temperaturas,

obtm-se precipitados mais finos e dispersos que dificultam muito mais a movimentao de discordncias, aumentando a dureza e a resistncia. CONCLUSES Na medida em que se aumenta a temperatura, mais rpido ocorre o endurecimento por precipitao; Para uma determinada temperatura, a dureza do material aumenta com o tempo de tratamento, at atingir um valor mximo, e ento passa a diminuir; Quanto maior a temperatura, menor os valores mximos de dureza; medida que se aumenta o grau de deformao prvia no material, aumentase a facilidade do material endurecer por precipitao, at determinado ponto, a partir do qual o endurecimento por precipitao no depender significativamente do grau de deformao do material; Os graus de deformaes previamente aplicadas nos materiais com graus de encruamento de 32 e 73% no provocaram diferenas apreciveis nas curvas de dureza. REFERNCIAS 1 DIETER, G.E. Mechanical Metallurgy. London, New York: McGraw-Hill, 1988. 751p. 2 REED-HILL, R.E. Physical Metallurgy Principles. 3 ed. Boston: PWS Publishing, 1994. 926p. 3 CALLISTER Jr., W.D. Fundamentals of Materials Science and Engineering: An Integrated Approach. 2 ed. New York: John Wiley&Sons, Inc. 2005. 712p. 4 MARSHALL, G.; EVANS, P.; RICKS, R.; GREEN, A. Strengthening Processes. AluMatter. Dez. 2006. Disponvel em: aluminium.matter.org.uk. Acesso em: 28 de janeiro de 2007. 5 PORTER, D.A.; EASTERLING, K.E. Phase Transformations in Metals and Alloys. New York: Van Nostrand Reinhold. 1981. 446p.

Obs:Na parte de resultados no consegui colocar a tabela 2 e as figuras 2 e 3.Favor,puxar no disco virtual.Obrigado.

Anda mungkin juga menyukai